Colóquio Internacional Jean Starobinski e as Luzes - Tucarena - Abertura

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 06. 2024
  • Mesa de Abertura: Alain Grosrichard - Starobinski et la psychanalyse: les limites de l'interprétation.
    - Alain Grosrichard - Ex - Presidente da Société Jean-Jacques Rousseau, Genebra.
    Professor emérito da Universidade de Genebra/UNIGE.
    Groupe d'études du XVIII siècle, Genebra
    Consultor Científico da Edição das Oeuvres Complètes de Jean- Jacques Rousseau, Paris, Garnier.
    Membro da Escola da Causa Freudiana (França) e da Escola Brasileira de Psicanálise
    A leitura dos textos do historiador das ideias e crítico literário Jean Starobinski (1920-2019) é fundamental para conhecer o século XVIII. Sua contribuição está presente em diversas áreas do saber como na Filosofia, na História, na Literatura, na Psiquiatria, na Psicanálise e na Música. Além do doutorado em Letras, com a tese Jean-Jacques Rousseau: la transparence et l’obstacle voltada para a teoria das máscaras, Starobinski doutorou-se em Psiquiatria com a Histoire du traitement de la mélancolie des origines à 1900. A interrelação entre essas duas formações foi responsável pela densidade de seus trabalhos, contribuindo igualmente para a ampliação do campo por ele explorado. Tal como um médico, ausculta, identifica os sintomas, persegue-os, como reflete a dialética de seu discurso interpretativo e argumentativo.
    A influência das leituras literárias de inspiração psicanalítica, auxilia a compreensão do psiquismo humano: difícil de calcular, só pode ser contado. Embora sua obra esteja em contínuo movimento, a fidelidade a certos temas e autores reaparece em muitos momentos, como variações recorrentes de um interesse a percorrer toda a sua vasta produção-a Idade das Luzes.
    O Colóquio é uma realização do CER (Centro de Estudos Rousseau do Brasil), grupo de pesquisa certificado da PUC-SP e grupo cadastrado do CNPq, em parceria com os Núcleos de Filosofia e de Letras do DCLF (Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia), ambos da PUC-SP; além da parceria com o Instituto de Artes da UNESP. Participam também, como instituições parceiras estrangeiras, a Société Jean-Jacques Rousseau (Genève), o Centre de Langue et Littérature Françaises (CNRS/Paris) e o Collège international de philosophie (Paris).

Komentáře •