Capitalismo, Informação e Vigilância: tecnologias disruptivas, utopias e distopias contemporâneas.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Primeiro trecho da aula 1 do curso.
    Descrição do curso: A cibernética inaugurou uma nova forma de se pensar a informação e, sobretudo o modo como o mundo orgânico se conecta ao inorgânico. Como os seus pioneiros viviam em um mundo ainda predominantemente mecânico e analógico, o seu impacto prático só foi sentido muito tempo depois, com o surgimento dos computadores com maior capacidade de processamento que, por meio de novas interfaces e sensores, permitiram a codificação da realidade pela informação eletronicamente manipulável, com o intuito de acelerar o que Paul Virilio chamou de automação da percepção: a criação de dispositivos maquínicos que, por meio de uma visão sintética e sem a interferência direta do homem, são capazes de analisar os seus arredores e interpretar automática e imediatamente o significado dos acontecimentos (“situational awareness” no jargão militar). Frente à proliferação dos agenciamentos de vigilância eletrônica automatizada que marcou a década de 1990, os sentidos humanos e nosso estilo e capacidade de cognição passaram a ser vistos como uma barreira aos novos aparatos sociotécnicos. Logo, para os mais radicais, o homem do renascimento começa a ser visto como obsoleto ou em um processo irreversível de obsolescência. Contra essa visão, há quem ressalte que é necessário ultrapassar a arraigada tese que a tecnologia - e a natureza - é um elemento externo à vida social: não existe homem sem agenciamentos maquínicos, que encarnam o imbricamento entre “homem”/”sociedade” e “natureza”. Isto dá início a uma gigantesca polêmica referente ao estatuto do humano, o modo como o homem se relaciona como a técnica e, particularmente, o que nos aguarda no futuro. É esta questão e seus principais desdobramentos que será privilegiada neste curso.

Komentáře • 9

  • @eonoovo
    @eonoovo Před 6 měsíci +2

    Aulas além dos "economismos" genéricos; seu trabalho é inspirador pra qualquer amante de ciência política

    • @EduardoMariutti
      @EduardoMariutti  Před 6 měsíci +1

      Grato! Logo subo a parte final da aula e as demais.

  • @pabloalves4868
    @pabloalves4868 Před 6 měsíci +1

    Problema interessantíssimo. Professor, ficarei aguardando as próximas aulas.

    • @EduardoMariutti
      @EduardoMariutti  Před 6 měsíci +1

      Caro, assim que tiver tempo edito e subo as próximas aulas

  • @edubl
    @edubl Před 6 měsíci

    Prof., obrigado por disponibilizar essa primeira aula. Fantástica capacidade de ensino. Na expectativa pelas próximas aulas.

    • @EduardoMariutti
      @EduardoMariutti  Před 6 měsíci

      Olá. Assim que tiver tempo, irei postar as demais aulas. Abraços

  • @grazielateixeira1093
    @grazielateixeira1093 Před 5 měsíci

    Obrigada pelas aulas no CZcams professor! é uma oportunidade de quem mora longe poder aprender contigo. Se não for pedir muito, seria possível ter acesso a ementa dessa disciplina especificamente? abraço!

    • @EduardoMariutti
      @EduardoMariutti  Před 5 měsíci +1

      Olá. Claro. Escreva para mariutti@unicamp.br que eu te mando. Abs

    • @grazielateixeira1093
      @grazielateixeira1093 Před 5 měsíci

      opa que maravilha! obrigada, mesmo! :) @@EduardoMariutti