Astronomia: Uma visão Geral I - 21 - A vida no Universo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 06. 2014
  • Astronomia: Uma visão Geral I - 21 - A vida no Universo.
    O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala sobre o princípio Copernicano, as teorias para a origem da vida e a experiência de Miller-Urey.

Komentáře • 22

  • @jpthesurfer
    @jpthesurfer Před 10 lety +24

    Esse professor é muito bom!!!

  • @margarethgomesgervasio9389
    @margarethgomesgervasio9389 Před 10 lety +16

    Professor Steiner,Maravilhoso!!!

  • @felipe271
    @felipe271 Před 9 lety +9

    Vendo como um adorador da astronomia, e curioso e pensando sobre este vídeo, deve ser muito triste para os astrônomos(assim como é para mim) pensar no quanto somos limitados tecnologicamente. É incrível imaginar e acreditar em vida fora do planeta, pois o tamanho e as possibilidades se mostram infinitas, é como ver mas não poder tocar... triste! Muito triste! Mas também não pensando somente no âmbito da vida fora do planeta, mas também em ver com seus próprios olhos tudo isso que só conseguimos fazer através de imagens artísticas.

    • @rmfaudiostudio
      @rmfaudiostudio Před 8 lety +4

      triste mas nao parados. vem ai o substituto do maravilhoso hubble: james webb

  • @edsonnilo4020
    @edsonnilo4020 Před 8 lety +13

    Professor, em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pela qualidade da comunicação e a quantidade do conhecimento a nós fornecidos em suas aulas.
    Seguindo seu curso, nesta aula especificamente, não fiquei suficientemente convencido da implausibilidade da comunicação e da viagem entre mundos tão distantes, e explico porque:
    Primeiramente, nosso conhecimento científico deve ter algo como 100 anos, pois antes disto nossas descobertas foram muito esporádicas. Nos últimos anos, nós podemos perceber o conhecimento crescendo de forma exponencial, praticamente dobrando a cada 2 anos.
    Mas são meros 100 anos, estamos engatinhando quando pensamos em uma civilização que tenha 30.000 anos, imaginemos então 1 milhão de anos.
    Hoje sabemos quase nada da física quântica e quando soubermos, já estaremos teorizando sobre algo mais profundo ainda.
    Certamente um dia, vamos falar de buracos de minhoca, como algo tão real quanto a massa do sol, a distância de planetas e estrelas, etc.

  • @allan8257
    @allan8257 Před 10 lety +7

    Da gosto em assistir essas aulas.
    Professor explica muito bem, passa bastante segurança para o aluno.
    Com esses dois cursos, I e II , da para participar de qualquer debate cientifico.
    Sou teísta, e adoro esse tipo de debate, quanto mais, mais aprendo.
    Obrigado.

    • @allan8257
      @allan8257 Před 9 lety

      ***** Sou sósia dele, porém, nossas crenças são bem diferentes.
      brincadeira
      a foto do perfil é dele mesmo
      rsrss

  • @KF-vz7bl
    @KF-vz7bl Před 7 lety +6

    Muito Bom!!! to aprendendo muito!!!

  • @AntonioFCoelho
    @AntonioFCoelho Před 9 lety +4

    Excelente aula. Parabéns, professor.

  • @fbotelhoudi
    @fbotelhoudi Před 8 lety +4

    Sensacional!

  • @mosiahvp
    @mosiahvp Před 9 lety +2

    Excelente!!!

  • @VelhinhodeRua
    @VelhinhodeRua Před 10 lety +3

    Maravilha!!!

  • @linkinp496
    @linkinp496 Před 7 lety +3

    excelente professor

  • @t1460br
    @t1460br Před 7 lety +2

    Sensacional aula!

  • @SheilaSantosNaciment
    @SheilaSantosNaciment Před 9 lety +10

    Concordo com a última frase. Mas discordo quando diz ser implausível as viagens. São implausíveis através dos cálculos velocidade, espaço e tempo conhecidos... Mas e se existe algo mais?...

    • @felipe271
      @felipe271 Před 8 lety +17

      sim, exatamente por isso que ele disse implausível, pq por métodos conhecidos não é possível fazer uma viajem assim, com certeza eles consideram a possibilidade de ter algum método que eles não conhecem

  • @pithepc
    @pithepc Před 10 lety +1

    War Thunder: F9F - F2 Primeira partida de Jato assite ai.

  • @cortesdemestreoficial
    @cortesdemestreoficial Před 9 lety +6

    4- Para se navegar no espaço, materialmente é impossível mesmo se quiser ir de um ponto ao outro da galáxia por exemplo. Por isso se quisermos conhecer o universo, o mais importante não é criar tecnologias, pois com essa visão material tem limitações e não chegamos muito longe. O mais importante é descobrir o nosso espirito e consequentemente as outras dimensões. Não adianta criar telescópios para ver a ponta do universo, sendo que todas as respostas sempre esteve dentro de nós mesmos. Jesus já dizia: "Conheces a ti mesmo, que conhecerás a Deus e o reino dos Céus".

  • @cortesdemestreoficial
    @cortesdemestreoficial Před 9 lety +3

    2- O professor é bom, mas sua visão é limitada a visão materialista do mundo e do universo. A ciência materialista já chegou a um limite a muito tempo, e não há mais por onde ir, só constroem-se tecnologias cada vez mais avançadas usando física quântica, mas só usam os efeitos das leis e não discutem as causas pra não discutir espiritualidade. Com essa visão materialista, tem se mudado somente o exterior das coisas, pouco tem se feito para uma evolução real do ser.

  • @cortesdemestreoficial
    @cortesdemestreoficial Před 9 lety +3

    1- Se não admitirmos vida depois da morte, é uma grande babaquice ficar discutindo sobre evolução, universo, etc.

    • @cortesdemestreoficial
      @cortesdemestreoficial Před 8 lety +4

      paulo Victor Olá Paulo...Já parou pra pensar que é perfeitamente possível que vc esteja errado? Kkk. Pelo que parece vc tem uma visão tipicamente materialista formado em escolas ou faculdades, que prega que a vida surgiu por “acaso”, de uma combinação de elementos até chegar a um ser “inteligente” que somos. É a mesma coisa pensar em pegar varias peças de um relógio sofisticado, colocar em um saco e chacoalhar e esperar que se forme uma relógio montado, pode chacoalhar por bilhões de anos que não vai acontecer isso. Se não tiver um ser inteligente que cria o relógio, isso não é possível.
      É perfeitamente aceitável a vida após a morte, a própria ciência fala que nada no universo desaparece tudo se transforma. Acreditar que não exista vida após a morte, justifica todas as imbecilidades humanas, todo o egoísmo, toda a espécie de maldade, porque a pessoa acredita em separação, acredita que não tem consequências após a morte. Que sentido tem viver, estudar, experienciar e aprender tudo que esse planeta tem a oferecer, se nada disso valerá depois da morte?
      Devemos questionar sim todo esse sistema montado em função do materialismo, de ganância, de poder. Isso envolve todo o sistema de ensino que cria androides desde de pequenos a acreditar em apenas essas “verdades” que nos são mostradas; envolve todas as empresas que visão apenas lucros sem se importar realmente com a saúde das pessoas; envolve o sistema de governo onde na sua grande parte é corrupto, poderia citar N desequilíbrios da sociedade no qual todos estão debaixo do paradigma materialista.
      Hoje os grandes cientistas da humanidade trabalham servindo interesses político, industriais, desenvolvendo armas de destruição em massa, podendo levar toda extinção da humanidade numa possível 3º guerra mundial. Podia ser ao contrário, os cientistas jogarem toda a sua energia para o bem da humanidade. A maior revolução será quando a ciência descobrir o Espírito. Vc falou de honestidade, honestidade científica é sair das faculdades e ir a campo num centro espírita por exemplo e fazer pesquisas sérias, antes de falar babaquices, que “a ciência não comprova”. Todas os pessoas que saíram a campo se convenceram que existem coisas muito além do que nos é mostrado. Muitos cientistas se prendem a uma ideologia materialista por medo de perder o emprego, e de ser ridicularizado.
      A Física Quântica já demonstrou a muito tempo que tudo é onda e partícula ao mesmo tempo, tudo e todos no universo estão interligados pois fazemos partes de uma mesma onda, portanto tudo que eu fizer pra vc afeta a mim e vice-versa. Todos os problemas acontecem quando se vê apenas partícula, quando se acredita em separação, não sabem que o segredo está na Onda. Tudo no universo surgiu de uma onda primordial, consciente, chamado de Vácuo Quântico. Tudo que existiu, existe, e existirá, se deve ao Vácuo Quântico, que vc pode chamar de Deus ou colocar o nome que quiser. Vc citou átomos, vc deve se perguntar de onde veio o átomo, e como funciona esse Vácuo Quântico. `
      É exatamente de questionamentos que tenho vivido, por isso resolvi sair da manada pra poder ver pra onde todo mundo está indo, e poder escolher um caminho melhor. Não me conformo viver igual a todo mundo, estudar, trabalhar, comprar uma casinha, um carrinho, um monte de coisinhas, e morrer contribuindo com uma sociedade Anti-Cristo que está indo cada vez mais para o fundo do poço. Pior as pessoas que falam “seguir” Jesus, mas trabalham 12 horas por dia pra servir esse sistema. Realmente não compreenderam Jesus.
      Ao contrário do que vc pensa, eu procuro viver experiências para comprovar a verdade. Estudo filosofias orientais, Ufologia Exotérica, pratico, Yoga, Taichi, Meditação Zen, e já tive umas experiências psíquicas que não vem ao caso. Não estou dizendo que esse é o melhor caminho, cada um deve sentir em seu interior o que é melhor para si. Devemos aprender sentir mais do que pensar, a mente muitas vezes só atrapalha querendo racionalizar tudo. É provado que o sentimento é milhares de vezes mais eficiente do que o pensamento, para se conquistar o que quer.
      Todos os grandes mistérios da humanidade, como ETs, Espíritos, Deus e universo, sempre me excitaram e geraram um sentimento em buscar da verdade. Estou convencido depois de experiências, e do que foi me mostrado, que estou no caminho certo.
      Desejo muita paz, obrigado!