Video není dostupné.
Omlouváme se.

CAPITALISMO FINANCEIRO E MONOPOLISTA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 08. 2024
  • Conheça e entenda o Capitalismo Financeiro e Monopolista, para o ENEM e demais vestibulares.
    Bibliografia:
    COSTA, Edmilson. A globalização e o capitalismo contemporâneo.
    HUBERMAN, Leo. História da riqueza do Homem.
    MARX, Karl. O Capital. Vol. 1.
    RICARDO, David. Princípios da economia política e tributação.
    SMITH, Adam. A riqueza das nações.
    Seja um apoiador do Parabólica: apoia.se/parab...
    Me siga nas redes sociais:
    Parabólica no Instagram: / pedro_parabolica
    Meu Instagram pessoal: / opedrorenno
    Meu Twitter: / opedrorenno
    Meu Facebook: / parabolicaonline

Komentáře • 132

  • @Parabólica
    @Parabólica  Před 5 lety +177

    Tarda, mas não falha. Bons estudos, galera!

  • @CarolOliveira-pb9ut
    @CarolOliveira-pb9ut Před 3 lety +47

    Quando comecei a estudar pro vestibular, percebi que história é extremamente importante e relevante ao cotidiano. Isso fez com que me apaixona-se pela matéria. Meu sonho então, é fazer história e futuramente ser professora! Amo seus vídeos

  • @emmy3052
    @emmy3052 Před 2 lety +15

    Essa aula me fez lembrar de várias coisas q eu aprendi assistindo doramas.
    1º- FMI. Tem um dorama chamado "Twenty five Twenty one" que, por causa da crise da Korea e de um empréstimo feito com o FMI, muitos investimentos são cortados, principalmente no esporte. Muitas empresas tbm chegam à falência. Tem até uma campanha do ouro, em que a população doa ouro pra pagar a dívida.
    2º - Concentração de capitais e empresas nas mãos de poucas pessoas. Existem os chaebols que são tipo pessoas muito ricas que possuem empresas. esses dias tb assisti um documentário sobre como eles são "invencíveis" pq, apesar de cometer crimes, não sofrem punições, já que tem muito dinheiro.

    • @RosaSilva-bq5sp
      @RosaSilva-bq5sp Před rokem

      A los socialistas no le dicen lo que es socialismo pues ellos lo inventaron y llevan razón y los capitalistas no le viene a decir lo que es el capitalismo pues ellos lo inventaron.

  • @taylaaguiar5002
    @taylaaguiar5002 Před 5 lety +33

    sou recém inscrita e cada vez mais amo seus vídeos professor...ah! sou estudante de pedagogia....faz um vídeo sobre voltaire por favor. Grata .... BOA PASCOA A TDS

  • @VictorHugo-d
    @VictorHugo-d Před 5 lety +46

    Dá até vontade de fazer história

  • @flaviacoutinho6349
    @flaviacoutinho6349 Před 5 lety +24

    Pedro, seu lindo, me dá um coração.

  • @camilamendes3093
    @camilamendes3093 Před 5 lety +12

    Oi professor, adoro seus videos!! Gostaria de pedir que vc faça um video sobre as consequências da globalização, acho que ajudaria muito nos vestibulares. obrigada

  • @thomaslasky5710
    @thomaslasky5710 Před 4 lety +4

    que mestre excepcional!!! o Ariano Suassuna falava para não usarmos termos tao lindos de nossa bela língua portuguesa com bobagens, apenas com o excepcional, o senhor é um desses, professor excepcional!
    Sou extremamente grato pelo seu trabalho!! ^-^

  • @kaarlasouza3692
    @kaarlasouza3692 Před 5 lety +7

    Professor, simplesmente muito obrigado com as aulas incríveis 💕
    O senhor poderia fazer uma aula sobre as possíveis citações de filosofia, história e sociologia para a redação. Por favor???

  • @luizm.4249
    @luizm.4249 Před 5 lety +5

    Mesmo o vídeo sendo curto, foi bom! Faltou explicar que o sistema de dívidas do capitalismo financeiro (multiplicação do dinheiro) é uma dos motivos dos crescimentos econômicos e melhoria das qualidades de vida em diversos locais no mundo. Em relação à dívida, não é necessariamente ruim, Estados Unidos, países europeus e Japão têm a dívida maior que 100% do seu PIB, mas se o governo local usar isso afim de alavancar, pode trazer ótimos resultados (ou desastroso). Essa dívida não é apenas ao FMI, mas tb emissão de títulos e empréstimos entre países. O fato é que mesmo com a “alta” concentração de renda, os mais pobres nunca tiveram tanta renda e melhoria nos indicadores de qualidade como nos dias atuais.

  • @udsonrangel2518
    @udsonrangel2518 Před 5 lety +3

    Pedro, por gentileza, se estiver ao seu alcance, faz uma aula com alusões e citações que dá para usar na redação. Eu ficaria muito feliz. Obrigado!

  • @carolinealmeida1559
    @carolinealmeida1559 Před 5 lety +9

    Já chego dando like
    Só vídeos de qualidade

  • @janainarodrigues5169
    @janainarodrigues5169 Před 3 lety +1

    Seus vídeos estão sendo extremamente importante para a minha formação. Sou viciada e assisto feito série. Obrigada por compartilhar conosco, obrigada por ser um excelente professor. S2

  • @netoalvez7458
    @netoalvez7458 Před 5 lety +1

    olá professor Recife na área. parabéns pelo seu trabalho voluntário que nos ajuda tanto.

  • @Gugmgu
    @Gugmgu Před 5 lety +11

    Pedro, excelente sua didática e a boa intenção em levar conhecimento para as pessoas. Gostaria apenas de pedir que tome cuidado com algumas coisas, pois acaba confundindo as pessoas.
    Primeiro, tenha em mente qual é a definição de capitalismo. Capitalismo é a livre troca de mercadorias entre as pessoas, onde tem o lucro como consequência dessa atitude (uma pessoa vê mais valor em algo do que o seu dono; e, seu dono, por sua vez, vê mais valor no que a outra pessoa tem do que aquilo que ela possui. Então, elas trocam, gerando riqueza, lucro e prosperidade). Qualquer intervenção estatal é, por necessidade, uma IMPOSIÇÃO que acaba com a LIVRE TROCA. Tenha isso em mente!
    Por mais que os Estados Unidos tenha lutado defendendo o lado capitalista durante a Guerra Fria, não necessariamente ele é integralmente capitalista, ele só é menos socialista (estado detém tudo) do que os outros ou mais capitalista do que outros, mas não por completo.
    Os monopolistas, por mais que desejamo lucro (que não é uma necessidade capitalista, é apenas uma consequência do mesmo), utilizam o estado para impor regras, burocracia, leis, etc. que impeçam os pequenos empresários de competirem com ele - o que, de novo, é o oposto do capitalismo.
    Assim como Rossevelt (junto de Keynes) impediu que os capitalistas (quem faz qualquer troca com qualquer outra pessoa) trocassem Ouro por outros ativos; aumentou a carga tributária (junto do imposto inflacionário) que diminuía o poder de compra dos capitalistas e impediam que eles executassem trocas; financiaram trocas não livres (como a construção de estradas de dinheiro de IMPOSTOS obrigatórios).
    E, por fim, Hoover, que foi o presidente do período pré-crise e um pouco pós crise, não tinha nada de liberal ou capitalista, uma vez que colocou os impostos de importação mais altos da história dos EUA; impediu que os empresários demitissem alguns trabalhadores; e o pior, tabelou, junto ao Banco Central, o preço da taxa de juros da economia, ou seja, tabelou o preço do dinheiro (de início, deixou o dinheiro mais barato, criando uma bolha; e, depois, aumentou o juros deixando o mesmo mais caro e desencadeando a crise).
    Enfim, fiz isso apenas para que você corrija esses detalhes, pois acaba deixando muitas pessoas confusas - sem saber o que é capitalismo; ou porque aconteceu de fato a crise (a crise gerada pela primeira guerra foi em 1921 e não 1929); qual a diferença entre keynesianismo e socialismo; porque o liberalismo supostamente gerou a crise; porque supostamente o monopólio é natural ao capitalismo; etc.
    Abraços e continue com seu trabalho! Bom feriado de páscoa!!

    • @lzleo33
      @lzleo33 Před 5 lety +5

      Gustavo Macedo eu estava procurando as palavras mas acabei encontrando a obra-prima que é este comentário.

    • @gabrielfagundes9208
      @gabrielfagundes9208 Před 5 lety +3

      Estava na falta de um questionamento inteligente, comentario expetacular! Me poupou palavras...

    • @wagnervidal5609
      @wagnervidal5609 Před 4 lety

      Esse é o problema de tentar simplificar coisas complexas, não sei se é por ignorância ou proposital.

    • @davioliveira9320
      @davioliveira9320 Před 3 lety

      Os Estados Unidos cresceram muito com 1 guerra, por conta dessa "euforia" a produção fica maior que o poder de compra da população,ainda mais com a recuperação dos países europeus e o corte dessa dependência externa, motivo da crise. O keynesianismo é obviamente diferente do socialismo pq ele ainda é capitalismo! O que se tem é um controle um pouco maior por parte do estado na economia, a fim de evitar crises como a de 29 (sem falar que sem estado não há capitalismo). O keynesianismo tenta propor o mínimo de proteção social aos indivíduos, diminuindo revoltas populares contra a acumulação excessiva de capital ao dar mais direitos sociais(pão e circo). Pq o liberalismo causou a crise ja foi dito.
      Pq o monopólio é inerente ao capitalismo é uma questão clara,assim como sem o desemprego não existe capitalismo,como sem racismo não há capitalismo, ou seja, inerentes ao sistema, o monopólio é uma consequência da acumulação de capital em uma escala global, uma determinada empresa deseja ter mais e mais lucros, portanto, da os seus jeitos para ampliar o seu capital, jeitos esses que são comprar concorrentes, boicotar concorrentes, fundir com concorrentes. Massacrando assim as pequenas empresas (coisa que por sinal essa glr defensora do capitalismo adora dizer que defende quando na verdade estão fazendo uma defesa aberta aos grandes monopólios)
      Livre comércio não existe nem no centro do capitalismo,imagina em países periféricos como aqui. Falta de intervenção estatal apenas gera abusos das empresas para com seus próprios funcionários para aumentar a acumulação de capital dos bilionários.

  • @richarddanilo7158
    @richarddanilo7158 Před 5 lety +1

    Graças a Deus de você ter postado este vídeo, tenho prova segunda-feira. Eu acabei de me inscrever e amei suas explicações, parabéns!

  • @gabriellacristinna8583

    Um dos melhores professores do CZcams dentro dessa área, com aulas dinâmicas e muito bem explicadas. Parabéns!!

  • @m.luizameneses965
    @m.luizameneses965 Před rokem +1

    Obrigada professor, Deus te abençoe

  • @HBarcelos1
    @HBarcelos1 Před 3 lety

    Beeem em linhas gerais esse motivo da crise de 29... (também já vi o vídeo específico) mas adoro seu canal, professor! Vejo só pra vida mesmo e pq vc é muito bom.

  • @lucaspedro5790
    @lucaspedro5790 Před 5 lety

    Professor, parabéns pelo seu excelente trabalho, sua didática é incrível e unica. Gostaria de sugerir como temas de aulas: indústria cultural e globalização.

  • @jennifermoreira6160
    @jennifermoreira6160 Před 5 lety +3

    Adoro seu canal. Ótimo professor, parabéns!

    • @Parabólica
      @Parabólica  Před 5 lety +1

      Muito obrigado, Jennifer. Um grande abraço!

  • @giuliasouza8259
    @giuliasouza8259 Před 5 lety

    Vc é surreal! Obrigada por tanto ensinamento de forma grátis ainda.bjos

  • @carlosmendes1792
    @carlosmendes1792 Před 5 lety +1

    Show de bola!
    Dá-lhe conteúdo, Parabólica!

  • @rafaelafarias4247
    @rafaelafarias4247 Před 3 lety

    Pedro, muitíssimo obrigado pelas aulas, tua aula é massa!

  • @pedrohgcorrea
    @pedrohgcorrea Před 4 lety +4

    Professor boa tarde, obrigado pelas aulas, estão me ajudando muito, mas gostaria de entender quais são as dívidas atuais do Brasil com o FMI na casa de 90% do PIB? Que eu saiba o Brasil não possui dívidas externas, inclusive temos mais de 350 bilhões em reservas cambiais...

    • @drjp4212
      @drjp4212 Před 3 lety

      Você está certo. A dívida do BR é totalmente em real, a juros mais altos do que a previamente dolarizada, que no atual momento (03/2021) encontra-se artificialmente baixa, o que significa que o Estado está sendo "sustentando" a partir de dívidas criadas pelo BC e repassadas ao Tesouro.
      Isto é, armadilha inflacionária pronta e ativada em curso.

    • @societytv-2.058
      @societytv-2.058 Před 2 lety

      somente pra criticar o modelo, ele não consegue explicar algo que tenha haver com o capitalismo sem sempre está manchando certa parte.

  • @romulosantosdecastro3442

    Estou crescendo muito
    com as aulas

  • @BrunoRodrigues-fh3ms
    @BrunoRodrigues-fh3ms Před 5 lety

    Sou seu fã professor! São excelentes vídeos e estão potencializando demais meus estudos em humanas. Grande abraço

  • @davilucca7608
    @davilucca7608 Před 5 lety

    Aprendo muito com você Pedro!
    Obrigado!
    Suas aulas são excelentes!
    Parabéns!
    Parabéns!

  • @mariadoloresmolinagranado5411

    Adoro suas aulas...sempre facil e gostoso de se aprender...

  • @luisgomess4974
    @luisgomess4974 Před 4 měsíci

    assistindo esse vídeo literalmente em uma sexta feira santa🤯

  • @iryssampaio373
    @iryssampaio373 Před 4 lety +1

    um professor maravilhoso!!! quem concorda respira rsrs!!

  • @faleitoleve6553
    @faleitoleve6553 Před 27 dny

    Obrigada!

  • @Pedro-mo6cn
    @Pedro-mo6cn Před 5 lety +1

    Hey Pedro!Poderia fazer um vídeo da Revolução de 1911 na China,e também,sobre o partido Koumintang?

  • @iristrindade7560
    @iristrindade7560 Před 3 lety

    Muito bom ! Obrigada e que Deus te abençoe!!

  • @AdriCapelloza
    @AdriCapelloza Před 2 lety

    Excelente aula! Obrigada.

  • @sofialaramigliorini5477

    Oi professor, tudo bem? Adoro seus videos! Será que vc poderia fazer um video sobre as crises do capitalismo? seria muito interessante :)

  • @victorlupion9828
    @victorlupion9828 Před 5 lety

    Professor, adoro seus vídeos.. poderia fazer alguns com resolução de exercícios comentando eles? Ajudaria demais na compreensão de algumas coisas. PS: Continue assim, postando vídeos maravilhosos!

  • @michel9553
    @michel9553 Před 5 lety

    Muito bom, professor! Parabéns. Abraço.

  • @fernandocosta8229
    @fernandocosta8229 Před 3 lety

    SENSACIONAL a aula desse cara

  • @faleitoleve6553
    @faleitoleve6553 Před 27 dny

    Vídeo perfeito!!!

  • @pedrojorgevilela
    @pedrojorgevilela Před 5 lety +1

    Professor Pedro Rennó (espero ter escrito certo, pois o senhor é o meu xará), nos últimos meses me tornei grande fã de todos os vídeos do seu canal. Tenho uma pergunta a fazer que me deixa encucado principalmente quando o assunto é capitalismo. Porque quando se apresenta esse assunto apenas um viés é levado em consideração? Tipo, vi que o senhor citou Adam Smith e David Ricardo, mas o senhor conclui dizendo que o pensamento keynesiano é o mais "atual e correto" a fim de evitar o desmantelamento do capitalismo. Mas porque não vemos a citação da escola austríaca com Mises, Friedman, Thomas Sowell? Concordo que o Eric Hobsbawn é um verdadeiro monstro no mundo da história, mas ele mesmo se declarava como marxista. Será que falta a abordagem dos dois lados quando o assunto é história? Grande abraço e continue com o bom trabalho que o senhor está ajudando muito mais do que apenas a galera do ENEM.

  • @kellycunha44
    @kellycunha44 Před 4 lety

    Obrigadaaa, adorei o vídeo. Parabéns ❤️

  • @josewillque8302
    @josewillque8302 Před 4 lety

    👏👏👏👏👏👏👏👏 faz um vídeo sobre a obra Neoliberalismo do David Harvey.

  • @atormente5843
    @atormente5843 Před 2 měsíci

    Pedro falando que faz os vídeos pra ajudar a entrarem na faculdade e eu aqui assistindo pra me ajudar a sair dela 😅

  • @mariaclaracosta7814
    @mariaclaracosta7814 Před 5 lety

    Isso sim é uma aula de respeito!

  • @marianasoaresdecarvalho2374

    amo sociologia

  • @jorgeaugusto5805
    @jorgeaugusto5805 Před 4 lety +2

    Professor, num livro de Geografia li a respeito do Capitalismo Informacional como sendo a atual etapa do Capitalismo, o que o senhor acha? Um abraço e muito obrigado.

  • @barbarafreitas6175
    @barbarafreitas6175 Před 5 lety

    Professor por favor faz um vídeo filosofia moderna , filosofia neoplatonica, e um vídeo sobre o que estava acontecendo no mundo quando jesus nasceu. Por favor professor!
    Obs: amo suas vídeo aulas assisto mais seus vídeo do que netflix 😂😂

  • @jadsonvitorio2146
    @jadsonvitorio2146 Před 5 lety +2

    O melhor!!!

  • @ritabarcelos2445
    @ritabarcelos2445 Před 4 lety

    Excelente aula.

  • @fernandotursites8381
    @fernandotursites8381 Před 4 lety

    Bom dia Pedro, parabéns pelo canal e excelente suas aulas. Poderia por gentileza me informar se tem algum canal que indica para a matéria de Geografia e Biologia que apresenta uma orientação parecida com o seu. desde já agradeço a cooperação. Abraços e novamente parabéns. Fernando Caruso

    • @sweetperson5602
      @sweetperson5602 Před 4 lety

      sei que perguntou a ele,mas se me permite indicar algo,eu assisto o Prof Jubilut do biologia total e tb tem o Leandro Almeida(geografia) do canal Proenem,ambos mto bons,recomendo.

  • @carlosrogeriodasneves7404

    Aula incrível!

  • @carloseduardosantos2056

    Cara estou gostando muito dessas aulas de capitalismo

  • @sarahtaboada2092
    @sarahtaboada2092 Před 5 lety

    Faz de 2 revolução industrial

  • @romeubraga5942
    @romeubraga5942 Před 3 lety +1

    bem legal

  • @Isa-mm2cx
    @Isa-mm2cx Před 4 lety

    ótima aula!

  • @eduardarodrigues6975
    @eduardarodrigues6975 Před 2 lety

    AULA SENSACIONAL!!!!!

  • @nunesanacarolina
    @nunesanacarolina Před 4 lety

    Aulas excelentes!

  • @marianastuart
    @marianastuart Před 5 lety

    Caraca!! Que vídeo excelente!

  • @sr.brigadeiro7718
    @sr.brigadeiro7718 Před 2 lety

    Obg

  • @alicefantoni1140
    @alicefantoni1140 Před 3 lety

    brabooo, obg pela aula

  • @isaiasbrugnerotto6925
    @isaiasbrugnerotto6925 Před 3 lety

    EXCELENTE!

  • @lirielalves8973
    @lirielalves8973 Před 3 lety

    Aulão!!!!!

  • @Vneessaa
    @Vneessaa Před 2 lety

    Excelente

  • @donroliver7142
    @donroliver7142 Před 5 lety

    Professor, tenho uma pergunta.... sua plataforma online de história está disponível ainda? Não consigo acessar, o site encontra fora de ar

  • @nanda8569
    @nanda8569 Před 2 lety

    Muito bom!

  • @marianam3914
    @marianam3914 Před 4 lety

    Muito bom 👏👏

  • @dainelia7519
    @dainelia7519 Před 2 lety

    Me ajudou

  • @rafaela9732
    @rafaela9732 Před 3 lety

    Você é muito foda

  • @kaiquealbuquerque4528
    @kaiquealbuquerque4528 Před 5 lety

    MUITO BOM!

  • @zidaken4662
    @zidaken4662 Před 2 lety

    2:19

  • @fabiohenrique7895
    @fabiohenrique7895 Před 3 lety

    Perfeitooooooooooooooooooo

  • @welfcrozzo8728
    @welfcrozzo8728 Před 5 lety

    Professor, poderia me dizer o porquê da oferta ter tornado-se maior do que a demanda?

    • @j.57
      @j.57 Před 4 lety

      Se você estiver falando da crise de 29, é pq os EUA estavam produzindo mt e exportanto mt para os países que estavam se reconstruindo pós 1ª GM (Itália, França, Inglaterra...), só que eles se reconstruíram mt rápido e voltaram a produzir novamente. A produção estadunidense estava no melhor estilo fordismo produzindo pra caralho e é aquilo que né, se você produz mt e não vende, seu produto é desvalorizado. É bom lembrar de Getúlio Vargas que, por conta da desvalorização e superprodução de café, meteu fogo no cafézin.

    • @j.57
      @j.57 Před 4 lety

      Vale ressaltar sobre o American Way Life, visto q os EUA ganharam mt grana com o fim da 1ª GM e a população começou a consumir pra caralho, acredito que esse fato tb influenciou na superprodução com a subsequente quebra na bolsa de NY

    • @drjp4212
      @drjp4212 Před 3 lety

      @@j.57 Superprodução por encolhimento de mercado consumidor?
      Não havia vantagem competitiva dos EUA?
      Por que a produção aumenta se o consumo passa a diminuir (empresários são idiotas)?
      Se as vendas diminuíram, por que os capitalistas não diminuíram a produção?
      Não existe "crise de superprodução", o que existe é manipulação de sinais de mercado secundário à manipulação monetária e expansão creditícia (à base de reserva fracionada, e não à base de poupança preexistente).

  • @eduardomonteironeto7181

    Tem certeza que devemos ao FMI?

  • @Mercio2
    @Mercio2 Před 2 lety

    massa!

  • @estudantedausp5224
    @estudantedausp5224 Před 3 lety

    E só pq existe capitalismo vc está dando essa aula✌🏼❤

  • @thaynara206
    @thaynara206 Před 11 měsíci

    assistindo em 2023 para a faculdade ...

  • @ducimarvieirabarroscarvalh5965

    Pera estou processando tanta qualidade......

  • @MoisesSJ
    @MoisesSJ Před 5 lety +1

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @luanaisidorio8694
    @luanaisidorio8694 Před 5 lety +3

    Sou uma das primeiras a verrrr

  • @fabiohenrique7895
    @fabiohenrique7895 Před 3 lety

    ❤❤❤

  • @emanuelmessioli5874
    @emanuelmessioli5874 Před 4 lety

  • @danidebug
    @danidebug Před 3 lety

    adorei a aula de capetalismo

  • @ana_bandeira
    @ana_bandeira Před 3 lety

    Um bom exemplo de Holding foi o que aconteceu no Brasil, com o Guaraná Jesus

  • @samuelalvesdossantos8661

    Talvez vc tenha se equivocado em relação a dívida do Brasil com o FMI. A dívida de quase 90% do PIB não é com o FMI. O Brasil durante o governo Lula quitou a dívida de 15 bilhoes. Acho que vc se refere a dívida pública. Esta sim, estava quase 90% do PIB em 2019.

    • @vitorescolarich2308
      @vitorescolarich2308 Před 3 lety

      www.istoedinheiro.com.br/fmi-aponta-que-divida-bruta-do-brasil-sera-de-101-do-pib-em-2020/#:~:text=Ver%20mais-,FMI%20aponta%20que%20d%C3%ADvida%20bruta%20do%20Brasil,101%25%20do%20PIB%20em%202020&text=O%20Fundo%20Monet%C3%A1rio%20Internacional%20(FMI,deve%20chegar%20antes%20de%202025.
      Pior que só cresce amigo

    • @clodomiromatozo2979
      @clodomiromatozo2979 Před 3 lety

      Concordo. O professor se equivocou. Dívida externa em dólar eh ainda mais nociva. A dívida absurda que o Brasil possui, chegando aos 100% do PIB está em títulos públicos dentro do país. Bem diferente de dever ao FMI em dólar, sujeito a variações cambiais, eh dever (continua ruim) em reais mesmo.

  • @walissonpablo
    @walissonpablo Před 4 lety +4

    Só se esqueceu de falar de quem mantém esses monopólios. O GOVERNO...... Sem Estado e impossível que carteis se mantenha

    • @Victor-hl6zw
      @Victor-hl6zw Před 3 lety +2

      Sábias palavras. (Você novamente?)

    • @jacsonvoltaire
      @jacsonvoltaire Před 4 měsíci

      Não. Primeiro, estado e governo são coisas diferentes. Segundo, monopólio e cartel são coisas diferentes. Terceiro, quando se pensa, contemporaneamente a relação entre estado e capital, pensamos em grandes conglomerados que superam em poder os estados nacionais. Dessa maneira, o estado ele se transforma em uma espécie de marionete dos interesses do capital. A tendência intrinseca ao capital é a concentração, ao monopólio. Existem leis ao redor do mundo que tentam impedir o monopólio em prol da concorrencia, como as leis antitruste. Mas como disse antes, o capitalismo contemporaneo tende a criar grandes companhias, como as big techs, que superam em poder e influência os estados nacionais os convertendo em artificies de seus interesses.

  • @anybuu1688
    @anybuu1688 Před 2 lety

    jesus, 90 por cento..

  • @juraha.8146
    @juraha.8146 Před 4 lety +3

    Vc deveria ter uma série própria na Netflix falando sobre história, mas como infelizmente no Brasil não se dá valor a grandes personalidades... Fazer oq né? Num país que prefere Anitta e Neymar como ídolos nacionais e culturais.

  • @dante7522
    @dante7522 Před 5 lety +1

    Quem negativou o professor? Se acusa aí que faço você ler a saga crepúsculo 😎😎😎

    • @dante7522
      @dante7522 Před 5 lety

      Professor e a fase informacional? Eu aprendi como sendo a 4° fase do capitalismo.

  • @arissonrodrigo6888
    @arissonrodrigo6888 Před 5 lety +2

    Sua explicação da crise de 29 está errada, nem mesmo é consenso acadêmico.

  • @thaisbeatriz721
    @thaisbeatriz721 Před 4 lety

    e o neoliberalismo???????

  • @fernabit
    @fernabit Před rokem

    Capitalismo malvadão. Kkk

  • @cintyadornel2153
    @cintyadornel2153 Před 3 lety

  • @LimaAvelino
    @LimaAvelino Před 5 lety +8

    Por enquanto, um pobre de direita deu dislike!
    Maldita estupidez!

    • @gabrielfagundes9208
      @gabrielfagundes9208 Před 5 lety +6

      Esse capitalismo estupido que diminui a pobreza de 90 para 10 por cento depois da revolucao industrial. Que fez a burguesia ser escrava das classes mais baixas ja que precisa de resolver seus problemas para assim ganhar lucro.

  • @juliamel1643
    @juliamel1643 Před 3 lety

    vontade de te por numa caixinha professor Pedro

  • @luizeduardomattos889
    @luizeduardomattos889 Před 5 lety +2

    Nossa, amigo. Bostejou forte! (bostejou é um termo que usamos nos debates sobre economia quando alguém fala do que não entende)
    Mas não se preocupe, vou dar uma aula grátis sobre o assunto pra você nunca mais errar.
    Vamos lá.
    Para começar a entender como as crises emergem, se mantêm e findam, é importante saber que todo esse processo se trata de um ciclo econômico. O cuidado que deve ser tomado neste primeiro instante é o de não confundir ciclos econômicos com flutuações econômicas. Vejamos do que esses termos tratam.
    Imagine um país onde exista uma espécie de gafanhotos que visita uma região a cada três anos. Podemos deduzir que, a cada três anos, acontece um “boom” na indústria de combate a gafanhotos. Essas empresas se preparam para a grande demanda por seus produtos que surgirá durante este curto período de infestação e, logo depois, elas se ajustam novamente para o período que a forte demanda por seus produtos acabar. Isto é uma mera flutuação econômica: um mini ciclo normal que é previsível e esperado por todos, como o fato do morango ter uma safra melhor em uma época do ano do que em outras. Neste sentido, o problema máximo que pode acontecer é o de a indústria do setor em questão cometer equívocos e sua má gestão levá-la ao prejuízo, mas nada disso sugere que toda a economia do país ou do mundo deva sofrer danos.
    Você já deve estar imaginando que ciclo econômico, por sua vez, deve se tratar de um fenômeno parecido com a flutuação, porém, maior, mais intenso, que afeta os demais setores da economia e geralmente vem de forma inesperada e imprevisível. E é isso mesmo! Mas, ao contrário da flutuação econômica, o que inicia os ciclos econômicos não é nenhum fator natural, e sim uma movimentação monetária artificial no mercado. É o Estado, via intervenção monetária, que faz a moeda se comportar de uma maneira que conduz todas as indústrias, bancos e pessoas físicas ao erro. Afinal de contas, a moeda é um instrumento comum a todos os setores da economia. Esta intervenção monetária existiu em todas as crises econômicas que você possa se lembrar agora. A teoria dos ciclos econômicos foi primeiramente desenvolvida pelo economista austríaco Friedrich Hayek.
    Os cidadãos gastam uma parte dos seus salários em bens de necessidade imediata (comida, roupas, etc) e poupam a outra parte para um objetivo a longo prazo (abrir negócio, aposentadoria, etc). Isto irá construir uma proporção entre consumo/poupança na economia. Do outro lado, os empreendedores estão estudando o cenário econômico para tomarem decisões lucrativas. Mas quando uma movimentação monetária artificial ocorre na economia, todo o sistema descrito acima sofre distorções e o empreendedor é guiado ao erro. Este é o estopim de um ciclo econômico: o aumento da oferta monetária.
    Com o aumento das reservas bancárias, os bancos podem oferecer muito mais empréstimos. Porém, a única maneira deles poderem induzir potenciais tomadores de empréstimo a aceitarem novas quantias é diminuindo a taxa de juros. Este crédito fácil dá aos empresários a sensação de que seu capital poupado aumentou e passam a investir em processos de produção mais longos, dando sequência a um aglomerado de erros exemplificados a seguir: se uma fábrica de sapatos decidir investir em processos de produção mais longos (novas máquinas, insumos, etc) ela irá demandar bens de outras indústrias (de matéria prima, por exemplo), e estas, por sua vez, irão demandar bens de outras, fazendo o novo dinheiro passar de mão em mão, causando uma constante elevação dos preços até chegar em uma pressão por aumento salarial dos trabalhadores.
    Entretanto, conforme o dinheiro novo chega nas mãos de todos, estes passam a comprar mais no presente (a proporção entre consumo e poupança sofre uma alteração), forçando as empresas a reconfigurarem seus investimentos em processos de produção mais curtos (aumentar a produção atual). A tendência natural é que a proporção entre consumo/poupança volte ao padrão anterior e, quando isto ocorrer, muitas empresas verão como foram falhas as suas decisões administrativas (dando a sensação de superprodução). Para que a economia não sofra esta desaceleração, é necessária a adição constante de dinheiro. Assim, o “boom” vai continuar, todos estarão felizes com suas compras e vendas e não se darão conta de que foi iniciado um ciclo econômico. Esta festa logo irá acabar.
    A partir de 1921, no governo Wilson, iniciou-se uma queda gradual dos juros que foi continuada pelos presidentes seguintes até totalizar uma redução de 42% em 1928. Ao longo do período de “boom” (21-28), houve um aumento de US$ 28 bilhões da oferta monetária, o que corresponde a um aumento anual de 7,7%. Vale destacar que não é o aumento da oferta monetária em si que inicia o ciclo (pois aquele é digno quando há aumento de riqueza), e sim o aumento monetário que não consiste no aumento do ouro (na época, a moeda americana era lastreada em ouro). No período de boom houve um aumento de apenas US$ 1,16 bilhão (15%) nas reservas de ouro do Banco Central Americano, e isto cobre apenas uma parte desprezível da expansão monetária total (este cresceu 63,4%). Alguns colegas anti-mercado mais “rebuscados” costumam dizer que o que gerou a crise foi o aumento da oferta de ouro, mas observamos aqui que a maior parte da nova oferta monetária foi gerada sem lastro em ouro, e isso é praticamente uma falsificação da moeda. O fato é que, por esses e outros fatores , os bancos agora podiam oferecer mais linhas de crédito e o início da festa era anunciado.
    Para trazer a economia distorcida à realidade, o FED aumentou bruscamente a taxa de Juros no início de 1928 e a crise disse “olá!”: após o crash da bolsa de valores, milhares de bancos e indústrias declararam falência e ¼ da população estava desempregada. Governos pós 29 aprofundaram e prolongaram a crise na tentativa de revertê-la e mais e mais erros foram cometidos. (Mais adiante editarei este post com o final da explicação sobre o que de fato ocorreu em 29, "A história nunca contada nas cátedras tupiniquins")
    Para uma visão 360º de todo esse conjunto de inúmeros e complexos fatores que geraram a crise de 29, recomendo o livro “A Grande Depressão Americana”, de Murray Rothbard. Lembre-se que cada depressão acontece de maneira diferente (na de 2008, por exemplo, o aumento monetário foi no setor imobiliário), porém a teoria austríaca dos ciclos explica todas.
    Desde já, me coloco à disposição para dúvidas.
    Espero que tenha contribuído.
    Grande abraço, professor!

    • @marianacruz2623
      @marianacruz2623 Před 2 lety +2

      Meu Deus, que arrogância, cara... Ele é professor de história, sociologia e filosofia, não economia. Fora que, a nível de ensino médio, ela quase não é estudada. Ainda que ele possa ter cometido equívocos na explicação por essa não ser a área dele, não tem a menor necessidade dessa abordagem grosseira no início do seu comentário. Só transmite ar de superioridade e desdém.

    • @leandroqueiroz1213
      @leandroqueiroz1213 Před rokem +1

      @@marianacruz2623 falou tudo.

  • @vemcomnx8839
    @vemcomnx8839 Před 4 lety +1

    o que você está dizendo é que todos os empresários daquele período, ou a maioria deles, não controlou sua produção, começaram a ver suas vendas caindo e continuaram a produzir na mesma quantidade? Os empresários eram idiotas por acaso? O Estado tem que intervir na empresa pra ela não produzir tanto, porque o Estado é um ótimo administrador, como nos casos dos correios aqui no Brasil. Vamos ter um pouquinho de senso crítico galera e parar d acreditar nessas historinhas idiotas contadas pelos professores de história que não entendem nada de economia.

  • @romeubraga5942
    @romeubraga5942 Před 3 lety +1

    bem legal