O processo de produção do jogo KNIGHT SWAP |

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Vários de vocês já me pediram aqui nos comentários e no Instagram para mostrar mais sobre os bastidores da Minimol Games e dos jogos que a gente faz por lá.
    Então nesse vídeo eu peguei o nosso jogo Knight Swap como exemplo e mostrei de forma aprofundada como foi o processo de desenvolvimento dele até sua publicação na Steam.
    E se você tiver alguma dúvida relacionada, não esqueça de comentar com #RaphaResponde que assim conseguimos separar para ser respondida um vídeo futuro ;)
    ⟶ Knight Swap na Steam: store.steampow...
    ⟶ Sobre a Academia de Produção de Jogos: academiadeprod...
    ⟶ Assine o canal e não perca os próximos vídeos: producaodejogo...
    Instagram » / _raphael_dias
    Facebook » / raphael.dias.pdj
    Twitter » / __raphael_dias

Komentáře • 46

  • @raphaeldias-producaodejogo500

    📘 Baixe o Ebook 16 Jogos Lucrativos que você poderia ter feito em poucas semanas: materiais.producaodejogos.com/ebook-16jogoslucrativos/

  • @adalbertofernandesjr.1341

    É bem legal quando a gente passa a conhecer alguns processos que não estamos familiarizados por não atuar na área. Eu achei este vídeo legal demais, parabéns.

  • @PatrickDiPeixoto
    @PatrickDiPeixoto Před 4 lety

    tô aqui de novo!

  • @pliniofm
    @pliniofm Před 4 lety +2

    Raphael, parabéns pelo canal. Estou a 2 semanas te acompanhando e finalmente encontrei uma abordagem diferente. A maioria somente ensina a utilizar uma ferramenta de desenvolvimento. Eu tenho 3 jogos bem simples somente na loja do Google. Sim, eu tenho muito que trabalhar estes jogos, mas faço no meu tempo livre. Você comenta que tem jogos na Steam e na loja da Apple, mas seus vídeos são focados na Steam.
    #RaphaResponde, o que você sugere para quem tem jogos na loja da Google (ou da Apple) e que são baseados principalmente em Ads e alguns InPurchase? Insiste em melhorar o jogo na loja, ou transporta o jogo na Steam? Mas eu vejo tantos jogos que US$1,00 bem mais elaborados que o meu.

  • @CleisonRodriguesComposer
    @CleisonRodriguesComposer Před 4 lety +1

    Excelente vídeo!
    Obrigado por compartilhar todo o processo com a gente!

  • @fereshj
    @fereshj Před 4 lety

    Muito bom este conteúdo. Seria um prazer saber mais sobe os bastidores de outros jogos. Valeu Raphael. Ansioso aqui para entrar na próxima turma.

  • @igorsena8320
    @igorsena8320 Před 4 lety

    #RaphaResponde gosto muito de seus videos, eu estou criando um primeiro jogo para mobiles android e iphone no unity, mas você pode explicar como fazer resolução de tela automatica para todos os dispositivos

  • @playerbr2730
    @playerbr2730 Před 3 lety

    academia de jogos é a mesma coisa do Behind the games? caso nao como faço para entrar? tem alguam associação com next level?

  • @EricksonMarinho
    @EricksonMarinho Před 4 lety +1

    Cara, muito bom esse vídeo.

  • @robertojl6528
    @robertojl6528 Před 4 lety

    E ao final a grande pergunta... Quanto fatura um game deste em média? e disto em quanto tempo chegou no break even. E qual o decay-rate / lifetime de faturamento?

    • @reacenderachama5779
      @reacenderachama5779 Před rokem

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @reacenderachama5779
      @reacenderachama5779 Před rokem

      🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @playerbr2730
    @playerbr2730 Před 3 lety

    Queria pro iOS (todos os seus jogos).

  • @PatrickDiPeixoto
    @PatrickDiPeixoto Před 4 lety

    Sobre o tempo 9m34, as minhas referencias está do xadrez, samurai e arte de contar história....

  • @FlavioJu
    @FlavioJu Před 4 lety

    Raphael gostaria de tirar dúvidas direta, sobre ganhar dinheiro com jogos de computadores, da pra ganhar um bom dinheiro com um jogo desse que vc fez e como distribuir o jogo produzido para que renda dinheiro. Nos tire essas dúvidas.

    • @andrebernardes5370
      @andrebernardes5370 Před 4 lety +1

      Dá pra ganhar uma boa grana, mas não vai ser o primeiro jogo ou quinto que vai te fazer rico. Tem que praticar, estudar. Não caia nessa de só pensar em dinheiro, que você vai acabar se frustando

  • @mickvicente25
    @mickvicente25 Před 4 lety

    Eu tenho , uma ideia de jogo para ser desenvolvida . Pode entrar em contato comigo . Muito otima a ideia . 😃

  • @srolimpico
    @srolimpico Před 4 lety

    Gostaria de saber qual é a publisher parceira para colocar o jogo no Switch

  • @VITORHUGO-hr8dk
    @VITORHUGO-hr8dk Před 4 lety

    O jogo e bom ,era bom jogo ação no Android tipo RPG mundo aberto né ?

  • @higorneves6677
    @higorneves6677 Před 4 lety

    Eu baixei o unity no notebook do meu pai, só que eu vou pra lá final de semana. Então com o tempo aqui em casa eu fico pensando:
    que tipo de jogo eu faço e como?

  • @WalmirBSB
    @WalmirBSB Před 4 lety +1

    Cara, na boa, assim é muito fácil, uma pessoa pode não ter talento nenhum, não saber o que está fazendo, ter uma ideia tosca, contratar um artista, um programador, um "game designer" , enfim, um cara sem talento nenhum reune gente que tem talento que fazem realmente o trabalho para o cara que teve a ideia tosca depois explorar a fama. Isto deve servir para quem está querendo entrar no ramo, ou você tenha muito dinheiro, talvez um papai rico, ou tenha talento, no caso de preferir ter talento, não pense em contratar game designer (que na verdade é um criador de ideias toscas, ou seja um criador de fantasias, já que não pode transformar a ideia em realidade), um programador (que é quem realmente vai transformar a ideias toscas em um jogo) , um artista que será quem realmente vai dar vida ao jogo, ou seja, se tem talento faça tudo você mesmo, ou pelo menos se una a pessoas do mesmo nível, game designer não está no mesmo nível de programadores e artistas, se não tem talento, contrate quem saiba para ficar com os créditos, este depoimento só demonstra o quanto os verdadeiros profissionais são desvalorizados e os verdadeiros criadores nunca ficam com o crédito, o que eu acho é que já chega de gente tosca fazendo coisa tosca e quando os artistas e programadores dão vida, personalidade e beleza a uma ideia tosca, quem recebe a fama é quem teve a ideia tosca que não teria a mínima chance de fazer se não contratasse quem sabe, este depoimento me pareceu deprimente, alguém que tem pouco conhecimento sobre o que faz, mandando que quem tem capacidade que faça, para depois ficar com o crédito, isto não é trabalho em equipe, trabalho em equipe as pessoas têm que ter noção conjunta do que estão fazendo, neste caso os que se chamam de games designers são a parte que pode ser desprezada, qualquer criança pode imaginar um jogo, mas só os artistas e os programadores podem fazê-lo, se este cara fosse o programador ou o artista, eu poderia até bater palmas para ele, mas ele foi somente o game designer, o que pensou em uma ideia tosca onde o programador e o artista realmente fizeram, repito, isto é deprimente e de certa forma um trabalho sujo, talvez seja por este tipo de mecanismo que a sociedade e tão estranha, ou seja, quem não sabe como fazer fica com as glórias do feito, enquanto quem realmente sabe como fazer é colocado de lado como um membro da equipe, mas que sem ele nada teria sido feito, então vamos nos revoltar, artistas e programadores não entrem nesta de serem explorados, pois como eu disse ideias toscas, qualquer criança pode ter. Bom conhecer o quanto inútil é este universo de game designers e chego à conclusão que é algo no qual não vale a pena se especializar, porque é aprender nada sobre nenhuma coisa. Programadores e artistas, se resolverem trabalhar com jogos, entrm nestas sozinho, ou com equipes coerentes de gente que tem algum talento, fiquem fora da influência destes aproveitadores incapazes.

    • @raphaeldias-producaodejogo500
      @raphaeldias-producaodejogo500  Před 4 lety +1

      WalmirBSB, cara, de onde vem todo esse ressentimento? Recomendo dar uma investigada nisso aí. Vai te fazer bem.

    • @WalmirBSB
      @WalmirBSB Před 4 lety

      @@raphaeldias-producaodejogo500 Cara, sou Analista de Sistemas com pós graduação em Engenharia de Software o que eu estou dizendo vem da minha experiência profissional, sendo que eu comecei como programador, acontece que depois de formado eu descobri que a profissão de Analista de Sistema que é una das mais bem pagas dentro da área de TI é na realidade um fraude, pois os programadores são obrigados a saber muito mais que os Analistas de sistemas, e quando eu fui consultor do PNUD (programa das nações Unidas para Desenvolvimento), percebi que o pior profissional de todos na minha equipe era justamente o gerente de projetos, então eu precisei começar como programador, me formar em Análise de Sistemas, cursar Engenharia de Software, para ter certeza de que o profissional mais importante na área de TI é o programador, eu também na vida tive contato com pessoas com as ideias mais idiotas e que achavam que era a invenção ou o projeto do século, tive eu que fazer as fases mais complicadas do projeto e eu tive que bolar as ideias mais complexas, para depois ter o trabalho desprezado, então , o que eu aprendi é que dentro da área de TI, tem quem faz, quem finge que faz e quem não sabe fazer e não éraro que quem tem o cargo maios bem remunerados sejam o que saibam menos, por isto eu estou só externando a minha inpressão sobre as coisas nesta área, ou seja a minha conclusão é que não é exigido nenhum talento para ser game designer e estou alertando para quem realmente a profissão exige talento para não se misturarem com gente incapaz, meu problema é não aceitar esta distorção, o game designer em termo de produção é um tremendo zero à esquerda, eu entrei neste vídeo para aprender com alguém que tivesse realmente experiência na área, pensei que iria ver um vídeo de um programador e não de um game designer que certamente não tem absolutamente nada para me ensinar, eu comecei a assistyir o vídeo e me dei conta dos vários incapazes que queriam fazer fama com o talento dos outros, então por experiência própria eu desaconselho que qualquer profissional de Ti que precisa o tempo todos estar estudando e se atualizando se junte com preguiçosos presunçosos que são incapazes de gerar qualquer coisa e que têm que chamar profissionais talentosos para fazerem o trabalho que são incapazes de fazer e depois ficam com a glória, inventam, uma tal de equipe, onde os níveis de conhecimento são completamente diversos, ou seja, não dá para misturar programadores, artistas com game designers, os game designers estão em um nível muito abaixo, quase rasteiro e são quem depois fazem propaganda de si mesmos e foi exatamente isto que eu vi no vídeo, esperava um programador para mostrar técnicas reais e só vi um game designer que não entender nada de TI falando coisas sem qualquer importância, meu problema foi justamente a frustração, esperava uma coisa útil e recebi uma história inútil sem qualquer validade.
      Talvez aqui nem fosse o lugar para manifestar a minha frustração, mas foi questão de encaixe, observei uma oportunidade de aprender e vi mais do mesmo, gente que não sabe nada do que fa', que na prática quase não contribuiu com algum serviço, adquirindo crédito por algo que é pouco do resultado de suas habilidades, foi isto o que eu vi, não é uma coisa pessoal contra vocês, é só mais do mesmo e eu não entendo equipe como sendo o que apresentou, o que eu sinceramente vi foi uma pessoa sem talento, produzindo algo com o trabalho dos outros e ainda querendo algum crédito, não sei se você entende este ponto de vista, eu só acho que uma hora este tipo de coisa tem que parar e o caminho que eu entendo é que artistas e programadores trabalham por si próprios e dispensem pessoas que trabalham como você que podem até ter o dinheiro, mas não têm nenhum talento.

    • @andrebernardes5370
      @andrebernardes5370 Před 4 lety +1

      ​@@WalmirBSB Você caiu de paraquedas nesse vídeo? ou realmente ta tentando fazer jogos? Jogo não é só programação não. Ja jogou xadrez, baralho, yu-gi-oh? Por acaso teve o Bill Gates do TI, desenvolvendo mecânicas de MAGIC? Sua visão para a área de jogos é limitada ao universo da computação. Tem que começar a pensar fora da caixa, sugiro você rever esse seu vídeo de "pausa para reflexão". Abraço

    • @andrebernardes5370
      @andrebernardes5370 Před 4 lety

      ​@@MenteFluenteBR Exemplo perfeito.

    • @WalmirBSB
      @WalmirBSB Před 4 lety

      @@andrebernardes5370 Eu recebi um e-mail que enviava um link para este vídeo, então resolvi ver do que se tratava, a ideia inicial era de alguém explicando algumas técnicas e ferramentas sobre como fazer jogos, eu tenho experiência com TI e futuramente vou me arriscar a fazer jogos para celulares, já fiz jogos para computador e pretendo no futuro fazer novos, aí entrei neste vídeo esperando receber qualquer informação relevante e o que eu vi foi mais do mesmo, gente querendo tomar o protagonismo, sendo a peça menos importante do processo, mas realmente eu não tenho nada com isto, provavelmente os meus comentários foram feitos no lugar errado só que a narrativa, por acaso se encaixou nas minhas experiência ruins de TI. Uma outras coincidência apareceu agora: Você disse para eu começar a pensar fora da caixa, mas este é um assunto de um dos meus livros, o livro "Pensando fora da caixa- coletânea de crônicas" que está sendo vendido em todo o mundo pela Amazon, tanto em formato Kindle dentro e fora do Brasil, quanto em papel fora do Brasil, eu sei que a conversa saiu muito do rumo, mas foram as coincidências que levaram a isto, o link é:
      www.amazon.com.br/Pensando-Fora-Caixa-Colet%C3%A2nea-Cr%C3%B4nicas-ebook/dp/B01BWL6MM0/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&keywords=Pensando+fora+da+Caixa+colet%C3%A2nea+de+cr%C3%B4nicas&qid=1577124443&sr=8-1
      Não é propaganda, é só para mostrar que eu conheço a expressão a ponto de escrever um livro falando sobre isto.

  • @matheusvideos1544
    @matheusvideos1544 Před 4 lety +3

    Queria fazer jogos mais tenho o 11 anos

    • @raphaeldias-producaodejogo500
      @raphaeldias-producaodejogo500  Před 4 lety +1

      Baixa a Construct ou Unity e começa. São gratuitas pra começar. Sua idade não importa, você pode começar a aprender desenvolvimento de jogos hoje mesmo :)

    • @WalmirBSB
      @WalmirBSB Před 4 lety +1

      Olha, com 11 anos você tem toda a capacidade para ser game designer, pois para isto não precisa conhecimento nenhum, basta começar a fazer, mas para fazer a parte séria do trabalho, você vai ter que aprender linguagens e técnicas de programação, talvez aí você terá que trabalhar mais um pouco, mas para game designer, pode já ter o conhecimento necessário, vai precisar só estudar para fazer a coisa prática mesmo, mas o que se sabe é que se deve começar mesmo na área de programação com pouco idade, sendo que como game designer, você não terá nenhum tipo de aprendizagem para a vida, como programador, quanto mais aprende, mais fácil fica de aprender e você terá conhecimento para toda a vida, mesmo que exista evolução da tecnologia, você não perde os processos racionais, então se quiser fazer jogos, comece estudando e fazendo, tenha ideias simples e depois vá elaborando, você só vai precisar mesmo de trabalho sério quando for programar, o resto, é resto mesmo, um jovem de 11 anos tem imaginação suficiente para imaginar jogos.

    • @andrebernardes5370
      @andrebernardes5370 Před 4 lety +1

      Acho que é a melhor hora para você desenvolver alguma habilidade. Comecei a brincar no photoshop com 9 ~10 anos de idade ( Na época nem tinha acesso a vídeo-aula, tutorial era uma imagem, com os passos que você tinha que seguir). Hoje em dia to tentando criar meus próprios sprites e graças ao pouco conhecimento e prática que adquiri naquela época, hoje eu chego em resultados legais.

    • @higorneves6677
      @higorneves6677 Před 4 lety

      Eu tenho 13 e quero também só que eu preciso de mais alguém para a programação. Pixel art é mais o meu forte.

    • @WalmirBSB
      @WalmirBSB Před 4 lety +1

      @@higorneves6677 Boa sorte, eu aconselharia a você estudar programação. eu só não acho bom ficar nas costas de umas outra pessoa, o idela é aprender para usar os recursos sem precisar de ninguém, mas por qualquer caminho que escolha desejo boa sorte, eu pessoalmente acredito que a técnica seja muito mais importante que a inspiração e que "ideias", mas isto é uma visão minha, cada um que decida o próprio caminho, se é sua vontade fazer games, tenha boa sorte em seus próprios caminhos, mas acredito que quanto mais técnico você for, menos de sorte vai precisar para ser bem sucedido.

  • @WalmirBSB
    @WalmirBSB Před 4 lety

    A ideia de desenvolvimento de um jogo não faz parte do desenvolvimento, o desenvolvimento só começa quando um artista ou programador começam efetivamente o trabalho, ideia não vale nada, tanto que nem pode ser patenteada, o que vale é o trabalho em si, ideias só apresentam intenções.

    • @WalmirBSB
      @WalmirBSB Před 4 lety

      @@MenteFluenteBR Este é o erro, as pessoas dão muito valor à ideia quando a idéia em si só não tem valor algum, para a ideia começar a esperança de ter algum valor é preciso que ela possa ser executada de preferência por quem a teve e e a ideia só passa a ter valor depois do projeto concluído, é por isto que ninguém pode sequer patentear uma ideia, ideia é uma esperança , uma suposição que pode ou não ser executada, faz parte do pré projeto e não do projeto, e uma ideia só tem importância real depois do projeto finalizado, pois no meio do caminho entre a ideia e a finalização do projeto, muita coisa pode não funcionar e raramente a ideia inicial é a que se torna realidade, pois a realidade do projeto modifica a ideia, portanto, além de não valer nada, a idéia inicial pode nem sequer fazer parte do projeto finalizado. ideia qualquer um pode ter, mas possibilidade de transformar a ideia em realidade é que precisa de trabalho, ou seja, em todo o processo a peça mais importante é quem sabe como fazer e não que pensa o que quer fazer.
      Para falar na importância da ideia, uma pessoa que eu conheço teve uma ideia que eu achei absurda que era fazer a gravação das telas do computador no próprio monitor, eu pensei um pouco e em 5 minutos eu achei uma solução, eu faria um temporizador que de tempos em tempos, que poderiam ser questões de segundos gravaria o conteúdo da tela em uma pendrive e eu disse que poderia fazer a rotina no mesmo dia, então ele disse que não era isto que ele queria, a gravação envolveria o próprio monitor, pois se tivesse problema no computador, o monitor guardaria a última tela o que poderia apontar o problema, eu achei a ideia completamente sem sentido, mas a pessoa que não tinha capacidade nenhuma de executar a ideia queria que eu fizesse, eu falei que talvez precisaria mais de um ano para desenvolver, pois eu precisaria estudar os circuitos e adaptar algum meio de gravação no vídeo, afinal, eu teria que estudar para conseguir o que ele queria, que para mim era uma inutilidade e eu não tinha nenhuma intenção de perder meu tempo com aquilo, mas para não perder um amigo acabei dizendo que iria pensar no assunto, então ele me veio com s seguinte proposta: "Vá lá, estude, leve um ano ou dois para fazer um protótipo e depois a gente divide a patente", ou seja, sem mim a ideia estúpida que ele teve jamais seria executada e eu não precisava dela para executar a ideia non sense dele e depois que eu fizesse tudo a partir do zero estudando, gastando meu tempo em uma ideia sem pé nem cabeça ele ainda me daria a honra de dividir a patente da ideia dele comigo? A pergunta o que era a ideia dela além de uma fantasia e a partir do meu estudo e execução da tarefa, a ideia seria minha ou dela? A verdade é que a ideia não vale nada se você não tem condições de executá-la e ela se torna menos sua quando ela é executada por terceiros.
      Outro exemplo: Estava eu na rua indo almoçar, quando pensei em troc ar meus óculos, pois precisava uma consulta par trocar os graus, mas eu pensei: "Se existisse um óculos que as pessoas mesmo pudessem mudar o grau e adaptar?" Eu achei uma ideia genial, no entanto dias depois recebi uma propaganda no meu celular que ofereci para venda aqueles óculos que eu na minha cabeça havia "inventado", então fiz uma pesquisa na Internet que me demonstrou que aquilo já existia em vários formatos, de vários preços, até bem mais baratos que o anúncio do celular, o que para mim deixou claro que a minha "ideia" não valia nada, primeiramente porque eu não sabia como executar e em segundo lugar porque apesar de eu não saber que aqueles óculos existiam a ideia não foi nada original, portanto minha ideia não valia absolutamente nada, e no frigir dos ovos é assim mesmo, as ideias não valem nada, é o produto final que faz a diferença e o produto final só é conseguido por quem faz e não por quem teve uma ideia, IDEIA NÃO VALE NADA, pode-se chamar de impulso, mas não é parte integrante do projeto, qualquer que seja, faz parte do pré projeto, nada mais que isto.

  • @canaldegameplay7506
    @canaldegameplay7506 Před 4 lety +1

    Esse jogo é gratis

  • @EricksonMarinho
    @EricksonMarinho Před 4 lety

    #RaphaResponde como a gente faz pra mandar uma ideia para uma desenvolvedora de games?

    • @raphaeldias-producaodejogo500
      @raphaeldias-producaodejogo500  Před 4 lety +3

      Raramente um desenvolvedor está buscando novas idéias. Idéias temos aos baldes, a dificuldade está na execução de idéias. Se você quer ver uma idéia sua implementada, você precisará ou aprender a desenvolver jogos você mesmo ou contratar um estúdio pra desenvolver essa idéia pra você. Pense aí em qual opção faz mais sentido pra você e manda ver!