#12 - ENGRAVIDEI, E AGORA?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 08. 2024
  • Um belo dia você faz xixi num palitinho e dois risquinhos mudam a sua vida, pra sempre! Seu corpo não é mais só seu, ele virou lar de alguém, você está grávida, e agora? É sempre um mix de sentimentos, quando planejado ou não. Por isso, abrimos nossa roda para falar sobre esse tema tão necessário com a atriz, roteirista e integrante do podcast Calcinha Larga, Helen Ramos (@ahelenramos) e a Manu Dias (@manueladiasautora), autora da novela "Amor de Mãe", cujo roteiro surgiu junto com o nascimento de sua filha.
    Produção: @ClapMe
    @JuliaFaria veste:
    Camisa: @normandooficial
    Top: @colccioficial
    Calça: @calzedoniabrasil
    Sandália: @room.022
    Brincos:@piuka
    Anel: @andressadelamuta
    @ThailaAyala veste:
    Full look: @shopfrancesca
    Sandália: @luizabarcelos
    Brincos: @abi.project
    Colar: @andressadelamuta

Komentáře • 305

  • @annaclarafranco6644
    @annaclarafranco6644 Před rokem +88

    Meu sentimento com a Manu foi dualístico, ela falou coisas bem julgadoras e atrasadas mas tb deu um discurso cirúrgico no final como um toque para a Tayla e a Júlia, se ligarem e serem um pouco mais políticas. Senão com o tempo vai virar um programa de mães ricas e brancas.

    • @priscillacordeiro362
      @priscillacordeiro362 Před 4 měsíci

      Também achei.bem importante a fala final dela. Debater a maternidade com esse recorte de classe, do papel do Estado no amparo à maternidade. Enfim, pontos fundamentais para enriquecer o programa. tema

  • @laysagouveia4524
    @laysagouveia4524 Před rokem +368

    engraçado que a Manu fala pra não julgar, mas julga horrores... ela falou de crianças grandes mamando, que algumas mães amamentam demais... E te digo Manu, isso tb não diz respeito a você decidir.. se vc decidiu amamentar somente até 1 ano e dois meses ( O ministério da saúde recomenda até no mínimo dois anos, mas tudo bem, escolha sua), outras mães, como eu, decidem amamentar até quando a criança decidir parar. Minha filha tem 5 anos, mama, mama em pé, e com muito orgulho!!

    • @jons.7881
      @jons.7881 Před rokem +47

      Sim! Ela falando do parto tbm, um poço de ignorância e falta de conhecimento. Deve ser por isso q a novela dela era tão ruim 👎

    • @mayaragomez9009
      @mayaragomez9009 Před rokem +11

      Nossa que mulherzinha desnecessária kkkkkkkkk

    • @cleidianenobre1042
      @cleidianenobre1042 Před rokem +15

      Cara 5 anos ? Nao me vejo mas parabéns

    • @mariaclaarab
      @mariaclaarab Před rokem +4

      Nossa simm! Tanta ignorância!

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem

      Linda, Laysa ♥️

  • @anacarolinaschveitzer3260

    Galera, pode começar a assistir no 1h08m15s, antes tem mta bobagem. Difícil, eu amo a Hel e acho que podia ter sido uma conversa só com ela.

  • @seanergyatelier
    @seanergyatelier Před rokem +44

    Essa Manu o claro exemplo da mãe que julga todas as outras que fazem diferente dela.

  • @monicastro22
    @monicastro22 Před rokem +66

    Cada vez que a Manu começava falar, eu: 🙄

  • @Fer3Li
    @Fer3Li Před rokem +64

    A Hel, foi a primeira mãe que vi há 8 anos atrás falando da maternidade reaaaaaal, nua e crua. Amava acompanhar, aprendii demaaaaaais...isso que nem mãe era.

  • @virginiasgorlon3219
    @virginiasgorlon3219 Před rokem +52

    Já assisti todos os episódios, adoro e vou dar meu ponto de vista. Todo episódio não importa o tema, vários assuntos são abordados e as vezes os depoimentos ficam um pouco repetitivos. Vcs poderiam aproveitar e se aprofundar mais no tema proposto de cada episódio. Por exemplo, nesse da gravidez poderiam falar sobre as fases da gestação, sentimentos, sintomas, mudanças no corpo, apoio ou falta de apoio da família e do companheiro, atividade física na gestação, bebida alcoólica, sono, preparação do enxoval, cuidados com as mamas...mas sempre acabam falando de tudo: gravidez , parto, amamentação, sexo em todo episódio. Bom também kkk mas focar no tem seria ótimo !

  • @clarapedagogia
    @clarapedagogia Před rokem +198

    Ai gente, amo o mil e umas, fico esperando segunda... mas hoje...
    Teve uma convidada cagadora de regras. Julgou parto vaginal, julgou amamentação, mandou colocar mamilo no sol, deu informação imprecisa quanto a imaturidade do sistema digestivo dos bebês...
    A Helen falou uma coisa bem legal: cabe ver as evidências científicas, ver o que cabe pra si e o que se consegue fazer. Agora pegar essas evidências científicas julgar, usar um lugar de privilégio pra propagar desinformação é complicado.

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem +9

      MUITAAAA DESINFORMAÇÃO

    • @camilad8697
      @camilad8697 Před rokem +4

      Assisti 20min e já não tô gostando dessa Manuela, achei que ela agregaria com experiências bacanas, curiosas, com curiosidades sobre como foi escrever a nocela... maaaaasss....

    • @alinegarcia1617
      @alinegarcia1617 Před rokem +6

      Mas qual o problema dela não gostar de parto vaginal?!

    • @liviasales8927
      @liviasales8927 Před rokem +3

      Exatamente! Me incomodou muito essa desinformação e muito senso comum. Falou de colocar o mamilo no sol, desdenhou do parto vaginal, sinceramente... precisava se informar um pouco melhor.

    • @clarapedagogia
      @clarapedagogia Před rokem +16

      Gostar ninguém é obrigado a gostar de nada, mas todo mundo tem obrigação de respeitar quem opta por uma via de parto diferente da sua própria opção. A fala dela foi bem julgadora(inclusive com a Júlia e com a Helen que tiveram partos vaginais). Além disso, como pessoa pública a pessoa tem que ter o mínimo de responsabilidade sobre o que passa, porque influencia muitas pessoas. A cesária é uma cirurgia de médio a grande porte que tem indicações reais que salvam vidas, mas não dá para propagar tipo uma "ida ao shopping"/única opção possível e falar "mal" de parto vaginal/natural(até porque é puro preconceito, já que ela não viveu isso). É negacionismo científico tanto quanto ser antivacina.

  • @juliastarling
    @juliastarling Před rokem +26

    estou grávida de 9 semanas, eh minha primeira gestação é preciso dizer o quão importante é esse podcast!!! ouvir a thayla dizer que detestou a gravidez me faz me sentir acolhida de uma maneira que ninguém no meu ciclo pôde me dar até então, vivem dizendo que o começo é difícil e que vai passar mas eu acredito que não, que vá ser difícil até o final. estou sentindo como se não pudesse mais ser eu, realizar minhas vontade e ter minha liberdade… uma árvore plantada num vasinho querendo se expandir mas que passa por várias podas por semana. privada de tudo que gosto de fazer e de td aquilo que me faz ser eu, me faz bem, privada das minhas válvulas de escape. e olha que sempre sonhei em ser mãe, sempre foi o meu maior sonho a ponto de não conseguir me imaginar sendo feliz plenamente caso não fosse, não há realização profissional não há estímulo na minha vida a não ser a maternidade mas estou detestando a gestação, não vejo a hora do bebe nascer e eu tentar retomar minha vida (se é q em algum momento vou conseguir).
    são tantas as culpas e as demandas nesse momento que se eu pudesse fugir de mim mesma eu fugiria, largaria tudo e tchau. não tenho medo de como vai ser minha relação com o neném qnd nascer porque isso eu tenho uma certeza dentro de mim que vou tirar de letra.. meu maior aperto e receio é de quem eu serei a partir de agora, se vou ser esse poço de hormônio e mal humor, se vou me reconhecer em mim em algum momento ou vou continuar me sentido perdida da verdadeira eu, é muito louco isso! quanto mais eu penso no meu eu pré-gravidez mais me dá saudade de mim mesma e mais me aflige quem eu serei daqui pra frente.
    queria agradecer do fundo do coração a Thayla por se abrir sem medo e sem culpa, li uns comentários aqui de mulheres que não entenderam a função do seu relato, talvez por não se identificarem.. então mais uma vez muito obrigada pela coragem de expor sua verdadeira relação com a gestação. pode ter certeza que assim como a mim, vc está ajudando outras gestantes que passam por essa fase difícil. dizem que quando uma mãe nasce uma mulher morre e é exatamente esse processo de luto por nós mesmas que é tão difícil nesse momento. mtmtmt obrigada ❤

  • @marcelaburgersm3831
    @marcelaburgersm3831 Před rokem +52

    HEL FOI O MELHOR CANAL DA VIDA. Me salvou quando eu estava no meu pós parto!!!! Eu ria e chorava ao mesmo tempo

  • @NicolleFerreiraBraga
    @NicolleFerreiraBraga Před rokem +24

    Sei que sou excessão da excessão, mas na minha casa é a divisão é 50/50! A única coisa que meu marido não fez foi amamentar mesmo. Dá remédios, leva pra tomar vacina, faz lavagem nasal, fórmula, fraldas, tudo ele compra, pesquisa...(sem precisar pedir) fui dar banho a primeira vez o bebê já tinha 5 meses. Hoje com um ano e meio não amamento mais e ele sempre fica com o bebê pela manhã e eu consigo dormir um pouco mais. Se eu precisar deixar pra trabalhar ou qualquer outra coisa posso deixar despreocupada. Torço muito pra que existam mais pais assim, pra deixar a maternidade mais leve! ❤

    • @Didibachpreis
      @Didibachpreis Před rokem +2

      Muito bom! Meu marido é assim tbm, faz tudo! É muito bom ter um companheiro assim

    • @user-ef8cg6pf7u
      @user-ef8cg6pf7u Před 13 hodinami

      Meu irmão tb é assim, e mesmo não podendo amamentar acordava nas madrugadas para colocar pra arrotar, sabe fazer tudo. Um paizão com P maiusculo.

  • @amandiicag
    @amandiicag Před rokem +28

    Gente, quando vcs reclamam que a Thayla fala sempre do mesmo assunto, da gravidez problematica, entendam que as convidadas não viram os outros episódios e não sabem o contexto dela, ela precisa falar para situar tbm.

    • @marianealbuquerque1267
      @marianealbuquerque1267 Před rokem +4

      Sem falar que muitas pessoas possivelmente estão assistindo elas pela primeira vez.

  • @denisenardisantiago1424
    @denisenardisantiago1424 Před rokem +14

    Chorei ouvindo a Manu dizendo depois que a filha nasceu: “não posso morrer” … como pensei e ainda penso nisso.

  • @tatianemarques6317
    @tatianemarques6317 Před rokem +14

    Nossa gente eu amei a participação da Manu, super necessária e ainda mais no final. Eu compartilho de todas as opiniões dela!!
    Que regras ela cagou? Não vi nenhuma!!
    Amei o episódio, assim como todos!!
    Gente deixe as pessoas se expressarem, daqui a pouco não vai existir mais programa nenhum, se vc não compactua com o que ela falou, tá tudo bem, vida que segue!! As pessoas são diferentes e graças a Deus!!

  • @larissacoutinho9556
    @larissacoutinho9556 Před rokem +40

    Pediram para falar do pai que sente culpa...O MEU MARIDO SENTE! Sempre sentiu muito mais do que eu. Ainda sou eu que carrego a maior parte das responsabilidades, mas ele me pergunta sempre se as vacinas estão em dia, quando é o pediatra e vai em todas as consultas. Por vezes já me deixou em casa descansando enquanto correu no PS com uma das crianças. E de noite, quando ficam com febre ou tosse eu consigo agir mais friamente e ele fica mais sentido, querendo abraçar e pegar a dor pra ele. A divisão ainda não é 50/50, mas é quase lá! Espero criar meu filho para ser um marido que divida 50/50 com a mulher dele.

    • @86mLuisa
      @86mLuisa Před rokem

      Meu marido tb sente muita culpa.

    • @vitoriamedeiros9753
      @vitoriamedeiros9753 Před rokem

      Meu marido sempre trabalhou muito, embora tenhamos a mesma profissão decidimos juntos que eu teria carga horária menor e nossos filhos não seriam cuidados só pela nossa rede de apoio.
      Quando saia na madrugada e não via nossos filhos pela manhã, chorava dirigindo, colocava óculos escuros para não ser visto chorando no trânsito. Rsrs

    • @user-ef8cg6pf7u
      @user-ef8cg6pf7u Před 13 hodinami

      👏👏👏👏

  • @marisoaresrochavieira7318

    Uma pena que a Helen tenha tido pouco espaço de fala. Ela tem muito a acrescentar. Uma outra dica, na minha opinião, é tentar manter o tema de cada episódio, senão as informações ficam muito repetitivas para quem assiste toda semana.

  • @MarianaTeodoro
    @MarianaTeodoro Před rokem +14

    A Júlia ta certíssima na parte em que fala que a gente se perde com tantos palpites - perdemos a conexão com bebê - de tantas opiniões contraditórias - essa realmente e a melhor dica pra quem está grávida - siga sua intuição, escute profissionais q vc admira e se vc não tá achando legal TROCA, mudamos de pediatra qdo minha filha tinha 6 meses e foi a melhor coisa (deveria ter feito antes) - tb não receba visitas nas primeiras semanas - minha mãe e meus sogros ficaram em casa no primeiro mês pq moro em outro país e foi mto difícil - pq só queria minha mãe e mais ninguém falando na minha cabeça enquanto amamentava - brigue com o mundo mas lute por sua conexão com seu bebê - tudo que mais queria era ter outro primeiro mês, outro puerpério sem ficar tanto nas redes sociais, sem ouvir tanta gente sem noção!

  • @brendamoraes9857
    @brendamoraes9857 Před rokem +38

    Esse episódio poderia ser um dos melhores, eu amo cada EP, mas a Manu, foi totalmente desagradável. Imagina uma grávida ouvindo as falas da Manu? Que foram desnecessárias, com tom de deboche e superioridade.

  • @ericamb8477
    @ericamb8477 Před rokem +78

    Essa Manuela foi um desserviço neste episódio! Thayla e Julia, quando convidadas sem noção falarem besteiras era bom intervir, de forma educada, mas não deixar propagar ignorância!

    • @ericasouza9789
      @ericasouza9789 Před rokem +9

      Ou cortar na Edição

    • @bialagreca
      @bialagreca Před rokem

      A mulher é autora...você acha quebas atrizes vão falar mal?

  • @sicabelly
    @sicabelly Před rokem +20

    Não tenho filho e nem pretendo ter, mas estou amando esse podcast de vcs 😊. Amo minha mãe mas agora vejo ela com muuuuuuuito mais empatia 🥰

  • @jessicaalmeida7181
    @jessicaalmeida7181 Před rokem +24

    Meninas, amo o canal. Não perco um episódio. Pena que nesse a Manu cagou regra o episódio inteiro…

  • @catiarodrigues2998
    @catiarodrigues2998 Před rokem +6

    Eu sou uma dessas raras mulheres que dividem carga mental e as tarefas com o marido. Eu não acho que ele faça nada de especial. Ele simplesmente é pai como eu sou mãe. Mas vejo que realmente ele é uma raridade. Acho isso surreal!

  • @recoltro1
    @recoltro1 Před rokem +10

    Tenho dois filhos, e cada gestação e puerpério totalmente diferente. Cada pessoa tem sua história, não existem regras de como será ou deve ser. ❤

  • @helenavalente742
    @helenavalente742 Před rokem +4

    Melhor programa até agora. Duas convidadas incríveis! Obrigada à Manuela pelo testemunho honesto e pelo exemplo sobre diferentes formas de parir e ser mãe. Manuela não julgou ninguém falou das suas opções, opções essas constantemente julgadas pela maioria das mulheres. Uma visão política que fazia muita falta neste podcast.

  • @rebeka6719
    @rebeka6719 Před rokem +14

    A conversa natural (como deveria ser) sobre a possibilidade de realizar um aborto mostra muito como a criminalização do tal só afeta pessoas pobres. O direito de tomar decisões sobre o próprio corpo deveria ser de todas, não só de quem pode pagar. Aborto seguro e legal é questão de saúde pública.

  • @valeska6988
    @valeska6988 Před rokem +4

    Depoimento de uma mãe adolescente, hoje com 42 anos e dois filhos "quase" criados. 23 e 19 anos.
    Quem dera eu tivesse o acesso a tudo isso quando fui mãe. Minha mãe morreu eu tinha 16 anos e a mãe que eu tive perto foi a mãe dele (osso). Tudo foi absurdamente difícil, culpas minhas e que me foram dadas, milhares de culpas que curo até hoje. Cobranças, cobranças e cobranças. Tudo, absolutamente tudo era culpa minha, eu que errei. Como eu era louca (eu ouvia pelas paredes). Inferno na terra. Não sei como cheguei aqui, mas cheguei e passou. O saldo é que meus filhos estão quase adultos, já quase vivendo suas próprias vidas e somos super unidos. Enquanto eu sofria deixava bem claro na minha mente que eles não sofreriam o que eu sofri e consegui. Eu morro de medo de morrer, medo de uma mãe sem mãe. Tudo é muito foda mesmo. O que vcs estão fazendo faz muita diferença na vida dessas mães que tem acesso a tudo isso. Parabéns pelo lindo trabalho💜

    • @lubs1903
      @lubs1903 Před rokem

      Toda a felicidade do mundo pra vc ❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • @sarahribeiro4241
    @sarahribeiro4241 Před rokem +22

    Pelo amor de Deus, esse podcast precisa acontecer todos os diasssss!!! Amo assistir!

  • @alehvieira12
    @alehvieira12 Před rokem +12

    Eu estou passando minha gravidez basicamente sozinha , ultrassom, exames, médicos. Não tenho uma pessoa para me mimar nadaaaaa, sem contar com a falta de grana né . Mas mesmo assim minha gravidez está sendo incrível e é muito bom ver que eu ainda sou a mesma e consigo fazer tudo oq eu já fazia antes

  • @amulherjuli
    @amulherjuli Před rokem +6

    Pari há 1 mês e vim de recomendação de uma grande amiga que também é mãe! Eu amei e vocês estão fazendo companhia para mim nesses dias intensos. Agradeço demais, vcs são fodas!

  • @mariafernandataborda7425

    A Helen me salvou durante a gravidez e puerpério, com os vídeos dela. Aquele humor ácido e a forma de descrever a maternidade como eu jamais havia visto me abraçaram. Eu moro na Inglaterra, longe de toda a minha família, sem rede de apoio, só meu marido, que graças a Deus, é incrível, gerou muita solidão. E essa a solidão que eu vivi foi acalentada pelos vídeos da Helen. Gosto muito de ti, Helen, vc foi muito importante pra mim.❤

  • @amysena
    @amysena Před 10 měsíci +2

    Realmente creio que esse programa fará a diferença na minha maternidade! Já ouvia antes da gestação, agora continuo ouvindo/vendo, mostrando pro marido e pensando como trazer leveza para o processo! Obrigada por tanto!!!!

  • @alinegarcia1617
    @alinegarcia1617 Před rokem +12

    Eu tive parto vaginal o mais natural possível e odiei, as mães ala natural precisam aceitar que pra algumas mulheres o parto natural não é esse supra sumo todo não, eu não quero outro filho mas se tivesse teria cesárea com certeza, sobre amamentação; eu me arrependo de não ter desmamado aos 3 meses, sim gente o amor que bate no peito também bate na mamadeira, você pode prolongar amamentação até quando quiser mas é sim exaustivo, eh sim privativo e não, criança com 5 anos não mama pra suprir carência nutricional e sim por apego, e tá tudo bem se você quer continuar nessa jornada, o fardo é todo seu. Mas não normalize como se você fosse mais mãe porque amamenta criança grande.

    • @tietztietz
      @tietztietz Před rokem

      Adorei suas colocações. Concordo muito.
      Agora se vc não faz tudo que o ministério da saúde manda, vira bruxa.
      Sendo que cada uma tem uma realidade, uma personalidade, uma rotina… um bebê diferente.

  • @lilip.1211
    @lilip.1211 Před rokem +4

    Eu adorei o depoimento da Manu, moro na Inglaterra e sempre quis ter cesária e a família do meu marido me olhava e me olha até hoje commmuita estranheza e me julgam a todo momento! Ela disse tudo parto cesária mas humanizado foi assim que foi 🚀🚀🚀 nada de dor!

  • @sheilamartins2024
    @sheilamartins2024 Před rokem +116

    Eu amo esse podcast, mas confesso que não gosto quando as convidadas estão no telão 😢 Mesmo assim, sucesso sempre meninas ❤

    • @stehsousa
      @stehsousa Před rokem +13

      Amo o pod, nao perco um tb. E compartilho dessa opiniao. Parece que perde a fluidez da conversa

    • @lumamello9880
      @lumamello9880 Před rokem +9

      Exatamente . Amo, mas o telão me desanima .

    • @Franciellestephanie
      @Franciellestephanie Před rokem +3

      Super

    • @nanyleone
      @nanyleone Před rokem +1

      Simmmm! Perde mto a fluidez!😢

    • @nutricarolvasc
      @nutricarolvasc Před rokem +5

      Uai, gente
      Mas se a convidada não pode estar fisicamente e tem algo pra agregar, a tecnologia tá aí pra ajudar, romper fronteiras e trazer mais gente pra perto!

  • @fernandamaia6911
    @fernandamaia6911 Před rokem +6

    Quando disseram que tava na hora da convidada ir embora eu fiquei feliz, aí ela disse que podia continuar mais 20 minutos... Falou muita bobeira, miga! Mas o restante foi muito bom! Sou mãe gestante de primeira viagem e amei o papo! Se quiserem me chamar pra falar sobre políticas que deveríamos ter para mães, tenho formação científica para isso e seria um prazer! Precisamos e infelizmente ainda estamos longe de alcançar o ideal

    • @maraiza.rhtech
      @maraiza.rhtech Před rokem +1

      Nossa eu senti um alívio quando falaram que a convidada ia embora. E depois mais 20 minutos!!! E eu só pensava, e a outra convidada não fala não? Eu amo cada episódio, mas essa parte me pegou.

  • @camilafelix7684
    @camilafelix7684 Před rokem +12

    Amo que em todos os assuntos todas se respeitam e se abraçam, não foi no caso da Manuela, que colocava a opinião dela e criticava condutas que deveriam ser incentivadas! Falar do parto (que é um trabalho que nosso corpo foi feito pra fazer e as mulheres buscam o protagonismo novamente) e da amamentação (que é recomendado pelo Ministério da Saúde que deve ser até 2 anos ou mais) foi um desserviço. Existem assuntos que não tem q ser nossa opinião, existem fatos, estudos, comprovações científicas!

    • @manoegel
      @manoegel Před rokem

      Falou tudo!!!!!

    • @tietztietz
      @tietztietz Před rokem +1

      Ela falou o que funcionou ou não pra ela.
      Acho bom ela dizer isso até pra quem se cobra demais ver que nem sempre é possível ser perfeita, mas não pra imitar ela, pq é bem radical.

    • @camilafelix7684
      @camilafelix7684 Před rokem +1

      @@tietztietz e tbm criticou quem faz o oposto e aí tá errado!

  • @tassianeumburanas5409
    @tassianeumburanas5409 Před rokem +32

    Chama a Hel para apresentar esse programa também

  • @camilaqueiroz8287
    @camilaqueiroz8287 Před rokem +6

    Essa ideia de ter um segundo filho pq se acontecer algo com o meu, eu morro, é algo que me ocorre sempre e eu nunca tinha externado. Que bom ouvir de outras bocas, pra saber que não tô sozinha e que não sou tão maluca kk. Isso precisa mesmo ser tratado em análise, pq não dá pra colocar outro ser humano no mundo só por medo.

  • @joypereira2000
    @joypereira2000 Před rokem +4

    Helen segue sendo perfeita… obrigada por me salvar no meu puerpério solitario! Eu me via em todos os vídeos e me senti completamente abraçada. Sobrevivemos e seguimos ❤

  • @jessicanogueiraalvesdossan8715

    Gente, vocês precisam de um consultora URGENTE nesse programa. Quase não tem recorte de classe quando falam de maternidade... a gente está num realidade que a maioria dos partos de cesárea não são opção. O mundo não é a bolha de vocês de parto vaginal. Várias falas problemáticas nesses sentido e sem nenhuma interferência das apresentadoras..

    • @PriNavaes
      @PriNavaes Před rokem +10

      Podcast é isso...e a ideia são elas relatarem suas experiências e N ensinar o certo ou como se faz tal coisa.

    • @andreiaszorapsicologia3475
      @andreiaszorapsicologia3475 Před rokem +3

      Ja teve uma grande militante de amamentação.... Veronica

    • @lorenacarneiro8950
      @lorenacarneiro8950 Před rokem +5

      A questão do aborto tbm foi falada como se fosse algo "normal", mas na prática só as brancas e ricas abortam no Brasil. As negras e pobres morrem ou precisam seguir com gravidez indesejada. Acho importante fazerem essa observação

    • @jessicanogueiraalvesdossan8715
      @jessicanogueiraalvesdossan8715 Před rokem

      E a Veronica teve que ficar bem quieta diante de várias coisas que a Fernanda falou.
      As convidadas podem relatar sua experiência, mas acho que quem tá mediando deveria ter mais responsabilidade de pontuar e fazer os recortes.

    • @AlineGomesB
      @AlineGomesB Před rokem +1

      @@lorenacarneiro8950 acabei de comentar isso por aqui, pra elas pareceu comum e acessível, um recorte totalmente privilegiado tanto pela branquitude quanto pela classe social.

  • @laisborges6178
    @laisborges6178 Před rokem +2

    Gente que deliiicia que foi escutar esse debate!!! Que calma interior que me passou ❤️ Por mais conversas assim nesse mundo!

  • @thaismartins5021
    @thaismartins5021 Před rokem +2

    Melhor conselho que me deram foi "respira, inspira e vai Passar", gravidez foi ótima, me sentia linda, mas o puerperio foi o cão, me sentia estranha e que nunca ia voltar a ser eu mesma. Amamentação, palpites, noites em claro... Mas passa.

  • @fabianacastro1875
    @fabianacastro1875 Před rokem +8

    Mais ó, tô separada ficamos uma semana cada um com nosso filho, maravilhoso daí me dei o direito de nem sequer perguntar como o pai cuida...... Eu cuido de um jeito o pai cuida não sei.... Soltay totalmente o controle! Tô ótima ❤️

    • @carolinacunha2483
      @carolinacunha2483 Před rokem

      Melhor coisa . Esse depoimento de carga mental é de mulheres controladoras que querem determinar como o filho deve ser cuidado, e não dão espaço pro pai cuidar do jeito dele. Como se ela tivesse feito o filho sozinha....

  • @milenabasto6259
    @milenabasto6259 Před rokem +2

    Esse programa é tão necessário! Eu amo a pluralidade de ideias as mães, eh muito legal saber que ninguém tá sozinho ❤❤❤❤

  • @patygeneroso
    @patygeneroso Před rokem +2

    Me senti acolhida pela opção da cesárea. É sim uma opção. E quem manda no nosso corpo somos nós afinal 🥰

  • @glauceasouza7502
    @glauceasouza7502 Před rokem

    Os assuntos e a forma de abordagem veem de um lugar de privilégio que a maioria das mulheres do Brasil não tem a chance de viver. Não sei se gosto mais desse canal. Até gostava antes mas parece que depois de ouvir mais sobre o tema com as meninas do Calcinha Larga achei elas tão pé no chão

  • @thaisatenorio
    @thaisatenorio Před rokem +24

    Só assisti até a parte da ironia da Manu com o parto natural, nossa, que desnecessário. Revirando os olhos e falando de um processo que é sim MUITO LINDO e não importa se você não acocora a 20 anos, seu corpo foi feito pra parir. Falando que respeita o que cada uma quer com toda essa ironia? aham!

    • @alinegarcia1617
      @alinegarcia1617 Před rokem +3

      Eh lindo pra você, pra outras não, e não é por isso que ela é menos mãe, eu tive parto naturalíssimo e odiei, acho desnecessário passar por esse sofrimento, cada uma pensa de um jeito.

    • @manoegel
      @manoegel Před rokem +3

      @@alinegarcia1617 A maior questão não é ser lindo ou não, é querer colocar uma cirurgia de grande porta cheia de riscos e comprovações científicas sobre isso como a melhor opção por capricho kkkkkk pra não sentir dor.. Além de todos benefícios que o parto normal (processo fisiológico) traz ao bebê que a cesárea não traz! É muito egoísmo mesmo querer passar pelo mais simples

  • @karinapessanha4193
    @karinapessanha4193 Před rokem +16

    Já dou like sem nem assistir. Tenho certeza que vou amar!

  • @fatimacarvalho2038
    @fatimacarvalho2038 Před rokem +10

    Fiz um pedido a Deus: me deixe viver até minha filha caçula ter 20 anos (traumas de ver colegas morrerem jovens deixando filhos). Hoje ela tem 27, tô pedindo mais hehehe

  • @lebelleayala6340
    @lebelleayala6340 Před rokem +8

    PQ ESSE CANAL NAO É GIGANTE CARAAAAAA EU AMO

  • @mayaragomez9009
    @mayaragomez9009 Před rokem +7

    Que mulher chata essa tal de Manu, misericórdia... Deve tá numa onda máxima!!!! Parei aqui nos 21 minutos com mto esforço, adoro o canal, mas hj não deu. Bj meninasssss, que o próximo episódio seja melhor.

  • @renatamenezes5042
    @renatamenezes5042 Před rokem +12

    Adoro o pod..acho a Júlia muito centrada olhando no fundo dos olhos de todos..a Thayla fala olhando para o chão..da uma agoniaaa

    • @Franciellestephanie
      @Franciellestephanie Před rokem

      Acho que ela tá olhando pra câmera pra ver a Manu. A Hel tb tá olhando pro mesmo ponto.

  • @juliagroppo5794
    @juliagroppo5794 Před rokem +6

    Meu Deus, como eu amo ouvir a Helen 😍

  • @fabimirol
    @fabimirol Před rokem +24

    Meninas, é importante deixar claro que no Brasil esse tipo de aborto é proibido!!! Então não é simplesmente escolher fazer ou não.

    • @joyjoycg
      @joyjoycg Před rokem +1

      Pensei isso tbm.. ninguém tem essa escolha no Brasil..

    • @julianamaia1983
      @julianamaia1983 Před rokem +8

      A depender da conta bancária, há sim a decisão no Brasil. Só não pode ser publicizado, mas todos sabem.

    • @amandaribeiro6142
      @amandaribeiro6142 Před rokem

      Pensei nisso também

    • @AlineGomesB
      @AlineGomesB Před rokem +2

      Mas não é pq não fala que não acontece né? Concordo que seja um tema que precisa ser trazido a tona com responsabilidade, mas do lugar de privilégio delas, ricas (com boas condições financeiras e sociais) e brancas é realidade sim, a Thayla fala que em oração falava que iria abortar, então no mínimo deve ser comum no ciclo social dela

  • @Franciellestephanie
    @Franciellestephanie Před rokem +16

    Nossa, que preguiça dessa Manu.

  • @nataliacerqueira6279
    @nataliacerqueira6279 Před rokem

    Em relação ao Pai. Tenho muito orgulho do Pai da minha filha, ela tem 5 anos e em nenhum momento ele deixou de ser Pai. Ele leva ao médico, leva para vacina, escola, atividades extras e da escola... ele cuida... Ele desde as consultas do pré natal até as consultas de hoje, ele sempre esteve presente... ele faz de tudo para que eu não me sinta culpada e nem sobrecarregada. Lembro quando ela era bebê e não pude mais amamentar... ele era quem cuidava a noite toda.

  • @flaviabarbosa9767
    @flaviabarbosa9767 Před rokem +2

    Bom dia!
    Meninas eu assisto sempre vocês e quero muito compartilhar com vocês. Eu curtir muito a minha gravidez, porém quando a minha filha nasceu o meu marido me ajudou e muito e sem eu pedir nada. Era ele quem levantava para pegar a nossa filha do berço para eu amamentar e ele é quem esperava ela arrotar, isso para eu não levantar da cama. Resumindo é ele quem medicava ela na madrugada quando ela estava doente. A Vida nunca fez xixi na cama porq o pai sempre levantou na madrugada para levá-la ao banheiro. Eu como mulher e mãe digo que isso é muito natural e normal, ser pai vai muito além de da um nome no papel e dá o de comer e vestir e o meu marido é esse pai maravilhoso, participativo, presente em todos os momentos da vida dela. E infelizmente existe julgamentos, olhares diferentes sim, por eu permitir, deixar, por eu ser a mãe que eu sou . Na verdade eu acredito que muitos homens querem fazer, participar assim, mas nós mulheres acabamos podando , tirando isso deles porq a mulher tem a necessidade de ter o controle de tudo.
    Bom meninas deixo aqui um pouco de muito que eu gostaria de compartilhar com vocês.

  • @luanna.chaves
    @luanna.chaves Před rokem +2

    Me identifiquei com o medo. Eu nunca fui de ter, depois que virei mãe sou a maior cagona. E, hoje, os meus dois maiores medos: perder meu filho ou eu morrer e não criá-lo. Só Deus pra acalmar nosso coração e viver o hoje da melhor maneira!

  • @jaquelinearaujo1006
    @jaquelinearaujo1006 Před rokem +4

    Vi um monte de gente reclamando sobre a convidada Manu por ela ter julgado quem amamenta demais, a opinião dela sobre o tipo de parto talvez já tenha vindo de um lugar de julgamento pelo parto que ela escolheu teu.
    Enfim, meu ponto não era nem esse mas sim falar que ninguém está comentando sobre a fala dela referente as mães de crianças com alguma deficiência. Como vocês dão mais valor a uma frase errada do que a um assunto que até agora ninguém citou?

    • @carlanovaes551
      @carlanovaes551 Před rokem

      Acho que não foi só sobre o parto, ela julgou que oferta amamentar até 2 anos( o que é recomendado), ela foi desnecessária em várias falas.

  • @camilamachado1783
    @camilamachado1783 Před rokem +2

    Todas as tentantes precisam assistir. Chega de romantizar maternidade!

  • @lauraelis5958
    @lauraelis5958 Před rokem +11

    Vim só pela Hel, porque essa Manu só por Deus!

  • @laridelpiero
    @laridelpiero Před rokem

    Eu não entendi muito porque as pessoas não gostaram da Manu. Não achei que ela julgou ninguém, simplesmente contou como foi pra ela. eu achei interessante o relato do parto dela. muitas pessoas criticam mães que fizeram parto cesariano, achei justo ela ver o lado positivo que foi pra ela ter feito cesariana.
    Também achei muito importante ela mencionar sobre politizar um pouco mais o programa. Eu adoro esse programa, acho super necessário e gostoso de assistir, mas sempre fico pensando sobre como todos ali são extremamente privilegiados e possuem uma condição que para as pessoas comuns é inimaginável.
    Hell eu te amo!

  • @manuelalima4607
    @manuelalima4607 Před 6 měsíci

    Amo muito o vídeo de vcs, agora que vocês deveriam fazer playlists de temporada 1 e 2 em ordem. Pq é um saco tentar ficar achando em ordem pra perder nenhum. Pq as sugestões nunca é o próximo da ordem mesmo

  • @isabelajara4930
    @isabelajara4930 Před 2 měsíci

    Pessoal criticando a Manu, mas era pra ela estar num espaço seguro pra falar sobre as opiniões e experiências dela justamente sem julgamentos. Podem ter pessoas que se identificam com ela… qual o problema ? Levar pro lado pessoal e se ofender num poadcast onde estão trocando experiências é hipocrisia.

  • @joypereira2000
    @joypereira2000 Před rokem +11

    Eu parei quando ela disse que conversou com a filha de um ano e ela nunca mais pediu pra mamar 😂

    • @carlalima5993
      @carlalima5993 Před rokem +1

      Nossa, nem fala! Tô de cara com o discernimento dessa criança, kkkkk

    • @TheGrazibrg
      @TheGrazibrg Před rokem

      Essa criança já deve ter CNH 😅

  • @brunavannucci3198
    @brunavannucci3198 Před rokem +26

    Thaila, pelo amor de Deus, já estamos cansadas de ouvir o quanto você odiou sua gravidez, o quão terrível foi…A Pior do MUNDO…já entendemos. Podemos ouvir as convidadas agora? Podemos ouvir a Júlia? Obrigada! Luz!

    • @MariaCristinaNadai
      @MariaCristinaNadai Před rokem +4

      Bruna, nem todas as mulheres acompanham todos os episódios, e de repente, essa é a forma que ela consegue soltar a dor sentida sobre o assunto. e para quem está grávida e passando pelo mesmo, ouvir ela falar abertamente sobre isso é uma forma de legitimar o sentimento.

    • @brunavannucci3198
      @brunavannucci3198 Před rokem +2

      Maria, você não entendeu meu ponto, o problema não é ela falar, o problema é a repetição da forma exagerada e sempre no superlativo. Ex: “muito muito muuuuuuuuito ruim”, “terrível mas num grau absuuuuuuuurdo” “horrível ao extremo de um jeito fora do comum”. Toda vez a mesma coisa, sei lá, acho que cansa ouvir sempre a mesma coisa, os temas estão aí pra cada mãe assistir o que quiser. Se ela tiver que repetir a mesma coisa em todo episódio somente em caso de uma pessoa não ter visto, acho que ficará complicado. Ela poderia falar mas não puxar só pra ela como faz o tempo todo, se ela precisa de ajudar, talvez mais sessões de terapia seja o caminho. Penso que o canal seja sobre mães em diferentes cenários e não apenas e somente sobre o quão terrível foi a gestação dela.

    • @Rosana781
      @Rosana781 Před rokem +1

      @@brunavannucci3198 pois é. É justamente essa oratória eloquente o que me agrada na Thaila. Gosto dela falando dela no superlativo, me faz entender uma angústia que deve ser difícil de colocar em palavras. Eu nunca tinha ouvido falar de depressão tão profunda na gravidez, por isso, mesmo assistindo todos os episódios, ainda ouvi pouco, ainda quero saber mais o que se sente. Me interesso por esse sentimento. Adoro ouvir a voz humana. Mesmo que superlativa, exagerada. Já percebi que você achou cansativo, mas só fiz questão de comentar pq vc falou por todo mundo que assiste e não é bem assim.

    • @keyserodrigues9040
      @keyserodrigues9040 Před rokem

      Ué mas se ela não falar, normalmente outras não falam, e fica essa Áurea de “todas amam estar grávidas e ponto, vc não pode não gostar” a Thayla veio pra chutar essa ideia e foda- se quem não acha, ela tá contando a experiência dela. Gostem ou não

  • @danilira6134
    @danilira6134 Před rokem +7

    Minha primeira gravidez o meu bebê morreu na barriga, estava com 6 meses passei por um parto normal induzido e tbm tive leite, e não sei descrever o amanho da dor que senti meu emocional ficou muito abalado, e quando engravidei novamente quase fico louca o medo era tão grande, mesmo a gravidez estando super tranquila meus nervos estavam super abalados. Hoje meu filho tem 5 anos e estamos muito bem, mas a gravidez é o momento de maior descontrole da nossa vida. A gravidez é uma caixa de surpresas.

  • @shazynha
    @shazynha Před rokem +6

    O meu marido marca vacinas, me lembra das vacinas que tem que dar, marca pediatra, compra roupa, ele faz exatamente tudo que eu faço, meio a meio, exceto amamentar, e por isso ele troca fraldas muito mais que eu! ❤ - MAs mulheres, isso eu acredito que tem muito de mim tb, pq eu nunca peguei a responsabilidade de nada só para mim. Sempre foi meio a meio! ❤

  • @priscilacoutoilha1996
    @priscilacoutoilha1996 Před rokem +9

    Adoro ouvir a Hel❤️

  • @monicastro22
    @monicastro22 Před rokem +17

    MÃES, NÃO TOMEM SOL NO BICO DO PEITO. Tomem por saúde, mas não vai evitar de rachar. Sol resseca!

    • @alinegarcia1617
      @alinegarcia1617 Před rokem +1

      A minha doula me recomendou por o peito no sol com lanolina.

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem

      @@alinegarcia1617 é complicado.. sou doula também. E estou fazendo curso de amamentação. Não é o que estão me ensinando. Mas acho que vale da uma pesquisada em fontes seguras, algum estudo científico ou algo assim. O que acha? Se precisar, estou aqui 🥰

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem

      @@alinegarcia1617 e ahh.. o melhor remédio para bico rachado, PASME, é LEITE MATERNO!

    • @yulianaachilles1408
      @yulianaachilles1408 Před rokem

      Pensei a mesma coisa !!!

  • @lilianesantos5009
    @lilianesantos5009 Před rokem +9

    Amei TUDO que a Manu falou…me identifiquei muito com a maneira que ela enxerga a maternidade e suas adversidades…

  • @rosangelazanon1300
    @rosangelazanon1300 Před rokem +11

    MORRO DE DÓ DO BEBE DA THAYLA ASSISTINDO ISSO NO FUTURO.....TODO PROGRAMA ELA BATE NA MESMA TECLA.....

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem +1

      TODO

    • @mariaelenamalena6749
      @mariaelenamalena6749 Před rokem +11

      Então vc tá assistindo errado. O fato da thayla ter tido experiências ruins não inválida o amor dela pelo filho. Não aprendeu nada vendo Mil e uma.

    • @amandafurtuoso
      @amandafurtuoso Před rokem +5

      Ela teve uma depressão tremenda, e também ninguém fala que cuidar de filho é a coisa mais fácil e linda do mundo. Ela ama sim o filho dela, mas não podemos desmerecer o fato que é um perrengue cuidar de um bebê! É pressão de todo lado, críticas, noites mal dormidas . Eu fico assustada quando vejo alguém falando que tudo isso é lindo e maravilhoso, pq de fato o maternar é bem cansativo!

    • @isabelaalebasi
      @isabelaalebasi Před rokem +4

      Tá viajando. Ela não falou nada de mais. Inclusive é por conta de comentários como os seus que as coisas pras mães se tornam tão difíceis.

  • @tassyanascala5453
    @tassyanascala5453 Před rokem +1

    Não gente, não precisa tomar sol no bico do peito, pelo contrário, isso irá resseca-lo, aí sim, pode vir a machuca-lo. Confiem no seu corpo

  • @vivip6752
    @vivip6752 Před rokem

    O quão desumano é falar da imortalidade de uma mãe como se fosse opcional, tendo uma menina que perdeu a mãe aos 4 anos de idade.

  • @kaholdon
    @kaholdon Před rokem

    O melhor ep. Me senti representada em cada palavra ❤ ... minha gestão foi um caos, tive depressão na gestação e foi absurdamente difícil encarar a "romantizacão" da sociedade com relação a esse momento que pra mim não foi legal.

  • @carollinnegoncalves2454

    Eu estou nesse momento, acamada por 60 dias.
    Então, meu marido está cuidando da casa, do meu filho e trabalhando...e eu não posso fazer nada, porque estou impossibilitada de andar. Somente fazendo esse comentário, sobre o que a Helen falou...eu cheguei a desejar quando estava em privação de muito sono, cansaço. Hoje meu filho está com 5 anos e está com o pai integralmente.

  • @lilianlima6919
    @lilianlima6919 Před rokem +4

    thaila é meu mood kkkkkkkk amo os palavroes sou igual kkkkkkkkk

  • @samiracipriano8646
    @samiracipriano8646 Před rokem +1

    Melhor episódio a Helen parece eu falando e o canal dela me salvou na primeira gravidez, e sim o feminismos veio para a minha vida após a primeira maternidade.

  • @lucianaribeiro2048
    @lucianaribeiro2048 Před rokem +5

    Amo a Helen! 😍

  • @nayaramassaro797
    @nayaramassaro797 Před rokem +5

    Eu gostaria de ter acesso a esse estudo sobre os bebês terem refluxo e não cólicas, podem disponibilizar essa informação pra podermos pesquisar?

  • @camillagarcia7568
    @camillagarcia7568 Před rokem +2

    Também vindo inflar o pequeno coro de mães que têm companheiros que marcam vacina, o pediatra a gente se reveza, eu vou em uma consulta e ele na outra. Eu queria que as exceções que vieram comentar aqui sobre isso fosse o básico em uma relação paterna, que fosse assim pra todos e isso não só pra benefício da mãe mas, principalmente, pra benefício da criança e da relação delas com os pais.

  • @alice-ul9di
    @alice-ul9di Před rokem +8

    Canseira essa Manu🙄

  • @monicastro22
    @monicastro22 Před rokem +6

    É muito sério um depoimento assim, de uma escritora, mas com tanta desinformação...

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem

      FORAAA que ela interrompe as falas o tempo todo!

    • @monicastro22
      @monicastro22 Před rokem

      Triste o quanto Thaila e Manu se parecem......

    • @alinegarcia1617
      @alinegarcia1617 Před rokem

      Triste eh o seu julgamento porque elas não pensam como você, ela não disse nada demais ou desinformação, apenas a perspectiva dela.

  • @monicastro22
    @monicastro22 Před rokem +9

    Thaila faz o mesmo depoimento tooooda vez, rs..

  • @jvolpini
    @jvolpini Před rokem

    Fala pra todo mundo que tem que decidir quantos filhos quer ter antes de ter o primeiro!!!

  • @carolinafaria3386
    @carolinafaria3386 Před rokem

    Gente eu tenho 26 anos estou grávida e mais duas amigas também estão, eu acredito que seja a melhor idade!🤍

  • @luschuma
    @luschuma Před rokem +1

    Hel é maravilhosa!!!

  • @thaisperez1988
    @thaisperez1988 Před rokem +1

    Amo o podcast, mas vocês precisam dar mais espaço pra mulheres pobres, mães de periferia, que fazem pré-natal pelo SUS, que não têm babá, que têm filhos atípicos, conversem também com mães de gêmeos, falem mais com mães que lavam, passam, cozinham... Vocês são muito privilegiadas e a maioria das convidadas também. Outro pedido: falem também com mães de outras idades, que vieram de outras gerações, que os filhos já são crescidos. Até agora foram só umas 2 mães nesse perfil, parece que o perrengue de maternidade se resume à infância.

  • @pamilefialho
    @pamilefialho Před rokem +1

    Estou amando,como eu queria ter vídeos assim qnd tive minha filha. Tá maravilhoso

  • @carinasenabitencourt6534

    Tive os dois parto primeiro uma cesariana e segundo normal
    Agradeço os dois partos já amamentação a primeira foi horrível muita dor bico do peito sangrava muito já a segunda foi maravilhosa

  • @86mLuisa
    @86mLuisa Před rokem +1

    Ihh meu marido marca vacina e lembra de escovar os dentes e morre de culpa hahaha

  • @barbarabentogirardi2800
    @barbarabentogirardi2800 Před rokem +4

    Amo o podcast ♥️ não sou mãe nem penso em engravidar tão cedo mas amoooo! A Manuela Dias é uma figura, que pessoa maravilhosa, não conhecia!

  • @user-ef8cg6pf7u
    @user-ef8cg6pf7u Před 15 hodinami

    Resolvi assistir por causa da Hel.

  • @fabianazaninotti2176
    @fabianazaninotti2176 Před rokem

    Gente AMO tu Helen!!!!! Calcinha Larga RIP! 😭😪 ❤ terei saudades eterna!!!

  • @thaynaF
    @thaynaF Před rokem +1

    Que podcast incrível!!! Cada episódio é uma aula!!!!👏👏👏👏

  • @tietztietz
    @tietztietz Před rokem +2

    Faltou muito falar do “engravidei e agora”
    Estão falando novamente de temas d doutros programas… amamentação , Depressão pós parto…
    O problema não é reforçar ideias, mas acabar ficando repetitivo.

  • @manoegel
    @manoegel Před rokem +8

    Que desserviço essa moça falar dessa forma de parto...parto é escolha desde que a pessoa tenha informação, agora querer exaltar a cesárea que é uma cirurgia de grande porte cheia de riscos por puro capricho de ser "mais fácil, estar menos cansada pos parto" kkkkkk faça me um favor... se não tem informação útil pra influenciar as pessoas, não fala gente, vcs perdem a noção da visibilidade que tem

  • @sabrinamartins5415
    @sabrinamartins5415 Před rokem

    Vocês falaram sobre a “a culpa de não saber” e eu passei por isso num aborto espontâneo do meu primeiro bebê. Você se sente a pior pessoa, eu pensava que o meu corpo tinha feito aquilo com o bebê que nós tanto planejamos e na medida que as pessoas ficaram sabendo, chegavam em mim pra contar que também já tinha acontecido com elas e isso “conforta” esse lado da culpa de não saber que não é só você que passa por essa tragédia.

  • @donaandreia
    @donaandreia Před rokem +2

    A Manu....precisava não...

  • @manuelafretta3425
    @manuelafretta3425 Před rokem

    Meu marido tem outros dois filhos de um casamento anterior. Desde a separação sente muita culpa. Por ter saído de casa, por estar mais distante e depois ainda precisou se mudar da cidade onde moram as crianças, morre de culpa.