Medo, ansiedade ou Fobia Social pós pandemia?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 31. 10. 2021
  • Conheça a rede social do Além da Timidez!
    Instagram / alemdatimidez
    Mais informações sobre o atendimento online
    www.psicologataciana.com.br/

Komentáře • 14

  • @cori8761
    @cori8761 Před 2 lety +9

    Eu tinha uma vida social saudável antes da pandemia, falava com meus amigos normalmente etc, após começo da pandemia conversava apenas com as pessoas por mensagem, esse começo de ano voltou minhas aulas e estou em um colégio novo sinto mais dificuldade em interagir com as pessoas e meio que eu não era assim, conseguia fazer amizades facilmente, agora quando vou para escola ou algum outro lugar só sinto um desconforto e quero só voltar para minha casa.

  • @marinalvacorrea6217
    @marinalvacorrea6217 Před 2 lety +4

    Bom dia dra.Taciana! Eu fui diagnosticada com Fobia social e faço tratamento há 4 anos. Sempre me achei diferente desde criança, mas apesar das cobranças eu não conseguia mudar o meu comportamento de timidez extrema. Eu sempre me senti como se não fosse desse mundo, por não me encaixar nele, muitas comparações, dificuldade de socializar, muitas vezes excluída ate pela própria família por ser diferente. Mas mesmo com tanta dificuldade, com a ajuda de Deus eu estudei, me casei, consegui uma colocação profissional, mas cheguei a uma exaustão tão grande pelo esforço ao longo da vida que não consegui seguir mais e continuar sem ajuda médica. Hoje, faço tratamento contínuo para conseguir viver socialmente, mas cada dia continua sendo um novo desafio. O que eu gostaria de ressaltar em relação a PANDEMIA é que o uso da máscara me deu maior proteção para enfrentar o mundo. A máscara é como se fosse um " Escudo" para eu lidar com os meus medos. A pandemia em si me apavora e espero que se Deus quiser ela acabe logo e tudo volte ao normal. Mas em relação ao uso da máscara pós- pandemia, me preocupa porque ela me dá segurança. Claro que não comento isso com as pessoas da minha convivência, mas meu médico me disse que eu tenho que trabalhar em mim a possibilidade de deixar de usar a máscara.

    •  Před 2 lety +3

      Oi Marinalva!! Esta questão da máscara é uma realidade mesmo, acabou se tornando um comportamento de segurança em relação a fobia social. Quando for a hora de retirar faça isso de forma gradual, inicialmente em ambientes que se sentir minimamente a vontade e continue seus acompanhamentos, você está no caminho 😉

  • @sirleidesigner
    @sirleidesigner Před 2 lety

    Eu era super social, amava multidões, pessoas, locais com pessoas, conversava com todo mundo, hoje fui ao centro comprar rações pros pets do meu sogro, moro em uberlândia, cidade grande, e na volta eu n conseguia nem respirar, visão turva, peito doendo, um medo absurdo de tudo, e isso me leva a uma tristeza gigante, pq nunca fui assim, e como trabalho em casa com metaverso, piora mais, pq tenho meu local seguro pra isso, mas sei que virou fuga, mas n to conseguindo lidar, às vezes até tomo meio zolpiden só pra ir comprar pão, não sei o que faço mais. Sinto que minha vida acabou.

    •  Před rokem

      Olá Sirlei! É importante avaliar o seu caso, mas é possível deixar de experimentar tanto sofrimento ao sair de casa, busque um psicólogo que atenda na abordagem cognitivo comportamental

  • @julianapedroso8360
    @julianapedroso8360 Před 2 lety

    Bom dia Doutora.
    A darei a explicação.
    Eu tenho TDH e sofro com a fobia social

  • @claudianegiancarlo4823
    @claudianegiancarlo4823 Před 2 lety +1

    Boa noite Dra ! Então pra mim tá sendo muitoooo difícil o retorno ao convívio social, é uma tortura quando alguém me fala que vem na minha casa eu tenho um medo terrível quando alguém se aproxima fisicamente de mim ou de alguém da minha família principalmente se a pessoa tiver sem máscara, e quando alguém pega ou beija meus filhos quase tenho um treco, toda vez que vem alguma coisa da rua higienizou tudo com álcool ou limpo com água sanitária e sempre que chego em casa tenho q tomar banho , tá sendo uma tortura 😭

  • @coronel23
    @coronel23 Před rokem

    eu achei que era só eu

  • @vl1404
    @vl1404 Před 2 lety +1

    Eu saio mas quero voltar depressa para minha casa... Na verdade, acho que sempre foi assim... Estou lamentando de mais o retorno... Sinto taquicardia em ter que recomeçar e realmente uma avalanche de sensações... me sinto só, me sinto estranha, padeço demais com quem perdeu alguém... Queria de novo a bolha que a pandemia nos criou....

    •  Před 2 lety +2

      Entendo, tente se lembrar de algum objetivo seu que só pode ser alcançado lá fora, e no seu tempo vá traçando pequenas ações para resgatar isto.

  • @ryangregoriodasilva352

    Oi Dr.a.
    Por retrospectiva minha, provavelmente tenho TAS desde os 15 anos, hoje tenho 19. Tenho quase todos os sintomas: receio de comer em público, receio de andar em público, nunca desabafei com ninguém na minha vida (pois tenho medo de me expor), não gosto de conversar muito em grupos do WhatsApp, porque quando digito, acabo ficando "em evidência", odeio que toquem em mim pois fico muito incomodado, tenho timidez até com as poucas pessoas próximas ao qual tenho relação (apenas alguns familiares), quando vou fazer uma simples pergunta para professores ou estranhos, meu coração fica acelerado de forma inexplicável (acredito que seja a ansiedade).
    Eu nem senti diferença com a aplicação do isolamento social, visto que minha vida sempre foi dessa forma. Fora a escola, dava para contar nos dedos às vezes que saia, além disso, já fugi de situações que queria ir por medo de julgamentos.
    Meu pai era/é extremamente tóxico, não deixava eu sair de casa (as pouquíssimas vezes que tinha a necessidade, por exemplo: viagens escolares e aniversários de colegas) e, quando o fazia, ficava bem irritado e pressupondo pensamentos negativos.
    Será que isso que desencadeou o desenvolvimento do meu transtorno?

  • @thaisp6924
    @thaisp6924 Před 2 lety

    Estou muito ansiosa com a questão de voltar a trabalhar em escritório cheio, ver colegas de trabalho que podem não estar se cuidando, com dificuldade de retomar a minha rotina. Isso perdurou doramte toda pandemia, mas agora eu obrigatoriamente tenho que voltar, porque todo o resto já voltou. Não me sinto a vontade.
    Isso seria uma fobia social? Com relação a medo de pegar covid-19 mesmo, trazer para casa, adoecer ou principalmente ser vetor e adoecer outras pessoas.

    •  Před 2 lety

      Olá Thais, a fobia social está relacionada ao medo de ser julgado, exposto negativamente, o receio de se contaminar não tem relação com isto, mas pode ser configurado outro transtorno de ansiedade ok?busque uma avaliação profissional, é possível trabalhar este medo. Abraços!!