Atividades com pessoas com Alzheimer: Dicas Importantes!!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 09. 2024
  • Você tem um familiar ou cliente com a doença de alzheimer? Bem, Ana Leite, do site Reab.me dá dicas neste vídeo que podem tornar o momento da atividade mais eficaz. Vamos conferir? Ah, e se você tem algo a acrescentar, por favor comenta! Outra coisa, é que você pode ter mais dicas e mais informações úteis sobre este e outros assuntos no site www.reab.me.

Komentáře • 97

  • @rogerioclaudia3849
    @rogerioclaudia3849 Před 3 lety +36

    Cuido de um paciente com Alzheimer. O paciente em si é tranquilo exceto alguns momentos de instabilidade. É mais difícil lidar com o familiar que muitas vezes não aceita

    • @nicacioable
      @nicacioable Před 2 lety +3

      É verdade, cuidei da minha mãezinha acamada e com Alzheimer, ela sofreu muito porque meu pai e meus irmãos não aceitaram e nem entenderam a doença, por isso que ela só queria ficar comigo.

  • @inesgomes8588
    @inesgomes8588 Před 3 lety +9

    Meu pai tá com 86 e a 3 com Alzheimer..... eu periodicamente levo madeirinha para ele cortar e lixar.....( com nossa supervisão) e ele pensa que tá trabalhando e fica feliz... hj mesmo ele ficou lixando madeirinha..... e gosta muito

  • @lorreinecristina6481
    @lorreinecristina6481 Před 10 měsíci +2

    amei estou de acompanhante de uma senhora com Alzheimer, ela tem 72 anos,ñ tenho curso e nem experiência em cuidar de pessoas com esse diagnóstico, mas buscando conhecimento para que seja um período agradável pra ela é pra mim tbm.eu estou apaixonada por ela muito educada e carinhosa comigo 😊,quero ser uma boa companhia pra ela é de certa forma amenizar um pouco a filha dela que é a tutora legal.e quem sabe me especializar em cuidadora pois tenho muita paciência e gosto de ser proativa.

  • @henriquedesasantos
    @henriquedesasantos Před 6 lety +15

    Esclarecimentos de grande relevância! Meu pai, que faleceu com a doença de Alzheimer, têm vários vídeos na sua atividade de lazer e, com isso, podemos incentivar a prática de lazer, mas também o benefício no seu bem-estar. Se puderem dar umas curtidas nos nossos vídeos, agradecemos!

  • @mirandaaraujomira
    @mirandaaraujomira Před 2 lety +4

    Tenho experiência, com idosos com Alzheimer. Nunca contrariar. Mesmo na hora do banho, na primeira resistência, devemos ter paciência para eles aceitarem.

  • @caroladesivosartesanais
    @caroladesivosartesanais Před 2 lety +4

    Cuido de minha avó paterna,ela Sta no início do Alzheimer. E realmente tds os dias eh uma batalha , tem dias muito difíceis de lidar com a doença. Ms estamos tentando dar o máximo de conforto neste momento. Obg pelas dicas

  • @terapeutavirginiamelo9451
    @terapeutavirginiamelo9451 Před 8 lety +14

    valeu. Atendo pessoas com Alzheimer. Uso cores, formas, números, letras . Prestar atenção ao tempo é importante, para que a atividade seja prazerosa, o terapeuta tem que ficar atento.

  • @Pryskka1
    @Pryskka1 Před 3 lety +4

    Descobri hoje seu canal...e já estou adorando. Minha mãe ainda está " bem" na medida do possível q a doença lhe permite, ela esta na fase 2. Mais já está começando a ficar agressiva cuido dela praticamente sozinha...muito dificil! Alguém conhece algum grupo de ajuda para familiares de pacientes com alzhaimer no Rio de Janeiro? Moro em Copacabana. De preferência gratuito.
    Muito obrigada.

  • @vanbernardes9288
    @vanbernardes9288 Před 4 lety +26

    Minha mãe além do Alzheimer, caiu e quebrou fêmur, colocou placa e parafusos.
    Ela ficou tào traumatizada, que não quer andar. A única coisa que ela.lembra e gosta, é de costurar, vive gesticulando como se estivesse costurando, mas coloco agulha de tricô , lápis de cor e caderno (ela amava); ela não sabe o que fazer.
    Ela está com 74 anos e desde 2013 com Alzheimer. Sou a filha mais velha, ela não se lembra de mim (vive chorando e dizendo que tem saudade de mim, e eu em frente dela. Lembra de todos os meus 4 irmãos.😔

    • @denisecunha1979
      @denisecunha1979 Před 3 lety +1

      Outro dia minha mãe não me conheceu. Disse que eu era a irmã mais nova dela. Estou com muito medo do alzheimer.

    • @nazareeferreira
      @nazareeferreira Před 3 lety +3

      Oh querida Vanilda, também cuido da minha mãe das 2013. Elabja tá na fase avançada. Acamada, não fala, não reconhece mais ninguém. No início sofri mais, hj já consigo lidar melhor.
      Que Deus te dê força e graça para vencer

    • @nicacioable
      @nicacioable Před 2 lety +1

      Boa noite querida, mostre foto sua quando pequena que ela vai lembrar, minha mãe me via com 5 anos de idade, a mente dela parou nesse tempo, eu adulta tinha hora que ela esquecia.

  • @tudodawal457
    @tudodawal457 Před 2 lety +2

    Minha vó tem o alzayner forte e ainda é viciada em cigarro. Ela nos da, muito muito trabalho. É muito difícil só sabe quem passa mais peço a Deus saúde pra nós e para ela e paciência pra cuidar dela o tempo que for necessário 🙏🙏

  • @terezinhadejesus8304
    @terezinhadejesus8304 Před 5 lety +5

    sou cuidadora há 9 anos d pessoas c Alzheimer não é fácil amei sua explicação sua voz tem um sotaque maravilhoso vc é muito lindaa 😚👏

  • @nadjabarbosa8402
    @nadjabarbosa8402 Před 10 lety +13

    Muuuuuuuuuuuito obrigada Ana, dicas importantíssimas, e algumas eu já faço.Deus te abençoe!!!

  • @rosanarodrigues2426
    @rosanarodrigues2426 Před 4 lety +1

    Muito boa dica vou tentar.

  • @rfranca382
    @rfranca382 Před 6 lety +4

    Parabéns Ana! Suas explicações são sensacionais. Obriga e DEUS lhe abençoe.

    • @TVReab
      @TVReab  Před 6 lety

      Que bom que gostou! Abraço!

  • @fernandacristinaabreumacha9497

    Concordo plenamente. Excelente explanação. Grata!

  • @dalvasouza4775
    @dalvasouza4775 Před 2 lety

    Gostei das Dicas, obrigada...

  • @nanaana8009
    @nanaana8009 Před 3 lety

    Fantástica as suas orientações.

  • @hudsoncantoecancoes
    @hudsoncantoecancoes Před 3 lety

    Ótimas dicas.. Deus te abençoe sempre!

  • @margaridasoares1264
    @margaridasoares1264 Před 5 lety +1

    Muito bom.estou inscrita e adoro.

  • @nelylopes3970
    @nelylopes3970 Před 2 lety

    Muito didático, parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @eusoumichele8279
    @eusoumichele8279 Před 4 lety +5

    Eu cuido do meu pai...mas tá difícil... ele tá depressivo... E não se interessa por nada... nem qdo era novo tinha passatempo... E daí como faço....

  • @BetinaSchmid1
    @BetinaSchmid1 Před 7 lety +1

    Muito bom. Agradeço pelas boas dicas.

  • @gabrielzordan3648
    @gabrielzordan3648 Před 8 lety

    Amei Ana Leite, muito obrigada,vc é inspirada pelo Criador Jeová Deus,sou cuidadora da avózinha Matilde,muitas coisas que vc falou eu pratico,muito excelente,parabéns,amei seu sotaque também,linda vc

  • @silvaneteramosdacruz6731
    @silvaneteramosdacruz6731 Před 5 lety +1

    Muito bom seu vídeo obrigada!

  • @marivascaina7314
    @marivascaina7314 Před 3 lety

    Adorei seu vídeo , poxa vc é ótima

  • @jacyhellembarb.senasena7533

    Que perfeito...

  • @cleuzamarta3807
    @cleuzamarta3807 Před 5 lety

    Exatamente... Parabéns vc está preparada , aqui se fala Terapia da memória. É o teste da memória. É a mesma atividade dos Kinder, tem as tarefas que eles levam para casa... Só que perdem o interesse rápido!😂 . Parabéns...

  • @nanySilvac
    @nanySilvac Před 3 lety

    Meu Deus é tão difícil lhe dá com está situação, minha mãe está ficando doente, porque a convivência maior é com ela

  • @tapersonart
    @tapersonart Před 8 lety +5

    PARA QUANDO O ALZHEIMER ME LEVAR.
    (Teorilang)
    13/02/2016
    Convivendo com meu saudoso pai, acabei acreditando que, também pudesse passar por uma situação futura semelhante à dele, no que diz respeito aos seus últimos dias, disputado entre lapsos de lucidez e um estado avançado de Alzheimer, depois de passar uma vida inteira regrada e voltada para o bem estar da família. Além desta sua infelicidade, ele ainda passou a sacrificar involuntariamente, as poucas forças de minha mãe que se desdobrava para dar conta em seus cuidados para com ele, haja vista a idade dos dois, em torno dos oitenta, considerei seriamente, desta forma, a possibilidade de um dia escrever alguma coisa que pudesse, pelo menos, ser lembrado pelos mais próximos, os amigos, virtuais ou não, a família e futuros descendentes. Acredito até que isto, de alguma forma, também possa ser útil às pessoas que vivem ou viverão situações semelhantes. Nem tanto para aqueles que já passam por este mal, pois estes já não podem mais estarem receptivos psicologicamente para este fato, mas principalmente àqueles mais jovens, descendentes como eu, de pais que tiveram como companhia este mal ao concluir sua etapa neste mundo.
    Anteriormente, escrevi pouca coisa em forma de frases, textos, crônicas e poesias, todos sem consultar nenhuma métrica ou qualquer regra gramatical para saber se, além do conteúdo, haveria tal didática a ser seguida. Então tentarei deixar aqui, de maneira mais simples possível, este relato que faz parte de minha vida.
    O que mais me incentivou a tomar a atitude de escrever, dentre outros motivos, foi aquele que poderia ajudar a manter alguma lembrança minha, após despedir-me desta vida de consciência. Não que esta lembrança fosse algo a ser considerada como algum acontecimento importante, a ponto de ocupar algum espaço, por menor que fosse, na literatura, muito pelo contrário, pois em minha simplicidade, jamais deixei que minha vida tomasse algum rumo nesta direção, haja vista minha comodidade, aceitação e fácil satisfação sobre todos os aspectos, com alguma relevância ou não.
    Acho que chegou a hora de expressar tal sentimento, gerado com a intenção de tornar público o cerne de minha alma e especulações sobre aquilo que supostamente poderia vir depois de minha partida.
    O que me levou, definitivamente, para a ação de escrever foi a percepção da aproximação deste mau, o Alzheimer, o mesmo que vitimou meu pai. Desta forma, percebi que deveria colocar em prática, de maneira mais rápida possível, tal idéia, pois, já sinto, mesmo que tênue, o inicio de alguma confusão mental decorrente.
    A combinação destas palavras que faz parte do título deste texto “para quando o Alzheimer me levar”, não significa, necessariamente o mesmo que “para quando eu morrer”, pois estarei considerando como vida, apenas a integridade de meus sentidos, ou seja, pós perda deles, esta vida perderá a razão de ser, em virtude deste mal que se aproxima, sorrateiramente, e que irá desligar-me como um aparelho doméstico retirado da tomada. Depois disto sei que nada mais poderá ser fruto de algum sentido legítimo e espontâneo, reconhecidamente formado ou criado sob qualquer responsabilidade minha.
    Para este relato, ciente desta prévia de minha conduta no futuro o que considero mais relevante, nada mais é que um pedido de desculpas antecipadas à pessoa ou as pessoas que ficarão ao meu lado, policiando cada movimento e cada ação descoordenada minha. Fatalmente tal ação acontecerá a esta pessoa escolhida para “carregar tal cruz”. Isto, certamente irá irritá-lo e o constranger, principalmente quando em público, tirando-lhe até o ânimo na continuidade desta missão a ele imposta pelo destino.
    Para mim, o mais alarmante desta situação, será, agora ainda em sã consciência, acreditar que tais cuidados a mim dispensados sejam, de alguma forma, desmerecidos por mim. Não que eu me sinta constrangido por situações anteriores causadas por ações desabonadas de minha parte, vitimando quem quer que seja, pois, salvo algumas destemperes por motivos passageiros, acredito sempre ter prezado as pessoas que dividiram minha presença. Porém daí a ser o responsável direto por tirar a liberdade delas e sacrificá-las a me carregarem como um fardo pelo resto de minha vida, isto sim, certamente, não só me constrange, como também me faz sentir um réu nesta situação, vexatória para mim, humilhante e desgastante para quem quer que seja.
    Eu também poderia deixar tantas especulações sobre um futuro incerto, e simplesmente viver a vida sem sobressaltos, e sem querer antecipar tantas tribulações deixando que meu destino se fizesse naturalmente, por completo, como acontece com todos em sua jornada por esta existência. Porém, por um sentimento de responsabilidade exagerado, provavelmente herdado de meu pai, sinto-me refém da necessidade de abrandar de alguma forma, possíveis conseqüências da perda de controle sobre meus atos futuros, o que, como disse anteriormente, poderá sobrecarregar os limites de outros.
    E é a consciência desta situação que acredito ser inevitável, que me faz ficar de “mãos atadas” totalmente debilitado mesmo, para inverter o curso deste destino, praticamente, já traçado.
    O quê fazer diante tal situação?
    Se fosse eu uma pessoa vitoriosa pelo empenho de uma vida toda, poderia contar, pelo menos, com recursos materiais que certamente iriam aliviar sobremaneira a tarefa de outros, pois desta forma poderia contar com o apoio de especialistas à disposição, ganhando para isto. Mas em minha índole, nunca me permiti e nem me inspirei para nada que, de certa forma, poderia ser conhecida como riqueza e luxo. Sempre prezei por uma vida pacata e simples, longe de grandes pretensões para se conquistar qualquer situação de grandeza ou ambição assoberbada. Não que tivesse aversão a tudo isto, ou que seja contra pessoas que conseguiram se sobressair dentre outros mais humildes, pois, principalmente agora, quando meu ciclo já esta preste a ser concluído, percebo que esta outra realidade, conseguida por pessoas mais vaidosas, no bom sentido, seria a solução. Mas jamais poderemos contar com aquilo que “seria”, e o que a realidade concluiu, com base naqueles sentimentos que ela tinha em mãos para isto.
    Então, consciente desta situação, sem uma solução para tal abrandamento circunstancial, no que diz respeito á alguma coisa mais sólida a favor da pessoa escolhida para tal incumbência, cheguei à dura conclusão:
    Quando já instalada esta doença, o primeiro passo seria, permitir agora com a consciência ainda íntegra, que tal pessoa pudesse deixar-me, longe de minha terra natal e isento de qualquer documento que pudesse me identificar, às portas de algum asilo ou hospital de cunho filantrópico e criado por alguma religião voltada às beneficies citadas na Bíblia, pois desta forma ela não seria cobrada por esta atitude pela sociedade.
    É lógico que, neste momento, ainda estou convicto do que penso e escrevo, sei perfeitamente que tal atitude poderá ser uma solução, mas também sei que, poderei ser ignorado às portas de tal instituição. Mas mesmo assim, passarei apenas a ser mais um destes que vivem nas ruas às própria sorte, se estes existem por que não eu? Desta forma, mesmo cônscio de uma situação com um final um pouco mais duro, isto seria mais rápido e aparentemente mais leve do que poderia ser, se minha existência estivesse pesando sobre os ombros de quem quer que fosse.
    Acredito piamente que este desfecho para uma longa vida, se não de luxo, mas íntegro e de felicidades sentidas dentro de meu próprio conceito, é estranhamente por mim reconhecida como que geradas de certa forma pela filosofia de vida particular que criei nesta minha passagem por aqui. Com minha escolha de solidão para esta fase terminal, principalmente pela convicção dela ser isenta de consciência e de sentidos decorrentes, desta alienação causada pela doença, e consequentemente a minimização de possíveis dores, aceito enormemente como “fim de minha vida”, o inicio deste Alzheimer, contanto que desta forma não gere nenhum prejuízo a ninguém. O que vier depois será apagado num esboço de tempo teimando para se fazer concreto, mas sem sucesso, para um epílogo que já aconteceu...

    • @eneidacastroramos3111
      @eneidacastroramos3111 Před 3 lety +2

      Li e reli o que vc escreveu, e apesar da minha pouca experiência com a doença de Alzheimer, lhe digo, Tenha fé em Deus e nas pessoas.Eu nunca parei para saber o q é Alzheimer 😭 Qdo de repente, tive q procurar um neurologista para consultar meu amado marido E antes do exame , o médico disse: é um Alzheimerzinho, e eu me vi com os olhos cheios de lágrimas
      Desse dia em diante nunca mais eu nem meu marido fomos os mesmos.Meu coração não aceitou essa fatalidade .. Comecei uma nova vida E num coisa vc está certo: Alzheimer é a morte ..
      Hj, passados três anos, eu ainda choro como se meu marido tivesse morrido
      Graças a Deus, diminui minha revolta pq a gente era Feliz, esposos, companheiros, namorados e agora, ele vive bem fisicamente, eu luto muito para w tenha boa qualidade de vida Aprendi com Cláudia Alves a lidar melhor com meu marido.Ela vai dar um curso online ainda esse mês, já estou inscrita ..Foi ela minha inspiração para amar ainda mais meu marido.Por isso lhe digo,: Não seja tão sem esperança.Alzelmer não é o fim ...e sim um novo começo q a gente precisa está com o coração e a vida pronta para dar vida ao nosso paciente.
      É claro que guardo minhas frustrações ...a gente tinha planos.. felicidade e amor.Hj , ...sei que eu tenho amor 💓 mas ele pode tbm me amar ,qdo está em apuros, eu chego e vejo seus olhos brilhantes .. isto é a confiança que tem em mim Qto a minha vida, é claro q não tenho liberdade...vivo para cuidar dele, mas a gente se entende, eu faço tudo para q ele seja feliz.
      É por minha vida que eu lhe digo,se a gente não pode mudar as coisas, é melhor se adaptar ..vc pode não ficar como diz .. há muitos tratamentos, técnicas e medicações q retardam essa tragédia.Viva um dia de cada vez Eu estou aprendendo.🙅🙏🏻

    • @reinaldo6835
      @reinaldo6835 Před 2 měsíci

      Teorilang, você escreve muito bem. Viva a vida e não se preocupe tanto com o futuro. É nobre sua preocupação, mas, ao mesmo tempo, antecipa os seus sofrimentos para uma fase que nem sabe se existirá. Não é sábio viver preocupado com o amanhã. Há uma frase que resume isto: "o passado me deprime, o futuro me preocupa, por isso o presente me escapa.
      Como disse a Eneida, viva um dia de cada vez. Aproxime-se mais de Deus e o busque de todo o seu coração. Não insinuo que você não o busque, mas intensifique esta prática. Isto mudará completamente a sua vida.
      Espero que, ainda lúcido, possa ler estas palavras e receber proveito delas.
      Deus o abençoe

  • @wilceaable
    @wilceaable Před 6 lety +1

    Excelente as orientações .

  • @michellepatricio940
    @michellepatricio940 Před 3 lety

    Cuido de uma senhora ah 4 meses a familia esta qualse colocando ela em um abrigo tem horas que ela da muito trabalho, queria procurar alguma atividade na qual encaixe a ela, nao vou mentir pra cuidar de um idoso assim tem que ter muita paciencia..

  • @Rosa1232016
    @Rosa1232016 Před 5 lety +1

    Meus pais de 86 anos, foram acometidos desse mal, há 3 anos. Os dois, no mesmo ano. Meu pai foi logo após uma infecção urinária e minha mãe foi aos poucos. Minha mãe já não andava, devido a outros problemas de saúde e agora não anda, não enxerga mais nada, a não ser nas viagens da sua mente, quando ela ver muitas coisas, as vezes ela lembra q já não enxerga mais e fica triste, quando a gente fala que faltou energia, ela aceita e volta a ficar tranquila. Ela não anda, se quer se vira na cama, temos q mudar ela de posição várias vezes no dia. Ela pesa mais de 70k e até pra virar ela é difícil para mim e minha irmã, até porquê, são dois. Meu pai é bem magro, esquelético mesmo, mas pesa muito também e está na mesma situação que ela, enxerga um pouco ainda, mas depende de nós pra mudar de posição, ele ainda se arrsta e c9nsegue sair do lugar, o que é muito perigoso. Temos q colocar travesseiroa para impedi-lo de sair do lugar. Ele tem a cama hospitalar, mas se deixar coloca as pernas por cima da grade de pro teção, pois fica totalmente atravessado na cama. Vive de olhos fechados, mesmo enxergando ainda. Minha mãe fala muito, mas ele quase nem responde ao que perguntamos. Ele está com as pernas pra cima. Qdo ele quer abaixa um pouco. Os momentos de troca de fraldas é horrível, pois ele levanta as pernas e quando levantamos como fazemos com os bebês, aí ele quer baixar e temos q fazer um esforço ainda maior, isso depois de trocarmos nossa mãe (eu e minha irmã) . Quando um faz o número 2 o outro faz também e isso é o dia todo, todos os dias. Temos 3 dias de descanso do número 2. Depois começa tudo outra vez.
    Que atividade teríamos pra elea, nessas condições? Um nem fala, nem anda e nem exerga. O outro nem fala, nem anda e vive com os olhos fechados.

    • @isabelevangelista8673
      @isabelevangelista8673 Před 5 lety +1

      Deus dê a vc e sua irmã, muita vida , saúde , muita paciência e luz divina . Só DEUS PODE orientar vcs ... Vcs todos não vão ser esquecidos em minhas orações. Deus os abençoe !!!

    • @marciamarcia4498
      @marciamarcia4498 Před 5 lety

      Também gostaria de saber, se existe alguma estimulação pra essa fase triste do Alzheimer?

    • @marciamarcia4498
      @marciamarcia4498 Před 5 lety

      E logo no início da Doença, qual foi a orientação médica que vocês receberam além da medicação e qto tempo eles foram mudando de fase?

    • @euniceribeiro3957
      @euniceribeiro3957 Před 5 lety

      Que Deus dê força e saúde p vcs. E muita graça para que possam ser paciente. Estou cuidando do meu pai ja com essa doença. Mas graças a Deus que ainda toma banho e faz as suas necessidades sozinho. Mas tenho q ficar orientado qnd pergunta. Pq se esquece muito rápido. Me preocupo em ele chegar nessa frase, pois é muito teimoso e nunca acredita no q a gnt diz e tem que ser so do jeito dele. So ele esta certo. Com certeza ele ñ aceitaria nem um tipo de exercícios para a mente rsrs.

    • @oglei3657
      @oglei3657 Před 4 lety +1

      Eu nao tinha ideia como essa doenca eh dificil.

  • @camilanascimento7554
    @camilanascimento7554 Před 8 měsíci

    ❤❤❤

  • @carolinegiolo462
    @carolinegiolo462 Před 4 lety +3

    Parabéns pelo vídeo!
    Por gentileza, gostaria de saber se vcs possuem exemplos de atividades físicas em grupo para pessoas com Alzheimer.
    É que sou profissional de educação física e estou preparando um projeto para trabalhar com esse público em grupo.
    Agradeço a ajuda.
    Um Abraço!

  • @grupolumieri889
    @grupolumieri889 Před 4 lety +1

    Oi Ana! Qual dica vc daria para eu fazer com uma pessoa com Alzheimer, ainda no começo, neste período de pandemia? Queria produzir alguns materiais e ir falando com ele pelo celular. Mas não sei quais atividades, já que não posso ir na casa dele e da esposa.

  • @JaquelineSilva-cm8vh
    @JaquelineSilva-cm8vh Před 11 měsíci

    Minha avó tem essa doença ela é agressiva chama muito palavrão, repete varias vezes um só assunto e chora muito, está tomando remédio mais não está resolvendo, o que pode fazer mudar a situação?

  • @betemanso16
    @betemanso16 Před 4 lety

    Estou com uma aluna com Alzheimer para pintura em mdf mas ela já fez pintura em tecido oq posso fazer para ajudar?
    Continuo com pintura na madeira ou vou para a pintura em tecido q é oq ela já conhece ?

  • @cristinaviana8309
    @cristinaviana8309 Před 3 měsíci

    Cuidar de alguém com Alzheimer é um terror!

  • @mundodosunis1491
    @mundodosunis1491 Před 6 lety +2

    Eu descobrir apouco tempo que meu avô esta com essa doença eu tenho duas perguntas eu posso a mostrar fotos antigas da familia falando para ele quem e quem e tbm eu posso dar uma folha e uns lapis para ele desenhar ???

    • @TVReab
      @TVReab  Před 6 lety +2

      Oi Elielma, pode sim. Tudo que o estimule é importante. Só não insista em qualquer coisa que ele "se atrapalhe" para responder. Se ele não conseguir, dê a resposta para ele!

  • @nadabiapereira9560
    @nadabiapereira9560 Před 2 lety

    Minha mãe sofre com isso gostaria de saber mais pra ajudar ela

  • @rosangelaribeiro7790
    @rosangelaribeiro7790 Před 3 lety

    Linda vc sotaque lindo igual ao meu

  • @gabrielapardinho6758
    @gabrielapardinho6758 Před 2 lety

    É difícil pois minha paciente anda e tudo mais mas ela esquece a cada dez segundos, não dá nem tempo de eu explicar o que vou fazer, nem um movimento ela vai completo e já esquece

  • @crisberaldo3526
    @crisberaldo3526 Před 9 lety +4

    Oi... por favor , qual é a especialidade que trabalha esses exercícios,
    ensinando e orientando ao cuidador ou familiar a faze-los com o idoso ???
    Grata.

    • @keterinferreira6146
      @keterinferreira6146 Před 9 lety +1

      +Cris Beraldo Terapeuta ocupacional :)

    • @TVReab
      @TVReab  Před 8 lety +1

      +Cris Beraldo é p Terapeuta Ocupacional =)

    • @liliacouti535
      @liliacouti535 Před 6 lety

      .

    • @Dermato.
      @Dermato. Před 5 lety

      Fisioterapeuta também trabalha com pessoas quem tem Alzheimer ;)

  • @claudeteoliveira7455
    @claudeteoliveira7455 Před 3 lety

    Procuro trabalho como cuidadora em São Paulo.

  • @saletebonetti3839
    @saletebonetti3839 Před 5 lety +4

    Eu acho q falta informações sobre alzaimer so falam do esquecimento e coisas engraçadas mas a ruindade os nervosismo e a compra de remédios e a ida ao banco q a pessoa não dá o cartao compra o que quer e como q e nao q sabe de tratanento e nem remedios .

  • @marilenesilva1495
    @marilenesilva1495 Před 3 lety

    Meu esposo está com demência ,porém ele tem dificuldade para enxergar

  • @geniamorim6332
    @geniamorim6332 Před 5 lety

    Não consegui entender o site que falou ao final. Gostaria que escrevesse.
    Grata.

    • @analeite1505
      @analeite1505 Před 5 lety

      Oi Geni, até que ponto você entendeu? ;)

  • @janeteamoroso3887
    @janeteamoroso3887 Před 3 lety +1

    Essas dicas não funciona no estado avançado da doença

  • @gabrielzordan3648
    @gabrielzordan3648 Před 8 lety

    Eu sou Simoni e não Gabriel Zordan.ele é meu filho,entendeu?

  • @ricardocesar4834
    @ricardocesar4834 Před 9 lety +6

    Achei que ia mostrar o exercicio e não apenas ficar falando...

    • @TVReab
      @TVReab  Před 8 lety

      +Ricardo César estamos com exercícios aqui no canal! =)

    • @XmastergamesX
      @XmastergamesX Před 7 lety +4

      Parece o tipo de pessoa que vê o copo meio vazio. com essas dicas QUALQUER exercício pode ser executado melhor.

  • @jacyhellembarb.senasena7533

    Nao supoto quando os olhos de mae parecem pular...

  • @PauloRoberto-nz9vx
    @PauloRoberto-nz9vx Před 2 lety

    7777

  • @mariohenrique795
    @mariohenrique795 Před 3 lety

    Que tipo de atividade mulher ? Mostra pelo menos uma !

  • @brigante_senhorinhaBrigante

    Vc fala muito. E nem sempre deu pra ler o que estava escrito. O papel na camera