Tomografia computadorizada faz mal à saúde?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 30. 06. 2024
  • Será que a Tomografia computadorizada pode fazer mal à sua saúde?
    Dando continuidade a nossa série sobre exames de imagem na Ortopedia, hoje vamos conversar um pouco sobre a Tomografia computadorizada.
    A TC, como é conhecida, surgiu nos anos 70 e embora também utilize o Raio X para a formação de imagens, trata-se de um exame bem mais sofisticado do que o obtido com o aparelho de Rx tradicional.
    A tomografia nos fornece, com o auxílio do computador, uma série de imagens muito mais detalhadas e trouxe avanços inestimáveis no diagnóstico e tratamento de diversas patologias como tumores, AVC, doenças cardiovasculares e abdominais. entre outras.
    Por outro lado, você precisa saber que a tomografia utiliza radiação ionizante e isto, pelo menos em tese, pode aumentar o risco( incidência )de câncer.
    Para você ter uma idéia, a título de comparação, uma radiografia de tórax, por exemplo, fornece 0,1 mSv de radiação, enquanto uma tomografia computadorizada de tórax fornece 7 mSv!
    Ou seja, a tomografia nos expõe, em média, a cerca de 70 a 100 vezes mais radiação do que um Rx convencional ….
    Tendo em vista isto, existe um debate contínuo na comunidade científica, visando estabelecer níveis de segurança em termos de dose de radiação e número de exames, mas ainda não dispomos de um consenso
    Por isso, no momento, deve prevalecer o uso racional da tomografia e mesmo uma pequena dose de radiação deve ser evitada se não houver um benefício realmente importante!
    Ficou com dúvidas?
    Deixe um comentário, marque uma consulta presencial ou online.
    Dr. Douglas Carpes, cremers 23518.
    Formado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.
    WhatsApp do consultório: (51)999608331 - Porto Alegre.
    @drdouglascarpes
    #tomografia
    #tomografiacomputadorizada
    #tomography
    • Tomografia computadori...

Komentáře • 2

  • @user-xk1ec7db3m
    @user-xk1ec7db3m Před 26 dny

    Parabéns pela abordagem desse assunto . Nem todos os profissionais da saúde têm essa consciência do uso racional de exames.