Convidada fala sobre sua síndrome de ASPERGER | À Deriva Cortes

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 10. 2021
  • Michele de Souza (Neuroengenheira) (142) | À Deriva Podcast com Arthur Petry
    • Michele de Souza (Neur...
    ----------
    edição:
    @brunomossolin
    Este é Um Corte [Oficial] dos Estúdios Flow™. Se Você Também Quer Fazer Cortes dos Nossos Programas, Leia as Regras: estudiosflow.com.br/cortes/re...

Komentáře • 775

  • @amorimrio
    @amorimrio Před 2 lety +554

    Esse mano, não interrompe a linha de raciocínio do convidado, nem fica com gracinhas, creio que vai fazer muito sucesso o canal.

    • @vilin1985
      @vilin1985 Před 2 lety +1

      não tá sabendo do badado não né? czcams.com/video/URYvcpKp6Og/video.html

    • @alexandrebotos6722
      @alexandrebotos6722 Před 2 lety +1

      O cara é um dos donos do grupo flow

    • @veralucisantosburlamaqui7490
      @veralucisantosburlamaqui7490 Před 2 lety +2

      Concordo sobre o intrevistador.

    • @lapiseira7822
      @lapiseira7822 Před 2 lety +1

      "Vai fazer" é o foda kkkkkkk

    • @monicaprrabello
      @monicaprrabello Před rokem

      É que a maioria dos que fazem entrevista, não estão interessados nos entrevistados, são narcisistas querendo ser o centro das atenções. Isso é facilmente notado.

  • @diegoforass2985
    @diegoforass2985 Před 2 lety +707

    Aspenger é curioso, sou casado, tenho filhos, trabalho. Não sei como me relacionar com ninguém, as coisas simplesmente acontecem. As coisas tem dado certo por acidente? Não sei. Mas tem dado certo.

    • @almaantiga7504
      @almaantiga7504 Před 2 lety +34

      nada é por acidente nunca!ainda mais o que vc ta falando,meu esposo é e eu de tanto ler sobre desconfio que seja tambem asperger...conheci ele pela internet e imagino que só assim a gente tenha conseguido se conhecer rsrs nao interagimos com as pessoas

    • @Lillium1155
      @Lillium1155 Před 2 lety +46

      Ou seja você aprendeu na base do "vai com medo mesmo". Na marra. Como todo bom brasileiro

    • @andersoncapa
      @andersoncapa Před 2 lety +7

      Como nao sabe ... Como tu chegou e conquiustou tua mulher entao?

    • @hugoalves8260
      @hugoalves8260 Před 2 lety +15

      Num mundo de muito barulho,quem tem dificuldade de ouvir de tudo,as vezes,acaba ouvindo o suficiente mais que a maioria ... então,fica a dúvida: quem tem aspenger pode ser menos louco do que um ser humano comum...ou tow errado?
      Isso pode influenciar pra que tudo dê certo pra ti,pois estará mais focado,mais atento ao essencial....e isso gera progresso. Não é atoa que muitos funcionários de altas patentes de grandes empresas não batem bem da cabeça...mas tornam eles especiais a tal ponto de fazerem a máquina andar.

    • @hugoalves8260
      @hugoalves8260 Před 2 lety

      @@almaantiga7504 Vixiiii...q q eu tow falando? Kkk
      Desconfio que meu gato tbm tenha aspenger pq ele sabe raiz quadrada de 1

  • @lilianecarvalho8558
    @lilianecarvalho8558 Před 2 lety +59

    Sem palavrões (que são desnecessários), sem interrupção e perguntas relevantes. É disso que eu tô falando!

    • @gustavolins3121
      @gustavolins3121 Před 2 lety +4

      E sem falar "mano" 4.537.654 vezes por entrevista.

    • @johnsmith3986
      @johnsmith3986 Před 5 měsíci

      @@gustavolins3121 a quem estão se referindo ?

  • @lupinasp
    @lupinasp Před 2 lety +355

    Eu só fui diagnosticada aos 33, e é muito comum mesmo aspergers sem conhecimento sobre a própria condição acabarem virando "autistas camaleões", nós encobrimos ou disfarçamos nossas particularidades/ dificuldades/ comorbidades pra conseguirmos ser mais aceitos.
    Mas até o diagnóstico era uma angústia conviver com uma série de mistérios: Como ter amigos? Como namorar? Como manter uma conversa? Como conseguir falar bom dia pras pessoas na empresa? Como conseguir olhar nos olhos? Pq eu escuto esse som desse aparelho pra espantar ratos q diz na embalagem q é inaudível pro ouvido humano? Pq as pessoas gostam tanto de beijar na boca se cheiro q vem do estômago e da repetição é tão ruim? Pq forçam tanto a barra pra tocar e abraçar se isso não é bom? Pq eu não gosto de festas? E esse cara gritando na rua por causa de futebol ou esse som alto do vizinho, pq quando escuto é tão dolorido q parece q tá revirando meus órgãos? Como saber se alguém está sendo sarcástico ou irônico? Será q as pessoas fingem q querem estar com outras? Pq não consigo comer tanta variedade de coisas como as outras pessoas? Pq parece q estou sempre fazendo/falando algo inadequado? Etc..
    Por isso q eu digo q o diagnóstico é libertador. No final todas essas dificuldades vem de como o meu cérebro processa as coisas, e não se parece em nada com o de um neurotípico kkkkkkk. Hoje eu também estou adaptada como ela, mas pudera, foram muitos anos apanhando sozinha da vida e 11 anos de terapia.

    • @nickj88G
      @nickj88G Před 2 lety +16

      Eu tenho quase certeza que tenho asperger, na minha família existem muitos sinais em várias pessoas, vindo do meu bisavô, avô, tios e tias... Meu afilhado nasceu e tem muitas características de autismo, hoje ele tem 2 anos e arrecém aprendeu a caminhar, ainda nem perto de falar. Tenho 27 anos hoje e nunca recebi um diagnóstico, é muito difícil lidar com isso com muitas coisas na minha vida, relações sociais, trabalho... Eu já fui em uma psiquiatra e ela disse que eu sou assim porque fumo maconha, mas isso não explica TODA A VIDA que eu tinha antes de começar a fumar, quando eu era criança... Isso tira meu sono, eu queria muito saber se realmente sou só um maconheiro estranho ou realmente possuo essa síndrome.
      Quando eu comecei a pesquisar sobre a doença, os depoimentos de pessoas com autismo leve me fez chorar, NA HORA eu falei: MEU DEUS É ISSO.
      Cara eu queria tanto saber =(

    • @lupinasp
      @lupinasp Před 2 lety +13

      ​@@nickj88G Nick, autismo não é uma doença, e sim uma condição q denota, digamos assim, algumas alterações no arranjo dos neurônios. Nosso cérebro processa informações de um modo diferente das pessoas não autistas, isso é o q causam as tais comorbidades, e por incrível q pareça, algumas vantagens. Dá pra descobrir muitas delas sozinho, mas se vc puder contar com suporte de um psicólogo ou psiquiatra q REALMENTE conheça sobre o assunto, melhor. Digo isso pq esses ramos são muito abrangentes e não dá pra esperar q eles tenham esse conhecimento, por isso é bom achar um especialista, mesmo q vc precise juntar dinheiro pra pagar as consultas, como eu fiz. Senão vc vai de consultório a consultório só ouvindo groselha, pois muitos profissionais estão tão desatualizados q só conhecem o autismo na "versão" severa.
      É muito comum autistas caírem nas drogas exatamente por essa indefinição e inadequação com o mundo neurotípico. Não percorri esse caminho, mas acredito q isso faz parte do processo de se auto conhecer, já q não achamos nada equivalente no mundo NT às vezes só o q resta é fugir ou buscar desesperadamente por alívio de alguma fonte externa.
      Existem alguns testes na internet q vc pode fazer. Eles não têm fundo médico, mas podem ajudar vc a validar se vale ou não a pena buscar um diagnóstico formal.
      rdos.net/br
      blog.matheustriliconeurologia.com.br/quiz/teste-autismo-em-adultos/
      Procure também as talks e livros da Temple Grandin, ela é autista moderada e é uma engenheira relativamente famosa. De YTstem o Leo Akira e o William Chimura q valem a pena acompanhar pra ajudar no processo de auto aceitação.

    • @bruno12322
      @bruno12322 Před 2 lety +3

      Isso não é fácil, parabéns por conseguir lidar com asperger desta forma

    • @nickj88G
      @nickj88G Před 2 lety +1

      @@lupinasp 162/200, todos testes que eu faço diz que eu tenho, sem exceções.

    • @lupinasp
      @lupinasp Před 2 lety +7

      @@nickj88G vai atrás, vc não vai se arrepender. Na verdade a sensação q vem com a confirmação é q todas as respostas pra perguntas q vc colecionou a vida inteira mas q vc nem sabia como formular são respondidas de uma só vez. E depois, sabendo onde é como "o calo dói" fica um pouco mais fácil de encontrar adaptações e compensações.

  • @PossoLerParaVoce74
    @PossoLerParaVoce74 Před 2 lety +67

    O preconceito é muito grande no meio educacional...sou professora, e por vezes, percebo a condição dos aspergers em sala de aula, e me deparo com a dificuldade de dar a nota que o aluno merece, por causa do preconteito. Chego a ouvir coisas do tipo " você tem que abaixar a nota desse aluno", o que lógico, sou contra, pq não posso abaixar a nota de um aluno pq ele tem dificuldade de se relacionar com as pessoas, penso que não todos, mas a grande maioria tem condições de tirar notas altas, e me sinto péssima quando sou pressionada em conselho de classe, a julgar o aluno em sua interação social...é o mesmo que baixar a nota de um aluno pq ele é timido. Acho muito injusta a visão da maioria dos envolvidos no meio educacional. Se o cara é bom nas avaliações não tirem isso dele, é injusto demais, o social ele resolve na terapeuta. Bom, deixei o meu recado! Deixem os asperger serem o que são, geniais em sua grande maioria...amanhã talvez ele não queira ser ator ou professor, mas talvez ele seja o dono da Apple, ou construa o empire state, e não precisará ser eloqüente e sociável para isso.😉🙏🏻💖

    • @a.thiago3842
      @a.thiago3842 Před 2 lety +3

      Nossa, voce me lembrou de algo que me deixava ''pé da vida''. Eu tive um professor de inglês excelente na 5^série. Então qualquer coisa estava lá eu respondendo. Os alunos invejosos ja pediam pra ele me deixar de lado porque eu respondia tudo! kkkkkkkk Eu convivi com colegas de classe que queriam copiar desenhos! Imagina para uma pessoa como um nível de autismo, que nao consegue processar por que as pessoas são tão ridículas? kkkkk

    • @loboluacheia5986
      @loboluacheia5986 Před 2 lety +6

      eu sempre tirei nota "Regular" nas minhas provas, até hoje está marcado na minha cabeça ser abaixo do mediano, nunca gostava de ir pra escola, detestava ter que me enturmar, preferia brincar em casa sozinho. Acho que a escola é meio que um bicho papão para os portadores desta síndrome. Se sou portador não sei, mas tenho todos os sintomas que li nos comentários e com 40 anos me sinto ainda totalmente deslocado deste planeta kkkkkkk. No momento sou motorista de app e a única escola que me serviu até hoje para me ensinar algo útil, foi o comportamento e a educação dos meus passageiros, que por estarmos numa cultura sul-americana muitos anos luz à sombra dos EUA, pecam ainda por boas maneiras, empatia, valorização, cordialidade.. isso de todas as classes e de todos os gêneros, então o "regular" não me causa mais assombro porque lidar com estas pessoas diariamente exige um dom que não podem ser medidos ou avaliados por notas, nem por aquelas porcarias de estrelinhas que sempre esquecem de nos dar mas se passamos rápido numa lombada pode ter certeza que vamos levar 1 estrela! kkkkkk

    • @noname-yo8ti
      @noname-yo8ti Před 2 lety +2

      é prova pra avaliar conhecimento teórico ou dinâmica em grupo kkkk

  • @iaral.8728
    @iaral.8728 Před 2 lety +418

    Eu tenho certeza de que meu ex é autista. Absoluta. Vi uma série com um personagem autista, procurei mais sobre e batata, tudo bate. No início do nosso relacionamento ele não olhava nos meus olhos, foi só com o tempo que ele conseguiu e depois de muito tempo de eu o enchendo o saco. Vários tiques e manias, super sincero a ponto de falar coisas estranhas, fobia social, desenvolveu depressão até por causa dos problemas de interação que ele tem, entre várias outras coisas. Ele realmente se esforçou e se esforça e as coisas melhoraram depois que ele começou a dar aulas, mas até hoje não sei se ele sempre soube e nunca me contou por causa do estigma ou se nem ele sabe. Tudo para ele sempre foi um sofrimento infinito. Cada pequena coisa, pequena sensação. Faz um ano que nos separamos e eu fico me perguntando se mando mensagem perguntando sobre isso ou não. Não sei se ia ajudar ou atrapalhar.

    • @iaral.8728
      @iaral.8728 Před 2 lety +73

      @@mihaelpilar9568 “E batata” quer dizer “tudo bate”, “estava certo” hahaha

    • @Lillium1155
      @Lillium1155 Před 2 lety +55

      Nossa falou minha vida. Tudo é um sofrimento infinito. Luz artificial parecem furadeiras nos meus olhos, gente falando alto parece um boxeador socandi meu cérebro. É sinistro viver em uma cidade grande. Graças a Deus moro em um balneário, nem prédio tem, nem semáforo. Eu morreria em qualquer outro lugar

    • @L3r4k
      @L3r4k Před 2 lety +40

      Se tu separou, separou. No máximo, poderia comentar algo com algum amigo em comum, se é que ele não sabe sobre.

    • @putin6399
      @putin6399 Před 2 lety +1

      @@jesuscristoeosenhor7255 vc é o cara que deus guarda e deus vigia. Amém 🙏

    • @deimons2027
      @deimons2027 Před 2 lety +4

      @@iaral.8728 acho que eu era seu ex

  • @donisom
    @donisom Před 2 lety +19

    Sou pai de uma Asperger, só quero agradecer pelos esclarecimentos que vi nessa entrevista.

  • @juliocezaroliveira8522
    @juliocezaroliveira8522 Před 2 lety +50

    Quando eu era muito novo, eu sempre me destacava das demais crianças, aprendi a ler e escrever em menos tempo, comecei a ter noções básicas de Inglês apenas por ter escutado e visto o significado das palavras, tirava notas mais altas, conseguia ler textos grandes sem ficar travando em cada sílaba, etc. Nessa época, eu era bastante extrovertido, sempre tinha muitos amigos na escola. Eu era tímido, mas conseguia conversar sem muitas complicações. Mas com o decorrer do tempo, eu fui ficando mais na minha. Atualmente, eu tenho 14 anos, e só falo quando alguém fala comigo primeiro. Eu definitivamente, nunca puxo assunto. Eu sou mais introvertido do que tímido, só consigo me comunicar com a minha família. Antes, eu só me achava diferente das outras pessoas, apenas por ser, mas tenho percebido que eu apresento muitos sinais de autismo. Eu tenho dificuldade de manter contato visual, me sinto desconfortável quando faço isso, eu sou muito inquieto, ando de um lado para o outro do corredor da minha casa durante horas, não consigo conversar sem me movimentar, tenho algumas várias manias, fico coçando a orelha toda a hora, e sempre que posso, faço sinais com as mãos ao invés de me comunicar verbalmente. Acho que eu não sou muito bom em esconder minha estranheza, pois percebo que pessoas desconhecidas me tratam de um jeito diferente das outras pessoas. Já peguei minha família discutindo brevemente sobre as chances de eu ser autista.
    Também tenho dificuldade em fazer coisas simples. Sou muito bom em coisas como: programação, idiomas e dedução. Mas não consigo fazer coisas que pessoas comuns fazem o tempo todo, por conta disso, costumo ser malvisto pelas pessoas.
    Enfim, eu não sei se sou autista, ou se sou muito estranho, mas isso não me incomoda muito. Consigo viver bem sendo assim, exceto por algumas desvantagens em não conseguir me comunicar quando preciso.

    • @Lillium1155
      @Lillium1155 Před 2 lety +6

      Parece que você tem é TDAH. Eu tenho e sou como você disse

    • @Lillium1155
      @Lillium1155 Před 2 lety +6

      Tmj irmão, pra ser sincera eu nem acho que estranheza deveria ser considerado deficiencia. Prefiro mariposas a seres humanos, e tô errada?

    • @dayannafrankreich8514
      @dayannafrankreich8514 Před 2 lety

      Parece comigo.

    • @rogerioalvessantana9653
      @rogerioalvessantana9653 Před 2 lety +2

      Esse povo que acha a gente esquisito nem imagina que pensamos o mesmo deles🙄, tenho várias das características do que foi relatado, só não sou inquieto, estou mais pro introvertido tipo lesma, e pelo o que entendi pessoas autistas e TDAH tem sempre essa característica?

    • @aheumedivirtoXD
      @aheumedivirtoXD Před 2 lety +1

      Galera, dificuldades diretas de socialização que partem de dentro (ter dificuldade de olhar nos olhos e identificar expressões faciais, de dar sinais corporais congruentes com a fala, só se interessar de verdade por conversar sobre um mesmo assunto ou 2 por horas etc) não são coisas tdah, são de autismo. Os problemas sociais do tdah vêm de julgamentos dos outros, pela pessoa não conseguir ficar parada (quando há hiperatividade), ficar sempre dispersando o olhar, cortar os outros demais, essas coisas. O que acontece é que frequentemente o autismo vem com tdah, tb podendo vir com ansiedade e toc.

  • @andreiaazevedow4
    @andreiaazevedow4 Před 2 lety

    Excelente.
    Revendo pela terceira vez. Parabéns pela entrevista excelente!!!!!

  • @marielacardoso5552
    @marielacardoso5552 Před 2 lety +33

    Melhor podcast. Melhor entrevistador. Sempre respeitoso. ❤️

  • @MayaraSalesdeAlmeida
    @MayaraSalesdeAlmeida Před 2 lety +18

    Meu filho tem 10 anos. Foi diagnosticado com Sindrome de Asperger aos 7 anos. Sempre foi difícil quando criança e não sabíamos. Muito agitado, inquieto. Mas extremamente inteligente. Aprendeu muito cedo números, letras, inglês. Hoje ele faz terapia com TO e Psicóloga. Toda semana. Mas ainda tem crises, não suporta barulho (tampa os ouvidos) se sair demais ele fica muito irritado. E não sabe interagir com.criancas quando chega perto. Fui com.ele ao.shopping pra ele se distrair, brincar um pouco e ele viu uma criança mais ou menos da idade dele e falou: VOCE CONHECE O JOGO DO ANGRY BIRDS EPIC?VOCE SABE COMO DESTRAVAR A LICENSA DELE? ( ele tem hiperfoco em jogos) . O garoto ficou sem entender nada kkkk aí ele Falou: POSSO IR NA SUA CASA VER SEUS ELETRODOMÉSTICOS?😄 Eu treino ele pra quando chegar perto de algum coleguismo novo dizer: Oi tudo bem? Qual seu nome? Meu nome é Asaph. Mas ele ainda tá aprendendo.🙃

    • @mparagames
      @mparagames Před rokem

      Eu aprendi muito cedo a fazer conttas e a ler, aos 2 já lia e aos 4 já somava e subtraía com dezenas, centenas, etc.
      E até hoje não tenho diagnóstico de porra nenhuma, só de TOC; mas atualmente já duvido que possa ser mais do que isso, na verdade ttenho quase certeza rsrsrsrsrsrsr

  • @alinedeassis7980
    @alinedeassis7980 Před 2 lety

    Muito bom, Amei.

  • @rockduds
    @rockduds Před 2 lety +6

    Não é fácil, você é fantástica Michele!!

  • @yarazinha
    @yarazinha Před 2 lety +122

    Tenho uma amiga que é Asperger. É a mulher mais inteligente que conheci na vida! Alto posto em multinacional, poliglota, culta e com uma memória de 7 terabytes. Os prejuízos sociais que ela tinha foram trabalhados com muito treinamento, mas ela diz que ainda sofre por dentro sem ninguém perceber.

    • @alanscofield5333
      @alanscofield5333 Před 2 lety +10

      Eu sou portador da síndrome e tenho 29 anos e eu sou igual ela, eu sou treinado pelos meus psiquiatras desde meus 9 anos de idade, meu gestos , meu olhar e meu andar, ( e faço uso de medicamentos desde meus 9 anos de idade) porém eu tenho o meu QI e elevado e vim com um bônus, tenho a memória fotográfica, eu consigo recriar tudo que eu vi antes na minha mente, sem ter que esforçar muito para relembrar, hoje em dia moro fora e já estou na minha terceira faculdade eu estou cursando aerospace engineer, sempre fui obcecado por números, cálculos e idiomas, porém muitos acham que isso é um dom, que somos super inteligentes, sim podemos até ser, mas temos nosso outro lado que não é tão bom, quanto estou em crisis eu nao durmo bem, meu cérebro nunca desliga eu fico no overthink, parece que todas as informações que estão no meu celebro vem a tona tudo junto de uma vez. Aí eu fico em depressed, me sinto fraco! E muita informação ao mesmo tempo, porém eu gosto de viver sozinho. Eu mais meu livros, meus cálculos, e eu falando comigo mesmo e eu posso afirmar eu sou feliz assim, mesmo quanto tenho minhas crises, porém hoje em dia é bem raro eu ter crises.

    • @arthurcosta9482
      @arthurcosta9482 Před 2 lety +1

      Me apresenta!

    • @matheus42247
      @matheus42247 Před rokem +2

      @@alanscofield5333 sou autista Asperger e Savant tenho 24 anos de idade

  • @alexandramoreira3106
    @alexandramoreira3106 Před 2 lety

    Parabéns! Tudo tem o seu tempo.... Tudo se aprende... É preciso ter força de vontade...💖

  • @goretebatistasilva1749

    Legal este corte oficial.

  • @AntonioSouza
    @AntonioSouza Před 2 lety +76

    Sou muito isolado. Não consigo aceitar como são as pessoas que estão a minha volta. Bebem para se divertir. Para se darem bem, são capazes de prejudicar o próximo. Não há mais amor, não há mais romance. Não há respeito do homem para com as mulheres e vice versa. Me sinto em um mundo estranho.
    Tenho muita facilidade em aprender de tudo. Até dizem que sou muito inteligente. Mas, por ter essa "necessidade" de isolação por não conseguir aceitar como são as pessoas a minha volta, nunca dou continuidade nas coisas. Pego um desafio, quebro a cabeça, se torna muito fácil e já não quero mais. Fazer o que. Ao menos amo a vida e quero viver cada momento.

    • @lohannwilian
      @lohannwilian Před 2 lety +8

      Man, voce nao tem a nem com asperger, voce só é um trigo no meio do joio.

    • @lohannwilian
      @lohannwilian Před 2 lety +6

      quando falo trigo no meio do joio, quer dizer que você é normal so que honesto.

    • @QuaseIlka
      @QuaseIlka Před 2 lety +5

      O modo como vc vê o mundo, é parecido com o empata. Ainda não conheço esta síndrome.

    • @AntonioSouza
      @AntonioSouza Před 2 lety +2

      @@lohannwilian obrigado pelo comentário.

    • @AntonioSouza
      @AntonioSouza Před 2 lety +8

      @@QuaseIlka obrigado pelo comentário. Vou dar uma olhada nisso e claro, conversar com um psicólogo.
      Vou tentar não escrever muito, até porque seria uma conversa de horas, penso:
      Eu fico pensando muito sobre o que realmente sou. Era muito difícil estabelecer uma ligação com alguém devido ao que sinto. O que mais me doeu foi quando uma garota bonita, situação financeira acima da média, pais legais, que me disse que não havia mais amor e apenas existia uma relação de interesses. Pior que até algumas sobrinhas minhas disseram o mesmo. Elas são muitos jovens ainda. O que está acontecendo com o mundo? Não tem mais aquele romance, aquela paquera inocente.
      Sou casado e acredite, minha esposa já tem essa mentalidade de que o amor não existe mais. Eu tento de tudo pra mostrar que sinto amor por ela como esposa e por pessoas amigas. Parece que tem uma revolta generalizada. Às vezes penso que as redes sociais só pioram isso pelo o que via nas redes sociais. Eu nem entro no tal Facebook depois de tantas coisas horríveis que vi lá. Uso o Whatsapp para estar em contato com parentes e só. Só aí já dizem que sou fechado, chato ou até metido. Não ligo mais. Antes ficava pensando nisso. Pensando se eu estava errado, que tinha que seguir a linha. Ainda bem que fui no sentido contrário.
      Enfim, pensando assim, fiz amigos bem legais. Amigos que não gostam da bagunça, da bebedeira e sabe-se lá mais que alguns pessoas usam nestes encontros para a "farra".
      Um abraço e que Deus ilumine as pessoas de bem.

  • @cefalves
    @cefalves Před 2 lety +51

    Eu sou asperger e somente descobri isso depois dos 35 anos de idade. Tenho muita dificuldade de relacionamento social e não consigo fazer amigos. Isso me atrapalha muito.

    • @SHININGLUZ
      @SHININGLUZ Před 2 lety +9

      Não sei onde vc reside mas gostaria de fazer amizade comigo? Lhe falo em sinceridade, prefiro mil vez amizades assim, com pessoas que não são vistas como "normais" diante da sociedade. Porque a maioria dos que se dizem normais, são ignorantes, estúpidos, chatos, sem empatia nenhuma. Caso vc quiser ter contato, ainda que seja á distância, me passe teu número de telefone. Podemos falar pelo telegram ou whatsapp. Eu sou catarinense, moro num município próximo a Joinville e Blumenau.

    • @SobreTudoPTB
      @SobreTudoPTB Před 5 měsíci

      ​@@SHININGLUZSó errou na parte de empatia, os aspegers podem ter dificuldade em compartilhar emoções, sentimentos ou empatia, não que isso seja uma regra ou algo fixo, mas é uma característica no aspeger e portanto seu comentário que taxa "pessoas visto como normais pela sociedade como "sem empatia" é bem equivocado e só piora quando você vai falar com um aspeger

  • @compilados99
    @compilados99 Před 2 lety +389

    A participação dela no Shark Tank foi a melhor, ela é absurdamente inteligente

    • @ivanetemilanez8984
      @ivanetemilanez8984 Před 2 lety +1

      Verdade.

    • @FernandoSantos-cd3il
      @FernandoSantos-cd3il Před 2 lety +11

      O grau dela é o mínimo do mínino, não afeta a vida social

    • @iasminsanches
      @iasminsanches Před 2 lety +1

      Melhor apresentação mesmo 👏🏼

    • @micheleoliveira3515
      @micheleoliveira3515 Před 2 lety +7

      Sabia que tinha visto ela em algum lugar...

    • @alexandreluizalves
      @alexandreluizalves Před 2 lety +5

      @@FernandoSantos-cd3il concordo. Já vi graus um pouco maiores dela em que a pessoa jamais teria condições de dar uma entrevista assim sem travar a todo instante.

  • @tetecarvalho6323
    @tetecarvalho6323 Před 2 lety +7

    Meu pai,2 tios 1 sobrinho e meu filho TEA , são na deles, odeiam festas , sinceros demais , nada de barulho e mudanças inesperadas, só o meu pai casou e um tio teve um filho .Amamos nossos travadinhos minha mãe fala que nós somos os loucos nesse mundo .

  • @arianecorretora61
    @arianecorretora61 Před 2 lety +12

    Ela é espetacular ❤️❤️❤️

  • @elisbrandao8943
    @elisbrandao8943 Před 2 lety +30

    Foi colocado no mesmo cid pq os sinais e sintomas são os mesmos manifestados de formas diferentes, por isso é um espectro! A classificação em leve, moderado e severo está relacionado a quanto de ajuda a pessoa precisa para ser funcional.

    • @andersoncapa
      @andersoncapa Před 2 lety +4

      Ja foi explicado que autista leve e asperger possuem caracteristicas diferentes.

    • @elisbrandao8943
      @elisbrandao8943 Před 2 lety +4

      @@andersoncapa pelo DSM-V não. São os mesmos critérios diagnósticos, prejuízo na comunicação e comportamento repetitivo. O que varia é a forma que se manifesta, por isso a inclusão do termo espectro.

    • @garotapirata
      @garotapirata Před 2 lety +4

      @@andersoncapa Síndrome de Asperger não existe. Termo com raízes nazista. Horrível!

    • @Leticia_b_ceratti
      @Leticia_b_ceratti Před 2 lety +1

      Essa classificação também não se usa mais, e sim nível 1, 2, 3 de suporte.

    • @garotapirata
      @garotapirata Před 2 lety +1

      @@Maria-wp9tl Mas deste eu sei, por isto que eu não uso. Eis a diferença, que deveria ser óbvia!

  • @jlec9081
    @jlec9081 Před 2 lety +66

    Quando eu era pequeno também diziam que eu era retardado por causa de algumas atitudes.
    Só agora depois de adulto e passar por psicólogos e psiquiatras eu recebi o resultado de que eu sou retardado mesmo.

  • @henriqueafrs
    @henriqueafrs Před 2 lety +90

    Que bom ver gente de dentro do espectro que não viu com bons olhos essa "supressão" do termo Asperger. Eu compreendendo todo o benefício social que possa existir ao jogar tudo pro Espectro Autista, mas isso dificulta demais a detecção de quem já seria facilmente detectável com a Síndrome de Asperger. Até o tratamento acaba impactando.

    • @AnaFlavia-lx6sk
      @AnaFlavia-lx6sk Před 2 lety +7

      O que você fala não corresponde à realidade, pois os diagnósticos de "autismo" têm aumentado muito pós DSM-V. Dentre os novos diagnosticados, há muitos adultos que anteriormente seriam diagnosticados como Aspergers. O reconhecimento de um espectro autista não prejudica o tratamento, pois ele traz a ideia de que todo autista é diferente, havendo um amplo espectro de possibilidades, com cada um tendo suas características únicas e necessidade de tratamento individualizado. Não se olha mais para um "Asperger" com a ideia de que não precisa de tanto suporte, mas sim com a consciência de que ele está no espectro e que suas dificuldades podem ser maiores ou menores.

    • @henriqueafrs
      @henriqueafrs Před 2 lety +3

      @@AnaFlavia-lx6sk o aumento de diagnósticos ocorrem invariavelmente devido ao aumento do número de profissionais e de procura mesmo, sem contar as pessoas que antes eram identificadas como Asperger, e tudo isso faz com o número de diagnósticos do espectro autista continue subindo. Mas me refiro ao quadro de pessoas que por apresentarem características tão sutis, acabam demorando muito mais tempo pra receber o diagnóstico final.

    • @henriqueafrs
      @henriqueafrs Před 2 lety +3

      @@AnaFlavia-lx6sk o aumento de diagnósticos ocorrem invariavelmente devido ao aumento do número de profissionais e de procura mesmo, sem contar as pessoas que antes eram identificadas como Asperger, e tudo isso faz com o número de diagnósticos do espectro autista continue subindo. Mas me refiro ao quadro de pessoas que por apresentarem características tão sutis, acabam demorando muito mais tempo pra receber o diagnóstico final.

    • @fabianamilani3323
      @fabianamilani3323 Před 2 lety +2

      Concordo

    • @AnaFlavia-lx6sk
      @AnaFlavia-lx6sk Před 2 lety +2

      @@henriqueafrs, pessoas demoram a conseguir diagnóstico por falta de informação em relação ao TEA, fomentada por esse tipo de vídeo, não por alteração de classificação. A alteração da classificação facilitou o diagnóstico de casos menos aparentes, bem como o acesso a tratamento e a direitos. O reconhecimento de espectro facilitou o diagnóstico de autistas que não se enquadram em estereótipos. O aumento dos diagnósticos de TEA é superior ao crescimento demográfico e superior à inclusão de "Aspergers", não se justificando por esses fatores. Facilmente você acha esses dados coletados por agências oficiais e pesquisas que demonstram a relação de causalidade, além de pesquisas que indicam que os critérios do DSM-V facilitaram, sobretudo, o diagnóstico de autismo nível 1 de suporte. Não tem nenhum dado que fundamente, nem mesmo que induza a concluir nada que você diz, os dados demonstram o oposto.

  • @ellainesilva
    @ellainesilva Před 2 lety +28

    Tô apaixonada pela forma que ela tá falando do autismo 🥰

  • @mariadasilvasilva2199
    @mariadasilvasilva2199 Před 2 lety

    Grande palestra e esclarecedora para muitas pessoas, você é maravilhosa, estou ouvindo todas as suas entrevistas, você é um gênio! Gratidão 🙏

  • @daniellemoura5321
    @daniellemoura5321 Před 6 měsíci +1

    Tenho 46 anos e fui diagnosticada há uma semana, ela pontuou algo que achei excelente, também não achei legal incluir no TEA, porque ainda somos diferentes dos autistas leves, mas diferenças a parte, é uma sensação estranha, por um lado feliz por explicar muitas coisas que vc sempre soube que era diferente em você, e por outro lado o medo do incerto, de falar e não saber a reação das pessoas, dos preconceitos, por mais que se fale e tenha esclarecimento hoje, na prática é outra coisa…

  • @elonkorjaajaklein9483
    @elonkorjaajaklein9483 Před 2 lety

    Melhor canal de podcast!

  • @douglaswillian4870
    @douglaswillian4870 Před 2 lety +2

    A ciência é apaixonante 🥰

  • @alanscofield5333
    @alanscofield5333 Před 2 lety +3

    Eu sou portador da síndrome e tenho 29 anos e eu sou igual ela, eu sou treinado pelos meus psiquiatras desde meus 9 anos de idade, meu gestos , meu olhar e meu andar, ( e faço uso de medicamentos desde meus 9 anos de idade) porém eu tenho o meu QI e elevado e vim com um bônus, tenho a memória fotográfica, eu consigo recriar tudo que eu vi antes na minha mente, sem ter que esforçar muito para relembrar, hoje em dia moro fora e já estou na minha terceira faculdade eu estou cursando aerospace engineer, sempre fui obcecado por números, cálculos e idiomas, porém muitos acham que isso é um dom, que somos super inteligentes, sim podemos até ser, mas temos nosso outro lado que não é tão bom, quanto estou em crisis eu nao durmo bem, meu cérebro nunca desliga eu fico no overthink, parece que todas as informações que estão no meu celebro vem a tona tudo junto de uma vez. Aí eu fico em depressed, me sinto fraco! E muita informação ao mesmo tempo, porém eu gosto de viver sozinho. Eu mais meu livros, meus cálculos, e eu falando comigo mesmo e eu posso afirmar eu sou feliz assim, mesmo quanto tenho minhas crises, porém hoje em dia é bem raro eu ter crises.

    • @iconstantlygethighandcomme9056
      @iconstantlygethighandcomme9056 Před rokem

      1 se vc fosse treinado assim teria traumas //ou eu entendi errado mas duvido muito
      2 memória fotográfica não existe
      3 uma hora vc começou a descrever tdah
      4 se vc soubesse do assunto não diria simplesmente que somos super inteligentes

  • @Mauricioyoshi1
    @Mauricioyoshi1 Před 2 lety +33

    Meu filho foi diagnosticado como Asperger aos 5 anos ( hj tem 7).
    Ele é muito carismático, sociável e inteligente. Estamos aprendendo muito com tudo isso! Mass... no começo foi muito difícil na escola.

    • @pedrohfpar
      @pedrohfpar Před 2 lety +3

      Parabéns pelo apoio que você dá a ele! É muito mais fácil com a família ajudando! Eu não tive o apoio dos meus pais para muita coisa na vida até hoje, e eu posso lhe garantir que isso agrava ainda mais os problemas de pessoas que têm a síndrome!

    • @Mauricioyoshi1
      @Mauricioyoshi1 Před 2 lety +2

      @@pedrohfpar sim! Concordo e tomara que tudo dê certo pra ti.
      Quando descobrimos, a família toda se pôs sempre a ajudar no que for necessário. E Graças a Deus está indo bem.

    • @Lillium1155
      @Lillium1155 Před 2 lety +3

      É super legal você vir a público ressaltar as características boas do seu filho autista! Muitos rotulam de monstros, mas eu bem sei que não são. Parabéns

  • @douglasbueno7481
    @douglasbueno7481 Před 2 lety +44

    Posso fazer amizade com qualquer pessoa, mas depois de um tempo perco interesse na pessoa e preciso me isolar ninguém me entende e me chamavam de arrogante, metido na escola.

    • @wazeditz
      @wazeditz Před 2 lety +2

      Mas é o que parece mesmo

    • @cacadordemarte5474
      @cacadordemarte5474 Před 2 lety

      Comigo era parecido mais eu falava com uma pessoa só e tinha e eu era muito esquentadinho !

    • @mudancageral3016
      @mudancageral3016 Před 2 lety +4

      Eu sou assim , as pessoas ficam chateadas mas eu literalmente canso das pessoas.
      Vou fazer 30 anos é só tenho duas amigas , elas são minhas amigas desde meus 07 anos de idade .
      E não faço questão nenhuma de novas amizades

    • @sr.frethi8701
      @sr.frethi8701 Před 2 lety

      Eu relatado

    • @lucianacarelli5537
      @lucianacarelli5537 Před 2 lety

      Pode ser mtas outras coisas, inclusive uma situação psicológica ou psiquiátrica...

  • @djalmasantiago9266
    @djalmasantiago9266 Před 2 lety +1

    . Conheci esse canal hoje. Gostei e já tô inscrito. Essa tecnologia é simplesmemte maravilhosa. Pra mim que sou do final da década de 1940. Pence quantas descobertas? Descobertas não, pois ninguém descobre nada, nós encontramos. Eu posso até não alcançar, porém eu penso que vai chegar o tempo que pra se locomover pra qualquer lugar, agente fecha os olhos, pensa no lugar e quando abrir os olhos já esamos lá kkkkkkkkkkkk. Será que eu sou normal? Kkkkkkkkkkk. Comportamento legal do entrevistador. Obrigado!

  • @robertafontes9189
    @robertafontes9189 Před 2 lety +4

    Muito interessante essa entrevista. Aspenger é extremamente focado, e extremamente inteligente.

  • @mariadasilvasilva2199
    @mariadasilvasilva2199 Před 2 lety +1

    Maravilhosa explicações, linda inteligente 🧠 Gratidão 🙏

  • @Liz3000
    @Liz3000 Před 2 lety +8

    Gostei dessa história da máscara.... clareou bastante.... não é a mesma coisa que ser volúvel ... bacana!

  • @ctbazoa
    @ctbazoa Před 2 lety +12

    Eu tenho Asperger e só fui deixar de ser um alienígena na sociedade após os 24 anos de idade. Até hoje tenho dificuldades em interação mas me esforço muito e acabo dando um jeito. O problema é só que as vezes esse jeito acaba sendo meio que ridicularizado, pois tendo à comédia.

  • @giossivansantos4110
    @giossivansantos4110 Před 2 lety +130

    "Uma pessoa de 30 anos fazendo uma brincadeira de uma criança de 10". Nós homens estamos mal então hauehauehauehaueha

    • @andreia0000
      @andreia0000 Před 2 lety +2

      @Bruno Utech também faço.

    • @gyllvan05
      @gyllvan05 Před 2 lety

      Alma da quinta série que ainda temos kkkk

    • @iracemaleoterio9441
      @iracemaleoterio9441 Před 2 lety +1

      Homens sendo homens, 99% sem noção msm ,por isso as mulher estão migrando pra outras bandas, cansaram ,1% q procura evoluir acompanhar o universo crescer em estatura e conhecimento .....infeluzmente.

    • @Balerion777
      @Balerion777 Před 2 lety

      @@iracemaleoterio9441 99% kkkk da onde cê tirou isso? Kkkk

    • @iracemaleoterio9441
      @iracemaleoterio9441 Před 2 lety

      @@Balerion777 fico feliz de saber q vc é do grupo de 1%, ta difícil viu !!@!!!!

  • @camilamuniz905
    @camilamuniz905 Před 2 lety +6

    Lendo esses comentários me identifiquei com várias coisas, como não gostar de contato físico e barulhos altos. Eu já ia procurar um psicólogo para saber se a minha super dificuldade com português tem haver com algo psicológico(erro várias palavras, e só nesse texto tive que reescrever umas vinte). Sempre fui uma pessoa muito sociável, mas mesmo assim não compreendia muito o contato físico e interações sociais(como beijos, até hoje tenho nojo como irei saber se a pessoa não tem uma doença transmissível por saliva), tenho muita dificuldade de falar com pessoas da minha idade e sempre prefiro conversar com adultos, tiro notas altissimas em geografia, história, matemática e inglês, mas português e redação sempre tirei notas péssimas e passo raspando. Minha família não me apoia muito e não tenho certeza se concordariam que eu fosse ao psicólogo, mas irei persistir(só para confirmar mesmo).
    Ps.: Só para adicionar quando fico sozinha em casa ouço vizinhos abrindo e fechando janelas e portas, pessoas conversando, arrastando móveis e acho que é na minha casa. Tenho problemas de agressividade e me reprimo muito. E acordo muito fácil com qualquer barulho.

    • @janesilva8969
      @janesilva8969 Před 2 lety +1

      É estranho mesmo, pela primeira vez consigo saber sobre pessoas parecidas comigo. Me sinto estranha, só converso com as pessoas se for para ajudá- las. Já dispensei dois advogados por considera-los, digamos, lentos de raciocínio. Preferi fazer a minha defesa. Também já discuti com alguns médicos por serem negligentes. Hoje só vou ao médico para pedir exames, pois prefiro me autodiagnosticar. Não me sinto superdotada, mas procuro me informar sobre tudo antes de tomar decisões. Também calculo o tempo das coisas para que dêem certo.
      No que tange aos fatos, desde criança, na verdade eu jamais briguei no sentido de ficar com raiva de alguém. Quando evito alguma pessoa é por causa de sua energia que ñ ressoa com a minha e pode prejudicar minha evolução espiritual, nunca por sentir raiva de alguém. Geralmente sinto compaixão, acho este mundo muito fútil, nossas crianças quase débeis e pessoas sem nenhuma iniciativa para a ciência.
      Quanto a política, no Brasil, penso que o mundo deveria voltar ao tempo da monarquia por causa da corrupção. Meu entendimento é sempre globalizando tudo. Ao tomar atitudes, sempre penso e mim em primeiro lugar, deixando de lado sentimentalismos baratos, no entanto, não consigo pensar em uma pessoa como prioridade, meus pensamentos são sempre na humanidade, no planeta, na necessidade de sobrevivência e evolução de todos. Quanto à inteligência, penso que ainda estamos muito restritos e somos muito, mas muito limitados, por isso nos machucamos tanto. Bem, eu ñ sou mais assim. Vizinhos me acham extremamente antipática, rs. Eu discordo porque a antipatia está no julgamento, no fato de você criticar, no entanto, o objetivo das minhas críticas sempre foi o aperfeiçoamento dos seres e nunca com o intuito de diminuir. Bem, o lado negativo disso tudo é que não tenho mais paciência com algumas baboseiras como " o dia do meu aniversário", "o chá de bebê de fulano", " você me magoou", "eu sofri muito".
      Se alguém me disser uma dessas frases eu vou perguntar, e daí?
      Será que alguém se identifica?

    • @mundocuriosoofficial
      @mundocuriosoofficial Před 10 měsíci

      Parabéns, você não é autista

  • @anamartinstomaz6914
    @anamartinstomaz6914 Před 2 lety

    Que desmistificação, ela é uma pessoa muito interessante! Obrigada por compartilhar das suas vivências e conhecimentos.

  • @manoeljose1781
    @manoeljose1781 Před 2 lety

    Bom día essa mulher é de admirar muito inteligente o entrevistador también 🤗

  • @DJKINS
    @DJKINS Před 2 lety +16

    A quantidade de Einsteins nos comentários me assusta, são tantos que só metade resolveria os problemas do país e da ciência no geral, realmente impressionante né.

  • @gustavoamancio9396
    @gustavoamancio9396 Před 2 lety

    Presente!!

  • @matheusbourguignon4411

    Ela explicou certo até a hora que ela disse que juntou tudo em um. Não se tem "graus" de autismo, mas sim níveis de suporte.
    Nível 1 de suporte, precisa de pouca ajuda, ou seja, em momentos específicos.
    Nível 2 de suporte, suporte substancial, precisam de ajuda em mais momentos.
    Nível 3 de suporte, suporte muito substancial, não conseguem fazer quase nada sozinhos.
    Vale destacar que se não precisa de ajuda, não é autismo.

  • @burstkelio
    @burstkelio Před 2 lety +21

    Meu filho estava há 4 anos no 3°ano básico,só com nota 10 com desenhos incríveis ,facilidade de aprender só que a parte social o isolamento alguns hábitos peculiares,rituais sabe o reprovam a escola quer que vc se apte mas ela não se adapta, não compreende extrema covardia é um muro que não deixa vc ir a lugar algum.

  • @silvamich
    @silvamich Před 2 lety

    Acho q já vi um shark tank com essa mina, ela é incrivelmente inteligente e sensível... Sou fã dessa moça

  • @nazareleao2511
    @nazareleao2511 Před 2 lety +1

    Essas nomenclaturas vivem mudando, e elas influenciam muito na abordagem dos profissionais e nos tratamentos

  • @mrjosuelito
    @mrjosuelito Před 2 lety +5

    Bom vou deixar aqui meu relato e percepções para quem está passando por dificuldades...desde pequeno tive que me virar pra não me fuder com bullying, obviamente nao era o mais forte e o medo era apanhar, aprendi a contornar esses medos controlando as pessoas pelo o que eu falava (manipulava elas), inconscientemente eu percebia como cada um era e o que funcionava e o que nao, basicamente identificava o que cada um gostava, ou o que cada um tinha medo, evitei MUITO problema na infancia assim (obviamente nao todos né)...na adolescência, ensino medio tive uma depressao profunda pois descobri que tudo era uma merda e ninguem tava nem ai pra ninguem, que por mais que eu me esforcasse na vida e me destacasse eu iria morrer, enquanto isso meu amigos preocupados com jogos online....Bom, cheguei a conclusao entao que deveria apenas ser feliz durante a vida. E o que fazia alguem feliz? Lá fui eu novamente...analisar pessoas pra saber o que eu deveria fazer, copiar comportamentos pra me dar bem, sempre assim...Percebi entao: dinheiro, profissao, beleza, musculos, engraçado, mulheres, inteligencia. Então decidi ir atras disso tudo, e até hj estou...na vdd, praticamente ja tenho uma boa parcela de tudo, mas sempre estou aperfeicoando, mudando coisas pra passar de patamar claro...Entao percebam, ou era isso ou era me isolar e sofrer, e se for pra sofrer melhor morrer logo entao uai...Hoje tenho propositos eternos de vida, que sao justamente aprimorar esses pontos sempre...Há periodos que consigo encher minha agenda de coisas, saídas, mulheres, festas, bares, amigos, e há periodos que canso e mando todas pessoas pro inferno, ou sumo do mapa, ou resolvo falar umas belas verdades pra acabar com as pessoas chatas kkkkk, pois uma hora o personagem cansa, afinal é cansativo se adequar o tempo todo, nisso me chamam de psicopata ou algo do genero....mas prefiro ficar me adequando pois, como disse, isso traz felicidade e muita felicidade (nem se compara a qualquer "felicidade" de aprender a viver em solitude, ou mudar sua visao dos valores e blablabla!) Simplesmente me transformei em um ASTRO (sei muito bem os momentos certos de ser modesto e aqui não é um rs) Dificilmente alguém senta em uma mesa de bar comigo e não fica pasmo, falo o querem ouvir, aprendi a ser interessante, misterioso e perigoso, isso explode o coracao das pessoas, são ciumes até entre amigos, mulheres entao nem se fala, obvio que nao nasci com a cara do brad pitt, mas me dê pouco tempo de conversa pra vc ver o que acontece kkk...Vejo as pessoas como enjoativas, incapazes, preguicosas, dramaticas, sensiveis, choronas, dódói e etc...mas vez ou outra aparece alguma que possui algo mais desenvolvido que eu em UMA área (raramente mais) e ai me interesso e tenho paciencia pra escutar e aprender mais sobre essa área apesar de aguentar o nivel baixo das demais áreas dela kkkk...Prego o seguinte, a chave de tudo são percepções, aprendam a perceber as coisas, pois isso traz soluções pra tudo, usem a inteligencia ao favor de vcs, tenham humildade pra entender que precisamos da sociedade pra ser feliz. Quem quiser falar mais sobre, ou perguntar algo mais detalhado meu telefone é: (62) 98231-1521. Meu IG é: gbj.josue um cara de boné azul (meus destaques de festa e saídas são ocultados!)

  • @antoniaalencar915
    @antoniaalencar915 Před 2 lety

    Minha melhor amiga é uma aspie, inteligente demais e com uma boa solução para problemas.

  • @canaldaLiny662
    @canaldaLiny662 Před 2 lety +2

    Eu sou tão anti social que vi até boatos que eu morri em 2015 ,pq nem rede social eu tenho mais pra não misturar com as pessoas.Mas eu vivo bem a minha maneira.

  • @princesatartaruga444
    @princesatartaruga444 Před 2 lety +3

    Como é que se treina para conversar ? Eu não interejo direito nem com a minha família e não é de propósito.

  • @ermosinamarinho1654
    @ermosinamarinho1654 Před 2 lety +10

    O personagem Sheldon da série TBBT tem essa síndrome, o autor da série comentou na época. Parabéns pelo podcast, excelente entrevista!

    • @victormartins3013
      @victormartins3013 Před 2 lety +1

      Eu não sabia que o autor da série havia comentado isso mas eu percebi isso nele.

  • @zievthais
    @zievthais Před 2 lety +30

    Essa mulher provavelmente até mentiu sobre o autismo. Para criar uma suposta jornada do herói. Assistam o vídeo do canal Física e Afins. El enganou um monte de gente. Mentiu sobre as formações, empresa.

    • @emypallos
      @emypallos Před 2 lety +4

      Adorei o termo "jornada do herói"

    • @kalid.6709
      @kalid.6709 Před 2 lety

      Porque você acha que ela mentiu? 🤔

    • @selfelements8037
      @selfelements8037 Před 2 lety

      Poderia elaborar sobre a criação de uma suposta jornada do herói?

  • @JeanPaulVarella
    @JeanPaulVarella Před 2 dny

    Descobri que sou Asperger ha tres meses, agora entendo pq levo tudo na forma literal e pq sofria bullying na escola e dificuldade em socializar na escola.

  • @reginagcosta9470
    @reginagcosta9470 Před 2 lety +18

    Tenho um filho com autismo clássico e concordo com ela. Asperger não deveria ser classificado como autismo.

  • @diegomartins4421
    @diegomartins4421 Před 2 lety +5

    A neuroengenheira de Taubaté kkkk

  • @commenter2941
    @commenter2941 Před 2 lety +1

    eu sou asperger, e minha maior dificuldade é na interação social e tambem eu não costumo olhar nos olhos de ninguém, mas do resto é tudo ok!

  • @tiagopedra1957
    @tiagopedra1957 Před 2 lety +92

    O meu filho tem asperger e o seu Q.I. é acima da média.
    O comportamento dele se parece com o dela. Bom vocabulário, bom aluno, mas um pouco tímido e sem graça pra falar com estranhos.

    • @pangare655
      @pangare655 Před 2 lety +10

      Acaba que a inteligência sem a capacidade de ser exposta é muito ofuscada, teste de q.i é um tanto ultrapassado

    • @tiagopedra1957
      @tiagopedra1957 Před 2 lety +5

      @@pangare655 não sei se é ultrapassado, ele testa o coeficiente intelectual. Analisar fatores emocionais é algo diferente.

    • @dipnlik4494
      @dipnlik4494 Před 2 lety +4

      @@pangare655 Discordo

    • @pangare655
      @pangare655 Před 2 lety

      @@dipnlik4494 Ééhh, eu discordo também

    • @lucasabreu2183
      @lucasabreu2183 Před 2 lety +1

      @@pangare655 bill gates tem asperger

  • @AndreLuiz-qz8sc
    @AndreLuiz-qz8sc Před 2 lety +4

    SE ELA TEM ASPERGER, EU SOU UMA LAPISEIRA

  • @zzzzerep
    @zzzzerep Před 2 lety

    vi essa mulher no shark tank uma vez ela é muito foda

  • @reinaldomeneg6291
    @reinaldomeneg6291 Před 2 lety +5

    Eu tenho um sobrinho neto com isto, precisaram levar para outro país para estudar

  • @shurekshrek6620
    @shurekshrek6620 Před 2 lety

    meu filho tem autismo leve e cuidando dele descobri que tambem sou autista, leve.

  • @renanvasconcellos6785
    @renanvasconcellos6785 Před 2 lety +2

    Queria saber como foi/é o treinamento de socialização que ela passou. Tenho muita dificuldade de socialização e gostaria de saber.

    • @lucianacarelli5537
      @lucianacarelli5537 Před 2 lety

      Terapia comportamental, treino de habilidades sociais e desenvolvimento humano.

  • @MariaSilva-gk7so
    @MariaSilva-gk7so Před 2 lety

    Eu tenho muita vontade de procurar um profissional para investigar Sindrome de Asparger, porém tenho medo porque acredito que minha mãe não vai aceitar se houver o diagnóstico se der positivo.

  • @antoniaalencar915
    @antoniaalencar915 Před 2 lety

    Minha filha é TEA moderada !!

  • @NYCK_CG
    @NYCK_CG Před 2 lety +20

    O mangá Asper Kanojo trata sobre isso, é muito bom, recomendo.

    • @senhorbrilhante6357
      @senhorbrilhante6357 Před 2 lety +2

      Muito obrigado pelo seu comentário. Graças a ele, descobri esse mangá sensacional. Desejo-lhe sorte e sucesso em todos os seus futuros desafios e empreendimentos.

    • @faclubedofazendao2470
      @faclubedofazendao2470 Před 2 lety +2

      Que legal
      Amo ver filmes e desenhos sendo criados pra ajudar as pessoas

    • @NYCK_CG
      @NYCK_CG Před 2 lety +1

      @@senhorbrilhante6357, fico muito feliz que ajudei alguém. Espero que tenha agregado muito. Desejo o mesmo para você.

    • @NYCK_CG
      @NYCK_CG Před 2 lety +1

      @@faclubedofazendao2470, sim, é muito bom ver isso.

  • @fabricioramos1796
    @fabricioramos1796 Před 2 lety +6

    Meu primo também é. Um fato curioso e sincero dela é o fato onde diz que foi treinada para conversar olhando fixamente para a pessoa. Normalmente que tem esta síndrome não fixa o olhar nas pessoas...

    • @andreia0000
      @andreia0000 Před 2 lety +2

      Não é mandatário. Eu por sinal, encaro-os nos olhos e sinto-me melhor fazendo isso, vejo se mentem ou querem me enganar

    • @fabricioramos1796
      @fabricioramos1796 Před 2 lety +1

      @@andreia0000 você tem esta síndrome?

    • @andreia0000
      @andreia0000 Před 2 lety +1

      @@fabricioramos1796 Sim, infelizmente. E outras também, porém, não tenho esquizofrenia como a minha mãe biológica. Graças a Deus.

    • @fabricioramos1796
      @fabricioramos1796 Před 2 lety +1

      @@andreia0000 não diga infelizmente, todos temos algo que nos destaca dos outros, este é seu... Meu primo segundo é pois o pai dele meu primo primeiro me relatou o comportamento baseado no meu comentário.. O ator de Matrix é também e olha só um grande ator... Bethoven era surdo ou ficou surdo mas compôs grandes obras... Deus, o criador, faz pessoas diferentes para mostrar para os que se consideram normais as coisas incríveis manifesto em seu poder e glória...

    • @andreia0000
      @andreia0000 Před 2 lety +2

      @@fabricioramos1796 você tem toda razão, Fabrício com os exemplos citados. Comentei que era infelizmente, pois perdi quase 1 década da minha vida em depressão sem sair de casa, sem fazer nada por mim. Cansei de ouvir da família que:" tai pra que tanta inteligência se não consegue nem se manter?" Depois que perdi o preconceito com os remédios, consegui melhorar minha vida, Graças a Deus. Obrigada pelo comentário, irmão.🙏🏻

  • @whoismikis
    @whoismikis Před 2 lety

    O livro Dezessete mil sentidos para Benjamim diz muito sobre isso

  • @motivacaoeprosperidade1
    @motivacaoeprosperidade1 Před 10 měsíci

    eu sou Autista , TDAH , tenho problemas intelectual , também, fui diagnosticado tardio, com 34 anos hoje estou com 36,.

  • @Teuziin420ML
    @Teuziin420ML Před 2 lety

    Tenho duvidas de ter isso... ninguem nunca entendeu nem eu msm o porque eu nn consigo passar de ano,, tenho 5 anos que estou no oitavo ano e desconfio ter isso... nn consigo me relacionar com as pessoas me afastei msm tive depressa to com muita anciedade se eu trnto conversa com alguem eu penso em cada tom q sai de mim e ruim isso

  • @eriadnedacosta6021
    @eriadnedacosta6021 Před 2 lety +8

    Tenho certeza de que sou Aspenger.
    Eu sinto Raiva quando me chamam pra sair, almoçar junto no trabalho, sentam ao meu lado no ônibus.
    Principalmente quando é um homem com as pernas abertas... antigamente eu morria de raiva, pra que encostar em mim?
    Hoje eu abro as pernas e fico na competição, aguardando que ele fique desconfortável como eu...
    Mas não fica.
    Porque?
    Porque as pessoas dormem com o canto dos pássaros e eu não consigo dormir?
    Porque as pessoas gostam de sons altos e eu pareço uma louca no meu apê , a cada 3 palavras que falo 2 é " Abaixa isso!!!!".
    Tenho 1 sobrinho autista, 2 irmãos com retardamento mental e pai esquizofrênico, eu não me sinto inteira por dentro... Eu sou tão esquisita.
    Vou completar 5 anos de divórcio e solteira, as pessoas falam: " Nossa! Muito tempo!".
    Eu não acho... Parece que ainda não aproveitei tempo suficiente comigo mesma.
    Se um cara que tô pegando fala:" Vamos namorar sério?" Minhas mãos suam e eu fujo.
    Mas meu terapeuta diz que não posso ser Aspenger por que eu olho nos olhos (olho sim: e divago, eu estou em outra dimensão enquanto a pessoa discursa), e sou Sarcástica.
    Mas eu sempre falo algo impróprio eu não sei fingir.

    • @luzia8865
      @luzia8865 Před 2 lety +2

      Transtornos mentais podem ser genéticos e no seu caso é explícito, sugiro procurar um profissional qualificado pra fazer o diagnóstico. Cuide sua saúde para uma melhor qualidade de vida. Boa sorte!

    • @aheumedivirtoXD
      @aheumedivirtoXD Před 2 lety +1

      Olhar nos olhos e ser sarcástica, é plenamente possível. Não é incapacidade, só desconforto ou falta de treino

    • @eriadnedacosta6021
      @eriadnedacosta6021 Před 2 lety +1

      @@luzia8865 eu fui fazer terapia por que estava com insônia e sempre tive medo de ter esquizofrenia.
      O médico disse que eu estava com transtorno de ansiedade e um pouco de depressão, que tenho que focar no sono pois eu disperso demais.
      Ao final de 3 anos ele me dispensou, disse que ou eu não tinha um transtorno, ou fingia muito bem.
      Eu tenho uma vida até que Boa fora da minha cabeça, mas não consigo ser uma amiga legal, eu não gosto das coisas que as pessoas geralmente gostam e isso me faz ser solitária, eu gosto da solidão, as pessoas me dão agonia...
      Não que eu não goste delas, eu gosto...
      Mas lá, na casa delas.

    • @eriadnedacosta6021
      @eriadnedacosta6021 Před 2 lety

      @@aheumedivirtoXD uma vez, numa reunião do trabalho a chefe chegou depois, pediu pra sentar-se ao meu lado e eu:" Hum... deixa eu pensar se tu mereces ".
      Todo mundo me olhou, a chefe ficou surpresa e eu queria abrir um buraco no chão pra me esconder.
      Meu Deus, eu sou um pato.

    • @eriadnedacosta6021
      @eriadnedacosta6021 Před 2 lety +1

      @@aheumedivirtoXD eu treinei bastante, mas as coisas que fazem as pessoas se concentrarem são exatamente as que me dispersam.
      Eu ouço o barulho do roteador ligado e até os telefones dos vizinhos tocar.

  • @klausschoernemann104
    @klausschoernemann104 Před rokem

    Tou numa onda destrutiva de Disfunção Executiva. Nem consigo mais enxergar um reajuste. Sem emprego, nem socialização, nem entendimento ou encaixe com o mundo.

  • @leandrobruce1
    @leandrobruce1 Před rokem

    Qual nome dela?
    Que episódio é esse ?

  • @raimundoferreira4455
    @raimundoferreira4455 Před rokem

    Eu tenho quase certeza que tenho asperger, porém meu medo é esse tb, quero tirar a carteira de motorista e ter uma vida normal, por mais que seja difícil superar as limitações.

  • @mariposa6583
    @mariposa6583 Před 2 lety

    Eu tenho um amigo muito querido que tem síndrome de Asperger eu quero saber mais sobre pra poder entender ele.

  • @priscilafarian
    @priscilafarian Před 2 lety

    Eu tenho um nível de autismo, pra falar verdade eu detesto, mas aceitei essa condição...

  • @alvarodamy2541
    @alvarodamy2541 Před 2 lety +5

    Ser autista agora é status..
    O moleque não pode querer ficar quieto, na sua, que a professora já olha de lado..
    Se gosta de sossego, de se isolar.. pronto.. ganha um rótulo..
    Daí descobriram o Asperger.. pronto.. meu filho é um gênio, está a frente do seu tempo... Blá blá blá..
    No fim, o moleque só te achava chata...

  • @canaldoliba3399
    @canaldoliba3399 Před 2 lety +2

    Essa não é a mina que mentiu a entrevista toda?

  • @Descriptioryok777
    @Descriptioryok777 Před 2 lety

    Oraora alguém com a mesma síndrome q eu --' E só fui diagnosticado a pouco tempo. Tudo faz sentido agr

  • @isaias.araujo
    @isaias.araujo Před 2 lety

    ESSA MULHER É INCRÍVEL, passando aqui só pra deixar registrado.

  • @ykatz5541
    @ykatz5541 Před 2 lety +1

    A piada usa muito de ironia e sarcasmo, por isso que tem gente que ri porque entendeu e a outra que ficou sem entender o fato de ser engraçado, algo que incomoda o alvo da palhaçada toda. Acho que foi isso que ela quis dar a entender e eu concordo com ela se a visão for exatamente essa que interpretei.

  • @rafabraga1360
    @rafabraga1360 Před 2 lety +1

    As únicas coisas que consegui aprender na escola, foram: ler e escrever. Não conseguia aprender absolutamente nada além disso, odiava ambiente com muitas pessoas etc.. Meu hiper-foco foi a arte plástica e a música entre outras coisas. Até hoje não gosto de estar no meio das pessoas. Tenho memórias de quando criança, não conseguia amarrar o tênis, não sabia ir a lugar nenhum sozinho, ou quando pediram meus pais pra fazer um exame de eletro, mas eu era pequeno e não sabia oq era. Enfim, eu nunca busquei ajuda, mas sei q sou Asperger.

    • @anac.wdarocha9658
      @anac.wdarocha9658 Před 2 lety

      Se você for de são Paulo tem um ótimo neuropediatra Dr Estevão Vadaz que atende crianças e adultos. Fui diagnosticada por ele.

    • @rafabraga1360
      @rafabraga1360 Před 2 lety

      @@anac.wdarocha9658 Obg, mas sou do RJ.

  • @felipedebraganca
    @felipedebraganca Před 2 lety

    Up

  • @maxwelllourenco906
    @maxwelllourenco906 Před 2 lety

    Qual o nome dessa mulher , preciso falar com ela no privado

  • @andreasandrim461
    @andreasandrim461 Před 2 lety

    💯💯💯💯❤❤❤❤❤❤💯💯💯💯💯💯

  • @matheus42247
    @matheus42247 Před rokem +1

    Sou autista Asperger e Savant tenho 24 anos de idade meu nome é Matheus

  • @luizflh
    @luizflh Před rokem

    Qual o nome dela?

  • @laurylopez8950
    @laurylopez8950 Před 2 lety +4

    Gostaria que ele perguntasse a ela se o Aspie quizz é confiável

    • @CanalMequetrefe
      @CanalMequetrefe Před 2 lety +1

      Não é muito não mas te ajuda a procurar ajuda, só um psicólogo e um psiquiatra vai pode te dar um laudo, no sentido de se der 10/10 lá não é um laudo mas pode ser oque faça vc procurar ajuda

    • @laurylopez8950
      @laurylopez8950 Před 2 lety

      @@CanalMequetrefe obrigada pela informação 😉

    • @FlorDoCampo08
      @FlorDoCampo08 Před 2 lety +1

      @@laurylopez8950 esse teste não é ruim, só que a síndrome de Asperger em mulheres pode ter aspectos referentes somente a elas, tanto que quando mulheres que tem a síndrome de Asperger vão buscar ajuda,são diagnosticadas como borderlines,bipolares, pois a maioria dos testes são voltados para o autismo no sexo masculino.
      Muitas vezes o autismo leve e o TDAH passam batidos nas meninas, e se for adulta, piorou,pois muitos profissionais além de achar que só existe autismo grave, não diagnostica adultos,e até em crianças fazem de tudo para não dá laudo, mesmo estando nítido, para não ter direito a inúmeros benefícios concedidos pelo estado; já vi de tudo aqui no capsi.
      Se for procurar ajuda tem que ser um profissional habilitado nessa área,e não é barato.

    • @laurylopez8950
      @laurylopez8950 Před 2 lety

      @@FlorDoCampo08 Obrigada pela informação 😘

  • @AnaFlavia-lx6sk
    @AnaFlavia-lx6sk Před 2 lety +64

    Ela está errada em tudo. Primeiro que autista pode SIM tirar habilitação, não há legislação alguma que impeça isso, não passa de um hoax mal feito. Além disso, o que era conhecido como "Síndrome de Asperger" não está como autismo leve, porque não existe mais nomenclatura "leve", "moderado" e "severo" no DSM, há apenas distinção entre níveis de suporte, que pode ser nível 1, 2 ou 3. Uma pessoa que era diagnosticada como Asperger não necessariamente é nível 1 de suporte, pode ser 2 ou 3.

    • @MaximusPretorian
      @MaximusPretorian Před 2 lety +3

      Exatamente isso! Parabens pelo seu comentário

    • @naoqueropormeunome2533
      @naoqueropormeunome2533 Před 2 lety +4

      Asperger é Autismo sem comprometimento intelectual, de aprendizagem e da fala,

    • @marinifabiolaify
      @marinifabiolaify Před 2 lety +10

      Outra informação que ela passou totalmente errada é que uma pessoa tem autismo... ninguém tem autismo, a pessoa é autista.

    • @mariliasoares1782
      @mariliasoares1782 Před 2 lety +7

      Eu tenho síndrome de Asperger e vou dirigir

    • @marinifabiolaify
      @marinifabiolaify Před 2 lety +10

      Eu sou autista, nível de suporte 1, e tenho habilitação para conduzir veículos automotores, faço-o muito bem!

  • @hericaoliveira253
    @hericaoliveira253 Před 2 lety +4

    Essa mulher é um gênio, ela é fantástica, veio para revolucionar o mundo..

  • @dennerbs
    @dennerbs Před 2 lety +5

    Uma amiga minha psicóloga disse pra eu procurar um profissional para descobrir se eu tenho. Ela é a segunda pessoa que me fala isso. Eu tenho dificuldade em me enturmar socialmente, pareço um robô conversando, e também não consigo passar em nenhuma entrevista de emprego. Mas tenho dúvida se é isso mesmo ou se é porque sou muito introvertido, mas também pode ser as duas coisas.

    • @lucianacarelli5537
      @lucianacarelli5537 Před 2 lety +1

      Ou ser esquizotipico, esquizóide, esquisito, normal introvertido e tímido, inúmeras coisas...

  • @Alan-sb3uj
    @Alan-sb3uj Před 3 měsíci

    Tbm acho que não faz sentido Asperger dentro do autismo

  • @nim3251
    @nim3251 Před 2 lety

    Parece descrever minha filha. Ainda não temos diagnóstico.

  • @henriquet.tyminski3223
    @henriquet.tyminski3223 Před 2 lety +5

    Ela esta errada sobre o autismo e sobre o asperger, está me aparecendo um tanto desrespeitoso.
    Isso é so para colocar o filho do rico como asperger e do pobre de autista vendo que o dignóstico é o mesmo o que diferencia é o nivel de intesidade que são 3, leve,moderado e severo.
    Meu filho até os 3 anos tinha traços perfeitos de autismo/asperger , com 3 anos não falava mais gostava de brincar sozinho, com 4 falava escrevia e ja fazia contas matemáticas, soletrava todo alfabeto, aos 3 anos recebeu diagnostico de autismo leve, por apresentar problemas sociais, algumas motoras pouco perceptiveis que so um pai consegue notar.
    Porem... hoje com 5 não apresenta mais nada de espectro, como é possivel? a doutora neurologista me disse:
    "quanto mais você ajudar ele menor a chance do nível de comprometimento aumentar e que tambem poderia diminuir os sintomas"
    sei que ele tem o espectro mesmo não apresentando!
    como a Micheme prórpia citou ambiente social(familiar), podem ajudar no desenvolvimento positivo ou negativo.
    porem uma pessoa com isso nunca vai deixar de ter e sim saber conviver com.

  • @israelgramacho
    @israelgramacho Před 9 měsíci

    Eu sou TEA com Altas Habilidades.. Faço até robos, cnc , placas. Nunca terminei faculdade, fui péssimo na escola.

  • @chimerarj
    @chimerarj Před 2 lety +12

    É golpista! Saiu exposed dela no física e afins.

  • @restinga01
    @restinga01 Před 2 lety

    Pra entender melhor como um asperger se comporta existe um filme MUITO BOM cujo título é "ADAM "
    Outro exemplo é a série GOOD DOCTOR Tem também uma série policial "CRIMINAL MINDS" onde o Agente Especial Spencer Reid "loiro de cabelo mais comprido magro e alto" é um exemplo de autista que passa despercebido. Ele é brilhante mas tem certas dificuldades.
    Autistas famosos. BILL GATES, MARK SUCKERBERG, ELLON MUSK, ALBERT EINSTEIN - No vale do silício se não me engano 30% dos funcionários são Aspergers - com espectro autista moderado.
    The Big Bang Theory o SHELDOM é um exemplo de autista de grau médio, um pouco exagerado, pois é uma comédia, e os amigos dele também são autistas.

  • @TheCinebezerra
    @TheCinebezerra Před 2 lety

    Fala sobre os sanpakus e eu tenho asperger, por causa do sanpaku

    • @valcirenemedeiros8851
      @valcirenemedeiros8851 Před 2 lety

      Mas o porque sanpaku Pode desenvolver Aspeger? Poderia me falar sobre isso um pouquinho?

    • @TheCinebezerra
      @TheCinebezerra Před 2 lety

      @@valcirenemedeiros8851 É apenas uma das manifestações do Sanpaku. Como um sanpaku pode haver outras doenças.

  • @lemonio6830
    @lemonio6830 Před 2 lety +40

    Como se existisse alguém normal

    • @senhorbrilhante6357
      @senhorbrilhante6357 Před 2 lety +2

      Têm, são os neurotípicos

    • @Lillium1155
      @Lillium1155 Před 2 lety +1

      Pois é, a maior falácia já inventada foi isso de neurotipicos. Lógico que ajuda na causa de quem precisa de suporte, mas normal? Ninguém é

    • @flaviovms
      @flaviovms Před 2 lety

      Pois é

    • @klaritavital
      @klaritavital Před 2 lety

      😂😂😂😀né?

    • @suhmeister9106
      @suhmeister9106 Před 2 lety

      @@senhorbrilhante6357 nem todo mundo é normal, essa é a conclusão

  • @johnsmith3986
    @johnsmith3986 Před 5 měsíci

    Onde que ela viu que autista não pode ter cnh ?? alguém confirma isso e pode dar fontes ?