O que são DEVANEIOS EXCESSIVOS e sua possível relação com a ANSIEDADE SOCIAL?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 07. 2024
  • Você já ouviu falar em Devaneios Excessivos? Ou na sua possível relação com a Ansiedade Social? Nesse vídeo trago o que pesquisas recentes tem descoberto sobre o assunto.
    Comunidade sobre Ansiedade Social no whatsapp:
    chat.whatsapp.com/KMVipreJubv...
    Me siga no Instagram: / julianabueno.psi
    SOBRE MEU CANAL:
    Meu maior objetivo é ajudar pessoas a enfrentarem sua ansiedade social e timidez de forma mais assertiva através do ensino de ferramentas da psicologia.
    Vem nessa jornada comigo? :)

Komentáře • 83

  • @Mariaesj
    @Mariaesj Před 5 měsíci +25

    Desde meus 11 anos eu comecei com isso, não era exagerado, mas como o passar dos anos, eu comecei a ver isso como uma forma de fugir da minha própria realidade. Criei amigos, "namorado", uma família, eu criei tudo, me imaginei ate mais bonita.
    Aos 14/15 anos isso tornou meu vício, eu ficava ansiosa para sair da escola e poder viver no meu mundo. Eu deixava de sair com minha familia e com a unica amiga que eu tinha só para ficar criando cenários daquela vida que eu mesma inventei.
    E assim se passaram anos e anos.
    Hoje, com 21, vejo que minha situação só pirou, sou tão frustrada com a vida, ansiosa e até ja desejei "morrer" para viver somente nesse mundo que eu criei, mesmo sendo impossível.
    Tenho costume de andar em circulos ou de um lado para o outro, me distraio com qualquer objeto que esteja na minha mão, se estou trabalhando, viajando ou com amigos, tenho a necessidade de levar aquele momento para o meu "mundo imaginário" e criar cenas como eu quero daquela situação. Eu nao vou mentir, sou tão feliz lá que quando eu me dou conta da realidade, fico deprimida, com raiva e ansiosa.

    • @aliavitooria6224
      @aliavitooria6224 Před měsícem +1

      Nossa, me descreveu todinha, eu até falo sozinha como se estivesse em uma conversa mesmo! Me sinto louca as vezes ... Meu joelho até dói de tanto rodar

  • @ipurpleyou_jin6451
    @ipurpleyou_jin6451 Před 3 měsíci +12

    Modificações que percebi em mim que são causadas pelo devaneio:
    •Visão mal desenvolvida
    •Isolamento Social e fobia social
    •Ansiedade
    •Hiperatividade
    •Paranoia
    •Perca dos sentidos como o toque
    •Falta de atenção
    •Perca de memória (Principalmente a de curto prazo)
    •Perca da compreensão da fala alheia (Estar ouvindo a pessoa, mas não conseguir entender, como se ela estivesse falando outra língua)
    •Dores de cabeça e sensações de choque e cansaço mental
    •Insônia
    •Sonolência
    •Enjoos e tonturas
    •Estresse e dificuldade de organizar o que sinto

  • @nascimento8365
    @nascimento8365 Před rokem +40

    Além de TDAH, também tenho o devaneios excessivos. O gatilho é sempre quando estou ansioso. No meu trabalho tenho que me esforçar para não fugir da realidade.

  • @laviniahschlewn
    @laviniahschlewn Před 5 měsíci +7

    Devaneio excessivo é a maior causa de eu estar estagnada na vida.

  • @twstudies
    @twstudies Před 11 měsíci +37

    é uma ligação emocional muito forte que possuo com esses devaneios excessivos... eu literalmente não consigo passar um dia sem devanear, tudo ao meu redor, na realidade, pode causar uma forma de gatilho que faz com que eu não me contente e pegue aquela referência acontecida naquele momento e faço ela viver da minha forma na minha cabeça...
    eu escuto muito música alta no fone pra fazer com que fique mais real ainda a imaginação, (tenho até medo de eu começar a perceber problemas na minha audição devido a isso...) sem contar as expressões faciais que faço, eu andando em círculos no quarto, muitas vezes quando não estou ouvindo música eu fico é murmurando no local, rindo, é tão... coisado, que eu lembro de eu até me emocionar na realidade cara uma vez, pra fazer com que a parada da minha cabeça prossiga bem realzão mesmo, normalmente eu faço isso, man é muito estranho conversar sobre isso assim cara mds, queria muito encontrar alguém que possua essas condições pra eu de fato desabafar todas as minhas situações pq a pessoa realmente vai entender, mas realmente meu caro... é difícil.

    • @andresampaio1603
      @andresampaio1603 Před 10 měsíci +1

      Passei a minha vida toda tendo esses devaneios e tenho até hj, atrapalhou muito minha vida social e profissional. Tenho 35 anos e agora que estou atrás de um psicólogo e psiquiatra pra tentar acabar com isso.

    • @gustavocavalcanti6165
      @gustavocavalcanti6165 Před 10 měsíci +1

      Me identifiquei em todas as palavras com você, estou sofrendo muito com isso é complicado tendo ansiedade social é a única válvula de escape que tenho

    • @_soraya
      @_soraya Před 9 měsíci

      Me nota pfvr! Tive um crush intenso em um rapaz estrangeiro que nunca mostrou o rosto e escreve artigos de sedução desde os 15-16 anos de idade (hoje ele diz ter 31). Ele era bem atrevido. O jeito lembrava o do personagem Johnny de Quarteto Fantástico. É uma coisa tão intensa que eu me acabava de emoção imaginando como era a vida dele nos anos de 2008, 2009, 2010... Ouvia as músicas que bombavam na época (Shakira, Rihanna, Nelly Furtado (Say It Right, Maneater), Timbaland (The Way I Are --- dúvido ele não ter escutado essa nas baladas), Lady Marmalade) e pensava sobre se e como ele ouvia e se sentia ouvindo essas músicas, na emoção e na adrenalina juvenil naquilo tudo, nas garotas com quem ele se envolvia. Eu, uma garota baixinha de rosto infantil! Não sou feia, mas acho que, para aquele tempo de 2008, em que ele já tinha 15 anos de idade, em comparação a mim, que tinha só 6 anos, eu não chamaria sua atenção. Inclusive pensava nos filmes da época e se ele os assistia (Quarteto Fantástico, Garota Infernal --- com a Megan Fox, Transformers --- com a Megan Fox tbm, Um Louco Apaixonado --- tbm com a Megan, Meninas Malvadas... Teve uma vez que eu chegava a dormir às três da manhã de tantos devaneios! Ouvia muito Carmem da Lana Del Rey me imaginando como a garota mais irresistível de todas. Esperava minha mãe sair de casa pra devanear com mais intensidade. Ouvia Notorious Big também. Os devaneios te fazem ouvir qualquer música que combine com a situação/momento que você quer fazer parte.

    • @_soraya
      @_soraya Před 9 měsíci +1

      Você descreveu perfeitamente a emoção e a ligação profunda que eu tive com o universo dos devaneios excessivos. "Vivi" mil vidas com eles. Meu último e mais marcante personagem foi uma garota fodona e andrógina.

    • @veronicaport
      @veronicaport Před 9 měsíci

      Tenho os DEs e musica é um gatilho entao eu não escuto

  • @evelin727
    @evelin727 Před rokem +27

    Eu tive esses devaneios de 2013 a 2018, criei uma história na minha cabeça em que parecia que eu estava atuando (principalmente antes de dormir) sobre a vida de uma personagem que inventei, ficava horas do meu dia criando o cenário e os acontecimentos que essa "personagem" enfrentava. Em 2019 fui diagnosticada com ansiedade social, e de alguma forma eu decidi que ia parar com essa "historinha" porque eu sentia que não estava focando na minha própria vida.

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před rokem +5

      Muito obrigada por seu relato, Evelin! Isso pode encorajar pessoas ao ver q há outras com dificuldades semelhantes, mas que é possível superar essa condição, mesmo depois de tê-la por tanto tempo, e ter uma qualidade de vida, não é algo impossível 😊💛 .. muito encorajador 👏🏻

    • @char2635
      @char2635 Před rokem +1

      parece até que foi eu que comentei isso... só nao consegui me libertar...

    • @leo-tk9jw
      @leo-tk9jw Před rokem +1

      😢😢 VOCÊ SIMPLESMENTE PAROU OU TEVE UM TRATAMENTO ATÉ CONSEGUIR PARA ??
      EU ESTOU TENTANDO PARAR ISSO, MAS NÂO CONSIGO 😢😢😢

    • @amigo8872
      @amigo8872 Před 11 měsíci

      Como você parou ?

    • @evelin727
      @evelin727 Před 11 měsíci

      @@amigo8872 mindfulness me ajudou muito

  • @twstudies
    @twstudies Před 11 měsíci +10

    nossa mano... meu deus...
    cara, devaneios são uma parada tão profunda que meu amigo, só de eu pensar em entrar neste meu mundo agora, com os meus próprios amigos que eu criei, (não tenho muitos na realidade) com a minha própria pessoa que eu construí em minha mente sendo totalmente interessante e sendo vista pelos outros como uma pessoa muito fodona mesmo, (consequência de eu não me sentir bem o suficiente socialmente) me da uma forte energia, é como se fossemos comovidos e sempre obcecados pelo o que não temos, e encontrar um meio onde vc pode enxergar, ouvir, sla cara, assistir o que vc imagina como se fosse um filme, é tão vívido e real, parece loucura...
    sem falar também da grande desgraça da fobia social...

    • @_soraya
      @_soraya Před 10 měsíci +1

      Os devaneios geram um estresse do caramba. Ficava muito estressada quando tinha que sair de casa e interagir com as pessoas, ficar no meio de gente sem poder devanear 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️

    • @_soraya
      @_soraya Před 9 měsíci

      Me nota pfvr! Tive um crush intenso em um rapaz estrangeiro que nunca mostrou o rosto e escreve artigos de sedução desde os 15-16 anos de idade (hoje ele diz ter 31). Ele era bem atrevido. O jeito lembrava o do personagem Johnny de Quarteto Fantástico. É uma coisa tão intensa que eu me acabava de emoção imaginando como era a vida dele nos anos de 2008, 2009, 2010... Ouvia as músicas que bombavam na época (Shakira, Rihanna, Nelly Furtado (Say It Right, Maneater), Timbaland (The Way I Are --- dúvido ele não ter escutado essa nas baladas), Lady Marmalade) e pensava sobre se e como ele ouvia e se sentia ouvindo essas músicas, na emoção e na adrenalina juvenil naquilo tudo, nas garotas com quem ele se envolvia. Eu, uma garota baixinha de rosto infantil! Não sou feia, mas acho que, para aquele tempo de 2008, em que ele já tinha 15 anos de idade, em comparação a mim, que tinha só 6 anos, eu não chamaria sua atenção. Inclusive pensava nos filmes da época e se ele os assistia (Quarteto Fantástico, Garota Infernal --- com a Megan Fox, Transformers --- com a Megan Fox tbm, Um Louco Apaixonado --- tbm com a Megan, Meninas Malvadas... Teve uma vez que eu chegava a dormir às três da manhã de tantos devaneios! Ouvia muito Carmem da Lana Del Rey me imaginando como a garota mais irresistível de todas. Esperava minha mãe sair de casa pra devanear com mais intensidade. Ouvia Notorious Big também. Os devaneios te fazem ouvir qualquer música que combine com a situação/momento que você quer fazer parte.

  • @mylenadeoliveira3599
    @mylenadeoliveira3599 Před 6 měsíci +6

    Tenho desvaneios desde dos meus 14 anos, só que eu conseguia parar na hora que eu queria, mas com 18 anos, comecei a ter muitos problemas na vida real não conseguia lidar com os meus problemas, adivinhe? o desvaneios voltou só que excessivo, toda música que eu gosto, eu imagino uma história, e fico pulando para lá e para cá, a mesma coisa quando eu vejo um personagem de série que eu gosto, eu fico fingindo ser ele com alguma música da minha playlist. Nos meus desvaneios excessivos eu também viro tudo que eu sempre quis ser viro magra com um corpo de violão, tenho traços finos, quando aparece uma música que eu gosto no tiktok eu já sei que eu vou ter que levantar e ficar girando e girando, porque ali eu virei a pessoa que eu mais queria ser. Eu particularmente ligo o desvaneio com alguma condição da esquezofrenia, eu sei que também pode está relacionado ao tdah mas para mim tem uma grande ligação com esquezofrenia, porque isso é um vício, você não vive sua realidade, já fiquei até 4 horas da manhã girando em casa, só tomo banho há noite porque o dia todo eu fico desvaneando, eu uso o desvaneio como um escape. Irei parar de fazer isso pois estou com problema no joelho, infelizmente ainda não parei hoje mesmo fiquei girando e girando, mas vou parar por conta do meu nódulo na mama e problemas no joelho, quanto mais eu faço isso (desvaneios) mas essas partes do meu corpo dói, infelizmente virou algo que eu não consigo controlar. Mas eu creio que Jesus irá me ajudar a preencher esse vazio que faz eu ser tão insegura, e odiar viver a minha própria vida, porque o desvaneio é uma forma de sabotagem do próprio ser humano, é pessoas que não conseguem aceitar o fato de não terem uma vida boa, ou uma aparência que não seja "considerada" bonita.

  • @Renata_Neves
    @Renata_Neves Před 11 měsíci +4

    Lembro de quando eu vivia devaneando e até conseguia, por raras vezes, focar em algum projeto, estudo etc. Eu me inspirava em certa garota ou mulher que tinha as qualidades que eu precisava e eu até ficava produtiva, mas continuava devaneando. Devo acrescentar que era por causa dos devaneios que a inspiração que essas garotas me davam caía por terra dentro de pouco tempo. Simplesmente não durava. Eu ficava obcecada por elas, via e revia suas fotos, no entanto, a obsessão começava a se tornar enjoativa e perdia a graça. Se eu não devaneasse e não "encorporasse" tantas personagens diferentes, essas inspirações não perderiam seu brilho. É triste, porque a sensação que tive, quando Deus me deu forças pra levar a vida sem precisar me entorpecer de devaneios, foi a de que eu estava me afogando e me debatendo na água, sem conseguir me estabilizar porque as fantasias viciantes sempre tiravam o meu foco.
    Devaneios também me deixavam estressada e ansiosa, mas em outros momentos a coisa ficava muito boa. Porém, a vida real é a vida real, não é mesmo? Com suas cobranças e tudo. Era muito louco! Ganhei algumas cáries porque escovar os dentes e devanear era uma tortura. Demorava umas duas horas escovando os dentes (pode parecer que eu fazia isso diariamente, mas não)! Só não perdi meus dentes ainda porque Deus não permitiu.

  • @melindagilbert7667
    @melindagilbert7667 Před 5 měsíci +1

    Tenho por muitos anos, tenho 22 anos agora. O gatilho é a tristeza, seja por briga com minha mãe, seja por decepção amorosa. Ou o tédio, ele me faz imaginar. Mas, eu raramente gesticulo, eu fico olhando fixamente ou me deito e fecho os olhos. E sim é muito viciante porque a realidade é um pé no saco, muitas coisas que não conseguimos na realidade, na imaginação conseguimos.
    Contudo, graças a Deus, eu estou melhorando nisso

  • @PedroSouza-tj4jy
    @PedroSouza-tj4jy Před 11 měsíci +1

    Parabéns pelo conteúdo, ótima dinâmica e dicção, por favor continue com os vídeos!!

  • @marialacerda5538
    @marialacerda5538 Před rokem +6

    Parabéns pelo conteúdo Juliana, abordo muito bem essa condição, infelizmente devaneios excessivos fez com que eu deixa-se de viver muita coisa da minha vida, além dos impactos acadêmicos e sociais, mas graças a deus agora os profissionais estão estudando mais isso, e esse problema tá tendo mais visibilidade.

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před rokem +2

      Que bom q gostou Maria! Realmente, é algo q não tinha tanta visibilidade antes, mas agora cada vez mais pesquisas estão sendo realizadas sobre essa condição q é muito real e traz prejuízos reais na vida de muitas pessoas! Obrigada por seu comentário 🥰

  • @lukcz0021
    @lukcz0021 Před 4 měsíci +1

    MUITO OBRIGADO!!! VC NÃO SABE O QUANTO ISSI VAI ME AJUDAR, tudo oq eu preciso fazer é me socializar, eu me encaixei perfeitamente na sua descrição, e tbm vc me ajudou a entender pq eu qro me isolar das pessoas, mesmo quando estamos tendo uma conversa agradável

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před 3 měsíci

      Olá! Fico feliz que tenha te ajudado a se entender melhor ☺️

  • @luizcarlosteixeira3606
    @luizcarlosteixeira3606 Před 11 měsíci +4

    Parabéns pela explicação.
    Sou professor, fui diagnosticado com ansiedade social, atualmente estou bem melhor devido a terapia comportamental, pois consigo interagir socialmente com um grau de ansiedade bem menor.
    Mas, o que vc descreveu em relação aos devaneios excessivos, durante muito tempo foi a minha fuga para suporta os efeitos negativos da fobia social!
    Parabéns 👏👏👏👏

  • @IsraelJSales
    @IsraelJSales Před 7 měsíci

    Obrigado ❤️

  • @Analarissabts
    @Analarissabts Před 11 měsíci +1

    Eu tenho devaneios excessivos desde criança, e pra mim era tão normal viver nessa ilusão que eu achava que todo mundo era assim, sempre tive dificuldades de me relacionar com as pessoas e com isso fui criando esses cenários imaginários, e passo meses desenvolvendo uma história, passo praticamente o dia todo na minha imaginação, os personagens são sempre os mesmos, cada um deles tem uma personalidade já formada, eu sinto tudo o que minha personagem sente, tristeza, alegria, sofrimento, meu humor muda fico presa na minha imaginação e odeio quando alguém fala comigo no meu das partes mas interessantes da história, e quando ela me cansa eu crio outra história é um looping infinito, depois que eu descobri que isso não era normal, que isso era na verdade uma coisa muito louca, eu tenho crises de ansiedade muito forte se eu ficar um dia sem devaneios por que os problemas que eu consegui "esconder" voltam acumulados por que quando eles aconteceram eu não enfrentei eles, apenas vivi superficialmente, odeio viver assim, não quero mais continuar com isso, passo tanto tempo na minha imaginação que fiquei uns 10 minuros olhando os cômodos da minha casa e parecia que eu não via há vários anos, isso me faz perder o senso da realidade e quando estou imersa nesse mundo nada me tira dele, mesmo eu querendo não consigo vencê-lo, odeio ser assim. Odeio minha vidaaa

  • @lanafelizardo
    @lanafelizardo Před 4 měsíci

    Eu amei o vídeo!!! Vou marcar uma consulta com você… eu tenho essa condição e me causa MUITO sofrimento.

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před 3 měsíci

      Obrigada pelo feedback, Lana! Aguardo seu contato para realizar o agendamento ☺️👏🏼

  • @aroace8956
    @aroace8956 Před 7 měsíci

    eu tenho muito esses devaneios excessivos já faz 4 anos começou como uma forma de escapar do tedio e do sofrimento mas hoje em dia minha vida esta muito melhor porem eu não consigo sair desse vicio, já consegue ficar por muito sem fazer isso porem é muito difícil. desejo melhora a todos e muito obrigada psicóloga por esse vídeo incrível

  • @leiastos3551
    @leiastos3551 Před měsícem

    Parabéns pelo vídeo.🎉

  • @biancavitoriaoliveira729
    @biancavitoriaoliveira729 Před 8 měsíci +1

    Meu ouvido está com problema de tanto ouvir música pra alimentar meus devaneios excessivos . Socorrio Deus (个_个)

  • @CharlesRibeiro-xd4ji
    @CharlesRibeiro-xd4ji Před 3 měsíci +1

    Entao isso e mais um vicio do que um problema mental correto??

  • @NatallyaneSilvapereira
    @NatallyaneSilvapereira Před měsícem

    Agora como faz para para de vez

  • @vinicyus55
    @vinicyus55 Před 11 měsíci +1

    Me prendi nisso. Se tornou um círculo vicioso!!!

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před 10 měsíci +1

      Sinto muito!! Força, vc pode superar!!

  • @analuciapereira3869
    @analuciapereira3869 Před 7 měsíci

    Crianças têm amigos imaginários, adultos devaneios. Parecem ser a mesma coisa, mas em duas versões. Estou certa? Porque essas pessoas não transformam o mal em bem? Se têm o poder de criar fantasias, porque não colocar no papel em forma literária?

  • @violettbaudelaire
    @violettbaudelaire Před 11 měsíci +3

    Eita! Eu tenho os três 😢
    TDAH
    MALADAPTIVE DAYDREAMING
    e FOBIA SOCIAL. Todo dia eu me lasco mais um pouco...

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 Před 11 měsíci

      Vc consegue trabalhar? Esse negócio é sua mente criando estórias ruins de auto sabotagem

    • @violettbaudelaire
      @violettbaudelaire Před 11 měsíci +2

      @@tiagoferreira3452 não estou trabalhando no momento, mas não são histórias ruins ou auto sabotagem é uma fuga fantasiosa, um universo paralelo onde eu tenho plenos poderes de controle. Não me sinto prejudicada pelo Maladaptive daydreaming na verdade ajuda a regular a ansiedade...

  • @rosybarbosa3831
    @rosybarbosa3831 Před 6 měsíci

    Eu tenho devaneio excessivo desde criança, tenho 36 anos e Não trabalho, sou dona de casa, só saio se for muito necessário. Não gosto de interagir com as pessoas.

  • @aroace8956
    @aroace8956 Před 7 měsíci

    pra quem quiser saber o nome do tratamento dito no vídeo se chama mindfulness ele ajuda com vicios. :)

  • @char2635
    @char2635 Před rokem +1

    eu estou nessa faz anos e não sei como fazer pra me libertar... a frustração é ainda maior, porque a vida real nao é tao perfeita quanto a inventada na cabeça.;

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před rokem +1

      Olá, Char! Sinto muito pelo que está passando. Pelo que vc está relatando, parece q isso te incomoda bastante e te atrapalha. Ainda bem que a ciência vem se debruçando cada vez mais nesse quadro, e é possível tratar! 😊

  • @anacristinasouza533
    @anacristinasouza533 Před 10 měsíci +1

    Eu sofro de devaneio excessivo desde 2005 e só agora em 2023 o psiquiatra me explicou o que era, está sendo uma luta tentar controlar esses devaneios

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před 9 měsíci

      Imagino que seja difícil, Ana! Ainda bem que agora você identificou o que está acontecendo com você, assim fica mais fácil de encontrar caminhos para lidar com isso!

    • @_soraya
      @_soraya Před 8 měsíci

      Corta as músicas e pensa no quanto os devaneios te afetam. Cortar músicas, filmes, gatilhos vão ajudar

  • @Gabydabala
    @Gabydabala Před 2 měsíci

    Gente gostaria de saber de quem ja superou, como eu faço parar??

    • @Metayi
      @Metayi Před měsícem

      Você gosta de escrever e ler? Se sim, é uma ótima alternativa. Assiste o vídeo da fitoria- maladaptive daydreaming. Ela mostra como foi pra ela e como superar de pouquinho em pouquinho, recomendo!

  • @jeannemendes6733
    @jeannemendes6733 Před měsícem +1

    Quando eu era mais nova, eu era muito viciada em fantasiar. Eu me isolava demais. Eu deixava de fazer muita coisa pra viver na minha cabeça.

    • @jeannemendes6733
      @jeannemendes6733 Před měsícem

      Na minha cabeça minha vida era muito mais interessante

    • @jeannemendes6733
      @jeannemendes6733 Před měsícem

      Atualmente, quando estou triste eu faço isso e quando percebo o que estou fazendo eu paro. Tenho muito medo de voltar a ficar viciada.

    • @jeannemendes6733
      @jeannemendes6733 Před měsícem

      Nunca conheci ninguem que tenha passado por isso

    • @_soraya
      @_soraya Před měsícem

      Eu tbm amg. Quando eu descobria alguma música legal também, ou cena legal ou pessoa estilosa aí dava o gatilho. Certa vez descobri a música Outta Love da Anastacia e foi uma loucura. Tive que esculhambar um fone de ouvido meu pra eu parar.

  • @Faelheinrich15
    @Faelheinrich15 Před 7 měsíci +1

    Quem tem excesso de devaneio poder desenvolver depressão?

    • @buenojuliana
      @buenojuliana  Před 6 měsíci +2

      Olá, Rafael! Dependendo do impacto que esses devaneios têm na sua vida, por se isolar, deixar de trabalhar, estudar ou fazer coisas que são importantes para sua vida, isso pode sim favorecer o desenvolvimento da depressão. Mas vai depender muito de caso para caso.

    • @arthurgabrielaraujovaz6896
      @arthurgabrielaraujovaz6896 Před 6 měsíci

      ​@@buenojuliana e possivel conviver com esses devaneios? Eu pergunto isso porque eu n fico criando esses devaneios toda hora, eu sei controlar mais ou menos, mas é claro eu faço isso todo dia e uma coisa que eu gosto, poderia me responder se dá pra conviver?