O TEMPLO MAIS LINDO DO MUNDO, O TEMPLO BRANCO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 08. 2024
  • OS MISTÉRIOS DO TEMPLO BRANCO I Wat Rong Khun: The "White Temple" I Chiang Rai
    O Templo Branco de Chiang Rai é ​​uma verdadeira obra-prima cheia de mistérios e enigmas que vamos desvendar no Mundo Muyloco de hoje.
    Combinando a arquitetura tradicional tailandesa com um design contemporâneo não convencional ele possui uma fusão única de arte e espiritualidade e ganhou rapidamente a atenção mundial, atraindo visitantes de todo o planeta.
    Da miríade de mãos que cercam a ponte ao provocante vaso sanitário dourado, todos os aspectos do Templo Branco são repletos de simbolismo e tudo graças a uma mente brilhante de um artista sem igual.
    Nesse episódio do Mundo Muyloco vamos investigar fascinantes fatos e simbolismos do Templo Branco.
    Localizado na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia. Está situado a cerca de 13 km ao sul do centro da cidade de Chiang Rai. A distância entre Bangkok e Chiang Rai é ​​de aproximadamente 800 km (500 milhas) e Chiang Mai está localizada a aproximadamente 180 km (112 milhas) a sudeste de Chiang Rai.
    Projetado e construído por um famoso artista tailandês chamado Chalermchai Kositpipat. Chalermchai nasceu em 1951 na vila de Rong Khun, localizada em Chiang Rai.
    Chalermchai financiou ele mesmo a construção do templo e investiu mais de 1.080 milhões de THB (33 milhões de dólares) e, ao longo dos anos, continuou a adicionar novos edifícios e recursos ao complexo. A devoção de Chalermchai ao projeto é tão forte que ele fez planos para que o trabalho no templo continuasse caso ele morresse!
    POR QUE É CHAMADO TEMPLO BRANCO? SIGNIFICADO DE WAT RONG KHUN?
    O nome “Templo Branco” é uma tradução comum em inglês do nome tailandês do templo, pois descreve com precisão o impressionante exterior branco do templo.
    “Wat Rong Khun” é na verdade o nome verdadeiro do Templo Branco. “Wat” é uma palavra tailandesa que significa templo, enquanto “Rong Khun” é o nome da aldeia onde o templo está localizado. “Rong” significa construção, enquanto “Khun” é uma palavra tailandesa que significa branco. Então, todos juntos, podemos traduzir literalmente “Wat Rong Khun” como “Templo do Edifício Branco” ou Templo Branco, para abreviar!
    O uso engenhoso de vidro do White Temple cria o efeito cintilante que é realmente aparente quando os raios do sol atingem. O edifício principal apresenta numerosos pequenos espelhos embutidos no gesso, dando ao templo a sua aparência de outro mundo.
    A HISTÓRIA DO TEMPLO BRANCO?
    O local onde hoje se encontra o templo abrigava um antigo templo que estava em ruínas. Em 1997, o famoso artista tailandês Chalermchai Kositpipat decidiu reconstruir o templo e transformá-lo em algo que durará a vida toda.
    Chalermchai fez o Templo Branco é criar uma obra de arte que seja um centro de aprendizagem e meditação para que as pessoas possam se beneficiar dos ensinamentos budistas. Ele considera o templo uma oferenda ao Senhor Buda e espera que isso lhe dê vida imortal.
    Embora o Templo Branco seja predominantemente considerado como cultura tailandesa, há muitas referências da cultura pop espalhadas pelo complexo do templo. Eles estão lá para transmitir uma mensagem de comentário social e político, bem como um reflexo da mudança dos tempos e do impacto da globalização na cultura tailandesa.
    A visão de Chalermchai para o templo era criar uma obra de arte contemporânea que refletisse a beleza do Budismo, ao mesmo tempo que incorporasse referências culturais modernas.
    Os murais do templo incluem representações de ícones culturais populares como Batman, Harry Potter e Michael Jackson e Chaves. Você também pode encontrar figuras políticas como George W. Bush e Osama bin Laden e até ver o Predador. Só ficar atento. No Mundo Muyloco eu não pude mostrar isso, pois dentro do templo é proibido filmar. E eu respeitei. Sim. As vezes respeito.
    O Templo Branco é principalmente um templo budista Theravada. O Budismo Theravada é a forma predominante de Budismo praticada na Tailândia e em outros países do Sudeste Asiático. Você pode encontrar meu artigo que fala sobre as complexidades do Budismo Theravada aqui.
    Basicamente, o Budismo Theravada enfatiza a importância da nossa jornada espiritual e da obtenção da iluminação através da prática da meditação e do estudo dos ensinamentos budistas.
    A cor branca simboliza a pureza do Buda, bem como a pureza do caminho para a iluminação no Budismo.
    Além disso, a cor branca também representa a ausência de desejos mundanos, que são aspectos importantes dos ensinamentos budistas.
    O arquiteto do templo, Chalermchai Kositpipat, afirmou que a cor branca pretende representar o Dharma radiante do Buda.
    O passeio é imperdivel e no episódio de Mundo Muyloco você conhece tudo.

Komentáře • 12