RUNFLAT?? NÃO, OBRIGADO... | O canal do Pedro Bastos

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 08. 2024
  • Fiquem a saber porque não gosto nem um bocadinho dos pneus RFT, vulgo, 'RunFlat'...
    E nem é implicância... Existe uma justificação técnica e venho aqui partilhá-la convosco!
    Visitem www.expopneu.pt/
    Subscreve 'O canal do Pedro Bastos' no CZcams
    / ocanaldopedrobastos
    Segue no Instagram @o_canaldopedrobastos
    ocanaldopedroba...
    / pedro-bastos-2504198
    / ocanaldopedrobastos

Komentáře • 276

  • @amauto.davidmonteiro
    @amauto.davidmonteiro Před 5 lety +15

    Boas, antes demais muitos parabéns pelo excelente trabalho adoro o seu canal e admiro imenso o seu trabalho, quanto ao assunto dos RFT concordo com tudo á excepção de quando diz que se for um furo à seria que é igual aos outros, posso lhe garantir que fiz perto de 35km com um furo que cabia o dedo indicador, se fosse com um pneu normal isso não seria possível...
    Grande abraço e continuação do exelente trabalho que tem feito aqui no youtube 👍

    • @TheAndredwsilva
      @TheAndredwsilva Před 5 lety +1

      A.M. AUTO David Monteiro também acompanho ambos os canais e estão ambos de parabéns pelo vosso conteúdo
      Coloco só uma questão
      até que ponto andar com o pneu run flat numa situação de furo reparável não lhe retira as características e qualidade inicial de fabrico?
      Nesse caso cabendo um dedo não era reparável mas se fosse nunca ficaremos a saber se estamos a tirar vida ao pneu por este andar vazio?
      É apenas uma reflexão
      Grande abraço aos dois

    • @amauto.davidmonteiro
      @amauto.davidmonteiro Před 5 lety +1

      @@TheAndredwsilva a ideia do RFT é não deixar o condutor impossibilitado de continuar a viagem porque teve um furo. (Como é óbvio nenhum pneu com um buraco que cabe um dedo é reparável)
      Continua a sua viagem e logo que possível substituir o pneu, se nao for RFT é impossível continuar a viagem... 👍

  • @jorgemelo9183
    @jorgemelo9183 Před 5 lety +5

    Totalmente correto Pedro. Muito bom conselho e claramente um comentário de “expert”. Um abraço.

  • @nunocarvalho7574
    @nunocarvalho7574 Před 5 lety +31

    Concordo com a questao do desconforto mas tive um furo em plena curva acima de 200km/h num 640D e o carro nem abanou, apenas se ouviu o estouro e o barulho da roda mas o carro nem abanou, super estavel. Disseram me que se fosse um pneu normal nao teria sido tao tranquilo visto que ia numa curva. Portanto o rft tem contras mas n é tudo mau.

    • @carlosdaguzzi9340
      @carlosdaguzzi9340 Před 5 lety +8

      Ora aí está a razão para a qual este pneu foi inventado.
      Não ligue a todos os vídeos que vê!

    • @shereder
      @shereder Před 5 lety +7

      Nem mais! E falo por experiência própria também. Não foi o amigo do amigo que me disse. Rasguei um pneu a grande velocidade e parei o carro em segurança. Se fosse um pneu normal, tinha tido outro desfecho

    • @alexandregouveia2397
      @alexandregouveia2397 Před 5 lety +2

      @@shereder Runflat pode salvar vidas!

    • @carlosveloso7577
      @carlosveloso7577 Před 4 lety +2

      @@carlosdaguzzi9340 e porisso então temos que escolher: andar com um a carroça ou ficar mais seguros numa curva a 200km por hora!!!

    • @darioneves6789
      @darioneves6789 Před 2 lety

      Penso que é mesmo do carro.
      Também me rebentou um pneu a frente a 160 km/h no meu 640d também e o carro não mexeu também, fiquei com a jante um bocado danificada mas pronto ninguém se magoou.

  • @kemystudios
    @kemystudios Před 5 lety +8

    Depois de ver este video fiquei a entender o que se passou no meu caso:
    comprei um SUV usado, passado uns tempos de andar com o carro reparo que a medida das frente dos pneus não era a correcta. Reclamei no stand e substituíram-me os 2 pneus da frente com a medida correcta e RunFlat. Na altura ( e até ver este vídeo) fiquei todo contente pois "eram uns bons pneus" e muito caros!
    Quando comecei a andar depois com o carro, notei-o muito mais "duro", mas como verifiquei que tinham a pressão alta, meti-a correcta, mas sempre muito "duro". Em curva, principalmente em chuva, tinham pior comportamento, nota-se mesmo o carro a querer fugir de frente. Pensei que era impressão minha, mas agora vejo que não.
    Numa altura que me aventurei por terrenos mais acidentados, tive tive de meter os pneus com 2.0 bar senão parecia que o carro se desmontava todo. São mesmo muito duros.

  • @renatodumaresq
    @renatodumaresq Před 5 lety +6

    Certa vez, eu estava a 180 km/h, com pneus aro 18. Quando mudei de faixa, percebi que algo estava errado. Quando olhei no retrovisor, um dos pneus estava rolando atrás do carro. Ele se desgarrou completamente da roda dianteira direita. Hoje, eu ando com pneus RF. Uso uma calibragem um pouco mais baixa. Tenho uma filha de 2 anos de idade e não quero ficar parado na estrada (ainda pior, no Brasil) esperando o resgate. Além disso, também ando com latas de espuma e também o compressor.

    • @FelipeAlvesgnu
      @FelipeAlvesgnu Před 2 lety

      As latas de espuma já nao fariam o trabalho do compressor??

  • @shereder
    @shereder Před 5 lety +17

    O Pedro já rasgou um pneu rft a grande velocidade? Já me aconteceu e foi possível parar o carro em segurança. Se fosse um pneu normal, para onde é que iria o carro (e eu). O Pedro pode ter tido apenas um furo, mas basta uma situação destas para ficar a comer sopa por uma palhinha no hospital. Dou mais valor à minha segurança e dos meus, do que o desconforto mínimo que um rft possa causar.

    • @TheFilipegti
      @TheFilipegti Před 5 lety

      Infelizmente os pneus RFT rebentam 10x mais...

    • @MrBadHeavy
      @MrBadHeavy Před 5 lety +1

      Sou do Brasil, onde as condições do asfalto são péssimas, possuo um Bmw 320i f30. Durante uma viagem, a 140km/h passei por um buraco que causou um rasgo no pneu e chegou a entornar o amortecedor dianteiro, o carro não mudou de direção e se comportou de forma muito previsível, claro, não entrei em pânico e pisei no freio de forma suave até parar e estacionar no acostamento. Ps: Não estava com pneus Run Flats e sim com pneus normais.

    • @shereder
      @shereder Před 5 lety

      @@MrBadHeavy Provavelmente o pneu não vazou de imediato.

    • @ricardoneto13
      @ricardoneto13 Před 5 lety

      @@TheFilipegti Há dados sobre isso?

  • @CarlosBrandao53
    @CarlosBrandao53 Před 5 lety +3

    Muito obrigado por partilhar a sua experiência, muitíssimo útil, eu não sabia practicamente nada sobre esse tipo de pneu.
    Muito bom caro Pedro Bastos

  • @fredericomoreira6113
    @fredericomoreira6113 Před 5 lety +1

    Nunca tive um carro pessoal com RFT mas do que já experimentei e sobretudo em carros mais sensíveis de traseira parece que se vai com o coração nas mãos em curvas de muito apoio!

  • @josemauro6582
    @josemauro6582 Před 5 lety +3

    Colocações perfeitas. Concordo com tudo. Me recordo quando troquei um pneu comum da Pirelli por um Michelin e a diferença foi absurda (para melhor). Imagina isso num RF.

  • @Romeofoxtrotpapalima
    @Romeofoxtrotpapalima Před 5 lety +2

    Pensei que o meu M3 e92 tinha RFT, so percebi que o M3 nao vem equipado com RFT qd tive que mudar pneus pela primeira vez. Agora sei a razao de nao vir com RFT, iria concerteza prejudicar a performance do carro. Obrigado pela explicacao. Bom video, como sempre.

  • @andrecunha8633
    @andrecunha8633 Před 5 lety +46

    Sempre a aprender!! Nunca tive, mas não fazia ideia... É verdade Oh Bastos! E "falares" desse teu 428i? ;)

  • @ruiipintoo
    @ruiipintoo Před 5 lety +3

    Pedro um aparte , falamos em carros normais com RFT que ficam duros etc etc. Eu concordo nesse parte. Agora em curva os RFT em carros de gama desportiva aprovam bastante.
    Não use a ferrari , lambo etc a uns anos. A estabilidade é extrema. Quando o carro é afinado para esses pneus não há mal nenhum nos RFT.

  • @fernandomota7525
    @fernandomota7525 Před 5 lety +3

    Adorei a sua explicação sobre o "RFT", obrigado

  • @magnusteodoro6946
    @magnusteodoro6946 Před 5 lety +1

    Bom dia!! Sou brasileiro e moro no Japão acabei de adquirir um Bmw f10 com esse tal pneu aí !! Minha Bmw anterior era uma E60 com pneus normais !! Realmente tem muita diferença sim !!!

  • @pedrotavares8212
    @pedrotavares8212 Před 5 lety +3

    Melhor explicação acho que era impossível,eu também nunca gostei de pneus RFT,após a troca,literalmente estamos a conduzir outro carro!
    Gr. Abraço

  • @renato__cerqueira
    @renato__cerqueira Před 5 lety +2

    Grande aula Pedro! Obrigado por este vídeo. Desconhecia completamente a "tecnologia" rft e fiquei completamente esclarecido.
    Até na varanda se gravam vídeos! 😊

  • @j0rg9humbertosp33
    @j0rg9humbertosp33 Před 5 lety +3

    🌟Viva Pedro!
    Concordo com tudo o que falaste!
    Realmente o pneu, é o primeiro contacto do veículo com a superfície aonde circula!
    Onde esses fabricantes foram buscar essa ideia?! Um pneu assim com as laterais mais robustas e grossas, não se torna supostamente mais pesado?! Qual é o raio da lógica?! A não ser que usem materiais da N.A.S.A.!!
    Claro que um bom pneu tem que deformar o suficiente, ao ponto de copiar o melhor possível o terreno, (tb ajuda no 'grip') não provocar maiores dificuldades às suspensões e afins.
    Não é por acaso que as melhores jantes, são feitas de materiais extremamente resistentes e igualmente leves, tornam-se assim mais "neutras", deixando as suspensões trabalharem melhor, sem sofrerem "más influências" de um peso superior nas rodas!
    Como sempre mais um belo tema!
    Saudações e abraço caro Pedro Bastos.✌

  • @joaopchenriques
    @joaopchenriques Před 5 lety +11

    Tenho que discordar de alguns pontos, ainda que a minha experiência seja muito menor... tive um episódio em Espanha recentemente que me fez pensar ‘meu rico rft’. Ia a 160-170 e só me apercebi que tinha problemas no pneu traseiro pelos alertas no Dashboard. Depois, e uma velocidade mais reduzida, ainda dei ao volante para tentar sentir se tinha algum problema e não sentia o carro a adornar, sequer. Por precaução reduzi a velocidade para 100kmh durante 10 km (até chegar a uma estação de serviço), onde vi que tinha um rasgo de 4cm no pneu (se abrisse o rasgo via o interior do pneu). Segurança, check!
    Consegui fazer mais 50kms até uma casa de pneus onde me arranjaram uns pneus não RFT, mas pelo menos não fiquei com as ferias estragadas (isto foi a um sábado).
    Agora, com pneus não RFT, efectivamente sinto mais tracção em chuva, mas em termos de conforto não noto grandes diferenças.
    Uma coisa eu sinto, é o ‘SE’ furar, como é? Ok, chamo o reboque. Mas no momento que furo, a segurança que um rft me dá vale muito... já tive dois amigos com casos semelhantes com rft que furaram em AE e nem sentiram, e isso vale muito dinheiro :)
    Por isso, e na minha opinião, o rft pode ter muita desvantagem (e até ser mas caro), mas vale a pena pela segurança em caso de problemas..
    Só como nota, eu tenho um série 3 touring f31 com pack/suspensão M, 255/35R19 atrás. Esses meus amigos, um tinha um 640d e o outro um classe a 220cdi.
    Continuação de bons vídeos! Abr

  • @tiagomgrebelo
    @tiagomgrebelo Před 5 lety +4

    Obrigado Pedro, por partilhar connosco essa sua experiência com os pneus RFT. Na próxima muda, irei experimentar no meu modesto Série 1. Realmente sinto que a rigidez é uma coisa absurda. Parece que as molas (atenção que tenho tudo de origem molas suspensão e etc..) levam com cada pancadão em seco que até doí.
    Boa continuação
    Abraço!

    • @NAVARAD40HOT
      @NAVARAD40HOT Před 3 lety +1

      Mudei os meus rfts f pus uns pirelli p zero.
      Parece outro
      Bmw f20 120 d m sport

  • @brdsb1
    @brdsb1 Před 5 lety +2

    Esqueceste de uma coisa importante, o aumento de peso por roda, a diferença de peso não suspenso é importante no comportamento....
    Também os detesto, o que obriga logo a um investimento pós compra.
    Bom vídeo e muito esclarecedor 👌👌👌

  • @felipearatani6540
    @felipearatani6540 Před 5 lety +4

    No Brasil, quando se vai fazer viajem para uma estrada muito ruim, não dá para arriscar ir com um carro com RFT.
    Pode cair em um buraco, no meio do "asfalto" que rasga o pneu.

  • @diogocruz7161
    @diogocruz7161 Před 5 lety +2

    À 6 anos que tenho uns runflat no meu BMW M550d e concordo a 100% com a perda no conforto, em relação aos furos já tive 3, um deles foi um grande rasgão e pude continuar a 70 km/h até casa, no entanto estes devem ter sido os últimos RFT que comprei.

  • @Un4G1V3N
    @Un4G1V3N Před 5 lety +1

    Partilho exatamente da mesma opinião e experiência! Pneus normais tem muito mais capacidade de tração pelo facto de o pneu de poder moldar ao piso e o conforto que se ganha é noite e dia!!

  • @goncaloandre6538
    @goncaloandre6538 Před 5 lety +1

    Olá Pedro! Mais um excelente vídeo e com uma opinião que partilho totalmente! Não é à toa que as série 5 há uns tempos partiam as jantes com muita facilidade quando equipadas com RFT. Carro meu, não tem mesmo nada disso.
    Um abraço e foi um prazer conhecer-te!

  • @JoseLopes-dl1nc
    @JoseLopes-dl1nc Před 5 lety +2

    Completamente de acordo...amigo Pedro....
    Só quem nunca usou pneus desses e que não sabe...
    Abraço

  • @carlosveloso7577
    @carlosveloso7577 Před 4 lety +1

    Excelente video Pedro, colocações altamente pertinentes e concordo com td que vc falou!Parabéns.

  • @ARUOM100
    @ARUOM100 Před 5 lety +1

    Boa explicação. Um pneu rígido reflete na estrutura do automóvel, prejudicando os seus componentes.

  • @pedrofreitas6136
    @pedrofreitas6136 Před 5 lety +1

    Concordo plenamente, nem de proposito hoje mesmo troquei os meus rft , só andei 2 semanas com eles pq eram os k vinham com o carro e detestei, troquei por M pilot sport 4 ainda só fiz 20 klm e que diferença. Abraço continue o bom trabalho no canal.

  • @paulolopes2922
    @paulolopes2922 Před 5 lety +5

    Boas, em onze anos de bmw e90 com pneus run flat, zero euros gastos em jantes partidas, casquilhos, suspensões.
    Há cerca de 2 anos montaram me uns Bridgestone potenza por engano, ñ eram run flat e o carro a velocidades acima dos 120km tornou se instável a curvar e até a travar parecia uma enguia.
    Tive esses pneus 3 dias até descobrir que o comportamento instável do carro se devia aos pneus ñ serem run flat.
    Assim que montei de novo os run flat, o comportamento do carro voltou ao normal.
    Se a bmw equipa certos modelos com os run flat, por alguma coisa deve ser.

    • @NunoCarapau
      @NunoCarapau Před 5 lety +2

      A mesma coisa aqui. desde que comprei que uso os mesmos, já troquei 4 vezes, sempre Potenza RE50A I. e espero voltar a arranjar destes. já testei sem RFT e detestei o carro, parece um barco... é a minha percepção e tenho mais carros em casa sem RTF. neste E91 é RFT!

    • @NunoCarapau
      @NunoCarapau Před 5 lety

      @@HenriqueSilva-nl5el Boas. Sim, entendo que não haja problema, agora na geração E9x que equipa com RTF e se colocarmos normais, então se for um com jante 16, não é nada porreiro. O Bastos trocou jante 18 RFT para jante 19 "normal". se ele fizer o mesmo com jante 16 e manter a jante, já é outra conversa. Minha opinião e isto é também ao gosto de cada um claro :)

    • @arnaldosilva107
      @arnaldosilva107 Před 5 lety

      @@HenriqueSilva-nl5el se sao mais brandas nao sei, mas q sao especificas para os RFT são!

    • @L0p3s
      @L0p3s Před 3 lety

      Paulo Lopes e Nuno Carapau, tal e qual a minha ideia, e tb tenho um carro da geração E9x, no caso uma E91. Há tb aqui outro detalhe, acho que em jantes não tão grandes (17" no meu caso) o passar a não RFT tem um efeito negativo no comportamente mais acentuado, ou seja, acredito que em jantes 19" e perfis mais baixos se note menos, mas a mim aconteceu-me o mesmo, fiquei com efeito barco e tive de voltar a RFT. Fiz um post grande aí em baixo (ou cima?) sobre isso agora mesmo.

  • @vanderleimedeiros9870
    @vanderleimedeiros9870 Před 3 lety +1

    Perfeita explicação, é exatamente isso que acontece.
    Parabéns 👏👏👏

  • @botacaramoka
    @botacaramoka Před 5 lety +2

    Concordo plenamente com tudo dito menos a parte do furo aserio porque já tive um rasgo de uns 8cm no pneu e fiz uns 20km a um velocidade moderada sem nenhum problema só se sentia a traseira um pouco solta

  • @60493537
    @60493537 Před 5 lety +6

    Acabei de comprar os quatro pneus para trocar os "benditos " RFTs... realmente impossível rodar com RFTs no Brasil, parece que estamos em pista de testes constantemente devido as estradas serem muito irregulares o que faz o controle de tração endoidar...

    • @lazarocezar6720
      @lazarocezar6720 Před 4 lety

      Amigos, sofri numa Mercedes A200 com RFTs de perfil 45, batidas secas horríveis, agora na BMW 320i estou a rodar com RFTs de perfil 50 da Continental, além de proteger muito as rodas do carro, tem um conforto absurdo em comparação com a Mercedes.

  • @mario82santos
    @mario82santos Před 5 lety +1

    Grande Pedro, mesmo de férias e a “trabalhar” no canal. Em relação aos RFT sempre me disseram que se usava mais nos carros com sensor de pressão dos pneus, além disso são mto mais caros e acredito que não seja significativamente melhores que os normais. Boas férias e bom trabalho

  • @jmggsantos
    @jmggsantos Před 5 lety +1

    Verdade! No Mini Cooper D da minha mulher com jante de 17" o pneu RFT ficava bom nas laterais e gastava muito rápido no centro do pneu. Mudámos de Bridgestone para Michelin Pilot Sport 4 e que diferença para melhor!

  • @mauricio60674
    @mauricio60674 Před 5 lety +2

    Então. Bom dia Pedro no Brazil este pneus só são encontrados em veículos americanos e alemães de valor bem salgado, aliás o pneu custa 3vezes mais que um pneu normal ...

  • @JoseManuel-xw8gu
    @JoseManuel-xw8gu Před rokem +1

    Boa tarde, estou plenamente de acordo com o se testemunho. Ainda acrescentaria algo.... o R F T, também é bom para empenar as jantes.

  • @tiagorodrigues9956
    @tiagorodrigues9956 Před 5 lety +7

    Andei num carro com pneus runflat
    Quando chegei ao meu carro com pneus normais eu pensei assim
    Será que o meu carro é muito confortavel ou o outro carro era desconfortável só depois é que percebi que era por causa do runflat

  • @pauloduarte8706
    @pauloduarte8706 Před rokem +1

    Sua analise é exatamente a minha. Pneus RFT jamais! Parabens pela live!

  • @paulolouro7300
    @paulolouro7300 Před 5 lety +1

    Concordo plenamente. Na minha BMW E91 tinha jantes BMW modelo 19 de origem das 335d e parti uma jantes. Com BBS 19 e hankook ventus evo2, zero problemas em 3 anos de uso.

  • @WARXYU
    @WARXYU Před 4 lety +4

    Tanta crítica aos RFT, mas não disse que os RFT são mais caros e duram menos!
    Quanto ao pessoal que rebenta RFT a 200KM/h, bem, talvez o pneu fosse uma caca ou já tivesse careca que dói, que é o que a maior parte faz pois gostam de jante 18 e 19 mas depois metem pneus chinocas ou marca branca, sem falar dos usados, mas isso são outros temas.

  • @miguelabreu1297
    @miguelabreu1297 Před 5 lety +1

    Acrescento o perigo de andar com um pneu deteriorado sem o saber. Mudei dois runflat com “bolhas” na parede interior. Tive um Cooper S com eles e, agora, com um JCW com pneus normais a diferença para melhor é imensa, tanto no conforto como no comportamento.

  • @espinhasantos
    @espinhasantos Před 5 lety +5

    Faltou dizer aquando da troca, o preço de um pneu normal comparativamente ao mesmo modelo em RFT.

  • @eliofernandes565
    @eliofernandes565 Před 5 lety +1

    Mais um bom vídeo... Tenho uma 320d com RFT, caso tivesse visto este vídeo antes nunca os teria metido.

  • @Diogo-ij1cy
    @Diogo-ij1cy Před 5 lety +1

    Pedro tive uma situação quase igual! E o que eu aprendi foi chamar a assistência em viagem! Em relação a pneus e ditos normais são mesmo muito confortáveis em relação a rft!

  • @joaopedroribeiro
    @joaopedroribeiro Před 5 lety +1

    A primeira vez que contactei com pneus RunFlat foi numa demonstração da BMW no Circuito de Braga e fiquei convencido com a brincadeira a fazer oitos com o pneu totalmente vazio. No entanto só uso pneus normais, porque são mais baratos e prefiro o pouco barulho de rolamento, Além disso, não sou adeptos de jantes muito grandes pois usam pneus com um baixo perfil o que deixa o carro mais desconfortável.

  • @ferreiraruben7380
    @ferreiraruben7380 Před 5 lety +1

    Por acaso tenho um Mini Cooper S F56 com RFT e detesto pois é muito desconfortável. Obrigado pelo video ! Abraço

    • @danielcosta9578
      @danielcosta9578 Před 5 lety

      Concordo..tenho um F56 1.5d com rft e o carro fica duro

  • @adriana78gomes
    @adriana78gomes Před 3 lety

    Tenho um sub 4x4 bmw é só uso pneus RFT, durante dois meses troquei para pneu normal e foi a maior asneira que fiz o carro não tinha segurança nenhuma. RFT para o carro que tenho é maravilhoso, confortável e mto seguro. Tive um furo num dia terrível, chuva e neve, o carro teve segurança ainda andou uns 50/60km para a oficina sem deslize na estrada.

  • @JrDrummerboy87
    @JrDrummerboy87 Před 2 lety

    Interessante vossa analise Pedro. Adquiri esta semana um BMW X1 XDrive 18D, aqui na Áustria que veio com esses pneus, e ainda por cima os de inverno. Espero não ter problemas com eles.

  • @carloscabreira6349
    @carloscabreira6349 Před 5 lety +2

    Não sei se concordo.. Uso RFT pelo menos à 5anos num série 3GT com a particularidade de fazer a troca entre verão e inverno.. São mais pesados mais duros e mais caros! Coincidência ou não nunca tive um furo.. Mas a minha prioridade é a mulher poder chegar a casa sem stress.. Depois logo se vê..

  • @atsocaled
    @atsocaled Před 5 lety +1

    Ora cá está mais um tema interessante e de longe bem argumentado. Parabéns Bastos!

  • @manuelsilva6714
    @manuelsilva6714 Před 4 lety +2

    Absolutamente verdadeiro o teu comentário!
    Lisbon Portugal

  • @rebske
    @rebske Před 4 lety +1

    Concordo plenamente Pedro!
    Não tenho um furo em um pneu a pelo menos 25 anos, e dirijo mais de 35.000Km/ano.

  • @CLK.11
    @CLK.11 Před 5 lety +4

    Eu sei que vai contra o seu novo formato do canal, mas juro que matava so para ter um formato podcast consigo neste canal xD
    Muito bom trabalho!!

  • @miguelfelixcosta
    @miguelfelixcosta Před 5 lety +1

    Formidável. Só dois detalhes, no seguimento que disse, relativamente aos RFT, a diferença de preço para não RFT é também elevada. Na troca dos 4 pode chegar a pagar mais 200€.
    Outro detalhe, se tiveres um furo, a assistência em viagem não dá apoio. Pelo menos com base no que uma vez me foi dito pela seguradora.
    No entanto, e se perguntares na marca dizem que não podes colocar não RFT por causa do ajuste da suspensão e da jante, o que só demonstra a palermice.

  • @joni20011
    @joni20011 Před 5 lety +2

    Senhor Pedro, depois de as 3 da manhã ter acabado de ver o seu vídeo do 911, só tenho a perguntar uma coisa: o que posso fazer para ter oportunidades ou um trabalho destes, de testar carros? Que sonho meu deus, que sonho, desde o mais simples 1.0 até aos mais emocionantes desportivos, só quero contacto com carros, e Ainda julgo que vá a tempo... um abraço, que canal! De um apaixonado por carros, para outro!

  • @Ronysilva06
    @Ronysilva06 Před 7 měsíci +1

    Eu troquei os runflats da minha c180 e com certeza tenho outro carro, muito mais confortável e macio, sem contar que no asfalto brasileiro o problema de se andar com runflats se agrava imensamente.

  • @adrianopereira6602
    @adrianopereira6602 Před 5 lety +1

    Concordo com tudo! Hoje em dia os furos são muito raros. Em 32 anos de condução "já" tive 1 furo... a dez metros (também é preciso ter sorte) de uma oficina.

  • @MrLmourao
    @MrLmourao Před 5 lety +3

    Bom dia, quanto a este assunto não sou da mesma opinião, possuo um 420d Gran Coupé e quando fui para trocar de pneus RFT por "normais" antes de tal procurei informações sobre o assunto e apenas houve quem me disse que quando os engenheiros da BMW projectaram o 420d GC com pneus RFT não foi por acaso que tal assim entenderam colocar pneus RFT, todo o seu sistema de suspensão está programado para andar com pneus RFT daí se colocar pneus "normais" apenas o que se ganha é o conforto por serem mais macios, quanto ao resto, curvar, aderência e o simples furo em poder continuar a viagem rolando até 60/80 Kms com isso perde-se com pneus "normais".

    • @tiagodvt
      @tiagodvt Před 2 lety

      Tretas! Podia perfeitamente comprá-lo de origem sem os RFTs, e a suspensão é a mesma. Hoje igual - se for ao site da BMW configurar qualquer carro, pode ver que tem lá a opção de trocar os RFT por desportivo não-RFTs. E se vir os modelos + performantes não trazem RFT de origem. Respeito, claro, que goste dos RFTs, mas essa razão de a suspensão ser feita a pensar nos RFTs é totalmente mentira.

  • @MrTribalsun
    @MrTribalsun Před 4 lety +1

    Bastos explicaste-te muito bem. E a juntar a tudo o que disseste ainda são mais caros.

  • @darcioamorim2446
    @darcioamorim2446 Před 5 lety +1

    O meu BMW 520d E60 vinha de origem com rft em jante 17. Esses pneus conseguiam retirar todo o conforto ao carro em questão e após trocar por um bom pneu parecia ter um novo carro.

  • @carlosveloso7577
    @carlosveloso7577 Před 4 lety +1

    Caro pedro,para mim é inevitável o seguinte questionamento (embora tenha julgado seus argumentos pertinentes em meu comentário anterior):Por que a BMW por.ex.,e sua equipe de engenheiros experientes não observou tudo isso?
    E o que eles tem a dizer a respeito?
    Abç e mais uma vez parabéns pelo trabalho

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 4 lety

      Na minha opinião, uma das principais razões está relacionada com a necessidade de cumprir níveis cada vez mais baixos de emissões... Uma das formas é reduzindo o peso dos automóveis, eliminando (por exemplo) uma dezena de kilos de roda suplente ;-)
      Já para não falar na simples questão de marketing, criando a 'falsa' idéia de que o carro tem penus 'anti-furo'... o que não corresponde de todo à verdade ;-)
      Abraço

  • @fabini14
    @fabini14 Před 5 lety +1

    A não ser que o pneu fique todo destruído, podes perfeitamente circular com um pneu rft com um rasgo significativo sem qualquer problema, quanto ao resto concordo com tudo.

  • @FranciscoFerreira-ef4mj
    @FranciscoFerreira-ef4mj Před 5 lety +1

    É só para fazer gastar a massa ao cliente.
    Muito bem explicado Pedro, fiquei mais informado.

  • @MegaHugo1976
    @MegaHugo1976 Před 5 lety +1

    Boa noite Pedro. Sabe que, em caso de acidente, se tiver alterado os pneus de um carro equipado originalmente com RFT, as seguradoras imputam-lhe a si todas as responsabilidades não sabe? Cumprimentos e continuação de óptimas reviews!

    • @arnaldosilva107
      @arnaldosilva107 Před 5 lety

      Hugo tem razão isso chegou a acontecer, mas uma vez q no librete nao fala em RFT o senhor nao é obrigado a usar! um abraço.

  • @renazao100
    @renazao100 Před 4 lety +2

    Vídeo muito bem explicado, gostei muito

  • @joseramalho3362
    @joseramalho3362 Před 2 lety +1

    Obrigado Pedro. Já aprendi algo hoje. 👍🏻

  • @ricardoesteves4661
    @ricardoesteves4661 Před 5 lety +1

    Caro Pedro
    A minha experiência foi com 320d em 2005, tinha jante de 16 e medida 205/55. Em minha opinião, em jante de 16 o comportamento era melhor que sem RFT. Porquê?! Porque num pneu alto comportava sem a normal dobragem do mesmo! Assim ‘’replicava’’ um pneu de altura 45 em jante de 17.
    Se pensarmos que agora tantos e tantos carros calçam jante de 18, 19 e até 20, bem alturas pornograficas de tão curtas...não me parece que seja assim tão mau o RFT...apenas um singela opinião

  • @Hellblazzer
    @Hellblazzer Před 5 lety +2

    Fez 6af uma semana, fui passar um fim de semana perto da terra dos meus avós, estava a começar a subir a Serra de Mira de Aire na a1 e vejo uma V60 de 2013 a uns bons 140kmh carregadinha com uma família com malas etc, com o pneu traseiro, direito, a rolar "vazio". Aposto que era run flat e que isso poderá ter sido uma enorme vantagem, porque se não fosse...
    Lá encostaram quando consegui chamar à atenção.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 5 lety

      Se rolava 'vazio' não era runflat com certeza...

    • @Hellblazzer
      @Hellblazzer Před 5 lety

      @@OcanaldoPedroBastos num carro com peso não "afundam" por pouco que seja? Então retiro o que disse, e a sorte daquela família foi ainda maior do que julgava.
      De qualquer forma, suplente for the win!

  • @pedrolopes6682
    @pedrolopes6682 Před 5 lety +4

    Pedro,
    Entendi os argumentos, mas entre furar numa autoestrada e ter que parar na berma com a família dentro do carro, correndo o risco de ser colhido por um TIR, ao invés de conseguir circular devagar até à próxima área de serviço, penso que me parece óbvia a opção.
    Mas percebo e entendo os argumentos.
    Continua o bom trabalho!
    Ab

    • @j0rg9humbertosp33
      @j0rg9humbertosp33 Před 5 lety

      Claro que essa situação, será uma em centenas, a do furo na auto estrada!
      Já conviver, a toda a hora com esse tipo de pneus, os "contras"...estariam a toda a hora presentes!
      A situação de um furo na auto estrada, é tão provável quanto uma avaria de qualquer outra natureza! O que aconselho numa situação dessas...tomar todas as providências a fim de solicitar ajuda das empresas dessas mesmas vias se for preciso, saírem da viatura e passarem os railes e aguardar na berma/valeta, caso seja possivel, até chegar a "cavalaria"! (apesar de ter que estar bem assinalada a viatura pela paragem por causa de avaria/problema)
      Saudações.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 5 lety +1

      Há mais carros parados na AE por avarias mecânicas e faltas de combustível do que por furos, sabia? ;-)

    • @joaopchenriques
      @joaopchenriques Před 5 lety

      Da mesma forma que as pessoas pagam para ter um seguro, considero que um pneu RFT é um "seguro" para evitar parar (na AE ou noutro sitio) em caso de probs, já para não falar na segurança que dá em caso de furo/rasgo.
      Se podemos fazer alguma coisa para diminuir riscos, é sempre uma mais valia, desde que o custo/beneficio compense.

  • @ricardohenriques4262
    @ricardohenriques4262 Před 5 lety

    Pedro, parabéns pelo canal!
    Na minha E61 retirei há uns anos as jantes 17 de origem com RFT e mudei para as originais do pack M de 18 polegadas e o comportamento da carrinha melhorou muito! Prefiro carros sem pneus RFT.
    Só faltou outro argumento contra os RFT, o preço! e actualmente já não estão tão caros como já estiveram!
    abraço
    e com videos
    Ricardo

  • @MGR1967
    @MGR1967 Před 5 lety +1

    Já tive essa experiência, fez uma bolha ao fim de 6mil klms e tive que meter um pneu novo, pois não tive outra solução, a bolha apareceu mesmo entre a zona malha onde faz a união, sem qualquer solução de arranjo!

  • @pedromcm23
    @pedromcm23 Před 5 lety +2

    Pois é mt bem mas quando vais a 120 na autoestrada e por alguma razão o pneu normal rebenta o carro despista se e anda ali as rodas com possibilidade de morte enquanto que o runflat rebenta mas o carro n se despista isso não falas te
    Bom trabalho continua

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 5 lety

      Como dizia o Ricardo Araújo Pereira, isso do despista ou não despista é um 'Supônhamos'... ;-)
      Abraço

  • @brunomfduque
    @brunomfduque Před 5 lety +1

    A malta fala dos RFT mais seguros se rasgarem e afins... Tenho um Seat de 2001 que á uns tempos apanhei um buraco e parti a jante e tive 2 cortes no pneu que nada de RFT tem, isto a 100km/h em curva e segurei bem o carro á mesma. Ou a malta não tem unhas mínimas ou não sei

  • @swiftgtipt
    @swiftgtipt Před 5 lety +2

    JA tive RFT e foi dos melhores pneus que tive, super seguros sem ser bambalhões. e para alem de quando rompi um nem dei por ela pois o pneu nem se notava. só diz mal quem nunca andou com um

    • @tiagodvt
      @tiagodvt Před 2 lety

      Então mas o Pedro já andou com vários - o seu comentário "só diz mal quem nunca andou" não faz qualquer sentido. Podemos todos ter direito a ter opiniões diferentes. Eu também troquei os meus RFT há uns anos e nunca mais pretendo voltar. É verdade que pode "não dar por ela" e andar durante + uns kms com o furo (mas isso seria até perigoso, pois tem que andar a uma velocidade limitada, normalmente o carro avisa-o do furo, terá que dar por ela) mas essa é a única vantagem. De resto a nível de conforto e feeling de condução, só perde. Isto claro, na minha opinião. Respeito se tiver uma diferente.

  • @GabrielHMonteiro
    @GabrielHMonteiro Před 5 lety +1

    Pedro, parabéns pelo vídeo!
    Fiquei aqui com duas dúvidas:
    1) Falaste de tração, principalmente para a chuva, mas sentiu diferenças na frenagem em piso seco?
    2) Trocando os RFTs por pneus normais, não faz se necessário ter um sobressalente no carro?

    • @filipesilvestre6108
      @filipesilvestre6108 Před 5 lety +1

      Gabriel H. Monteiro carros novos, mesmo
      Com pneus normais, já não trazem pneu de reserva. Tem espuma e compressor de ar,
      Em caso de furos graves, tem
      De ser rebocado

    • @GabrielHMonteiro
      @GabrielHMonteiro Před 5 lety

      @@filipesilvestre6108 muito obrigado pela informação!

  • @luigifast
    @luigifast Před 5 lety +2

    Boas.
    Tens toda razão para esquecer esses pneus.
    Tive de andar em carros montados de RFT em inverno os carros não tinham controlo.
    Mais uma vez nada como ter um carro antigo que tem pneu de socorro de verdade.
    Força continua

  • @zap4527
    @zap4527 Před 2 lety +1

    Otimo amigo, eu tenho um carro com run flat e realmente tem mto ruido, vc fica na dúvida se tem algo errado, vc fica desconfiado em meter o pe. Enfim, so desvantagem, a comecar pelo preco e terminando com o fato de q vc pode precisar do socorro de um terceiro. So furada isso

  • @diogopereira6742
    @diogopereira6742 Před 5 lety +1

    100% verdade, tive uns numa bmw e "mudei-os" no primeiro mes de "experiência"... só serviram para uma coisa e nao foram maus de todo, para drift duram mais um bocadinho e deslizam mais facilmente mesmo em piso seco =)

  • @marcio_de_oliveira
    @marcio_de_oliveira Před 4 lety +1

    Tenho exactamente a mesma opinião, porém no UK é ilegal mudar de RFT para pneu normal dado que até as seguradoras dão barulho em caso de acidente, o carro da mulher tem e quando pensei em mudar fiquei a saber mais sobre as regras por cá, próximo carro quer ver se fujo mas hoje em dia são cada vez mais as marcas a equipar com RFT infelizmente! 🤨

  • @joaquimsantos9927
    @joaquimsantos9927 Před 5 lety +1

    Sempre que troco de BMW é condição obrigatória trocar de pneus RFT para pneus "normais". É só vantagens... conforto, dinâmica em curva, travagem e condução. Parabéns pelo excelente canal e serviço público

  • @carlosloucao84
    @carlosloucao84 Před 5 lety +1

    Tudo isso é verdade, no entanto há que ter em conta que por exemplo no UK onde vivo, foi-me indicado pela BMW durante uma revisão normal que por não ter pneus RFT a seguradora podia pegar por ai em caso de perda total do veículo e não pagar um cêntimo.... por isso apesar de tudo, há que se ter consciência se a seguradora vai pegar por aí ou não.
    Aqui pegam em tudo, por isso tenho poucas duvidas que não iam pegar, visto que o meu carro é um série 4 GC com RFT de origem....

  • @drluisgoncalves
    @drluisgoncalves Před 5 lety +1

    Caro Bastos, minha experiência dita que a segurança tem de ser o foco primário. Runflat é segurança, sei de quem viajou 300 km com o pneu furado tendo esse tipo de tecnologia e de quem se espetou à força toda por não a tê-la e o pneu ter rebentado em auto-estrada. O pneu runflat ao contrário do comum, não rebenta, fura, mas não rebenta. Portanto o ser mais duro, a BMW já um acerto perfeito se lhe meteres os amortecedores adaptativos. Os anteriores, paciência, mas antes a segurança do que a moleza.

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 5 lety

      A segurança ao volante, está longe de depender só dos pneus (felizmente). Se a solução RFT fosse 'milagrosa' ou tão importante, estou certo que faria parte do equipamento de segurança de todos os automóveis novos ;-)

    • @drluisgoncalves
      @drluisgoncalves Před 5 lety +1

      @@OcanaldoPedroBastos Sim, a segurança é multi-factorial, agora os exemplos práticos referidos, são reais e no caso do acidente que aludi, o carro ficou enfaixado nos separadores virado no sentido do transito, por sorte ninguém teve um arranhão, se tivesse os runflat não teria acontecido, valendo ressaltar que os pneus tinham pouco tempo e excelente piso. Os fabricantes não têm interesse em adicionar custos que a legislação não obriga (por exemplo, aqui na CE o ESP é obrigatório e no Brasil não e por isso vemos lá carros de fabricantes europeus sem esse item) e deslindar, em cima disso, um acerto de suspensão que ultrapasse esse desconforto.

  • @16toni125
    @16toni125 Před 5 lety +2

    Não sabia que os rft são assim tão duros... talvez essa rigidez se note mais em pneus de baixo perfil... ja eu em 2 semanas tive 3 furos no verão passado !

  • @marcoota
    @marcoota Před 5 lety +1

    Pedro excelente tema.. Imagina o TTS com sapatas 255/35R19 com runflat. Uma asneira tremenda que fiz à uns anos e ainda hoje estou a pagar por isso, tendo o carro inúmeros barulhos parasitas.. Uma autentica carroça que até as linhas pintadas no chão se sentia. 1 Abraço

  • @MrLsdluis
    @MrLsdluis Před 5 lety +1

    Como em tudo ,há pros e contras .mas neste caso são mais os contras que os prós.Caso algum dia tenha um carro sem pneu sobressalente, prefiro abdicar de algum espaço na mala ,e ponho lá um .Se tivermos um furo a um domingo ,é quase um milagre arranjar uma casa aberta.

  • @ampcabral
    @ampcabral Před 5 lety +1

    Obrigado pela avaliação. Imensamente interessante

  • @marcoaureliogomesdossantos971

    Concordo. É o segundo carro que tenho que já veio com os RFT e o custo/benefício é péssimo. Bom para a montadora que anuncia como se fosse uma tecnologia inovadora e ainda que o porta malas tem maior capacidade. Além de tudo não equipa o veículo com um quinto pneu.

  • @carlospereira6877
    @carlospereira6877 Před 3 lety

    Sr. Pedro Bastos. Entendo que não goste dos pneus RFT. No entanto deixe-me partilhar a minha experiência: O meu carro tem tracção traseira e usa pneus RunFlat. Acontece que por descuido deixei o pneu romper muito. Um dia na A3 (partida Braga) o carro deu sinal de pressão pneus baixa. Reduzi a velocidade e continuei viagem para o Porto. Ao chegar ao Porto fui a oficina e verificou-se que O pneu perdeu o ar porque tinha um enorme rasgo. Entretanto voltei para Braga e mudei os pneus numa oficina conhecida. Fiz a viagem com segurança à velocidade recomendada. Estamos a falar de ter andado +- 90 km com o pneu roto. Muitos dos seus argumentos não são sérios, penso eu!

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 3 lety

      Os meus argumentos não são sérios? Ora essa, Porquê? Porque tenho um opinião diferente da sua? Continue lá a percorrer kms com pneus rotos que eu continuo a afirmar que as diferenças de conforto e custo entre usar RFT (todos os dias) e pneus normais, são abismais!

  • @diogojacob9110
    @diogojacob9110 Před 5 lety +1

    Parabéns pela elucidação. Aconselha o uso do líquido anti-furos? Danifica em alguma coisa o pneu? Obrigado.

  • @jpcme2002
    @jpcme2002 Před 5 lety +1

    Ola Pedro, excelente como sempre, só não entendo o do furo a seria... épa aquilo é tão duro que até com meio pneu dá para andar... mas sim de resto tens toda a razão!!! Ab

  • @joaohornburg
    @joaohornburg Před 2 lety +1

    Brasileiro, proprietário de X2. Aqui no Brasil temos crateras lunares nas nossas rodovias e é impossível usar run flat. Rasgam no primeiro buraco.

  • @jorgesanti2137
    @jorgesanti2137 Před 5 lety +9

    RFT salva Vidas meu Amigo!!!

    • @OcanaldoPedroBastos
      @OcanaldoPedroBastos  Před 5 lety +2

      Prefiro acreditar que a minha vida ao volante depende antes de saber adequar a condução às condições do piso e do trânsito... equipar com pneus em bom estado... adoptar uma condução defensiva... confiar em amortecedores capazes e travões em condições.... etc ... etc.... Se os RFT fossem comprovadamente melhores e mais eficazes a salvar vidas, estou certo de que fariam parte da lista de equipamento de segurança obrigatório em qualquer automóvel.
      Volto a reforçar.... Esta é a MINHA opinião sobre os RFT e sobre a MINHA escolha em não equipar os MEUS automóveis com os ditos ;-)

  • @jorgecosme1831
    @jorgecosme1831 Před 5 lety +2

    Concordo.
    Mudar para pneus normais foi a melhor coisa que já fiz.
    Conduzir com run flat em sítios onde existe os " carris dos camiões " é horrível o carro fica uma autêntica bailarina e foge para todo o lado.

  • @njrchagas
    @njrchagas Před rokem

    Caro Pedro!
    Bem sei que o vídeo é antigo.
    Adquiri faz pouco tempo um BMW 530d gt em segunda mão para substituir um 520d e60 lci.
    Este vem com os tais rtf. E pelo que sei e vou lendo/vendo a BMW tem por hábito instalar os ditos rft.
    Alguma razão para a marca o fazer? Ou é mesmo por causa dos hipotéticos furos e por vias de não ter pneu sobressalente.
    Realmente também acho que há uma certa dureza comparativamente ao carro anterior, mas são construções diferentes.
    Já agora, penso também nuns Hankook ventus s1 evo2, pois eram que tinha no carro anterior.
    As medidas 245/50r18 parecem-lhe bem?
    Obrigado pela atenção.
    Continuação do excelente trabalho.
    Abraço

  • @danielcosta2823
    @danielcosta2823 Před 5 lety +8

    Para mim é pneu suplente mais nada no mínimo um pneu fininho de 80 kmh

    • @antoniojesus7683
      @antoniojesus7683 Před 5 lety +1

      Concordo em absoluto. Pneu suplente sempre, nem que seja dos fininhos.

    • @jorgecorreia26
      @jorgecorreia26 Před 5 lety +1

      Concordo com ambos, no entanto há carros sem espaço para isso. Mas assim sendo, é como diz o Pedro: liquido de reparação e seguir até à proxima paragem/estação de serviço

  • @feriasemalbufeira9489
    @feriasemalbufeira9489 Před 3 lety +1

    Concordo plenamente, mas na minha opinião, optar por um pneu de bicicleta dentro da mala , é a escolha certa 😉

  • @joaovalerioborrega2337
    @joaovalerioborrega2337 Před 4 lety +1

    Totalmente de acordo eu no meu e92 também com jante 19 não tenho rft além de ser mais caro qe os pneus normais nao vejo vantagem nenhuma tenho carta a 12 anos e nunca tive um furo por isso é mais outro motivo para não ter ter rft além do dito conforto claro, por tanto partilho a mesma opinião o sobre o rft continuação de bons videos👍

  • @zejulio5093
    @zejulio5093 Před 4 lety +1

    concordo só tive uma vez e tirei logo depois de 2 jantes amassadas, coisa que nunca me aconteceu com os pneus normais...

  • @p5ychoPT
    @p5ychoPT Před 5 lety +1

    Por isso é que os M da BMW não vêm com RFT equipados....aliás todos os carros com power têm pneus normais.

  • @GuidoHatsinger
    @GuidoHatsinger Před 5 lety +1

    Você sabe que aqui no Brasil o primeiro carro com RunFlat é o Ford Ecosport, já foi feito testes e o carro perde estabilidade, o Procon está interferindo nisso pois o risco de acidente é alto. O Ecosport virou piado com isso tudo. E esta se tornando mal negócio.