Tipos de conflito em narrativas | DICAS DE ESCRITA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 05. 2024
  • Dicas para escritores: tipos de conflitos em narrativas: conflito interno, conflito externo e conflito com o abstrato. Ainda falo da relevância atual de conflitos bem vs mal e de quais tipos de conflito são mais explorados pela literatura contemporânea, com exemplos de livros nacionais contemporâneos.
    ► Livros mencionados:
    🟡 Renata Pallottini - Dramaturgia: a construção da personagem: amzn.to/4btWVkq
    🟡 Pedro Bandeira - A marca de uma lágrima: amzn.to/3wUef2L
    🟡 Clarice Lispector: amzn.to/4bvIEUa
    🟡 Micheliny Verunschk - O som do rugido da onça: amzn.to/3ywwkVg
    ----------------------------------------------------------------
    ► Minha dissertação sobre a divisão entre alta literatura e literatura comercial no Brasil contemporâneo: www.bdtd.uerj.br:8443/handle/...
    ► MEUS LIVROS: linktr.ee/wlangekeinde
    ► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:
    www.udemy.com/user/wlange-keinde
    ----------------------------------------------------------------
    ► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)
    🔵 Amazon: bit.ly/compre-livros
    🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:
    - A vida por escrito: 10 autores e seus segredos narrativos: go.hotmart.com/Q62963973U
    - Como escrever contos: go.hotmart.com/W11993969O
    - Caminho do escritor: go.hotmart.com/W11993973W
    - Hábito de escrever: go.hotmart.com/C15505019R
    - Criação de personagens de ficção: go.hotmart.com/W31276130R
    🔵 Curso de escrita de poemas do Cairo Trindade: bit.ly/curso-poemas
    ----------------------------------------------------------------
    ► CONTATO: wlangekeinde@outlook.com
    ► Quer anunciar no Ficçomos? bit.ly/ficcomos_anuncie
    ----------------------------------------------------------------
    Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.
    Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

Komentáře • 32

  • @lucasmoura4999
    @lucasmoura4999 Před měsícem +7

    Eu acabei arrumando um problema no meu livro que nem eu mesmo sei como resolver: eu pensei em um romance entre A e B, porém o B esta tendo quinica com o C, esse romance pode acabar com o desenvolvimento do A que é um personagem chave e atrapalhar a história, porém nenhum dos 3 podem sair da história pois possuem extremarelevância. E B e C nao podem se afastar pois uma ação chave deles vai ajudar o personagem A na sua evolução. Enfim: meus personagens estao com personalidade muito desenvolvida e nao estou conseguindo manipular mais eles.

    • @isabeatriz968
      @isabeatriz968 Před měsícem +3

      Kkkkkkk é ótimo quando os personagens tomam vida própria

    • @VicAlmeidaa
      @VicAlmeidaa Před měsícem

      😂😂😂​@@isabeatriz968

  • @LucasCosta-gz1se
    @LucasCosta-gz1se Před 2 měsíci +2

    Nessa parte de crítica social, nas minhas histórias eu sempre quero trazer personagens diversos como personagens femininas em papéis de destaque tanto heroínas quanto vilãs, personagens negros importantes, personagens Lgbt e etc, e trazer temas como as dores do preconceito.

  • @biancaandrade635
    @biancaandrade635 Před 2 měsíci +2

    muito bom video Wlange! amei. Você pode fazer um video mais detalhado sobre a estrutura de 3 atos? Estou querendo usar esse método mas não entendo ele muuuito bem ainda. Obrigada!

    •  Před 2 měsíci +2

      Obrigada!!! Posso fazer sim ☺️

    • @biancaandrade635
      @biancaandrade635 Před 2 měsíci

      Obrigada!!!🥰

  • @marieoolive
    @marieoolive Před 2 měsíci +5

    Wlange, como eu faço pra escrever diálogos em outras línguas? Por exemplo, um dos meus personagens é russo. Como eu faço pra escrever certinho e sem desrespeitar a lingua?

    •  Před 2 měsíci +3

      Então, eu passei por isso na seriezinha que faço aqui no canal (que inclusive preciso retomar) "editando o livro que escrevi aos 15 anos", então dei algumas dicas sobre isso: czcams.com/video/pvrwBUEkvV0/video.htmlsi=ICbJiwUOH2Vgq883

    • @marieoolive
      @marieoolive Před 2 měsíci

      Obrigada diva mesopotâmica ♡♡

  • @arthurbrandao6583
    @arthurbrandao6583 Před měsícem

    ❤❤❤❤

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před měsícem +1

    usar personagens humanos,em um livro de ficção,ajuda mais na identificação?

  • @yayaestudando
    @yayaestudando Před měsícem +2

    Wlange, eu estou escrevendo um livro e pretendo editorar. E gostaria de colocar o seu nome nos agradecimentos do livro, já que você me ajudou e me incentivou muito. Tudo bem para você?

    •  Před měsícem +2

      Claro!!! Me sinto honrada 🥰

    • @yayaestudando
      @yayaestudando Před měsícem +1

      Eba, que bom! Obrigada por tudooo! ❤

  • @ErmersonVinicius-by6fs
    @ErmersonVinicius-by6fs Před 2 měsíci +4

    O que posso fazer para deixar meu conto mais longo? Tenho a história completa mas sinto que faltam algumas passagens

    •  Před 2 měsíci +2

      Oiee! Tenho um vídeo justamente sobre isso: czcams.com/video/I2oaQPP8n18/video.html
      Espero que ajude 😉

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před 2 měsíci +3

    É aconselhável colocar subtítulo em livro de ficção? ou não?

    •  Před 2 měsíci +2

      Depende, mas geralmente isso não é feito

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před 2 měsíci +2

    Colocar titulos nos capítulos de livros de ficção faz muita diferença?

    •  Před 2 měsíci +2

      Muitas vezes não faz diferença, mas pode ser uma brincadeira legal principalmente em livros infanto-juvenis. Tenho um vídeo falando disso: czcams.com/video/YSf6suCE1yQ/video.html

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před měsícem

    12791caracteres dá quantas páginas?

  • @Halicrazy
    @Halicrazy Před měsícem +1

    Wlange HELP! Não sei se tem vídeo já no canal sobre, mas queria relatar um problema que tenho enfrentado. Tenho começado a escrever uma história, mas tenho problemas na hora de escrever os capítulos. O problema está no fato de escrever e não conseguir gostar do que foi escrito e estar sempre alterando.
    Exemplo: Criei 7 capítulos da história e já mudei várias coisas nos capítulos.
    Grande parte das vezes eu tenho problema no que diz respeite a narração da história. Não sei se fica melhor em terceira ou primeira pessoa. Em primeira pessoa sinto que não consigo passar a personalidade que gostaria para minha personagem principal. Porém, às vezes sinto que escrever em terceira pessoa a minha história fica muito formal?
    Falando em formal, às vezes sinto que as conversas dos personagens que são adolescentes ficam muito fora da realidade. Não sei como proceder. Sinto que nunca vou acabar a história

    • @Vanderlei.andrade
      @Vanderlei.andrade Před 26 dny +1

      Olá! Primeiramente, gostaria de tranquilizar-lhe dizendo que para o Escritor suas obras nunca estarão concluídas, será eternamente um trabalho inacabado. Isso deve estar relacionado com o perfeccionismo exacerbado que aplicamos a fim de sermos bem recebidos pelo público-alvo. Então, tranquilize-se: se não todos, a maioria passa por esse "problema".

    • @Vanderlei.andrade
      @Vanderlei.andrade Před 26 dny +1

      Uma coisa que me ajuda bastante a desapegar-me de um capítulo é estabelecer objetivos e um planejamento robusto antes de escrever qualquer coisa. Em primeiro lugar, estabeleça um planejamento sobre a estrutura do seu livro: será capítulos longos? Capítulos breves? Narrativo? Descritivo? Poucos diálogos? Muitos diálogos? Mapeie toda a estrutura e tome a decisão de não fugir dele.

    • @Vanderlei.andrade
      @Vanderlei.andrade Před 26 dny +1

      Depois, planeje sobre quais serão os objetivos de cada capítulo e escreve em cima desses objetivos. Por exemplo: capítulo X terá 3 acontecimentos principais. Então, de que maneira irei construir a narrativa a fim de estruturar esses acontecimentos? É importante estabelecer essa responsabilidade consigo mesmo para não deixar o livro sem pontos firmes, pois a falta de planejamento nos deixará, literalmente, perdidos sobre o que fazer com nossas ideias.

    • @Halicrazy
      @Halicrazy Před 26 dny

      ​@@Vanderlei.andrade Obrigada pelos comentários! Gostei de ver o seu ponto de vista. Sobre a questão dos capítulos, percebo que um dos meus problemas é não delimitar o que vou fazer. Começo os capítulos sempre no modo aleatório. Meio que não planejo nada mesmo tendo na minha cabeça coisas que gostaria de fazer. Vou começar a tentar fazer uma linha de tempo só nos capítulos para delimitar o que quero e preciso escrever em cada um deles.
      Além disso, a questão de gostar da escrita: Acho que muitas vezes quando escrevo eu quero que seja uma escrita super mirabolante que alguém vá ler e achar super incrível. No final eu não fico satisfeita com nada que escrevo, além de quebrar muito a cabeça com isso.

    • @Vanderlei.andrade
      @Vanderlei.andrade Před 26 dny +1

      @@Halicrazy infelizmente, não conseguiremos alcançar o esplendor que desejamos nem no nosso público-alvo, pois a admiração literária é bastante subjetiva! O que para uns parecerá mirabolante, para outros será confuso ou sem sentido. Isso porque a lente com que os outros leem depende de seu arcabouço. Escreva sem olhar a quem, mas para quem, porque as expectativas que nutrimos podem não ser alcançadas e a frustração subsequente irá lhe desmotivar. Já aconteceu comigo. Abri mão de textos que hoje vejo o quão valiosos eram porque escrevia esperando, talvez, o mesmo que hoje. Hoje ainda tento escrever, mas não como antes por causa das sequelas oriundas dessa ilusão. Por isso, digo-lhe: escreva primeiramente para você; para você gostar, para você se sentir valorizada. O resto é consequência. 😊

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před 2 měsíci +2

    Livros de autoajuda funcionam?vale apena ser lidos?

    •  Před 2 měsíci +2

      Eu não gosto, mas há quem goste

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před měsícem +2

    240 páginas é considerando um livro grande?

    • @mateusabreu5808
      @mateusabreu5808 Před měsícem +1

      Eu acredito que depende. Não sou especialista em nada mas pessoalmente considero um tamanho normal, livros grandes para mim tem 700, 800 ou 1000 páginas.