Colóquio Internacional Jean Starobinski e as Luzes - Minicurso

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 06. 2024
  • Minicurso - Rousseau, a literatura e o teatro
    Christophe Martin - Desde 2012, é professor de Literatura Francesa do século XVIII da Faculdade de Letras da Sorbonne Université .
    Membro do centre d'études de la langue et des littératures françaises. (Groupe d'études 8599 do CNRS et da Sorbonne Université).
    Codiretor da coleção "L'Europe des Lumières" nos Classiques Garnier (com Michel Delon e Jacques Berchtold).
    Coordenador da edição cronológica das Oeuvres Complètes de Jean- Jacques Rousseau, Paris, Garnier.
    Membro do Conselho Editorial da Oxford University Studies in the Enlightenment
    Ourida Mostefai - Professora do Department of Comparative Literature, Brown University, USA.
    Professora do Department of French Studies, Brown University, USA.
    Membro do Conselho Executivo da American Society for Eighteenth-Century Studies (ASECS), USA.
    Membro do Conselho Executivo da Rousseau Association, USA.
    Membro do Conselho Executivo do Journal for Eighteenth-Century Studies, USA.
    A leitura dos textos do historiador das ideias e crítico literário Jean Starobinski (1920-2019) é fundamental para conhecer o século XVIII. Sua contribuição está presente em diversas áreas do saber como na Filosofia, na História, na Literatura, na Psiquiatria, na Psicanálise e na Música. Além do doutorado em Letras, com a tese Jean-Jacques Rousseau: la transparence et l’obstacle voltada para a teoria das máscaras, Starobinski doutorou-se em Psiquiatria com a Histoire du traitement de la mélancolie des origines à 1900. A interrelação entre essas duas formações foi responsável pela densidade de seus trabalhos, contribuindo igualmente para a ampliação do campo por ele explorado. Tal como um médico, ausculta, identifica os sintomas, persegue-os, como reflete a dialética de seu discurso interpretativo e argumentativo.
    A influência das leituras literárias de inspiração psicanalítica, auxilia a compreensão do psiquismo humano: difícil de calcular, só pode ser contado. Embora sua obra esteja em contínuo movimento, a fidelidade a certos temas e autores reaparece em muitos momentos, como variações recorrentes de um interesse a percorrer toda a sua vasta produção-a Idade das Luzes.
    O Colóquio é uma realização do CER (Centro de Estudos Rousseau do Brasil), grupo de pesquisa certificado da PUC-SP e grupo cadastrado do CNPq, em parceria com os Núcleos de Filosofia e de Letras do DCLF (Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia), ambos da PUC-SP; além da parceria com o Instituto de Artes da UNESP. Participam também, como instituições parceiras estrangeiras, a Société Jean-Jacques Rousseau (Genève), o Centre de Langue et Littérature Françaises (CNRS/Paris) e o Collège international de philosophie (Paris).

Komentáře •