TALVEZ VOCÊ TENHA TAG E NÃO SAIBA | TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA | EMANUEL ARAGÃO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024

Komentáře • 224

  • @PsicanalistaFeVivian
    @PsicanalistaFeVivian Před 2 lety +143

    Tenho certeza que essa TAG que estou tendo esta relacionada a esse desamparo que voce disse, sou sozinha na vida, muito resiliente sempre sobrevivendo, me virando sozinha, pensava que estava indo bem, porem sempre tive o vazio de querer que alguém me ajudasse, que alguem se importasse comigo, ai ficava profundamente triste, e dizia pra mim mesma que sou adulta e que ninguem tem a obrigação de me amar, de se importar comigo. Então tentei me encher de amor próprio, me encher de tarefas( academia, yoga, trabalho, estudando) estava exausta, desanimada, porém me forçando fazer o que é preciso, ja que o que eu quero não esta no meu controle. Então bum, veio a primeira crise do nada ..... enfim é isso ai. A ansiedade não me defini e jamais me definirá.

    • @musicapoesiabyana7068
      @musicapoesiabyana7068 Před 2 lety +12

      Olá Fernanda, não estamos sozinhas nesses sentimentos , me identifiquei

    • @PsicanalistaFeVivian
      @PsicanalistaFeVivian Před 2 lety +2

      @@musicapoesiabyana7068 venceremos 🙌🙌

    • @indianaraauaneduarte
      @indianaraauaneduarte Před 2 lety +27

      Também me sinto assim. Essa propagação da independência adulta nos afasta uns dos outros e nos colocamos cargas desnecessárias. Não temos que fazer tudo sozinhos. Não temos que dar conta de tudo. Nem no reino animal é assim

    • @PsicanalistaFeVivian
      @PsicanalistaFeVivian Před 2 lety +2

      @@indianaraauaneduarte verdade, mas realmente é difícil demais, só me apoiando em Deus mesmo, pra tudo melhorar um dia🙌

    • @SURYASURYA-qw1ow
      @SURYASURYA-qw1ow Před 2 lety

      Nossa. Me sinto exatamente assim e de tempos em tempos a crise vem e tira o meu chão. Hoje passei por mais uma crise e me apavora ter que aceitar que a minha vida é assim mesmo e só me resta lidar.

  • @andressaprestes8737
    @andressaprestes8737 Před 2 lety +25

    Desde que me lembro por gente eu me vejo ansiosa, mesmo quando não sabia o que isso significava ou que isso era uma condição nomeável. Sempre tive crises de insônia antes de eventos que saíssem da minha rotina (passeios escolares, apresentações em público, avaliações na escola, até aulas de educação física me deixavam tensa). Assim como a insônia, o suor frio nas mãos, o coração acelerado e o rubor na face sempre me acompanharam, também passei a vida fazendo endoscopias e tomando remédios para tratar uma gastrite nervosa sem uma causa aparentemente tratável. O início das minhas incursões pela Internet sempre foram um terror, eu passava mal de verdade se alguém era grosseiro ou rude comigo em alguma conversa online, me abstive diversas vezes de expressar opiniões em fóruns por medo de julgamento de desconhecidos.
    Hoje eu reconheço padrões na minha criação que podem ter contribuído para agravar esses sintomas, sempre vivendo na dualidade de discursos de "como eu dava orgulho sendo sempre a melhor aluna da classe com as notas e comportamento impecáveis", alternados com falas de que "eu não fazia mais do que a minha obrigação, afinal eu só estudava". Hoje já sei que preciso lidar com uma síndrome de impostora que afeta meu auto julgamento, mas é uma coisa pra outro momento.
    Com cerca de 15 ou 16 anos tive alguns episódios sérios que me levaram ao hospital, sem nenhum gatilho desencadeador, que eventualmente foram diagnosticados como Síndrome do Pânico. Tomei medicamentos pouquíssimas vezes, porque quando li sobre o problema e identifiquei o processo do pânico (fazia o paralelo de que um leão invisível me atacava e meu cérebro entendia que eu precisava fugir pela minha vida), consegui controlar o problema por conta própria. Sempre que uma crise começava a apontar eu sentia o terror, tinha a sensação de morte eminente, mas sabia que era uma ilusão e conseguia me acalmar.
    Na juventude e vida adulta eu consegui afastar minha ansiedade social e me tornei uma pessoa bem mais expansiva e sociável. Porém minha ansiedade permaneceu nas prévias de provas, vestibular, monografia, até no medo de dirigir. Boa parte das minhas atividades marcadas por períodos de procrastinação com episódios de animação extrema e desenfreada nos quais eu queria resolver 1000 problemas em um só dia, sem me preocupar nas consequências físicas e mentais da estafa posterior.
    Meus pais cursaram psicologia na juventude mas nunca exerceram, e eu cresci ouvindo que terapia não era real, que as pessoas deviam aceitar que são como são, diferentes umas das outras, e que não tem nada de errado com isso. Hoje não tenho nenhuma capacidade de confiar em processos terapêuticos tradicionais, acabo sempre caindo no ceticismo ou pensando que não funcionaria comigo, anulando de antemão qualquer possibilidade de êxito na empreitada.
    A pessoa tem certeza que é ansiosa quando vai escrever um comentário no CZcams e já fica questionando se vai ser muito prolixa, em como ser concisa mas completa na explicação.
    Com 32 anos, com minha terceira filha recém nascida, tive depressão pós parto. Já havia lidado com a depressão recorrente ao longo dos anos, mas eram questões mais de apatia. Essa última foi em uma intensidade absurda, com todo aquele padrão de não tirar o pijama por dias, vivendo no automático sem enxergar qualquer alegria ou prazer na vida, com dificuldades para dormir e me concentrar (relatando só o básico superficial aqui, obviamente). Meu diagnóstico demorou porque o estigma das doenças mentais permanece forte e eu ouvia sempre que "bastava força de vontade, vergonha na cara ou deixar de frescura". Quando atingi quase 3 semanas sem dormir direito eu senti os sintomas físicos da extrema abstenção do descanso e fui ao psiquiatra, o mesmo que me acompanha até os dias atuais.
    Inicialmente com remédios para sono e depressão, hoje permaneço apenas com o ansiolitico. Meu médico é maravilhoso, super atento a tudo, tem uma visão global do problema e nunca me colocou em uma caixinha de diagnóstico fechada. Eu tenho ansiedade e ela me afeta negativamente, por isso trato as consequências até que controle as causas por conta própria. Ele me diz que tenho problemas em delegar as coisas, querendo levar o mundo nas costas, e é exatamente isso. Minha ansiedade não vem da sensação de que eu não conta, mas ao contrário, é uma sensação de que eu preciso dar conta de tudo, sem me permitir sentir tristeza, cansaço ou pedir ajuda. Digo que a ansiedade nunca me impediu de fazer nada, mas me fez sofrer muito por antecipação e não me permitiu aproveitar meus momentos bons tão bem quanto poderia.
    Hoje dependo dos medicamentos e minha vida ficou infinitamente melhor, nunca mais tive uma crise de gastrite que me levou ao hospital para receber soro (algo que fazia praticamente a cada dois meses a vida toda).
    Comecei há menos de uma semana o processo da autoescrita e estou naquela semana inicial, anotando minhas impressões diárias. Tenho certeza que assim como nas minhas crises do pânico, assim que eu conseguir identificar meus gatilhos e desmembra-los lá do início, eu vou saber lidar melhor com tudo isso, e até um dia não precisar da muleta dos remédios. Aliás, tecnicamente eu reconheço meus padrões de criação que levaram a ensinamentos tóxicos, mas enfim ... é complexo demais.
    Desculpe pelo texto gigantesco. A gente sabe que é ansioso quando fica preocupada em ser prolixa em um comentário no CZcams, como se o julgamento dos outros fosse uma armadilha. Mas isso a gente discute em uma live futura.
    Muito obrigada pelos seus vídeos, tem me ajudado muito e sei que ajudam milhares de pessoas como eu.

    • @sarafer1984
      @sarafer1984 Před 2 lety +4

      Andressa, devo admitir que eu rolei seu texto antes de ler, achei grande e quase nao li. Mas consegui dar um chute na ansiedade e o li todinho, eu me identifiquei em grande parte com a sua descrição, principalmente com o medo do julgamento. Eu, particularmente, não tomo remédios para controlar os sintomas, mas eu não condeno quem faz uso deles e sei que podem melhorar (e muito) a vida de quem sofre com ansiedade. Esse medo do julgamento - por coisas que escutamos repetidamente das pessoas que fazem parte do nosso círculo social - vai, aos poucos, nos distanciando de quem somos, sempre com medo de broncas, conflitos ou de sermos errados em nossas opiniões, e esse distanciamento de nós mesmos também pode causar, além da ansiedade (que nada mais é do que o estado animal de luta ou fuga ativado quase que o tempo todo), apatia, desmotivação e depressão. Até hoje tenho vergonha de ser eu mesma por conta do meu histórico de vida. Ter o controle dessas emoções negativas leva tempo e é difícil ter paciência para quem é ansioso...mas, vamos que vamos, um dia de cada vez! Rs

    • @andressaprestes8737
      @andressaprestes8737 Před 2 lety +4

      @@sarafer1984 pois é Sara, esse meu comentário foi praticamente um exercício de autoescrita. Obrigada demais por ler e dar a sua experiência, se tem uma coisa que eu aprendi com todo esse processo é como existe a invisibilidade (ou só descrença mesmo) nas doenças psíquicas. Sempre ouvindo que eu era fraca porque roo unha, sou instável por mudar muito meu cabelo ou incômoda com minhas pernas sempre batendo.
      E foi o que você disse, reconhecer que estamos abrindo mão de quem somos é o primeiro, e ouso dizer, o passo mais importante. Agora são passos de formiguinha pra gente, um dia de cada vez, as vezes dois pra frente e um pra trás como dia o Manu, e tá tudo bem.
      O que nos incentiva é esse contato. Ter outras pessoas que tiram um pouco do seu tempo pra acenar e falar "olha, eu tô aqui, também sou assim, você não é doida, ou fraca, ou inapta. A gente tá junto nesse caminho". ❤

    • @chubkin4544
      @chubkin4544 Před 2 lety +1

      Conseguiu pôr em palavras tudo o que já tentei contextualizar. Esse ponto de encontrar tratamento na TAG é muito complicado, tentei terapia uma vez mas a tentativa frustrada reforçou uma invalidação dos outros com nosso problema.
      Estou no embate entre qual procuro agora o psicólogo ou psiquiatra (que também me parece muito indiferente).
      Na sua experiência, qual rendeu uma abordagem mais precisa na resolução da TAG? Me dá desesperança pensar em ir no médico e ele só receitar algo dizendo que terei de fazer uso constante pela vida toda (porquê foi o que a psicóloga sugeriu).

    • @andressaprestes8737
      @andressaprestes8737 Před 2 lety +1

      @@chubkin4544 No meu caso quando eu procurei o psiquiatra eu estava em um momento de crise muito profunda, com depressão e há dias sem conseguir dormir, então o primeiro tratamento foi para o distúrbio do sono e para a ansiedade. Qualquer terapia não medicamentosa demoraria demais pro meu quadro. Desde que comecei meu tratamento a ansiedade está bem mais controlada, durmo bem, não precisei mais tomar omeprazol pra gastrite nervosa e melhorei muito minha qualidade de vida.
      Desde então nós estamos em um processo de reconhecimento dos sintomas, diminuindo doses, eventualmente mudando a medicação, com o objetivo de não depender disso pro resto da vida. Mas só de pensar em ficar sem os remédios já me ataca a ansiedade 😅 segundo meu psiquiatra eu preciso aprender a lidar com a ansiedade e descarregar minha energia com algum hobby, esporte, medicação, terapia, algo que me ajude nesse sentido.
      Acho que você precisa achar um profissional que tenha empatia e realmente entenda seu caso. Mesmo que demore, é melhor ir de médico em médico até achar um bom, do que deixar de buscar ajuda por medo de esbarrar em algum sem tato.
      Tenha força! Reconhecer o problema é o primeiro passo! O caminho é longo, mas rende uma qualidade de vida que compensa

    • @chubkin4544
      @chubkin4544 Před 2 lety +2

      @@andressaprestes8737 Com certeza o que mais quero é paz e qualidade de vida. A vida toda vou em gastroentorologistas pois sofro muito do estômago por causa da TAG que faz ter a Síndrome do intestino irrítavel e os próprios médicos falaram p procurar um psiquiatra como se fosse casamento kkkkkkkkkkk
      Vou continuar na busca, forças p todos nós, bom tratamento!!!

  • @GiballinGilberto
    @GiballinGilberto Před rokem +13

    Assisti umas mil vezes e nunca vai ser demais. "Desconstruir a ideia de que não dá conta e construir a ideia de que vai sobreviver": amei. Obgdo, Emanuel.

  • @yasminbendito850
    @yasminbendito850 Před 2 lety +11

    Essa frase "tenho ansiedade desde sempre", sempre aparecia nas minhas sessões de análise, além de "eu sinto que não dou conta" que também era muitoooo recorrente, essa sensação me fazia, e ainda faz, com que eu me sinta muito inferior e muito mais incapaz do que outras pessoas, sempre achei que não era boa em ser criança pq tava sempre preocupada, não era boa em ser adolescente pq não tinha coragem de me rebelar e agora na vida adulta muitas vezes sinto que não sou responsável o suficiente, enfim, preocupações sem fim kkkkk a análise ajudou muitoooo com isso, hj tenho bem menos crises e episódios que me fazem sentir paralisada, além de ter me feito ter mais paciência e carinho comigo mesma nessa jornada de reaprender a lidar com a vida :)

    • @isabelasanchez1
      @isabelasanchez1 Před 2 lety +1

      Essa é a minha história tb, Yasmin! Que bom saber que a gente consegue né? ☺️❤️

    • @yasminbendito850
      @yasminbendito850 Před 2 lety

      @@isabelasanchez1 Simmm, com toda certeza

  • @jackiesn
    @jackiesn Před 2 lety +38

    Manu, por favor, faz um vídeo voltado para as pessoas que convivem com quem passa por isso? Como lidar com pessoas com TAG, ou algo assim?? Muitos acham que é frescura ou falta de vontade e só quem sente sabe que não, não é tão simples assim... Seria interessante sensibilizar quem convive com pessoas ansiosas.
    Eu trato TAG desde 2018 e cansei de escutar 'vc está ai pq quer, pq gosta de sofrer, se quisesse já teria sarado'...

  • @86Helton
    @86Helton Před 2 lety +28

    Toda essa explicação a respeito dessa ansiedade ligada ao desamparo fez total sentido pra mim. Esse sentimento de que "eu não dou conta" de enfrentar o mundo por isso é melhor ficar aqui onde estou, no caso na merda, ansioso, com a necessidade de buscar em déficit, do que me "arriscar"! Esse é meu ponto. Eu sofro porque sinto a necessidade de buscar, porém não faço praticamente nada a respeito. Não busco. Talvez a ansiedade seja tão grande em mim que eu não sei nem o que quero buscar. Isso me deseja muito deprimido. Me sinto incapaz de tomar decisões ao meu favor. De fazer alguma coisa que me anime. Pois ter medo do mundo me faz ficar preso no meu mundinho seguro e repetitivo.

    • @alinecristinasantossouza9155
      @alinecristinasantossouza9155 Před 2 lety +3

      É isso! Me identifiquei com tudo o que vc descreveu.

    • @AdrianaMaria-lt1ep
      @AdrianaMaria-lt1ep Před rokem

      Procure uma boa psiquiatra em paralelo à terapia. Vai te ajudar a sair da inércia, pois já estive nesse lugar tb.

  • @robsonlima6195
    @robsonlima6195 Před 2 lety +62

    Gente, agora vem com sumário! Você está se superando, Manu! Eu só tenho estes sintomas quando eu tenho algum motivo. Geralmente a ansiedade está relacionada à procrastinação

    • @jarbasjota3420
      @jarbasjota3420 Před 2 lety

      0

    • @cardoso7374
      @cardoso7374 Před 2 lety +2

      Ansiedade pode estar relacionada a qualquer coisa. Ansiedade surge daquilo que o inconsciente não consegue nomear.

  • @beatrizbarros6047
    @beatrizbarros6047 Před 2 lety +17

    Manu entregando tudo, carregando o youtube nas costas

  • @user-mc3zg8gc7x
    @user-mc3zg8gc7x Před 5 měsíci +2

    Até que enfim alguém que fale coisas coerentes sobre o diagnóstico psiquiátrico!!! Não define ninguém e até te prende em um caixa que é difícil de sair depois

  • @lucimenezes147
    @lucimenezes147 Před 2 lety +18

    Eu vi outro dia um dos vídeos e fui fazendo anotações. Daí sempre acabava com: mas eu tô ansiosa pq? Eu como muito e a minha substância é a comida mas até hoje não sabia dessa TAG e tudo fez um enorme sentido. Eu fui abandonada pelo pai ( tava lá só em corpo) mas ele sempre me culpava de tudo e ainda faz, mesmo eu longe, mesmo sem falar com ele há mais de dez anos. Eu sou o bode expiatório dele… e essa sensação de abandono foi muito forte, inclusive pela minha mãe também mas pelo fato de que ela teve que fazer tudo com três filhos e pra ajudar sou do meio. Mas mesmo assim eu sempre levei a vida na leveza. Mas essa sensação de que tudo vai dar ruim sempre ficou. Estou num emprego ótimo, minha família tá ótima, está tudo bem!! Mas eu sempre acho que meu chefe vai entrar e me mandar embora ou que meu marido vai me largar ou que um filho vai morrer. Sempre estou pensando no pior 24 horas… e até hoje não sabia o motivo. Obrigada Manu… abriu um caminhão de portas aqui na cabeça!!!

  • @ingridmota6816
    @ingridmota6816 Před 2 lety +11

    Eu fui diagnosticada com TAG desde 2019. Estou em terapia, já melhorou bastante pq eu cheguei a ficar 6 meses sem sair de casa por causa disso. Parecia que eu ia explodir a qualquer momento.
    Hoje em dia ainda tenho alguns sintomas, as vezes fortes, as vezes fracos. É uma luta diária.

  • @domeniquesousa7388
    @domeniquesousa7388 Před 2 lety +11

    Eu tenho picos, tem dias que eu tô mais tranquilo, aí eu consigo fazer as coisas de boa! Trabalho converso tranquilo, tem dias que se torna bem difícil de fazer as minhas obrigações, mas tem dia que eu não tenho condições psicológica de fazer nada, mas nada mesmo, não quero falar não quero levantar não quero comer

  • @michellechierentin9518
    @michellechierentin9518 Před 2 lety +5

    Manu, é como vc disse em outro vídeo: "a gente não vai encontrar vínculo no celular". E isso pode gerar ansiedade.

  • @yankaalves522
    @yankaalves522 Před rokem +2

    Eu fui diagnosticada com TAG a três anos atrás e em toda minha vida corri atrás de vínculos onde eu pudesse me sentir segura, por conta do desamparo

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 Před 2 lety +15

    Esse medo de lidar com a vida, e essa ansiedade, que mesmo não sendo constante, surge em muitos momentos do meu quotidiano, tem tudo a ver com a sensação de desamparo que você falou. Eu não vivo sozinha, e tenho alguns familiares e amigos, mas, muitas vezes, quando eu sinto a necessidade de resolver certas situações na minha vida, eu vejo que os que me rodeiam, ou não conseguem me ajudar, ou nem se dão conta daquilo que eu preciso naquele momento. Porque cada pessoa lida com as coisas de maneiras diferentes, aquilo que para mim é uma preocupação, para outra pessoa, não tem problema nenhum. E então, eu nem sempre sinto apoio, nem compreensão nos outros, e isso volta a dar-me ansiedade mais uma vez.

  • @daniellemachado105
    @daniellemachado105 Před 2 lety +20

    Oi, Manu! Ótimo ponto para se abordar.
    Acho que tive muita sorte, depois de algumas frustrações, com psiquiatra e terapeuta TCC. O psiquiatra foi tácito na necessidade da terapia junto ao tratamento medicamentoso. E meu terapeuta vai fundo na origem do sofrimento e não apenas lida com o raciocínio "equivocado" que leva a ansiedade constante. Realmente acredito que encontrar profissionais de saúde mental é como procurar sapatos confortáveis. É preciso experimentar.
    No meu caso, o abandono/desamparo foi uma das origens. Melhorou muitíssimo a minha vida compreender isso. Seus vídeos também colaboraram e geraram boas discussões. Deixo aqui meu super obrigada.

  • @fatimarodrigues8971
    @fatimarodrigues8971 Před 2 lety +2

    E quando se teve uma " mãe" que escolheu deliberadamente não amparar e não amar ? O vazio é enorme e para sempre. Estou há tempo tempo assim que acho quase impossível que exista alguém saudável e normal

  • @quionea.9304
    @quionea.9304 Před 2 lety +2

    "vai dar bom, vai dar ruim, é assim que funciona nosso sistema"

  • @larissaalmeida258
    @larissaalmeida258 Před 2 lety +1

    É incrivelmente vê como AFETA muito, MUITO nossa vida. E fugir por não se sentir capaz e por medo...

  • @domeniquesousa7388
    @domeniquesousa7388 Před 2 lety +2

    Tenho todos os sintomas, sou uma pessoa solitária, não tenho ninguém por mim. Não tenho ânimo pra ir atrás de um médico

  • @tatim5904
    @tatim5904 Před 2 lety +4

    Parece que Manu me descreve inteirinha. Afe...
    Tenho 41 anos, casada, sem filhos e filha única de pais altamente narcisistas, o meu sentimento de desamparo é enorme e a ansiedade é constante. Tive depressão, mediquei, melhorei e há quase três anos faço terapia de fala para entender os meus processos. Hoje estou melhor, mas meu sonho é viver sem essa ansiedade ou ao menos mantê-la saudável. Faço atividade fisica, vou à nutricionista, faço terapia para tentar acabar com isso..mas às vezes acho que é impossível.

  • @musicapoesiabyana7068
    @musicapoesiabyana7068 Před 2 lety +7

    " Você pode ser sensível mas você não vai quebrar" Nossa Manu como eu tenho me batido pela questão de ser extremamente sensível como se isso fosse o maior defeito do ser humano. Esse vídeo trouxe luz para meu momento! Reflexão e Ressigificação baseada em sua sábia explicação sobre TAG!

  • @semiramisgoulartmagalhaes8481

    Fiz terapia Reichiana, TCC e o que me salvou foi a psicanálise. TAG e depressão. Desde criança. A autoescrita é um caminho muito bom.

  • @LucianaRodrigues-mt3lc
    @LucianaRodrigues-mt3lc Před 2 lety +4

    Meu processo terapêutico tá passando justamente por esse caminho de entender que dá para sobreviver aos momentos ruins (afinal, sobrevivi a todos eles até então, não é mesmo?) e engraçado que hoje, quase 10 anos depois, é que tento relembrar o porquê tatuei uma frase do filme Amelie Poulain "você não possui ossos de vidro, pode suportar os baques da vida" no pé (o que por si só já é uma vitória, passar por uma tatuagem de extremo a extremo no pé. Quem lida com isso, lida com tudo! haha). Tem que ser aos poucos mesmo, cada tentativa de sair da caverna é assustadora, mas cada passinho pro lado de fora conta sempre.

  • @pamchaves8475
    @pamchaves8475 Před 2 lety +5

    Acompanha-me desde sempre uma angústia sem fim, um sentimento de desencaixe e de não pertencimento
    Não tenho muitas lembranças da minha infância, eventos marcantes... nada disso, mas o que lembro, tão claro feito água, é desse sentimento de angústia que parece fazer parte de mim, parece ser algo necessário pra minha existência.
    Sempre fui uma criança melancólica que fingia alegria, sempre tentei me encaixar nos grupos, e conseguia, mas dentro de mim, sabia que estava atuando, porque sentia que o EU verdadeiro faria com que as pessoas me isolassem.
    Na fase adulta consegui o diagnóstico e quando o ouvi, tudo fez sentido.
    A certeza que eu tinha das tragédias da minha vida que, em sua maioria, nunca se concretizaram, o caos da minha mente, as vozes...
    Depois conheci as crises de pânico, desaprendi a dominar minhas fantasias, é tudo ainda tão caótico.
    A certeza da morte eminente, a certeza que comigo não vai dar certo, a certeza do pior, é como gritos palpáveis.
    Os remédios me ajudam a suportar o peso que é existir na minha mente.
    Aceitei que o EU verdadeiro é toda essa confusão

    • @thaislalita4635
      @thaislalita4635 Před 2 lety

      Moça,vc me descreveu.

    • @maicon_prudente
      @maicon_prudente Před 3 měsíci

      Minha mente parece que fica tentando me matar a qualquer hora, é um verdadeiro caos interno como você mesmo disse!

  • @elisnobre1714
    @elisnobre1714 Před 2 lety +12

    Fui diagnosticada com TAG a uns 2 anos. Faço terapia, tive acompanhamento medicamentoso, me ajudou bastante. Hoje, faço tratamento com CBD e já estou retirando os medicamentos 🙏🏾

    • @miriamsantos1263
      @miriamsantos1263 Před 2 lety +2

      Oi, @Elis Nobre, o que é o CDB?

    • @elisnobre1714
      @elisnobre1714 Před 2 lety

      @@miriamsantos1263 O canabidiol, conhecido popularmente como CBD, é uma substância extraída da planta Cannabis, que atua no sistema nervoso central, e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

    • @miriamsantos1263
      @miriamsantos1263 Před 2 lety +1

      @@elisnobre1714 muito obrigada pelo seu esclarecimento. Porque a ansiedade debilita demais, também já fiz uso de medicamentos, faço terapia, mas parece que tive uma recaída, por isso me interessei em saber sobre seu tratamento. Muito obrigada!

    • @thaislalita4635
      @thaislalita4635 Před 2 lety +1

      Qual medicação vc toma? Por gentileza

    • @elisnobre1714
      @elisnobre1714 Před 2 lety +1

      @@thaislalita4635 óleo extrato CBD.

  • @SW-nq1hm
    @SW-nq1hm Před 2 lety +7

    Eu era viciado em café, vivia ansioso. Parei com o café a duas semanas e senti uma dimuição abrupta da ansiedade. Tomar banho frio se tornou meu novo estimulante rs

    • @anaeliza1884
      @anaeliza1884 Před 2 lety

      Café pra mim tbm, só de manhã. É nítido quando tomo a tarde, a sensação de ansiedade aumenta.

    • @SW-nq1hm
      @SW-nq1hm Před 2 lety

      @@anaeliza1884 Eu também so tomava de manhã. Acho que a gente fica viciado em cafeina por tomar todo dia, agora que não tomo nada meu pensamento parece mais claro.

  • @nataliacesario316
    @nataliacesario316 Před 2 lety +3

    Eu tive a primeira crise de ansiedade e busquei ajuda terapêutica. No meu caso a importância do diagnóstico certo: olhando o caso isolado seria TAG, mas olhando o cenário todo veio o correto TEPT.

  • @elainesantos2564
    @elainesantos2564 Před 2 lety +27

    Qdo acho que você se superou, você segue surpreendendo com a qualidade do seu trabalho! Obrigada sempre! Te amo Manu, viva você!

  • @keilamariazeferino1935
    @keilamariazeferino1935 Před 2 lety +4

    Manu, eu pensei isso, p se libertar da sensação d ansiedade é preciso criar um símbolo. Antigamente a fonte da ansiedade era o pecado e assim q a pessoa ia no padre e confessava, recebia a tarefa d rezar e a repetição da reza trazia alívio. As pessoas hj precisam simbolizar d outras maneiras, p. ex.deixar d tomar café, simboliza uma punição a mim mesmo e cumprida a tarefa sinto ter controle sobre mim. Não sei se me fiz entender. Ter um diagnóstico e tomar um medicamento traz uma resposta, tenho algo q me desestabiliza mas isso tem nome e remédio, se tomo o remédio, faço terapia encontro um meio p voltar ao controle de mim. Por isso q acho q são vários os caminhos d lidar com a ansiedade. Mas p lidar é preciso reconhecer, nomear, simbolizar.

  • @roselysouza7493
    @roselysouza7493 Před 2 lety +16

    Eu que estava triste, agora me alegrei foi toda com notificação sua♡

  • @PsicanalistaFeVivian
    @PsicanalistaFeVivian Před 2 lety +6

    Que video últil, obrigada por falar da TAG, tem muitos videos falando só da ansiedade leve, bom eu considero leve, não fala da TAG, que é uma ansiedade continua e que vem do nada, e tambem não passa com nenhuma técnica.

  • @pamelagoncalves4797
    @pamelagoncalves4797 Před 2 lety +10

    Meu deus, meu momento chegou haha Venho tratando TAG desde 2019, tive que parar a terapia (como fazer terapia em casa, sendo que os motivos da terapia estão em casa), mas continuo com a medicação. Não tenho visto muito progresso. Desencadeou muitas coisas na minha vida como skin picking e mania. Vou assistir o vídeo inteiro e volto aqui para comentar :D

  • @marianalucciola1
    @marianalucciola1 Před 2 lety

    O sumário para ansiosos que querem pular direto para ponto a ou b do vídeo pois acham que só aquilo interessa veio no vídeo sobre TAG kkkk oportuno

  • @RichardPasquale
    @RichardPasquale Před 9 měsíci

    No meu caso eu tenho que consumir informações em demasiado das redes sociais pra não surtar, é uma saída que eu encontrei para não ficar pensando que estou tendo uma crise de ansiedade, tirar a atenção da crise e não alimentar ela e assim diminuir ela e assim evitar que vire um ataque de pânico porque já tive um.

  • @georgiasilva5983
    @georgiasilva5983 Před 10 měsíci

    👏👏👏👏 the comfort zone. Infelizmente a gente se acostuma com os sintomas de ansiedade como se nos desse uma sensaçao de segurança. E dificil na pratica mas os sintomas vao diminuindo a medida q tentamos coisas novas e saimos dessa falsa sensacao de conforto q a ansiedade nos dá. Mudar é doloroso mas um processo importante☝️

  • @yankaalves522
    @yankaalves522 Před rokem

    Tive que fazer uma pausa no vídeo pra vir comentar.. É isso! A palavra é DESAMPARO !

  • @lualbuquerque1000
    @lualbuquerque1000 Před 2 lety

    Esse rapaz é acelerado rsrsrsrsss será que isso é TAG ? Tirando onda rsrsrsss amo seus vídeos sempre com conteúdo excelente. Acho que tenho esse coisa que ganhou esse nome... É extremamente importante a gente não se limitar a um diagnóstico, como quem é rotulado e não ultrapassa, não evolui.

  • @felipezentil5560
    @felipezentil5560 Před 2 lety +1

    A minha melhorou muuuuuuuuito depois que eu fiz neurofeedback

  • @davidsantossilvadavid6706

    Também acho que há casos em que o remédio é fundamental, mas é interessante perceber quando dá para resolver sem
    Já fiquei 2 noites sem dormir um único segundo
    E, claro, que a gente pensa que seria um alívio dormir com um remédio adequado
    Mas pensei que eu poderia me permitir sentir
    Que aquela dor poderia ir mudando à medida que eu soubesse conviver com ela
    Pela manhã, logo que o sol saia, eu já ia fazer uma caminhada e qd possível deitava para repousar um pouco
    Na terceira noite, já foi possível dormir algumas horas e via leituras e reflexões eu já estava lidando melhor com o que gerava a angústia
    E já vivi isso mais de uma vez e o sono depois voltou
    A ponto de dormir bem semanas depois
    Sem remédio
    Claro, alimentação, caminhada, academia colaboraram
    Terapia tbm
    O fato é que, se der, encare mais a aflição e se observe enquanto pensa exaustivamente certas coisas
    Vc não precisa ser perfeito e estar sempre com sentimentos razoáveis
    Até hoje nunca tomei remédio para ansiedade
    Já tenho 41 e já precisei muito desde que entendo
    Pode ser que um dia eu tenha que tomar??
    Claro que sim e terei que ceder
    Mas enquanto houver recursos, tentarei

  • @isabelcosmos3002
    @isabelcosmos3002 Před 2 lety +2

    faz sobre TDAH! Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

  • @matdancol08
    @matdancol08 Před 5 měsíci +1

    Manu, eu nunca tinha pensado no meu café desse jeito. É, talvez eu temha que parar de abusar da cafeína kkk

  • @BrunaDominguesVieira
    @BrunaDominguesVieira Před 2 lety +6

    deu para entender sim! vou observar melhor minhas fantasias de inadequação e evitação de experiências.
    inclusive, vc tem algum vídeo falando sobre a resistência de entrar na sessão de análise? venho passando por isso nos últimos meses e queria pensar mais sobre o assunto

  • @cinthiamendes8922
    @cinthiamendes8922 Před rokem

    toda vez q procurava sobre um transtorno ansioso me identificava. ate q entendi q a tag faz vc ter toc, ataque de panico e etc. Tudo é um sufoco, é realmente cansativo

  • @iaraisabel1
    @iaraisabel1 Před 2 lety

    Por que não assisti a esse vídeo antes? Foi um despertar!

  • @JuniorOliveira-hy1kk
    @JuniorOliveira-hy1kk Před 2 lety

    Eu tbm tomava café demais, depois que parei... deu uma boa melhorada na minha ansiedade

  • @DizAgora
    @DizAgora Před 9 měsíci

    Nossa obrigada por este video. Fez toral sentido pra mim. Tenho tag desde a infância e eu era a irma mais velha que tinha que cuidar dos irmãos pequenos e da casa. Sensação exatamente de desamparo.. que repercurte ate hj. Agora entendi

  • @jaqueheinrichs
    @jaqueheinrichs Před 10 měsíci

    Esse vídeo foi simplesmente a melhor coisa que o CZcams me entregou. Conhecer você tá sacudindo todas as minhas estruturas! Obrigada por tanto! ❤

  • @RichardPasquale
    @RichardPasquale Před 9 měsíci

    Doutor eu tenho TAG e a sua fala acelerada me deixa com mais ansiedade, agoniado e meus ouvidos latejam😅

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 Před 2 lety +5

    Excelente, sempre trazendo ótimas reflexões esclarecedoras! Existem muitos fatores envolvidos, realmente a ansiedade está bastante relacionada à sensação de desamparo, medo e insegurança, agravados por famílias disfuncionais, que não ofereceram quase nada, mas exigiram demais. A sociedade, de outro lado, é utilitária e movida por hipocrisia e cobranças sem fim de alta performance, principalmente no campo do trabalho. Existe também uma grande intolerância ao erro no contexto social hipócrita em que vivemos, fato que, para pessoas que sofreram muitas críticas na infância em famílias abusivas, tende a gerar ansiedade em muitos momentos.

  • @gabibonza
    @gabibonza Před 10 měsíci

    Faz todo sentido. Me descreveu aí, infelizmente. Mas vamos lá, sempre em busca da melhora/cura 🙌🏻

  • @DougFelix
    @DougFelix Před 2 lety

    Um dos vídeos mais importantes que já assisti no CZcams.

  • @Renatasbc453
    @Renatasbc453 Před 2 lety

    O vídeo mais incrível sobre tanque já vi!?!?!? Não adianta tratar só pensamentos! Precisa descobrir mais fundo

  • @JéssicaMello_jesslefay

    Vc me fez lembrar, qdo falou de Hamlet, do entendimento dos gregos sobre o "destino", que teriam dois vasos: um apenas com coisas ruins e outro que mesclam coisas ruins e coisas boas, isso explicaria o motivo das muitas tragédias gregas

  •  Před 2 lety +3

    Esse vídeo foi um alento para o meu dia. Obrigado.

  • @Ramon-xj5zz
    @Ramon-xj5zz Před 2 lety +1

    Manu eu queria ter 1% da inteligência e sabedoria que você tem. Ótimo vídeo. Admiro demais seu trabalho e a precisão que consegue transmitir suas ideias. Eu queria que você falasse mais sobre a fobia social e também sobre o transtorno de personalidade esquiva. Eu me esquivo de situações e interações sociais por medo de rejeição, me sinto inferior ao outros, inadequado, sou um tanto carente afetivamente, enfim sou um transtornado e eu não sei como sair disso pois eu desejo me relacionar com as pessoas porém também tenho vontade de me isolar como mecanismo de defesa.

  • @lucianacunha7814
    @lucianacunha7814 Před rokem

    Estou em crise agora. Tive certeza te ouvindo😢

  • @Amandinha0608
    @Amandinha0608 Před 2 lety

    Procurei um psiquiatra pois tenho hábito constante de perfurar o couro cabeludo em momentos de estresse, um sono fora do normal e a necessidade de me isolar. Sai de lá com o cid de TAG e 80mg de fluoxetina por dia.
    Sinceramente? Não entendi nada.
    Mas seus vídeos é loucura como são auto explicativo e me dá um rumo, gostaria muito da sua ajuda.

  • @domeniquesousa7388
    @domeniquesousa7388 Před 2 lety

    Isso está acontecendo com uma frequência maior, já tá afetando a minha vida profissional

  • @patriciamiklos9969
    @patriciamiklos9969 Před 2 lety

    Fico chocada, um canal tão perfeito, com quantidade pequena de seguidores. E alguns canais q nada acrescentam, e cheio de seguidores.

  • @patriciamiklos9969
    @patriciamiklos9969 Před 2 lety

    A última que a TAG me deu, crise conversiva. Nunca tinha, sequer ouvido falar. Quero minha vida de volta. 😢

  • @livia4892
    @livia4892 Před 2 lety +1

    Obrigada pelo vídeo, Manu. Muito esclarecedor!
    Já tinha essa intuição do desamparo. A minha ansiedade surgiu em dois momentos da minha vida em que senti o desamparo muito profundamente. E, na segunda vez, teve absolutamente tudo a ver com uma ruptura de vínculo, com um rompimento de uma imagem de proteção. E foi muito forte, abalou demais. Tentando me reconstruir a partir desse reconhecimento

  • @joaquimsfj
    @joaquimsfj Před 2 lety +1

    Vídeo sensacional, em diversos momentos me vi nas suas falas, tenho diagnóstico de TAG desde 2020 e até então não tinha olhado esse diagnóstico por essa óptica apresentada.
    Chego a conclusão que questionar o diagnóstico é um processo muito rico, e aqui n digo para duvidar do que foi apresentado a ti, mas sim, não se deixar limitar por ele.

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho Před rokem +1

    Um dos melhores vídeos desse canal❤Gratidão Manu

  • @kesiaaraujo6680
    @kesiaaraujo6680 Před 2 lety

    Ansiedade em mim causa falta de ar, sensação de algo agarrado na garganta como se fosse sufocar, e muita tontura, sensação que vou desmaiar a qualquer momento tem 4 anos que me faço tratamento e ainda não venci totalmente tem dia que não sinto nada tem dia que sinto tudo e assim vou levando a vida

  • @fatimarodrigues8971
    @fatimarodrigues8971 Před 2 lety

    Uma ansiedade que não é intensa, mas insidiosa, está sempre ali, não importa o que se faça

  • @fefirbeda
    @fefirbeda Před 2 lety

    Acho que tenho TAG, apesar da minha Psico não apontar nada sobre isso. Sofro com crises de pânico a muitos anos, mas ultimamente, a proporção do desconforto tem tomado todos os momentos do meu dia, fugi da medicação até agora, porém, durante minha última TPM, tive uma crise como a muito tempo não tinha, fui invadida por pensamentos muito assustadores e acreditei que o que me passava pela cabeça realmente aconteceria, agora penso na possibilidade de entrar com medicação, pois estou sofrendo e sinto que algo mudou dentro de mim, são novas sensações, porém, apesar de tanto tempo com ansiedade, ela não me paralisou, trabalho, saio, estudo, treino, faço atividade física, me ajudo como posso, pesquiso muito sobre, só não me rendi ainda à medicação, mas me vejo cedendo e perdendo o preconceito, pois assumo que tinha.

  • @joaocarlosdiasalves9465

    Aragates na área e não tem nada a ver com o billzinho,vendedor de " vacina"!😂😅,sempre elucidativo,sem a arrogância da suposta sapiência, obrigado!

  • @ellenfranco4259
    @ellenfranco4259 Před 2 lety

    Eu sofro muito. Tenho medo de tudo e isso q me dá gatilho

  • @cibele4014
    @cibele4014 Před 2 lety

    No início, acreditava piamente que eu tinha TAG acompanhada de depressão. Tomei ansiolíticos, antidepressivos, busquei acompanhamento psicológico. Mas de fato não sentia melhora nos sintomas ansiosos e depressivos. Foi mais de um ano de acompanhamento psiquiátrico e 6 anos de terapia, quando finalmente chegamos a um diagnóstico de TAB tipo 2. As vezes, os psiquiatras se atêm somente aos sintomas e não tenta saber o histórico do paciente, seja com uma consulta mais longa ou pedido de relatórios do psicólogo (profissional que acompanha a pessoa bem de pertinho). Foram mitos meses sem dormir, de insanidade, ansiedade, quadros depressivos, alguns episódios de hipomania e total descontrole de mim e das minhas emoções/humor. Bom, esse é um relato de quem passou por mts psiquiatrias até que teve um que de fato me escutou, perguntou da terapia e se atentou a meu histórico + sintomas. Outro fator crucial no diagnóstico correto foi a terapia, com um profissional que me surpreendeu pela sensibilidade, pontuações importantíssimas e auxílio em me questionar "será ansiedade, transtorno de ansiedade, depressão, ou uma variação de humor significativa que acabava me causando ansiedade e inseguranças. Enfim, façam terapia além de ir ao psiquiatra. E deixo meu pedido de vídeo sobre bipolaridade, terapia e abordagens possíveis para se ter uma vida mais saudável e menos medíocre. Um beijo!

  • @nicdonato
    @nicdonato Před 2 lety

    Fui diagnosticada com TAG, e depois de ter tido uma melhora clínica significativa e parado com os remédios, busquei a psicanálise pra me acompanhar nesse retorno do contato com a vida e com o mundo, sem o filtro do antidepressivo. Mas tá sendo um grande desafio voltar a sentir as coisas e entender que isso é também um processo. Sinto uma pressão de que tenho que ficar bem, e ficar bem é não sentir nada como eu tava quando tomava remédio, não ter as crises, não ter os sintomas... Enfim, difícil essa etapa.

  • @emmmabovary
    @emmmabovary Před 2 lety

    Amei o vídeo, mas a parte do café me deixou triste. Jamais! Estou protegida por essa substância... kkkkkk

  • @ClarisseFernandesBrPt
    @ClarisseFernandesBrPt Před 2 lety

    Olá. Não faço idéia de como o algoritmo me mostrou seu vídeo mas queria dizer que era o que eu precisava. Tenho ansiedade e estou num momento decisivo (mudança de país) e em paralelo vendo "ameaça em tudo". Pessoas da família que não morrem de amores por mim e vive versa é como se passassem a querer me prejudicar (isso tudo na minha cabeça) e ainda bem que estou me dando conta para me frear. Essa ideia de auto escrita é sensacional e faz muito sentido. Pôr os sentimentos em palavras e ler depois já me parece ajudar muito a compreender o que se passa na mente. Maratonando tudo aqui. Obrigada pela sua contribuição.

  • @heloisa944
    @heloisa944 Před 2 lety +1

    Manu, não tem relação com o assunto, mas gostaria de pedir q vc fizesse um vídeo sobre o objetivo da análise, o q a psicanálise quer da gente. Em q ponto a gente tem que chegar, ou pelo menos, qual é a utopia pra gente caminhar. Abraços

  • @cristianefurlanetto5053

    Boa tarde eu tinha todos esses sintomas fiz terapia no caps da minha cidade e elas sempre me disseram que eu tinha que enfrentar esse medo e eu me sentia pior pensava que era uma incapaz como que eu fazia terapia pra conseguir lidar com os meus medos e não conseguia hoje estou muito melhor vendo os seus vídeos entre outros que assisto hoje sei que todos esses sintomas e causado pelo desamparo que vivi venho de uma infância de muitas separações e desamparo gratidão 🙏🙏🙏

  • @Cantalinaa
    @Cantalinaa Před 2 lety

    Caracas... Minha tarologa, formanda em psicologia, exige sempre de mim procurar terapia e comentou sobre a possibilidade do diagnóstico da ansiedade generalizada. Essa foi a primeira informação que eu busquei sobre, e caraca... Em choque com tanta verdade sobre mim. Gratidão por esse conhecimento!

  • @isabelasanchez1
    @isabelasanchez1 Před 2 lety +1

    Ahhhh que vídeo maravilhoso ❤️ fui diagnosticada com TAG e é exatamente isso! A terapia e seus vídeos me fizeram entender como eu funciono e hoje me sinto capaz de enfrentar o mundo! :)

  • @MarceloChannel18
    @MarceloChannel18 Před rokem

    A perspectiva apresentada no vídeo nada mais é que metacognição, então quando o Emanuel tenta separar a TCC falando que foca na estrutura de pensamento/cognitivo e a neuropsicanálise/autoescrita que lida com estruturas de afeto acaba nascendo um desconhecimento ali, já que essa estrutura de afeto citada na prática é um ato de estruturação de conteúdos 'internos' que são produtos da metacognição, então esse encontro de limite citado no vídeo não existe :)

  • @taiiane
    @taiiane Před 2 lety +2

    através de vídeos como esse e de pessoas como você, sigo criando novos e melhores aprendizados a respeito da existência humana. sou muitíssimo grata pois isso tem me auxiliado fortemente a ficar viva de um jeito menos doloroso. parabéns pela força, inteligência, constância e coragem. te desejo mt amor ❤

  • @andreymatheus4933
    @andreymatheus4933 Před 2 lety

    O budismo (o psicólogo que passei, livros e outras coisas) me ajudou bastante vem me ajudando bastante a entender minha ansiedade, logo após uma crise de pânico que tive. Digo... Sentar durante alguns minutos e ficar olhando para uma parede em branco parado apenas respirando, tive a noção dos meus pensamentos, enérgicos, dos meu vários pontos de tensão, da respiração puxada e etc. Ainda tenho medo algumas vezes, mas sigo... pq ele passa. Engraçado é que tudo vai passando, mas no inicio era bem mais difícil.

  • @anaclaraaraujo6796
    @anaclaraaraujo6796 Před 2 lety

    Maratonando esse canal maravilhoso,mais e quando,vc está sempre querendo se reinventar pra ser aceito,chega a ser involuntário na minha vida,Até o processo de mudança de entender quem sou eu e isso basta..tem sido difícil

  • @gisleneferreira952
    @gisleneferreira952 Před 2 lety +1

    Obrigada Manu! ❤️ Como fica fácil entender esses transtornos (monstros da nossa mente) ouvindo seus vídeos. Difícil é sair das armadilhas desses pensamentos.

  • @galbatabosa3211
    @galbatabosa3211 Před 2 měsíci

    Obrigada por esse trabalho que você desempenha ❤

  • @deniseteixeira4574
    @deniseteixeira4574 Před 2 lety +1

    Com certeza eu tenho. Abri o vídeo e vi que tem 27 minutos… desisti de assistir. Pelo menos, agora. Kkkkkkkkk

  • @rafaellasantana3311
    @rafaellasantana3311 Před 2 lety +1

    O vídeo mais importante desse canal!(de novo) Hehehe mt bom

  • @RhaissaMSC
    @RhaissaMSC Před 2 lety

    Emanuel, tenho certeza que você já recebeu muitas mensagens nesse sentido, mas há tempos quero te dizer: Obrigada, obrigada e obrigada por me ajudar tanto no meu processo de autoconhecimento. Há alguns anos você anda no paralelo do meu processo terapêutico… e eu nem sei te dizer o quanto os seus vídeos foram e são valiosos pra mim. Com você tenho insights surreais. Te admiro demais como profissional. Sou muito sua fã e espalho o seu trabalho aos 4 cantos sempre. Quero só agradecer e dizer parabéns por tudo, muito sucesso sempre, você é incrível ✨

  • @joteixei32
    @joteixei32 Před 2 lety

    Por falta de um diagnóstico melhor os psiquiatras me tratam para TAG, embora oscile entre depressão e euforia, o sentimento de abandono é frequente, mesmo quando estava casada, principalmente quando recebia críticas por parte do meu ex-marido, me sentia muito inútil e diminuída. No emprego é a mesma coisa, me dedico ao máximo, tento prever todas as possibilidades de erros, fico tensa o tempo inteiro, e sempre que relaxo um pouco algo dá errado e me sinto muito mal, culpada e arrependida. Este comportamento provavelmente eu aprendi desde a infância, não tenho recordação de ter me sentido de outra forma.

  • @henriq_couto
    @henriq_couto Před 2 lety

    Sua técnica em fazer vídeo é assertiva demais. Você muito mais amadurecido que há dois anos atrás. Aprendo muito com você e esse treinamento fantástico que você nos oferece. Começando agora a autoescrita

  • @katiaoliveira6612
    @katiaoliveira6612 Před 2 lety

    Gente...n recebi notificação...tava com saudades Manu

  • @lipaan
    @lipaan Před 2 lety +2

    Conteúdo extremamente necessário!
    Sobre o que vc falou a respeito do café eu havia percebido isso tbm em mim, tanto que cessei o consumo...posso afirmar que a minha ansiedade diminuiu absurdamente! É sabido que cada ser humano é único e reage de uma forma, no entanto, pra mim funcionou!!! Amei o conteúdo:)

  • @polyanalott7751
    @polyanalott7751 Před 2 lety

    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Gratidão por esse vídeo. Parabéns pelo seu trabalho.

  • @drop___
    @drop___ Před 2 lety +4

    7:25 tapa analgésico

  • @alinecristinasantossouza9155

    Te achei a poucos dias aqui no CZcams e venho maratonando seus vídeos. Todos os vídeos são ótimos, mas esse foi o que mais fez sentido pra mim. Não tenho palavras para descrever o quanto vc se aproximou do que eu realmente sinto. Muito obrigada!

  • @marilisampaio2871
    @marilisampaio2871 Před rokem

    Obrigada pela contribuição te acompanho tem um tempo já e gosto muito da sua abordagem das questões colocadas.

  • @deapiva8395
    @deapiva8395 Před 2 lety +1

    Manuel, muito obrigada por esse vídeo. Tudo muito límpido e esclarecedor. Me tocou profundamente porque me fez olhar para os meus nós. Vou tentar tirá-los aos poucos. Suas palavras me deram conforto. Muito obrigada por compartilhar sua lucidez 🙏🏼❤️

  • @domeniquesousa7388
    @domeniquesousa7388 Před 2 lety

    Sei que eu estou com um problema, mais eu não tenho forças pra fazer nada, e também tenho muita vergonha

  • @thaisinacio765
    @thaisinacio765 Před 2 lety

    Manu, acompanho seu canal desde o ano passado, quando tive a primeira síndrome do Pânico, pensei que ia morrer, ter um infarto. O médico me diagnosticou com TAG. Faço tratamento medicamentoso, e ainda não tenho recursos financieros para uma terapia, então encontrei um acalento nos seus vídeos, me ajudou a clarear muitos pensamentos. E esse vídeo de hoje me emocionou muito, pela questão do desamparo é muito real. Passei por isso com meus pais na infância, onde tive muitos abandonos e perdas. Infelizmente, não consigo me recordar de muitas memórias, minha irmã mais velha que me lembra as coisas que aconteceram. Será que você poderia fazer algum vídeo falando a respeito de trauma, e se isso pode fazer vc perder algumas memórias. Muito obrigada Manu, seu trabalho é incrível ❤️ me ajudou muito, saiba disso!

  • @thaispuerta3851
    @thaispuerta3851 Před 2 lety +1

    Vou deixar um singelo Obrigada aqui, porque comentar me soa muito expositivo. Essa explicação veio numa hora hora perfeita pra mim. Obrigada pelo seu trabalho acessível, Manu.

  • @Verdademundial
    @Verdademundial Před 2 lety +3

    Que vídeo, obrigado meu amigo, obrigado!

  • @ManuCalmon
    @ManuCalmon Před 2 lety

    Eu to adorando a divisão dos subtopicos 🤍