MOTORISTAS de APP: o erro de GAIOFATO e JONES MANOEL - O que é uma CLASSE SOCIAL?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Saudações, companheiros e companheiras!
    Este é um corte da live "SESSÕES DE LUTA - 11/04: polêmica dos MOTORISTAS de APLICATIVOS, interação com o chat, etc.", transmitida em 11/04/2024 no canal Rompendo com Velhas Ideias, no qual disserto sobre a polêmica dos MOTORISTAS DE APLICATIVOS e a qual classe social pertencem - nem proletariado, nem pequena-burguesia, mas sim semiproletariado -, bem como os erros de análise de Gaiofato e Jones Manoel.
    Live na íntegra: czcams.com/users/li...
    Inscreva-se no Rompendo com Velhas Ideias: / @rompendocomvelhasideias
    Inscreva-se em nosso canal de [CORTES]: / @cortesrompendocomvelh...
    Seja membro do canal e apoie o trabalho de propaganda revolucionária do marxismo: / @rompendocomvelhasideias
    Faça parte do servidor (não oficial) Vale dos Pomares no Discord: / discord

Komentáře • 75

  • @socialismocomocaminho8028
    @socialismocomocaminho8028 Před 3 měsíci +12

    Esse é disparado o melhor canal sobre marxismo no Brasil. É simplesmente incomparável com qualquer outro e esse rapaz é muito jovem, o que nos faz ter muita esperança na revolução.

  • @jo971000
    @jo971000 Před 3 měsíci +23

    Kkkkkkkkkkk rachei no reconstrução revisionista

  • @rafaelgoncalves1858
    @rafaelgoncalves1858 Před 3 měsíci +12

    Não compreendo como o carro é o meio de produção uma vez que temos o app como esse mediador, no caso o carro e uma ferramenta e quem detém o lucro e aplica o mais valia seria a Uber através do app

  • @user-ms8qj9og1s
    @user-ms8qj9og1s Před 3 měsíci +12

    Aqui o João Pedro Fragoso foi do particular para o universal.

  • @aquelecaradofinanceiro7207
    @aquelecaradofinanceiro7207 Před měsícem +1

    Mas aí nao daria pra dizer que hoje a maioria dos trabalhadores sao semi proletarios? Uma imensa quantidade das pessoas usa seu proprio computador pra trabalhar. Mesmo trabalhadores da campo as vezes tem seus proprios meios de produçao na colheita e etc, e so teriam aí como "clientes" as empresas que os pagam. E mesmo que for isso, no fim a analise economica nao é a mesma? Você ainda explora mais valia, e voce ainda tem que trabalhar. No fundamental quase nada muda alem do barateamento dos custos das empresas (uma exploraçao extra do trabalhador que tem ele mesmo que investir capital fixo na maquinaria pra trabalhar)

  • @evaldoferreira7894
    @evaldoferreira7894 Před 3 měsíci +9

    Camarada João seu canal tem muito futuro , vamos apoiar camaradada , conteúdo pujante.

  • @MTd2
    @MTd2 Před 3 měsíci +6

    Não acho que o caso do jogador de futebol com dinheiro seja bom. O salário alto vem de contratos de publicidade e se não houver exploração de toda uma cadeia de produção que vai distribuir a imagem, imprimir a imagem, o jogador não vai ganhar dinheiro.

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 2 měsíci +1

      Exato, no final o jogador é só um trabalhadoe muito bem pago, pos ele não é dono de nenhum meio de produção e não extrai a mais valia de ninguém. As marcas de produtos e times usam as habilidades dele para lucrarem, e no final pagam um salário(alto) dele

    • @gabrielaguiar1935
      @gabrielaguiar1935 Před měsícem

      @@dagobertosantosdeoliveira9546 Esse é o ponto dele no vídeo. Uma pessoa que vende somente sua força de trabalho mesmo que a um preço exorbitante, não deixa de ser um proletário. O exemplo do jogador de futebol famoso não é o melhor, pq muitas vezes não é somente do salário a origem da renda, pode envolver contratos de participação em lucros etc. Mas demonstra que uma análise que se limita a dizer "se depende de salário, é proletário, portanto, é a classe revolucionária" sem analisar o contexto todo te faz cometer graves erros de julgamento. Da mesma forma que classificar um motorista de aplicativo com carro próprio como proletário que não tem nada a perder a não ser as correntes é errado, afinal ele possui o meio de sustento dele: o carro! Mas isso também não exclui essa classe como potencialmente revolucionária. Assim como não excluiu os camponenses com pequenas propriedades. Acho que esse é o principal de se tirar do vídeo, não cair em análises puramente economicas e esquecer a análise política

  • @veraneidetrindade843
    @veraneidetrindade843 Před 3 měsíci +7

    Engaja , rumo aos 3k , curti, compartilha , comenta.

  • @vlad2ponto0
    @vlad2ponto0 Před 2 měsíci +4

    Meu Deus. Que tragédia de análise.
    Essa ideia de que Marx priorizou a economia em detrimento da política é ridícula. Economia como uma tarefa e política como outra é uma separação tipicamente liberal. Tá precisando estudar o capital, amigo.
    Um monte de volta pra não responder o fundamental: a confusão ocorre por causa de uma incompreensão do que significa "meios de produção".
    Assim, se imagina que os meios de produção são coisas puramente físicas, como, o carro do UBER. Ao contrário, os meios de produção são A RELAÇAO SOCIAL. Ou seja, o carro só se "comportaria" como meio de produção no imediato momento em que ele entra em relação com o capital UBER, ou seja, o aplicativo. O motorista não tem autonomia para produzir sem o vínculo direto com o capital UBER. Logo, a empresa usa o aplicativo como meio material para estabelecer a relação de trabalho, em que o motorista vende sua força de trabalho para o capitalista que o paga na forma de salário extraindo mais-valia. Não tem como o motorista por vontade própria realizar as viagens, assim como o metalúrgico não pode produzir fora da fábrica. Não por questões físicas, mas porque o que caracteriza sua condição de classe é a NECESSIDADE de vender sua força de trabalho mediada pelo vínculo indissociável com o capital. O carro se comporta como uma chave de fenda para o mecânico, ou o giz para o professor. Meras ferramentas.
    Não é só por causa da "proximidade".

    • @lucianamouratomas64
      @lucianamouratomas64 Před 2 měsíci

      Perfeito

    • @HaoxD
      @HaoxD Před měsícem +1

      "Economia como uma tarefa e política como outra é uma separação tipicamente liberal." Correto, esse é um dos problemas do pessoal que quer aprender marxismo por youtube em vez de ler fontes primárias. A pessoa fica refém do entendimento do criador de conteúdo.

    • @vladimirnader5419
      @vladimirnader5419 Před 6 hodinami

      Obrigado. Estava lendo os comentários antes de gastar tempo fazendo uma elaboração e o seu comentário supre muito melhor oque eu colocaria por aqui. Análise pífia no vídeo.

  • @alexandreraphael2262
    @alexandreraphael2262 Před 2 měsíci

    qualquer complemento de renda esta mais próximo do proletáriado doq pequena burguesia, pq mais cedo ou mais tarde ele cai na escala social se ele não parar de reproduzir capital com a própria força de trabalho

  • @220ogivas-N40
    @220ogivas-N40 Před 3 měsíci +2

    nunca vi um vídeo tão didático e tão claro sobre como sw formam as classes sociais no marxismo e no Brasil, fez como Mao comenta no Sobre a contradição: "ir do particular ao universal e do universal ao particular"

  • @user-yv1mk1jp5y
    @user-yv1mk1jp5y Před 3 měsíci +4

    Excelente explicação!

  • @MTd2
    @MTd2 Před 3 měsíci +2

    O caso do atleta rico é semelhante, na parte de extração de mais valia, ao do engenheiro experiente que é contratado para gerir uma fábrica de microchips por ter um conhecimento extremamente detalhado, quase inigualável, de toda linha de produção. No caso, o jogador é um especialista sem igual de projetar uma imagem, tal como um artista famoso. É uma força de trabalho muito específica para um segmento de mercado, muito especializado.

  • @luizacaninibeltrame83
    @luizacaninibeltrame83 Před 3 měsíci +4

    Não acho que as botas de um entregador possam ser consideradas bens de capital, um entregador que precisa alugar o veículo com o qual fará as entregas continua não possuindo o meio de seu trabalho, além disso penso que todos estão sujeitos a relações essencialmente de proletariado, mesmo que possuam o veículo da entrega dependem totalmente do aplicativo para realizá-las e tem seu trabalho diretamente explorado pelos aplicativos que literalmente pagam seus salários

    • @user-sl6gn1ss8p
      @user-sl6gn1ss8p Před 3 měsíci +1

      sim, se não tem o aplicativo, o cara não consegue fazer o trabalho, mesmo tendo o carro. O mais determinante é o aplicativo e o modo de exploração por meio dele.
      Quando a pessoa aluga carro então, vai mais fundo ainda o problema.

    • @marcellemonteiro13
      @marcellemonteiro13 Před 3 měsíci +2

      Mas é uma relação de trabalho muito mais precária, mesmo que em alguns casos ele seja até melhor remunerado que o “proletário tradicional”, e em muitos outros pior remunerado. Pois todos estão sujeitos a essas intempéries… E por isso a cunha do termo “semiproletariado”, pois não chegam a ser um proletariado propriamente dito, mas se aproximam muito mais deste que da pequena-burguesia. E como ele também disse, o semiproletariado também possui suas estratificações. Há os que estão mais ao topo e há os que estão lá na base tendo que alugar bike do Itaú pra não morrer de fome.

  • @antoniojorgecouto2431
    @antoniojorgecouto2431 Před 21 dnem

    Motorista de aplicativo é exercício ilegal da profissão

  • @kakomunista
    @kakomunista Před 2 měsíci +3

    11:16 ce ta ligado que vc usou o argumento do MONARK aqui?
    Monark: "Se eu tenho meu pc e meu studio eu sou dono do meio de produção!"
    mas o meio de produção é o youtube...

    • @HaoxD
      @HaoxD Před měsícem

      Criadores de conteúdo que conseguem viver puramente do seu conteudo online, são claramente pequenos-burgueses.

    • @frazyfrog
      @frazyfrog Před 6 dny

      ​@@HaoxD não, não são. nem a plataforma é sua, youtuber (a maioria que é pequena ) é escravo remunerado alimentador de algoritmo

  • @rodrigocoelho842
    @rodrigocoelho842 Před 3 měsíci +3

    Considerando que o carro e o celular por si só não é possível fazer valor, assim, é somente com a plataforma que é possível gerar valor, não seria “força a barra” comparar os Uber com os semi proletários? Afinal, todo o seu rendimento vem das plataformas (Estou perguntando numa boa)

    • @marcellemonteiro13
      @marcellemonteiro13 Před 3 měsíci

      Ao meu ver, o aplicativo é só mais um meio para viabilizar a circulação da mercadoria. Desse modo ele está inserido nessa categoria (circulação). O valor (dotado de mais-valia) é gerado com a entrega da mercadoria em si, a “compra concluída”, feito o pagamento do produto pelo consumidor final onde todos esses custos estão direta ou indiretamente embutidos (incluindo o lucro tanto de quem produz a mercadoria, quanto de quem vende). Marx fala do processo de produção capitalista no Livro I de OC e do processo de circulação capitalista no Livro II de OC. Vale uma leitura com calma porque o conteúdo é denso mas muito atual pra entender essas e outras coisas ainda nos nossos dias. Saudações!

  • @camarada_PCR
    @camarada_PCR Před 3 měsíci +1

    Excelente conteúdo, camarada Fragoso, esse tema é muito importante.✊✊

  • @vagnertxr
    @vagnertxr Před 3 měsíci +1

    essa discussão tem muito a ver com o processo de proletarização de profissões pequeno-burguesas como os professores por exemplo

  • @ednaldosilva4
    @ednaldosilva4 Před 3 měsíci +2

    Grande JPF, tema extremamente interessante! 👏

  • @lucianamouratomas64
    @lucianamouratomas64 Před 2 měsíci

    Desculpa mas não consegui entender porque o motorista de app poderia se equiparar com um pequeno burguês, já que ele não está explorando a mais valia de ninguém, ele no máximo seria parecido com um trabalhador liberal, um contador, um dentista que tem um consultório próprio.

    • @HaoxD
      @HaoxD Před měsícem

      porque ele detem meio de produção

    • @frazyfrog
      @frazyfrog Před 6 dny +1

      ​@@HaoxD HAHAHA que meio de produção ??

  • @wadarlemes1337
    @wadarlemes1337 Před 3 měsíci +1

    Olá, João Pedro! A expressão "dito isso, ..." se tornou vulgar no CZcams. Seu discurso é elaborado, sofisticado, objetivo e fundamentado na ciência marxista. Ao mesmo tempo, preconiza o rompimento com as velhas ideias e o senso comum. Por isso, acredito que a utilização dessa expressão não se coaduna com tudo que você expressa de inovador e revolucionário, além de parecer um vício linguístico de pontuação, como fazem os adolescentes com a expressão "tipo..", utilizada como vírgula. Espero que você acolha essa crítica construtiva.

  • @menesstudios8573
    @menesstudios8573 Před 3 měsíci +2

    Camaradas, tem algum vídeo bom na internet explicando pq o PCB-RR se enquadra como revisionista?

    • @wanderingthroughadream
      @wanderingthroughadream Před 3 měsíci

      video nao sei, mas tem textos do servir ao povo

    • @user-vi6vo3jb6j
      @user-vi6vo3jb6j Před 3 měsíci

      Nos primeiros vídeos do João Pedro ele critica diretamente as tendências revisionistas desses pseudo-comunistas

  • @Jaguar1336
    @Jaguar1336 Před 3 měsíci +3

    é o trem bala do maoísmo, n tem jeito

  • @clebersampaio7001
    @clebersampaio7001 Před 3 měsíci

    nunca vi um vídeo tão didático sobre o assunto. Eu acharia ótimo se vc pudesse fazer um guia de leitura, desde o mais básico ao avançado. São tantas citações no vídeo que não sei nem por onde começar

    • @wanderingthroughadream
      @wanderingthroughadream Před 3 měsíci

      valedospomares.wordpress.com/2024/04/01/guia-de-estudo-do-marxismo-leninismo-maoismo-aportes-de-validez-universal-do-presidente-gonzalo-guia-oficial-do-grupo-de-estudos-vale-dos-pomares/

  • @AleksandrFernandes-su8qp
    @AleksandrFernandes-su8qp Před 3 měsíci +2

    Aletas/artistas/pessoas que ganham a vida com entretenimento são enquadradas como pequena-burguesia ou semi-proletariado?

    • @iggoraleatoriedades
      @iggoraleatoriedades Před 2 měsíci

      Em termos gerais, são pequeno-burgueses. Mas depende do setor do artista. A situação econômica de um artista de grandes filmes e novelas é diferente da de um artista de teatro independente, por exemplo - esses segundos, muitos possuem um emprego e usam o teatro como forma de complementar a renda. Mao classifica politicamente a pequena-burguesia em três setores: 1. o de maior estabilidade econômica, que tende a ser a ala direta da pequena-burguesia; 2. o setor estável, que consegue sem muitos problemas satisfazer as suas necessidades, que é um setor que pode ou não apoiar a revolução; e 3. o setor decadente da pequena-burguesia, que está em vias de proletarização e que "não sabe o dia de amanhã e esta seria a ala esquerda de tal classe.
      Claro, todos os setores pequeno-burgueses em última instância são vacilantes, mas uns são mais do que os outros.

  • @valladao_
    @valladao_ Před 3 měsíci +1

    Muito bom vídeo!

  • @luispedro-zo8gm
    @luispedro-zo8gm Před 3 měsíci

    excelente vídeo! Bem didático, esclareceu uma questões de muita importância para a compreensão de classe social.

  • @MarcosVinicius-hg4uz
    @MarcosVinicius-hg4uz Před 3 měsíci +2

    O q o RR tem de revisionismo?

    • @HaoxD
      @HaoxD Před měsícem

      oportunistas dengistas

  • @FelipeGasperoficial
    @FelipeGasperoficial Před 3 měsíci +1

    Te mandei um salve no Instagram, irmão. Quero trocar uma ideia com vc. Abraço

  • @deadbeef9478
    @deadbeef9478 Před 3 měsíci +5

    agora sim compa, vamos falar mais sobre a nossa realidade!

    • @PRINCIPIOSELEMENTARES
      @PRINCIPIOSELEMENTARES Před 3 měsíci +2

      antes não era sobre a nossa realidade?

    • @deadbeef9478
      @deadbeef9478 Před 3 měsíci +3

      @@PRINCIPIOSELEMENTARES era também. Mas o enfoque do canal era em questões históricas relevantes que tocam na nossa situação atual. Nos interessa saber se Enver Hoxha era dogmático? Sim. Nos interessa saber sobre a GRCP? Sim, também. Mas interessa saber sobre o movimento do PCP, principalmente pq o Peru é uma país mais "análogo" a nós e nós oferece uma excelente fonte de desenvolvimento a respeito do Maoísmo (Marxismo). Sinto falta de uma sistematização entre o q ocorre hoje, como a precarização do trabalho no neoliberalismo, escala 6x1, e as questões históricas do Brasil. Desenvolver as questões nacionais atuais, como o semifeudalismo (e seus exemplos flagrantes) em função da formação histórica do capital no Brasil, por exemplo. Os comunistas ditos MLs abandonaram a categoria da semifeudalidade em função de teorias estranhas ao marxismo, por exemplo. Então precisamos demarcar a posição e buscar uma organização nos nossos estudos a respeito disso, a questão militar, novo poder, etc. E fazer a denúncia das questões que se apresentam sob o olhar maoísta é de interesse, pois é interessante demonstrar na prática como é de urgência a formação de novo poder. Trazer exemplos da luta popular nos encoraja a organizarmo-nos! É necessário desenvolver o conceito de poder popular e espalhar a ideia, pois há um revisionismo virulento que se abate sobre a nova geração de militantes marxistas. Unir a luta sob o Maoismo enquanto expressão máxima e mais atualizada ferramenta para a luta ideológica é de extrema importância. Como lutar pelos direitos de trabalhadores, mulheres e LGBTs ainda no capitalismo e como isso culmina na formação de bases de novo poder? É necessário desenvolver isto. Sinto que há muito por ser explorado ainda por Fragoso aqui.
      Eu fui "fisgado" no bom sentido, pelo maoísmo, quando eu pude perceber que a construção do poder popular não necessariamente precisa abarcar a questão eleitoreira e nos permite sair do imobilismo. Temos uma lacuna muito grande, de formação mesmo de quadros marxistas em função dos vícios que o petismo nos legou. São apenas alguns exemplos que trago que necessitam desenvolvimento e que podem ser propostos ao canal, pois acredito ser relevante e dialogar mais com nossas necessidades atuais

  • @norbertonicolas7254
    @norbertonicolas7254 Před 3 měsíci +3

    essa discussão é muito vaidosa, só acho q ta investindo energia em algo que nao vai mudar a realidade das vidas das famílias brasileiras

    • @Jaguar1336
      @Jaguar1336 Před 3 měsíci +4

      falar sobre a classe de trabalhadores brasileiros é vaidade? dex de falar besteira

  • @shametower
    @shametower Před 3 měsíci

    Seria interessante que o companheiro voltasse a subir os vídeos em formato de podcast para o spotify! Muito melhor para acompanhar fora de casa. No mais, excelente vídeo!

  • @Giovanna-vv6cr
    @Giovanna-vv6cr Před 3 měsíci +1

    muito legal

  • @luulucky5680
    @luulucky5680 Před 3 měsíci

    Semi-proletario ≈ proletario e pequeno burguês?
    Então, um dono de mercado que explora a mais-valia de sua família e poucos empresarios é um pequeno burguês, certo? E caso ele tbm precise se vender por um salário fora ele é um "semi-proletario"?
    Se em crises ciclicas ele passe dessa relação para outras ele transitará entres essas classes? E enquanto a escolha do dono trabalhar fora? Como se analisa essas questões politicas?
    Então um trabalhador autônomo (que não está vinculado a nenhum app) é um pequeno burguês?

    • @user-vi6vo3jb6j
      @user-vi6vo3jb6j Před 3 měsíci

      Não, semi-proletariado é aquele que está indiretamente ligado a produção, tange mais a circulação de mercadorias, nada a ver com essas funções que vc deu. Pequena burguesia é aplicável aos setores ligados ao trabalho intelectual e/ou de administração, quando em determinados níveis, advogados, professores, donos de mercado, são parte da pequena burguesia.

    • @user-vi6vo3jb6j
      @user-vi6vo3jb6j Před 3 měsíci

      Só adicionando, esse possível transitar de classes que você comentou, sobre precisar buscar emprego fora, no caso de um dono de mercado, é só uma das faces da luta de classes, nada alienígena as determinações, afinal, segundo o princípio da contradição apreende-se essa movibilidade como parte constitutiva das classes

  • @direitabrasilreal
    @direitabrasilreal Před 3 měsíci +1

    Gaiofraco, gosto dele. Espere que pare um pouco e estude mais.

  • @user-sl6gn1ss8p
    @user-sl6gn1ss8p Před 3 měsíci

    se intelecto é meio de produção, ou ninguém que faz "trabalho intelectual" é proletário, mesmo que empregado, ou uber dono de carro também é proletário, não?

  • @fernandofelix2310
    @fernandofelix2310 Před 3 měsíci

    Bom video

  • @luulucky5680
    @luulucky5680 Před 3 měsíci +1

    Qual é o texto do lenin que cita o "semi-proletario"?

    • @marcellemonteiro13
      @marcellemonteiro13 Před 3 měsíci +2

      Vários. “Esquerdismo”, “A Social Democracia e o Governo Provisório”, “A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky” etc.

  • @tovarishch01
    @tovarishch01 Před 3 měsíci

    muito bom

  • @Antonio-1917
    @Antonio-1917 Před 3 měsíci +1

  • @matadordefeiticeiro
    @matadordefeiticeiro Před 3 měsíci

    Up

  • @matadordefeiticeiro
    @matadordefeiticeiro Před 3 měsíci

    Up