DESEJOS SECRETOS? Não ignore-os!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 09. 2024
  • PARE de ignorar seus DESEJOS!
    Mais de um milhão de livros disponíveis, os títulos que você sempre sonhou em ler no Amazon Kidle Unlimited, teste grátis: www.amazon.com...
    Curso Psicanálise Conheça seu Inconsciente go.hotmart.com...
    Segundo a doutrina judaico- cristã, todo mal do mundo teve origem após Adão e Eva cederem a um desejo.
    Segundo as normas da sociedade, não se pode viver praticando todos os prazeres dos quais sentimos vontade, e isso pode ser ainda mais rígido a depender da cultura e comunidade.
    Crescemos aprendendo regras de não ceder aos impulsos, e sempre passamos essas regras de pais para filhos e de geração em geração.
    Acontece que, apesar das normas e princípios citados possuirem alguma base e fundamentos para terem sido criadas. Nós seres humanos estamos sujeitos a desejarmos objetos dos mais variados tipos, acompanhados dos mais variados sentimentos.
    Amor, ódio, raiva, Melancolia, tristeza, prazer, alegria, euforia.
    Tudo isso faz parte do cotidiano em nossa mente, é um pacote de fábrica que adquirimos e que ninguém está livre. A não ser pessoas com algum disturbio sério como a psicopatia por exemplo. Mas isso seria assunto para um outro momento, comenta aí se deseja um vídeo sobre isso.
    Para exemplificar melhor, você já deve ter conhecido alguém que colapsou a mente, entrou em surto ou teve uma crise de ansiedade por guardar um desejo.
    Se alguém sofre muito calado por exemplo, ao ser muito reprimido por algum fator opressor ou agressor, ao invés de ceder ao desejo de reagir, a pessoa vai reprimindo todo esse conteúdo, vai guardando essas mágoas para si. E de repente todo esse conteúdo estravaza de uma vez em forma de uma crise.
    Ou uma pessoa se apaixona por outra, deseja muito se aproximar, mas protela devido a uma timidez extrema. Então acaba sendo tarde, a pessoa amada, conhece um terceiro e se relaciona. E isso causa uma frustração enorme no sujeito, que pode ter uma depressão, sofrer até de uma espécie de coplexo de rejeição e cair em uma angústia profunda.
    Note pelos exemplos que desejos podem variar nos mais diversos campos. Sexual, emocional, afetivo, profissional.
    Sigmund Freud, pai da Psicanálise e fundador da metapsicologia, criou o conceito de pulsão, que seria uma espécie de energia que atua o tempo todo entre a mente e o corpo humano, incentivando o indivíduo a satisfazer seus desejos.
    Logo, um desejo pode ser ignorado, porém nunca esquecido.
    Agora, você pode estar se perguntando o seguinte: Se reprimir as vontades assim, causa tanto mal, devo então sair cedendo aos impulsos da maneira como bem entender? Bem isso pareceria loucura certo? E poderia trazer algumas consequências indesejáveis...
    Então qual é a solução? O que devo fazer se não posso dar um soco na cara do meu chefe, ou assaltar um banco para ficar rico?
    Uma alternativa está em integrar esses sentimentos e desejos sem necessariamente praticar.
    Tanto desejos atuais, quanto desejos antigos que foram frustrados a agora não podem mais ser satisfeitos.
    Pois, um dos piores sentimentos que um desejo pode causar, é a culpa. Tanto a culpa pelo sentir, quanto a culpa pelo haver praticado algo ilícito. A culpa é uma das sensações mais destrutivas que existem e pode causar danos ainda mais sérios.
    Integrar então seria admitir os desejos mesmo que não venha a pratica-los, recebe-los como fazendo parte do seu eu, lidar com as situações de maneira madura e deslocar os sentimentos de forma saudável.
    Ao invés de ter uma crise de nervosismo e ir parar no hospital, ou chutar o coitado do seu cachorro de estimação por estar com raiva do ex cônjuge. Você pode descarregar essa energia praticando alguma outra atividade que lhe seja mais aceitável, mas primeiro você precisa reconhecer a existência do seu desejo ao invés de nega-lo.
    Se você se sente em um sofrimento além do normal por causa dos seus desejos, um profissional psicanalista pode te ajudar a reconhecer essas pulsões e integra-las em si, dessa maneira poderá resignifica-las e obterá uma melhor inteligência emocional, onde entenderá o que de fato te pertence para melhor adaptar ao seu cotidiano.
    Se desejar, curta o vídeo e se inscreva no canal.
    Siga-nos no Instagram:
    www.instagram....

Komentáře • 4