Universidade Pública: tira dos pobres e DÁ PROS RICOS!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2020
  • Link do estudo: mercadopopular.org/nota-de-po...
    Discord: mbl.org.br/discord
    Twitch: @kkataguiri
    Facebook: kataguiri.kim
    Instagram: @kimkataguiri
    Twitter: @kimpkat

Komentáře • 809

  • @kimkataguiri
    @kimkataguiri  Před 3 lety +50

    Link do estudo: mercadopopular.org/nota-de-politicas-publicas/como-as-universidades-publicas-no-brasil-perpetuam-a-desigualdade-de-renda-fatos-dados-e-solucoes/

    • @sammilan174
      @sammilan174 Před 3 lety +2

      Valeu, mano!

    • @lucasdelima9239
      @lucasdelima9239 Před 3 lety +9

      Kim, admiro seu trabalho, mas essa lógica da pesquisa está bem errada do ponto de vista estatístico. Óbvio que a proporção dos mais pobres na universidade será menor, por que a grande maioria da populaçao é pobre. 1000 pobres e 100 entrarem na universidade é 10%; 10 ricos e 9 entrarem é 90%.
      Fora que utiliza dados de 2013, sendo que as cotas foram ampliadas por volta de 2015 (em alguns casos, como a usp, estao indo pra 50% só em 2021)
      Voce tem que ver as proporçoes de pessoas NA FACULDADE, que com pesquisas recentes ja mostram que a maioria, devido às cotas, é de baixa renda. Como mostra esta pesquisa, 70% dos alunos das instituiçoes de ensino superior publicas sao de baixa renda em 2018 (contra 44% por volta dos anos 2000):
      www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Před 3 lety +3

      @@lucasdelima9239 cara se acha que o kim ta afim de procurar a verdade desses DADOS kkkkk
      povo é muito bobo mesmo ele só ta a fim de SUCATEAR E SACANEAR COM AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
      EVITAR QUE OS MELHORES ALUNOS RICOS ESTUDEM JUNTO COM POBRES OU DE CLASSE MÉDIA!!!
      KIM É UM LIBERAL E ELE ODEIA O FATO DE QUE AS MELHORES FACULDADES BRASILEIRAS SÃO ESTATAIS.
      DESISTE DE BUSCA PELA VERDADE NESSA DISCUSSÃO ELE TA SÓ QUERENDO ENROLAR OS TROUXAS AQUI E ELE É ESPERTO ELE CONSEGUE ISSO SEM USAR DADOS FALSOS APENAS USANDO DADOS QUE CONVÉM.

    • @dewebtech7607
      @dewebtech7607 Před 3 lety +1

      Já viu a história do cientista Gustavo Cabral ? Massa !! Cientista representante entre Oxford e Brasil na produção da possível vacina do Covid 19 .

    • @albertocosta5830
      @albertocosta5830 Před 3 lety +1

      Lucas de Lima Boaaaaaa

  • @robertopachecofilho4060
    @robertopachecofilho4060 Před 3 lety +207

    Rico faz faculdade pública e pobre se vira pra pagar uma particular que sai mais em conta... Essa é a realidade...

    • @lucasmatos9559
      @lucasmatos9559 Před 3 lety +32

      Cara você falou tudo! Na minha cidade tem uma universidade pública, o resto é tudo particular, na pública 65%, são de pessoas com renda alta, já nas particulares, 55%, são de pessoas assalariadas.

    • @dianagoncalves2282
      @dianagoncalves2282 Před 3 lety +3

      Verdade

    • @laurofernands
      @laurofernands Před 3 lety +20

      O pobre paga pela pública, porém não chega a engraçar em uma pela má qualidade do ensino fundamental e médio, e paga uma particular, porque é sua única alternativa caso queria se graduar.

    • @viniciuspereira_
      @viniciuspereira_ Před 3 lety +7

      @@lucasmatos9559 Como o Lauro falou, o grande problema está no ensino básico. O ingresso a universidade pública se dá por meio de vestibular, é evidente que quem possui um ensino básico de qualidade tem proporcionalmente mais chances de ingressar na faculdade, nesse caso, ao contrário do Ensino superior, às instituições de ensino privadas possuem um desempenho infinitamente melhor que a pública, como escolas particulares de qualidade é privilégio de poucos, e as públicas não possuem rendimento satisfatório, é evidente que a população de baixa renda vai ser prejudicada. Portanto, a culpa não é do modelo de universidade pública, muito pelo contrário, o problema está na precariedade do ensino básico, que não oferece ao aluno condições adequadas para a prestação de um bom vestibular.

    • @leonandrade2343
      @leonandrade2343 Před 3 lety

      As universidades públicas tem cotas que variam de 20 a 50%, em alguns casos chegam a quase 90% do corpo discente em cursos disputados: g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/02/unicamp-5-cursos-mais-disputados-tem-43-de-egressos-da-rede-publica.html

  • @ferdinandoantonio2333
    @ferdinandoantonio2333 Před 3 lety +196

    Sou de faculdade pública e sou o único que pega ônibus da minha sala, triste realidade

    • @viniciusneves5738
      @viniciusneves5738 Před 3 lety +10

      Mesmo sendo público nunca é de graça amigo, é triste a realidade

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Před 3 lety +4

      cara olha as universidades privadas no Brasil são um verdadeiro LIXO!!! EM COMPARAÇÃO COM AS PÚBLICAS. UNIESQUINAS QUE SÓ VENDEM DIPLOMA PRA OTÁRIO!!!

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Před 3 lety +6

      o dado dele não é falso é um dado super tendencioso!!! e manipulador dos mais lerdos kkkkk
      olha a frase abaixo do colega ai abaixo
      "Óbvio que a proporção dos mais pobres na universidade será menor, por que a grande maioria da populaçao é pobre. 1000 pobres e 100 entrarem na universidade é 10%; 10 ricos e 9 entrarem é 90%."
      vc tem 1 zilhão de pobres kkkkk lógico que a chance de um pobre entrar e mais dificil e vc tem meia dúzia de pessoa no Brasil que ganha mais de 80 mil por mes e lógico que a chance desse hiper ricaço entrar é grande é matemática cara
      Voce tem que ver as proporçoes de pessoas NA FACULDADE, que com pesquisas recentes ja mostram que na universidade pública tem uma mistura entre pessoas de
      classe media baixa media media e gente rica tudo misturado.
      Miserável nao vai estudar em lugar nenhum mesmo o cara ta passando fome kkkkk.
      Agora o vídeo é muito pra manipula trouxa kkkk só quem não sabe matemática cai nesse papinho besta.
      sem contar que as universidades privadas no Brasil só tem unilixo se vc compara os ranking das faculdades as públicas sao de muito melhor qualidade que os lixos das privadas, aí vc encontra bamdo de gente hoje com faculdade privada unilixo e desempregado pq a faculdade era uma bosta!! geralmente veem de unilixo.

    • @BatendoNaTecla
      @BatendoNaTecla Před 3 lety +3

      @@Tiago-it9hi Isso não é verdade, temos ótimas universidades no Brasil, só para citar uma tem a Puc.
      Mas de uma olhada no ranking mundial de faculdades, com relação a seus destaques mundiais, verá que a USP é uma das melhores faculdades do Brasil, assim como UFRJ, entre outras muito boas.
      Elas não estão entre as vinte melhores do mundo.
      "A Universidade de São Paulo (USP) melhorou de posição pelo terceiro ano consecutivo, ficando em 115ª no mundo e 3ª na América Latina. "(vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/melhores-universidades-do-mundo-no-ranking-qs-2021.htm)
      Concluo com o seguinte, precisamos de mais professores bons no meio acadêmico brasileiro, não estou dizendo que não existem, mas precisamos de mais muito mais.
      Precisamos também de melhores salários.
      Como pode o professor receber menos do que o próprio aluno quando sai da universidade e vai para o mercado de trabalho???
      Sabe o que isso gera?
      Gera a saída dos bons profissionais da sala de aula.

    • @BatendoNaTecla
      @BatendoNaTecla Před 3 lety +4

      Cara eu não acho isso triste, acho isso necessário para que vc possa chegar a essa sala de aula.
      Fiz minha especialização em outra cidade (Na minha cidade não tinha o curso que eu queria fazer), eu precisei por dois anos viajar de 15 em 15 dias, mais de 8 horas de viagem só para fazer minhas aulas.
      Triste na minha história, seria não ter conseguido pegar esse ônibus.
      Vejo muito as pessoas reclamando que é difícil, mas é difícil para todos. Concordo que seja mais difícil para uns do que para outros, mas então devemos todos parar com tudo e esperar a morte chegar, já que a dificuldade nos impediu de prosperar.
      Força cara, verá que no final seu esforço vai valer a pena; Não esqueça que para isso, precisamos fazer ele valer.

  • @davialbuquerque4964
    @davialbuquerque4964 Před 3 lety +68

    Sou formado em Engenharia em uma federal. Tive uma experiência horrível. A qualidade de ensino é péssima, professores que não estão nem aí pra qualidade de ensino, muitas vezes sentindo prazer em prejudicar os alunos para inflar o próprio ego. A boa fama das federais está no alto grau de comprometimento dos alunos (falo por Engenharia). Os alunos se esforçam o triplo para compensar a baixíssima qualidade de ensino. Concordo com o que o Kataguiri falou.

    • @sergiogabriel1656
      @sergiogabriel1656 Před 3 lety +7

      Exatooo mano, até hoje eu não entendo essa tara que as pessoas tem por universidade pública principalmente federal. Óbvio que existem casos a parte como a Usp, UnB e etc. Mas eu não entendo pq historicamente prefere universidade pública. Deveria ser como nos EUA, Canadá, Austrália, em que a pessoa faz o vestibular pra obter um desconto na mensalidade da Universidade

    • @davialbuquerque4964
      @davialbuquerque4964 Před 3 lety +2

      @@sergiogabriel1656 exato. Obviamente nao podemos generalizar, mas, por incrivel que pareça, hoje em dia pra mim apenas ITA e IME sao sinonimos de qualidade na area da Engenharia. Tenho um amigo muito proximo formado em Engenharia Eletrica na USP que comeu o pao que o diabo amassou pra se formar. Segundo ele, a qualidade do ensino era deploravel, muito aquem do que era vendido pra ele no ensino medio. Ele praticamente foi um autodidata durante toda a graduacao. Detalhe, o cara era medalhista de matematica e fisica no colegial.

    • @gabrielroque3727
      @gabrielroque3727 Před 3 lety +1

      @@davialbuquerque4964 UEM e a UEL também são boas

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety +2

      @@sergiogabriel1656 pq as universidades públicas são melhores. Elas selecionam melhor o aluno, tem professores mais qualificados e investem mais em ciência e tecnologia. Com raras exceções, como PUC, Mackenzie e FGV, universidades particulares são grandes varejões do ensino.

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety +1

      @@davialbuquerque4964 se na USP, que é a melhor universidade do país e vira e meche aparece entre as 100 melhores do mundo a situação está assim, imaginas nas particulares uniesquinas

  • @sammilan174
    @sammilan174 Před 3 lety +171

    Kim, as fontes na descrição!!!!!!!

    • @alinepiroutek8932
      @alinepiroutek8932 Před 3 lety +33

      Editor do Kim, dá uma força aí. Senão parece que é tudo fakenews pra derrubar o mito populista.
      Up

    • @TiagoCamel
      @TiagoCamel Před 3 lety +8

      Concordo

    • @tiago_snd6849
      @tiago_snd6849 Před 3 lety +6

      up

    • @lucasdelima9239
      @lucasdelima9239 Před 3 lety +16

      Kim, admiro seu trabalho, porém a lógica da pesquisa está bem errada do ponto de vista estatístico. Óbvio que a proporção dos mais pobres na universidade será menor, por que a grande maioria da populaçao é pobre. 1000 pobres e 100 entrarem na universidade é 10%; 10 ricos e 9 entrarem é 90%.
      Voce tem que ver as proporçoes de pessoas NA FACULDADE, que com pesquisas recentes ja mostram que a maioria é de baixa renda

    • @lucasdelima9239
      @lucasdelima9239 Před 3 lety +7

      Fora que utiliza dados de 2013/14, quando as cotas foram ampliadas para 50% por volta de 2015 (o que ainda tem o delay das pessoas antigas irem se formando para começar ser 50% do total de açunos)

  • @robertopachecofilho4060
    @robertopachecofilho4060 Před 3 lety +13

    Sou pobre... Passei pra UERJ em 94, mas não consegui estudar, pois os livros eram caros, gastos com xerox eram altos, ou seja, só quem era classe média alta conseguia acompanhar as aulas, acabei largando...

    • @alinepiroutek8932
      @alinepiroutek8932 Před 3 lety +1

      Putz mano, meus pêsames. Conseguiu ter uma vida digna desde então?

    • @robertopachecofilho4060
      @robertopachecofilho4060 Před 3 lety +4

      @@alinepiroutek8932 Sim!!! Taquei o foda-se pra nível superior, fiz um pós médio técnico em Redes de Computadores e trabalho por conta própria no ramo... Hj em dia, faculdade é só vaidade mesmo, o diploma em si não vale mais nada...

    • @alinepiroutek8932
      @alinepiroutek8932 Před 3 lety +1

      @@robertopachecofilho4060 Vale se vc for um ladrão safado que nem o Lula pra ter tratamento especial de luxo na cadeia 👌. Boa cara. Eu tô fazendo faculdade há 7 anos e me arrependo de não ter ido trabalhar como técnico que tinha formação já. Minha família botou na minha cabeça desde cedo que o próximo passo após ensino médio é a faculdade.

    • @june5831
      @june5831 Před 3 lety

      @@alinepiroutek8932 idem

  • @allanalima
    @allanalima Před 2 lety +5

    Meu amigo, a solução não é privatizar o ensino público, a solução é aumentar a cota social. A privatização das universidades públicas só faz com que a desigualdade social se perpetue, o pensamento não pode ser só no presente, às decisões precisam ser tomadas pensando no futuro.

    • @brenoborgesdacosta5653
      @brenoborgesdacosta5653 Před 2 lety

      Esse vídeo é mais de 1 ano,e você meio que se baseio em mentiras de políticos.

  • @batistetti
    @batistetti Před 3 lety +14

    Excelente!!
    Só uma observação na sua tese:
    Pagar mensalidade não vai mudar o fato de que as pessoas com maiores rendas conseguem estudar a vida toda em escolas privadas e com isso conseguem melhores colocações nos vestibulares.
    Portanto por mais que seja cobrado uma mensalidade, as pessoas com maiores rendas e que tiveram acesso à uma educação básica de melhor qualidade vão continuar dominando e preferindo as faculdades públicas mais conceituadas.
    Minha visão é um pouco mais "radical": Quem pode pagar por uma faculdade privada não pode ingressar na faculdade pública. Assim como quem tem certa renda, não pode pegar bolsa família, auxílio emergencial, etc...

  • @alecosta6306
    @alecosta6306 Před 3 lety +11

    Eu fico revoltada quando vem gente “pobre” querendo defender a entrada de rico na faculdade pública. Olha é de foder! 😤

    • @seu.madruga
      @seu.madruga Před 5 měsíci

      Enquanto o riquinho tá fazendo vlog, o pobre idiota que defende tá na merda, trabalhando igual um condenado

  • @rafaelpereiradossantos8622
    @rafaelpereiradossantos8622 Před 3 lety +10

    O Rico faz faculdade federal pelo fato de o ensino ser, na grande maioria das instituições, em tempo integral. O pobre faz particular através de bolsa do governo como o Prouni, se lascando trabalhando de dia e estudando à noite.

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety

      Prouni que foi criado pelo PT. E metade das vagas nas públicas são ocupadas por pessoas pobres, está na lei.

  • @gabrielnunes9172
    @gabrielnunes9172 Před 3 lety +9

    Kim eu acho que a principal função de uma universidade pública é produzir pesquisa, que nem sempre terá um lucro atribuido a essa pesquisa mas ela é essencial pra melhorar a qualidade de vida da sociedade. O problema está no tipo de tributação no Brasil que penaliza os mais pobres.

  • @silvioasahikonishioka2760
    @silvioasahikonishioka2760 Před 3 lety +11

    Temos que investir mais em educação básica!! Eu lembro que na década de 80 e uma parte de 90, tínhamos muito mais chance de entrar em universidades públicas.
    "Temos que investir em educação, para que no futuro não tenhamos que investir em cadeias."

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety +5

      Como??? Tinham muito menos vagas do que hoje, era muito mais difícil. Pobre não entrava na universidade nos anos 80 e 90.

    • @thintheherd9326
      @thintheherd9326 Před 2 lety +3

      @@julia.cruz131 kkkkkkkk "muito mais chance" kkkkkkkkkkk

  • @thiagorodrigues9138
    @thiagorodrigues9138 Před 3 lety +8

    Tem que investir na base, não adianta nada pegar atalho na vida com cota para entrar nas universidades se a pessoa não tem formação básica...... vai formar um advogado que não consegue redigir um texto, um médico que não sabe ler um artigo em inglês para se atualizar, um engenheiro que não saber fazer contas e etc.....
    No final, o mercado seleciona os mais preparados independente de cota.

  • @marciomotaramos9256
    @marciomotaramos9256 Před 3 lety +9

    Esta realidade pode ser mudada se investir no ensino básico, dando a todos a mesma base de conhecimento para se disputar a vaga. Na minha área, Ciências Agrárias, eu não percebo a dificuldade de alunos de classe econômica mais baixa de ingressarem. Na área há um grande ingresso de alunos carentes que mudam de classe. Em áreas mais concorridas como medicina, realmente o ingresso de alunos mais abastados é bem maior.

  • @rafaelreed
    @rafaelreed Před 2 lety +5

    5 em cada 3 playboys que conheci na adolescência foram pra universidade federal, agora meus colegas de escola pública, me pergunte onde se formaram, caso tenham ingressado no ensino superior.

  • @thiagogamalins9476
    @thiagogamalins9476 Před 3 lety +9

    Sensacional! E quem está falando é uma pessoa formada em uma Universidade Federal! Não sou pobre, fiz os melhores cursinhos (matérias isoladas de 4 matérias), estudei no melhor e mais caro colégio de Maceió (Contato), passei, e só tive colegas de escolas particulares na minha turma de Direito. Eu que podia pagar não paguei nada pelo curso superior inteiro, e quem não podia pagar foi tentar um FIES para ver se conseguiria ingressar em uma faculdade particular, endividando-se por boa parte da vida ou até mesmo para o resto dela. Isso é justo?

  • @BatendoNaTecla
    @BatendoNaTecla Před 3 lety +200

    Cara o difícil é fazer as pessoas mais humildes compreenderem isso.

    • @mariagiacometti1247
      @mariagiacometti1247 Před 3 lety +1

      Verdade

    • @MrLoowiz
      @MrLoowiz Před 3 lety +17

      "Humilde". Odeio esse termo. Chama de pobre logo, não é xingamento.

    • @brunocorreadeoliveira3807
      @brunocorreadeoliveira3807 Před 3 lety

      Concordo

    • @jadsonfeliph582
      @jadsonfeliph582 Před 3 lety +2

      Só dá 20 reais e um saco de cimento. Aposto que eles vão compreender kkkk
      Mas o difícil mesmo é fazer, os esquerdistas compreenderem isso.

    • @claudioaugusto8611
      @claudioaugusto8611 Před 3 lety

      Se explicado de maneira lúcida e simplificada, talvez entenderiam sim.

  • @Marcelosantos-pn8kg
    @Marcelosantos-pn8kg Před 3 lety +76

    A questão não é a universidade pública e sim e educação de base que é uma bosta!

    • @laurofernands
      @laurofernands Před 3 lety +6

      As duas são a questão

    • @ryangouveia8217
      @ryangouveia8217 Před 3 lety +3

      Porém as mesmas levam valiosa parte do orçamento da educação

    • @Gadottinho
      @Gadottinho Před 8 měsíci +2

      não, a melhor universidade do brasil está no rank 700º no mundo, a educação, em qualquer nível, no brasil, é ABISMAL

  • @Rickazama
    @Rickazama Před 3 lety +3

    Do que adianta Universidade Pública, mas a BASE Pública é totalmente zoada?!
    Sem contar o fato de não haver nenhum retorno para a instituição após a formação de tal profissional.
    O sistema de ensino brasileiro, como um todo, é ridículo!!!

  • @polacobr
    @polacobr Před 3 lety +3

    O sistema de cotas do Brasil é simplesmente falho, do que adianta existir cota para estudantes vindos da escola pública se na própria escola pública não são só os pobres que frequentam? sim, rico pode usufruir da rede pública de ensino... A partir daí basta vc ter uma conta no seu nome "comprovando" que mora "sozinho" e esta desempregado, pronto, vc automaticamente tem direito a cota, a malandragem tá feita. Além disso, como o sistema de cotas vai funcionar sendo que a maior parte dos aprovados nos vestibulares das universidades federais são justamente aqueles que tem a condição financeira de estudar anos em cursos preparatórios...

  • @Ronan835
    @Ronan835 Před 3 lety +21

    Foi o que eu sempre disse. Toda universidade tem que ser paga e oferecer bolsas de estudo para quem realmente não tem condições, como o Proune por exemplo.

    • @igormarcos381
      @igormarcos381 Před 3 lety +8

      Mas já são pagas através dos nossos impostos, o certo é melhorar a educação básica, porque ai o filho do pobre e do rico vão lutar pela vaga em uma condição de igualdade.

  • @ManoelFS
    @ManoelFS Před 3 lety +6

    Obrigado Kim pelo trabalho de esclarecimento, é triste ver que o Brasil sempre faz o inverso que as nações de primeiro mundo, estamos sempre na contramão.

  • @rfraiol
    @rfraiol Před 3 lety +17

    Seria maravilhoso se todas as pessoas entendessem o que o Kim acabou de explicar nesse vídeo. O problema é que a grande maioria da população adora o país lotado de serviços públicos. Todos vão dizer: "E como fica o pobre sem os serviços públicos ?". Essa galera esquece que não existe almoço de graça, alguém vai ter que pagar a conta.

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety

      Sim, vamos logo acabar com as universidades públicas e com o SUS!
      o pobre que se foda, não vamos pagar para ele estudar e não morrer sem atendimento médico

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety

      @Guima Channel exato!

    • @albertotenorio2002
      @albertotenorio2002 Před 2 lety

      Cara não tem oque entender, de você acredita mesmo nessa linda história deve acreditar na fada do dente também só pode, se fosse obrigatório gente que tem dinheiro pagar faculdade pública isso implicaria diversas interpretações, o ProUni mesmo, se você ganha mais de 2 salários mínimos você não pode ganhar uma bolsa pra uma faculdade de medicina você é pobre de mais pra pagar uma mensalidade de medicina de 12 mil reais e é rico de mais pra ganhar uma bolsa, esse tipo de coisa que acontece.

    • @thintheherd9326
      @thintheherd9326 Před 2 lety +2

      Se pelo menos existisse um método de colocar pobre e preto na faculdade... Sei lá, um sistema de COTAS?

    • @albertotenorio2002
      @albertotenorio2002 Před 2 lety

      @@thintheherd9326 já existe sistema de cota que faz isso mano

  • @gabrielr.apolonio5059
    @gabrielr.apolonio5059 Před 3 lety +5

    Kim quando um dia conseguir essa informação/dado publique por favor para nós!!
    Quantos saem da faculdade pública diretamente para exercer função em outro país, não diminuindo o mérito individual de alguém ascender na carreira, mas falando em desperdício, esse seria o maior prejuízo pra finalizar a cadeia do mal uso da universidade pública ou federal!!
    Sem claro deixar de exaltar claro os acertos e as coisas boas que acontecem, mas nem tudo são flores e nas universidades federais tem muitos problemas gravíssimos de todas as naturezas em seus campus!!
    obrigado pelo esforço sempre!

    • @wesleyb3957
      @wesleyb3957 Před rokem

      Isso é apenas minha analise:
      O Brasil investe em educação, mas não investe no desenvolvimento econômico. Aí tem muitos estudantes formados, porém não há empresas que precisem desse indivíduo.
      Nos países desenvolvidos houve primeiro o desenvolvimento econômico, com taxas de escolaridades baixas, e conforme foi-se criando empresas e surgindo a necessidade de mão de obra qualificada, os investimentos em educação foram crescendo.
      Nós fizemos o contrário, um alto investimento em educação, sem uma indústria que suportasse o número de diplomas saindo do forno todos os anos. O resultado? As pessoas vão para os países que investiram primeiro no desenvolvimento econômico
      Moral da história: O desenvolvimento econômico gera necessidade de melhorias na educação, mas a educação não gera desenvolvimento econômico, é só uma necessidade dele. Se educação gerasse desenvolvimento a Argentina, um dos maiores investidores em ensino superior, seria o país mais desenvolvido do mundo.

  • @Chab_snow
    @Chab_snow Před 3 lety +2

    O pobre coitado não consegue enxergar essa disparidade social : enquanto o rico vai para a universidade pública , para o pobre só resta estudar numa particular. É necessário cobrar mensalidade na Universidade pública de quem pode pagar. É um acinte e um ABSURDO vê q o rico estudou todo seu ensino base em escolas particulares e depois ter gratuidade na Universidade pública. O pobre não enxerga isso???

    • @mlupatini
      @mlupatini Před 3 lety

      Eu nunca entendi porque o pobre vai pra Universidade particular: a pública é sim bem mais em conta. Isso é blá blá blá e mimimi de quem não quer estudar!

  • @Hyagostar
    @Hyagostar Před 3 lety +15

    Adorei, me formei na federal e ninguém do meu curso no campi que estudei era da realidade 250,00 por cabeça

    • @Gadottinho
      @Gadottinho Před 8 měsíci

      campus é singular, ""campi"" é no plural

  • @LorranLimaBR
    @LorranLimaBR Před 2 lety +5

    Sim a PEC 206!!!

  • @vandaarriscado6192
    @vandaarriscado6192 Před 3 lety +1

    Deputado Kim Kataguiri essa questão é antiga já era assim antes da democracia. Já passou da hora de mudarem essa triste realidade . Universidade Pública é um sonho quase uma megaaaaa sena. Ultrajante. Ultrajante palavra mais meiga que encontrei. Obrigada.

  • @maxpereira647
    @maxpereira647 Před 3 lety +13

    Entrar no ifes para cursa matemática é fácil , difícil é continua. Muito difícil eu ñ consegui

  • @Marcos2.W
    @Marcos2.W Před 3 lety +1

    Vídeo excelente e muito bem explicado

  • @josuletsgo
    @josuletsgo Před 3 lety +3

    Estudei no IFRN, como colegas que estudaram o ensino fundamental no salesiano (particular). Foram para o IF para pegar a cota da rede pública e também usaram a cota de negros. Um pequeno detalhe, um deles era descendente de alemão! Da pra acreditar? Pois é.

  • @sergiogaldino5791
    @sergiogaldino5791 Před 3 lety

    Um dos melhores vídeos esclarecedor que vc fez

  • @luizcarlos2709
    @luizcarlos2709 Před 3 lety +36

    O Kim é estadista.
    Enquanto certas pessoas só pensam em reeleição.
    Precisamos de rumo, um projeto para o país.

    • @darkbug6327
      @darkbug6327 Před 3 lety +1

      Ele não é anarquista, até pq não faria sentido ele ser deputado.. mas o assunto não é sobre isso. Quanto ao projeto para o país.. pauta da educação básica que precisa ser melhorada e mais valorizada.. como não é, não é suficiente para vc?

  • @laionloester525
    @laionloester525 Před 2 lety +3

    Na universidade que estudei, houve superfaturamento em segurança e nada acontenceu. A galera da economia mostrou os dados demostrando isso e nada adiantou. A universidade pública, assim como outras instituições públicas, é marcada pela corrupção na qual nem conseguimos mensurar o quanto foi de fato para os serviços prestados e o quanto foi desviado.

  • @williamviana4090
    @williamviana4090 Před 3 lety

    Kim, excelente! Parabéns!

  • @ferroggon
    @ferroggon Před 3 lety +9

    Acho que temos que parar de pensar que o público deve ser gratuito. A grande maioria dos alunos de escolas públicas tem condições de pagar. Por outro lado, a maioria dos alunos das escolas particulares no Brasil, precisam fazer vários sacrifícius para pagar e concluir o curso. Agora falando em qualidade, as públicas estão cada vêz mais sucateadas e as particulares com o ensino muito degradado e virando um cursinho para o ENADE.

    • @julia.cruz131
      @julia.cruz131 Před 2 lety +1

      Metade dos alunos das públicas são pobres, entraram pelas cotas, e a outra metade não pode pagar por um ensino de qualidade no nível da particulares tradicionais como PUC e FGV, que cobram 5000 reais de mensalidade.

    • @pensadorbr190
      @pensadorbr190 Před rokem

      Alunos de públicas federais, vai em uma escola estadual para vc ver o que é decadencia.

  • @AngeloNezzi
    @AngeloNezzi Před 3 lety +5

    Problema maior é que o pobre nem que entre na universidade pública não consegue, pois tem que trabalhar ao mesmo tempo que faz seu curso. E isso não é desculpa, como vai fazer um curso em período integral e trabalhar?

  • @kevinlucas4123
    @kevinlucas4123 Před 3 lety +2

    Se trocar expressão universidade pública por carro, apartamento, calça ou até mesmo sorvete a diferença vai ser a mesma. O problema não é a universidade e sim o sistema tributário.

  • @adair3923
    @adair3923 Před 3 lety

    Bem esclarecedor...parabéns.

  • @SoraiaRudah
    @SoraiaRudah Před 3 lety

    Muito bom!! Didático!

  • @HebertCarsolari
    @HebertCarsolari Před 3 lety

    Boa, Kim!!

  • @ronaldomontes4510
    @ronaldomontes4510 Před 3 lety +10

    Então uma família que recebe 1000 per capita só serve pra pagar imposto e nao recebe praticamente nada de volta?

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Před 3 lety

      cara o exemplo do kim nao era 1000 per capita nao kkk era 250 per capita kkk cara uma familia que cada pessoa vive com 250 percabita é um miseravel passando fome kkk uma pessoa dessa nunca vai estudar.
      o dado dele não é falso é um dado super tendencioso!!! e manipulador dos mais lerdos kkkkk
      olha a frase abaixo do colega ai abaixo
      "Óbvio que a proporção dos mais pobres na universidade será menor, por que a grande maioria da populaçao é pobre. 1000 pobres e 100 entrarem na universidade é 10%; 10 ricos e 9 entrarem é 90%."
      vc tem 1 zilhão de pobres kkkkk lógico que a chance de um pobre entrar e mais dificil e vc tem meia dúzia de pessoa no Brasil que ganha mais de 80 mil por mes e lógico que a chance desse hiper ricaço entrar é grande é matemática cara
      Voce tem que ver as proporçoes de pessoas NA FACULDADE, que com pesquisas recentes ja mostram que na universidade pública tem uma mistura entre pessoas de
      classe media baixa media media e gente rica tudo misturado.
      Miserável nao vai estudar em lugar nenhum mesmo o cara ta passando fome kkkkk.
      Agora o vídeo é muito pra manipula trouxa kkkk só quem não sabe matemática cai nesse papinho besta.
      sem contar que as universidades privadas no Brasil só tem unilixo se vc compara os ranking das faculdades as públicas sao de muito melhor qualidade que os lixos das privadas, aí vc encontra bamdo de gente hoje com faculdade privada unilixo e desempregado pq a faculdade era uma bosta!! geralmente veem de unilixo.

    • @odiariobarbarodeumheroi1600
      @odiariobarbarodeumheroi1600 Před 3 lety +1

      @@Tiago-it9hi o resultado continua sendo a dificuldade do pobre ter ensino superior e o mais rico pagar o mesmo imposto do mais pobre. A matemática é lógica também, em economia você estudaria o sistema financeiro e seus mecanismo para sustentar o mercado (no caso as universidades públicas).

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Před 3 lety

      @@odiariobarbarodeumheroi1600 cara 50% dos alunos da usp são de escolas públicas.

    • @gabrieldias7285
      @gabrieldias7285 Před 2 lety

      @@Tiago-it9hi A maioria com os cursinhos preparatórios! Kk

    • @madokamagicadosmorroteanpo4220
      @madokamagicadosmorroteanpo4220 Před 2 lety

      @@gabrieldias7285 tem os cursinhos online que são super baratos , eu msm paguei 180 no total no meu , sendo que dividi a conta então foi 90 reais.

  • @giamber_alves
    @giamber_alves Před 3 lety +4

    Excelente a ideia da mensalidade variável! Vai gerar fundos, porque os alunos que podem pagar não vão abandonar o curso. A questão é fazer com que uma parte da verba destinada às universidades (que então passam a ter mensalidade) chegue ao ensino médio para que aqueles que não podem pagar mensalidade consigam vaga na universidade.

  • @m.s.b.8929
    @m.s.b.8929 Před 3 lety +3

    Kim, porque você acha que a universidade particular brasileira não faz pesquisa cientifica? Tirando alguns raros institutos das 3 particulares mais tradicionais (puc, mackenzie e GV), nenhuma UNIP ou Anhanguera tem laboratório de pesquisa e 99% da produção de papers vem das publicas. Os conglomerados de universidade particular não tem interesse em pesquisa?

  • @edisonshizuno9291
    @edisonshizuno9291 Před 3 lety +1

    Dep.Kim boa noite. QUE AULA MARAVILHOSA APRENDI MUITO OBRIGADO
    eu pensava que as Universidades públicas fossem mais para a área de
    PESQUISA E ACADÊMICO e as privadas para o "mercado". Vou estudar mais. Meu deputado fique
    bem e cuide da sua saúde. Valeu. Oss.

  • @adrianap.araujo
    @adrianap.araujo Před 3 lety +3

    Pobre se quiser estudar precisa trabalhar também. Eu tive que trabalhar de dia e fazer o ensino médio, ensino técnico profissionalizante e faculdade de noite. Da minha família de oito irmãos, cinco tiveram que fazer o ensino médio à noite trabalhando de dia, dos oito, só dois entraram em universidade pública e entraram sem as tais cotas. Sou muito a favor de pagamento de mensalidade em universidade pública, para quem tem condições de pagar.

  • @pabloaragon3303
    @pabloaragon3303 Před 2 lety +4

    Genial o algoritmo do CZcams

    • @italoibismar8479
      @italoibismar8479 Před 2 lety +1

      Sim! Um assunto de anos atrás kk de um tema que está em alta agora.... e o Kim ja vinha falando nisso a tempos.

  • @herrison3806
    @herrison3806 Před 3 lety +7

    Sou a favor de acabar com as universidades públicas e o governo bancar o curso com bolsa 100% para quem comprovar renda. Isso retiraria a administração das entidades da mão do estado e ficaria até mais barato.

    • @gatinhocanela
      @gatinhocanela Před 2 lety +1

      mas aí quem não tiveram renda que eles pedirem ,tipo ganhar cerca de 7000 ,e o máximo for 6000,como essas pessoas fariam pra pagar faculdades de 9000+ ?!?? Cê não tá pensando direito

    • @meudiarioimperfeito4343
      @meudiarioimperfeito4343 Před rokem

      @@gatinhocanela não entendi, poderia explicar, por favor

    • @victorgil7391
      @victorgil7391 Před 3 měsíci

      Não necessariamente ficará mais barato, pois a faculdade particular hj, a mais barata é quase a metade de um salário mínimo a mensalidade, se o estado fornecesse bolsas, essas seriam limitadas e difícil de conseguir, não teria para todo mundo, ou seja, fazer isso que vc está querendo e colocar um filtro e limitar mais ainda o acesso do pobre ao ensino superior.

  • @renan220493
    @renan220493 Před rokem +1

    Muitos diretores de faculdade fazem falcatruas para filhos de ricos entrarem na UF, e quem se matou sempre estudando nas escolas públicas que se fodam pra trabalhar e pagar pra entrar na faculdade, fui visitar a UFPE, na área de medicina, 98% ricos e 2% classe média, isso é um absurdo, e recebem auxílio, os carros todos importados, o carro mais básico que vi foi um Camaro, isso no estacionamento no setor de medicina, tem lanchonete privada, banheiros com secador para secar as mãos, e nas outras áreas, banheiro fedendo, portas de banheiro quebradas, uma zona.

  • @bellatrizchan114
    @bellatrizchan114 Před 3 lety +1

    São vários fatores que já observei a minha volta, o problema é que não existe fiscalização pra certas leis. Percebo que existe pessoas ricas em faculdade publica que lutam pela esquerda, faz baderna na facul, age igual crianças mimadas e vejo pessoas pobres que não quer bater o martelo e lutar pelos seus direitos, quer morar a vida toda em lugares de invasão, não paga água, luz, impostos, internet e torrando dinheiro como se não houvesse o amanhã. Esses dois são extremos que vi sobre pobres e ricos. Sou a favor da meritocracia, mas que seja justa com pobres e ricos.

  • @TheJackybrazil
    @TheJackybrazil Před 3 lety

    Kim, tuas palavras ecoam como sinos divinos. Disse tudo o que penso. O importante no momento é jogar o assunto ao debate, com isso acredito que num futuro não muito distante o tema estará na boca do povo brasileiro.

  • @Liegeliable
    @Liegeliable Před 3 lety +1

    Kim vc esclareceu o óbvio que muita gente não enxergar. Voce me representa!!!

  • @haroldolimaharoldo7282

    Valeu kim

  • @jeffersonsoares9503
    @jeffersonsoares9503 Před 2 lety

    Parabéns kim !!!

  • @thiagorodrigues9138
    @thiagorodrigues9138 Před 3 lety +5

    As cotas em universidades são a institucionalização da segregação social no Brasil, é tratar o pobre, preto e as ditas minorias como "café com leite", o que obviamente não é verdade porque todos são capazes desde que tenham oportunidade de se desenvolver.......
    Por que ao invés das cotas , não se oferecem cursinhos pré vestibular gratuitos e de qualidade para essas pessoas, formas de reforço de conteúdo online ou presencial e outras melhorias que permitam a essas pessoas entrarem em universidades pela porta da frente. As cotas como um fim de política pública não resolvem nada, só geram mais brigas de classe e desunião do país, e os políticos adoram surfar essa onda populista e angariar mais votos para se elegerem eternamente.

  • @lennonferreira4534
    @lennonferreira4534 Před 2 lety +3

    É por isso que tem se pensar em formas de aumentar o acesso, dando educação de qualidade desde a infância para todas as pessoas. É repensar as formas que o acesso chega as pessoas, não taxar e dificultar o acesso, oq já vem acontecendo. Um bom exemplo são as leis de cota que inclusive contribuíram com a inserção de pessoas pobres e pretas neste espaço. Outra coisa, como que quem ganha 1000 reais por mês é rica? Vamos ter Consciência de Classe. Entender em que lugar estamos. Se você não gera emprego e precisa trabalhar para bancar qualquer coisa da sua vida, você é pobre fio. É DIREITO NOSSO, DE CADA CIDADÃO, DE TERMOS EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE. E É DEVER DO ESTADO FAZER COM QUE ISSO ACONTEÇA.

  • @pequigoiano
    @pequigoiano Před 3 lety +7

    Se for na federal aqui de GO, só tem estudante de carro novo, salvo algumas exceções .

  • @luisrocci1
    @luisrocci1 Před 3 lety +6

    E qual seria o caminho então se o brasileiro só acredita no que a "mídia" aponta como certo

    • @mariagiacometti1247
      @mariagiacometti1247 Před 3 lety +4

      Fortalecer o ensino infantil, fundamental e médio, com profissionalização opcional no ensino médio e carga horária de 8 horas como na Europa.

  • @giamber_alves
    @giamber_alves Před 3 lety +3

    Um outro problema grave da escola pública de ensino médio é a obrigação de aprovar o aluno a qualquer custo. Com certeza para criar índices de escolaridade, que revela-se frágil e ineficaz.

  • @brasarino
    @brasarino Před 3 lety +3

    Quem é de belo horizonte, da uma passada no estacionamento da ufmg de medicina, o dia que pobre tiver aqueles carros lá pode mudar o nome do país kkkkk

    • @igormarcos381
      @igormarcos381 Před 3 lety

      Medicina é um curso elitizado mesmo, qualquer faculdade de medicina do Brasil seja pública ou privada vai ser assim.

  • @falhadamatrix8182
    @falhadamatrix8182 Před 3 lety

    Concordo. Ótima Análise.

  • @alexandrefantauzzi6160

    Isso ai Kim, apoio total para você

  • @biel-imreal
    @biel-imreal Před 3 lety

    Caralho KIM, obrigado por dar voz a meus pensamentos !!!

  • @MarceloSantos-fh8ys
    @MarceloSantos-fh8ys Před 8 měsíci +1

    E alem disso. Vejo que nao ha interesse que essa realidade mude. Seja dos donos das faculdades privadas, seja da industria dos cursinhos pre vestibulares. Mas vejo isso como uma questao para a nossa sociedade pensar enquanto nação!!

  • @jonhnvaio
    @jonhnvaio Před 3 lety +1

    Kim, concordo com tudo exceto a parte sobre a cota social, pois apesar de eu entender que vc quis dizer que a grande maioria na população pobre acaba não completando o ensino médio, porém, existe uma parcela que alcançam o 2° grau completo e essa parcela não é absorvida pelas cotas para ingressar na faculdade pública. Dessa forma, acredito que aumentar a cota social teria efeito positivo na desigualdade, tema principal do vídeo. No mais, parabéns pelo trabalho!

  • @lsp4177
    @lsp4177 Před rokem +1

    A gratuidade indiscriminada favorece os que podem pagar, que utilizam boas escolas de base para que seus filhos estudem de graça nas universidades públicas, onde os professores ganham várias vezes mais que os do ensino fundamental e médio.
    .
    Os pobres estudam em escolas de base públicas, em boa parte ruins, e trabalham para pagar o ensino superior em faculdade particular de segunda linha, limitando-os no mercado competitivo.
    .
    Quem pode, que pague e contribua para que outro estude; quem não pode, que receba bolsa reembolsável e pague quando puder. Nos países que adotaram este modelo, as desigualdades sociais diminuiram muito, pelo simples fato de que os recursos para investimentos para a multiplicação das vagas são muito maiores.
    .
    Nos EUA, todo ano formam-se vários milhões de alunos de curso superior a mais que o Brasil. Isso porque temos de contar com as faculdades privadas que geram mais vagas que o Estado. Só que elas se proliferaram às custas de quem sofre muito para pagar. Até a China já adotou o modelo anglo-americano, em 1998.
    .
    Porém, enquanto no Brasil tivermos ensino universitário público com a gratuidade indiscriminada, com várias universidades públicas inúteis e com despesas extraordinárias; corporativismo doentio; com baixos salários no ensino de base, sem valorizar o mérito de alunos e professores, seremos eternamente um País do Futuro.
    RESUMO
    1) A gratuidade não tornou mais equitativa a educação superior, que se manteve como privilégio das camadas médias e altas da população;
    2) o aporte adicional de recursos para a Universidade com a cobrança de mensalidades permite melhorar a qualidade dos serviços acadêmicos que, de outra forma, custariam pouco ou nada, mas também teriam reduzido valor para seus adquirentes;
    3) o financiamento da instituição por parte do indivíduo criará uma situação de competição entre as Universidades, que repercutirá favoravelmente sobre a qualidade.

  • @karolmonteiro3164
    @karolmonteiro3164 Před 3 lety

    Sensacional!

  • @mariagiacometti1247
    @mariagiacometti1247 Před 3 lety +19

    Muito verdadeiro esse comentário, na Itália o ensino superior é pago e o ensino infantil até o médio são 8 horas diárias e muito bom e o ensino médio é técnico.

    • @charles.almeida
      @charles.almeida Před 3 lety +2

      Já morei lá, e o ensino é uma decoreba só, uma merda

  • @diegonegreiros1489
    @diegonegreiros1489 Před 2 lety +3

    Um exemplo de justiça social seria se os estudantes de escola pública pudessem entrar na universidade direto, sem vestibular.Os estudantes ricos teriam que disputar vaga, já que a maioria nas universidades os estudantes seriam de escola pública.Não pode esquecer também de mais investimentos na pré escola e ensino fundamental.

    • @madokamagicadosmorroteanpo4220
      @madokamagicadosmorroteanpo4220 Před 2 lety

      Quanta burrice num comentário, tu A-ha que as universidades vão cobrir todos esses estudantes de escola pública? E por isso que existe uma prova para selecionar " os melhores " , aliás tem a porra do sistema de cotas em que quem estudou em pública disputa quanto choro em relação a isso. E de que adianta entrar seila em engenharia se a pessoa n sabe matemática básica que as públicas exigem em pular?

    • @diegonegreiros1489
      @diegonegreiros1489 Před 2 lety +2

      @@madokamagicadosmorroteanpo4220 Você concorda que se a pessoa quer entrar para a faculdade é porque tem interesse? A pessoa tendo interesse estuda e corre atrás.Se você concorda que filhinhos de papai seja bancado pelo mais pobres é problema seu e sua opinião.

    • @diegonegreiros1489
      @diegonegreiros1489 Před 2 lety +1

      @@madokamagicadosmorroteanpo4220 E você não sabe interpretar.Da a entender que eu disse que todos os estudantes de escola pública serão obrigados a ingressar na universidade.O que eu disse é que os estudantes que tem interesse e boas notas passem direto.Os riquinhos que lutem para conseguir uma vaga.Sobre o estado bancar vaga de estudantes, ele já faz isso nas escolas públicas.O que acontece é que o ensino básico tem menos investimentos que a federal.

  • @silvanaamorim3947
    @silvanaamorim3947 Před 3 lety +4

    Sempre pensei nisso....Universidade pública só serve pra os filhos dos ricos estudarem....o pobre sempre levando a pior nesse país....já começa a desigualdade no início dos estudos....ensino fundamental e médio são de baixa qualidade...se comparando com o ensino privado....se o pobre tiver condições de pagar um cursinho pode até ter uma chance de entrar pra uma Universidade pública....porém são poucos que podem pagar um cursinho.....infelizmente o Brasil sempre deixando a desejar....principalmente na saúde e educação pública.

    • @gabrielroque3727
      @gabrielroque3727 Před 3 lety

      Eu fiz cursinho aqui na minha cidade e não precisei pagar nada, e já tô numa universidade pública e fui aluno de escola pública

  • @angeloantoniosilveira5167

    Atualmente com o Sisu 50% das vagas nas Universidades públicas são destinadas para alunos de escolas públicas. Na época que eu prestei vestibular não tinha isso. Com certeza melhorou para os mais pobres. Fiz curso superior na marra. Nadando contra um tsunami. Foi foda. Fui pra outra cidade estudar sem ter onde morar. Complicado. Hj na Universidade onde me formei quem eh carente tem acesso a alojamento e alimentação no restaurante universitário.
    Graças a Deus hj as coisas melhoram para o molecada de escola publica.

    • @pensadorbr190
      @pensadorbr190 Před rokem +1

      Escolas publicas = Públicas federais e Militares. A realidade das escolas estaduais esta precaria, eu sai sem saber o que era uma universidade.

  • @saulluckman3026
    @saulluckman3026 Před 10 měsíci +1

    Sou de uma origem humilde, consegui me formar em uma federal em engenharia. Todos meus colegas da universidade tambem eram humildes. Conseguimos vencer. Sem essa oportunidade, nao teriamos conseguido. O ensino foi absurdamente bom, com muita cobrança e professores sem receio de reprovar a turma toda. Grato por ter tido essa oportunidade. A vida sempre terá poucas oportunidades, mas pelo menos ainda temos. Quem estuda ainda consegue ser reconhecido ganhando uma vaga numa boa universidade publica ou futuramente num bom concurso publico. Eles querem acabar com a meritocracia de quem estuda com o argumento de que nao tem vaga p/ todos. É óbvio, se tivessem vagas para todo mundo, nao haveria concorrencia, nao haveria meritocracia e viveriamos no comunismo.

  • @sanguedeguerreiro
    @sanguedeguerreiro Před 2 lety +1

    No braisil a política sempre está privando cada vez mais o povo da educação e sempre com esse discurso tipicamente do político… eu não entendo nunca pq ao invés desse discurso todo aí, pq não olha para educação básica pública? Pq não defende melhorar as escolas? ISSO SIM SERIA UM PASSO GIGANTE para mudar isso.
    Não investir na educação brasileira que é uma perpetuação da desigualdade.

  • @bruno1020
    @bruno1020 Před 3 lety +2

    Isso sem falar as carreiras mais disputadas. Só entra quem saiu das escolas mais caras.

  • @canisjay
    @canisjay Před 3 lety +2

    Kim grava um vídeo explicando as principais ideologias, tipo social-liberalismo, social-democracia, conservadorismo social, socialismo democrático, sem preconceitos ou juízos de valor, apenas explicando o que cada uma defende e exemplos de países com estas ideologias.

  • @mcbmcb5311
    @mcbmcb5311 Před 3 lety +2

    Há dias atrás, um professora mostrou na internet, o papel de uma menina que pedia ajuda por não conseguir fazer o dever sozinha, mostrando uma criança na 5ª série que não sabia escrever direito, com erros grotescos de alfabetização na Rede Pública de ensino. Confirmando porque estamos na última colocação em educação. Provavelmente, ela vai para a sexta série, passando automaticamente depois dessa pandemia. OREMOS!!!

  • @evertonsouza9915
    @evertonsouza9915 Před 3 lety

    Super inteligente parabéns Kim.

  • @elisabetedomingues4825

    Kim.. não podemos e não esqueça de deixar de salientar que as melhores universidades e as mais requisitadas em credibilidade , e a universidade pública. Você trouxe isso vc com tanta clareza que digo: isso precisa ecoar , multiplicar e chegar aos ouvidos desta população 😯. Leve isso para debates a Tava , vamos divulgar isso... Outra coisa... vamos esclarecer aos mais pobres que reclamam das leis e pedem justiça , que, quem produz as leis que eles tanto reclamam, são , justamente, a cúpula política que não quer ser pego, ou cindebados por ela. Por favor faça isso...vc está seguindo a linha do diálogo claro , aberto sem termos que a população não entenderia, este é o melhor modo de promover a reflexão daqueles que precisam de esclarecimentos. Parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @nenhum363
    @nenhum363 Před 3 lety

    Perfeito!

  • @pauloguerreiro4988
    @pauloguerreiro4988 Před 3 lety +2

    Concordo Kim, as universidade além de serem fatores de desigualdades a favor dos ricos, alem de entregar muito pouca tecnologia no desenvolvimento nacional.

  • @augustoferreira946
    @augustoferreira946 Před 3 lety

    Kim.. vc é 10.. vamos pra cima.. e abrir o olho desses pilantra que só quer roubar o país

  • @GuilhermeOliveira-qm4lk
    @GuilhermeOliveira-qm4lk Před 3 lety +1

    isso não precisa nem pensar muito...basta ver condição de uma pessoa que estuda em escola publica e uma que ta na particular.

  • @philippeantonietti
    @philippeantonietti Před 3 lety

    grande Kim !

  • @gustavovinicius4956
    @gustavovinicius4956 Před rokem +2

    Vídeo interessante, sou aluno de universidade federal e achei a proposta interessante de uma certa forma, a questão que me sobra é 'qual seria o método pra diferenciar os alunos que poderiam pagar esse tal 10% de mensalidade, dos alunos que não poderiam?' Porque esse sistema poderia ser um tiro pela culátra caso ele acabe por escolher os alunos errados pra pagar a mensalidade. Não seria mais vantajoso taxar impostos de produtos de luxo e aliviar os impostos de produtos básicos como alimentos tipo arroz, feijão, carne e etc?.

  • @GabrielHenrique-hj1cj
    @GabrielHenrique-hj1cj Před 3 lety

    Kim, faz um vídeo explicando como vc aprendeu política por favor!!!

  • @marcoseinstendelima5326
    @marcoseinstendelima5326 Před 3 lety +2

    precisamos mudar essa realidade e obviamente só quem pode promover tal mudança são vocês de Brasília; quem fosse das classes A e B deveria passar financiar as instituições públicas de ensino superior no Brasil...

  • @jeffersonbarbosa6157
    @jeffersonbarbosa6157 Před 3 lety +7

    Fale mais sobre a diminuição do estado e sobre a privatização de estatais

    • @TiagoCamel
      @TiagoCamel Před 3 lety +1

      Curto muito quando o Kim faz vidros desse tipo mais teóricos!

    • @tiago_snd6849
      @tiago_snd6849 Před 3 lety

      queria que ele falasse tbm da questão de privatização dos correios

  • @lizanakamura3068
    @lizanakamura3068 Před 2 lety +1

    Bom, um tipo de modelo legal é o da Argentina, simplesmente não tem vestibular logo estuda na pública realmente quem não pode pagar pois quem é rico não vai se submeter a ficar num lugar onde ele tem menos conforto, nem adianta dizer que não funciona pq eu morei lá por um tempo e a unica q era lotada era a de medicina pq os brasileiros iam pra lá pra estudar (o q não foi o meu caso). Aqui no Brasil reconheço que se algo assim fosse aprovado nos primeiros 6 anos pelo menos seria um total caos, universidades completamente lotadas e gente assistindo aula em pé ou no chão mas daí os ricos não iriam querer se submeter a isso e iriam para as particulares logo naturalmente quem iria continuar nesse ambiente seria quem realmente precisa e principalmente quer estudar.
    Pessoas de classes mais altas estudam em escolas públicas hoje para entrar nas cotas de universidade pois elas hoje são vistas como universidades de elite, ter no currículo é bem visto, então o pessoal passa a manhã toda no colégio público e de tarde vai para os melhores cursinhos pagos para conseguir passar no vestibular pois é algo que a sociedade vê como um grande feito e daí vão para as universidades públicas roubar vaga de quem não tem nem pra pagar o aluguel direito.
    Eu passei no vestibular de ampla apesar de ter estudado em escola pública e ser de baixa renda e na minha turma haviam várias pessoas que não precisavam, gente que andava de carrão ou tinha motorista, realmente injusta a realidade...

  • @franciscoxavier6420
    @franciscoxavier6420 Před 3 lety +1

    Antes, é necessário mudar o sistema tributário, e principalmente a forma como esses recursos chegam aos municípios, pois o ensino básico é responsabilidade dos municípios, agora tem que ser feita de forma urgênte também uma reforma administrativa geral, para que o contribuinte possa acompanhar a utilização desses recursos

  • @Aitneics
    @Aitneics Před 9 měsíci

    Kim, é interessante observar que a esfera municipal é responsável pela gestão da educação básica, enquanto a esfera federal cuida do ensino superior. Nesse contexto, seria sensato direcionar o ensino estadual para o ensino médio e escolas técnicas, dada a sua importância nesses níveis de educação.
    Contudo, é crucial notar que uma parte substancial do ICMS é atualmente alocada para sustentar as universidades estaduais. Talvez seja apropriado considerar a transferência dessas instituições para o controle do governo federal. Isso permitiria uma distribuição mais eficaz de recursos, o que poderia resultar em salários mais atrativos para os professores do ensino médio e investimentos significativos na melhoria da qualidade da educação, tornando-a acessível a todos os brasileiros.
    Um ponto importante a destacar é a disparidade salarial entre professores do ensino médio e do ensino superior. Enquanto os professores do ensino médio recebem atualmente cerca de 5 mil reais para uma carga horária de 40 horas, os professores do ensino superior têm, em média, salários consideravelmente maiores. É comum ver professores da USP, por exemplo, recebendo até 40 mil reais por 40 horas.
    Uma alternativa a ser considerada é a possibilidade de cobrança de mensalidades nas universidades públicas para aqueles que têm condições financeiras de arcar com esse custo, ou a transferência dessas instituições para a esfera federal, permitindo um foco mais acentuado na melhoria do ensino básico. Isso poderia ser um passo significativo em direção a uma educação de qualidade e acessível a todos os brasileiros.

  • @alexandreestanislau9983
    @alexandreestanislau9983 Před 2 lety +2

    O pobre que quer mudar de vida...nem pensa em ir pra pública...usa o fies ou prouni pra se formar

  • @portogourmetrecife3641
    @portogourmetrecife3641 Před 3 lety +3

    Kim, dados consistentes e informações que mostram o quanto ainda temos o padrão de manter a massa ignorante e sem base cultural, pois assim são massa de manobra .

  • @Vhagar123
    @Vhagar123 Před rokem +1

    As cotas em geral, consideram como pobres vulneráveis, pessoas com renda per cápita de até 1,5 salário mínimo. Adivinhe quem entra com cotas? Pessoas com renda quase nesse limite. Os realmente pobres ficam de fora.
    Outra coisa... que pobre consegue ingressar numa faculdade pública que impede ele de trabalhar devido aos cursos em período integral?
    "Ah, mas tem auxílio estudantil"... Uma merreca que não dá pra nada.
    Além disso, que pobre consegue trabalhar o dia inteiro e chegar numa faculdade federal pra estudar a noite com a super exigência dos profs doutores que passam muitos assuntos complexos de uma vez pra estudar e aprender. Eles vão reprovar horrores e atrasar ainda mais o curso! A maioria não conseguem conciliar trabalhar e estudar numa UF.
    Por isso é preferível a um pobre pagar a uniesquina baratinha da sua cidade, que é menos exigente, mais fácil e com horário flexivel para conseguir se formar.

  • @feitosabarbosa416
    @feitosabarbosa416 Před 2 lety +2

    Universidade Pública = nada de graça presta! Taí um kara que tem coragem de dizer a verdade como o Monark e querem calá-los!

  • @douglasvarjao8202
    @douglasvarjao8202 Před 3 lety +1

    Podia começar a cobrar de todos que fazem medicina. Lá só tem ricos. E claro se existir exceções, isentá-los conforme comprovação.

  • @Draxis32
    @Draxis32 Před 3 lety +1

    Faculdades públicas são transferencias de dinheiro do mais rico para o mais pobre. É bem simples.
    O orçamento das faculdades estaduais como UNESP,UNIFESP,UNICAMP,USP são financiadas com uma porcentagem do ICMS ou "Imposto sobre circulação de mercadoriais e serviços". O pobre, proporcionalmente paga mais ICMS que o rico. Já que ICMS está nos bens de consumo para poder viver e serviços como transporte etc. O pobre não tem dinheiro para reinvesti-lo.
    Se voce checar quanto do ORÇAMENTO TOTAL destas faculdades é usado com FOLHA DE PAGAMENTO(Ativos/Aposentados) voce verá que a sigla é sempre 85%+ com folha. Ou seja, aquele professor que ganha 25.000/mês aposentado aos 60 anos de idade, paga uma alíquota de 8% sobre o seu rendimento, ja que é aposentado, enquanto o pobre que ganha 1 salário minimo. Paga 7% de Alíquota+ 22% em tributos sob aquilo que consome + Outros impostos que em média 35% de tudo o que produz. Voce acha que alguem que ganha 1000 reais por mês deve financiar uma faculdade que nunca entrará?

  • @mdnetworkingpublications8448

    Há mais de 40 anos a universidade pública é exclusividade para os filhos da classe média B, pois a elite estuda nas universidades americanas e européias. Ironicamente quem estuda na escola pública não consegue entrar nas universidades públicas, pq o ensino público de base é muito ruim. Estudantes vindo da escola pública acabam sendo obrigados a estudar em universidades particulares por meio do Prouni ou do Fies, ou seja, universidade pública só beneficia quem tem dinheiro. Sou totalmente favorável a cobrança de mensalidade na universidade pública desse pessoal que é oriundo das classes sociais mais abastadas.

    • @gabrielroque3727
      @gabrielroque3727 Před 3 lety

      Mas universidade pública é para os alunos que são de escola pública mesmo, eu fui aluno de escola pública e fui para uma universidade pública e não vejo problema nenhum nisso

  • @getuliobatista7138
    @getuliobatista7138 Před 3 lety +3

    Faço engenharia mecânica na Ufmg, de pobre na minha sala tem eu e mais dois kkkkkkk o resto é rico ou classe média alta.

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Před 3 lety

      cara olha as universidades privadas no Brasil são um verdadeiro LIXO!!! EM COMPARAÇÃO COM AS PÚBLICAS. UNIESQUINAS QUE SÓ VENDEM DIPLOMA PRA OTÁRIO!!!

    • @gabrielroque3727
      @gabrielroque3727 Před 3 lety

      Não vejo problema nenhum nisso

  • @MrLoowiz
    @MrLoowiz Před 3 lety +1

    Kim, a proporção 4-1 não é apenas para o estado de São Paulo? Da última vez que pesquisei, a proporção brasileira era de 5-2.

  • @brunobertipaglia
    @brunobertipaglia Před 3 lety +1

    A+