Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 5 - O Universo em Expansão: A Lei de Hubble

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 09. 2013
  • Astronomia: Uma Visão Geral II - Aula 5 - O Universo em Expansão: A Lei de Hubble
    A ideia de que o universo está em expansão é relativamente nova e foi uma das principais descobertas do século XX. O conceito foi demonstrado observacionalmente por Edwin Hubble, em 1929, com a publicação do artigo Uma Relação Entre Distância e Velocidade Radial nas Nebulosas Extragalácticas, que estabeleceu que a velocidade com que as galáxias se afastam é proporcional à sua distância. Tão importante quanto demonstrar que o Universo está em expansão é saber que ele teve uma origem e quando isso ocorreu. A partir de então, cientistas se dedicaram, ao longo dos anos, a melhorar o valor da constante de Hubble, de forma a determinar a idade do Universo. Essa é a história que o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, nos conta nesta aula.

Komentáře • 13

  • @felipehime
    @felipehime Před 7 lety +20

    Ótima aula. Essa é a constante da física mais variável que eu conheci até agora. Hahahahahahahahah

  • @fernandobastos2889
    @fernandobastos2889 Před 10 lety +6

    Tanto Trabalho destes cientistas, e ainda estão longe da verdade! Mais eles chegarão lá.

  • @VAMPIRO662
    @VAMPIRO662 Před 10 lety +4

    as coisas serão melhor compreensíveis quando entendermos o funcionamento da matéria e energia escura.

  • @mautresim
    @mautresim Před 10 lety +4

    José Muniz, tenho tantas dúvidas quanto você. Possivelmente ainda mais.
    Pelo que entendi - e os amigos podem me corrigir - na verdade, não são as galáxias que navegam no espaço vazio e se distanciando de todas as outras, mas o espaço é que cresce e gera este distanciamento entre elas.
    A imagem do balão sendo inflado por ar, em cuja superfície há manchas (as galáxias), é boa.
    À medida que você sopra o balão, ele vai ficando maior. E, ao mesmo tempo, as manchas vão se separando das demais.
    As manchas que ficam mais distantes uma das outras se afastam mais depressa do que as próximas, tomando qualquer uma como referência.
    Além disto, essas manchas são móveis no tecido do balão e, eventualmente, se aproximam (no caso é a gravidade que faz isto) uma das outras, enquanto este novo bloco que irá se formar pela colisão continue a se afastar das demais manchas.
    Acho que é isto.

  • @marcosbrenfa
    @marcosbrenfa Před 10 lety +2

    parabens! as aulas estao muito boas! e obrigado por disponibilizar essas aulas.

  • @jonalmacosta
    @jonalmacosta Před 10 lety +1

    Muito bom. Obrigado pela postagem.

  • @pedrobrusco2232
    @pedrobrusco2232 Před 3 lety +1

    :🌏
    BOM dia professor!
    Se o Sol está em movimentação espiral no universo, como dizem alguns cientistas, o universo NÃO pode estar em expansão, por um motivo muito simples, onde nós iremos parar...?
    O correto, neste caso, é quê o universo está em movimentação infinita, nunca passando pelo mesmo lugar, MAS sempre na mesma medida, daquilo que NÃO cresce e em crescimento aquilo que cresce e acaba! OK?
    DEUS te abençoe em movimentação! AMÉM!

  • @VAMPIRO662
    @VAMPIRO662 Před 10 lety

    que viagem.

  • @mklangelost
    @mklangelost Před 8 lety +1

    como é que o universo tá em expansão se ele é infinito ?

  • @jose1951muniz
    @jose1951muniz Před 10 lety

    Ainda não compreendi como pode o Universo estar expandindo, as galáxias se distanciando e ainda interagindo entre si e crescendo com a adição de galáxias menores.

    • @ZemArte
      @ZemArte Před 10 lety

      Pense na possibilidade de que nós somos sementes de estrelas lançadas na terra para se realizarem perfeita mente , formar uma humanidade, pronta para evoluír até se iluminar e formatar UMA nova estrela, tão viva e dinâmica sempre crescendo até atingir excesso de calor e explodir, num mini big bang formando assim um novo Sistema Solar qualhado de planetas originados das cinzas que ardiam no seu núcleo - Parece brincadeira, mas essa é a causa e razão da vida como a conhecemos . Logo, cada estrela pode ser e é uma humanidade realizada. Duvida? Só quem duvida pode aprender! Viu como acontece a expansão do Universo? Legal, né? rsrsrsrs

    • @user-po2cg2ln9n
      @user-po2cg2ln9n Před 8 lety

      Gravidade

  • @LivioKoenig
    @LivioKoenig Před 10 lety +3

    1º foi aceito que equação (i.e. lei) de Huble estava correta, mas como os calculos mostravam que a Terra era mais velha do que o Universo, procuraram outro valor para a sua constante.Depois viram que o novo calculo mostrou que as estrelas eram mais velhas do que o universo e novamente recalcularam o valor da constante (pelo menos umas 100x) ... O interessante é que nunca duvidaram que a equaçao proposta por Huble (ou até mesmo o METODO) pudessem estar errados, e só pararam de procurar um novo valor para a constante pq o valor atualmente aceito (cerca de 71 + 2.0+/-) projeta a idade do universo para 13.8 bi anos portanto mais velho do que as estrelas. Isso só pode ser piada! A ciencia parece estar motivada a procurar formula e equações para comprovar as ideais que agradam a certos grupos de maior influencia.