Como fica a tributação dos Residentes em Portugal com fonte de rendimentos no Brasil?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 24. 03. 2019
  • Para mais informações podem nos contactar através dos Links abaixo:
    site do Escritório: www.jamilejambeiro.adv.br.
    Site dos cursos e eventos: www.advocaciadeimigracao.com.br/
    Instagram @advocaciadeimigracao: instagram.com/?hl=pt
    Facebook Escritório de Advocacia Jamile Jambeiro e Associados.
    E para acompanhar as atualizações se inscreva no Canal do CZcams (Advocacia de Imigração) e nas redes sociais.
    Obrigada pela atenção!

Komentáře • 59

  • @marcoantonio6079
    @marcoantonio6079 Před 5 lety +2

    Parabéns Dra. Jamile Pelo Vídeo e Pelas Orientações Corretas para Sanar Dúvidas de Muitos Imigrantes

    •  Před 5 lety

      Marco Antonio obrigada 🙏🏻👏🏻👍🏻

  • @lucianopedebos4659
    @lucianopedebos4659 Před 2 lety

    Muito linda.

  • @adrianonunes1344
    @adrianonunes1344 Před 4 lety +1

    Boa tarde! Gostaria de saber, o mesmo vale para investimentos financeiros em bancos no Brasil?

  • @geraldocampos2314
    @geraldocampos2314 Před 3 měsíci

    Parabens pelo canal.
    Muito bom mesmo.
    Mas fiquei com uma dúvida.
    Tenho rendimento de aposentadoria de 7 mil euros mensais bruto aqui no Brasil.
    Sei que se fizer a saída definitiva do Brasil tenho que fazer declaração de IRS em Portugal.
    Essa declaração gera algum Imposto para pagar em Portugal?
    Uma vez que após a saída definitiva do Brasil gera imposto de 25% que é descontado na fonte.
    Se puder me responder eu agradeço

  • @eucamila97
    @eucamila97 Před 3 lety +2

    Olá, tudo bom? Me esclarece uma dúvida? Se a pessoa não tem a intenção de fazer a declaração de saída definitiva do brasil e mantém contas e investimentos no país e ''sobrevive'' em Portugal apenas com os recursos enviados do brasil (o cidadão, no caso, cumpre todas às obrigações fiscais no brasil), a pessoa será tributa apenas sobre o valor que entra no exterior ou sobre todo o patrimônio do brasil?
    E em uma situação que o brasileiro (e ainda assim o brasileiro n declara à saída definitiva do brasil) recebe a cidadania portuguesa, e continua n tendo rendimentos em solo português e continua apenas vivendo dos rendimentos brasileiros, ele vai ser tributado no brasil sobre o valor que entra em portugal ou sobre todo o patrimônio do brasil?

  • @emigrareinvestir
    @emigrareinvestir Před 3 lety

    Boa tarde, e se tiver fundos imobiliários que são isentos de imposto de renda no Brasil e tiver residência fixa em Portugal?
    O Tratado permite que os rendimentos mensais provenientes dos fundos não sejam tributados em Portugal da mesma forma que no Brasil não são tributado?
    Obrigado

  • @josecalmondesiqueiraneto9670

    Bom Dra. Jamile!
    Como vai?
    Com o encerramento do regime RNH, a minha aposentadoria do INSS seria tributada em Portugal?
    Obrigado!

  • @davisilveira3666
    @davisilveira3666 Před 3 lety

    Olá, trabalhei 4 anos em Portugal e estou voltando para o Brasil. Esse 4 anos que trabalhei aqui conta para minha contribuição no inss? Se sim, quais documentos devo levar daqui para provar isso la?

  • @maluguerraemportugal5524

    Boa tarde doutora no meu caso.q tem renda d imóvel e aposentadoria mais tenho medo e transferir tdu pra Portugal e depois n gostar e ter q vir embora vc acho q deve ir como turista se gostar meu esposo tira visto e vai o q vc acho doutora me responde de por favor

  • @hwnetohermes
    @hwnetohermes Před 3 lety

    Temho dupla cidadania. Ainda moro no Brasil mas quero mudar o ano que vem.
    Posso declarar meu IRS em PT no ano que vem mesmo ainda não tendo colocado meu domicilio fiscal em PT, ou sou obrigado primeiro mudar o domicilio fiscal para declarar irs? Queria chegar ja com um irs entregue.

  • @marcosjosecorreiadonascime528

    Boa noite dra. Isto se aplica no caso de funcionária pública federal aposentada? Minha esposa se aposentará em cinco anos e vai me acompanhar em Portugal. Eu vou antes como D2 adquirindo uma franquia.

  • @guaracymendes1215
    @guaracymendes1215 Před 5 lety +4

    Entao....Se eu sou aposentada no Brasil e não dei saída definitiva e tenho imóveis no Brasil e em Portugal devo fazer a declaração no Brasil e em Portugal...certo? Sendo que em Portugal eu vou lançar estes dados dos imóveis do Brasil, porém não sofrerei bitributação.

    •  Před 5 lety

      Guaracy Mendes exatamente!!

  • @geolugar
    @geolugar Před rokem

    Boa noite! Primeiramente, parabéns pelo conteúdo apresentado. Tenho algumas questões: moro em Portugal e trabalho de forma remota prestando serviços para o Brasil. Não ganho nenhum tipo de rendimento aqui em Portugal. Devo declarar a minha saída definitiva após os 12 meses de residência ou posso continuar declarando IR no Brasil? Mesmo tendo rendimentos provenientes do Brasil preciso declarar aqui em Portugal também? É possível manter domicílio fiscal nos dois países? Desde já agradeço

  • @marcelorsc
    @marcelorsc Před rokem +1

    Olá! E como é a tributação da distribuição de lucros de quem tem uma empresa no Brasil e residência em Portugasl (dupla residência fiscal)? No Brasil essa distribuição é isenta (por enquanto) - haveria tributação em Portugal? Isso depende do enquadramento como Residente Não Habitual, ou mesmo sem esse enquadramento teria alguma proteção do acordo de não bitributação?

  • @andersongs7003
    @andersongs7003 Před 3 lety +1

    Olá Jamile. Parabéns primeiramente pela ajuda de si ao povo brasileiro/português. Se meus rendimentos são exclusivos do Brasil e sou residente não habitual, preciso declarar o IRS?

    •  Před 3 lety +1

      precisa sim!

    • @jorgesantos1186
      @jorgesantos1186 Před 2 lety

      @ precisa fazer. E pagar?

  • @thenabucodonosor1
    @thenabucodonosor1 Před 3 lety +2

    Boa noite. Como ficaria o caso de quem vive em Portugal mas trabalha home office de forma regular para uma empresa no Brasil? No Brasil já há o imposto retido na fonte e não seria tributado em Portugal também, certo?

  • @mariadelolima6459
    @mariadelolima6459 Před 3 lety

    Se você tem a aposentadoria/pensão tributada no Brasil e Portugal vai tributar esses mesmos proventos em 10%, não é bitributação?

  • @marcelotognai396
    @marcelotognai396 Před 4 lety

    Por favor Doutora, eu pretendo entrar em Portugal com o visto D7 pois irei morar aí me sustentando com os rendimentos de aplicações em fundos e bolsa que tenho no Brasil, porém não irei dar a saída definitiva do Brasil, portanto continuarei fazendo minha declaração de IR no Brasil e serei tributado aqui, eu terei que fazer declaração de IR aí em Portugal também? Se sim, será uma declaração de isento? visto que pelo o que entendi existe um acordo entre os países e não serei tributado aí, está correto meu pensamento? Grato,
    Marcelo

  • @robertodearaujomenescal3872
    @robertodearaujomenescal3872 Před 5 měsíci

    Gostaria de contato para maiores informações

  • @jessycapolycarpoferreira7

    Olá Jamile, tudo bem? Estava vendo o seu vídeo tentando sanar minha dúvida atual kk. Com o regime de home office, muitas empresas públicas e privadas estão considerando definitivamente manter esse regime, sendo possível permanecer em seu cargo e morar em outro estado e até mesmo outro país.
    Mediante a essa dúvida, você saberia me dizer como funcionaria a tributação para um servidor público, que ficará integralmente de home office, e resolve morar em outro país? Pois os rendimentos continuariam vindo do Brasil, então não sei se seria possível declarar saída definitiva.
    Como proceder?

  • @magalimontaguti2256
    @magalimontaguti2256 Před 5 lety +1

    Boa noite..Grata pelas informações..muito boas
    Como recebo pensa do Exército..e essa instituição não tem acordo pra eu receber em Portugal... minha divida é...Posso fazer a saída definitiva do país...e deixar uma conta bancária pra receber.. ?
    Agradeço. 😘

    • @Jaquelinesarubi
      @Jaquelinesarubi Před 3 lety +1

      Não pode! A partir do momento que vc fizer a saída definitiva vc perderá sua conta

  • @luisgrisolia5149
    @luisgrisolia5149 Před 4 lety

    Olá. Recebo proventos de aposentadoria no Brasil e renda de aluguel no Brasil. Sou residente não habitual. O rendimento do aluguel é tributados de alguma forma no IRS? E no caso de ser isento de IR dessa renda passiva por não atingir o teto para essa cobrança (R$ 1903,98).?

    •  Před 4 lety +1

      Luis Grisolia Estamos à espera da publicação do novo regime sobre o residentes não habituais partir de 2021 será tributado 10%. Mas quem já aderiu como residente não habitual não se aplicará. Contudo, para análise detalhes e planejamento tributário, convém buscar um advogado especialista em casos particulares. 👍🏻

    • @luisgrisolia5149
      @luisgrisolia5149 Před 4 lety

      @Obrigado pela resposta. Eu aderi nesta semana. Completo 1 ano em Portugal em abril

    • @jorgesantos1186
      @jorgesantos1186 Před 2 lety

      @ ué, não é bitributação?

  • @f.teixeira5003
    @f.teixeira5003 Před 5 lety

    Boa tarde Dra Jamile.
    Meus pais são portugueses e eu, minha esposa e meu filho temos dupla nacionalidade.
    Estou pensando em ir morar com toda a família ( país, esposa e filho) em Portugal com os rendimentos dos imóveis do Brasil, não iria fazer a saída definitiva, pois tenho imóveis para acompanhar e muita família no Brasil e viajaria pelo menos 1 vê por ano.
    Tenho que fazer a declaração no Brasil, devido a carne leão e etc, mas teria que fazer declaração também em Portugal, mesmo não sendo residente habitual, mesmo sendo cidadão português?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho

    •  Před 5 lety +1

      F. Teixeira como disse, não tem o domicílio profissional em Portugal, e ainda vais sempre ao Brasil, irá manter o domicílio fiscal no Brasil. Não precisa declara em Portugal! A não ser que venha trabalhar ou empreender em Portugal!

    • @f.teixeira5003
      @f.teixeira5003 Před 5 lety

      @ muito obrigado.
      Se realmente me decidir pela mudança, farei contato para um acompanhamento profissional..
      Parabéns pelo trabalho e tudo de bom

    •  Před 5 lety

      F. Teixeira obrigada e disponha sempre!!

    • @Jaquelinesarubi
      @Jaquelinesarubi Před 3 lety

      @ mas ele não terá que fazer o RNH e o IRS informando seus proventos do Brasil?

    •  Před 3 lety

      @@Jaquelinesarubi Depende do caso, somente explico e faço planejamento tributário detalhado numa consulta!

  • @gracielaschmidt
    @gracielaschmidt Před 4 lety

    Dra. Poderia atualizar o assunto em razão da mudança sobre a isenção de residência não habitual. Como fica a situação de quem pede o D7 e não dá saída do domicílio fiscal do Brasil, agora é tributado em Portugal?

    •  Před 4 lety +2

      gracielaschmidt Assim que possível vou fazer uma breve exposição da lei alterada. Mas análise e planeamento somente numa consulta com um advogado.

    • @gracielaschmidt
      @gracielaschmidt Před 4 lety

      A dra trabalha em Lisboa?

    •  Před 4 lety

      gracielaschmidt sim !

    • @gracielaschmidt
      @gracielaschmidt Před 4 lety +1

      @ como faco para entrar em contato para assessoria?

    •  Před 4 lety

      gracielaschmidt pode ser através do e-mail jjambeiroadv@gmail.com ou acesse o site www.jamilejambeiro.adv.br

  • @justrob8425
    @justrob8425 Před rokem

    Olá, muito obrigado por tantos esclarecimentos! No meu caso, sou aposentado aqui no Brasil (funcionário público), tenho nacionalidade portuguesa, gostaria de saber se continuarei sendo tributado no Brasil ou em Portugal ou pior, em ambos, mesmo se tratando de residência temporária? Se puder me tirar essa dúvida, agradeço 🙏

  • @gustavosilvaacinternationa2398

    Qual e-mail de vcs? Qual WhatsApp?

    •  Před 4 lety

      Gustavo Silva | AC International Group Nosso e-mail é jjambeiroadv@gmail.com

  • @helenafreire3004
    @helenafreire3004 Před 2 lety

    Olá, obrigada pelo vídeo mas tenho uma dúvida. Sou residente a 3 anos em Portugal e só agora soube que teria que fazer a declaração de saída. Eu não declarava IR no Brasil há muitos anos, não tinha fonte de renda e por isso era isenta. Não possuo conta bancária, nem investimentos, nem pensões, nada. Será que terei alguma multa a pagar pelo atraso da comunicação de saída definitiva? Obrigada