4 CRENÇAS EQUIVOCADAS DE ESCRITORES INICIANTES

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 07. 2024
  • Dicas para escritores iniciantes sobre como escrever um livro e mercado editorial. Se você é escritor iniciante, veja essas dicas!
    ----------------------------------------------------------------
    ► Minha dissertação sobre a divisão entre alta literatura e literatura comercial no Brasil contemporâneo: www.bdtd.uerj.br/handle/1/18234
    ► MEUS LIVROS:
    🔵 A criação do escritor: processos de caracterização de identidade do autor brasileiro contemporâneo: bit.ly/criacao-do-escritor
    • Livro de sociologia da literatura que pretende responder às perguntas: quem pode ser considerado escritor no Brasil contemporâneo? O que define essa identidade?
    • Baseado na minha monografia nota 10 no curso de Ciências Sociais da UFF e com prefácio do prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza.
    🔵 Você por aqui? bit.ly/417H6do
    • Simone e Dandara, melhores amigas que se separaram no fim da escola, se reencontram anos depois durante um exame de ultrassom. Dandara está grávida do namorado. Ela o ama, mas ele não entende as questões raciais que a afetam nem o racismo que parte de sua própria família. Simone é médica e cursa mestrado na área, mas a dedicação em ajudar nas contas da casa e em ocupar um espaço que parece não ter sido feito para pessoas como ela a fez abandonar sua vida afetiva. Juntas de novo, elas encontram apoio uma na outra.
    • Escrito em coautoria com Ana Rosa como parte da série antológica Melhores Amigas (cada livro da série é uma história independente).
    🔵 Ao nosso herói, um tiro no peito: bit.ly/aonossoherói (gratuito)
    • Livro de ficção - distopia - ambientado num país fictício dominado por uma ditadura militar, onde uma jovem de classe média que acabou de ter o pai preso misteriosamente se vê obrigada a ajudar um grupo rebelde com um plano ambicioso e polêmico: matar o presidente para acabar com a ditadura.
    • Vencedor do Prêmio Wattys 2018.
    🔵 Contos e poemas diversos e gratuitos: www.wattpad.com/wlangekeinde
    ----------------------------------------------------------------
    ► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:
    www.udemy.com/user/wlange-keinde
    ----------------------------------------------------------------
    ► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)
    🔵 Amazon: bit.ly/compre-livros
    🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:
    - A vida por escrito: 10 autores e seus segredos narrativos: go.hotmart.com/Q62963973U
    - Como escrever contos: go.hotmart.com/W11993969O
    - Caminho do escritor: go.hotmart.com/W11993973W
    - Hábito de escrever: go.hotmart.com/C15505019R
    - Criação de personagens de ficção: go.hotmart.com/W31276130R
    🔵 Curso de escrita de poemas do Cairo Trindade: bit.ly/curso-poemas
    ----------------------------------------------------------------
    ► CONTATO: wlangekeinde@outlook.com
    ► Quer anunciar no Ficçomos? bit.ly/ficcomos_anuncie
    ----------------------------------------------------------------
    Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.
    Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!

Komentáře • 99

  • @vinnymonteiro002
    @vinnymonteiro002 Před 7 měsíci +100

    Eu me considero escritor, mesmo sendo meu sonho a publicação, para mim ser escritor não é isso...Se eu já passo horas planejando uma obra, escrevendo ela, revisando parágrafo por parágrafo, se eu busco sempre aprender e melhorar minha escrita, eu já sou escritor..

    • @angelaaberdeen4311
      @angelaaberdeen4311 Před 7 měsíci +2

      Penso da mesma forma

    • @franciscoolivar22
      @franciscoolivar22 Před 7 měsíci +8

      Poxa... Boa percepção. Eu faço isso, mas ainda nao consigo me ver como escritor. Talvez eu só me veja quando eu estiver ganhando algum dinheiro ou reconhecimento pelo meu trabalho.
      Aliás, nem o reconhecimento, já que tenho contos no wattpad cheios de comentários positivos e engajamentos, mas ainda assim, não me vejo como escritor...

    • @irenegiglio5335
      @irenegiglio5335 Před měsícem

      É escritor, mas ainda não é autor.

    • @narelleleal7705
      @narelleleal7705 Před 11 dny

      Concordo.

  • @josecorreia2518
    @josecorreia2518 Před 7 měsíci +29

    Eu descobri depois de tantos anos que o que eu mais gosto é: o fazer. gosto de ficar trabalhando os meus textos, isso me traz muita calma.

    •  Před 7 měsíci +1

      Isso é ótimo!!

  • @Osborne_izzy
    @Osborne_izzy Před 7 měsíci +13

    MDS QUE CABELO LINDOOO

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigada 😊

  • @maikexavi3r
    @maikexavi3r Před 7 měsíci +31

    Ótimo vídeo, Wlange! Esses dias ouvi um comentário que me deixou meio triste. Recentemente publiquei meu primeiro livro físico, daí um colega meu comentou quando me viu na rua: "parabéns, cara, agora você é um escritor de verdade". Sei que não foi por maldade, mas isso só demonstra essa visão equivocada de as pessoas acharem que você só é escritor se tiver uma obra publicada. A tristeza só foi mesmo porque já faz anos que venho "divulgando" meu trabalho, e só agora estou tendo esse reconhecimento. Claro, publicar um livro por uma editora sempre foi um sonho meu e isso foi uma realização tanto pessoal quanto profissional.

    • @BiancaMarcheso
      @BiancaMarcheso Před 7 měsíci +1

      Olá bom dia!! Por qual editora você publicou? Ou foi de forma independente?

    • @maikexavi3r
      @maikexavi3r Před 7 měsíci +1

      @@BiancaMarcheso foi pela Editora Folheando.

    • @BiancaMarcheso
      @BiancaMarcheso Před 7 měsíci +2

      @@maikexavi3r obrigada💖

    • @DannOliveiraX
      @DannOliveiraX Před 6 měsíci +1

      para de frescura, se ofendeu por isso?

    • @maikexavi3r
      @maikexavi3r Před 6 měsíci +2

      ​@@DannOliveiraXnão, eu sei a diferença entre estar ofendido e ficar meio triste.

  • @mariamichely2346
    @mariamichely2346 Před 7 měsíci +7

    Essa 4 questão, pra ajudar as pessoas que não tem nenhuma grana e querem que as pessoas leiam, tem várias redes sociais/aplicativos de livros na qual você pode publicar. Wattpad, A03 e muitas outras. Eu, por exemplo, vou lançar minha primeira novela no wattpad e em pdf (não vou vender pq quero que as pessoas conhecem meu trabalho, além de que é o primeiro, e também se alguém quiser imprimir tem essa vantagem)

  • @gabrielmoreno9455
    @gabrielmoreno9455 Před 7 měsíci +5

    A vantagem de não descrever fisicamente é que qualquer um pode se encaixar na personagem. Às vezes isso ajuda na identificação com o leitor. Ou então você imagina com um referencial próprio, o que enriquece o livro. Menos é mais, em muitas situações. Boas dicas!

  • @bnslnp
    @bnslnp Před 7 měsíci +12

    Essa dica 4 foi puro ouro, estava falando sobre esse assunto ontem. Esse ano fui admitido em 4 antologias e não precisei pagar nada para ter meus textos em livros físicos. Concursos literários valem a pena para quem está começando.

    •  Před 7 měsíci +2

      Show, parabéns!!! Concordo com isso, minhas primeiras publicações também foram em antologias de prêmios literários.

    • @irenegiglio5335
      @irenegiglio5335 Před měsícem

      Sim, estou amando os concursos. É uma ótima maneira de ser publicada sem gastos.

  • @andreguilherme_
    @andreguilherme_ Před 7 měsíci +13

    A primeira é muito interessante e concordo demais. Estou lendo O Apanhador no Campo de Centeio e a descrição física do protagonista, Holden, nunca é feita de fato, mas quando o próprio Holden está falando de algum conhecido dele, sempre tem algo na fisionomia que o coloca como um personagem ímpar e nada esquecível.
    Estou escrevendo um livro e meu protagonista é Japonês, mas pela história desde o início ser ambientada lá, não é necessário ficar descrevendo todo o tempo os personagens, exceto um que possui uma cicatriz e é isso que o destaca e é importante para toda a narrativa. Ótimo vídeo como sempre!

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigada!!
      Legal isso que vc falou isso do Apanhador, realmente acho que a única coisa que ele descreve da aparência dele mesmo é o cabelo curtinho, mas não é algo que chama atenção, já as espinhas do Ackley ou o cabelo ruivo do Allie são características mais marcantes

  • @narelleleal7705
    @narelleleal7705 Před 11 dny

    Verdade. Amo escrever e sinto como uma escritora, mesmo não publicando. Mais de qualquer forma, me considero com bastante orgulho ❤ 😍📚📓

  • @cardozo9181
    @cardozo9181 Před 5 měsíci +2

    a wlange tá tão linda 🥺

  • @fantasmasemrumo
    @fantasmasemrumo Před 7 měsíci +2

    Não nasci pra ser escritor, mas vou continuar escrevendo. Nunca serei como você que nasceu pra isso, mas continuarei escrevendo.

    •  Před 7 měsíci +11

      Não acredito que alguém nasça pra isso. É uma questão de escolha e oportunidades

  • @guisilva484
    @guisilva484 Před 7 měsíci +2

    Wlange adorei esse vídeo, eu sou menor de idade e graças ao monteiro Lobato peguei paixão pela literatura e agora quero entrar no ramo de escritor e graças a você eu estou com mais confiança de tentar esse ramo independente de quanto tempo demore, agradeço muito😁😘

  • @Ashy.Moon.
    @Ashy.Moon. Před 5 měsíci +3

    sou uma escritora por hobby, não planejo publicar livros, a maioria dos meus textos são pra mim, as vezes mostro para pessoas próximas, isso não me faz menos escritora que ninguém!!

    • @NamiBel
      @NamiBel Před 5 měsíci +1

      Disse tudo o que eu faço também!

  • @musa6237
    @musa6237 Před 6 měsíci +1

    2:02 Concordo. Na minha história evito dar descrições completas e deixo à cargo do leitor. Por ex: "Sua tia Grace era uma mulher negra e magra". "Seu pai era um homem velho e lembrava muito sua tia."
    3:42 Enfrentei muito início no início. Então separadamente fiz uma linha cronológica e contei toda a história do meu livro, pegando apenas os pontos chaves e lavndo pra história, e ir jogando aos poucos.

  • @sydjunior4966
    @sydjunior4966 Před měsícem

    Oi professora quando tenho tempo visito também seu canal😊 afinal depois de vinte anos estou escrevendo meu primeiro 📔 sem pretensão o que vier é lucro. Gostaria de um vídeo explicando a relação da ambientação com diálogos. Faço mais diálogos em meus capítulos que descrição no entorno ❤ gratidão Syd

  • @ronaldohelfenstein
    @ronaldohelfenstein Před 6 měsíci

    Parabéns pelo teu trabalho.

  • @oarcano2044
    @oarcano2044 Před 6 měsíci

    Obrigado por esses videos esclarecedores, Wlange

  • @amanda.dovale
    @amanda.dovale Před 7 měsíci +1

    Te amo, Wlange❤❤❤❤ você é maravilhosa e nos ensina com uma maestria ímpar ❤

  • @MattMagnani
    @MattMagnani Před 28 dny

    É uma situação que eu tô enfrentando no atual momento, no meu caso, como é uma história de fantasia, com criaturas(humanoides e animalescas) com características diferentes, quando eu estava fazendo um personagem menor, queria dar toda a ficção da fisionomia dele, mas depois de escrever(quase metade da página), senti que o ritmo de escritava tinha ficado lento e tedioso, ainda mais que era um personagem que aparecia no meio de uma cena de ação. Me sinto nesse dilema, como descrever o que já é básico, somado às características fantásticas(que podem ser extremamente bizarras de se passar pro papel) sem parecer uma ficha do personagem e quebrar o ritm narrativo.
    Depois das características básicas, foram várias linhas tentando descrever um olho anormal debaixo do olho do personagem KKKKKKK

  • @vitorvinicius4513
    @vitorvinicius4513 Před 7 měsíci

    Os textos escritos que eu faço não tem tantos detalhes descritivos para o personagem e o cenário simples também é pouco detalhado. É literalmente uma balança equilibrada. E a quarta crença foi a que mais me aliviou com a sua explicação, pois quando eu escrevia algo nunca me considerava escritor (isso desde o Ensino Médio), mas esse vídeo me aliviou- e muito-. Obrigado.

  • @victormoreno1368
    @victormoreno1368 Před 6 měsíci

    Eu exagerava em relação às descrições das personagens nas partes físicas e nos figurinos. Aprendi a descrever tais características durante os momentos necessários do texto. Ainda mais por me considerar muito mais um escritor de contos, que é um gênero que pede a concisão. Bom dia

  • @Aprenderensinando10
    @Aprenderensinando10 Před 7 měsíci

    Valeu pelas dicas, você é maestra na arte de escrecer e falar da arte. Aprendo muito com você.

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigadaaa!

  • @anapinheiro6103
    @anapinheiro6103 Před 7 měsíci +1

    Wlange, obrigada por tanta generosidade!
    Por favor, preciso divulgar o e-book, publicado na Amazon.
    Como gerar o link pra divulgar e vender?
    Muito obrigada pela atenção e ainda muito mais sucesso! Parabéns!

  • @samarasilveira1979
    @samarasilveira1979 Před 7 měsíci +1

    eu tava PRECISANDO MUITO ouvir essa última dica. obg de vdd Wlange

    •  Před 7 měsíci +1

      Que bom!!! De nada ☺️

  • @jvpop3678
    @jvpop3678 Před 7 měsíci

    Demais

  • @srlegba
    @srlegba Před 7 měsíci

    E, finalmente, estamos aqui novamente. Amei o vídeo.

    •  Před 7 měsíci

      Obrigada!!!

  • @souza8555
    @souza8555 Před 7 měsíci +1

    Muito bom video.

    •  Před 7 měsíci

      Obrigada!!!

  • @ramalhoaraujo4786
    @ramalhoaraujo4786 Před 7 měsíci

    Se gosto demais dos seus vídeios. Você é muito simples.

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigada!!

  • @gabrielisantosnoll1988
    @gabrielisantosnoll1988 Před 5 měsíci

    oiii, eu sou uma escritora iniciante e gostaria de saber se o primeiro parágrafo pode ser um trecho de música que traga referência daquele capítulo. Exemplo: o capítulo vai mostrar um momento de superação da protagonista então o primeiro parágrafo é um trecho na música Believer, da banda Imagine Dragon.

  • @momentodecalma8435
    @momentodecalma8435 Před 7 měsíci

    Wlange, bom dia! você tem vídeo sobre novels ?

  • @Thefox331
    @Thefox331 Před 7 měsíci

    Olá, estou pensando em escrever um livro, eu também acompanho seus vídeos para receber dicas e informações, e estou com uma dúvida sobre como iniciar meu livro, nele eu procuro colocar uma atmosfera mais pesada e sombria, o ponto é que eu não sei se devo começar apresentando esse mundo ou se começo apresentando os personagens, alguma ajuda?

  • @LucasCosta-gz1se
    @LucasCosta-gz1se Před 7 měsíci +2

    Nessa questão de acabar contando toda a história de seu Worldbuilding no primeiro capítulo do livro realmente devemos ser bem cuidadosos, um dos meus primeiros Worldbuildings é no qual mostra uma sociedade urbana igual à nossa porém que no fundo do mar há sereias e criaturas marinhas que criaram seu próprio reino e sociedade, ou seja já estabelecendo como uma fantasia urbana estilo Percy Jackson que inclusive estou lendo recentemente.

    • @Kuramapan
      @Kuramapan Před 7 měsíci +1

      Eu também tô fazendo um WordlBuiding só que com várias espécies, crenças e até tipos de governos diferentes. ( Só acho que teria que estudar um pouco, visto que tenho 14 anos e sou a pessoa mais desinformada que já conheci.)

    • @Aprenderensinando10
      @Aprenderensinando10 Před 7 měsíci

      Worldbuildings? Desculpe minha ignorância

    • @Kuramapan
      @Kuramapan Před 7 měsíci +1

      @@Aprenderensinando10 Worldbuilding é um mundo fantasioso criado por você, que pode ter suas próprias religiões, mitologias, governos, sociedades e etc.

    • @Aprenderensinando10
      @Aprenderensinando10 Před 7 měsíci

      @@Kuramapanmuito legal, não conhecia esse termo. obrigado pela informação! Sucesso e boas escritas

    • @Kuramapan
      @Kuramapan Před 7 měsíci +1

      @@Aprenderensinando10 Obrigada 😃

  • @aloran123
    @aloran123 Před 7 měsíci

    Wlage eu leio ate que bastante ( ultimamente nao estou lendo nenhum livro preciso voltar ) principalmente manga e webtoon eu estou escrevendo um livro e nao estou tendo tantos problemas assim enfim o que eu quero te perguntar é:
    Mesmo eu lendo manga é possivel escrever um livro

  • @vinnymonteiro002
    @vinnymonteiro002 Před 7 měsíci

    Feliz aniversáriooo atrasado p vc e sua irmã 🥹🥰

    •  Před 7 měsíci +1

      Obrigada! 🥰

  • @mariaalexandra5705
    @mariaalexandra5705 Před 5 měsíci

    Escritor é quem escrever, autor precisa publicar, em resumo. rs
    Autor: faz as suas obras para o grande público. Sente a necessidade da publicação de livros com enredo, personagens e uma estrutura de história;
    Escritor: alguns, não sentem a necessidade da publicação. Buscam escrever artigo científicos ou obras literárias que não ficam presas a um gênero ou estrutura de narração

  • @kethylemcristina5017
    @kethylemcristina5017 Před 7 měsíci

    Quais editoras você indica?

  • @GabrielDominguesSimoes
    @GabrielDominguesSimoes Před 7 měsíci +1

    É aconselhável começar com conto,novela ou romance?

  • @guimmich
    @guimmich Před 7 měsíci

    A minha primeira história, que eu não terminei por incompetência de autor iniciante 😭, se passava uns anos após um grande conflito entre dois países fictícios inspirados em países reais e alguns personagens participaram do conflito, mas eu nunca cheguei a explicar como ocorreu e o que ocorreu, só fazia alguns personagens comentarem sobre vez ou outra, mas eu sentia tanto que deveria falar sobre mesmo não tendo importância nenhuma pro rumo que a história tava tomando. Me martirizo até hoje por causa disso, se um dia eu for reescrever essa história vou destruir esses países só de raiva.

  • @isis1560
    @isis1560 Před 5 měsíci

    Adorei demais o vídeo!!!! Descobri o canal essa semana e já tô adorando! Essa 4ª crença foi a melhor! É um chute na bunda do capitalismo. Adorei demais! Obrigada!

  • @BiancaMarcheso
    @BiancaMarcheso Před 7 měsíci +1

    Olá, Wlange, grande fã do seu canal aqui!! Gostaria de saber se há alguma editora que está recebendo originais agora no fim de 2023. Se não, quando geralmente eles recebem?

    •  Před 7 měsíci

      Oieee!!
      O melhor jeito de saber é acompanhar as editoras nas redes sociais e acompanhar também portais de notícias do mercado editorial, como o Publishnews

    • @BiancaMarcheso
      @BiancaMarcheso Před 7 měsíci

      @ muito obrigada por responder!! Vou seguir o publish news

  • @flavindopneu69
    @flavindopneu69 Před 6 měsíci +1

    Uma dúvida que estou é na hora de descrever uma pele escura. pq tipo, as pessoas já acham q se falar que a pele tem escura e tals ela é negra, mas não é sempre assim kkk tipo, o meu personagem é indiano e tem pele escura, mas ele n é negro, é indiano. Como q eu vou deixar clara a etnia dele sem os outros acharem outra coisa?

    •  Před 6 měsíci

      Nesse caso sou a favor de informações simples: se ele é indiano, diga que ele é indiano

    • @flavindopneu69
      @flavindopneu69 Před 6 měsíci

      @ o problema é que o mundo não é exatamente igual ao nosso. Tipo, a história se passa em um lugar fictício no nosso mundo e o personagem em questão é um tritão. Ou seja, ele é indiano, ao mesmo tempo que não. Eu tentei fazer assim:
      *Descrevi ele e tals e na parte de descrever o nariz coloquei "um nariz típico indiano" será que isso já estaria bom?

  • @jsssantosjksantos9320
    @jsssantosjksantos9320 Před 7 měsíci

    Boa noite. Afinal, quem é você . São 23:44 , e fui surpreendido com sua abordagem. Não lhe conhecia.Gostei do seu conteudo. Amanhã vou pesquisar sobre tu.
    Abraço.
    Jorge.

  • @FS_MAXoficial
    @FS_MAXoficial Před 7 měsíci

    Pra mim ser escritor só é válido após publicar uma obra, pod ser um livro, um blog ou outras formas qe seja escrito, agora se a pessoa não termina e guarda pra si, no meu ponto de vista é só hobby, é tipo a pessoa dizer que é diretor de filme sendo que nunca teve um filme lançado no qual dirigiu... Poderia citar N exemplos... Mas claro esse é meu ponto de vista se quem tiver lendo tiver outro ponto de vista esta tudo bem

  • @brazuka123
    @brazuka123 Před 7 měsíci

    Olá, Wlange e pessoal! Estou aqui para compartilhar a comunidade que acabei de criar no Reddit, dedicada a todos os aspirantes a escritores. Ela se chama 'Livros Independentes'. Se puderem, dêem uma força para ajudar a comunidade a crescer, assim como seus talentosos autores. Forte abraço a todos!

  • @supermarceloxecia3910
    @supermarceloxecia3910 Před 6 měsíci +1

    Deus me livre que cabelo bonito

  • @MaressaNevesoficial
    @MaressaNevesoficial Před 4 měsíci +1

    Oi td bem? Consigo comprar seu livro pelo kindle? Obrigada.

    •  Před 4 měsíci

      Oii, tudo certo, espero que com vc também! E obrigada pelo interesse ☺️ Por enquanto só tem edição impressa dos livros

  • @nandito-bs8450
    @nandito-bs8450 Před 7 měsíci

    Mulher socorro, não to conseguindo postar mwus capítulos

    •  Před 7 měsíci

      Postar onde? Wattpad? Pq não ta conseguindo?

  • @sunnie1222
    @sunnie1222 Před 6 měsíci

    Wlange, o que fazer quando o bloqueio criativo começa antes da escrita? tenho uma ideia que já está bem desenvolvida e o final também já está pronto, mas na hora de escrever sobre os personagens e o roteiro, parece que tudo se embaralha! tipo: "não consigo fazer isso no roteiro porque preciso terminar a ficha do personagem" ou "não consigo fazer isso na ficha de personagem porque preciso terminar o roteiro". eu decidi terminar a linha do tempo/calendário antes de fazer o resto, mas parece que ao mesmo tempo que tem informação demais, falta! minha história se passa no dia a dia da minha protagonista, então eu preciso pular certo tempo em uma parte da história se não fica repetitivo, mas me sinto mal por pular um tempo e deixar essas lacunas vazias sabe? não sei o que fazer, me sinto mal por deixar meses da história vazios, mas sei também que não há o que colocar e sei que escrever para encher linguiça é um saco pro leitor e pro escritor também. o que devo fazer? deixar meses vagos ou encher linguiça mesmo sem saber como?

    • @lavinnnnnia
      @lavinnnnnia Před 6 měsíci +1

      nossa amg, eu também tô assim. 😢
      eu estou escrevendo uma história sobre dois melhores amigos, que nasceram em datas próximas e são inseparáveis.
      eu começo com cada capítulo se passando um ano da vida deles.
      por exemplo, o primeiro capítulo é na festa de natal (em 1985) onde eles tem 5 anos e um deles ganha uma câmera (é importante pra história pq depois, fotografia vira um hobby compartilhado entre eles).
      o capítulo seguinte mostra eles com 6 anos, lendo o pequeno principe (o que dá origem aos apelidos que usam um com o outro), e assim vai, um capítulo por ano, até 2006, que é quando vem o conflito e o clímax e os intervalos de tempo diminuem.
      então eu não tenho muito espaço pra puxar um gancho entre um capítulo e outro, pq as cenas tem um grande espaço de tempo entre si. e aí to meio confusa, se essa é a melhor abordagem

    • @lavinnnnnia
      @lavinnnnnia Před 6 měsíci +1

      assiste os vídeos dela sobre como organizar a história, montar o esqueleto (eu assisti e são muito bons, mas ao mesmo tempo, programar tudo antes meio que me trava). vc disse q as vzs parece que sua história tem pouca informação, então talvez, fazendo os resumos sobre oq vc quer por na história (método de organização da wlange), vc consiga ter uma base e as ideias para preencher irão surgindo a medida q vc escreve!
      sobre seus saltos temporais que são de meses, eu me recordei do livro "quem é você, alaska?", que os capítulos são nomeados com a quantidade de dias que faltam para o acontecimento principal da trama. você pode dar o salto e escrever que aqueles dias que se passaram foram todos parecidos, monótonos ou algo assim e aí continuar com o novo capítulo

    • @lavinnnnnia
      @lavinnnnnia Před 6 měsíci +1

      e sobre a minha história, to me perguntando se um capítulo pra cada ano é demais pq nada necessariamente grande acontece ali, só mostro o desenvolvimento da amizade deles, algumas coisas internas como os apelidos que usam um com o outro e o surgimento da paixão pela fotografia. mas nao sei se to fazendo isso muito bem, é difícil

    • @sunnie1222
      @sunnie1222 Před 6 měsíci

      @@lavinnnnniaacho que sim, sua abordagem está ótima e o fato de não terem "grandes acontecimentos" entre datas também não atrapalhe. como são acontecimentos importantes para a trama, acho que é meio indispensável ter eles ali. talvez como forma de flashback dê certo, mas não sei se ficaria do seu agrado ou se se encaixaria na sua forma de escrita, mas não acredito que os espaços de tempo atrapalhem, mas sim dão um charme e um toque seu na história.
      por último, mas não menos importante, obrigada pela ajuda e eu gostaria de perguntar onde você vai publicar seu livro, porque me parece bem interessante! ;)

    • @lavinnnnnia
      @lavinnnnnia Před 6 měsíci

      ​​​@@sunnie1222 muito obrigada, vc não faz ideia do quanto me tranquilizou sobre a escolha da minha narrativa!!!

  • @ricardodearagao7371
    @ricardodearagao7371 Před 6 měsíci

  • @lordwavy7771
    @lordwavy7771 Před 7 měsíci

    Queria saber como terminar de escreber uma obra sem abandonar ela na metade....

    •  Před 7 měsíci +2

      Geralmente um bom planejamento ajuda nisso. Por exemplo, se vc tiver feito um resumo do que vai acontecer em cada capítulo, vai ser mais fácil escrever até o fim. Outra coisa é vc manter a animação sobre aquele livro, fazendo pesquisa sobre os temas, lendo obras parecidas, procurando imagens ou músicas que te inspirem, essas coisas

    • @lordwavy7771
      @lordwavy7771 Před 7 měsíci

      @ Muito obrigadoo! vou comprar um caderninho pra expressar melhor minhas ideias

  • @Gamarra_712
    @Gamarra_712 Před 7 měsíci

    Margaret Atwood não gostou da primeira crença 😂😂😂😂

  • @osmariobrito7776
    @osmariobrito7776 Před 5 měsíci +1

    Keindé? Você é descendente da Luísa Mahin?
    Saravá, Kehinde!
    Teu nome vive!
    Teu povo é livre!
    Teu filho venceu, mulher.
    Em cada um de nós...
    Derrame seu axé.
    (GRES PORTELA 2024 - UM DEFEITO DE COR)

    •  Před 5 měsíci +2

      Adorei!!! Meu nome tem a mesma origem que o dela, uma gêmea nascida em segundo, em iorubá. E minha irmã gêmea se chama Naira Taiwó

    • @osmariobrito7776
      @osmariobrito7776 Před 5 měsíci

      @
      Nossa! Você é uma garota cheia de história pra contar nos poemas e no dna.

  • @joseramos-kv4pk
    @joseramos-kv4pk Před 2 měsíci

    Eu não acho que esse quarto tópico é polemico, pelo contrario.
    Isso é um triste caso de falta de informação, que faz as pessoas caírem em golpes.
    E no Brasil, golpe é o que não falta.

  • @user-qg9my8np1h
    @user-qg9my8np1h Před 4 měsíci

    Mas Wlanger... em caso de um policial que está caçando um ladrão... é necessário que bote alguns detalhes tipo... o ladrão é negro, barbado com uma boa estrutura óssea...