Valeu a Pena Estudar na USP? (de uma recém formada em História)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 04. 2020
  • Escute minhas sábias e bêbadas palavras que saíram durante uma rápida reflexão sobre se valeu a pena o esforço para estudar na USP agora que OFICIALMENTE estou formada.
    Se você está em dúvida, sou Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (traduzindo eu sou uma comunista desempregada).
    Por favor me digam se gostaram do vídeo, me dando um like e deixando comentários.
    Fica em Casa hein.
    Subscribe for more of me!
    XOXO
  • Zábava

Komentáře • 119

  • @MrGalsilv
    @MrGalsilv Před 3 lety +70

    Vinte anos de formada na Educação na USP. No início da carreira tinha dúvidas similares a sua. Hoje fora do Brasil vejo que a formação que tive na USP foi um privilégio.

  • @felipearaujobraga6637
    @felipearaujobraga6637 Před 3 lety +59

    Faz um tempo já que você postou o vídeo, eu vi apenas agora... Não sei se você se lembra, mas fui seu colega de turma, embora a gente não tenha conversado muito durante a graduação.
    Eu amava História na escola, dividi o terceiro ano do ensino médio em 2014 com cursinho. Quando entrei em História na USP foi um sonho.
    Mas o curso não tinha nada a ver comigo, eu amei a USP, fiz amigos na USP e vivi a USP, mas não a FFLCH. Me senti tão sozinho na maior parte do tempo naquele departamento e vejo que eu não me identificava com as pessoas, com as disciplinas e nem com os objetivos dos que estavam ali. Quando me dei conta que "estava no lugar errado" eu já estava no meio do curso e meus pais me fizeram terminar.
    Mas foi um pesadelo me formar e ficar desempregado (e ver as portas do desemprego batendo na porta enquanto eu tinha que assistir as aulas da Dislane falando coisas sem sentido).
    Mas eu estudei ano passado e fui aprovado em Ciências Contábeis na FEA. Ouvi falar muito mal da FEA durante a graduação (que é coxinha, elitista e etc.). Mas eu vejo que é muito mais prática: muitos alunos já estagiam no primeiro ano de graduação, têm boas perspectivas no mercado e as áreas lá têm demanda.
    Sim, pode parecer neoliberal dizer essas coisas, mas vejo que eu estive numa bolha lá no Departamento de História esses anos todos, que as aulas que tive na licenciatura (como as da Dislane, que foram as piores da minha graduação) não mostravam a realidade do que é ser professor no Brasil, fugindo mesmo do "mundo real".
    Eu espero poder recomeçar - faço inglês agora, depois de adulto e estudo em turma de adultos com pessoas mais velhas do que a média da nossa turma de História - pessoas das áreas de Economia, Administração, Contabilidade, Publicidade, Direito, etc. e a maioria deles de faculdades privadas populares sem um pingo do prestígio da USP, mas todos empregados, lutando para melhorar a carreira e vivendo no "mundo real".
    Eu não quero ficar me culpando, eu tinha 17 anos quando prestei Fuvest e entrei na USP pela primeira vez. Eu não sabia nada, nem tinha noção do que estava ocorrendo.
    A única coisa que sei, é que minha experiência não foi ruim pela USP, mas pela FFLCH: e não há nada de errado com a FFLCH, só não era pra mim!
    Espero que na FEA eu possa me refazer, gostar da área e da faculdade e construir a carreira que tanto sonho, além de me sentir mais "em casa" no ambiente. Desculpe se fui ofensivo em algum momento, só quis desabafar e trocar experiência com alguém que viveu o mesmo que eu. Espero que você também encontre um sentido no meio de tudo isso, se não tiver ainda encontrado.

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 3 lety +13

      Eu lembro de você sim! Que bom que achou motivação pra estudar de novo e um lugar que sente que se encaixa, fico feliz por vc e obrigada pelo desabafo e por me fazer sentir que eu não sou a única kkkkk muita sorte e sucesso pra vc 😉

    • @felipearaujobraga6637
      @felipearaujobraga6637 Před 3 lety +3

      @@VitoriaHelenaaaa pena que a gente não trocou muita ideia durante o curso, mas achei seu canal sensacional e me identifiquei com praticamente todos os seus vídeos sobre o curso de História na USP. Acho que muita gente compartilhou essas sensações, que foram parecidas. Eu também tive crises de ansiedade durante os primeiros dois anos e meio. Do meio pro final eu fiz IC com bolsa, comecei a estudar francês pro mestrado e etc. mas acabei desistindo. Acho que rolou coisa do tipo com bastante gente. Muito obrigado pelos votos!
      Torço muito pra que você também dê certo e se eu puder dizer uma coisa: você tem um baita talento, já tem até canal no CZcams (um canal bem bacana), não desista! As vezes nada melhor pra superar tudo isso do que recomeçar... No meu caso fazer outra faculdade em outra carreira foi a solução, no seu pode ser outra até. Mas se você quiser fazer outra facul, começar outra carreira com algo que você se identifique mais, eu te digo: vá em frente que você vai arrasar!

    • @RSRafa-jr1ul
      @RSRafa-jr1ul Před 2 lety +1

      @@felipearaujobraga6637 Mas é óbvio que na fea usp se tem mais oportunidade, afinal contabilidade é uma demanda que as empresas necessitam para avaliar sua situação financeira. Sobre a fea ser neoliberal, isso é digamos 75 % verdadeiro, mas não significa que não haja algum contra ponto a hegemonia liberal, tanto que a fea usp tem o eleuterio Prado. Sou economista de formação na UFRJ e frequentava muito a fea usp , tenho muitos amigos de lá, e sinceramente acho os alunos da fea usp muito bitolados e vivendo em uma bolha ideológica até maior que a da fflch usp. A fea usp em tese deveria ser igual a unicamp e UFRJ : escola de desenvolvimento econômico, porém optaram por ser uma Escola de financistas voltado para o mercado financeiro da capital paulista, isso faz com que parte significativa dos alunos da fea usp sejam rotulados como " coxinha neoliberal " embora parte do seus professores venham de escola heterodoxa como a Laura carvalho eleuterio venham da UFRJ .

    • @felipearaujobraga6637
      @felipearaujobraga6637 Před 2 lety +3

      @@RSRafa-jr1ul F K, eu realmente não sabia que a perspectiva de me formar em História seria tão difícil assim quando eu tinha 18 anos. Mas eu, que já estudei em ambas te digo: acho as pessoas da FEA mais pragmáticas. Tive dificuldade de convivência na FFLCH!

    • @RSRafa-jr1ul
      @RSRafa-jr1ul Před 2 lety +1

      @@felipearaujobraga6637 Eu frequentei muito a fea usp, quer dizer no departamento de economia , até mais porque os meus amigos economistas de São Paulo vem de formação na fea usp, grande parte dos economistas da fea usp tem formação voltada para a ortodoxia econômica ( neoliberalismo) , até mais porque ca entre nós, as empresas não contratam economistas desenvolvimentista que defende aumento de salário mínimo e taxação de lucros e dividendos, e o fato da fea usp estar na capital paulista faz com que a coordenação oriente seu curso para o pensamento ortodoxos para atender as demanda das empresas,do ponto de vista do mercado de trabalho está perfeito. Mas tbm graças a este pensamento econômico que a fea usp defende, o país está perdendo suas indústrias, a concentração de renda e a desigualdade aumentaram , isto para não dizer que o país está virando uma roça e um favelao . Eu pessoalmente acho o curso de economia da unicamp muito superior ao da fea usp. Eu não conheço a fflch usp, já ouvi falar .

  • @sarahrosa6535
    @sarahrosa6535 Před 3 lety +18

    Eu gostei do vídeo, é bom ter mais um ponto de vista sobre a USP. Meu sonho desde os meus 15 aninhos é estudar na USP e só vejo relatos alegres e entusiasmados com a faculdade, mas ai eu lembro que metade desses estudantes é de medicina, então... Sucesso na sua carreira mana, espero que em 2021 eu e vc vamos sair do desemprego.

  • @Eu_Gabriela
    @Eu_Gabriela Před 3 lety +41

    Queria muito estudar lá😞
    Já tenho 22 anos... Não sou formada nem sou classe média, sou pobre mesmo, da periferia. Deus nos abençoe... São tempos sombrios 😔

    • @pedrolmlkzk
      @pedrolmlkzk Před 3 lety +8

      força e estude, sou da periferia também e consegui entrar em 2019

    • @dhelissongois1797
      @dhelissongois1797 Před 3 lety +3

      @@pedrolmlkzk isso mesmo, persistência é tudo!

    • @tatianaromanov7689
      @tatianaromanov7689 Před 2 lety +1

      Vou trocar a UnB pela USP, sempre foi meu sonho estudar e morar em São Paulo

  • @marciosilva534
    @marciosilva534 Před 4 lety +20

    Olha eu sou professor formado em história agora 2019, sabe o governo diminuiu muito a carga horária de história, vai ser difícil sim, mas talvez como opção os concursos públicos possa ser um caminho viável. Aproveita esse tempo livre e estuda muito que vc passa. A propósito estou fazendo segunda licenciatura em pedagogia, já que estou parado mesmo.

  • @pedrohenrique-su3ot
    @pedrohenrique-su3ot Před 3 lety +4

    Brasília DF 💯🤓💡💥📚👨‍🏫🇧🇷
    Independente do conteúdo sempre procuro extrair algo de valioso em qualquer vídeo, obrigado por compartilhar essa experiência conosco.

  • @raianesilva6109
    @raianesilva6109 Před 3 lety +13

    Garota o medo de fazer história ou jornalismo e ficar desempregada é grande demais, a gente de humanas sofre né kakakak

  • @davicastroprodutor
    @davicastroprodutor Před 3 lety +2

    Vitória seu vídeo é muito bom. Estou me formando em História pela Cruzeiro do Sul e participou como pesquisador colaborador no CEPECA-ECA.
    Eu tive outra escola na vida, mas quando cheguei na USP, eu entendo exatamente o que você está dizendo. No meu caso cheguei bruto e estou me lapidando, aprendendo muito a cada encontro. Fiquei seu fã

  • @Juliocesarsbu
    @Juliocesarsbu Před 2 lety +2

    Eu simplesmente amei conhecer seu canal, te achei muito fofa e sincera. Vou tentar entrar na USP no curso de Geografia em 2022, tô bastante animado apesar dos contras rsrsrs mas é isso, beijão Vitoria, continua gravando os videos, tu es demais!!!

  • @sp_lipe2815
    @sp_lipe2815 Před 4 lety +1

    Parabéns continue

  • @Diogodigo26
    @Diogodigo26 Před 3 lety +7

    No Brasil quem se forma em historia, biologia, educação física, artes, pedagogia, matemática, geografia, letras, biblioteconomia entre outros ou vai ficar desempregado ou vai trabalhar fora da área ganhando muito pouco. Se conseguir na área também vai ganhar pouco. Química também não tem emprego.

    • @jo2608
      @jo2608 Před 3 měsíci

      Vai trabalhar de professor a grande maioria.

  • @matheussantos-zn1uv
    @matheussantos-zn1uv Před 3 lety +6

    Meu sonho era fazer história na USP. Mas acabei indo pra uma universidade particular. Pelo menos a minha forma professores mesmo....rsrsr
    Ainda acho a USP incrível e pretendo fazer alguma pós lá.
    Tomare que vc tenha conseguido seu emprego.....td de bom pra vc.

  • @kelverleite4420
    @kelverleite4420 Před 2 lety +2

    Olá estou cursando história na universidade de mato grosso - UNEMAT e estou gostando muito do curso de história. Observei que USP é uma universidade de grande status, mas o saber histórico do curso de história é fantástico aqui no mato Grosso tbm.
    Parabéns pela sua formação 👏👏👏

  • @luisduran7543
    @luisduran7543 Před 3 lety +2

    Me ajudou num certo ponto, quero ser acadêmico, mas provavelmente vou tentar ir pra USP pra fazer doutorado, pq a nota de corte é meio alta, mas n custa nada tentar ano que vem

  • @michaelmarques999
    @michaelmarques999 Před 4 lety +23

    Plmds
    Ela realmente está reclamando pq acabou de se formar, ainda nem tá com o certificado em mãos e está desempregada? Ela achava que a faculdade ia dar um emprego a ela.
    Se toca, a faculdade vai te dar conhecimento e não um emprego.

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 4 lety +28

      É claro que eu posso reclamar que estou desempregada! Principalmente pq grande maioria de meus colegas de classe estão efetivados. E pq fazemos faculdade senão para entrar no mercado de trabalho? (Já que pesquisar no Brasil não é profissão)
      Obrigada por me assistir

    • @guilhermemagalhaes6127
      @guilhermemagalhaes6127 Před 4 lety +8

      Eu tenho um amigo que faz engenharia na politécnica da USP, ele ta no primeiro semestre e ja recebe prospostas de estágio. Ele diz a min que ñ quer trabalhar no momento kkkkkkk. Se fosse eu.
      Obs: A familia tem uma boa condição de vida

    • @Gabrielgrub
      @Gabrielgrub Před 3 lety

      @@guilhermemagalhaes6127 ela cursou historia, se tivesse feito outro curso com mais apelo economico ela estaria empregada, o problema nao é a usp e sim o curso q ela escolheu kkk

  • @fernandocardosopereira8185

    De fato, os cursos da FFLCH formam mais bacharéis/acadêmicos/pesquisadores do que professores, o objetivo maior é esse. Isso não fica tão claro pra quem entra. Há outros lugares, como o IFSP (que não tem história, mas têm geografia, matemática, e acho que biologia) que tem por objetivo formar professores, só há licenciatura e pelo que vi nas grades, parecem oferecer uma formação muito voltada para a docência de ensino fundamental e médio. É voltado pra isso, de qualquer forma, dos poucos professores de Ensino Médio que eu tive a chance de ter que se formaram na FFLCH todos, sem exceção, tinham muito conhecimento da matéria, e ensinavam bem também, ainda que não seja esse o objetivo principal do curso de história da USP. Didática também, imagino, se ganha com o tempo.

  • @rainythursday2523
    @rainythursday2523 Před 4 lety +5

    aaaaa eu quero muita passar em história e fico pensando meus deus isso é realmente o que eu quero e não me vejo em outra coisa ai penso em tudo que isso envolve

  • @MillyMed
    @MillyMed Před měsícem

    já amei essa mona

  • @marianadias8860
    @marianadias8860 Před 3 lety +5

    Oii,AMEI seu vídeo, tô em dúvida de fazer ciências sociais ou historia na USP,mas n me inscrevi na fuvest esse ano pq n me achei preparada. Eu tenho a opção de tentar pelo ENEM na UNIFESP, ou fazer cursinho e tentar usp ano que vem.Tem alguma dica?Sabe algo sobre a unifesp?

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 3 lety

      O curso na UNIFESP é tão bom quanto viu, decida onde vc quer estudar e vai com tudo (vc nunca vai estar 100% preparada kkkk)

  • @alexsk81998
    @alexsk81998 Před 4 lety +10

    Garota, você é muito engraçada kkkk sou um franciscano que caiu de paraquedas aqui porque quer entrar na história após terminar o Direito e ser professor de ensino médio. Meu sonho é melhorar a educação pública. Boa sorte no mercado de trabalho!

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 4 lety

      Obrigada!

    • @guilhermemagalhaes6127
      @guilhermemagalhaes6127 Před 4 lety +1

      Faz 4 anos que eu estou tentando passar em diteito na USP, mas eu tive o ensino médio ruin e, acho q esse sonho é impossível, eu vejo qm passa na USP e falo, que aquilo ñ é pra min. Eu estudo em casa, faço minha parte, mas ta osso kkkkkkkkk.

    • @alexsk81998
      @alexsk81998 Před 4 lety +1

      @@guilhermemagalhaes6127 Eu também estudei em uma péssima escola pública! Por isso sonho em melhorar a educação e tal. Fiquei 3 anos conseguir para passar, mas não tirava esse sonho da minha cabeça de jeito nenhum. Hoje estou no segundo ano, e posso te dizer que tudo valeu a pena! Muitos professores são excelentes, as leituras, o espaço da faculdade, os projetos e extensões... enfim, A Sanfran é maravilhosa como um todo! Sei que realmente é muito difícil, mas se vc aguentar firme e continuar na luta, uma hora vai, posso te afirmar. Na minha primeira Fuvest tirei 26 pontos, pra vc ter uma ideia. É possível, de verdade!

    • @pedrohirata4331
      @pedrohirata4331 Před 3 lety

      @@guilhermemagalhaes6127 Voce ta fazendo provas antigas?? Isso foi o que me ajudou a estudar pras provas!!

  • @darth3216
    @darth3216 Před 2 lety +4

    Brasil é o seguinte: Aqui você não escolhe oq você quer, e sim oq você fará para sobreviver
    Mesmo eu entrando na Aeronáutica eu sinto uma certa insegurança, ainda mais com essa PEC que esse desgoverno está criando

  • @paulohenrique9025
    @paulohenrique9025 Před 2 lety +1

    Você se formou na mesma época em que eu comecei a trabalhar na minha área

  • @melissabutkevicis
    @melissabutkevicis Před 2 lety +8

    Tenho 15 anos, 1°ano do EM
    Sonho: ser acadêmica de história, pesquisadora, historiadora
    Estudo demais e atualmente minhas notas são excelentes.
    Ao longo dos anos volto para atualizar a situação.
    ( 17/09/2021)

  • @RSRafa-jr1ul
    @RSRafa-jr1ul Před 2 lety +1

    Sempre tive vontade de estudar história, mas na época acabei fazendo economia na UFRJ, e passei em história na UFF e desisti por pensar em não ficar desempregado ou ser desvalorizado em escola pública do rio de janeiro.

  • @atmarsroom
    @atmarsroom Před 3 lety +3

    voltando aqui depois de alguns anos por um dilema: não passei em história na usp pq o sisu não abriu vaga pro meu tipo de cota, mas passei na unifesp. devo ficar por lá mesmo ou tentar usp ano que vem e fazer aproveitamento de matéria? eu já sei qual concurso quero fazer depois e não envolve licenciatura. mas é um concurso muito difícil e pra passar de primeira tenho que me preparar desde antes de terminar a graduação, então eu pergunto: vai valer a pena me esforçar tanto na usp? eu realmente não sei o que fazer

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 3 lety +1

      Ambos são cursos excelentes, academicamente falando vc não precisa ir pra USP. Se é algo q vc quer muito ou algo assim, faça, mas não precisa, quem faz o curso é o aluno.

  • @sthefanysoares2288
    @sthefanysoares2288 Před 4 lety +4

    Como foi sua trajetória antes de entrar na USP? algumas pessoas acham que ela é pública, outras particular. Se puder falar mais sobre..

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 4 lety +2

      Escola particular e cursinho, tenho vídeo de como passei no vestibular falando sobre isso 😉

  • @matheusesteves2277
    @matheusesteves2277 Před 4 lety +6

    entrei no video e sai mais confuso ainda

    • @gracinhadahistoria
      @gracinhadahistoria Před 3 lety +6

      mano, separe o que é experiência pessoal dela e algo geral, tem suas dificuldades, mas querendo ou não é a melhor universidade da América Latina

  • @jessicagomes9115
    @jessicagomes9115 Před 3 lety +15

    Acabei de entrar na História USP e já tô com essa mesma dúvida sua

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 3 lety +8

      Kkkkk vai ser assim mesmo, pelo menos não pagamos mensalidade e o nome USP ainda serve pra alguma coisa às vezes

  • @milabiolow5973
    @milabiolow5973 Před 3 měsíci

    Recém formado em qualquer curso sai um pouco perdido, todas as universidades seguem a formação acadêmica e não formam para o mercado de trabalho, o caminho agora é se especializar, fazer algo no ensino pra quem se formou em licenciatura ou algo mais profissionalizante para os bacharelados. Só graduação não dá mais, tem muita gente formada e sem emprego.

  • @flavinhopessoa
    @flavinhopessoa Před 3 lety +1

    Ótimo vídeo! Me desculpe a ignorância, mas você poderia explicar um pouco sobre carreira acadêmica? Não tem que fazer concurso público pra poder ocupar esses cargos, para poder se tornar pesquisador ou professor de universidade pública? Ou literalmente você é pago por outro meio pra produzir pesquisa? Se sim, por quem? E se tantas pessoas correm pra essa área, não se torna muito disputada e de difícil ingresso a essa carreira?

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 3 lety +3

      No Brasil, a pesquisa fica concentrada nas universidades públicas principalmente. Vc está correto, tem q fazer concurso pra ensinar em instituições públicas e as vagas são poucas (pq o investimento em educação no Brasil é cada vez menor). Assim, a carreira acadêmica no Brasil é privilégio de poucos, pq cientista em geral é muito desvalorizado e viver só de pesquisa no Brasil é praticamente inviável.

    • @flavinhopessoa
      @flavinhopessoa Před 3 lety

      @@VitoriaHelenaaaa Muitíssimo obrigado pela atenção

  • @davialmeida4139
    @davialmeida4139 Před rokem +1

    como vc esta hoje?

  • @fernandocardosopereira8185

    De fato, o que doutrina é a polícia e as Forças Armadas nos moldes que temos aqui. A Universidade é muito mais aberta às diversas correntes de pensamento.

  • @gui2220
    @gui2220 Před rokem +2

    Vc conseguiu um emprego ?? Eu penso em fazer lic na USP ou Unesp já para evitar o desemprego kkkkk

  •  Před 3 lety +2

    menina, passei pela mesma coisa.
    Me formei no final do ano em Pedagogia, fiquei frustada. Sempre ouvia isso sobre formar pesquisadores e não professores... Sinto na prática. Nada segura para trabalhar em sala de aula. Fora essa questão do trabalho tbm, né?! Tô na mesma que você...

    • @odisseu5082
      @odisseu5082 Před 2 měsíci

      Vc formou-se tb pela USP? E aí, já está empregada na área? Tá gostando? Ou mudou de área? Desculpa as perguntas, é porque tb estou numa federal e as vezes me dá um certo receio, pois se p mercado tá ruim até para vcs com o diploma da USP, imagina para o restante

  • @alanarf
    @alanarf Před rokem

    Seu vídeo é um desabafo, vivemos uma situação totalmente inédita para a nossa geração- pandemia. Mas eu quero te dizer que muitas das suas angústias da época foram as minhas quando me formei em 2007 em química na UNICAMP. O fato de estudarmos em excelentes escolas não determina o nosso futuro, mas ajuda. Espero que hoje, após 2 anos vc esteja empregada e com menos angústias. Aliás, vou prestar história este ano, fuvest 23. Será que vou virar comunista? Rs beijos

  • @italogondim2121
    @italogondim2121 Před 4 lety +2

    me tira uma dúvida, existe história (licenciatura) na USP separado por períodos, que não seja período integral?

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 4 lety +3

      Na USP vc faz o seu horário. A História só tem aula de tarde e de noite e na Faculdade de Educação (onde fazemos a Licenciatura) costuma também ter mais cursos tarde ou noite. Você pode montar seus horários de qquer jeito desde que faça o mínimo de crédito por semestre. Espero ter ajudado 😉

    • @italogondim2121
      @italogondim2121 Před 4 lety +1

      @@VitoriaHelenaaaa obrigado!

  • @andreluisgallo1982
    @andreluisgallo1982 Před 3 lety

    Oi.
    Ganhou um simples inscrito, mas não sou comunista... hehehe
    Fiz Geografia em uma faculdade particular e não é fácil mesmo... hehehe
    Gostei do seu jeito e do seu vídeo... hehehe
    Uma curiosidade minha e tomara que me responda... hehehe: e para quem foi laureado? Fica mais fácil ter empregabilidade?
    Sucesso para você.
    Já deixei o like e ótima noite.
    Até +

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 3 lety +1

      Sei não cara kkkk, pela minha experiência o que escolas principalmente priorizam na hora de contratar é experiência em sala de aula

    • @andreluisgallo1982
      @andreluisgallo1982 Před 3 lety

      @@VitoriaHelenaaaa Entendido... hehehe

  • @sheilaluiza9195
    @sheilaluiza9195 Před 3 lety +1

    Olá acabei de encontrar seu canal! Queria saber se depois de 1 ano você continua com esta mesma perspectiva?

  • @henriquesmarinho103
    @henriquesmarinho103 Před rokem

    E hoje?

  • @Gabrielgrub
    @Gabrielgrub Před 3 lety

    vc escolheu historia esperava oq?

  • @EdenorJunior
    @EdenorJunior Před 3 lety +2

    Alguém da faculdade de historia na USP saberia me dizer se tem historia da Amazônia como matéria?

  • @ericfelipe2051
    @ericfelipe2051 Před 4 lety +8

    Quero ir pra USP, porém ainda tô no 1° ano do ensino médio

    • @nataliamedeiros8755
      @nataliamedeiros8755 Před 3 lety +1

      Rt

    • @lucassanches9760
      @lucassanches9760 Před 3 lety

      Tô no 2°

    • @jovemdrak7334
      @jovemdrak7334 Před 3 lety +3

      Queria ter decidido isso quando eu estava nessa época. Infelizmente quando eu estava no 1°ano do ensino médio eu não tinha noção nenhuma do que fazer e agora faz 1 ano que me formei e estou precisando fazer cursinho para recuperar o que eu não aprendi.

    • @nataliamedeiros8755
      @nataliamedeiros8755 Před 3 lety +1

      @@jovemdrak7334 nunca é tarde!!!! É só se esforçar que tu vai conseguir 🙅🏻‍♀️

  • @ericfelipe2051
    @ericfelipe2051 Před 4 lety

    Notei q seu gogo aparece, tô impressionado

  • @Diogodigo26
    @Diogodigo26 Před 3 lety

    Nutrição, turismo, entre outros... Geralmente área humanas. Engenharia já era também.

  • @mirianmiranda1
    @mirianmiranda1 Před 3 lety +4

    Tem festa de formatura, ou viajem?

  • @josewilliam4869
    @josewilliam4869 Před 2 lety

    Pq o canudo é vermelho se o curso de história é lilás.

  • @MrFehjp
    @MrFehjp Před 2 lety +1

    Entrei em história agora na USP, como funciona esse negócio de escolher o professor?

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 2 lety +2

      No segundo semestre, tu vai escolher as matérias q vai fazer, tem obrigatórias e optativas, vc tem a opção de montar o seu horário pelo Júpiter. Não é complicado de entender o processo não fique tranquilo!

    • @MrFehjp
      @MrFehjp Před 2 lety +1

      @@VitoriaHelenaaaa Obrigado

  • @mithrandir2770
    @mithrandir2770 Před 3 lety +3

    Sou do ceara e me formei em história pela UFC, depois dela fiz tb ciências econômicas na federal, mas não conclui o curso. Sinceramente, não faria novamente outro curso presencial, carreira acadêmica eh pra poucos, em geral, para amigos dos professores, e levando em consideração que não temos mercado para absorver doutores a penca q formamos todos os anos, eh mais provável arranjar emprego de uber do que na área. A dica que dou eh: não há nada que vc aprenda com um professor que não possa aprender com um bom livro e na internet. Ser um bom profissional, acumular um vasto conhecimento dependem 90% de vc, então, no fim de contas, pouco importa a faculdade. A distância vc faz cursos de graduação por 8, 10 mil reais e eu garanto q vc pode ser um profissional muito melhor, ter um conhecimento muito maior do que qualquer aluno da usp ou qualquer universidade. Acho que ainda carregamos uma tradição bacharelesca muito forte e precisamos nos livrar, diploma eh bom, mas não te faz intelectual. Não por menos, grandes empresas de tecnologia já nem mais exigem formação na área ou qualquer tipo de formação.

  • @josicquerozserafim7432
    @josicquerozserafim7432 Před 3 lety +1

    Fiz técnico e faculdade. Me arrependo profundamente de ter feito faculdade. Afinal, fui na onda 🌊 do que ensinam pra nós: VC tem que fazer faculdade, e tal, bla bla bla. O que é totalmente diferente nos states, onde eles são incentivados a investir em bolsa de valores e abrir o próprio negócio. Nosso país está muito atrasado.

    • @jovemdrak7334
      @jovemdrak7334 Před 3 lety +2

      A questão é que lá a realidade é bem diferente daqui. Aqui mal temos dinheiro para investir na bolsa de valores, tampouco montar um negócio.

    • @jovemdrak7334
      @jovemdrak7334 Před 3 lety +1

      Montar um negócio é um sonho que eu tenho também, porém as dificuldades são enormes. Visto a dificuldade de empreender no Brasil, a falta de dinheiro, experiência e etc. Pretendo fazer uma faculdade de psicologia ou história e tentar encontrar uma forma de usar isso para empreender.

  • @luizerajoga1506
    @luizerajoga1506 Před 2 lety +1

    Conseguiu um emprego?

  • @a.8954
    @a.8954 Před 4 lety +1

    Adorei o vídeo

  • @samuelsampaio3452
    @samuelsampaio3452 Před rokem

    se fizer medicina ja sai empregado

  • @brunovillela5477
    @brunovillela5477 Před 4 lety +1

    Poh tu fez uma faculdade inteiramente de graça e ainda quer exigir uma simples cerimonia? Tu deveria agradecer por essa oportunidade, e nao reclamar, fuvest é uma puta de uma faculdade que qualquer um tem o sonho de fazer
    E outra, faculdade te da conhecimento, nao emprego.. bem vinda ao mundo dos adultos rs

  • @reinaldo1fy
    @reinaldo1fy Před 3 lety +6

    Professores de história acham que são a reserva intelectual !
    Tendenciosos. E maldosos
    Manipulam os alunos !

    • @reinaldo1fy
      @reinaldo1fy Před 2 lety

      @@guilhrm5623 Sim são professores Lunáticos !

  • @guilhermemagalhaes6127

    So ta faltando ela falar que fez cursinho para passar em história, mesmo sendo na USP, ainda é o curso de história.

  • @user-zw5gx9gn4j
    @user-zw5gx9gn4j Před 4 měsíci

    Parece que tá meio louca.

  • @nathan_408
    @nathan_408 Před rokem +1

    8:32 Faculdade não doutrina
    9:03 Como dizia Paulo Freire....
    obs: ainda odeia a policia e o exercito kkkkk, imagina se doutrinasse

    • @nathan_408
      @nathan_408 Před rokem

      @@Giko1910 n acredito em marxismo cultural, e as teses da academia são de esquerda msm, a elite financeira é de esquerda tb apesar dos comunas omitirem isso quando falando da burguesia, a luta é longa mas quem luta pelo certo prevalece.

    • @homerosouza2353
      @homerosouza2353 Před rokem +1

      Se você acha que Paulo Freire é doutrinação, não é a moça do vídeo a pessoa quem foi doutrinada😉

    • @nathan_408
      @nathan_408 Před rokem

      @@homerosouza2353 "pedagogia do oprimido", não, paulo freira não é doutrinação não hahahah

    • @homerosouza2353
      @homerosouza2353 Před rokem

      @@nathan_408 Volte duas casas e leia um livro do Freire

  • @giovaninasc9720
    @giovaninasc9720 Před 4 lety +1

    uma dica universidade liberdade como pregam jovens pra mim não estão preparados para essa ideologia porque essa ideologia era para os nossos pais avós pois eles levavam cargas hoje ainda que voce seja uma jovem batalhadora voce não precisa andar kilomentros para chegar na faculdade existem onibus metro carro voce tem um smartphone ou seja a vida ta super mais facil um mercado na esquina e voce chega na faculdade e te apresentam um mundo de mais liberdade sem regra não te impoe nada algo que vai mudar sua rotina a não ser ser liberto de um mundo que cujo governo te escraviza eu vejo isso com os olhos de que na oportunidade do bem estar que não há o sofrimento as pessoas não se conntam com a realidade não se empenham no estudo no trabalho mais querem comer do bom e do melhor e viver prazeres pra mim isso é kkkk louco voce se revolto com um sistema mesmo sendo melhor que dos seus avos voce tira o seu tempo vendo netflix como do melhor e se revolta contra o governo e um sistema buscando mais liberdade eu acredito que se fossemos mais doutrinados '''por si proprio a ser os melhores seriamos melhor porque o sistema pelo que vejo não quer voce melhor e sim mais burro cheio de ideias que desconstroi a bas sociedade em si mais colabora com a sua moral com aquilo que voce passou acreditar que faltava na sociedade porque a vida é rum porque mulher ganha acho que temos que tomar cuidado para não paralizarmos essa e a minha visão sobre a universiudade ...ufa cabou.

    • @VitoriaHelenaaaa
      @VitoriaHelenaaaa  Před 4 lety +10

      A educação é libertadora. Na minha opinião talvez seja a única forma real de liberdade que temos dentro dos moldes sociais e políticos de nossa sociedade. Os termos "doutrinação" e "ideologia" foram apropriados por grupos que não sabem os seus significados e os usam para espalhar desinformação e para dificultar, muitas vezes impedir, o trabalho das universidades que é divulgar e produzir conhecimento. Na minha experiência pessoal, a Universidade foi sim uma forma de libertação. Adquirir conhecimento é sim, com toda a certeza, libertador e isso não acontece só na Universidade. Um povo educado não é manipulado. Por isso a Pós graduação está sendo assassinada, por isso Paulo Freire é difamado, por isso o professor é desestimulado e ofendido diariamente. Vejo muita gente tendo opiniões sobre as universidades sem nunca ter pisado em uma, sem nunca ter assistido uma aula sequer. Depois de 5 anos posso dizer, com bastante clareza, tendo um diploma da melhor Universidade da América Latina, que a USP não "doutrina" ninguém. Cada um tem a sua jornada acadêmica individual, cada um tem a sua opinião individual, não somos uma massa uniformizada. Nesse sentido então, a educação, a ciência, a acumulação contínua de conhecimento são a mais verdadeira forma, talvez a única, que alguém pode se "libertar". Obrigada por compartilhar sua opinião e por assistir meu vídeo 😉

  • @lucasguazelli9125
    @lucasguazelli9125 Před 4 lety

    Que vídeo af

  • @giovaninasc9720
    @giovaninasc9720 Před 4 lety +2

    Olá tudo bem ?? Bom senti liberdade de Expressar minha opnião a respeito do seu video porque as veses so pensador em diversas areas vejo no ponto em que voce diz que não somos doutrinados eu posso citar que sim não só voce mas desde o ensino medio ja somos doutrinados me coloco em seu lugar hoje em dia essa forma de ser debochado,zueira,formadores de opnião uma ''alegria #énoisnafita pra mim isso é um jovem emocionado e é isso que eu vejo na sociedade nas universidades pessoas que fazem de tudo para ser aceito no grupo de amigos e sem perceber se dão de si mesmo para se tornar pessoas as veses sem limites esse pra mim é o sistema doutrinario transformar pessoas leves exatamente como voce disse libertas para voce sair de uma prisão e enntrar em outra exemplo se voce tivesse pensado antes estudado criado um cronograma planejado voce gravaria esse video dizendo a usp foi ali um campo de estuda mais para fazer aqui minha vida foi eu e Deus então eu acredito que esse sistema prega a liberdade e te da tanta liberdade que da ate a liberdade de voce não seguir regras doutrinas ou seja um povo assim perece por isso que a base da sociedade civil é a religião e é exatamente o que o sistema prega é aquilo amigo se eu falo pra voce ta liberado beber um guarana por semana e deixo a geladeira cheio de guarana a uma grande possibiilidade dessa rera ser quebrada a regras existem não para fazer mas para trazer ondem e disciplina por que o homen não é capaz de se autocontrolar e se um se controla uma multidão pode perecer porque a vida o prazer é tentador passageiro e muitos seguem essa linha deixa a vida me levar quando devemod ter limites sim.minha opnião se voce leu comente longa kkkk.