Rumo ao Futuro Sustentável: Desvendando a Agenda 2030

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 03. 2024
  • Em 2015, líderes globais se uniram para criar um plano ambicioso que visa transformar nosso mundo até 2030.
    Esta é a Agenda 2030 das Nações Unidas, um chamado para ação em prol das pessoas, do planeta e da prosperidade.
    O processo rumo à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos estados membros das Nações Unidas com a participação dos principais grupos e partes interessadas da sociedade civil.
    A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 - a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável - que foi realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro.
    Essa Conferência Rio+20 estabeleceu um mandato para que os Estados Membros da ONU construíssem coletivamente esse conjunto de objetivos e metas, ampliando a experiência de êxito dos Objetivos do Milênio (ODM). Uma das novidades dos ODS e de suas metas é o fato de se aplicarem a todos os Estados-membros das Nações Unidas.
    Isso reflete o reconhecimento de que todos os países - desenvolvidos e em desenvolvimento - têm desafios a superar quando o assunto é promoção do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: social, econômica e ambiental.
    A Agenda 2030 afirma que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é preciso tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS, por sua vez, constituem uma ambiciosa lista de metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás.
    A Agenda 2030 consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abrangem desde a erradicação da pobreza até a promoção da paz e justiça.
    Esses objetivos formam um roteiro global para enfrentar os desafios urgentes que nosso mundo enfrenta hoje, tais como mudanças climáticas, desigualdade e degradação ambiental. Tem vídeo aqui no canal que explica direitinho quais são os ODSs e suas metas.
    Mas a Agenda 2030 não se limita a propor os ODS, ela trata igualmente dos meios de implementação que permitirão a concretização desses objetivos e de suas metas.
    Esse debate engloba questões de alcance sistêmico, como financiamento para o desenvolvimento, transferência de tecnologia, capacitação técnica e comércio internacional.
    Além disso, prevê mecanismos de acompanhamento dos ODS e de suas metas, para auxiliar os países a comunicar seus êxitos e a identificar seus desafios, bem como a traçar estratégias e a avançar em seus compromissos com o desenvolvimento sustentável.
    Desde o seu lançamento, vemos um crescente movimento de ações em todos os cantos do globo.
    Projetos inovadores estão surgindo, comunidades estão se unindo e empresas estão mudando suas práticas para alinhar com os princípios da Agenda 2030.
    O acompanhamento e avaliação da Agenda 2030 são fundamentais para a sua implementação e deverão ser feitos sistematicamente nos níveis global, regional e nacional.
    Também desempenha a função de acompanhamento global dos ODS, por meio de dois principais mecanismos:
    (i) debates gerais sobre temas anuais"; e
    (ii) seguimento das estratégias nacionais de implementação mediante apresentação dos "Relatórios Nacionais Voluntários" (RNVs).
    Dados de qualidade, acessíveis, atualizados, confiáveis e desagregados, baseados em fontes oficiais nacionais, serão necessários para a produção periódica dos indicadores, que auxiliarão o monitoramento dos objetivos e metas.
    O quadro de indicadores globais foi desenvolvido pelo Grupo Interagencial e de Peritos sobre os Indicadores ODS, e foi aprovado pela Comissão de Estatística da ONU e adotado pelo ECOSOC e pela Assembleia Geral.
    Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, mais de 120 países submeteram suas contribuições, mostrando compromisso com o enfrentamento dos maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta.
    O Brasil apresentou seu primeiro RNV em 2017, no qual tratou das estruturas institucionais colocadas em operação para incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas políticas públicas.
    O sucesso da Agenda 2030 depende do envolvimento de todos: governos, setor privado, sociedade civil e cada indivíduo.
    Juntos, podemos criar um impacto significativo e transformar o mundo para melhor.
    À medida que avançamos em direção ao futuro, lembremos que cada ação conta.
    A Agenda 2030 não é apenas um sonho, é um compromisso global que moldará o destino das próximas gerações.
    Para saber mais sobre como você pode contribuir para a Agenda 2030 e fazer a diferença, visite o site da ONU.
    brasil.un.org/pt-br/sdgs
    Juntos, podemos transformar promessas em ações e alcançar um futuro sustentável para todos.
    Contatos profissionais
    www.pluralconsultoria.com
    Instagram
    @izabele_colusso
    ------------------------------------------------------
    🍿 Netflix da Arquitetura
    🔥 APRENDA TUDO em 1 só lugar: www.mobflix.com.br/izabele-co...
    ------------------------------------------------------

Komentáře • 6

  • @camileandrade8433
    @camileandrade8433 Před 3 měsíci +1

    Que bom né, que o sistema. governamental estão inovando em projetos sustentáveis. futuros. É um tema que ainda estão em pauta por questões de urgência de atendimento às necessidades Humanas . As ODS ainda é um sonho que possivelmente não acontecerá Assim como se deseja , e por isso é reconhecido como um projeto ambicioso. Inclusive eu estava trabalhando com as OSds num projeto de extensão. Bom, para.sair um pouco desse tópico, desse peso da sustentabilidade Que não é um tema que eu gosto muito, mas que se faz necessário Falar. Como eu estou envolvida aqui com neus amigos em outro projeto mais suave. Vou deixar um limk com uma composição que estamos escutando nesse momento:
    czcams.com/video/yLqZnsZon1w/video.htmlsi=O6Jn3l-8XlLT3DPm