Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 17 - A origem do Universo: o Big Bang

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 11. 2013
  • Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 17 - A origem do Universo: o Big Bang
    Dando continuidade ao tema da Cosmologia, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, apresenta nesta aula a teoria científica para a origem do Universo, conhecida como Big Bang. A teoria ganhou força com a formulação da Lei de Hubble, que demonstra que as galáxias se afastam umas das outras com velocidade proporcional a sua distância. Portanto, o Universo está em expansão. A partir dessa lei e usando a teoria da relatividade geral, o astrônomo belga George Lemaitre descreveu um modelo de Universo que teve uma origem. A teoria teve adeptos e opositores e a controvérsia sobre a natureza do Universo durou anos. Neste programa, o professor Steiner também nos conta de onde surgiu o nome Big Bang e explica como essa teoria permite fazer uma estimativa da idade do Universo.

Komentáře • 11

  • @Fabio-iw1le
    @Fabio-iw1le Před 7 lety +14

    Um conteúdo desse nível com 10 mil visualizações e 170 likes...
    Isso explica muita coisa.

  • @edinho.sideral
    @edinho.sideral Před 10 lety +6

    muito bom

    • @borges543
      @borges543 Před 10 lety

      4:20 E claro que ao observar o espaço de um ambiente em larga escala e registrar os ciclos das estações similares a propulsão primaria do elemento no vazio, trajetória contínua .
      A expansão nuclear deu causa ao espaço vazio e indicação de um lugar propicio ao cultivo de culturas., respostas aos movimentos, estado e ações de um ambiente.
      A astronomia sugere uma mega visão do micro universal o ponto nuclear de toda expansão vazia. nenhuma equação matemática na escala quântica pode precisar um lugar estático na expansão vazia...

  • @jose1951muniz
    @jose1951muniz Před 10 lety +4

    Pode-se concluir que será impossível ir até uma outra galáxia para se encontrar com outros seres vivos? Pois as galáxias estão cada vez se distanciando mais...

    • @MuzenzaSP1
      @MuzenzaSP1 Před 10 lety +3

      A via láctea está em rota de colisão com Andrômeda conforme aulas anteriores.
      A tendência é que galáxias próximas e menores sejam incorporadas por galáxias maiores. Somos capazes de atingir a velocidade da luz, só não sei quando atingiremos essa capacidade.

    • @jose1951muniz
      @jose1951muniz Před 9 lety +2

      Não existe fenômeno físico capaz de impulsionar um corpo até a velocidade da luz.
      Nossa tecnologia de impulsão é baseada em combustíveis fósseis. Isto é, força termoquímica dos orbitais atômicos. Apenas uma fração ínfima do necessário para chegar à velocidade da luz. Hoje não conseguiríamos sequer sair da gravidade de Marte se lá chegássemos.

    • @jasiellima22
      @jasiellima22 Před 8 lety

      +P. Lochs Não é inimaginavelmente rápida, nem infinita, é 300 000 km/s.

  • @yassinrany7858
    @yassinrany7858 Před 9 lety +2

    Mais uma vez muito obrigado pela aula!
    Durante a aula surgiram duas dúvidas, se por favor alguem poder me esclarecer, la vai:
    ->A determinação da idade do universo como apresentado na aula - tempo é igual a distancia dividido pela velocidade - isso pressupõe um universo que nunca teve aceleração certo? Mas é natural de se pensar em um modelo que mesmo em expansão ou se acelere (como o observado) ou no mínimo desacelere (que acredito ser possui associar com uma possível contração gravitacional ou algo do tipo), portanto os calculos da idade do universo sao mais complexos do que o apresentado? Ou esse "simpes" metodo nos forneceria uma idade para um Universo com relativa precissão?

    • @yassinrany7858
      @yassinrany7858 Před 9 lety

      Desculpe, não entendi bem o que quis dizer quanto a relatividade da velocidade e celeração, mas concordo contigo quanto a precissão

    • @yassinrany7858
      @yassinrany7858 Před 9 lety

      ah, era isso, entendi outra coisa, tava viajando rsrs

    • @yassinrany7858
      @yassinrany7858 Před 9 lety

      achei que fosse algo mais especifico da teoria da relatividade ou algo assim (eu sou bem leigo em relatividade entao se nao tiver nada haver nem repara foi viajem msm rsrs)