O Preocupante Caso do País MAIS ANSIOSO do Mundo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 30. 08. 2023
  • Brasil: país mais ansioso do mundo, segundo a OMS. O que explica o Brasil ter tantos diagnósticos de transtornos mentais e uma nação doente? Nesse episódio da série Soluções para o Brasil, eu vou revelar 3 problemas do nosso dia a dia que estão prejudicando a saúde mental dos brasileiros e aumentando quadros de depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico e psicose. Como podemos melhorar a saúde mental dos brasileiros?
    ⭐TORNE-SE MEMBRO: www.youtube.com/@olaciencia/join
    Produção Executiva: Hipácia Werneck
    Pauta Detalhada: Theo Ruprecht
    Pesquisa e Escrita de Roteiro: Bruna T. Maria, Hipácia Werneck e Lucas Zanandrez
    Auxiliar de Pesquisa de Roteiro: Beatriz Apgaua
    Coordenação: Guilherme Ximenes
    Especialista Convidada: Katie Almondes
    Apresentação: Lucas Zanandrez
    Edição e Animação: Thayllon Orzechowsky
    Consultor Criativo: Vinícius Marangon
    Trilha Sonora: Rodrigo Boechat
    Apoio: Instituto Serrapilheira
    💬 NOSSO DISCORD: bit.ly/olaciencia-discord
    💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com
    Contratos e Parcerias: olacienciacontato@gmail.com
    Responsável Comercial: Guilherme Ximenes
    #olaciencia #ciencia #Solucoesparaobrasil
    Títulos alternativos:
    O ALARMANTE cenário da SAÚDE MENTAL no Brasil
    Brasil, o país da ANSIEDADE
    Brasil: o país MAIS ANSIOSO do MUNDO
    Como melhorar a SAÚDE MENTAL dos brasileiros
    Como ter SAÚDE MENTAL vivendo no BRASIL
    GRAVE: explosão de TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS no Brasil
    A CRISE SILENCIOSA que DESTRUIU a nossa SAÚDE MENTAL
    A CRISE QUE DESTRUIU A SAÚDE MENTAL DOS BRASILEIROS
    Momentos importantes:
    00:01 Brasil: O país mais ansioso do mundo
    00:29 Dados da Saúde Mental no Brasil
    02:26 Por que a saúde mental do brasileiro é ruim
    04:48 Por que a saúde mental é estigmatizada
    07:41 Rede social afeta a saúde mental?
    11:22 Como melhorar a saúde mental dos brasileiros

Komentáře • 1,9K

  • @olaciencia

    Na sua opinião, por que o Brasil é líder em problemas de saúde mental? Me conte aqui nos comentários 👇

  • @maurogalch2098

    Brasil não tem estabilidade econômica, Saúde, Educação e Segurança. Não quer ser ansioso como?

  • @leonetesoares7686

    Infelizmente o SUS deixa muito a desejar. Se tivéssemos psicólogos e nutricionista nas UBS's creio ajudaria muito na saúde da população.

  • @pamelabassi

    mudar de país me fez perceber o peso absurdo que a realidade brasileira tinha na minha saúde mental, sair de casa e ter que se preocupar com coisas básicas como tirar o celular pra ver um endereço, o estresse de transporte cheio, inflação… sério, aqui tenho outros problemas em ser imigrante e não é nem de longe um paraíso, mas se eu que era super privilegiada no Brasil sentia isso, é terrível pensar o sofrimento que nosso povo passa.

  • @fernandesalbertodesouza6203

    Carnaval é pura fantasia, acaba a festa, o Brasil volta a realidade. Contas a pagar, filhos nas drogas, parentes com infermidades graves, etc.. etc..

  • @erikaribeiro3054

    Num país onde eu trabalho praticamente 12 horas por dia, mas não consigo se quer pagar um dentista e demoro mais de 6 meses numa fila esperando por procedimentos ortodônticos importantes, que eu pago e pago caro com impostos, não tem como não surtar vivendo num país tão desigual e que não nos proporciona dignidade.

  • @viniciuscunha4667

    Causas de ansiedade e depressão no Brasil: capitalismo, capitalismo e mais capitalismo

  • @charlesheidemann9699

    A pressão por respostas rápidas, como no whats, a grande quantidade de "coachs e influenciadores de sucesso", o excesso de redes sociais e da falsa aparência, se transformam em uma sensação de fracasso das pessoas normais. E a pandemia só fez piorar...

  • @GoulartBR

    O brasil tem ansiedade pq as pessoas são pobres kkkkkkkkkkk (ironia)

  • @Daniel_a.d.s

    Fui descobrir no mês passado com 25 anos, que tenho autismo. É complicado, mas, pelo menos agora sei e o diagnóstico respondeu várias atitudes minhas. Principalmente na dificuldade de socialização e trabalho.

  • @celticsuave

    Quem não ficou deprimido de 2019 a 2022, merece meus sinceros parabéns. Momento mais sombrio da história do Braisl.

  • @gust_freitas

    Eu sofro de depressão e ansiedade, desde quando compreendi e passei a aceitar que eu tinha esses problemas, primeira coisa que eu fiz foi desativar meu Facebook e Instagram, eu era muito viciado em usar redes sociais, e uma das coisas que deixava minha saúde emocional abalada era o fato de ficar observando a vida de outras pessoas, que conseguiam alguma conquista, isso fazia eu me sentir péssimo comigo mesmo e eu queria correr além dos meus limites para mostrar as outras pessoas pelas minhas redes sociais que eu também iria conseguir coisas melhores. Mas depois de muito tempo, sem usar as redes sociais, percebi uma coisa muito importante na minha vida: *A vida não é uma competição*, e é verdade, o fato de vivermos numa sociedade onde existe competição, seja dentro do meio acadêmico, profissional e social, isso faz com que a gente fique competitivo e ultrapassamos os nosso próprios limites emocionais/mentais que não nos damos conta de que estamos nos autossabotando. E quando deixei o Facebook e Instagram de lado, coloquei hábitos mais saudáveis em minha vida, e isso tem feito uma diferença enorme na minha vida

  • @jujusilva1800

    Trabalho como agente comunitário de saúde e o que vejo na prática de um PSF: o município tem um psiquiatra para atender a população inteira. Muitos postos não tem psicólogos. Demora mais de seis meses para conseguir uma consulta com um psiquiatra e, quando consegue, o mesmo passa uma medicação, até de receita azul, e a partir daí esses pacientes ficam durante meses pegando apenas receita, sem retorno ao psiquiatra. Essa é a realidade do país.

  • @DeusForasteiro

    A verdade é que desde cedo nossa saúde mental começa a ser debilitada, com frases de pessoas falando pra suas crianças, "engole o choro" ou coisas como, "isso não é nada", comecei a trabalhar com 9 anos, vendendo sorvete, não por que passava fome ou algo do tipo, mais pra comprar besteiras e ir pra LanHouse, já que não tinha computador, eu vou finalmente comprar um mês que vem, hoje em dia estudo no ensino médio de manhã, um ensino médio que tah uma merda, tiraram matérias como Biologia, Química, Física e reduziram matérias importantes como matemática e português, e colocaram uma merda chamada itinerário formativo, de tarde eu trabalho meio período, pois atualmente eu trabalho pra ajudar em casa e como hoje sou adolescente meus gastos aumentaram, guardo um pouco mas já vai tudo, pois vou comprar meu computador, e de noite vou pro curso técnico, e assim vai minha semana inteira, acordar

  • @gipiaui
    @gipiaui  +200

    Sou médica formada pela UFPI, tenho 25 anos, estava como médica de uma EFS na periferia do Distrito Federal… como residente medica, no momento estou tratando de Esgotamento. O vídeo será divulgado para minha família do interior do Piauí, pois nem na família as vezes encontramos acolhimento de saúde mental sem julgamentos. Agradeço pelo ótimo conteúdo com referências teóricas fortes! Abraços! E força para todos que estão em processo de cura, assim como eu. ❤

  • @jessicasantana9299

    Em muitos casos o problema já começa dentro de casa, muitos alunos meus já relataram ter presenciado ou sofrido violência doméstica

  • @rafaelarezende2026

    Ótimo vídeo. Já vi mãe falando comigo: "não sabia que criança pode ter ansiedade". Minha nossa, o preconceito é tão grande que para os adultos, as crianças não possuem nenhum problema na vida, não sofrem de depressão ou ansiedade. Começa já na infância, onde metem uma tela na cara da criança no momento em que ela chora por tédio, é proibido sentir tédio. Tem que tá sempre fazendo alguma coisa o tempo todo! Ai começa tudo, a criança não fica um minuto sentada e tá rodando tudo, pois precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo.

  • @jhsil224
    @jhsil224  +40

    Toma mais uma barreira: quando você chega perguntando aos médicos sobre um diagnóstico específico, eles se sentem ofendidos, debocham de você e não dá a memos atenção a sua preocupação, investigando outtras linhas. Ja me aconteceu muito e me levou a passar 8 anos sem o diagnóstico de fibriomialgia, quee atrasou muito meu desenvolvimento. Hoje finalmente, faço tratamento adequado e vejo melhoria na minha qualidade de vida gradualmente.

  • @lisianebiliao438

    É bonito ser ansioso!!! Trabalhava em um escritório em que o pessoal achava o máximo falar dos remédios que tomavam para a ansiedade. E qualquer coisinha, era ansiedade. Sério, virou moda! O que ainda gera preconceito é com as pessoas depressivas e bipolares. Estas sim, são ridicularizadas principalmente pelos "ansiosos"

  • @wlad4774
    @wlad4774  +103

    A gente não quer só comida