Video není dostupné.
Omlouváme se.

Simplificando a Complexidade de Jung - Ego, Complexos e Projeção

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 07. 2024
  • Neste vídeo, o Prof. Waldemar Magaldi busca simplificar temáticas complexas do campo junguiano, como, por exemplo, consciência, inconsciente pessoal e coletivo, ego, persona, sombra, complexos, projeção, fanatismo, processo de análise, caminho de individuação e mais.
    “[...] a psique em si não é uma unidade indivisível, mas um todo divisível e mais ou menos dividido. Embora as partes separadas estejam ligadas entre si, contudo, são relativamente independentes, a tal ponto que certas partes da alma jamais aparecem associadas ao eu, ou se lhe associam apenas raramente. A estas partes da alma chamei de complexos autônomos e fundei minha teoria dos complexos da psique sobre a sua existência. Segundo esta teoria, o complexo do eu forma o centro característico de nossa psique. Mas é apenas um dentre vários complexos. Os outros complexos aparecem associados, mais ou menos frequentemente, ao complexo do eu, e deste modo se tornam conscientes, mas podem existir também por um longo período de tempo sem se associarem ao eu. Um exemplo excelente e muito conhecido deste fenômeno é a psicologia da conversão de Paulo. Embora pareça que o momento da conversão tenha sido absolutamente repentino, contudo, sabemos por longa e variada experiência que uma transformação tão fundamental exige um longo período de incubação. E só quando esta preparação está completa, isto é, quando o indivíduo está maduro para a conversão, é que a nova percepção irrompe com violenta emoção. Saulo já era inconscientemente cristão desde muito tempo, e isto explicaria seu ódio fanático contra os cristãos, porque o fanatismo se encontra sempre naqueles indivíduos que procuram reprimir uma dúvida secreta. É por isto que os convertidos são sempre os piores fanáticos. A aparição de Cristo no caminho de Damasco assinala apenas o momento em que o complexo inconsciente de Cristo se associa ao eu de Paulo. O fato de Cristo lhe ter aparecido, então, de modo quase objetivo, como visão, explica-se pela circunstância de que o cristianismo de Saulo era um complexo inconsciente. Por isto é que este complexo lhe aparecia sob a forma de projeção, como não pertencendo a ele próprio. Ele não podia ver-se a si mesmo como cristão. Por isto ficou cego, em consequência de sua resistência a Cristo e só pôde ser curado de novo por um cristão. Sabemos, por experiência, que a cegueira psicógena em questão é sempre uma recusa (inconsciente) a ver. No caso de Saulo, esta atitude corresponde à sua resistência fanática ao cristianismo. Esta resistência, como nos mostra a Escritura, nunca desapareceu inteiramente em Saulo; ela irrompia ocasionalmente sob a forma de acessos, erroneamente explicados como epilepsia. Estes acessos correspondiam a um retorno subitâneo do complexo de Saulo, complexo que se dissociou com a conversão, como já acontecera com o complexo de Cristo.” (OC 8/2 - § 582)
    Deixe seu comentário ou dúvida! Ajude a compartilhar nosso conteúdo.
    www.ijep.com.br

Komentáře • 49

  • @olgaiedafrancabandiera7376

    Caríssimo Professor Dr. Waldemar Magaldi, parabéns por sua generosidade em compartilhar essas preciosidades de CARL GUSTAV JUNG e sua Psicologia Junguiana.
    Faço parte das primeiras turmas da especialização do IJEP . Grata,, OLga Yoshika Ieda Francabandiera.

  • @MarceloPisaniGarib
    @MarceloPisaniGarib Před 26 dny +2

    ótima explicação sobre complexos

  • @maisafernandes6355
    @maisafernandes6355 Před 28 dny +3

    Muito bom, excelente qualidade de vídeo e conteúdo. Obrigada!

  • @GiovaniMiguez
    @GiovaniMiguez Před 26 dny +2

    Amei! Você me fez ser grato aos anos que namoro com a psicologia analítica!

  • @rosinhaalves8419
    @rosinhaalves8419 Před 29 dny +3

    Belíssima reflexão, muito obrigada 🌻

  • @carloseduardodesantana8642

    Satisfeito por assistir a mais um belissimo ensinamento com base na belissimo psicologia do nosso Prof. Jung. Teria alguma boa leitura para recomendar fora das obras completas de jung? Após as minhas leituras "fundamentos da psicologia analitica" ,"16/01, 10/01 e "interpretação dos contos de fada da von franz" estou a procura de um novo bom material

  • @Adelaidevides
    @Adelaidevides Před měsícem +3

    Muito próprio, muito necessário, muito bem vindo, professor Waldemar💥

  • @ChristopherCarnieri
    @ChristopherCarnieri Před měsícem +8

    Muito bom. Só discordo da opinião política. Já era tempo da esquerda começar a trabalhar suas próprias sombras...

  • @FernandaLima-px1tb
    @FernandaLima-px1tb Před 29 dny +2

    Demais!!!

  • @gisellenolasco
    @gisellenolasco Před měsícem +3

    Perfeito!

  • @nickwood8930
    @nickwood8930 Před měsícem +2

    Muito bom, Magaldi! Grata!🙏🌹

  • @robertogaliotto5035
    @robertogaliotto5035 Před měsícem +2

    Aprecio Professor, suas relações com o social, político e filosófico. Obrigado.

  • @suelisalles981
    @suelisalles981 Před měsícem +4

    que bom aprender com IJEP sempre

  • @RogerioOliveira-kh3il
    @RogerioOliveira-kh3il Před měsícem +2

    Boa noite.muito obrigado pelo tesouro de conhecimento.

  • @welintontulio248
    @welintontulio248 Před 22 dny

    Muito obrigado, professor

  • @sebastiaocardoso4290
    @sebastiaocardoso4290 Před měsícem +3

    15:10 - Sou indígena, e esse inominável, disse a nosso respeito: " ... No meu governo, não demarcarei nenhum centímetro das terras indígenas e quilombolas". Parentes, não esqueçam esta sentença, jamais! Tatã'o. (15/07/24).

  • @valeriasousa2542
    @valeriasousa2542 Před měsícem +3

    Muito bom👍🏽

  • @marcelogomes7442
    @marcelogomes7442 Před měsícem +1

    Bom dia...Como podemos supor que a parte inconsciente é maior já que não é mensurável? Como podemos saber que o consciente é pequenininho já que ele também não é mensurável?? E na figura apresentada o que representa o céu? Já que parece suposições, poderíamos supor que o céu seria o Consciente Coletivo!

  • @erikaglock1502
    @erikaglock1502 Před měsícem +3

    Maravilha ❤

  • @fefernandes3223
    @fefernandes3223 Před měsícem

  • @CarlosGuilhermeRodrigues
    @CarlosGuilhermeRodrigues Před měsícem +2

    É mesmo uma pena que, por conta do próprio paradigma materialista nas ciências, a Academia venha difundindo essa "Psicologia sem Alma". Isto seria equivalente a uma Oceanografia que não estudasse os oceanos! Parabéns pelo conteúdo do canal!

    • @cleamariadeazevedomaraschi3831
      @cleamariadeazevedomaraschi3831 Před měsícem

      O Magaldi se refere as abordagens mais psicométricas, mas temos a Gestalt, Existência Humanista, Transpessoal, Junguiana e outras que se fundamentam no olhar para o homem integral. É generalizar qd se fala em psicologia sem alma. Fica aqui minha contribuição sobre o assunto.

  • @vaguinerbarreto5480
    @vaguinerbarreto5480 Před měsícem

    Eu posso saber o email do professor Waldemar? Queria fazer terapia e estou a procura de um terapeuta.

    • @IJEPJung
      @IJEPJung  Před měsícem

      @@vaguinerbarreto5480 Olá, no nosso site tem o contato de todos os Analistas do IJEP: www.ijep.com.br/analistas

    • @vagiglobo
      @vagiglobo Před měsícem +1

      @@IJEPJung Gratidão, vou procurar !

  • @rosanaborges01
    @rosanaborges01 Před 28 dny

    Gosto muitíssimo de seus vídeos mas, que pena que você categoriza os Florais do Dr. Edward Bach como uma "maluquice". 😮

  • @cleamariadeazevedomaraschi3831

    Boa noite
    Uma correção:
    Paulo de Tarso era judeu e doutor da lei. Não era coletor de impostos, nem grego. Parabéns pela iniciativa !!

    • @IJEPJung
      @IJEPJung  Před měsícem +1

      @@cleamariadeazevedomaraschi3831
      Obrigado! Na realidade estou me referindo a Saulo, um judeu nascido na cidade de Tarso na Cilicia, região da Turquia próxima a Grécia. Ele atuava como coletor de impostos do Império Romano e perseguia os cristãos quando, na estrada de Damasco, teve uma queda, ficou cego e acabou se convertendo ao cristianismo tornando-se o Apóstolo Paulo.

    • @cleamariadeazevedomaraschi3831
      @cleamariadeazevedomaraschi3831 Před měsícem +1

      Sim. Estou me referindo ao apóstolo Paulo de Tarso. É o mesmo. Nas bibliografias que já li sobre ele não há referência quanto a ser coletor de impostos dos Romanos. Trabalhava na sinagoga e tinha a habilidade de tecer, como seu pai havia ensinado. Perseguia os cristãos por ser da tribo de Benjamim, conservadores da lei. Há uma referência bibliográfica para minha atualização sobre o tema? Grata

    • @IJEPJung
      @IJEPJung  Před měsícem

      @@cleamariadeazevedomaraschi3831
      super.abril.com.br/historia/o-homem-que-inventou-cristo/mobile

  • @ivikakatus
    @ivikakatus Před měsícem +14

    Gosto muito dos ensinamentos desse canal, porém percebo que trazem muito a religião e a opinião política para os vídeos. Mesmo que estejamos aqui discutindo os símbolos dos certos fenômenos, é importante ter uma visão crítica e acadêmica acerca dos "dois lados". Isso é o que eu acho

    • @FPZ-520-
      @FPZ-520- Před měsícem +2

      Concordo. Sempre essa puxada pra ideologia esquerdista, creio eu que pelo menos enquanto Professor ou Dro. deveria manter a postura neutra, daí na vida pessoal levante suas bandeiras livremente.

    • @carlospereira1198
      @carlospereira1198 Před měsícem +4

      Sem falar q pelo grau de inteligência de Jung ele jamais seria esquerdista

    • @FPZ-520-
      @FPZ-520- Před měsícem +3

      @@carlospereira1198 tbm acho, na minha opinião alguém genuinamente 'curado' e realmente num nível mais elevado de consciência é naturalmente livre, não está condicionado à uma crença ou seja, não está limitado à uma verdade com ponto final, mas aberto e se mantendo na postura de observador acompanhando o fluxo da verdade que está em movimento na qual vamos alcançando suas partes à medida que transcendemos mais.

    • @valterfernandoteixeiraleit5388
      @valterfernandoteixeiraleit5388 Před 29 dny

      Estava atento no vídeo, fazendo anotações e de repente, vejo-o com o academicismo marxista. Uma construção mental baseada na ideologia política. LIXO!!!

    • @Lucasfenrir
      @Lucasfenrir Před 28 dny +2

      Nao acho que exista imparcialidade verdadeira. Se algo nos parece neutro é porque se alinha à nossa ideologia ou modo de ver. Ele é honesto quanto suas opiniões, não camufla seu viés claramente de esquerda. A política influencia muito na psicologia de todos na sociedade, mesmo os que a ignoram

  • @talisgraeff2531
    @talisgraeff2531 Před měsícem +2