Codependência química: O sofrimento de quem está ao lado | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 11. 2019
  • Sabe o que é codependência? É um padrão de comportamento descrito em familiares de pessoas com dependência química. Às vezes pessoas com transtorno de personalidade, de transtornos comportamentais mais graves, ou de comportamentos muito problemáticos podem desenvolver isso também.
    É quando a pessoa coloca a felicidade ou a vida do outro acima da sua própria vida e dos seus interesses ou sua saúde emocional. Ela se torna dependente emocionalmente de outra pessoa.
    Exemplo: o marido bebe e faz bagunça em casa. Claro que traz ansiedade e sofrimento para todos em casa. As pessoas tentam influenciar, proibir de beber, chantageiam... como se fosse possível controlar o comportamento do outro. Às vezes desenvolvem até permissividade, diminuindo a responsabilidade da pessoa. Assim, tentam apaziguar tudo. O codependente sofre, além de não ajudar o outro a mudar.
    Às vezes familiares de pessoas com transtorno de personalidade, de transtornos comportamentais mais graves, ou de comportamentos muito problemáticos podem desenvolver isso também.
    A pessoa recai, volta aos mesmos comportamentos e todos ao redor não entendem que é uma doença, acham que é só pra provocar. Precisa de tratamento tanto para parar de beber, quanto para parar de usar drogas. Brigar pode aumentar a hostilidade da pessoa. A pessoa acaba bebendo mais ainda.
    O que fazer?
    - Reconhecer o problema e avaliar o quadro, tomando consciência.
    - Procurar ajuda: grupos como AA ou terapia de família podem ajudar a pessoa a tratar de fato o problema. Assim você dá seu apoio e a ajuda a se responsabilizar pela situação.
    Se você esta nesse problema, busque ajuda, busque terapia. Se inscreva aqui e vamos nos ajudar por aqui, com informação de qualidade. Compartilhe esse vídeo. Muita gente pode estar passando por isso.
    -------------------------------
    Daniel Martins de Barros
    RQE 62264
    CRM/SP 100.674
    A gente se encontra nas minhas redes sociais:
    -- Facebook: / danielbarrospsiquiatra
    -- Instagram: / danielmbarros
    -- Twitter: / danielmbarros

Komentáře • 17

  • @patriciagoncalves4270
    @patriciagoncalves4270 Před 11 měsíci

    Eu me vi presa nesse emaranhado só agora! Anos de busca por ajuda pro meu filho...primeiro TDAH, Ansiedade, Maconha, outras drogas, cigarro, alcool....comportamentos impulsivos de toda natureza....e eu me consumindo junto! Me identificar é importante...mas o que fazer com adescoberta é que é o desafio!

  • @rafhavieira7862
    @rafhavieira7862 Před 4 měsíci

    Passei anos fazendo o certo, separei voltei e fiz do jeito certo. Cheguei a conclusão que não tenho controle, ele fala que quer mudar, mas não aceita ajuda. Problema antes da droga é personalidade, traços de personalidade da família,quase todos são usuários ,e quem não é, tem o padrão de sempre culpar os outros pelo que o dependente faz,e tirando as consequências dele.

  • @jonascorreadearaujo2422
    @jonascorreadearaujo2422 Před 4 lety +4

    Muito bom comentário, já noto à muito tempo em algumas famílias e esse tipo de atitudes. O dependente deixa a família refém de seus atos, acabam ainda protegendo o dependente, que fica em uma situação cômoda....parabéns pelos comentários..

  • @cibelegioseffi3205
    @cibelegioseffi3205 Před 4 lety +3

    Obrigada pela aprendizagem. Vivo em sofrimento psicológico e físico extremo. Não tinha consciência de que estou em codependência química. Vou procurar ajuda profissional para sair dessa situação. Gratidão🙏🏽🎈

  • @libialopes5539
    @libialopes5539 Před 4 lety +2

    Nossa, perfeição na descrição do comportamento do codepedente. DOC Daniel excelente!!!

  • @juliocesar-wx3wh
    @juliocesar-wx3wh Před 2 lety

    Muito bom sua ajuda 🙏🏻🙏🏻 estou passando isso com minha filha 🥺🥺 já esteve internada agora estamos no nono mês de tratamento 🥺 estas palestras nos ajudam

  • @marisabelluchesi8767
    @marisabelluchesi8767 Před 4 lety +2

    Vídeo excelente e muito importante!

  • @anacunha9368
    @anacunha9368 Před 4 lety +1

    Obrigada estou precisando sempre convivi com isso mesmo. Pai tios marido e o filho. Álcool. Segundo o Dr Dráusio temos que ter cuidado não sabemos qual vício pode nos pegar.

  • @miwhite7986
    @miwhite7986 Před 2 lety +1

    Meu esposo jura que nao é dependente, e fala que para quando quer, familia toda bebe todos fim de semana, e em rande quantidade, as discurssoes sao as mesmas, ele se esbaldando em bebida e eu querendo ir embora para casa, quando vejo já estou controlando situaçoes ate mesmo contando as latas que ele bebe, tentando manipular até o como vamos embora. Quero sair deste ciclo.

  • @reginamariano7813
    @reginamariano7813 Před 2 lety

    Obrigada, eu não me achava coodependente, pq não entendia, agora sei e sei que sou! Me sinto mt culpada por ter ajudado meu filho sempre fugir do tratamento, ele sempre me engana!

  • @jersicapaulina8876
    @jersicapaulina8876 Před 4 lety +1

    Verdade na minha família tem e assim vai prq ai eu sofro tbm😢

  • @solemy1129
    @solemy1129 Před 3 lety

    Me vi aí como codependencia.sou a esposa ...sofro dmas todo mês no pagamento ele cai..tô sem rumo ORO PECO A DEUS E NADA 😢😞😢😞😢

  • @rafaelakatiaribeirodasilva8626

    Excelente vídeo, objetivo e bem explicado.
    Quais grupos as famílias com dependentes químicos conseguem ajuda, saberia de algum?

  • @lucianalima1993
    @lucianalima1993 Před 3 lety

    Meu filho 11 anos esta se drogando suspeito que ele começou ha 2 anos atrás procurei conselho tutelar advogado e agora estou pedindo ao ministério publico a internação .o que vcs acham

  • @deisesilva8545
    @deisesilva8545 Před 4 lety

    Áudio muito baixo