Qual foi o papel de STALIN segundo MAO TSETUNG?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Saudações, companheiros e companheiras!
    Este é um corte da live "RESPONDENDO COMENTÁRIOS - 14/03: "Socialismo" no Vietnã, interação com o chat, etc.o", transmitida em 14/03/2024 no canal Rompendo com Velhas Ideias, no qual comento sobre o BALANÇO do papel do Camarada STALIN realizado pelo Presidente MAO TSETUNG, em seu comentário a carta aberta do CC do PCUS (II) de 1963.
    Inscreva-se no Rompendo com Velhas Ideias: / @rompendocomvelhasideias
    Assista as lives na Twitch: / rompendocomvelhasideias
    Ouça também no Spotify: open.spotify.c...
    Seja membro do canal e apoie o trabalho de propaganda revolucionária do marxismo: / @rompendocomvelhasideias
    Siga-me nas redes sociais!
    Instagram: / rompendocomvelhasideias
    Twitter/X: x.com/fragoso_rvi
    TikTok: / rompendocomvelhasideias
    E-mail: fragosorompendocomvelhasideias@gmail.com
    Faça parte do servidor (não oficial) Vale dos Pomares no Discord: discord.gg/comunismo

Komentáře • 53

  • @ghgj709
    @ghgj709 Před 2 měsíci +43

    Viva Koba, viva um dos mais importantes líderes do proletariado! Seus acertos e erros serviram e continuam a servir de ensinamentos às gerações futuras no caminho da construção de uma nova sociedade não mais baseada na exploração de uns por outros!
    "Eu sei que após minha morte jogarão muito lixo sobre meu túmulo, porém os ventos da história os removerão".
    Stalin

  • @jardestenoriobarbosa5958
    @jardestenoriobarbosa5958 Před 2 měsíci +15

    A maior contribuição teorica de Stalin foi ter estudado a fundo a relação do marxismo com o problema das nacionalidades!

  • @cansadoyt
    @cansadoyt Před 2 měsíci +7

    🤯Esse vídeo me esclareceu várias coisas sobre o papel do Stalin, muito obrigado 🥰

  • @portocaiofs
    @portocaiofs Před 2 měsíci +7

    Os temas das discussões no finado dspm em 2017 virando vídeo do Fragoso em 2024. Um privilégio acompanhar seu desenvolvimento intelectual, Fragoso!

  • @JoaoHenrique-gt8lr
    @JoaoHenrique-gt8lr Před 2 měsíci +6

    Muito obrigado pelo vídeo camarada

  • @isabellasaf
    @isabellasaf Před 2 měsíci +5

    Excelente vídeo temos que defender o camarada stalin da difamação dos reacionários tanto de direita tanto de "esquerda"

  • @rabiscoebarulho8332
    @rabiscoebarulho8332 Před 2 měsíci +9

    Opa! Já teve o vídeo rebatendo o "Anti-Dimitrov"? Queria muito saber a posição de vocês sobre esse livro

    • @cansadoyt
      @cansadoyt Před 2 měsíci

      esse livro é um rio de calúnias o cara literalmente fala que tudo que kruchov fez foi por causa das políticas classistas do Dimitrov(e do Stalin) e não abre um pio sobre o Earl Browder. Muito bom, nota dó

  • @luizgonzagaantunesgonzaga8690
    @luizgonzagaantunesgonzaga8690 Před 2 měsíci +7

    Honra e glória ao presidente mao zedong

  • @joaoronsini1206
    @joaoronsini1206 Před 2 měsíci +3

    Adoro o canal. Apesar de nao concordar com tudo acho extremamente enriquecedor para o debate

  • @daimarstein
    @daimarstein Před 2 měsíci +1

    não conhecia o canal, amei a didática e a produção, você vai longe!

  • @Darialydia26
    @Darialydia26 Před 29 dny +1

    Glória Stálin 💐❤

  • @user-ms8qj9og1s
    @user-ms8qj9og1s Před 2 měsíci +4

    Ótimo vídeo

  • @Partigiano1917
    @Partigiano1917 Před 2 měsíci +1

    Canal maravilhoso ❤❤❤❤ não conhecia.

  • @user-fc9se1mn6k
    @user-fc9se1mn6k Před 2 měsíci +8

    Slava Stalin!

  • @joao-qs3tw
    @joao-qs3tw Před 2 měsíci +6

    é um debate fundamental pra entender um dos momentos mais importantes do MCI, video otimo

  • @socialismocomocaminho8028
    @socialismocomocaminho8028 Před 2 měsíci +2

    Uma dica: deixe na descrição o link para a compra do seu livro!

  • @Sora-vw8cz
    @Sora-vw8cz Před 2 měsíci +1

    Olá Fragoso. Faz um vídeo sobre O Grande Salto Adiante, por favor.

  • @thiagoecb
    @thiagoecb Před 2 měsíci +15

    Viva ao Pai dos Povos, ao Grande Dirigente Camarada Stalin!

  • @lucassouza.t
    @lucassouza.t Před 2 měsíci +1

    Mt bom! 👏

  • @felipe-hq1ts
    @felipe-hq1ts Před měsícem

    👏👏👏👏👏👏

  • @joaovictormartinso.guerra6968
    @joaovictormartinso.guerra6968 Před 2 měsíci +1

    Qual texto o mao fala desses 30 por cento de erros?

  • @Zaasz_
    @Zaasz_ Před 2 měsíci +1

  • @vitorcarvalho8584
    @vitorcarvalho8584 Před 2 měsíci +6

    Olá fragoso, tudo bem? eu sou trotskista e te acompanho e realmente tenho algumas questões com oq vc colocou
    por que stalin seria inseparavel de lenin se a pratica politica dele foi antileninista?
    ex:
    -terceiro periodo na alemanha: politica ultraesquerdista que bate de frente com a politica de frente unica
    -frentes populares: politica de concilação de classes que bate de frente com a politica leninista de independencia de classe
    -politica de stalin de aliança com a "burguesia progressista" na china que foi diretamente responsavel pelo massacre do PCCh(e que tambem bate de frente com a independencia de classes)
    -socialismo em um só pais: que é uma contradição em termos principalmente comparando com a concepção de lenin do que seria o socialismo(no estado e revolução)
    sem falar que os supostos meritos de stalin na URSS são bem questionaveis na minha opiniao
    ex:
    -a politica de industrialização do stalin foi majoritariamente elaborada pela oposição de esquerda e adotada no mesmo congresso em que eles foram expulsos
    -parece complicado atribuir responsabilidade a stalin da vitoria da alemanha nazista quando ele cometeu diversos erros GRAVES em momentos cruciais, como: decapitar o exercito vermelho, fornecer materia prima pra alemanha nazista, não se preparar pra uma invasão depois de ser avisado dezenas de vezes e com antecedencia pela orquestra vermelha etc
    pergunto isso honestamente camarada

    • @limaxe3432
      @limaxe3432 Před 2 měsíci +1

      Como você pode notar com a leitura, não houve qualquer politica ultra-esquerdista que rejeitou a aliança com a social democracia e que se opôs diretamente a Frente Única, pelo contrario, a politica continuou a mesma em principios, só que destacando a necessidade do combate ao oportunismo latente da direção da social democracia e sua linha direita seguidista que se revelou daquele período em diante como a ala moderada do fascismo.
      - A Frente Popular é uma continuidade da mesma politica acima escalrecida, só que desenvolvida diante da etapa da derrota geral da direção e linha direta social democrata desvelada por sua traição frente ao fascismo e avanço da linha esquerda da social democracia em aliança aos comunistas, vejamos os documentos da Comintern:
      “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar mais fácil, não só para os trabalhadores social-democratas, mas também para aqueles membros dirigentes dos partidos e organizações social-democratas que desejam sinceramente adoptar a posição de classe revolucionária, trabalhar e lutar connosco contra o inimigo de classe. Ao mesmo tempo, declaramos que qualquer funcionário social-democrata, funcionário inferior ou trabalhador que continue a defender as tácticas disruptivas dos líderes social-democratas reaccionários, que se manifeste contra a frente única e, assim, directa ou indirectamente ajude o inimigo de classe, incorrerá assim em pelo menos a mesma culpa perante a classe trabalhadora que aqueles que são historicamente responsáveis ​​por terem apoiado a política social-democrata de colaboração de classes, a política que em vários países europeus condenou a revolução em 1918 e abriu caminho ao fascismo.
      A atitude face à frente única marca o divisor de águas entre os sectores reaccionários da social-democracia e os sectores que se estão a tornar revolucionários. A nossa assistência a estes últimos será tanto mais eficaz quanto mais intensificarmos a nossa luta contra o campo reaccionário da social-democracia que participa num bloco com a burguesia. E dentro do campo da Esquerda a autodeterminação dos seus vários elementos terá lugar quanto mais cedo e mais determinadamente os Comunistas lutarem por uma frente unida com os Partidos Social-democratas. A experiência da luta de classes e a participação dos sociais-democratas no movimento da frente única mostrarão quem naquele campo provará ser de “esquerda” em palavras e quem é realmente de esquerda.” (Unity of the Working Class against Fascism)
      Como você pode notar não houve qualquer contradição com a politica Frente Única esclarecida anteriormente e tão pouco qualquer recuo para uma conciliação de classes com os dirigentes e linha direta social democracia.
      -A politica da aliança com a burguesia legitimamente nacional não é nenhum invenção do camarada Stalin, mas sim um desenvolvimento continuo da Comintern dada desde a direção de Lenin, vejamos as palavras do camarada Lenin e dos documentos da Comintern durante sua direção:
      “A Internacional Comunista deve concluir uma aliança temporária com a burguesia democrática das colónias e dos países atrasados, mas não fundir-se com ela, mantendo incondicionalmente a independência do movimento proletário, mesmo sob as suas formas mais rudimentares” (Teses para o II Congresso da Internacional Comunista)
      "A frente única dos trabalhadores é a palavra de ordem avançada no Ocidente durante o período de transição, caracterizado pela reunião organizada de forças. Da mesma forma, no Leste colonial, atualmente, o slogan chave para avançar é a frente única anti-imperialista. A sua conveniência decorre da perspectiva de uma luta prolongada com o imperialismo mundial que exigirá a mobilização de todos os elementos revolucionários. Esta mobilização torna-se ainda mais necessária pela tendência das classes dominantes nativas de fazerem compromissos com o capital estrangeiro dirigidos contra os interesses fundamentais das massas populares. Tal como no Ocidente a palavra de ordem da frente única dos trabalhadores ajudou e continua a ajudar a expor a venda dos interesses proletários pelos social-democratas, também a palavra de ordem de uma frente única anti-imperialista ajudará a expor as vacilações da vários grupos nacionalistas burgueses. Esta palavra de ordem também ajudará as massas trabalhadoras a desenvolver a sua vontade revolucionária e a aumentar a sua consciência de classe; irá colocá-los nas primeiras fileiras daqueles que lutam não só contra o imperialismo, mas também contra os remanescentes do feudalismo.” (Fourth Congress of the Communist International - Theses on the Eastern Question)
      Você afirma que a politica da Frente Única com a burguesia nacional chinesa no período da Comintern foi responsavel por derrotas sofridas pelo PCCh, vejamos as palavras do proprio Presidente Mao:
      “O camarada Dimitrov prestou oportunamente atenção à questão da criação de uma Frente Única Anti-japonesa na China. No artigo especial escrito em Julho de 1936, por ocasião da celebração do 15º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, o camarada Dimitrov deu um significado especialmente grande à política do Partido Comunista da China relativa à organização do Partido Comunista da China. Frente Nacional Unida e a necessidade da luta contra o sectarismo de “esquerda” e o oportunismo de direita no processo de criação desta frente nacional unida. Estas conclusões tiradas pelo camarada Dimitrov prestaram grande ajuda aos comunistas chineses na correcta realização da Frente Nacional Anti-Japonesa unida durante este período.” (Georgi Dimitrov and the Chinese People, Mao Zedong)
      É um fato que houveram problemas na aplicação das diretrizes da Comintern pelo PCCh, a Comintern havia recomendado a aplicação de uma politica menos ofensiva ao Kuomintang, achando que o PCCh ainda não estava preparado para uma ofensiva, quando na realidade estava, as diretrizes da Comintern não eram diretivas a ser seguidas cegamente, mas a serem analisadas e aplicadas de forma critica, como colocou o proprio camarada Stalin:
      “A delegação chinesa declara que o Partido Comunista da China obedecerá às decisões do Partido Comunista da União Soviética. Isso nos parece estranho. O partido de um estado está subordinado ao partido de outro estado. Isso nunca aconteceu e é inaceitável. Ambas as partes devem assumir responsabilidades para com seus povos, consultar-se mutuamente sobre certos assuntos, ajudar-se mutuamente e, quando surgirem dificuldades, devem unir estreitamente ambas as partes - isso é verdade. A reunião de hoje do Politburo com a sua participação foi uma das formas de comunicação entre os nossos partidos. É assim que deve ser.
      (…) Estamos muito gratos por tal respeito, no entanto, alguns dos pensamentos que expressamos não devem ser tomados como instruções. Podemos dizer que este é um tipo de conselho fraterno. E isso não é apenas em palavras, mas também em ações. Podemos aconselhá-lo, mas não indicar, porque não estamos suficientemente informados sobre a situação na China, não podemos comparar com você em conhecer os detalhes dessa situação, mas o mais importante, não podemos indicar, porque os assuntos chineses devem ser decididos inteiramente por vocês. Não podemos resolvê-los para você.
      Você deve entender, continuou I.V. Stalin, a importância de sua posição e o fato de que a missão que lhe foi confiada é de um significado histórico sem precedentes. E isso não é de forma alguma um elogio. Isso só fala de quão grande é sua responsabilidade e missão histórica.
      Uma troca de opiniões é necessária entre nossas duas partes, mas nossa opinião não deve de forma alguma ser tomada como uma indicação. Os partidos comunistas de outros países podem rejeitar nossa proposta. E nós, é claro, também podemos discordar das propostas dos partidos comunistas de outros países.” (De uma conversa com uma delegação do Comitê Central do PCCh em Moscou, 11 de julho de 1949)

    • @limaxe3432
      @limaxe3432 Před 2 měsíci +2

      O Presidente Mao derrotou esses seguidistas dogmaticos e aplicou corretamente a politica da Frente Única, o camarada Stalin apoiou plenamente a decisão do PCCh:
      “Achamos, portanto, que o Kuomintang rejeitará as conversações de paz nas condições que o PCCh apresenta. Consequentemente, o PCCh está pronto para negociações de paz, em vista das quais não pode ser responsabilizado por fazer parte da continuação da guerra civil. Neste caso, o Kuomintang será visto como o culpado por arruinar as negociações de paz. Desta forma, a manobra de paz dos kuomintangistas e dos EUA fracassará e vocês poderão continuar sua gloriosa guerra de libertação.” (Telegrama de JV Stalin para Mao Zedong datado de 10 de janeiro de 1949)
      -A Tese da Vitoria do Socialismo em Um Só País (que não tem qualquer relação com não apoiar a revolução mundial) também não é nenhuma politica inventada pelo camarada Stalin, mas sim desenvolvida continuamente desde o camarada Lenin, vejamos:
      "Com efeito, o poder do Estado sobre todos os grandes meios de produção, o poder do Estado nas mãos do proletariado, a aliança deste proletariado com muitos milhões de pequenos e muito pequenos camponeses, a garantia da direcção do campesinato pelo proletariado, etc., não é isto tudo o que é necessário para edificar a sociedade socialista integral a partir da cooperação, a partir apenas da cooperação, que antes desprezávamos como mercantilista e que também agora, sob a NEP, temos o direito de desprezar sob um certo aspecto, não será isto tudo o que é necessário para a construção de uma sociedade socialista completa? Isto não é ainda a construção da sociedade socialista, mas tudo isto é necessário e suficiente para essa construção." (Sobre a Cooperação)
      "O desenvolvimento do capitalismo procede de forma extremamente desigual nos diversos países. Isto não pode se dar de maneira diferente sob o sistema de produção de mercadorias. Disto segue, irrefutavelmente, que a vitória do socialismo não pode ocorrer simultaneamente em todos os países. O socialismo alcançará a vitória primeiro em um ou alguns países, enquanto os demais permanecerão burgueses ou prequeno-burgueses por algum tempo." (Programa de guerra da Revolução Proletária)
      "A desigualdade do desenvolvimento econômico e político é uma lei absoluta do capitalismo. Disso se deduz que é possível o socialismo começar por triunfar somente nalguns países capitalistas ou mesmo num só país isoladamente. O proletariado triunfante deste país, depois de expropriar os capitalistas e depois de organizar a produção socialista dentro de suas fronteiras, terá de enfrentar todo o resto do mundo, o mundo capitalista, atraindo para seu lado as classes oprimidas dos demais países, organizando neles a insurreição contra os capitalistas, empregando, caso necessário, inclusive a força das armas, contra as classes exploradoras e seus Estados". (A Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa).
      -O mérito da chefatura de Stalin na edificação do socialismo e vitória contra a besta nazifascista é um fato concreto para aqueles que estudaram a teoria e obra pratica do camarada Stalin, que não é pouca, veja o vasto material que disponibilizei no Guia de Estudos presente no Blog Grupo de Estudos Vale dos Pomares, pode encontrar lá diversas obras a cerca do governo Stalin e sua condução economia, que em nada foi extraída das podres teoria do economista trotskysta Preobrazhensky, que é o economista que os trotskystas acusam Stalin de ter copiado, para os sovieticos essa intriga era bem clara, Preobrazhensky propos uma teoria economica burguesa podre e foi derrotado, vejamos:
      "A prática da construção socialista traz uma série de novos momentos à nossa compreensão do direito. Ela traz uma consciência, razoável, planejada nas leis do período de transição (este inicio consciente é levado a cabo pela ditadura do proletariado). Em contraste com a “lei da acumulação socialista primitiva” e a “lei do custo do trabalho” que os trotskistas e a compreensão do direito da Nova Economia propõem, por analogia com as leis elementares do capitalismo, vemos toda a singularidade das leis de história após a vitória do proletariado liderando as massas trabalhadoras e a construção do socialismo." (Dialectical Materialism, Academy of Sciences of the Soviet Union, 1935)
      Sobre os méritos de Stalin na segunda guerra mundial não vou te recomendar nada em especifico pq não sou entusiasta de assuntos militares, o site stalinism.ru possui uma seção inteira dedicada a Stalin e o Exercito. Ai estão as respostas as suas questões, é necessário ter senso critico e ler a obra do camarada Stalin e as obras que demonstram a falsidade de todas as acusações que seus inimigos fizeram, se voce for um companheiro honesto vai reconhecer a partir das próprias fontes primarias que eu trouxe aqui que as acusações que te ensinaram contra Stalin são falsas, e isso se estende a todas as outras, com o devido estudo isso se revela

    • @limaxe3432
      @limaxe3432 Před 2 měsíci +1

      omo você pode notar com a leitura, não houve qualquer politica ultra-esquerdista que rejeitou a aliança com a social democracia e que se opôs diretamente a Frente Única, pelo contrario, a politica continuou a mesma em principios, só que destacando a necessidade do combate ao oportunismo latente da direção da social democracia e sua linha direita seguidista que se revelou daquele período em diante como a ala moderada do fascismo.
      - A Frente Popular é uma continuidade da mesma politica acima escalrecida, só que desenvolvida diante da etapa da derrota geral da direção e linha direta social democrata desvelada por sua traição frente ao fascismo e avanço da linha esquerda da social democracia em aliança aos comunistas, vejamos os documentos da Comintern:
      “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar mais fácil, não só para os trabalhadores social-democratas, mas também para aqueles membros dirigentes dos partidos e organizações social-democratas que desejam sinceramente adoptar a posição de classe revolucionária, trabalhar e lutar connosco contra o inimigo de classe. Ao mesmo tempo, declaramos que qualquer funcionário social-democrata, funcionário inferior ou trabalhador que continue a defender as tácticas disruptivas dos líderes social-democratas reaccionários, que se manifeste contra a frente única e, assim, directa ou indirectamente ajude o inimigo de classe, incorrerá assim em pelo menos a mesma culpa perante a classe trabalhadora que aqueles que são historicamente responsáveis ​​por terem apoiado a política social-democrata de colaboração de classes, a política que em vários países europeus condenou a revolução em 1918 e abriu caminho ao fascismo.
      A atitude face à frente única marca o divisor de águas entre os sectores reaccionários da social-democracia e os sectores que se estão a tornar revolucionários. A nossa assistência a estes últimos será tanto mais eficaz quanto mais intensificarmos a nossa luta contra o campo reaccionário da social-democracia que participa num bloco com a burguesia. E dentro do campo da Esquerda a autodeterminação dos seus vários elementos terá lugar quanto mais cedo e mais determinadamente os Comunistas lutarem por uma frente unida com os Partidos Social-democratas. A experiência da luta de classes e a participação dos sociais-democratas no movimento da frente única mostrarão quem naquele campo provará ser de “esquerda” em palavras e quem é realmente de esquerda.” (Unity of the Working Class against Fascism)
      Como você pode notar não houve qualquer contradição com a politica Frente Única esclarecida anteriormente e tão pouco qualquer recuo para uma conciliação de classes com os dirigentes e linha direta social democracia.
      -A politica da aliança com a burguesia legitimamente nacional não é nenhum invenção do camarada Stalin, mas sim um desenvolvimento continuo da Comintern dada desde a direção de Lenin, vejamos as palavras do camarada Lenin e dos documentos da Comintern durante sua direção:
      “A Internacional Comunista deve concluir uma aliança temporária com a burguesia democrática das colónias e dos países atrasados, mas não fundir-se com ela, mantendo incondicionalmente a independência do movimento proletário, mesmo sob as suas formas mais rudimentares” (Teses para o II Congresso da Internacional Comunista)
      "A frente única dos trabalhadores é a palavra de ordem avançada no Ocidente durante o período de transição, caracterizado pela reunião organizada de forças. Da mesma forma, no Leste colonial, atualmente, o slogan chave para avançar é a frente única anti-imperialista. A sua conveniência decorre da perspectiva de uma luta prolongada com o imperialismo mundial que exigirá a mobilização de todos os elementos revolucionários. Esta mobilização torna-se ainda mais necessária pela tendência das classes dominantes nativas de fazerem compromissos com o capital estrangeiro dirigidos contra os interesses fundamentais das massas populares. Tal como no Ocidente a palavra de ordem da frente única dos trabalhadores ajudou e continua a ajudar a expor a venda dos interesses proletários pelos social-democratas, também a palavra de ordem de uma frente única anti-imperialista ajudará a expor as vacilações da vários grupos nacionalistas burgueses. Esta palavra de ordem também ajudará as massas trabalhadoras a desenvolver a sua vontade revolucionária e a aumentar a sua consciência de classe; irá colocá-los nas primeiras fileiras daqueles que lutam não só contra o imperialismo, mas também contra os remanescentes do feudalismo.” (Fourth Congress of the Communist International - Theses on the Eastern Question)

    • @limaxe3432
      @limaxe3432 Před 2 měsíci

      Você afirma que a politica da Frente Única com a burguesia nacional chinesa no período da Comintern foi responsavel por derrotas sofridas pelo PCCh, vejamos as palavras do proprio Presidente Mao:
      “O camarada Dimitrov prestou oportunamente atenção à questão da criação de uma Frente Única Anti-japonesa na China. No artigo especial escrito em Julho de 1936, por ocasião da celebração do 15º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, o camarada Dimitrov deu um significado especialmente grande à política do Partido Comunista da China relativa à organização do Partido Comunista da China. Frente Nacional Unida e a necessidade da luta contra o sectarismo de “esquerda” e o oportunismo de direita no processo de criação desta frente nacional unida. Estas conclusões tiradas pelo camarada Dimitrov prestaram grande ajuda aos comunistas chineses na correcta realização da Frente Nacional Anti-Japonesa unida durante este período.” (Georgi Dimitrov and the Chinese People, Mao Zedong)
      É um fato que houveram problemas na aplicação das diretrizes da Comintern pelo PCCh, a Comintern havia recomendado a aplicação de uma politica menos ofensiva ao Kuomintang, achando que o PCCh ainda não estava preparado para uma ofensiva, quando na realidade estava, as diretrizes da Comintern não eram diretivas a ser seguidas cegamente, mas a serem analisadas e aplicadas de forma critica, como colocou o proprio camarada Stalin:
      “A delegação chinesa declara que o Partido Comunista da China obedecerá às decisões do Partido Comunista da União Soviética. Isso nos parece estranho. O partido de um estado está subordinado ao partido de outro estado. Isso nunca aconteceu e é inaceitável. Ambas as partes devem assumir responsabilidades para com seus povos, consultar-se mutuamente sobre certos assuntos, ajudar-se mutuamente e, quando surgirem dificuldades, devem unir estreitamente ambas as partes - isso é verdade. A reunião de hoje do Politburo com a sua participação foi uma das formas de comunicação entre os nossos partidos. É assim que deve ser.
      (…) Estamos muito gratos por tal respeito, no entanto, alguns dos pensamentos que expressamos não devem ser tomados como instruções. Podemos dizer que este é um tipo de conselho fraterno. E isso não é apenas em palavras, mas também em ações. Podemos aconselhá-lo, mas não indicar, porque não estamos suficientemente informados sobre a situação na China, não podemos comparar com você em conhecer os detalhes dessa situação, mas o mais importante, não podemos indicar, porque os assuntos chineses devem ser decididos inteiramente por vocês. Não podemos resolvê-los para você.
      Você deve entender, continuou I.V. Stalin, a importância de sua posição e o fato de que a missão que lhe foi confiada é de um significado histórico sem precedentes. E isso não é de forma alguma um elogio. Isso só fala de quão grande é sua responsabilidade e missão histórica.
      Uma troca de opiniões é necessária entre nossas duas partes, mas nossa opinião não deve de forma alguma ser tomada como uma indicação. Os partidos comunistas de outros países podem rejeitar nossa proposta. E nós, é claro, também podemos discordar das propostas dos partidos comunistas de outros países.” (De uma conversa com uma delegação do Comitê Central do PCCh em Moscou, 11 de julho de 1949)
      O Presidente Mao derrotou esses seguidistas dogmaticos e aplicou corretamente a politica da Frente Única, o camarada Stalin apoiou plenamente a decisão do PCCh:
      “Achamos, portanto, que o Kuomintang rejeitará as conversações de paz nas condições que o PCCh apresenta. Consequentemente, o PCCh está pronto para negociações de paz, em vista das quais não pode ser responsabilizado por fazer parte da continuação da guerra civil. Neste caso, o Kuomintang será visto como o culpado por arruinar as negociações de paz. Desta forma, a manobra de paz dos kuomintangistas e dos EUA fracassará e vocês poderão continuar sua gloriosa guerra de libertação.” (Telegrama de JV Stalin para Mao Zedong datado de 10 de janeiro de 1949)
      -A Tese da Vitoria do Socialismo em Um Só País (que não tem qualquer relação com não apoiar a revolução mundial) também não é nenhuma politica inventada pelo camarada Stalin, mas sim desenvolvida continuamente desde o camarada Lenin, vejamos:
      "Com efeito, o poder do Estado sobre todos os grandes meios de produção, o poder do Estado nas mãos do proletariado, a aliança deste proletariado com muitos milhões de pequenos e muito pequenos camponeses, a garantia da direcção do campesinato pelo proletariado, etc., não é isto tudo o que é necessário para edificar a sociedade socialista integral a partir da cooperação, a partir apenas da cooperação, que antes desprezávamos como mercantilista e que também agora, sob a NEP, temos o direito de desprezar sob um certo aspecto, não será isto tudo o que é necessário para a construção de uma sociedade socialista completa? Isto não é ainda a construção da sociedade socialista, mas tudo isto é necessário e suficiente para essa construção." (Sobre a Cooperação)
      "O desenvolvimento do capitalismo procede de forma extremamente desigual nos diversos países. Isto não pode se dar de maneira diferente sob o sistema de produção de mercadorias. Disto segue, irrefutavelmente, que a vitória do socialismo não pode ocorrer simultaneamente em todos os países. O socialismo alcançará a vitória primeiro em um ou alguns países, enquanto os demais permanecerão burgueses ou prequeno-burgueses por algum tempo." (Programa de guerra da Revolução Proletária)
      "A desigualdade do desenvolvimento econômico e político é uma lei absoluta do capitalismo. Disso se deduz que é possível o socialismo começar por triunfar somente nalguns países capitalistas ou mesmo num só país isoladamente. O proletariado triunfante deste país, depois de expropriar os capitalistas e depois de organizar a produção socialista dentro de suas fronteiras, terá de enfrentar todo o resto do mundo, o mundo capitalista, atraindo para seu lado as classes oprimidas dos demais países, organizando neles a insurreição contra os capitalistas, empregando, caso necessário, inclusive a força das armas, contra as classes exploradoras e seus Estados". (A Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa).
      -O mérito da chefatura de Stalin na edificação do socialismo e vitória contra a besta nazifascista é um fato concreto para aqueles que estudaram a teoria e obra pratica do camarada Stalin, que não é pouca, veja o vasto material que disponibilizei no Guia de Estudos presente no Blog Grupo de Estudos Vale dos Pomares, pode encontrar lá diversas obras a cerca do governo Stalin e sua condução economia, que em nada foi extraída das podres teoria do economista trotskysta Preobrazhensky, que é o economista que os trotskystas acusam Stalin de ter copiado, para os sovieticos essa intriga era bem clara, Preobrazhensky propos uma teoria economica burguesa podre e foi derrotado, vejamos:
      "A prática da construção socialista traz uma série de novos momentos à nossa compreensão do direito. Ela traz uma consciência, razoável, planejada nas leis do período de transição (este inicio consciente é levado a cabo pela ditadura do proletariado). Em contraste com a “lei da acumulação socialista primitiva” e a “lei do custo do trabalho” que os trotskistas e a compreensão do direito da Nova Economia propõem, por analogia com as leis elementares do capitalismo, vemos toda a singularidade das leis de história após a vitória do proletariado liderando as massas trabalhadoras e a construção do socialismo." (Dialectical Materialism, Academy of Sciences of the Soviet Union, 1935)
      Sobre os méritos de Stalin na segunda guerra mundial não vou te recomendar nada em especifico pq não sou entusiasta de assuntos militares, o site stalinism.ru possui uma seção inteira dedicada a Stalin e o Exercito. Ai estão as respostas as suas questões, é necessário ter senso critico e ler a obra do camarada Stalin e as obras que demonstram a falsidade de todas as acusações que seus inimigos fizeram, se voce for um companheiro honesto vai reconhecer a partir das próprias fontes primarias que eu trouxe aqui que as acusações que te ensinaram contra Stalin são falsas, e isso se estende a todas as outras, com o devido estudo isso se revela.

    • @nicolashue121
      @nicolashue121 Před 2 měsíci +1

      @@limaxe3432 CZcams sabotando a gente

  • @Tales_Silva
    @Tales_Silva Před 2 měsíci +1

    tem uns trosko chorando no tt tive que vir aqui ver

  • @sandman1006
    @sandman1006 Před 2 měsíci +3

    8:05 mas um culto ao indivíduo (ou "admiração" como vc disse) n seria despolitizante? Pois põe desenvolvimento do socialismo nas mãos de um messias, como se a classe trabalhadora fossem apenas executores de ordens da revolução e não os construtores.
    "Mas é só formanos chefes verdadeiramente comunistas" como assim? N é tão diferente de...sei lá...qualquer justificativa moral dos liberais ("o problema n é o capitalismo, é só termos elites boazinhas q td resolve", "o problema n é a estrutura da PM, é só termos policiais bonzinhos q td resolve"). Vc provavelmente diria algo como "mas nesses casos o problema é sistemico"...O MESMO VALE PRO -CULTO- ADMIRAÇÃO, o problema n é quem tá sendo -cultuado- admirado, o problema é a própria -cultuação- admiração, pelos motivos q eu citei na primeira parte do comentário
    11:56 e só pra saber: q retificação foi essa? Ele mandou um "errei fui mlk"? Meio difícil tu reviver quem foi morto, n dá pra retificar os efeitos disso (principalmente qnd são comunistas, pois isso afeta o desenvolvimento da teoria e prática)

    • @user-vi6vo3jb6j
      @user-vi6vo3jb6j Před měsícem +1

      Primeiro, a admiração dos líderes, das chefaturas é um fato consequente, incipiente do movimento, não uma meta do partido a construção de um "Messias", esse tipo de lógica afasta o núcleo analítico do marxismo.
      O fato das chefatutas diz respeito à ideologia e a materialidade do movimento. Não é como se escolhessemos a dedo pq achamos "bonito" ou pq é "melhor", como fez entender no comentário, mas eu fato das chefaturas é uma consequência da luta de classes no campo prático e teórico; as figuras revolucionárias que temos hoje historicamente fizeram por onde para alcançar o reconhecimento bem como foram feitos serem assim pela história.
      Quanto a última questão sobre a retificação de Stalin, simplesmente não entendi; não sei se está debochando da explicação simples, em um vídeo curto, do camarada João, ou se acha que um reticação simplesmente não é possível.

    • @sandman1006
      @sandman1006 Před měsícem

      @@user-vi6vo3jb6j n nego q algum nível de admiração a determinadas figuras surgiria, mas comparar isso com projetos de hinos, estátuas colossais e até mumificação financiadas PELO ESTADO (ou vai me dizer q td isso foi feito por voluntários sem ingerência dos governantes?), e dizer q é NATURAL e não uma CONSTRUÇÃO MESSIÂNICA é mt ignorância ou inocência.
      Sobre a retificação, meu ponto é: q retificação Stalin fez? E como isso "reverteu" o efeito da morte de quadros revolucionários?

    • @user-vi6vo3jb6j
      @user-vi6vo3jb6j Před měsícem +1

      @@sandman1006 Nada é natural. Apontar o dedo a algo fazer juízo é fácil, agora tente entender o fenômeno. Em que momento foram feitas as obras, qual sua importância; isso se liga ao que comentei, trata-se de um fato incipiente; bem como em algum momento a classe burguesa foi revolucionária e teve seus líderes históricos, a classes revolucionaria do proletariado também tera seus líderes, não temos que inventar uma métrica pra diferenciar lenin de Washington, pq essa relação não existe, em virtude do movimento que expressa. Erros aconteceram, essa é a luta de classes.
      Procure ler o texto de stalin, leia também o sobre a nova democracia e a entrevista com o presidente gonzalo.

    • @user-vi6vo3jb6j
      @user-vi6vo3jb6j Před měsícem

      Outra leitura boa seria o livro do Plekhanov sobre o indivíduo na história.

    • @sandman1006
      @sandman1006 Před měsícem

      @@user-vi6vo3jb6j com natural eu quis dizer "espontâneo" (que surgiu das próprias pessoas envolvidas DIRETAMENTE no projeto, seja os cantores dos hinos, seja os artistas das estátuas, etc), vc acha q essas obras n foram PENSADAS com um propósito político por quem estava no GOVERNO? Q propósito político vc acha q está sendo cumprindo pelo GOVERNO ao elevar de forma PENSADA uma figura a um patamar messiânico? N importa o quanto vc diga q "n é messiânico", pois esse É o efeito.
      Como eu disse, óbvio q existirá figuras q serão "espontaneamente" admiradas, mas isso difere muito de um projeto político pensado de elevar essa figura.
      E outra: quando foi q eu propus uma "métrica" pra comparar líderes? E tu ainda meteu um Washington no meio, para de colocar palavras na minha boca.
      "Erros aconteceram" e...? Tanto vc quanto o fragoso estão literalmente tentando justificar isso, vc chama isso de erro mas n trata como tal.
      Ent a retificação de Stalin foi um texto? Um texto reparou os erros e as consequências dos mesmos? Era um txt mágico por acaso?
      Sobre o Gonzalo, pqp hein, n me esqueço do vídeo em q ele falou sobre o movimento e no final o fragoso disse algo mais ou menos assim: "tem muitas mentiras, como q Gonzalo criou um culto de personalidade [...] mas pra todas as mentiras tem obras q desmentem". E IMEDIATAMENTE DEPOIS, corta pra crianças e jovens balançando a bandeira com a cara do Gonzalo enquanto cantam um hino sobre ele kkkkkkk.
      Me pergunto pq ele n "desmentiu" essa tese no próprio vídeo, afinal ele já fez com outras acusações, qual o problema de desmentir mais uma? Deve ser pq n é uma mentira