Autismo em adultos: como saber? | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 20. 08. 2024

Komentáře • 1K

  • @alzirapereira9533
    @alzirapereira9533 Před 4 lety +1726

    O psiquiatra, que me tratava de uma suposta depressão e suposta fobia social, não gostou nem um pouco quando eu falei para ele que suspeitava que tinha autismo. Então eu mergulhei em pesquisas e comecei a entender tudo o que aconteceu e acontece comigo. Abandonei o tratamento e por conta própria fui experimentando novos hábitos e minha saúde melhorou uns 90%. Depois de largar o glúten e a lactose os sintomas de formigamento, anemia, desnutrição, fraqueza, foram embora. Eu percebi que a tontura que eu sentia qd estava em ambientes cheios com muitas pessoas conversando era por causa do barulho e não fobia, pois quando passei a usar abafadores de ouvido eu consigo ficar numa boa nesses lugares, eu percebi que o cansaço e fadiga e falta de concentração ao estudar tinha a ver com a sensibilidade a cores vibrantes, como o branco da mesa e das páginas brancas, então passei a forrar a mesa de azul e o computador deixo no modo noturno, e hoje estudo com muito mais rendimento. Eu percebi que sempre que ouvia música no fone de ouvido eu ficava com dificuldade de organizar meus argumentos e ficava mais pavio curto, aboli este hábito. Em nem acredito o quanto minha vida mudou, acabou a ansiedade e eu sempre soube que não tinha depressão e nem fobia social. Hoje vivo de boa sem remédios. Mas a maior dificuldade da minha vida é a interação social, ainda pretendo fazer terapia para isso, pois sei que muitas coisas na vida depende disso, e eu não tenho vontade alguma de interagir. E esse romantismo das pessoas eu não suporto. Detesto cerimônias de casamento, aniversários, Natal e final de ano sempre foi meu maior pesadêlo, pois me obrigam a participar e é um porre para mim. Mas tenho vontade de mudar neste aspecto. Os outros sintomas que lembro foi sempre ser trouxa, ou ingênua, fui muito passada para trás, mesmo tendo muito estudo e com notas acima da média. Sempre me disseram que eu tinha problemas de comunicação, mas eu sempre discordei, afinal, qual o problema de falar a verdade. Sofri também por não saber mentir. Demoro para pegar no sono e acordo no meio da noite e demoro para voltar a dormir. Sempre preciso ficar mexendo algum lugar do corpo, principalmente os dedos das mãos ou mordendo os lábios. Minha vida foi tão sofrida. Tendo autismo ou não, as mudanças que fiz na minha rotina me trouxeram mais vontade de viver, mais felicidade, mais saúde. Eu deixo meu depoimento aqui para incentivar as pessoas a se cuidarem mesmo sem apoio de médicos, pois eles não são Deus, e muitas vezes não estão nem aí para os pacientes, só pensam em dinheiro.

    • @aleale1046
      @aleale1046 Před 4 lety +86

      Oi Alzira, queria te dar parabéns por vc lutar e procurar ter qualidade de vida. Infelizmente às pessoas passam uma vida inteira sem entenderem o que se passa consigo mesma e ainda colocam todas as expectativas em um diagnóstico de um médico, mas vc mostrou pra si mesma que se alto perceber é o segredo. Um forte abraço e tudo de bom!

    • @rrmerces
      @rrmerces Před 4 lety +6

      😍

    • @valeriaalvesguimaraes8206
      @valeriaalvesguimaraes8206 Před 4 lety +32

      Gostei muito do seu depoimento !! Faça terapias te fará muito bem! Um grande abraço🌸💗

    • @valeriaalvesguimaraes8206
      @valeriaalvesguimaraes8206 Před 4 lety +69

      Esse depoimento poderia ser fixado ..para que outras pessoas assim como eu, se sintam ajudadas de alguma forma! Obrigada

    • @claudetemarcelino9130
      @claudetemarcelino9130 Před 4 lety +36

      Que bom ler seu depoimento, Alzira... também entendo que muitas vezes é só adaptar as coisas, assim como você fez, para tornar o dia a dia da pessoa melhor. Gratidão 😊🌺

  • @mariacristinastickelmuelle3272

    Fico exausta quando entro em aglomerações, shows. Fui professora por 20 anos. Sentia-me atropelada. O dia que mandei tudo para o inferno, fiquei feliz.
    Adoro acampar no Natal. No mato, sem frescura, com os passarinhos.
    Sempre fui a estranha da família.
    Ainda bem que casei com um estranho e temos um filho maravilhoso. Tão estranho quanto.

    • @Ferreira_1980
      @Ferreira_1980 Před 4 lety +27

      Quem é normal ?o que é ser normal ?.Sua família é lindaaaa😘

    • @FenixFelicidade
      @FenixFelicidade Před 4 lety

      😍😍😍😍

    • @rosebreder5146
      @rosebreder5146 Před 4 lety +7

      Oxe uma família estranha🤣🤣🤣

    • @analacerda1273
      @analacerda1273 Před 4 lety +8

      Amei vc e sua família! A minha também é estranha,mas ninguém é diagnosticado como autista,mas as vezes acho que meu filho é...

    • @saletebonetti3839
      @saletebonetti3839 Před 4 lety +2

      Q linda vc Parabéns viver assim e a melhor coisa do mundo

  • @javan10
    @javan10 Před 4 lety +276

    Meu filho tem aspeger e no processo de diagnóstico dele eu falava pra psicóloga e pra minha esposa sobre o comportamento dele: "esse comportamento é comum eu fazia isso quando era criança", até que um dia a psicóloga virou pra mim e falou "será que você não é autista também?".
    Desde então tenho observado e analisado meus comportamentos.
    Falta de interesse em conversar com as pessoas;
    Sem vontade de estar em lugares publicos;
    Sinceridade extrema, infelizmente já magoei muita gente. O que passou a me incomodar foi descobrir que as "verdades" que eu falo muitas as vezes só são verdades pra mim. Pra evitar machucar as pessoas eu prefiro ficar calado, o que aumenta minha anti sociabilidade;
    Falta de concentração ;
    Interesse absurdo por alguns assuntos (hiperfoco) ;
    Fico totalmente perdido com falta de rotina;
    Em suma ainda estou descobrindo muita coisa.
    Ola pessoas,eu sou o filho de asperger, essa conta aqui é a do meu pai que morreu em 2021, eu so queria agradecer a todos que relataram com ele os seus casos, eu estou realmente grato a todos e respeito a todos.

    • @samarasobreira1323
      @samarasobreira1323 Před 4 lety +5

      Tenho a maioria dessas características, já fui taxada de ignorante por ser sincera demais, nem é pq eu quero, já machuquei tanta gente sem perceber. Não sei bem se isso pode ser autismo ou não, mas sempre me achei diferente das outras pessoas, não sei me expressar muito bem. Estou tentado me descobrir e tentar me entender, tenho pesquisado muito sobre o autismo.

    • @fabioarz
      @fabioarz Před 4 lety +2

      @Javan, me vi em você

    • @javan10
      @javan10 Před 4 lety +9

      @@fabioarz dois livros me ajudaram bastante. Desperte seu gigante interior de Anthony Robins e Como fazer amigos e influenciar pessoas de Daly carniege. O primeiro me ajudou a entender mais o comportamento das pessoas como elas agem e por que elas agem (e outros bônus....) e o segundo é uma aula de como tratar as pessoas, entender como elas gostam de ser tratadas e que no final também ajuda a entender o comportamento delas.
      Claro que ajudou mas mesmo assim são práticas que vai "contra" minha "natureza" então inconscientemente e muitas as vezes conscientemente eu acabo não colocando em prática.
      Boa sorte pra nós. Que Deus nos ajude. :)

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 Před 4 lety +17

      Ai, é uma pena que os autistas são antissociais. Porque eu queria amigos que falam a verdade e que também não se ofendem com a verdade.

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 Před 4 lety +2

      @@javan10 , Por favor, leia meu comentário lá em cima. É sobre isso. Obrigada.

  • @aner911
    @aner911 Před 3 lety +2

    Depois de trabalhar com crianças autistas e acho que meu irmão é autista. Mas nunca foi tratado.
    Desde pequeno ele tinha comportamentos diferentes.
    Era gago.....demorou pra conseguir falar sem ter gaguejar.
    Hoje tem dificuldade de comunicação. Não se expressa direito. A gente ouve tão pouco a voz dele que quando ouve nem consegue entender. Eu nem lembro da risada dele. Quando sorrir e de canto de boca.
    E hoje ele tem muita dificuldade na interação com pessoas. Não olha nos olhos. Tem um olhar triste. Sempre foi visto como estranho.
    Mas tem uma inteligência fabulosa.....aprende tudo.
    Hoje ele é adulto, tem 36 anos.
    Estudou, mas não conseguiu ter sua própria família.
    Sinto que nos ama, mas não consegue interagir conosco por muito tempo.
    É mais isolado, fica no mundinho dele. Não desabafa o que pensa.
    Fico tão triste quando olho pra ele.
    Não se cuida.
    Não tem autoestima.
    Tem gente que pensa que é depressão.....mas eu acho que é autismo.
    Eu vejo fotos dele de quando era criança e sempre teve o mesmo olhar.
    Eu sou um ano mais velha que ele.....por isso não lembro dele bebê. Mas lembro que quando era criança ele as vezes tbm tinha um comportamento agressivo e quando ficou adolescente tinha dificuldade com coisas novas.
    E agora adulto tem dificuldade de iniciativa no emprego.....de realizar as tarefas que é necessário fazer. Para alguns parece preguiça, mas eu acho que ele sempre está cansado.....tbm pode ser porque faz algo que não gosta. Ele uma vez me falou que queria trabalhar com algo em casa.......mas porque em casa? Pra não ter convivência com ninguém ou ter que realizar alguma tarefa no tempo de outros e não no dele.
    Ele não tem amigos, sofreu bullying na escola a vida toda.
    Os professores reclamavam que ele sempre dormia nas aulas e ficava viajando nas aulas.....não tinha concentração.
    Tirava notas ruins em algumas matérias por causa disso.
    Depois de adulto passou mau em ambientes com muitas pessoas.
    Sei que foi textão.
    Mas se alguém tiver paciência de ler e ver se estou certa seria muito bom......eu acho que ele tem algum nível de autismo.
    Ele detesta interação com pessoas de um jeito tão grande que tudo ele euer aprender de forma online.

  • @carlatrindade299
    @carlatrindade299 Před 4 lety +213

    Eu não gosto de sair tipo vou trabalhar e depois volto pra casa fim de semana nem pensar sair de casa o barulho pra mim é terrível fico irritada, tenho que fazer sempre o mesmo trajeto detesto mudanças eu e minha família frequentamos a igreja mas detesto jantares, festas e confraternização interagir com pessoas, e fica tudo mundo me dizendo que eu tenho que mudar já tomei ansiolítico e toda essa Parafernalha, as pessoas não me aceitam como eu sou mas eu gosto de ser sozinha me respeitem eu não quero amizades me deixem em paz com meus livros minhas pesquisas eu sou "estranha" sim e gosto de ser assim! Adoro documentários! Ficar quieta assistindo filmes antigos! Não estou matando ninguém nem aumentando o furo na camada de ozônio então me deixem viver parem de dizer pro introvertido que ele tem que ser extrovertido! Deixem as pessoas serem feliz do seu jeito! Não fomos criados em série cada ser humano tem sua particularidade! E deve ser respeitado!!!! Com síndrome ou sem síndrome vivam e deixem viver!

    • @fe.magalhaes7834
      @fe.magalhaes7834 Před 4 lety

      👏👏👏👏👏👏

    • @analacerda1273
      @analacerda1273 Před 4 lety +1

      Meu filho é assim como vc,as vezes acho que ele é autista, guando falo, ele se zanga!

    • @ilzamendes8652
      @ilzamendes8652 Před 4 lety +9

      Carla SOU DESSE jeito. ACHEI que ERA eu não era NORMAL. Graças a Deus q não sou única
      😘😘😘

    • @sandrodiniz5951
      @sandrodiniz5951 Před 4 lety +5

      Eu sou exatamente assim.

    • @enzolandiavalentinalandia4051
      @enzolandiavalentinalandia4051 Před 4 lety +1

      @carla trindade, aprenda a usar a vírgula pelamor!!!!!

  • @arrudamj
    @arrudamj Před 4 lety +17

    Sempre fui uma criança diferente, tipo bicho do mato, nem amigos eu tinha. Era lenta em tudo. Acho que até sofria bullyng. Nunca gostei de reuniões, festas. ..nem na adolescência. Sempre fui de poucos amigos e as pessoas não gostavam muito de mim. Gostava de ficar sozinha em meu quarto, tocando flauta que aprendi de ouvido. Mas, sempre fui inteligente e passei em vários concursos públicos, sem estudar. Sofro com a mudança de rotina, mudança de emprego, mudança de ambientes. Sou considerada como anti social, mas quando chego em um lugar com muita gente me dá ansiedade, parece que tudo começa a girar, não sei pra quem eu olho, não sei quem eu cumprimento. ..é uma sensação horrível. Parece que todo mundo está olhando pra mim, dá vontade de sair correndo. Não gosto de barulho e de ouvir as pessoas falando ao mesmo tempo. Agora, com o passar do tempo, já mudei bastante, frequento igreja, sou professora e aprendo muito com os meus alunos que são adolescentes. Foi convivendo com eles e observando o comportamento deles que eu consegui melhorar o meu.

  • @micklarissa
    @micklarissa Před 4 lety +144

    Muito bom o vídeo. Cabe ressaltar que aprendemos sim essas “estratégias sociais”, porém uma hora de interação social para nós é exaustivo a ponto de chegar em casa e ter que se recolher o dobro do tempo para recompor as energias. Geralmente chego em casa com dor de cabeça após eventos sociais. Sei que são necessários, gosto da presença de algumas pessoas, porém o excesso de estímulos sensoriais e a constante, digamos, vigilância, no meu comportamento, me deixa cansada demais. Isso as vezes causa problemas nos relacionamentos em geral, pois os neurotípicos não compreendem o porquê desse recolhimento.

    • @MatheusSilva-yr5pt
      @MatheusSilva-yr5pt Před 4 lety +2

      Te entendo, minha família também age assim.

    • @rafinhaffrancosolket
      @rafinhaffrancosolket Před 4 lety +13

      pessoas falando ao mesmo tempo me deixa confuso, desconfortável, apreensivo, geralmente me retiro pra algum lugar quieto sem barulho, interação social é complicada

    • @jo5346
      @jo5346 Před 3 lety +2

      @@rafinhaffrancosolket meu deus , eu abri esse vídeo e vim ler os comentários querendo encontrar um comentário como o seu ... Me sinto exatamente assim !!! Muito obrigado mesmo

    • @jo5346
      @jo5346 Před 3 lety +1

      Muito obrigado pelo relato , querida ! Consegui me ver em alguns pontos citados por vc

    • @rodrigosilvadacosta287
      @rodrigosilvadacosta287 Před 3 lety +4

      Eu também me identifiquei totalmente com esse relato..... Quando eu tô interagindo com apenas uma pessoa eu até que consigo levar numa boa dentro dos meus limites, mas quando a conversa é com mais de uma, tipo, num grupo de 3 ou 4 pessoas, eu me sinto totalmente perdido e fico ansioso e exausto tentando acompanhar a conversa. Quando chego em casa me sinto completamente frustrado e deprimido por não conseguir interagir direito com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, essas coisas parecem sugar toda a minha energia e paz.

  • @NATHALIEARAUJ
    @NATHALIEARAUJ Před 4 lety +24

    Eu procurei esse tipo de tema porque estou suspeitando muito do meu pai, ele tem agora 65 anos, e pelos sintomas que Venho pesquisando parece bastante com ele, todo mundo fala que meu pai parece ser ''doido'' e até eu ja falei também. Meu pai é estranho, e tipo tem muitos ''sintomas'' do aspecto.
    Por exemplo, ele NUNCA fala olhando no seu olho, quando ele gosta de determinado assunto é só aquilo na vida dele. Ele é extremamente sincero, fala mesmo sem dô nem piedade, como que sua verdade não afetasse. Não gosta de barulho, e em relação a socialização, ele conversa com todo mundo, mais quando tem muito blá blá blá, eu noto que ele tenta mexer no telefone, ou conversar ccom uma pessoa só. Não sei, mais que meu pai é estranho ele é, e desculpem se usei alguma palavra que ofendeu, na minha cabeça a pessoa autista ela é um ser superior, SUPER SINCERO, INTELIGENTE E ORGANIZADO. Se painho é ou não, só Deus sabe. Mas que to suspeitando não vou negar!

  • @Laysla54
    @Laysla54 Před 4 lety +45

    Sou autista, diagnósticada a poucos meses com 31 anos, síndrome de asperger, sou casada, mãe, trabalho. O diagnóstico tardio me prejudicou, mas hoje luto para ter uma vida normal.

    • @rosangeladantas6544
      @rosangeladantas6544 Před 3 lety +6

      Vendo seu comentário me da um certo alívio,pois minha dúvida é meu filho terar sua própria família

    • @ericanetto6344
      @ericanetto6344 Před 3 lety

      Como é o tratamento ?

    • @LucasAlves-sg9ch
      @LucasAlves-sg9ch Před 3 lety

      Tentou aposentadoria?

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety +4

      @@ericanetto6344 O autismo não é considerado uma doença, portanto não tem cura. É uma condição que faz parte de quem está dentro do espectro, porém o autismo traz algumas comorbidades ou comórbidos que precisam de tratamento e por mais estranho que pareça essas comorbidades também afetam pessoas não autistas e são mais comuns do que se pensam, aí vão algumas comorbidades comuns do autismo: tag, toc, depressão, tdah...qualquer pessoa pode ter essas comorbidades independente de ser autista ou não. O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar mais pode iniciar com uma psiquiatra de confiança depois acrescente, psicóloga, neurologista, terapeuta, fonoaudiólogo...neuropediatra se for criança...basicamente é por aí, além de ter que tomar medicamentos para as comorbidades.

    • @SueMelo198
      @SueMelo198 Před 2 lety +8

      Eu n sei se tenho autismo ou n mas tô achando que sim pq minha vida tá toda atrasada n conquistei nada com 35 anos me sinto mto frustrada

  • @marciarosataboas2852
    @marciarosataboas2852 Před 4 lety +145

    Pois é vc iniciou o video com algo que sempre falo .
    Muito se fala de autismo na infancia adolescência. .mais esquecemos que essas criancas crescem e tornam se adultos.
    Meu namorado com quem estou 4 anos é autista e ate eu entender no inicio ele era o tipico chato so fala de um mesmo assunto .... kk tem uma sinceridade que mata ..kk ( eu chamo de sincerisidio) tanta sinceridade que é suicidio kk . Aprendi muito nesses 4 anos .... ele mesmo nem se via como autista a familia quase me linxou quando levantei o tema ....
    Hoje as coisas estao bem . Mais a gente aprende a criar ferramentas para a convivência em grupo. Gostei muito do seu video Parabéns!

    • @Tristady
      @Tristady Před 4 lety +21

      Márcia, eu tô no meio do processo de diagnóstico com meu namorado. Estamos namorando há dois anos e desde o começo do namoro eu percebi que ele era Asperger (eu pesquisava muito sobre o assunto) e eu entrei nesse assunto depois de uma série de esteriotipias que eu notava dele e de várias reações desagradáveis que ele tinha quando mudava a rotina, quando não conseguia iniciar as coisas tal qual ele planejava, quando ia pra lugares mais barulhentos, com lugares luminosos, encontros com pessoas que ele não tinha costume (a presença da minha família foi um problema no começo). Enfim, conversamos porque as questões ficaram bastante graves e consegui uma consulta com uma psiquiatra que tem dois filhos dentro do espectro e trabalha na área há mais de 30 anos e desde o primeiro momento ela já apontou uma série de coisas que denunciam ele como dentro do espectro, mas a caminhada até o diagnóstico não é só uma consulta e próximo mês ele volta pra segunda parte. A família dele não sabe que ele tá buscando diagnóstico, eu acredito que essa notícia não será bem-vinda, a mãe dele é professora e enxerga tudo nos filhos dos outros, mas deixou passar isso no dela e de todas as conversas que eu tive com ela sobre a infância do meu namorado, eu percebo que ela interpretava tudo como birra, até a questão dele se bater, o pai dele já me relatou um castigo que deu nele por conta disso. Enfim, Deus me ajude nisso!

    • @noelyformigosa3297
      @noelyformigosa3297 Před 4 lety +11

      @@Tristady Vá em frente querida! Queria muito que aparecesse uma moça assim como você pra meu filho de 25 anos se abrir e aceitar fazer tratamento e terapia, sou professora mas não nego o que meu filho é, mas preciso de ajuda para ajudá-lo. 😚

    • @Tristady
      @Tristady Před 4 lety +7

      @@noelyformigosa3297 nossa! Tomara que dê certo. Nem precisa uma namorada, mas sei lá, algum amigo ou amiga mais próximo que compreenda a importância de um tratamento.

    • @Heavy-metaaal
      @Heavy-metaaal Před 4 lety +5

      Nossa eu também tenho que tomar cuidado com minha sinceridade. Sou autista.

    • @smuandson
      @smuandson Před 4 lety +6

      Eu nunca nem conssegui namorar ninguem. Vou ao pisiquiatra a 6 anos e nunca me deram esse diaginostico.

  • @carolina_salgueiro
    @carolina_salgueiro Před 2 lety +2

    Quando era pequena sempre a escola mandava a minha mãe procurar psicólogos. Sempre na hora das aulas eu queria sair e quando era o break eu queria voltar. Nas festas do Colégio o barulho e a multidão me deixavam muito agoniada. Fora a agressividade, eu sofria bullying e descia o cacete sem pena. Teve uma vez quê chorei de tanta agonia em uma festa no colégio. Mas nunca fui diagnosticada com autismo. Meu filho é autista, aspenger ama ventiladores, rodas. Incrivelmente inteligente. Amor da mamãe!

  • @jonasjonesjw
    @jonasjonesjw Před 3 lety +5

    90% que sou autista
    me sinto feliz por isso.
    isso é uma resposta das dificuldade em convivência social

  • @psicologavivianetiano7752
    @psicologavivianetiano7752 Před 4 lety +162

    Faz um vídeo sobre asperger em mulheres? Como identificar?? No Brasil nem tds os profissionais conseguem diagnosticar o asperger no sexo feminino devido a mulher conseguir aprender por imitação no ambiente social....

    • @ibinkyz
      @ibinkyz Před 4 lety +14

      @Henriq Pinheiro não, não é.

    • @chrispetala3676
      @chrispetala3676 Před 4 lety +2

      Eu gostaria muito de saber...

    • @carolinibarros9631
      @carolinibarros9631 Před 4 lety +6

      Olha, pesquisei mto sobre o assunto e realmente Aki no Brasil é difícil. Msm na internet não se fala mto sobre as diferenças. Se vc souber inglês, faça uma busca q vai encontrar mta coisa.

    • @Jessica_BR
      @Jessica_BR Před 3 lety +3

      Tem bastante conteúdo em inglês aqui no CZcams sobre asperger no sexo feminino..mas não achei nenhum canal que fale sobre isso em português

    • @aannallucia
      @aannallucia Před 3 lety +18

      Passei minha vida tratando depressão e me achando diferente de todo mundo, ouvi falar sobre autismo e tudo se encaixava perfeitamente em mim como se naquele momento eu tivesse me descoberto. Procurei uma neurologista e contei tudo pra ela que me encaminhou para neuropsicologa para testes. Após 2 meses recebi laudo psicologico TEA + bipolaridade, levei o resultado pra neurologista que fechou o diagnóstico e me medica até hj. Enfim, sabe qnt tempo para eu ter o tratamento correto? Quando tinha 40 anos, hj estou com 42 .

  • @carolferreira1354
    @carolferreira1354 Před 3 lety +5

    Cara, na boa, essas descrições me fazem ver as pessoas autistas como muito éticas!! Um excelente exemplo pra quem se considera normal.

  • @Boibepa
    @Boibepa Před 4 lety +16

    Tenho um familiar adulto com TEA. Ele não aceita procurar psicólogos, muito menos psiquiatras. Além do autismo, venho vivenciando na família um caso de Alzheimer e outro de câncer. Porém, na minha experiência, posso afirmar que lidar com o autismo está sendo muito mais difícil e desgastante que os outros.
    Um Alzheimer e um câncer já são motivos por si só suficientes para procurar ajuda, tanto psicológica, quanto psiquiátrica. Todavia, o que me fez fazer análise foi o lidar com o autismo.
    Por isso, vejo como extremamente importante o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo os pais identificarem, aceitarem e aprenderem a lidar com o TEA , melhor será a qualidade de vida de todos. Professores deveriam ser treinados para identificarem preliminarmente a doença, ajudando os pais a procurarem ajuda o mais cedo possível. O próprio governo deveria lançar campanhas públicas de informação e fornecer algum tipo de auxílio.

    • @giselegroeler2679
      @giselegroeler2679 Před 2 lety +1

      Os professores sabem,os pais não aceitam. É bem difícil.

  • @mrlbalconi2
    @mrlbalconi2 Před 4 lety +30

    O melhor vídeo sobre autismo que já vi até agora! Falam muito sobre autismo na infância e esquecem que as crianças se tornaram adultos, muitos, sem nem saber quem são. Pois nós, autistas, vivemos em um mundo que não nos pertence, tentando o tempo todo se adequar às exigências deste mundo tão diferente do nosso.

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety +1

      Quando um autista fica adulto, fica difícil de diagnóstica-lo? Fica difícil de perceber os traços de autismo?

    • @mrlbalconi2
      @mrlbalconi2 Před 2 lety

      @@HectorMartinez-sh9sl Sim. Só quem é muito próximo percebe que sou diferente. Tem que conviver pra perceber. E o diagnóstico só se consegue com um profissional capacitado em autismo. Não é qualquer psiquiatra que consegue identificar.

  • @DeyvsonMoutinhoCaliman
    @DeyvsonMoutinhoCaliman Před 4 lety +49

    Eu tenho um amigo que tem isso. Amigo entre aspas, pois eu nem consigo conversar com ele, mal entendo o que ele fala. Sempre achei que ele tinha algum tipo de problema mental sério, aí o cara vai e passa num concurso público, depois vai e passa em outro... Mora sozinho, ganha bem, mas a casa é igual um chiqueiro de porco... Ele tem uma inteligência bem acima da média, , mas é completamente desprovido de habilidades sociais, como eu disse, muito mal dá pra conversar com ele, ele começa a embromar com uma voz enrolada difícil de entender e toda frase que ele fala ele termina dizendo "que?", como se a gente tivesse dito e ele é que não tivesse entendido. Esse "que?" que ele repete toda hora tipo um tique nervoso é bem irritante, pois a gente está em silêncio e ele fica falando "que?". Não se preocupa com a própria aparência, se não tiver banheiro vai aonde der e faz o que tem que fazer, não arruma namorada por ser muito estranho e não conseguir conversar, em ambientes sociais enche a cara de bebida e dorme no chão aonde der vontade... Nunca reclama da vida, fala das coisas mais bobas cotidianas como se fossem muito divertidas. Ele é um completo enigma, prova de que uma pessoa pode ser genial sem a mínima habilidade social.

    • @marciahelenadasilvapontes6110
      @marciahelenadasilvapontes6110 Před 4 lety +26

      Olá Dayvson. Sugiro que você se informe a respeito do Espectro do Autismo e suas comorbidades, assim como também a Lei Brasileira de Inclusão. Infelizmente a sua fala reflete a atitude intolerante e preconceituosa de grande parte das pessoas que desconhece o TEA.
      Se a o respeito as diferenças e a pessoas com transtornos que envolvem o comportamento e a cognição "fora do padrão" Neurotipico é dificultado por essas atitudes, imagina pessoas com deficiência aparente.

    • @jullysantana1
      @jullysantana1 Před 4 lety +19

      Realmente como disse o rapaz, sua fala é de alguém intolerante. Infelizmente o seu colega pode ter sim problemas para se socializar, mas o mundo está cheio de pessoas socializáveis com outros tipos de transtornos também, como os psicopatas que na maioria das vezes são intolerantes, odiosos e agressivos, repugnantes e incompreensíveis. Eu prefiro até conviver com um autista ou com alguém que sofre de síndrome de asperger a cruzar com um psicopata que leva a chamada vida “normal” e “sociável”.

    • @SamuelSouza-di6nq
      @SamuelSouza-di6nq Před 3 lety +2

      Nossa, parece até que vc me descreveu... principalmente a parte do desleixo com a aparência e relação com bebidas...
      A unica diferença é que tenho 19 anos e ainda estou na faculdade.

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety +4

      Esse comportamento não é autismo. Pode ser esquizofrenia. Tem muitos gênios que são loucos.

    • @AnaPaula-tj9lz
      @AnaPaula-tj9lz Před 3 lety +1

      Nossa que triste..

  • @markalsmith1431
    @markalsmith1431 Před 4 lety +21

    Me sinto exausto em ter que raciocinar sempre o que cada tipo de situação social exige. Como se a maioria das pessoas já soubessem instintivamente o que fazer, como se existisse um filtro social nelas. Parece que eu sou o errado no meio de todos, até brinco dizendo que sou um extraterrestre quando vou em algum lugar e me perguntam se eu sou daqui. Nos últimos anos eu estudei e observei muito as pessoas, para aprender a ser mais adequado, só que sempre vem os julgamentos dizendo que sou frio, calado, "parece que não estou ali", sou cabeça dura, que eu deveria saber...... Tem coisas que eu evito fazer (tirar fotos só com cachorros, por exemplo, para não parecer estranho). Não é só a forma que te olham, você vai ter problemas profissionais e portas fechadas se não for uma pessoa bem vista. Eu decorei o significado de várias situações, gírias, expressões, sou quase um especialista, mas quando se trata do ser humano, tudo é muito imprevisível. Isso é muito frustrante, por que eu gosto das pessoas que estão comigo, não quero fazer mal pra ninguém que eu amo. Em grupos, as pessoas parecem saber que hora falar, quem quer conversar e quem não quer, quais os assuntos são bons, já que eu sei e descobri (da pior forma) que não posso falar sobre games numa festa onde as pessoas só querem beijar (você vai agir de acordo com o ambiente, que é uma festa), eu prefiro locais como sala de cursos, já que você pode falar sobre ideias. Até um sorriso, às vezes, não é um sorriso de felicidade mas sim, de desprezo, ou de tristeza. Uma vez tinha uma bibliotecária chorando e eu perguntei se ela estava gripada, depois me disseram que acharam que eu tava sendo maldoso e zombando dela, até o momento que eu aconselhei e ajudei ela, me senti muito feliz por ela ter se sentido melhor, mas poderia ser um mau entendido. Parece que às vezes, alguém diz algo, eu vou lá e faço, quando na verdade, era para fazer outra coisa, como se estivesse algo escondido ali que eu deveria ter entendido.
    Também acontece de eu ser ríspido demais e daí eu vejo que aquela pessoa sentiu algo ruim. As coisas indiretas me afetam muito, além de tudo, eu sempre digo para as pessoas, para dizerem exatamente o que querem, mas acaba que nenhum deles fazem isso. Quando não vejo sentido em alguma regra, é muito difícil eu mudar, o mundo parece ser estranho pra mim.
    Basicamente, joguinhos sociais são exaustivos. Por muitos anos, fico muito no meu quarto, faço minhas coisas, toco guitarra, faço músicas, desenho, pesquiso, leio, é um sofrimento ter que sair, ir em festas, mas sei que me isolar só é pior. Estudo, vou fazer faculdade, mas tenho dificuldade em estudar com alguém explicando, só sei aprender sozinho, por texto e videoaulas, só trabalhei com vendas, meu maior receio é ter que seguir uma rotina que não seja a minha. Muito raro alguém me entender, eles acham que estou buscando alguma cura para minha estranheza, isolamento e jeito de ser. Tenho suspeita de que sou autista leve, só não sei como tratar isso e melhorar minha qualidade de vida.

    • @vanessaporto4034
      @vanessaporto4034 Před 4 lety

      Você me descreveu perfeitamente. Você tem Instagram para eu te seguir? Obrigada.

    • @adrianojetsmithlee
      @adrianojetsmithlee Před 3 lety

      Tambem sou assim

    • @tenthair
      @tenthair Před 3 lety +2

      vc não tá sozinho, eu também me sinto assim, sei o quão difícil é ser sentir "estranho", se você suspeita que tem um caso leve de autismo procura ajuda psicológica, pra não ter só um diagnóstico mas também um tratamento, vai ajudar muito você, sério

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety

      Me identifiquei um pouco, vc já soube se de fato é autista msm?

  • @ritamoreira7428
    @ritamoreira7428 Před 4 lety +32

    Meu esposo parece ter essa sindrome. Todas as características que foi relacionada aqui. Casei esofri muito com certas "manias'. Ele parece ser anti social , mas com algumas pessoas ele interage bem. O que mais me chamou a atenção foi esse não encarar, ele não me olhava nos olhos. Hoje é diferente. Eu sempre pedia pra ele me encarar quando falava comigo. Mas é muito disperso e as vezes se porta como uma criança na ingenuidade.

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety +5

      Saiba que o autista tem literalmente nojo e não gosta de ser tocado. Beijar na boca e fazer sexo...algo muito primitivo e dar um certo nojo para quem tem autismo, por isso dizem que somos frios na cama e não gostamos da coisa...mais não é nada disso é só nojo mesmo...

    • @karmemmendes8137
      @karmemmendes8137 Před 3 lety +1

      Morena Nina, mas o meu marido não muda nada não! Estou sempre explicando as coisas pra ele, mas ele fica nervoso, precisa ver...e faz questão de não entender. Só vendo pra acreditar. O pior é que ele faz assim só comigo. Teimoso ao extremo...

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety +1

      @@karmemmendes8137 ele tem o diagnóstico de autismo?

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety

      @@karmemmendes8137 pelo menos vc tem marido não é mesmo?! Dê-se por satisfeita. É melhor do que nada. E eu que acabei de terminar com meu namorado Português.....kkkkkkkk

    • @karmemmendes8137
      @karmemmendes8137 Před 3 lety +4

      @@Priska08 não; ele não tem diagnóstico. Ninguém acha que ele tem nada...é uma coisa bem sutil, família inteira muito simples...depois falo mais do meu marido...
      O quê aconteceu com seu namorado? 🤔
      Você terminou com o namorado por conta do autismo?
      Eu e meu marido estamos já a 32 anos, ele sempre foi assim... estou cansada porque eu também já sou idosa. Mas agora que eu tenho certeza que é isso mesmo, só me resta orar e pedir a Deus reforçar minha paciência...Ele é uma pessoa do bem, meu marido, meu companheiro...(É idiota) mas eu amo! Kkkkk! Falar verdade pra vc eu estava muito nervosa, precisava falar com alguém...mas agora estou mais aliviada...

  • @Boibepa
    @Boibepa Před 4 lety +36

    Tenho um familiar adulto com autismo. Só Deus sabe o quanto sofri por conta deste transtorno. É muito difícil conviver com uma pessoa assim, principalmente quando a familia tem que enfrentar problemas sérios em conjunto. Penso que um diagnóstico cedo, quando criança, é muito importante para que esta possa adquir, com o tempo e suas experiências, os manuais primários de relacionamento humano. Assim, chegará a fase adulta com uma percepção melhor da vida social. Já quando este diagnóstico cai na sua cabeça na fase adulta, tudo fica muito, mais muito difícil, inclusive, o reconhecimento desta patologia pelo seu portador. Portanto, quanto mais gente ter informações sobre o autismo melhor.

    • @paulaschitz
      @paulaschitz Před 4 lety +2

      ba sim, pq senao a gente vai aprender com aqueles filmes hollywoodianos de como ser bem sucedido no meio social kkkk eu me sinto tao idiota por aplicar isso, mas nao foi de todo inútil

    • @rustonvieira5562
      @rustonvieira5562 Před 3 lety

      Tenho um amigo autista que nao tem empatia nenhuma em seus vacilos. Ele as vezes vacila com as pessoas as deixando com raiva, porém ele não esta nem aí se a pessoa ficou com raiva ou chateada. Tem que ter mil por cento de paciência e passar pano pra vacilos que irritam e tiram do sério. Isso é muito complicado

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety +2

      @@rustonvieira5562 Autistas tem empatia sim apesar de não parecer as vezes. Quem " não tem empatia nenhuma " são os psicopatas. Fica na paz.

    • @khaossecond
      @khaossecond Před 2 lety +1

      @@rustonvieira5562 eu sou autista e eu quero dizer q nós temos empatia sim, mas temos dificuldade em mostrar ela.
      Exemplo, quando eu vacilo com algm eu n sei oq eu posso fazer, eu n sei oq é esperado de mim naquele momento. Mesmo ficando chateado q eu fiz algo errado com algm, eu n sei como concertar.
      Outra coisa é saber q eu vacilei, eu raramente vou perceber q deixei algm triste ou bravo, a pessoa tem q vir falar comigo e dizer oq ela tá sentindo. Eu n consigo adivinhar essas coisas.

    • @elisabeteboszkomartins7159
      @elisabeteboszkomartins7159 Před rokem

      A questão é que décadas atrás não tínhamos noção disso. Nem os pais sabiam o que acontecia com seus filhos, mesmo cuidando deles. Tenho um caso na família.

  • @patrickfernandes1038
    @patrickfernandes1038 Před 3 lety +7

    Adorei este vídeo. Tenho 40 anos. Só depois dos 25 anos fui saber o que é pintar o 7.
    Não consigo me relacionar com pessoas. Mas com máquinas e problemas que muitos não conseguem resolver eu sou mestre nisso. Mas pra mim parece ser tarde em descobrir isso. Pós eu não tenho preparo emocional nesse momento. Minha família me exclui de tudo desde criança. Assim eu pensava. E em todo lugar que eu vou gostam da minha inteligência. Mas eu sempre fico no meu mundo. E tem hora que dói muito. Eu desde criança aprendi a observar quando me olham. E também aprendi que nem sempre minha inteligência não é bem vinda. Então isso me gerou defesas que chegaram a me deixar por dias na cama e trancado no quarto, e sempre na expectativa que uma hora eu seria útil pra alguém.
    E quando isso acontece, eu fico eufórico, mas vejo depois que não queriam que eu fosse tão longe, e só no que precisavam.
    Meu Deus eu acabei me tornando uma máquina, porque não percebi essas coisas antes...

    • @merikpolymer5879
      @merikpolymer5879 Před 2 lety

      Oi colega te entendo.
      Se quizer conversar me manda um zap (11) 97178-7158..
      Abraço!

  • @Limonetto
    @Limonetto Před rokem +3

    Esse eu acredito que é um profissional gabaritado pois TEVE A CORAGEM DE EXPOR O SEU CRM. Parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏

  • @celiasilva444
    @celiasilva444 Před 4 lety +2

    Sempre fui a pessoa esquisita... descobri a doença já com 35 anos, muita coisa aprendi sozinha... hoje sei o que devo prestar atenção nas pessoas pra saber o que se espera de mim, nem sempre dá certo... A internet me ajuda muito, pq não consegui desenvolver relacionamentos, cada vez me envolvo menos e fico mais sozinha, é mais fácil, mas consegui trabalhar e me manter sozinha... sem euforia ou depressão...

  • @espiritualmentehumana
    @espiritualmentehumana Před 4 lety +4

    Eu não consigo me socializar de jeito nenhum.. eu me esforcei muito durante a vida e só me magoei e me feri. Hoje aceitei que sou assim e me sinto bem em não me socializar. Odeio grupos, odeio visitas, odeio festas.. prefiro ter um ou dois amigos só.. e tá bom. Me sinto bem mais feliz assim. Eu tbm não consigo olhar nos olhos. Quando me obrigo a isso me sinto muito sem energia depois. É sacrificante.

  • @sabrinaross8654
    @sabrinaross8654 Před 4 lety +10

    Muito obrigada por esse vídeo. Me ajudou muito. Sim eu sempre fui a esquisita, e depois dos 30 anos comecei a desconfiar desta síndrome. Hoje vou a festas, sorrio bastante e já sei olhar nos olhos, é um pouco difícil no início mas hoje com 41 anos tô super bem.

  • @fabricionicoloso1105
    @fabricionicoloso1105 Před 4 lety +8

    ÓTIMO vídeo, muito explicativo. Tenho 35 anos e fui diagnosticado com autismo de grau 1, o que explicou toda a minha vida. Passei a entender melhor como meu cérebro funciona, como funcionam os meus sentidos, consegui diminuir a ansiedade, o TOC e os pensamentos compulsivos. Preciso tomar medicação para conseguir me regular, pois sempre sofri muito com a ansiedade. Sou casado, pai de 3 filhos (a menina autista), dirijo, trabalho e tenho muita dificuldade com multidões, barulhos, dependendo do jeito que me tocam fico muito irritado. Não tenho deficiência intelectual, verbalizo até bem, mas tenho muita dificuldade com a comunicação não-verbal.

    • @EmersonViveiros
      @EmersonViveiros Před 4 lety +1

      Para mim, estar em multidões é enfrentar o medo... vou a um show que realmente gosto com toda energia mas sempre temendo ao que pode acontecer. Parece q cada asperger reage diferente

    • @CarlosEduardo-zk8gw
      @CarlosEduardo-zk8gw Před 4 lety +1

      Cara me identifiquei demais com o seu comentário. Também sou casado , trabalho , e sou pai de três meninas , e uma delas foi diagnosticada com autismo. E , eu sempre estive desconfiado que eu me enquadrava nesses sinais de autismo. E dps que o médico deu o laudo da minha filha, aí que desconfiei ainda mais sobre a minha pessoa.

    • @chrisjunior6089
      @chrisjunior6089 Před 3 lety

      Continue lutando se esforçando, uma das coisas que ajuda muito é alimentação... eu irei fazer alguns exames de psicologia. Algumas coisas que você citou eu tenho como irritabilidade ao ser tocado pois tenho também Toc, e atualmente me sinto desconfortável com muita gente perto não gosto, detesto barulhos e ruídos me estresso.

  • @carolfreitasilva
    @carolfreitasilva Před 4 lety +11

    Acho que tenho autismo... Mas tenho dificuldade em criar vínculos, reciprocidade, mas sou comunicativa e não me importo com lugares cheios.

  • @danielpardo7316
    @danielpardo7316 Před 4 lety +4

    Eu sou um adulto com transtorno do espectro autista que fui diagnosticado tardiamente, eu só tomei conhecimento do meu diagnóstico há uns 6 anos atrás, só que eu cresci sendo chamado de "louco" pela maioria das pessoas que me conheceram, pois minha infância e adolescência se passaram nas décadas de 80 e 90 e na época ainda não se tinha o conceito de Síndrome de Asperger, inclusive EU não sabia (eu sentia que tinha algo diferente que fazia com que as pessoas se afastassem de mim, mas não sabia o que era) e quando recebi o diagnóstico foi como se uma porta fosse aberta e tudo o que eu tinha passado com as pessoas lá atrás agora fizesse sentido, o "algo diferente" que eu sentia finalmente tinha um nome, por isso que eu digo: procurem um psicólogo/psiquiatra pois como meu diagnóstico foi tardio eu sofri muito, mas a pessoa que ler essa mensagem e tiver o menor sinal de transtorno do espectro autista, não tenha dúvidas em procurar um psiquiatra.

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety

      Não tenho dinheiro pra pagar psicólogo/psiquiatra, o que eu faço? Pfvr, me ajude.

  • @QuintetodecordasAracaju
    @QuintetodecordasAracaju Před 4 lety +10

    O que para os neurotípicos é natural, para os portadores de autismo ( Asperger) tem que ser ensinado.
    O interessante é que consigo observar essas características em muitos amigos adultos que não tiveram diagnóstico e não fazem a menor ideia de sua condição.

    • @enzolandiavalentinalandia4051
      @enzolandiavalentinalandia4051 Před 4 lety +2

      O Asperger é um dos SPECTROS do Autismo.

    • @QuintetodecordasAracaju
      @QuintetodecordasAracaju Před 4 lety +1

      @@enzolandiavalentinalandia4051 sim, mas infelizmente tenho que ainda usar a expressão " Asperger" por causa do CID 10.
      Isso da muita confusão porque as informações do CID 10 são desatualizada e fica tudo misturada com a do DSM 5.
      Na verdade o Asperger não existe no DSM 5, pois o mesmo considera que tudo, isto é, todos os níveis de autismo, incluindo o Asperger no pacote, são autismo.
      Particularmente, acho a ideia de espectro fantástica! Pois além de trazer a ideia de camadas também traz a ideia de sombra ( ausência do corpo que seria o marcado biológico que é desconhecido)

    • @marciahelenadasilvapontes6110
      @marciahelenadasilvapontes6110 Před 4 lety

      Então se atualize, pois a pessoa não "porta Aspeger". A pessoa está no Espectro do Autismo-TEA, portanto a pessoa tem Autismo.

    • @QuintetodecordasAracaju
      @QuintetodecordasAracaju Před 4 lety

      @@marciahelenadasilvapontes6110 🤦🏾‍♂️ você parece ter problemas com a teoria da coerência central com misto de dificuldades com a teoria da mente, ou então, simplesmente não entendeu o que escrevi. 🤔 Que teria o mesmo resultado prático, a propósito.
      Faz assim: releia o comentário de forma encadeada.🙂

    • @marciahelenadasilvapontes6110
      @marciahelenadasilvapontes6110 Před 4 lety

      @@QuintetodecordasAracaju Acho que você é que não entendeu. Me referi ao uso do termo PORTADOR, pois de acordo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI n°13.146/2015), em seu artigo 2° traz a definição de Pessoa com Deficiência. Neste sentido, a deficiência não é um atributo da pessoa, pois a mesma não porta e nem carrega a deficiência. A deficiência está no meio, nas barreiras impostas pela sociedade e o Estado. E como é do seu conhecimento, Asperger está no espectro como autismo leve. E de acordo a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/12), a qual foi importante para o direito da pessoa com autismo, pois instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, considerando o autista uma pessoa com deficiência, além de conceituar autismo como uma síndrome clínica garantindo também todos os direitos das pessoas com deficiência.
      No que se refere ao diagnóstico do TEA, o DSM-V organiza como critério, a junção dos subcapítulos do DSM-IV. Sendo que para indicação no laudo médico, ainda vigora a CID 10 F.84, mas a partir de janeiro de 2022, entrará em vigor a CID 11 alinhando o diagnóstico com o DSM V.

  • @brendarockenbach9679
    @brendarockenbach9679 Před 2 lety +9

    Sempre fui chamada de estranha por alguns colegas de escola, nunca gostei de ficar perto de muitos colegas e sempre me achavam estranha e tbm não conseguia olhar no olho das pessoas, então comecei a treinar em casa a com interagir com outras pessoas, treinei como olhar nos olhos das pessoas, uma coisa que ajudou muito, é olhar para o meio das sobrancelhas, assim parece que estou olhando nos olhos, não sei se tenho TEA, agora que comecei a ver que tenho muitas coisas em comum com quem tem TEA. Sempre tive bastante estereotipias, isso me fazia parecer mais estranha ainda, eu tento não fazer pq fazem perguntas para mim quando eu faço, mas as vezes eu nem percebo que estou fazendo.

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety

      O que é esteriotipias?

    • @joaobruno7349
      @joaobruno7349 Před rokem

      Eu sofri muito na escola.. e nas ruas e em todos os lugares .. barulhos e pessoas me deixa muito mal ... Eu não sei o que tenho e os médicos fala que não tenho nada... Fico triste pq não consigo trabalhar e nem fazer nada 😞

  • @euridicesacramentomariani5569

    Grata pelas informacoes. Sou curadora de um amigo idoso que apresenta essas sintomas. Estou me informando para poder ajuda-lo melhor. Seu video foi muito util.

  • @gabrielcarvalho8147
    @gabrielcarvalho8147 Před 4 lety +11

    Tenho 19 anos, me identifico com a descrição.
    Durante minha infância alguns familiares sempre ressaltaram suspeitas, até mesmo alguns professores e amigos muito próximos.
    Não me encaixo no quadro de uma pessoa típica.

  • @edersdrsilveira1958
    @edersdrsilveira1958 Před 3 lety +8

    Eu desconfio que sou Asperger. Desde criança que me sinto como um estranho no ninho, principalmente na escola sempre fui reputado como "doido" ou como estranho, não que eu não procurasse ter amizades, mas sempre procurei aqueles não se importavam com o meu jeito de ser. Tenho dificuldade de olhar no rosto das pessoas e de me inserir em um novo ambiente, prefiro locais calmos e pessoas mais centradas, gosto de ficar sozinho, meu hiper foco sempre foi história e geografia, tanto que hoje estou no último semestre de geografia. Tem dias que estou mais "normal" e comunicativo, mas tem dias que me fecho em uma espécie de casulo, nestes dias de casulo parece que minha mente é um monte de fio desencapado, pois afeta a minha comunicação e percepção do mundo ao meu redor não conseguindo ter uma relação social melhor com as pessoas como uma simples conversa, apesar que nos dias normais já tenho essa dificuldade, mas nos dias "cinza" ela se multiplica e acabo ansioso e me odiando. Tenho uma mania bem peculiar que trago desde criança que é quando estou empolgado começo a pular mesmo com meus 30 anos kkkkk.
    Agora em 2021 pretendo procurar um psicólogo ou então um psiquiatra, na verdade não sei qual o melhor no meu caso, e tirar essa angústia de vez que me acompanha desde que me entendo por gente.

    • @mariaadriano4619
      @mariaadriano4619 Před 2 lety +1

      Boa noite!Procure um bom psiquiatra!As terapias vc faz com um psicólogo..

    • @edersdrsilveira1958
      @edersdrsilveira1958 Před 2 lety

      @@mariaadriano4619 Obrigado pela dica. Já estou começando a passar com especialistas.

  • @marlifernandes1154
    @marlifernandes1154 Před 3 lety +3

    Tenho 56 , e no ano passado meu filho de 28 anos me revelou que foi diagnosticado com autismo há 5 anos. Na época ele não aceitou o diagnóstico, rasgou o laudo e omitiu de todos. Um dia conversando ele me perguntou: Mãe, será que vc também não tem autismo? Você tem muitas características iguais as minhas e até outras que nem eu tenho. Eu e meu filho sempre fomos taxados de "esquisitos" e sempre fomos muito inteligentes e criativos. Comecei a observar e lembrar muitas situações da infância e realmente tenho quase certeza que sou autista. Isso explica muita coisa. Estou aguardando avaliação médica.

  • @neusamariaalvim661
    @neusamariaalvim661 Před 2 lety +1

    Sempre odiei cinema ! Balançava para dormir até na vida adulta (parei quando casei ) kkkkk Hoje consigo pegar no sono fácil, mas acordo as 3 da manhã aproximadamente . Vendo esses vídeos, me achei em vários aspectos . Nunca tive fobia social . Tive sindrome do pânico que durou uns 2 anos . Bom do interior não tinha o menor conhecimento de nada . Hoje é que vejo que a 30 anos atrás eu tive foi sindrome do pânico. Andei de médico em médico naquela época é não achavam nada . Meu marido irritado achando que estava inventando . Só um médico do SUS que disse assim : acho que debaixo desse angu tem caroço . Mas ficou só nisso . Segui lutando sozinha até que foi passando aos poucos . Tenho um filho de 31 anos que me deu muito trabalho na infância e adolescência. Entrou nas drogas , não trabalho , não estudou . Vendo esses vídeos hoje tenho certeza que ele tem um traço de autismo .Meu casamento acabou , por causa dele . Marido foi embora ele mora comigo , ele me odeia ! Sei que ele sofre e faz todas as pessoas em volta sofrer . Doença mental é simplesmente desesperador .

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal Před 4 lety +11

    Eu sou Asperger. Não é fácil lidar com as emoções. Eu olho nos olhos e observo se olham pra mim para saber se as pessoas são confiáveis.

    • @enfimnrds
      @enfimnrds Před 4 lety +5

      Não consigo olhar nos olhos e pra Mim, olhar a Pessoa interagindo com outras de longe, é melhor pra entender como a Pessoa pensa.

    • @maat33
      @maat33 Před 4 lety +3

      @@enfimnrds também acho que assim é melhor para entender se tal pessoa é confiável. Observar ps gestos, linguagem corporal e comportamento na interação com os outros é o melhor jeito de descobrir como uma pessoa pensa e se podemos confiar nela. Se bem que não é fácil encontrar pessoas confiáveis hoje em dia...

    • @adrianojetsmithlee
      @adrianojetsmithlee Před 3 lety

      Eu olho so por educação mas quando comeco a olhar no olho perco oq a pessoa ta falando pq dai começo a focar detalhes na face da pessoa

  • @omeuredentorvive105
    @omeuredentorvive105 Před 4 lety +23

    Acho que eu tenho isso. Estou para procurar um psiquiatra pois já até desconfiei de ser psicopata. Não gosto das pessoas. Eu gosto de ficar sozinha. Odeio barulho. Passo mal com barulho, cheiro forte e desordem. Detesto festas pois eu sinto que vou ter um ataque. Fico exausta fisicamente qd converso pois nunca sei qd falar, o que falar e percebo que por vezes, tanto a entonação da minha voz qd meus gestos ficam esquisitos de tanto tentar parecer normal. Daí fico com preocupação se a pessoa está me achando esquisita, pois no fundo sei que é forçado o que estou fazendo. Desisti de trabalhar com MTS pessoas. Prefiro trabalhar sozinha e em casa. Quero TD perfeito nos detalhes. Ao msm tempo que quero estar com alguns familiares e amigos, eu sempre vou preferir ficar só. Posso passar meses, anos sem me comunicar com eles e para mim isso não tem diferença. Não por não me importar, não é isso. Mas é que pra mim não tem sentido algum certas obrigações. Sei lá..... Tem algo de MT errado comigo desde MT pequena.

    • @DanielMartinsdeBarros
      @DanielMartinsdeBarros  Před 4 lety

      Na dúvida, vale a pena buscar uma opinião profissional.

    • @enzolandiavalentinalandia4051
      @enzolandiavalentinalandia4051 Před 4 lety +5

      Gisele, tenho a maior parte de suas características e te digo por experiência própria que, se fôr procurar um psiquiatra, pague pela consulta e tratamento. Os psiquiatras de convênio MAL OLHAM NA SUA CARA E TE ENTOPEM DE REMÉDIO!!!

    • @erinaldomoura8334
      @erinaldomoura8334 Před 4 lety +2

      Se parece muito com minha forma de pensar e viver.O curioso é que a gente vive numa sociedade que nos cobra e nos taxa de estranhos,por causa da nossa forma diferente de encarar as coisas.Existem coisa na minha vida que,sinceramente,nem eu mesmo entendo o porquê.Talvez seja uma forma de tentar me sentir normal como as outras pessoas são.Mas,por outro lado,chego a pensar que as pessoas não acompanham minha forma de pensar.Resumindo:O é que ser normal numa sociedade como a nossa,que dita regras a serem seguidas,e quem as não cumprir está fora de contexto?

    • @anadulcebatista126
      @anadulcebatista126 Před 4 lety

      @@DanielMartinsdeBarros existe alguma rede que possamos consultar os profissionais aptos a fazer o diagnóstico? Já passamos por dois profissionais que não avaliam apenas querem entrar com ansiolítico, baseado no discurso que um asperge não poderia ter avançado nos estudos.

    • @williandias8312
      @williandias8312 Před 3 lety +1

      Vc resumiu minha vida

  • @neicianenunes9520
    @neicianenunes9520 Před 3 lety +6

    Eu passei a vida sendo chamada assim: estranha, esquisita, anti social; e triste😓 vendo esses vídeos que notei que por toda a minha vida sofri por não saber que tinha esse problema

    • @benoitebessen5514
      @benoitebessen5514 Před 3 lety +1

      Il est possible de guérir totalement l'autisme en 5 jour grâce à la pharmacopée pour plus d'informations contactez nous par WhatsApp +221771807677.

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety

      Como descobristes?

  • @WilliamFernandes1980
    @WilliamFernandes1980 Před 2 lety +2

    O senhor é muito bem articulado e tem uma gentileza na fala que pouco se vê entre médicos. Obrigado pelo vídeo. Abraço.

  • @darioamaro4610
    @darioamaro4610 Před 8 měsíci +1

    Tenho 38 anos em novembro desse na, fui ao psiquiatra para questionar sobre um possível TDAH, há mais de 12 anos faço tratamento com medicação para a depressão e ansiedade e passei todo esse tempo achando que esses transtornos eram a principal razão de um sofrimento que eu nem mesmo sabia o que era. O psiquiatra, um “anjo” me encaminhou para o neuropsicólogo e dai começou a fazer as investigações. Durante esse processo eu percebi que meu caso era mais complexo do que eu imaginei, o que eu suspeitava de TDAH (nível grave) era de fato só uma comorbidade do diagnostico do TEA que eu recebi, na hora eu fiquei muito surpreso até duvidei, a neuropsicóloga disse que meu nível de suporte é leve e que eu passei a vida inteira aprendendo a mascará os sintomas. Eu chorei muito porque passa um filme na minha cabeça, pois você passa a vida inteira sofrendo de um problema que nunca foi investigado e que você nem sabia que existia. Hoje meu sinto muito aliviado com o diagnostico do TEA, sinto que agora tudo faz sentido, agora posso buscar um tratamento mais completo, hoje posso até mesmo ajudar outras pessoas que estão no espectro e não sabem. 2024 vai ser um ano de muito trabalho para meu autocuidado, mas estou feliz em saber que agora eu estou na direção certa. Abraço a Todos.

  • @LuisFernando-qy1qx
    @LuisFernando-qy1qx Před 4 lety +4

    A frase "Sabia que autismo também pode acontecer em adultos" não ficou muito boa; mas ainda bem que você disse que ele já acontece na formação da criança, já que é uma diferença no cérebro.

  • @mariadelourdescamposabreu2953

    Dr Daniel boa noite!
    Estou chegando no canal agora, já acompanhava o senhor no Bem Estar, estou muito feliz de poder continuar a aprender muito mais!
    Sou professora do Ensino Fundamental e todo ano recebemos alunos que apresentam várias dificuldades em sua aprendizagem.
    A maioria deles sem laudo, então encaminhamos para avaliação com os profissionais necessários.
    Nós os professores nos cobramos muito para que nossos alunos aprendam, mas também precisamos entender o que se passa com eles, e o que pode ser feito para ajudá-los .
    Na maioria das vezes a família não percebe e também não aceita as dificuldades que a criança apresenta, mas temos que fazer sempre o melhor por eles!
    Irei assistir os outros vídeos também.
    Aproveito para agradecer por mais essa ajuda que teremos.
    Um grande abraço!

  • @gilbertoreis1964
    @gilbertoreis1964 Před 4 lety +3

    Acredito que eu tenha autismo leve, dificuldade de amizades, lugar cheio de pessoas fico com vergonha, nervoso, e sou organizado gosto tudo no lugar, e repetir rotina dia a dia.., mais vivo, vida familiar normal
    Gostei muito deste video

  • @fernandodipietro2438
    @fernandodipietro2438 Před 2 lety +1

    Sou autista!aos 2 anos chorava muito e batia a cabeça na parede e mexia as mãos rápido e demorei pra falar;mas escrevia e entendia tudo e fui pra escola c 5 anos de idade!aprendo com facilidade!não vou em lugares familiares onde há muita gente e barulho!as vezes tenho movimentos esquisito segundo meu irmão feito um robô!me mordo e sangro sem perceber qdo barulho, cheiro e até luz me incomoda !melhorei atravéz da arte mas não gosto q conversem comigo e nem me abracem ou toquem!vou malhar com fone nos ouvidos e sei que as pessoas me evitam porq tenho o costume de organizar pesos por número no chão e outros!aprendi idiomas sem cursos!gostaria q academias tivessem melhor preparo para com a gente

  • @RY-vl9wk
    @RY-vl9wk Před 4 lety +25

    Não tenho diagnóstico,porém pesquisando,me identifiquei praticamente 100 por cento no Asperger. O que sinceramente me deu até um alívio pois sempre fui inadequada e diferente ,agora consegui compreender o pq dessas diferenças

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety +1

      Caraca,estou me descobrindo portador agora aos 21,e tive a mesma sensação de alívio que você!

    • @hanabidream5007
      @hanabidream5007 Před 4 lety

      @@aincrivelhistoriadeumlobos4296 Como você conseguiu? Também tenho 21 e não sei por onde começar. Tenho medo dos profissionais não me levarem a sério ou me diagnosticarem errado. Tipo dizerem que tô no espectro quando não tô ou que não tô sendo que tô. É com psiquiatra né? O que falar?

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety

      @@hanabidream5007 Traça o máximo de características em comum,lhe recomendo o canal do Willian chimura,ele tem autismo leve e descreve muito sobre a experiência dele,eu ainda não tenho diagnóstico médico,mas lhe indico buscar acompanhamento,saiba que bons profissionais sempre levam a sério,busque pessoas com mais credibilidade.

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 Před 3 lety

      @@aincrivelhistoriadeumlobos4296 , era você num post do Se Liga Nessa História, sobre tirar dia pra não estudar pq estudar demais pode levar a tristeza?

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 3 lety

      @@fabiana3588 não

  • @jhennygoulart7968
    @jhennygoulart7968 Před 4 lety +24

    meu é estranho demais!!!!!!!! Só eu sei como é difícil criar vinculos afetivos.

    • @claudiaalmeida8943
      @claudiaalmeida8943 Před 4 lety

      Então fica difícil 😩 vai ter que morar numa ilha deserta ... Quem somos nós sem amigos ????

    • @StudiosRick
      @StudiosRick Před 4 lety

      Eu tenho dificuldade pra criar tbm, a única coisa q eu crio são alguns amigos mas namorada é uma coisa super impensável, além de eu ter que superar minha timidez (q eu tenho certeza q é um problema além disso) eu não quero ficar esperando ou pensando mil vezes se eu não tô enchendo o saco daquela pessoa kk, assim, eu não tenho certeza se sou autista, tô investigando ainda... Mas vi q esse meu jeito, o "grude" na relação, é um dos problemas q gente autista tem que passar, tanto que eu sinto que qndo eu me relaciono cara a cara com pessoas desconhecidas eu sinto q eu tô queimando uma brasa dentro de mim, gerando muito atrito interno, é estranho...

    • @MarcosVinicius-nw5vl
      @MarcosVinicius-nw5vl Před 4 lety +6

      @@claudiaalmeida8943 A solidão é mais bem-vinda do que uma amizade, você encontra paz na solidão, e através dela consegue fluir mais a mente, não tem ninguém te persuadindo a fazer algo.

    • @MarcosVinicius-nw5vl
      @MarcosVinicius-nw5vl Před 4 lety +2

      @@StudiosRick Dificilmente um Asperger cria laços afetivos, até com amigos. Mas continue pesquisando.

    • @StudiosRick
      @StudiosRick Před 4 lety +2

      @@MarcosVinicius-nw5vl então, a questão é que eu fui pensando comigo msm e percebi que os laços fortes que eu mantenho de amigos que eu ativamente converso são os amigos da escola q eu conheço desde os 7 anos, q eu fiz em 2005 ainda... E mesmo com eles eu sinto que estranhamente existe uma sensação "sem sal sem açúcar" sabe, msm comigo sabendo que eles são legais e bons amigos... o povo q eu conheci no curso técnico meu em 2017 eu só interagi com eles no curso e dps, raramente... trato esse pessoal como se fossem conhecidos apenas e nunca quis desenvolver algo tão profundo... tanto que eu sempre fui introduzido a alguém por meio de uma "bandeira verde" de outra pessoa, nunca conheci alguém sozinho e mantive uma relação extensa com esse msm...

  • @luisaugustobonilha8210

    Estas doenças sócio-interativas são muito difíceis de se identificar . Sempre lembro do mestre Sigmund Freud em uma de suas máximas mais conhecidas: Antes de identificar alguma doença ou dificuldade emocional em Vc. tipo depressão, verifique se Vc. Não está cercado pela mediocridade. O que me impressiona neste tipo de vídeo é a capacidade de autodiagnóstico das pessoas, será mesmo?

  • @anacristinasa8670
    @anacristinasa8670 Před 4 lety +2

    Kkkkk Descobri que tenho alguns traços da Síndrome de Asperger!!! E tudo bem!!! Sempre fui vista como "a estranha"... Mas nunca me preocupei em me mudar para agradar ninguém... Muito obrigada pela informação!!! Ganhou uma inscrita!

  • @lucienemelo6025
    @lucienemelo6025 Před 4 lety +31

    Os psiquiatras da rede pública me negam dar encaminhamento para suspeita de TEA... Tenho depressão e desisti de ir ao médico. Cansada de tudo.

    • @DanielMartinsdeBarros
      @DanielMartinsdeBarros  Před 4 lety +11

      Não desista! Há bons e maus profissionais em todos os lugares. Insita que alguém irá te ajudar!

    • @lucienemelo6025
      @lucienemelo6025 Před 4 lety +5

      @@DanielMartinsdeBarros Obg Dan, mas já estou velha... Aí penso: - Será que vale a pena agora? Me ajudou muito ter o diagnóstico, para eu me entender, não me achar uma extraterrestre... Mas para ter direito, por exemplo, a uma prova diferenciada, seria legal... Mas obg pelo apoio.

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety

      Não desista,todos merecem ser felizes!

    • @lucienemelo6025
      @lucienemelo6025 Před 4 lety +1

      @@aincrivelhistoriadeumlobos4296 obg Andrew, entendo que vc seja novo e tenha esperanças, mas já sou velha. Como eu tenho dificuldade de entender muitas coisas ao pé da letra um laudo me ajudaria, por exemplo, no modo diferenciado de aplicação de provas da faculdade... Mas estou quase concluindo então, será uma eterna luta no meu resto de vida. Mas obg.

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety +2

      Na verdade ultimamente sinto o contrário de esperança e felicidade,mas isso não me impede de te desejar coisas boas,tenha persistência.

  • @laiscp01
    @laiscp01 Před 4 lety +14

    Tenho autismo leve...vim descobrir na fase adulta. Tudo que ele falou está corretíssimo. É mto difícil pra a interação social.

  • @manuelabarreto8102
    @manuelabarreto8102 Před 2 lety +1

    Melhor video que ja assisti ate hoje!!!! Explicação perfeita! Obrigado Meu filho tem o diagnóstico, e estou percebendo claramente que meu marido tb esta dentro do espectro, mas infelizmente não aceita por preconceito e/ou desconhecido total...

  • @VictorMariae
    @VictorMariae Před 3 lety +1

    Sou autista e pai de 4 crianças autistas. Descobri este ano e foi uma libertação.

  • @enfimnrds
    @enfimnrds Před 4 lety +124

    Autista e Feliz. 🤗 Mas antes disso era a Estranha no Ninho e a Infeliz.

    • @psicologavivianetiano7752
      @psicologavivianetiano7752 Před 4 lety +6

      Como conseguiu o diagnóstico?? Estou tentando sem sucesso e olha que sou psicóloga e fechei o meu diagnóstico com base no dsm

    • @canalsinceramentenos
      @canalsinceramentenos Před 4 lety

      Eu

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 Před 4 lety +1

      Ah, que bom! Parabéns! Mais felicidade ainda pra você!!!

    • @asincera8142
      @asincera8142 Před 4 lety +2

      @@psicologavivianetiano7752
      Acho que vc deve procurar um psiquiatra ou um neurologista.
      Se bem que, amar ficar só, como é meu caso, nem sempre é autismo.
      Às vezes é só introversão.

    • @históriadelascar
      @históriadelascar Před 3 lety

      Neuro ou psiquiatra. Consegui o meu diag num caps.

  • @jamissonsilveira208
    @jamissonsilveira208 Před 3 lety +3

    Otimo video. Hoje com 62 anos tomei consciência dos meus sintomas. Percebi há dois anos atrás que minhas deficiências socioemocinais que me trazia a sensação de diferente, incompreensível, inferior, desasjustado perante o convivio social teria origem desde na infância. Mas hoje reconheço que no meu entender, apesar de todos os sofrimentos, isolamento, consegui superar e ser um idoso bem sucedido, no meu entender. Se não conseguia estudar em razão da deficiência de concentração e memória, utilizei, mesmo inconsciente, do raciocinio logico. Apesar de polêmico, para muitos, mas a auto suficiencia, foi de suma importância. Muito criticado ainda sou, porque deveria perder o orgulho e sempre pedir ajuda. Para uma pessoa normal, isto é facil.

  • @danymel
    @danymel Před rokem +1

    eu descobri depois de adulta, antes eu era diagnosticada com TOC e depressão por não gostar de contato físico e ter manias de higiene, muita coisa mudou depois do diagnóstico, consegui me aceitar melhor e me livrar de medicamentos q melhorou muito minha saúde

  • @jocalonacci193
    @jocalonacci193 Před 3 lety +2

    Vi um outro video! E as respostas fecham quase todas que sempre fui autista! Agora aos 55 anos,é que consigo me comunicar até por lives (videos) etc...e esse também fecha ! Abandonei tratamento de 26 anos,contra suposta depressão!E muito mais....

  • @Cristype1diabetic
    @Cristype1diabetic Před 4 lety +29

    Acho que tenho autismo e não sabia, pois os sintomas todos tenho. Sempre fui fechado, não consigo olhar nos olhos e sempre me acharam estranho. E muito ruim.

    • @misteriosdavida9860
      @misteriosdavida9860 Před 4 lety +3

      Eu não consigo olhar nos olhos e gosto de me isolar e também não gosto de ficar em público eu tô achando que sou autista e as pessoas sempre me acham estranho só pq eu tenho ideias deferente será que eu sou autista Cris ?

    • @chaysouza3288
      @chaysouza3288 Před 4 lety +1

      @@misteriosdavida9860 Acho que você tem que tomar muito cuidado porque podemos acabar nos confundindo é bom procurar ajuda médica e daí falar para o profissional como você se sente no dia a dia em determinadas ocasiões que são super comuns e normais para outras pessoas e para você não é tão comum ou não é tão normal assim. É bom procurar um profissional.

    • @misteriosdavida9860
      @misteriosdavida9860 Před 4 lety

      @@matheusnunes1283 nao sei não. Cara eu faço coisas muitos estranhas

    • @misteriosdavida9860
      @misteriosdavida9860 Před 4 lety +1

      @@matheusnunes1283 eu fico sempre brisando como se eu parasse no tempo e pq eu sou o único que conheço que me chamam de estranho e eu também não gosto de barulho e nem ficar perto das pessoas se vc me conhecece vc ia ver

    • @misteriosdavida9860
      @misteriosdavida9860 Před 4 lety +1

      @@matheusnunes1283 mas eu não ólho no olho de ninguém cara isso é sintoma de autismo

  •  Před 4 lety +9

    Sim, essas informações são bem importantes, obrigado!

  • @lucianacorrea9655
    @lucianacorrea9655 Před 2 lety +2

    Eu tenho uma filha autista e hoje me entendo muito mais .

  • @kaovadio1117
    @kaovadio1117 Před rokem

    Eu tenho 46 anos de idade e sempre tive alguns comportamentos ou atitudes que causaram tristeza em familiares e críticas de todos os lados. Eu nunca gostei de festas. A música alta, o barulho das conversas, sempre me irritaram. Eu fico escondido em algum canto. Simplesmente nunca tive vontade de participar desse tipo de reunião. Não tenho e nunca tive nenhum amigo próximo. Os poucos conhecidos que tenho somente são próximos a mim pq eles tomaram a iniciativa de se aproximar. Sempre foi assim.
    De tempo em tempos eu fico extremamente curioso por determinados assuntos e me parece que somente através deles alguém terá uma conversa "adulta" comigo. Atualmente minha zona de interesse gira em torno de motocicletas e motoclubes. Consumo tudo a respeito...a ponto de chegar a frequentar um determinado motoclube para conhecer seu funcionamento. Claro que desisti de ser membro. O compromisso de estar sempre cercado por pessoas me fez desistir. Também já tive minha fase de "teólogo autodidata". Tenho por hábito ficar procurando por sequências de números primos em qualquer tipo de lugar. Não sei quando começou nem por que.
    Estou vendo esse vídeo hoje 26 de dezembro, após ter sido "obrigado" a passar 3 dias consecutivos numa chácara com alguns parentes da minha esposa. Ela não acredita no quão torturante é esse tipo de experiência pra mim. Foram três dias sozinho pelos cantos, tentando esquecer a música alta, a gritaria e os olhares de reprovação. Eu não consigo me enturmar, simplesmente não tenho vontade. Meus pais nunca entenderam esses meus comportamentos e agora minha esposa está desolada em casa, achando que faço esse tipo de coisa para desagradá-la.
    Irei, pela primeira vez, procurar por ajuda. Torço profundamente pelo diagnostico de autismo. Seria libertador pra mim ouvir de alguém que esses comportamentos sempre ocorreram não por maldade, mas pq eu sou assim desde sempre. Já vim com defeito de fábrica.

  • @valeriaalvesguimaraes8206

    Muito bom! Adorei esse tema, pois tenho um filho de 23 anos e acho que ele é Asperger, muito inteligente , porem com todas essas características . um abraço ja ganhou uma nova seguidora🙌👏💙

  • @suss9640
    @suss9640 Před 4 lety +34

    Eles não são "dissimulados" como nós,os "humanos normais"...ou "fake humans"😅😅😅...?Fica a reflexão...💭
    Admiro os Asperger...conheci poucos até agora,mas todos eram criaturas encantadoras...😊

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety +1

      Vejo esse transtorno como uma dádiva!

    • @suss9640
      @suss9640 Před 4 lety +1

      @@aincrivelhistoriadeumlobos4296 muito bem dito Andrew!👍👏💐😉

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety +1

      Vc é especialista da mente?

    • @suss9640
      @suss9640 Před 4 lety +1

      @@aincrivelhistoriadeumlobos4296 não Andrew... Sou especialista em humanos,porque os amo...rsrs Eu sou o que está lá no meu canal... Creia. 😊
      Obrigada pelo feedback 👍💐

    • @aincrivelhistoriadeumlobos4296
      @aincrivelhistoriadeumlobos4296 Před 4 lety +1

      @@suss9640 O mundo precisa dessa humanidade presente em vc👏🌹😉

  • @ilustrandoapalavra617
    @ilustrandoapalavra617 Před 4 lety +2

    Bem esclarecedor pra mim, me enquadro em quase todas á essas características, no meu trabalho alguns colegas viviam me chamando de antissocial ou até mesmo autista, mas sempre levei no bom humor

  • @lucielmaloureido6422
    @lucielmaloureido6422 Před 2 lety +2

    Eu nao Acredito que sou autista. Mas tenho muita sensibilidade a barulho, se tiver muita gente fico mal, gosto de ficar sozinha, me sinto incomodada quando tem gente perto de mim e não consigo me concentrar, tenho desde pequena uma mania de colocar o dedo no ouvido e ficar balançando e agora adulta faço isso quando fico ansiosa ou penso demais ou nervosa, não me acho inteligente.

  • @deusdosespantalhos
    @deusdosespantalhos Před 2 lety +3

    Eu tenho sérias dificuldades em lidar com pessoas irônicas, maldosas, fofoqueiras, idiotas, infantis e filhas d p***. O lance e dar o f*** para pessoas assim e ser feliz!!!

  • @rosedias6865
    @rosedias6865 Před 4 lety +83

    Eu Alem de ter sindrome de Aspeger ainda falo sozinha.
    E descobri que minha filha tem traço falsiforme.
    E como se nao bastasse, eu nunca entendi porque minha Mae me odeia desde criança. Sempre tive depressao e culpa por causa disso. Agora descobri que ela deve ter transtorno narcisista que é um transtorno de personalidade que a Mae no caso escolhe uma criança ( a mais sensivel) para odiar e jogar toda a raiva dela na criança.
    Todas essas descobertas nos Ultimos anos. Oh lasquera kkk

    • @FenixFelicidade
      @FenixFelicidade Před 4 lety +6

      Tá me descrevendo, amiga Rose? Viver é uma tortura!!

    • @misteriosdavida9860
      @misteriosdavida9860 Před 4 lety +6

      Eu tô desconfiado que eu tenho autismo

    • @amandacapuleto
      @amandacapuleto Před 4 lety +8

      Eitaa pega! Que tensão kk Mas cuidado com autodiagnostico ou diagnostico coletivo, viu. Pode ser uma cilada.

    • @peixen8172
      @peixen8172 Před 4 lety +6

      Isso faz a vida ter mais sentido e diminui um pouquinho o sofrimento, principalmente para nós autistas, não cobre amor de um narcisista eles não tem para oferecer, e tente limpar sua mente esquecer as coisas que lhe foram ditas, elas foram ditas sob a perspectiva de alguém que precisa ofender o próximo para se sentir bem e isso é péssimo.

    • @nayaramuller8359
      @nayaramuller8359 Před 4 lety

      Rose Dias kkk to igual vc / descobri uma mãe narcisista oculta / filho autista e eu tbm acho que tenho algo kkkkk

  • @fmarinhoufabc
    @fmarinhoufabc Před 2 lety +1

    Não sei cm vim parar nesse canal mas tô adorando ♥️

  • @CarlosEduardo-zk8gw
    @CarlosEduardo-zk8gw Před 4 lety +3

    Quando criança eu era muito reservado , só fui sair com alguns colegas já de maior, na faixa dos 18 anos. Na escola era terrível pra mim , eu não gostava de estar lá com tantas pessoas , tanto que muitas das vezes eu "matava" aulas só pra não ter que participar das atividades (mesmo eu sendo muito interessado nas matérias escolares) junto com as outras pessoas. Sou uma pessoa que tenho muita dificuldade em iniciar uma conversa com alguém (desconhecido) e principalmente de fazer amizades. Odeio estar em lugares onde há muita aglomeração de pessoas, me sinto muito mal. Festas, e jantares também me sinto mal em estar ali. Tenho uma certa dificuldade em fixar o olhar nos olhos de uma pessoa que estiver conversando comigo, sempre disfarço e olho para outros lugares. E eu tenho uma bebê de 2 anos e 5 meses que descobrimos que ela é autista, estamos fazendo acompanhamento e o médico já até deu o laudo dela. Pois, tenho minhas dúvidas se também posso ser um autista.

  • @rosacarvalho6481
    @rosacarvalho6481 Před 5 lety +7

    Muitos esclarecimentos! Obrigada Dr. Daniel!

  • @Dankschon
    @Dankschon Před 3 lety +28

    Acho que muita gente não é autista, só estão de saco cheio de tudo ser uma zona.

    • @históriadelascar
      @históriadelascar Před 3 lety

      Kkkkkkkkk

    • @emersonpires8312
      @emersonpires8312 Před 3 lety

      Kkkkkkkkkkkkkk

    • @vh8684
      @vh8684 Před 3 lety +1

      Observação interessante

    • @Priska08
      @Priska08 Před 3 lety +2

      Isso não é ser autista é ter bom senso. A humanidade precisa disso. Autistas não precisam de bom senso porque já tem bastante.

  • @robertdaviola5899
    @robertdaviola5899 Před 3 lety

    Explicação curta, resumida, mas com o conteúdo claro... Muito grato.

  • @viajantedovento7567
    @viajantedovento7567 Před rokem +1

    Caro Daniel Barros, o grande problema para adultos é a incompetência dos psiquiatras. Tive uma vida inteira, percorrendo literalmente dezenas desses luminares do cérebro, desde criança, e nunca tive um diagnóstico. Minha vida foi um inferno, e apesar de extremamente competente em tudo o que fiz, não suportava mais do que alguns meses em algum emprego/trabalho, entrava num estresse insuportável, e era obrigado a sair. O mesmo com a vida social, não conseguia amizades, muitos poucos, e finalmente o pior de tudo, relacionamentos afetivos. Sinto que minha vida foi destruída por ter sido diagnosticado apenas aos 60 anos de idade!!!! Sem família, sozinho durante toda a vida (perdi minha família por falecimentos precoces desde os 22 anos de idade), sem entender a sociedade. Impressionante que NUNCA nenhum psiquiatra ou psicólogo perguntou "como você é?" e não "o que você sente em relação ao patrão, às pessoas, o que não resolvia absolutamente nada". Desprezo psiquiatras e psicólogos, cuja esmagadora maioria não tem o mínimo interesse ou conhecimento sobre autismo leve, síndrome de Asperger ou Tipo 1, como dizem para confundir ainda mais hoje em dia - incapazes de diagnosticar um adulto. Hoje aos 75 anos, vivo sozinho, isolado, há décadas. A morte seria bemvinda, mas ainda não aconteceu. Espero-a com ansiedade. Em tempo, para piorar as coisas, tenho superdotação. O que combinada com asperger, sem nenhum diagnóstico, é a tempestade perfeita.

    • @ivandossantos9073
      @ivandossantos9073 Před 4 měsíci

      Amigo, faça como eu fiz, se apegue com Deus. Ele te ama. Eu nem podia escutar em Deus, só achava que a ciência é quem falava a verdade.
      Como fui tolo. Quando desci do pedestal e pedi socorro pra Deus, tive alegria de viver. Hoje tenho 48 anos, estava até os 33 nessa condição.

  • @sandralemes1248
    @sandralemes1248 Před 4 lety +15

    Aprendi na raça imitando as pessoas ...para ser como as pessoas😢

  • @fermaniaoliveira372
    @fermaniaoliveira372 Před 4 lety +25

    Tenho Asperger, odeio pessoas, barulhos, já perdi muitos empregos.

    • @canalsinceramentenos
      @canalsinceramentenos Před 4 lety +1

      😪 pior é não conseguir arrumar

    • @simoneproenca230
      @simoneproenca230 Před 3 lety +4

      Odeio pessoas que falam alto e barulhos. E tenho raiva de pessoas tambem

    • @FANADINO0
      @FANADINO0 Před 3 lety +6

      Com certeza, cães e gatos e outros bichinhos são melhores amigos do que muito ser "humano" por aí!! 🐱🐶🐺🐹

    • @williandias8312
      @williandias8312 Před 3 lety

      Eu sou assim mas não fui diagnosticado

    • @rustonvieira5562
      @rustonvieira5562 Před 3 lety

      Odeia pessoas?

  • @sandrofernandes201
    @sandrofernandes201 Před 4 lety +1

    Gosto muito dos seus vídeos. Costumo assistir pra ter conhecimentos básicos sobre os tipos de mentes e comportamentos, bem como patologias. Não sou universitário e nem formado em nenhuma área acadêmica mas admiro bastante psicologia, bem como temas de saúde mental em si. Parabéns por divulgar excelentes informações.

  • @cesal1234
    @cesal1234 Před 4 lety +1

    Muito interessante.
    No dia a dia os autistas sendo autistas e neurotipicos querendo (ou fingindo ser) autistas (de preferência se auto-intitularem Aspergers)
    Excelente vídeo mas faltou explicar que ser autista não é possuir uma ou duas características, mas várias.
    A pessoa é SIMPLESMENTE tímida e se rotula Asperger. Ou é grossa, mal educada.... e se diz Asperger.

  • @ElisangelaSantos-zl4bx
    @ElisangelaSantos-zl4bx Před 4 lety +16

    Dr tenho 40 anos e sempre me falaram que eu não era normal, eu nunca procurei um médico, hoje vejo a necessidade , pois eu acho que não sou como as. outras pessoas e tudo o que vc falou eu passo por isso, meu esposo disse desde que me conheceu que eu precisa de. procurar um médico, mas nunca fui, hohe sinto que é o momento de ir, obg por esclarecer

  • @leoeduoliveira8129
    @leoeduoliveira8129 Před 3 lety +6

    Deve ser muito difícil já que um adulto já tem tempo suficiente para evoluir as habilidades sociais o suficiente para equiparar ou até ultrapassar os neurotipicos, além de também já terem deixado suas esteriotipias. As características de autistas em adultos são quase nulas

    • @davineuskens21
      @davineuskens21 Před 3 lety +2

      Nem sempre a pessoa aprende. As pessoas elogiam como eu me comunico mas eu tenho muita dificuldade no relacionamento a médio-longo prazo.

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety

      Mas eu não sou assim, me sinto uma criança, estou isolado em casa faz 6 anos, tenho suspeita de ter fobia social, mas parece que eu não sei viver, não sei como agir, daí suspeito de ter autismo tbm

    • @HectorMartinez-sh9sl
      @HectorMartinez-sh9sl Před 2 lety

      @@davineuskens21 eu não aprendi quase nada, nem algumas coisas básicas, queria saber o que eu sou

  • @uriel8145
    @uriel8145 Před 4 lety

    Meu casamento acabou várias vezes foi o que me fez procurar o porque me sinto diferente das demais pessoas. Procurei por diversos transtornos,cheguei ao autismo e também não bateu,mas quando encontrei a síndrome de aspenger foi como se narrase a minha vida desde pequeno me definindo por completo. Não tenho dignostico ainda. Não tenho dinheiro para ir e o pouco que tenho tenho medo de ir e o profissional não saber diagnosticar adultos e eu perder meu dinheiro. Só Deus ...

  • @emersonlemos1318
    @emersonlemos1318 Před 4 lety +1

    Boa tarde. Obrigado, este vídeo tem me ajudado. Pois o meu irmão descobriu que tenho espectro autista através da pesquisa. Eu não percebia de modo claro que quando as pessoas querem querem ficarem ouvindo ou irem embora. E não percebia rápido que quando as pessoas ficarem de cara feia pra mim. Para simplificar, é que nem ter o daltônico das visão das cores e que tem dificuldade de enxergarem o vermelho e o Verde, isto é, não enxergam as cores corretamente. É a mesma coisa o daltônico mental da parte da frente, isto é, cego parcial ou total das intenções das pessoas, das das palavras no sentido figurado, etc. Infelizmente e principalmente no Brasil, a vida do espectro autista é mais, difícil e muitos ainda tem este preconceito. Depois disso, certas coisas e as atitudes das pessoas, percebo de modo mecânico, mas, não intuitivo igual às pessoas neurotípicas.

  • @Lain9619Oficial
    @Lain9619Oficial Před 4 lety +24

    Sei que uma pessoa mostrando os dentes está feliz ou tentando.
    Em animais geralmente é pra atacar.
    Pessoa fala mais alto que o normal, ela geralmente está braba.
    Se os olhos estão cheios de água, ela está triste.

  • @adrianocesardeoliveirasant4444

    Quando meu filho foi diagnosticado com Áspeger aos 10 anos, e comecei a ler sobre as características das pessoas com essa síndrome, levei um grande susto, pois eu me identifiquei completamente, entendi muita coisa sobre mim na idade dele, ainda mais depois que li que essa síndrome é normalmente passada por parte do pai para o filho, acometendo em sua maior parte os homens.

    • @karinefortes00
      @karinefortes00 Před 4 lety

      Passa do Pai para a filha também?

    • @adrianocesardeoliveirasant4444
      @adrianocesardeoliveirasant4444 Před 4 lety +1

      @@karinefortes00 É uma questão genética, normalmente transferido entre homens, do pai para o filho, mas pode sim afetar o sexo feminino, sendo assim, se o pai é Asperger, a filha com muito menos probabilidade pode sim ser também.

  • @wilhyyupuu4458
    @wilhyyupuu4458 Před 2 lety

    Toda vida eu cresci com essas histórias que "nao, esse é o jeito dele ele é só muito tímido" quando na verdade era algo além de timidez em 2019 fui diagnósticado como autismo.

  • @gaiavargascosta3458
    @gaiavargascosta3458 Před 4 lety +1

    Agora tô entendendo as dificuldades do meu marido, principalmente nas áreas social e de comunicação!🙏

  • @fabcft
    @fabcft Před 4 lety +3

    Meu filho foi diagnosticado com 2 anos, agora está com 3 anos, ele apresenta muitas características que vc disse, porém ainda não sabemos se ele é Asperger. Ele não se relaciona com as crianças na creche, porém é super inteligente, já sabe o alfabeto, conta até 20, formas, cores, etc...
    Já decorou de 1 a 10 em inglês, sem falar que sabe o nome completo de vários familiares e amigos da família.
    A escola não é preparada para o autista considerado leve, nós chama de loucos e dizem que ele não tem nada.
    Mas estamos firmes, terapias estão firmes e constantes.
    Meu maior sonho atual e vê-lo dizendo o que fez na escola, contando como foi o seu dia.
    Até o presente momento, ele apenas fala oq é de interesse dele...kk mas tenho fé em Deus que tudo vai dar certo.
    Parabéns pelo vídeo

  • @joyliecosta8940
    @joyliecosta8940 Před 4 lety +5

    Eu suspeito que o meu marido e pq meu filho foi diagnosticado como autista .Meu marido e obsecado pelo trabalho dele e perfeccionista no trabalho ,não aceita mudar de trabalho ,sempre fala as coisas na cara mesmo magoando os outros ,não aceita eu terminar com ele ,prefere até morrer ,e o mais estranho e pq ele não t gestos de carinho como uma pessoa normal ,fala pouco só vive vendo vídeos de guerra do mundo ,Sisma com os outros sem motivo e não quer assunto ,mas eu acho ele tão inteligente na profissão dele que chega a assustar ele e padeiro ! Tá sempre brigando com os outros pq ele quer que seja igual a ele e não aceita fazer nada de errado no trabalho,vou marcar um neuro pra ele ,pois ele sofre muito pq sofre perseguição ,e tb não vai a médico ,vai trabalhar doente e não falta nunca !

    • @fulviacosta8545
      @fulviacosta8545 Před 4 lety

      Janny conheço uma pessoa exatamente como descreveu... nossa, vc já descobri o que ele tem?

    • @NCDL
      @NCDL Před 4 lety

      Janny Costa intenta cambiar la alimentación. Ya verás que ayuda . Busca alimentación para autismo.

    • @dani-tw6cy
      @dani-tw6cy Před 4 lety

      Isso não parece autismo. Se sentir perseguido é um delírio. Pode ser que ele tenha uma psicose leve. Mas tem que levar ao psiquiatra pra diagnosticar.

  • @johnnyaveiro7727
    @johnnyaveiro7727 Před rokem

    Eu fui tratado chegando até a tomar remédio por um tempo e desde os 2 aos 14 para 15 anos e recebi o diagnóstico de autismo e na infância até a Pré adolescência tive prejuízos no aprendizado na escola, convívio social e fazer coisas simples e sobre aprendizado na escola só melhorei depois do fim do primário, mas não foi grandes coisas sendo bom em matérias específicas assim foi até concluir o ensino médio. depois quando comecei a trabalhar, o medico do serviço me deu diagnostico de asperger.

  • @naiaraduarte3364
    @naiaraduarte3364 Před 4 lety +2

    Após começar a trabalhar com crianças autista e a pesquisar sobre o autismo, eu percebo que sempre fui uma criança que me isolada das outras e tbm tinha a estereopatia que na época eu achava q era uma coisa de criança pq sempre quando eu tinha uma emoção grande eu começava a agitar as mãos o mesmo movimento de quando se levar as mãos e depois sacode pra enxugar, eram esses os repetidos movimentos que sempre tinha agora com os meus 27 anos estou suspeitando que sou autista pois continuo a me isolar das outras pessoas eu não consigo interagir e pior que me sinto confortável quando estou no meu cantinho sozinha, barulhos me irritam, tenho um olfato muito aguçado e até certos cheiros acaba também me irritando, e sempre em conversas desvio o meu olhar constantemente, não consigo focar na pessoa e fora que sou muito imaginária vivo criando coisas na minha cabeça, a minha mãe nunca procurou um médico aliás eu acho q ela nunca desconfiou que eu tinha algo diferente, eu já sábia que eu fui e sou bem diferente das outras pessoas que convivo, estou com um pouco de medo de procurar um médico pois eu acho q a minha família vai reagir nada bem se de fator eu for autista😐😐 pra eles Autista é um louco um doente mental.Se realmente eu for eu sei que a minha familia vai seram os primeiros a me discriminar😐😐😐😐

  • @rosearaujo3873
    @rosearaujo3873 Před 4 lety +3

    parabéns Dr o senhor fala de um jeito muito explicativo.

  • @kakabernar6199
    @kakabernar6199 Před 4 lety +6

    Olá Dr Daniel, Poderia falar mais a respeito? Há uma dificuldade muito grande de se obter o diagnóstico para um adulto.

  • @diegob.fernandes2620
    @diegob.fernandes2620 Před 4 lety

    Tive que usar os fones e fechar os olhos. Os livros da estante estão desorganizados e não consigo me concentrar no que o médico diz. Todavia, gostei de toda a explicação.

  • @alana-vr6iw
    @alana-vr6iw Před 4 lety

    eu tenho espectro autista e sou bastante intuitiva, o negocio de não conseguir olhar nos olhos em um dialogo tem a ver com a sobrecarga sensorial. Olhar nos olhos nos gera 'muita informação' e atrapalha o nosso proprio raciocínio - isso foi uma conclusão gerada a partir do dialogo com outros autistas, e acho q não é algo muito divulgado no mundo terapeutico, que ainda tem muito o q aprender sobre nós

  • @deborahpaes2422
    @deborahpaes2422 Před 4 lety +6

    Tenho alguns sintomas, achava que era criação da mãe narcisista. Sobre a interação social, eu não gosto de aglomeração perto de mim, mas não me importo de ver pessoas passeando em um shopping por exemplo.

  • @livrosdachel
    @livrosdachel Před 4 lety +4

    Olá Daniel. Achei seu video super relevante. Meu filho foi diagnosticado como TDAH por inumeros neuropediatras, porem nunca me conformei com esse diagnotico. Desde que descobri que a mente dele funciona de uma outra forma, comecei a pesquisar muito e sempre discordei que fosse somente o TDAH. Agora com 21 anos de idade, as caracteristicas de autismo (que sempre foram muito marcantes) estão muito mais vívidas. Vou continuar tentando encontrar o diagnostico correto e o melhor acompanhamento para ele até o fim da minha vida! O que me deixa triste com os profissionais da medicina é que já está tão banalizado dizer que a criança é TDAH que não se aprofundam na busca do disgnostico correto.

  • @brunasantos970
    @brunasantos970 Před 4 lety +1

    Eu acredito que depôs de anos uma pessoas do meu convivo de relacionamento afetivo possa ter autismo, e eu só pude me tocar recentemente ele é adulto talvez nem sabia, todos do círculos de amizades dele acham ele seco, não sabe demostra afeto, já teve um situação brutal que envolveu a morte de uma familiar não dele mas da pessoa bem próxima a ele e ele se quer se pôs a ir da uma palavra ou aparecer, ele têm dificuldade tbm quando fala muitas coisas pra ele se sente sufocado, ele foge dos problemas não expõe seus sentimentos, por um época ele teve um leve depressao e começou a tentar se comunicar atrás das idas ao psicóloga mas não deu mas andamento, os pais dele são primos de primeiro grau, não se se isso tem haver o que eu acho e desconfio não tenho como aborda no momento porque acredito que ele nem saiba que ele tem e eu estou motivada a entender pra saber se realmente ele é autista sintomas que eu li descrevem que ele possa ser

  • @teresinhasantos7354
    @teresinhasantos7354 Před 2 lety

    Pena que os profissionais não estão bem informados já chegaram rir de mim quando levo minha filha e relato tudo isso .

  • @mariahelena3300
    @mariahelena3300 Před 4 lety +3

    Será que sou Autista. Muitas vezes não entendem o que quero falar. É sou mal interpretada sempre foi assim me chamam de doida. Evita até de falar certas coisas.

  • @SimoneSilva-zw2xl
    @SimoneSilva-zw2xl Před 4 lety +9

    Eu não sou muito de socializar e tenho um conprendimento tardio por isso quase não dou risada de piada e a resposta até sei mais quando vou responder já responderam no meu lugar antes achava que era retardada, só me sinto à vontade em uma roda de amigos depois que conheço e já fiz as observações dos seus comportamentos ,me acho estranha as vezes prefiro ficar só, e sempre me encanto com detalhes em pessoa como os pelos do corpo o desenho da não o formato do olho o jeito de falar o Desenho dos pés e assim vai nunca acho o conjunto todo bonito apenas detalhes isso é normal?

  • @joao_veiga_
    @joao_veiga_ Před 3 lety

    Descobri há alguns anos que tenho Transtorno de Personalidade Borderline, depois de alguns anos descobri que também tenho Humor Bipolar e ontem descobri assistindo um vídeo que também tenho Autismo (sim, eles podem co-ocorrer juntos). Minha qualidade de vida já foi PÉSSIMA. Hoje, depois de muita terapia e de ter encontrado a medicação correta vivo 90% melhor.

  • @dani_rm837
    @dani_rm837 Před 3 lety +1

    Muito obrigada, explicou claramente sem enrolação, amei. Parabéns