Como saber se uma vacina funciona ou se é segura

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 04. 2021
  • Muito tem se falado sobre eficácia e segurança de vacina, mas, às vezes, é difícil entender a diferença entre esses dois pontos. Então, precisa ficar claro no seguinte aspecto: eficácia é o quanto a vacina funciona, seja para prevenir a infecção pelo vírus ou para prevenção de formas graves da doença. Essa eficácia é constatada quando a gente compara as pessoas que tomaram a vacina x aquelas que fizeram uso de um placebo em um estudo clínico, então, ao final se faz um cálculo de percentual de eficácia, que para a Agência Nacional de Vigilâlncia Sanitária (Anvisa) é de, no mínimo, 50% para a vacina ser considerada aprovada. Já no caso da segurança é avaliado o quanto esse antígeno pode causar danos, ou malefícios às pessoas.
    Então, principalmente neste momento em que uma grande parcela da população será vacinada, as pessoas querem saber quais as chances de uma determinada vacina causar algum risco. Essa segurança é observada em todos os estudos que a vacina foi submetida, sendo que ao final se analisa quantas reações adversas aconteceram, quais acontecem e se pode acontecer febre ou algum outro caso de alergia, uma manifestação grave. Toda essa análise é o que a gente chama de segurança.
    Tanto a eficácia como a segurança, ao final [das análises] têm que ser comprovadas pela Anvisa para que a vacina possa, enfim, ser utilizada pela população.

Komentáře •