Delivery e Trabalhar pra sobreviver | 047

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 16. 07. 2024
  • Nós trabalhamos e consumimos, mas não somos nós que determinamos as regras de exploração no sistema capitalista. A maioria esmagadora de quem trabalha ganha menos do que precisa pra viver com dignidade e isso é regra no capitalismo. Não deixe se levar por termos como "colaborador" e "parceiro" - mais que uma uberização do trabalhador, estamos testemunhando uma uberização da burguesia. Você executa o serviço com as suas próprias ferramentas e eles que entram apenas com a plataforma que conecta ponta à ponta são os que mais saem ganhando.
    Apoie no apoia.se/teseonze :)
    Recomendo também esse vídeo da Rita Von Hunty que fizemos quase que ao mesmo tempo sem saber que a outra tava fazendo e que ficou sintonia pura! Atenção pra parte sobre a formulação afetiva do trabalho moderno: • HOME OFFICE (inscrevam-se no Tempero Drag também)
    Fontes:
    Salários e exploração na teoria marxista do valor - Alfredo Saad-Filho - www.eco.unicamp.br/docprod/downarq.php?id=518&tp=a
    Neoliberalismo: Uma análise marxista - Alfredo Saad-Filho - www.niepmarx.blog.br/revistado...
    Capital Volume 1 - Karl Marx
    epocanegocios.globo.com/Empre...
    www.bol.uol.com.br/noticias/2...
    www.hojeemdia.com.br/horizont...
    exame.abril.com.br/revista-ex...
    observatorio3setor.org.br/car...
    www1.folha.uol.com.br/mercado...
    www.brasildefato.com.br/2017/...
    www.dieese.org.br/analisecest...
    economia.uol.com.br/noticias/...
    exame.abril.com.br/economia/a...
    teoriaedebate.org.br/colunas/...

Komentáře • 1K

  • @derivado
    @derivado Před 5 lety +859

    Eu sou entregador de comida da Rappi, e pra mim, a unica vantagem que eu tenho de trabalhar pedalando é de que eu posso escolher o meu horário e trabalhar quando eu quiser. De resto, as parada são tudo mais puxada! Ainda mais que esse aplicativos tem uma área de abrangência limitada e que não me favorece em nada. Não fico medindo o quanto que eu pedalo por dia, mas eu rodo essa cidade inteira desde as 8 da manhã até a meia noite.

    • @ricardoazeredo3528
      @ricardoazeredo3528 Před 5 lety +65

      Nossa mano ralação em, importante você se hidratar e tentar comer adequadamente para não se sentir mal com esse trampo.

    • @derivado
      @derivado Před 5 lety +124

      Agradeço seus conselhos, mas... Não ta falando nada que eu ja não saiba @@ricardoazeredo3528! Nesse trampo, é cada um por si.
      Alem de água e comida, eu ainda tenho que me preocupar com protetor solar, capa de chuva, casaco, extensão e carregador, etc...

    • @ricardoazeredo3528
      @ricardoazeredo3528 Před 5 lety +31

      @@derivado A blusa de proteção solar tbm ajuda um bocado, eu sei porque também trabalho no Sol e com exposição ao cloro de piscina que é agressivo a longo prazo, sou professor de Educação Física, outra coisa é tentar fugir dos horários de maior radiação solar, boa sorte no trampo mano, abraço!

    • @derivado
      @derivado Před 5 lety +34

      Justamente no meio-dia é que mais da corrida @@ricardoazeredo3528 ! Mas td bem... Vou dar uma procurada nessa blusa ai pra ver se ajuda...

    • @danielborges8422
      @danielborges8422 Před 5 lety +33

      Então escolher o seu horário e trabalhar quando quiser fica limitado às datas dos vencimentos dos seus boletos.

  • @paulojuniorcostaribeiro7220

    Eu trabalho pela rappi e pela iFood eu também estava trabalhando pela Uber eats mas o que que acontece a Uber no dia da chuva que arrasou Rio de janeiro e eu quase fiquei preso numa correnteza e não pude levar o pedido me desativou da plataforma esse vídeo conta toda a verdade de como é a nossa vida de entregador a produção desse vídeo está de parabéns a verdade tem que ser divulgada mesmo

  • @igorcarvalho3087
    @igorcarvalho3087 Před 5 lety +342

    Quando morei em SP, morei um tempo no Campo Limpo com a minha avó, enquanto trabalhava na Alameda Lorena, próximo à Paulista. De ônibus, meu trajeto dava mais ou menos 1 hora, imagine o cansaço de quem faz isso de bicicleta. Triste que o trabalho precarizado tem sido divulgado como solução. Isso quando não é o tal do empreendedorismo.

    • @mat1papo
      @mat1papo Před 5 lety +44

      O mais bizarro é que a primeira coisa que eu pensei quando li seu comentário foi "Caraca, só 1h? Que rápido". A gente é condicionado pro pior mesmo, pqp.

    • @AliciaResenhas
      @AliciaResenhas Před 5 lety +29

      @@mat1papo é a religiao que condiciona o brasileiro a se contentar com qualquer coisa, tudo é presente de deus

    • @patricialima9707
      @patricialima9707 Před 5 lety +17

      A outra opção é ficar sem trabalho nenhum. Eu já trabalhei em trabalhos informais e era muito feliz por que tinha um trabalho. O que me tirou da informalidade foi estudar pra ter mais capacitação técnica pra conseguir trabalhos com mais valor agregado. Salário mínimo só serve pra jogar na informalidade quem não tem um nível mínimo de capacitação técnica.

    • @mathnk
      @mathnk Před 5 lety +1

      Eu moro no jd angela.

    • @esquerdopautas3386
      @esquerdopautas3386 Před 5 lety +3

      @@patricialima9707 isso de o salário mínimo tira pessoas do mercado de trabalho é pura ideologia liberal. Não há base de dados que comprovem isso.

  • @polianealvesdeoliveira7373
    @polianealvesdeoliveira7373 Před 5 lety +347

    Uberização da vida, como se fosse escolha ter uma vida miserável dessa

    • @VariasCapivarias
      @VariasCapivarias Před 5 lety +14

      Torça para a desburocratização e para a redução de impostos e encargos aos empregadores por parte do governo, aí sim as empresas voltaram a contratar e girar o mercado

    • @mcac-youtube
      @mcac-youtube Před 5 lety +50

      @@VariasCapivarias você deve ser bem jovem, porque seu comentário foi ingênuo. Achar que empresário vai transformar vantagens fiscais e menos burocracia em melhor remuneração é desconhecer que o capitalismo se acomoda sempre na direção do lucro maior lucro possível de conseguir. Sua fala parece de alguém doutrinado pelos comentaristas econômicos de televisão, que ganham muito bem, estão registrados em carteira, têm dinheiro de sobra pra plano de saúde e previdência privada, viajam pro exterior 2-3 x por ano, e jamais trabalhariam no que os entregadores fazem, nem agora , nem nunca.

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +12

      @@mcac-youtube Se empresas querem SEMPRE lucro pq o salário médio do brasileiro é 1.500 reais?
      Eles não deveriam pagar o mínimo possível para ter o máximo de lucro?

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +15

      @@mcac-youtube você deve ser bem jovem porque seu comentário foi ingênuo. Achar que governo vai transformar impostos em regalias para o povo em melhor remuneração é desconhecer que o estado se acomoda sempre na direção dos políticos no interesse próprio. Sua fala parece de alguém doutrinado pelos comentários socialistas da televisão.
      Seu comentário é tão ridículo q trocando algumas palavras é possível vira-lo contra vc, provando sua inconsistência logica.

    • @mcac-youtube
      @mcac-youtube Před 5 lety +17

      @@RodrigoFar14 Absurdo, você muda o ponto do meu comentário, erra a lógica da conversa, que desatenção. Onde eu fiz apologia para pagar impostos como são hoje ?Já você é ingênuo sim porque afirmou que empresário vai dar pra você o que não der pro governo. Empresário, assim como você, não quer dar dinheiro pra pagar impostos e nem transferir isso pra peaozada dele, ele só vai contratar mais jovenszinhos pelo mesmo valor que já paga, pra entrar mais dinheiro pra ele ir pra Cancum no final de 2019. A garotadinha que trabalha pro aplicativo vai par onde agora no final do ano?

  • @donanafazeconta9530
    @donanafazeconta9530 Před 5 lety +312

    Eu estou na "categoria" trabalhadora autônoma muito precária... com excelente currículo. A gente vira "empreendedora criativa".

  • @doctorironniggazumba
    @doctorironniggazumba Před 5 lety +83

    Essas propagandas disfarçadas de matérias de jornais dizendo: "Venha ser um empreendedor você também!! Veja como é bom ser livre das amarras dos direitos trabalhistas ganhando até 4 mil por mês!" ajudam a aumentar a rapidez das entregas por ter mais gente desempregada comprando esse caô, ao mesmo tempo que diminui os ganhos da galera, por ter mais gente na parada buscando o seu... Mas a margem de lucro dos capitalistas não sofre nenhuma alteração, independente de quantas bikes tiverem nesse "paraíso do livre mercado"...É tipo uma pirâmide da Herbalife satânica....

  • @isabellacristina5317
    @isabellacristina5317 Před 5 lety +102

    Nossa, nunca tinha parado pra pensar assim...

    • @thiagoeduardo4421
      @thiagoeduardo4421 Před 4 lety +6

      Vc quer viver sem trabalhar? Foi justamente o capitalismo o maior responsável por diminuir a pobreza mundial. Enquanto isso, olha o que houve no bloco socialista...

    • @rodolforaul4631
      @rodolforaul4631 Před 4 lety +11

      @@thiagoeduardo4421 A qualidade de vida do trabalhador soviético era muito superior a dos ditos países desenvolvidos capitalistas. Por isso fico com a lição do Professor Jones de que precisamos resgatar a história das conquistas dos trabalhadores com as revoluções socialistas do século XX, história esta que é distorcida, falsificada e criminalizada pela propaganda imperialista.

    • @thiagoeduardo4421
      @thiagoeduardo4421 Před 3 lety +1

      @autocad mais ? Qual é a relação?

    • @thiagoeduardo4421
      @thiagoeduardo4421 Před 3 lety +2

      @autocad mais não era o capitalismo como conhecemos hoje, e nenhum liberal hoje defende a escravidão. Por outro lado, há muitos marxistas que defendem Stalin, Mao, Pol pot atualmente

    • @thiagoeduardo4421
      @thiagoeduardo4421 Před 3 lety +2

      @autocad mais se você apoia Stalin, não tem moral para dizer que houve liberais com escracos

  • @Wesgarccia
    @Wesgarccia Před 5 lety +52

    Sabrina, adorei o vídeo!!!
    Abre nossa cabeça e muda nossos horizontes! Obrigado ❤️

  • @Ana194
    @Ana194 Před 5 lety +71

    Sabrina, depois procura o quadro "Pobre de direita" no canal do Bemvindo Siqueira.
    O personagem se chama Yldeglan e é exatamente esse funcionário que vc descreveu.

  • @marcoscaio6034
    @marcoscaio6034 Před 5 lety +23

    Como no livro do grande Ricardo Antunes, o trabalho precarizado tornou-se um privilégio, o privilégio da servidão.

  • @alexzamikhowsky7040
    @alexzamikhowsky7040 Před 5 lety +52

    Tese Onze melhor canal brasileiro!
    Nunca tinha ouvido falar desses pensadores que pensaram o Brasil, como Florestan Fernandez, obrigado por trazer isso pra gente, Sabrina!
    6/6 - Após lobby de Guedes, STF permite venda de subsidiárias. Fachin libera vender a TAG (Transporte de Gás).
    13/6 - Petrobras vende a TAG.
    16/6 - Petrobras anuncia megadescoberta de gás no Nordeste.
    Adivinhe quem será contratada para o transporte do gás...

  • @Bicicleteiros
    @Bicicleteiros Před 5 lety +29

    Muito bom, Sabrina. Nós aqui, militantes do uso da bicicleta como instrumento de oposição à cultura do automóvel, do petróleo e da elitização do espaço público, vemos com enorme preocupação a incrível e fulminante tendência de precarização do trabalho de entregas, por vezes criando situações absurdas de semi-escravidão. O neoliberalismo chegou como uma bomba nesse meio, e a luta para trazer consciência de classe a esses meninos que trabalham nessa lógica tem sido complexa. É muito importante termos às mãos trabalhos como esse e o do Ricardo Antunes (Privilégio da Servidão e demais livros) para tentarmos virar esse jogo e mostrar a eles o tamanho do poder que essa garotada tem.

    • @thiagofalcao4355
      @thiagofalcao4355 Před 5 lety +2

      Vocês tem página ou canal?

    • @Bicicleteiros
      @Bicicleteiros Před 5 lety +2

      @@thiagofalcao4355 Temos nosso canal de youtube, o BICICLETEIROS, que é um projeto de mini-documentários que mostra a complexidade do cotidiano das pessoas que usam a bicicleta nas cidades, via de regra sendo deslegitimados e açoitados pela sociedade carrocrata. Passa lá, espero que goste.

  • @alicekarinetrein8583
    @alicekarinetrein8583 Před 5 lety +32

    Vídeo maravilhoso. Vc é muito forte. Te admiro muito e já aprendi muito contigo. Mais força ainda, seguimos. 🥰👊😘😘

  • @gleyce2488
    @gleyce2488 Před 5 lety +75

    (Depois de ver o vídeo)
    Certo...
    Agora é a hora que a gente fica em posição fetal e chora??

  • @Xibiuization
    @Xibiuization Před 5 lety +55

    "O trabalho é bom, ruim é ter que trabalhar" - Seu Madruga

  • @rossetquirino157
    @rossetquirino157 Před 5 lety +189

    Morte à Uberização do trabalho. Cria-se uma ideia de "empreendedor"... Nada mais que uma falácia

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +7

      Sério, vc acha ruim que alguém receba, segundo ela, no pior caso possível R$ 2.000, que já é mais do q muita gente ganha, e na média R$ 5.000.
      MORTE A SALVAÇÃO DOS POBRES, QUEREMOS QUE O GOVERNO NOS DE COISAS DE GRACA!!!!

    • @bicolordo13
      @bicolordo13 Před 5 lety +26

      @@RodrigoFar14 Cara, tu não entendeu nadinha do video pra ta falando isso.

    • @rossetquirino157
      @rossetquirino157 Před 5 lety +11

      @@RodrigoFar14 Mano... Olha só, quando vc vai atrás de um trabalho em um supermercado os cara te pedem carteira D, curso superior, CPA 10 só pro cara TRABALHAR NUM SUPERMERCADO!
      Isso é justo? Não
      Então para de jogar jargões e veja a realidade, não existe almoço grátis, e não faz sentido te obrigarem a fazer horas extras com a desculpa de tu ser "colaborador"

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +6

      @@rossetquirino157 E é exatamente isso q eu sou contra meu caro, o supermercado pede carteira D por obrigação, por causa de lei do governo.
      Já o Rappi não pede nada, se vc precisa trabalhar vc vai lá trabalha e pega sua grana, sem burocracia, sem restrições, quem quer trabalha quem n quero fica de boa.
      A uberização da liberdade ao indivíduo, poder ao povo de trabalhar quando quizer como quizer, na hora q quizer. Isso é libertarianismo puro. Poder pro povo e pro individuo e não pro estado.
      Não entendo pq vc iria querer a morte da "uberização"

    • @Felipe-ih7sg
      @Felipe-ih7sg Před 5 lety +10

      @@RodrigoFar14 quem quer trabalha, quem não quer fica de boa? Será que é assim mesmo? Na situação atual as pessoas não tem escolha. Ou elas se submetem a esses apps ou elas passam fome. Sim, a pessoa tem o "poder" de trabalhar quando, onde e como ela quiser, mas no final das contas ela não tem escolha. Se ela não trabalhar praticamente o dia inteiro por causa da variação de demanda, ela não consegue fechar o mês. E pra alguém que sustenta uma família, paga aluguel e os boletos vc não pode optar em trabalhar quando quer. Isso sem falar na garantia zero se sofrer uma queda, quebrar a perna e perder sua capacidade de trabalho. Ninguém vai pagar as contas nos meses que ela ficar parada.

  • @brunavitorino4549
    @brunavitorino4549 Před 5 lety +17

    Estou lendo o privilégio da servidão do Ricardo Antunes fala muiito disso é mto bom

  • @joelmoraesdasilva8701
    @joelmoraesdasilva8701 Před 5 lety +91

    Muito obrigado. Tá difícil se fazer entender, o brasileiro tá adorando trabalhar sem garantias para sustentar uma vida melhor para o chefe (país estrangeiro rico).

    • @rodrigohs6550
      @rodrigohs6550 Před 5 lety +2

      melhor é estar preso a jornada de 40 horas semanais, cheio dos seguros e garantias e com aquele mesmo salario merreca caindo na sua conta todo mês...

    • @guilhermevieira6010
      @guilhermevieira6010 Před 5 lety +4

      "Vou largar meu emprego aqui nos estados unidos/suiça/Dinamarca... q não tem direitos trabalhistas para ir trabalhar no Brasil, afinal lá tem Clt e eu estou protegido" -Ninguém

    • @joelmoraesdasilva8701
      @joelmoraesdasilva8701 Před 5 lety +8

      @@guilhermevieira6010 os países que vc citou se sustentam com o trabalho de pessoas de outros países. Vc vivendo num deles participa da espoliação, mas não vai entender...

    • @guilhermevieira6010
      @guilhermevieira6010 Před 5 lety

      @@joelmoraesdasilva8701 aham, eles falsificam tds as estatísticas como idh... É td mentira, pessoal lá é "espoliado" lol qualidade de vida msm é no Brasil com a CLT, pessoal q vai pra lá é td otário.

    • @dioneycavalcante4439
      @dioneycavalcante4439 Před 4 lety

      Não meu caro, o brasileiro não está adorando isso, mas a necessidade, fica desempregado e vai atrás de emprego e não acha, pra ver o que será capaz , as contas chegam, a barriga doe, e se não tem casa vira pagar aluguel como!???

  • @marconigonzaga3384
    @marconigonzaga3384 Před 5 lety +29

    Eita que nessa a hora é que eu vejo oq é a matrix...

  • @thaisanovaeslopes4895
    @thaisanovaeslopes4895 Před 5 lety +73

    Essa ilusão da autonomia e do empreendedorismo já chegou a níveis tão bizarros que as pessoas estão começando a rejeitar os vínculos empregatícios tradicionais e acreditar que leis e proteções trabalhistas são um empecilho para o seu “sucesso”, como vc falou realmente estão comprando o discurso neoliberal. Triste demais!

    • @victor.melquiades
      @victor.melquiades Před 5 lety

      neoliberal kkkkkkk

    • @viniciusgomes5817
      @viniciusgomes5817 Před 5 lety +4

      Só pela palavra neoliberal ja vejo que seus conhecimentos sobre economia e etica são "profundos". Ser contra o liberalismo é ser contra propriedade privada e trocas livres e voluntárias, vcs se esquecem que no mercado há duas pontas, oferta e demanda, comprador e vendedor, consumidor e produtor, e qualquer interferencia nesse processo é anti ético e imoral, vc não pode mandar na vida de outra pessoa, se ela quer trabalhar de entregador o problema é dela, e se há muitos entregadores vamos ter que colocar um piso de 10000 reais por mês, com muitas regalias vai sobrar quantos trabalhadores no serviço? Provavelmente 90% serão demitidos e irão ficar sem serviço. A questão é, se há muitos entregadores o salario desce, afinal se não o Brasil inteiro viraria entregador. Fazer uma atividade ordinaria será remunerada de forma ordinária, aceita isso.

    • @thaisanovaeslopes4895
      @thaisanovaeslopes4895 Před 5 lety +17

      Lógico, pq o mercado de trabalho está bombando de bons empregos e as pessoas que precisam comer e pagar suas contas estão cheias de opção, mas escolhem trabalhos precarizados porque querem. Eu não falo dos entregadores específicamente, falo da precarização, enfraquecimento dos vínculos trabalhistas e informalidade disfarçados de empreendedorismo, do qual o serviço de entregas é apenas um exemplo. Eu outro dia vi uma pessoa no LinkedIn se orgulhando por estar empreendendo, quando na verdade ela estava praticando comércio informal no trânsito. Essa mesma pessoa criticava a CLT e dizia que as pessoas tinham que se libertar de vínculos empregatícios, pq isso era ruim pra elas (????!!!!!)

    • @thaisanovaeslopes4895
      @thaisanovaeslopes4895 Před 5 lety +8

      E não vou nem comentar essa sua visão elitista de “atividade ordinária”

    • @guilhermevieira6010
      @guilhermevieira6010 Před 5 lety +1

      Me explique então pq pessoas saem do Brasil para ir trabalhar em países com menos leis trabalhistas, devem ser suicidas né?

  • @PriPERARO
    @PriPERARO Před 5 lety +35

    Se o próprio "autônomo" compra a ideia, o que devemos fazer?
    Na havam já não compro mais.
    Faz um vídeo das lojas que devemos boicotar, com trabalho escravo, as grandes financiadoras de campanha... e por ai vai.
    Adorei o video

    • @LuisFelipe-md7tq
      @LuisFelipe-md7tq Před 5 lety +5

      Comentário mais sensato que vi hj. O boicote tem mais efetividade que qualquer regulação estatal, e deve ser incentivado, para que assim ganhe cada vez mais poder de impacto.

    • @carolinab4615
      @carolinab4615 Před 5 lety +5

      Boicote a empresas é uma técnica mt valida para consumidores insatisfeitos com alguma prática da empresa. O melhor que podemos fazer é colocar nosso dinheiro no que queremos apoiar.

    • @Nimbereth
      @Nimbereth Před 4 lety +1

      @@LuisFelipe-md7tq Cala a boca. ONde um boicote tem mais efetividade? O Estado tem monopolio da força e pode, com uma canetada, obrigar a porcaria da UBER e RAPPI a pagar FGTS, 13º, FERIAS e o diabo a quatro. Aqui é um canal marxista-leninista e não porcaria de ancap. Volta pro teu mundinho de PUBG.

    • @weltonlopes9410
      @weltonlopes9410 Před 4 lety +2

      @@Nimbereth concordo com você na parte que deve haver regulacao do estado, porém calma ai cara, se o rapaz chegou ate esse canal ao menos ele está conhecendo como as coisas são .

    • @nildocdacosta3413
      @nildocdacosta3413 Před 4 lety

      A sociedade têm que ter empatia, e não colaborarem com esses aplicativos, e também com esses restaurante. Quando fazerem os pedidos de restaurante verificar como é modelo de trabalho, os entregadores são fixos, gamgam salario, são regime CLT, é dificil a concietização da sociedade, mas vamos fazer essa reflexião. Isso se chama consciência de classe.

  • @yurimuller8933
    @yurimuller8933 Před 5 lety +19

    A superexploração da força de trabalho comendo solta!!

  • @lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666

    Que gosto dá ver uma mulher bonita, esclarecida, inteligente. Não tem preço.

  • @CauanBraga
    @CauanBraga Před 5 lety +10

    Sobre a pesquisa do Dieese que apresenta o "salário mínimo necessário", um adendo: a pesquisa é feita nas 27 capitais do país. Assim, o cálculo para o salário mínimo considera o custo de vida apenas dos grandes centros urbanos e suas proximidades. Isso, entretanto, de maneira alguma diminui a importância do resultado da pesquisa ou a análise da Sabrina no vídeo.

  • @Mestil99
    @Mestil99 Před 5 lety +22

    Se o iFood gastasse o dinheiro q ele gasta em propaganda no CZcams oferecendo condições melhores a seus "empregados" talvez eu comprasse um hambúrguer por lá uma vez por ano.

    • @TheMaressahh
      @TheMaressahh Před 5 lety +2

      Sem contar a grana que vai para os blogueiros oferecendo "cupom de desconto"

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety

      Vamos usar lógica....
      Se ele diminui a propaganda, então menos gente vai conhecer o Ifood, se tem menos gente conhecendo o App tem menos clientes em potencial...
      Oq significa que tem menos clientes e pedidos, e como toda empresa tem q lucrar, se eles tem menos clientes, advinha que vai pagar a conta.
      Isso mesmo VOCÊ!!!
      O trouxa que acha que trabalhador tem direito de ganhar valor X q vc acha certo. Não só pagar pela diminuição de clientes mas pelo aumento dos entregadores....
      Se vc quizer ajudar os entregadores pode começar empregando um com esse aumento q vc sugeriu, eu to cobrando 2mil por mes, um salário justo né, eu vou entregar na sua casa qualquer pedido q vc fizer....
      Se vc não quer contratar gente pelo valor q vc acha justo então não atrapalhe quem ta gerando emprego. Minha empresa, minhas regras, só trabalha pra mim quem, eu não obrigo ngm a trabalhar.

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety

      @Just a Pristin and Red Velvet Fan Entendo, é sua opinião.
      Eu pessoalmente prefiro dinheiro, melhor receber na mão do que dar pro governo escolher como me fornecer saúde. Acho q da pra perceber q eu quero mais poder pro cidadão e pro individuo e menos pro governo e pros politicos

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety

      @Just a Pristin and Red Velvet Fan EU li errado msm kkk
      Vi "mais promessa de direito trabalhista' é melhor do q com dinheiro." E tanto trabalho pra entender comunista q me afetou a leitura.

  • @mariosoek3746
    @mariosoek3746 Před 5 lety +23

    Então Sabrina...o problema é que brigar por melhores condições de trabalho e distribuição de renda é fortalecer o modo de produção capitalista. Penso que a solução mais efetiva seja mudar o foco para aquisição coletiva de meios de produção e reeducação massiva para um consumo minimalista. Precisamos quebrar o mito do trabalho dignificante e mostrar às pessoas que o objetivo da vida é viver e não consumir ou produzir. Estas coisas são mero meio de sobrevivência.

    • @theboa2837
      @theboa2837 Před 5 lety +4

      Mas moça, como vc quer viver numa sociedade moderna sem produzir? Seria meu sonho criar celulares sem estudar programação.

    • @theboa2837
      @theboa2837 Před 5 lety +1

      @@marombaverso fala mais

    • @carolinab4615
      @carolinab4615 Před 5 lety

      Acredito que essa seja uma linda verdade. Mas é a tua verdade. Tu não pode impor ela a todos. Muita gente vai encontrar a felicidade em algo completamente diferente de ti. A menor minoria de todas precisa ser respeitada. E ela é o Indivíduo.

    • @mariosoek3746
      @mariosoek3746 Před 5 lety +5

      @@carolinab4615 onde está o respeito num sistema que obriga a imensa maioria a passar a vida trabalhando para sobreviver, enquanto garante os luxos e ócio da minoria que detém os meios de produção? Quer dizer que pra vc o Leblon e a Rocinha são a demonstração de uma sociedade que respeita igualmente os seus indivíduos?

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety

      @@mariosoek3746 onde está o respeito em um sistema que toma de mim os frutos do meu trabalho e da minha mão de obra para financiar regalias de políticos?

  • @MrJuninhoFraga
    @MrJuninhoFraga Před 5 lety +2

    Sabrina, pessoa sensata. Adorei a forma com que conduziu o vídeo, com vocabulário básico e uma contextualização fantástica.

  • @fernandamoura5125
    @fernandamoura5125 Před 2 lety +1

    Meu Deus, quantas verdades tristes em um vídeo só! Não me canso de falar, vc é maravilhosa!!!!!!

  •  Před 5 lety +18

    Terrível saber de tudo isso. Obrigada pelo vídeo!

  • @juniordesouzajesus4222
    @juniordesouzajesus4222 Před 5 lety +10

    Ótimo vídeo. Trabalhei com aplicativos e vc simplesmente sobrevive, a despesa é toda do trabalhador. Uma fria.

    • @Nimbereth
      @Nimbereth Před 4 lety +2

      Um milagre você não ser outro bolsominion empreendedor. Graças a Deus tem consciência de classe.

  • @hiltonjoseestevao416
    @hiltonjoseestevao416 Před 4 lety +12

    As leis e os empresários conspiram contra os trabalhadores e um crime legalizado tem que ser revisto

  • @paulovpmpolari4941
    @paulovpmpolari4941 Před 5 lety +10

    No seringal era assim, trazia o cara pro meio da Amazônia cobrava pela passagem, pela espingarda, e pela comida. Haja borracha p pagar tudo isso!

  • @vagnerlanza2041
    @vagnerlanza2041 Před 5 lety +8

    Realmente Sabrina. Chega em um ponto em que o capitalismo parte para a super-exploração, com a intensificação da extração da taxa de mais-valia relativa, para além da mais-valia absoluta, ou seja, como você bem explicou com o seu didatismo e capacidade de síntese fantástica, além de ter de vender sua força de trabalho e manter as suas necessidades mínimas de sobrevivência (ou ao menos parte destas necessidades), o/a trabalhador/a passa a ter que comprar parte dos meios de produção do seu trabalho, para servirem ao seu próprio explorador, aos burgueses proprietários destes aplicativos, em um contexto de vida laboral precarizada e sem nenhum direito trabalhista.

  • @amora3617
    @amora3617 Před 3 lety +3

    Meu irmão é MEI e ta querendo contratar um vendendor (e quer pagar so comissão sem carteira assinada) e hj ele soltou a seguinte pérola "esse pessoal só quer trabalhar se for de carteira assinada querem estabilidade vale transporte e vale alimentação!!!" E eu fiquei tipo SIMM? É exatamente isso!!!!! ISSO mesmo!!!!! Pq esse é o certo!!!!!! E o pior q pra ele isso é absurdo as pessoas n querer trabalhar em situaçãoes precárias...

  • @felipi3569
    @felipi3569 Před 5 lety +6

    Fantástico esse pensamento: "nessa fase do capitalismo o trabalhador entra com a força de trabalho e com parte dos meios de produção".

  • @franciscosousa3368
    @franciscosousa3368 Před 5 lety +7

    Os terceirizados informais de app é uma nova tendência no mundo subdesenvolvido. Isso é latente no Brasil por conta que o nosso país não tem um plano de desenvolvimento a longo prazo. Damos muito ênfase ao setor de serviços, principalmente desses introduzidos pelo países de primeiro mundo, enquanto nossa indústria morre.

  • @maximilianosaldanhadeolive8539

    Excelentes vídeo e texto! Por favor, continue indicando textos incríveis como este professora!

  • @sabrinasbeserra
    @sabrinasbeserra Před 5 lety +9

    Excelente vídeo, Sabrina! Absolutamente pedagógico! hehehe Abraços!

  • @Thaliadesde1997
    @Thaliadesde1997 Před 3 lety +1

    A cada vídeo seu que assisto minha alma fica mais indignada! É chocante quando nossos olhos são abertos e começamos a perceber as coisas como realmente são.

  • @costa1637
    @costa1637 Před 5 lety

    Sabrina cada dia mais didática e cirúrgica, com tom de voz agradável e de fácil compreensão. Parabéns pelo trabalho que tem feito! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @FabiDriffiz
    @FabiDriffiz Před 5 lety +4

    Obrigada por falar desse assunto com tanta empatia e clareza! Valeu mesmo... Pelamordedels compartilhem...

  • @dieselsk8
    @dieselsk8 Před 5 lety +4

    Direto e reto! Muito bom.

  • @phenbuz
    @phenbuz Před 5 lety +1

    Sabrina, seu trabalho é maravilhoso e muito necessário. Te desejo todo amor do mundo.

  • @Foinha17
    @Foinha17 Před 5 lety +1

    Obrigado pelo vídeo e pelo artigo, Sabrina.
    Muito mais que necessário!!!

  • @anaveiga114
    @anaveiga114 Před 5 lety +3

    Obrigada pelo vídeo!

  • @kelinecajueiro
    @kelinecajueiro Před 5 lety +3

    Seus vídeos são necessários!! Muito obrigada! 💙

  • @ilannafreire
    @ilannafreire Před 3 lety

    Assistindo o vídeo novamente para estudos e quando a prof Sabrina falou sobre o lançamento dos livros nas cidades deu uma nostalgia, do tempo que eu ficava esperando um evento em sp.
    Agora, ansiosa pelo próximo livro SE QUISER MUDAR O MUNDO um guia politico para quem se importa. Pelo cenário, não terão eventos de lançamentos, encontros mas chagara em nossas casas mais um motivo para continuarmos lutando por um mundo melhor,justo. Obrigada, prof. Sabrina.

  • @semnomesemnome5882
    @semnomesemnome5882 Před rokem +1

    Vídeo maravilhoso e realista !
    Essa e a realidade do Brasil e da massa trabalhadora !

  • @alicelauravolpe1591
    @alicelauravolpe1591 Před 5 lety +6

    O meu pai trabalha em entregas de lanches, mas com a própria moto, ele paga a própria gasolina e a própria bolsa térmica para entregar o lanche.

    • @Nimbereth
      @Nimbereth Před 4 lety +1

      Agradeça pelo esforço dele e tente colocar consciência de classe na mente dele para que não se ache um "empreendedor".

  • @felipearaujo491
    @felipearaujo491 Před 5 lety +12

    É a exploração ad infinitum. E o mais perverso é perceber o cruzar de braços do Estado diante dessa exploração desumanizante.

    • @Zappatista84
      @Zappatista84 Před 5 lety +5

      Se o Estado cruzasse o braço já estaríamos no lucro; o problema é que ele ativamente estimula esse estado de coisas...

    • @felipearaujo491
      @felipearaujo491 Před 5 lety +1

      Zappatista84, você tem razão. Estimula mesmo vide a desforma trabalhista que só nos precarizou.

    • @felipearaujo491
      @felipearaujo491 Před 5 lety +2

      Zappatista84, você tem razão. Estimula mesmo vide a desforma trabalhista que só nos precarizou.

    • @Zappatista84
      @Zappatista84 Před 5 lety +2

      @@felipearaujo491 E o Bolso ainda disse que temos direitos demais, que é preciso que o mercado de trabalho "se aproxime da informalidade"...

  • @marianadantas3454
    @marianadantas3454 Před 5 lety +2

    Sabrina, você é fantástica! Muito lindo ver o conhecimento sendo compartilhado!

  • @Naturalislectio
    @Naturalislectio Před 4 lety +1

    Queria ter essa excelentíssima fluência na fala, e de forma tão compreensível!

  • @giovanirodrigues3475
    @giovanirodrigues3475 Před 5 lety +7

    vc é D+, te adoro

  • @sossaijunior
    @sossaijunior Před 5 lety +3

    Os seus vídeos são ótimos e bem explicativos, mas são um tapa na nossa cara, como é difícil se ver dentro desse moedor de gente que é o capitalismo e como parece que ele nos amarra e nos deixa sem ação, foi muito difícil para mim me ver assim, quando a consciência bateu senti uma profunda tristeza, mas dentro de toda essa crueldade há pessoas como você, fazendo um trabalho super importante, inspirando pessoas a fazer a sua parte, é um trabalho de formiguinha, mas eu acredito que é possível mudarmos o sistema, muito obrigado!

  • @alexsandrodamasio4165
    @alexsandrodamasio4165 Před 5 lety +1

    Excelente, maravilhoso, adorei!!!!

  • @josyalencar8476
    @josyalencar8476 Před 5 lety

    Você não tem noção do quanto seus vídeos são importantes e nos ajuda a compreender um pouco da realidade social. Trabalho excelente, não pare! Parabéns pelo canal, espero que cresça cada vez mais.

  • @Raspooptin8000
    @Raspooptin8000 Před 5 lety +3

    excelente vídeo

  • @andreluizlunkes488
    @andreluizlunkes488 Před 5 lety +7

    Uma sugestão, pelo fato de você ter estudado no Canadá (até onde me lembro ) poderia fazer um vídeo comparando as formas de trabalho entre os dois países. Em tempo, se no Brasil Uber e outros aplicativos a situação pra a população iria melhorar ou piorar? Eis a questão.

  • @alexsandrodamasio4165
    @alexsandrodamasio4165 Před 5 lety +1

    Muuuito bom adorei!!

  • @alinewebb2011
    @alinewebb2011 Před 5 lety +1

    Vi agora que o canal já tem 2 anos, descobri agora!!!Viva!!! Adorei!!! Parabéns pelo trabalho !!

  • @princesagourgeosglammour2492

    Olá, Sabrina. Gostaria de saber sua opinião em relação ao modelo socioeconômico vigente nos países nórdicos.

    • @thiagoeduardo4421
      @thiagoeduardo4421 Před 4 lety +1

      Engraçado que nunca falam que eles se enriqueceram com um sistema totalmente de livre mercado, e após o assistencialismo estão estagnados. Comunistas são mentirosos.

  • @isadoraraquel874
    @isadoraraquel874 Před 5 lety +54

    Cruel demais. É a total uberização do trabalho. Fiquei pensando no nosso papel nisso, por exemplo, seria melhor não usar esses serviços? Fico me perguntando do papel nosso nisso. Sabrina, vi sua palestra em Curitiba na UFPR, vc é maravilhosa!

    • @leticiabonfim1
      @leticiabonfim1 Před 5 lety +2

      Também me pergunto isso...

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +4

      Vc n precisa pedir comida barata entregue direto na sua casa atravéz do app.
      Solução é vc pegar comida de um restaurante mais caro q n tá no Rappi. Não importa q vc tem o incomodo de ir buscar e pagar mais caro, o importante é não apoiar o capitalismo e seus produtos baratos e de qualidade.

    • @isadoraraquel874
      @isadoraraquel874 Před 5 lety +3

      RodrigoFar14 eu quase não peço comida e cozinho mto em casa. Minha pergunta foi apenas um questionamento sobre o uso desses apps no geral.

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +1

      @@isadoraraquel874 Mas pra quem n sabe ou n gosta vale a pena pedir pelo app... E vc falou seria melhor nao usar app se vc ja não usa. kkkk
      Tipo o pessoal desempregado fazendo greve em dia de semana, greve de q? Já nao fazem nada msm...

    • @isadoraraquel874
      @isadoraraquel874 Před 5 lety +6

      RodrigoFar14 não, amigo. Não falei pra alguém usar ou não o app. Eu só joguei uma questão no ar. Se vc ler o comentário com atenção vai entender.

  • @EdsonAlberiques
    @EdsonAlberiques Před 5 lety +1

    Como sempre, sensacional!

  • @m_garrido13
    @m_garrido13 Před 5 lety +3

    Esse seu sotaque é um charme! Mas aquela estátua ali atrás, Weeping Angel... ♥️
    As pessoas estavam dormindo quando passou a reforma trabalhista... Dá medo essa realidade cada vez pior. Obrigada pelo vídeo!

  • @kianemabel
    @kianemabel Před 5 lety +9

    "melhor" é a propaganda do rappi imediatamente antes do vídeo 🤦🏻‍♀️

  • @flaviavianna5521
    @flaviavianna5521 Před 5 lety +19

    Sabrina, não lembro onde li, mas vi o termo "neofeudal" sendo usado para qualificar esse tipo de trabalho "uberizado". É válido? Parabéns pelo video!

  • @AMDBREU
    @AMDBREU Před 5 lety +1

    Agradeço muito por conhecer seu canal, obrigada mana pelas informaçoes extremamentes importantes. Continue isso, precisamos!

  • @alexcosta1880
    @alexcosta1880 Před 3 lety

    Cheguei no seu canal por recomendação de Rita Von Hunty, e estou adorando o conteúdo. Acho um ultraje que um video tão completo e com tema tão necessário para nossa classe ter apenas 102k views. Na verdade não é pouco, mas pela importância do tema, deveria ter mais. Vou divulgar

  • @brenda23130
    @brenda23130 Před 5 lety +4

    Isso é um absurdo, não devemos aceitar tal escravização, chega!!!!!

  • @germannisa
    @germannisa Před 5 lety +8

    Aquele tripé: precarização do trabalho, intensificação do trabalho e depois adoecimento do trabalho.

  • @mariliacosta7901
    @mariliacosta7901 Před 5 lety +1

    Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @marciaquisselaro1068
    @marciaquisselaro1068 Před 3 lety

    Excelente aula. Trabalhos desumanos... exploração pura. Que raiva. Bora acordar meu povo. Grata Sabrina por nos ajudar a pensar criticamente.

  • @Paulaojua
    @Paulaojua Před 5 lety +3

    O brasileiro e como um burro e um saco de milho pendurado no pescoço e um chicote no lombo kkkkkk e ainda rincha a vontade para o dono quando termina o dia kkkkkkk

  • @othonalonso6023
    @othonalonso6023 Před 5 lety +3

    Nosso futuro será sombrio
    Imagina os efeitos disso daqui a 20, 30 anos...

  • @tacianebielinki6475
    @tacianebielinki6475 Před 3 lety

    maratonando os videos antigos por aqui!! beijo Sabrina, maravilhosa..

  • @pierrealves2906
    @pierrealves2906 Před rokem +1

    Vídeo ultra mega necessário. 💜

  • @acnlelis
    @acnlelis Před 5 lety +6

    Sabrina, vc poderia um dia explicar a diferença entre lucro e Mais Valia?
    Pesquisei bastante e não encontrei uma resposta clara :/

  •  Před 5 lety +4

    Governos de "esquerda" e de "direita" estão seguindo a mesma "receita": privatizar e precarizar. Exemplos: uruguai, argentina, brasil...e só se informar.

  • @kisamehoshikage9166
    @kisamehoshikage9166 Před 5 lety +2

    Que explicação incrível.

  • @andreabayone5777
    @andreabayone5777 Před 5 lety +1

    Obrigada por esse vídeo! O seu trabalho é incrível!!

  • @carolsepulveda3911
    @carolsepulveda3911 Před 5 lety +4

    Esse foi um dos melhores vídeos, mas fiquei com uma dúvida: é triste a situação daqueles que se submetem a esse tipo de exploração. Então, como podemos contribuir para uma melhor distribuição e justiça social? Devemos boicotar os aplicativos de Delivery? Exigir que os donos desses aplicativos assegurem possíveis acidentes de materias de trabalho como capacetes e as bicicletas?
    Obrigada!

    • @JACMILA
      @JACMILA Před 5 lety

      Certamente esta CZcamsr é usuária destes serviços. E o antigo boicote ao made in china? Human sucks!

    • @Nimbereth
      @Nimbereth Před 4 lety +1

      Boicote. E influenciar governos de esquerda para que regularizem e taxem essas empresas clandestinas.

  • @renanpesciotta
    @renanpesciotta Před 5 lety +3

    Sabrina, eu saí de formado, pos graduado, tentando construir carreira, para desempregado precarizado vendendo biscoito. Não tá fácil não

    • @painnagato7617
      @painnagato7617 Před 4 lety +6

      caramba amigo, quando falo que faculdade não é garantia de nada e que hoje em dia formados estão passando fome, eles não acreditam, falam que é preguiçoso

    • @natimattos3706
      @natimattos3706 Před 3 lety +1

      @@painnagato7617 É verdade também sou formada e a situação está dificílima

  • @brunakarlla4531
    @brunakarlla4531 Před 4 lety

    aaaaaaaaahhhhhhhh quero mostrar esse vídeo pra todo mundo que conheço q exalta o trabalho autônomo 💜👏 vc é incrível Sabrina!

  • @SirlonMata
    @SirlonMata Před 5 lety +2

    Ótimo vídeo como sempre Sabrina!

  • @sandra-delaneze
    @sandra-delaneze Před 5 lety +7

    Sabrina vc dá aula na UnB? Queria assistir suas aulas como ouvinte.

  • @deliseterezende6311
    @deliseterezende6311 Před 5 lety +3

    E o que podemos fazer,Sabrina, sobre isso?

    • @Nimbereth
      @Nimbereth Před 4 lety

      Boicote. Não use esses serviços. Quer um hambuguer? Faz em casa. Quer uma pizza? Aproveita e sai com o maridão e filho e vai pra pizzaria.

  • @ricardoazeredo3528
    @ricardoazeredo3528 Před 5 lety +2

    Ótimo vídeo!!

  • @luizasoarescantidio1785
    @luizasoarescantidio1785 Před 5 lety +1

    Muito bom!!!

  • @brenda23130
    @brenda23130 Před 5 lety +3

    Me tira desse país pelo amor de Deus

  • @gablong556
    @gablong556 Před 5 lety +4

    Toda a sua argumentação gira em torno da ideia de que se as condições de trabalho são insatisfatórias, é porque há exploração e a culpa é do empregador buscando somente o lucro.
    Logo o estado deve intervir no mercado e colocar uma série de obrigações para o empregador, para então o empregado ter uma vida digna.
    Já parou pra pensar que o único motivo para existirem 13 milhões de desempregados e o empregado não possuir poder de barganha e ter que se submeter á condições precárias é justamente pela falta de liberdade econômica?
    O que faz com que as condições de trabalho melhorem não é a coação do Estado com o empregador, muito menos a boa vontade do empregador, é justamente a competição empresarial, que por sua vez gera demanda por mão de obra, e é isso que valoriza o trabalhador.
    Em um pais onde é caro e arriscado demais contratar e todos tem a mentalidade de que o problema está na falta de intervenção Estatal e que liberdade significa exploração, espera-se o que?
    É bonito o discurso que aponta injustiças, mas basta o minimo em conhecimento econômico para compreender que, as soluções socialistas são o que em primeiro lugar, criaram as injustiças.
    socialistas desprezam a humanidade

  • @davidespinola7710
    @davidespinola7710 Před 5 lety +1

    Gostei do vídeo!! Explicação fácil e prática!!! Nos faz pensar sobre toda essa conversa da direita em voga hoje.

  • @lotraquelu
    @lotraquelu Před 5 lety

    siiiiiiim!!!!! Eu vejo isso quase todo dia e fico chocada!! Tá rolando uma glamourização, uma hiper valorização do trabalho, no sentido de que quanto mais vc trabalha, quanto mais vc fica ocupado e quanto menos tempo tem pra outras coisas, melhor vc é e mais vc tem que se orgulhar disso. É uma enorme armadilha do capitalismo isso aí! "fulano acorda 2h da manhã pra trabalhar, é um guerreiro".. "fulano falou q pode trabalhar até no fim de semana, feriado, olha que cara trabalhador"... falam como se fosse bonito, como se fosse motivo de orgulho!! beleza, a pessoa ser trabalhadora, legal, uai. Mas é bem isso q vc disse, galera ta comprando esse discurso!

  • @saviopessoa4702
    @saviopessoa4702 Před 5 lety +3

    Cheguei mais rápido que membro do mbl criticando o "estado babá " e pegando cargo comissionado em ministério da economia

  • @pedrovitor5324
    @pedrovitor5324 Před 5 lety +3

    O problema aqui é só o Estado muito inflado. Pra crescer nesse país só com concurso público, aí é foda msm! A iniciativa privada é toda fudida e n consegue se sustentar. Isso é o resultado de se ter um país governado por anos por governos de esquerda (N estou falando só do PT, o governo Bolsonaro é o primeiro governo de direita que temos no Brasil).
    Engraçado culpar o capitalismo qndo ele msm está muito mais ligado ao comércio do quê de fato a política. Resumindo, capitalismo existe até onde o socialismo domina, ambos não são sistemas opostos. (Inclusive os comunistas menos "radicais" defendem que o certo é começar a juntar riquezas através do capitalismo, pois sabem que o comunismo n se sustenta)

  • @gustavoaguiar9105
    @gustavoaguiar9105 Před 5 lety +1

    Obrigado por esse vídeo! 😘😘

  • @luiseich
    @luiseich Před 5 lety +1

    Esse canal faz a gente repensar nossos atos como pessoas privilegiadas.

  • @TheNayri
    @TheNayri Před 5 lety

    tão esclarecedor!!!!!!

  • @lucaspereira9209
    @lucaspereira9209 Před 5 lety +1

    Trabalho em call center, que vive uma realidade bem parecida, e é bem foda o nível de adoecimento e exploração...é um campo fértil para o sindicalismo, mesmo com a alta rotatividade....a luta de classes dentro das empresas explode a todo momento

  • @vithoralbertim31
    @vithoralbertim31 Před 5 lety +1

    Reflexão muito interessante. Um tema relacionado para um próximo vídeo é a questão da automação. Como ela torna a maioria dos trabalhadores obsoletos, consequências para a sociedade e possíveis soluções.

  • @gustupina
    @gustupina Před 5 lety

    Te conheci ontem, por meio de um amigo. É impressionante. Eu não consigo entender por que as pessoas não veem as coisas com essa clareza que você está falando. Sempre falei isso, da exploração total e incondicional, e que a reforma trabalhista ia detonar todo mundo, por que ao invés de trabalhar 8 horas, vc teria que trabalhar 12, 14, já que teria que ter 2 empregos de 6 e nada garante que um é do lado do outro, logo, ainda tem o deslocamento...
    Estamos razoavelmente perdidos... :(