Video není dostupné.
Omlouváme se.

PESSIMISMO E DERROTISMO: COMO MUDAR O NOSSO FIM | Senhorita Bira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 07. 2024
  • CLUBE DE LEITURA: www.sympla.com...
    OBRIGADO POR TER VISTO ATÉ AQUI!
    TORNE-SE MEMBRO DENSO E ACESSE MAIS CONTEÚDO EXCLUSIVO 👇
    www.youtube.co...
    CONHEÇA O CURSO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO POLÍTICA 👇
    gustavo-gaiofa...
    Aula GRÁTIS do Curso Básico de História 👇
    • AULA GRÁTIS - CURSO DE...
    Curso sobre Neoliberalismo, Uberização e Sofrimento Psíquico 👇
    classeesquerda...
    CONTRIBUIÇÕES PONTUAIS ATRAVÉS DO PIX NA TELA OU APOIA-SE 👇
    www.apoia.se/historiacabeluda
    ____________________________________________________________________________________________________

Komentáře • 406

  • @Gatocomsono_
    @Gatocomsono_ Před měsícem +198

    Eu gostei do vídeo da Senhorita Bira, acredito que deu um banho de água gelada na esquerda, nós estávamos muito parados na inércia, sem progressão, a visão da Bira é pessimista mas serve para nos alertar do que irá acontecer se não nós movermos e mobilizarmos.
    Acredito que não estamos no fim porém precisamos agir.

    • @amara75284
      @amara75284 Před měsícem +17

      Ela traz dados e no minuto seguinte fica trazendo falas do TWITTER🤦🏻‍♀️ achei esse vídeo dela bom mas muito tendencioso ao mesmo tempo

    • @OMinisterioImaginario
      @OMinisterioImaginario Před měsícem

      Achei muito ruim, mal embasado, cheio de informações equivocadas (por exemplo, sobre Dugin, sobre o governo Dilma, sobre o governo Petro, sobre o próprio conceito de Identitarismo, os exemplos são muitos), cheio de viés de confirmação baseado em situações anedóticas, lotado, mas lotado MESMO de saltos lógicos e com conclusão desmobilizante.
      Derrotismo é um dos piores desvios pequeno-burgueses e o Senhorita Bira tá até o pescoço disso. Qual é a intenção do vídeo? Qual é o impacto esperado? "Desabafo" com roteiro e edição? As coisas que você fala pra milhares de seguidores tem consequências. O que esse tipo de conclusão do Bira constrói?
      Pra mim, não constrói porra nenhuma, simplesmente...

    • @frazyfrog
      @frazyfrog Před měsícem +10

      vamo ver entao como ele ta reagindo as criticas de Jones . Bira NÃO É COMUNISTA

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem

      ​@@amara75284sim, ele pautou a análise dele no Twitter, sendo q o Twitter não é nem top 5 das redes mais usadas no Brasil

    • @mainyx25
      @mainyx25 Před měsícem +1

      Concordo

  • @Rauvvrae
    @Rauvvrae Před měsícem +102

    Parafraseando o Pastor “Unir o pessimismo da razão com o otimismo da verdade”

    • @19Lqueen17
      @19Lqueen17 Před měsícem +9

      pastor é o cara do Broxada Sinistra?

    • @jkozlowisk
      @jkozlowisk Před měsícem +6

      Pastor Márcio um gênio

    • @LucasRodriguesGtr
      @LucasRodriguesGtr Před měsícem +3

      Grande pasto, sempre uma palavra de sabedoria pra gente

    • @mortenafloresta
      @mortenafloresta Před měsícem +6

      Mas é literalmente isso. Não to tankando o povo falando que ficou do lado do Bira ou de outra pessoa, a gente tá no mesmo lado. A gente tem que melhorar as estratégias, como se comunicar de forma "popular" e menos acadêmica ou "dificil". E eu não to desmerecendo o pessimismo de ninguém, mas a gente já nasceu, a gente tem que botar pra fder mesmo e tentar.

    • @M.T27
      @M.T27 Před měsícem +2

      @@mortenaflorestaconcordo 200%

  • @cleitonferreira1741
    @cleitonferreira1741 Před měsícem +44

    Antes de publicar o primeiro vídeo, o Bira fez uma postagem nas redes sociais dizendo que sabia que muitos iam achar o tom derrotista e pessimista, e mesmo assim o fez. Eu acho que foi uma atitude proposital para justamente chamar a atenção das pessoas para um problema, inclusive de outros ativistas como o Gustavo e Jones, que podem trazer uma contraproposta às suas reflexões, eu acredito que ela esperava e queria isso mesmo. Eu interpreto que o Bira fez os vídeos para chamar a atenção para o problema e não para aceitá-lo. Tanto que no próprio vídeo ele diz que apoia e continuará apoiando o trabalho do Jones, do Gustavo, do Ian, Rita von Hunty...

  • @anselmobatista4864
    @anselmobatista4864 Před měsícem +66

    Eu era um que queria me engajar mais, queria estudar mais profundamente o Marxismo, militar em alguma organização da esquerda, mas confesso que quanto mais eu ia lendo, ia estudando, ia participando também, aquilo ia me dando um ruim, mas um ruim forte, uma depre, uma tristeza com a realidade , com o capitalismo que pra mim não deu. Tive que virar essa página e apoiar de longe os movimentos e a militância, mas sem muita esperança de que as coisas mudem muito. No meu mestrado , ao invés de ir atrás de algo voltado ao marxismo fio estudar filosofia no cinema, algo mais voltado pra estética e metafísica. Enfim, acredito que não sou o único assim.

    • @AiwaLover
      @AiwaLover Před měsícem +3

      @@anselmobatista4864 comigo foi o contrário.
      Quebrei a cara de várias formas para só então encontrar sentido no materialismo histórico e dialético.

    • @M.T27
      @M.T27 Před měsícem

      @@CrTorresAutor-Abarragemacho q fomos “banhados” pelo otimismo do inicio deste séc., mais precisamente o governo Lula II. Eu estava convicto q o povo estava sentindo a diferença de um governo de esquerda ( na época eu acreditava q era), e q as mudanças não iriam parar. De repente, vence Dilma ( achei q seria mais à esquerda o governo ), e qndo vimos…. MBL, “ o Gigante acordou…. Etc.. ” Fomos pra Paulista ( Av. Paulista, no meu caso) no: “Não Vai Ter Golpe”e de lá pra cá… só derrota. Eu entendo vc. Mas eu tb não consigo não “militar” nem q virtualmente, com amigos e família. Não sei se vc sente, mas eu sinto tb uma tristeza qndo não faço nd. Mas claro, tem hs q tem q desligar pq é td mto fatigante e a saúde pode ir junto. Abç!

    • @Diego_Curcino
      @Diego_Curcino Před měsícem +2

      Eu particularmente tenho essa descrença tbm. Fora que não apenas a realidade se impõe, como tbm muitas coisas da "esquerda" aqui no Brasil nos desanima. O que maisi tem é gente que se diz esquerda mas é apenas um progressista liberal identitário ou feminista liberal "de sofá e instagram". E eu particularmente já não tenho paciência mais com esse povo

    • @adrianorocha5302
      @adrianorocha5302 Před měsícem +1

      Sinto a mesma coisa. Conforme vamos estudando, lendo e fazendo reflexoes críticas, é quase inevitável o pessimismo e a melancolia. To tentando me recuperar disso e as vezes desejo ter continuado como antes, pois a ignorância me fazia mais feliz rs

  • @mainyx25
    @mainyx25 Před měsícem +18

    Gosto da polêmica que ela lançou. Mobilizou o debate sobre as consequentes derrotas que estamos vivendo. Não vi com essa visão de apenas derrotismo, mas sim pra aguçar para gente para sair dessa merda, liderada principalmente pelos academicistas.

  • @admjffelipe
    @admjffelipe Před měsícem +6

    Eu gostei da mobilização de debates que foi criada a partir dos vídeos da Senhorita Bira , talvez tenha sido essa a intenção por trás desse alardeado pessimismo.

  • @brunoalexander657
    @brunoalexander657 Před měsícem +80

    Os videos da senhorita Bira dão muito engajamento e são de "fácil compreensão" justamente porque estão cheios de senso comum e se negam a dar qualquer resposta a questões que são muito complexas. É importante sim nos situarmos perante a grave situação politica e econômica que nos encontramos, mas além de ser muito fácil, é falso e perigoso propagar a conclusão que as coisas são, sempre foram e sempre serão assim.

    • @nightnight7933
      @nightnight7933 Před měsícem +41

      Impressionante que ate agora vcs não conseguirem entender o que o Bira quis dizer..

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +11

      @@nightnight7933 me esclareça então o que ela exatamente quis dizer.

    • @AndreLucas-hq8lx
      @AndreLucas-hq8lx Před měsícem +44

      tudo para vocês é senso comum, talvez vc esteja apenas tão intoxicado com o que acredita que nao consegue enxergar outro ponto de vista, nao concordo 100% cm Sr Bira, porém dizer que tudo é senso comum prova mais o ponto dela do que o de vcs.

    • @hugo-ll5jz
      @hugo-ll5jz Před měsícem

      Não é só a Bira, mas o mundo inteiro passou por uma OTIMIZAÇÃO/FACILITAÇÃO extrema, só a esquerda radical que não, com todo respeito, não vemos pessoas simples e pobres dizendo que são comunistas ou que militam em organização comunista

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +13

      @@AndreLucas-hq8lx não falei que tudo é senso comum, leia novamente. Ela traz sim alguns pontos importantes como falei acima, é importante nos situarmos da atual situação. Mas tem muito senso comum pra propagação de um discurso derrotista falsamente embasado em conclusões que a mesma tirou de exemplos do Twitter kkkkkk não é a toa a quantidade de comentários lamentando a atual situação e concordando que "é isso mesmo , não há o que fazer". Debater possíveis soluções é mais complexo, e isso ela não está disposta a fazer.

  • @feliperibeiro8549
    @feliperibeiro8549 Před měsícem +42

    Acho Gustavo que o derrotismo que está enraizado em muitos de nós e me incluo nisso, não está na relação de ser fácil ou difícil mas no horizonte do possível e o impossível. Passamos quatro anos de um governo que é responsável por mais de 700 mil mortes por covid, pessoas comendo osso para matar a fome e mesmo assim o Bolsonaro quase venceu. As pessoas estão normalizando a cracolândia e colocando como parte da estética da cidade porque acham que eles merecem estar lá. Sei muito bem que a luta continua mas acho que está cada vez mais difícil de ver a luz o fim do túnel.

    • @pequenamente8612
      @pequenamente8612 Před měsícem +4

      Fantástico!!!!!! dada a realidade material das coisas não é fácil ou difícil ,mas no horizonte do possível. E cá pra nós, não venceremos pois tudo foi feito para isso não ocorrer.

    • @ciceroaparecida9165
      @ciceroaparecida9165 Před měsícem

      Falam dos 4 anos do miliciano, como se agora estivéssemos no paraíso 😝 ou antes do miliciano estávamos no paraíso 😝 não mudou nada e está piorando no governo neo liberal do Lula PT e Taxad 🤮

    • @Thiagofanguitar
      @Thiagofanguitar Před měsícem +3

      Sim e nossa esquerda discutindo pronome neutro e cancelando professor de português

  • @Alippio
    @Alippio Před měsícem +58

    Tem uma fala do Paulo Galo (Paulo Lima) que é pertinente. Ele fala sobre isso no Desce a letra.
    "A nossa luta não corresponde ao nosso corpo físico"
    Ele até cita como exemplo escravos que lutaram contra a escravatura, mas não chegaram a conhecer a liberdade.
    Eu parei de acompanhar a Bira quando ela deu uma entrevista ao canal Meteoro e disse que admirava as pessoas do oito de janeiro por terem lutado pelo que acreditavam.
    Eu pensei o óbvio que é fácil lutar quando o que se acredita está em acordo com o que a classe dominante acredita. Ali só tinha covardes, ninguém a ser admirado!
    O Paulo Galo foi torturado por policiais em menção ao incêndio do Borba Gato. É isso o que acontece quando o nosso lado luta pelo que acredita.
    Aqui em São Paulo tem muitas pessoas que dormem nas ruas e eu me pergunto como que eu aceito isso? Como eu passo por essas pessoas e sigo a minha vida? Podia ser eu lá.
    Nos falta um símbolo, mas não de justiça e igualdade e sim de vingança eu acho. Nosso lado está sangrando. Por que não fazer eles sangrarem também?
    Camponeses, gente que nem sabia ler fez revolução e eu aqui com acesso a energia elétrica e internet não consigo nem convencer meu tio batuta que o fascismo é errado, isso faz eu me sentir um merd@, minha geração merece comer alfafa.
    A questão que a Bira trás na verdade é sobre qual é a coisa que vai levar a classe trabalhadora em massa para as ruas? Se o fascismo é um fenômeno de massas e a esquerda não. Como reverter isso mesmo que a longo prazo para que o futuro não seja como hoje?

    • @thaynaartmann6609
      @thaynaartmann6609 Před měsícem +4

      Alíppio, que comentário foda. Obrigada por sintetizar tudo isso nesse comentário !

    • @MIL.9.9.0
      @MIL.9.9.0 Před měsícem +3

      foda!!!!

    • @MIL.9.9.0
      @MIL.9.9.0 Před měsícem +2

      !!!

    • @beatrizramos1122
      @beatrizramos1122 Před měsícem +1

      bom comentário

    • @B2KTRR902
      @B2KTRR902 Před měsícem +3

      Cara é muito foda ver um brasileiro citando outro brasileiro para falar de nossa realidade.

  • @marajjanuario
    @marajjanuario Před měsícem +42

    Movimento insitado por Srta Bira nos trouxe de presente esta ótima análise, assim como a de Jones Manoel, entre outras. Estou muito satisfeita com toda repercussão. Obrigada Gustavo Gaiofato.

  • @jornalistarenatarosa4205
    @jornalistarenatarosa4205 Před měsícem +18

    Conheci a Bira aqui no canal, os dois vídeos dela foram sim uma porrada na nossa cara, mas acho tão rico que ela tenha trazido esse estado de exaustão à tona. Como ela foi diagnosticada com borderline, então é preciso levar em conta esse estado mental que não consegue lidar com notícias ruins que ouvimos todos os dias vindo daquele congresso reaça. E como foi bom vc abrir este debate mostrando que desistir não é uma opção, senão nem levantaríamos da cama. Precisamos de utopias para manter o ânimo e a mente sã.

    • @erikabhp
      @erikabhp Před měsícem

      O que tem a ver o borderline com a realidade que estamos vivendo????? 🤦🏻‍♀️

    • @RafaelaOliveira-ok7dv
      @RafaelaOliveira-ok7dv Před měsícem +1

      ​@@erikabhp vc acha que srta bira e milhares que descobrem transtornos estão assim por que? o processo do capitalismo nos adoece moça... n sei se sabe disso. e outra, ter borderline faz com que o estado de desistência seja praticamente intenso e quase que eterno.... ela traz verdades sim porém, devemos entender a realidade material da pessoa dizendo. a lente de outros não podem nos definir, precisamos sempre de materialismo histórico.

  • @bongabom8148
    @bongabom8148 Před měsícem +26

    Compartilho de muitos sentimentos do Bira (não todos). Mas o derrotismo é phoda. De qualquer forma adorei o debate. Otima oportunidade!

  • @3Skilert
    @3Skilert Před měsícem +6

    Esse vídeo foi bem melhor que o anterior, obrigado pela analise senhor Gaiofato. Eu vejo o vídeo da senhorita Bira como um chamado pra luta, pra criar estratégias mais agressivas e entender que não existe vitória nesse sistema que estamos, ou seja, só nos resta mudá-lo. Isso significa que toda luta precisa ter um único foco: a emancipação da classe trabalhadora.

    • @Pedroetbdf
      @Pedroetbdf Před měsícem

      O video da Bira é uma provocação pra essa esquerda da bolha tentar sair dela e procurar prestar atenção no que passa na cabeça do trabalhador medio brasileiro

  • @RicDiOlive
    @RicDiOlive Před měsícem +23

    Gostei que os vídeos da Sra. Bira deu um sacode nessa galera. Era preciso 😅

  • @sidneyvieiradeoliveira7989
    @sidneyvieiradeoliveira7989 Před měsícem +9

    Talvez eu não esteja aqui quando vencermos, mas é inegável que o vídeo do bira é muito foda.,mas também acho muito difícil conseguir alguma coisa só com ideias e muito poucas ações.

  • @victorrocha5908
    @victorrocha5908 Před měsícem +3

    Legal, ouvir falar do Iluminismo pos moderno aqui. O Prof Daniel Cidade é um camarada que tem debatido isso sempre

    •  Před měsícem +1

      Valeu por me alertar sobre esse vídeo, camarada. Grande abraço.

    • @victorrocha5908
      @victorrocha5908 Před měsícem

      Por nada, to usando esse debate todo pra entender algumas coisas que eu desconheço.

  • @willemlibras8611
    @willemlibras8611 Před měsícem +32

    Acompanhar esse caso, apenas me faz entender os motivos pelos quais perdemos. Que tistreza

    • @igorxablass
      @igorxablass Před měsícem +9

      tem que ter otimismo também, camarada. Não fique triste por muito tempo, pois notícias boas também virão com o tempo.

  • @jessikaribeiro7502
    @jessikaribeiro7502 Před 23 dny +1

    O que entendi dos vídeos do Senhorita Bira é que não venceremos DEMOCRATICAMENTE.

  • @nadirdourado1111
    @nadirdourado1111 Před měsícem +8

    Um debate necessário e tem sido rico - tá muito bom!

  • @roberto5991
    @roberto5991 Před měsícem +9

    obrigado Bira pela video…essa discussão era necessária demais

  • @tabatamatiasdebarros344
    @tabatamatiasdebarros344 Před měsícem +21

    Eu fiquei incomodanda no primeiro vídeo da sr. Bira..ate comente aqui apos ter assistido o video do Jones e o seu tbm, e era esse incomodando que na hora não consegui entender....o É ISSO ISSO...NAO TEM JEITO...ACABOU...BOA SORTE..... Como diz a Rita, e eu concordo com ela em parte, mas sua visão de termos uma esperança e lutar é o que eu penso tbm... não é do dia para outro meeeeeeeesmo! Eu tento fazer minha revolução conversando com minhas irmas.....ALGUNS vizinhos......colegas de trabalho......

    • @amatheuslc
      @amatheuslc Před měsícem +6

      Fora que tem gente que não tem escolha. O segundo vídeo termina com uma ode às espécies que vierem depois da humanidade. Que perdemos e que é isso aí mesmo. É um discurso desmobilizante mas fala isso pros indígenas e quilombolas, ameaçados pelo agronegócio. Pros gaúchos que perderam suas casas. Pros flagelados do mundo.
      ""Não é necessário nem abreviar a vida. Ela vai acabar de repente, e pode ser rápido." Só se for pra quem consegue manter seu conforto até o fim. Tem muita gente cuja vida acabou, mas continua, só que pior, cada vez pior.
      "Você sabe o que fazer pro povo Brasileiro, que está tão polarizado? É melhor nos contar, porque o Lula tem quase 80 anos, ele vai morrer, e nós não temos um herdeiro." Não é nem como se nós não tivéssemos histórico de países onde seu resquício de esquerda morreu. O PT vai de New Labour (o partido de centro-esquerda da Inglaterra que tá pra lá da direita faz tempo, tendo sua guinada mais forte durante o goveno da Margaret Thatcher). É o normal quando não se tem enfrentamento pela esquerda. O Jones, no vídeo onde ele faz um react longo dos dois vídeos do Srta. Bira (aquele de 2 horas e meia), inclusive traz exemplos do contrário acontecendo na Colômbia, onde o governo Petro está conquistando reformas benéficas pros trabalhadores, com apoio nas massas, coisa que o Lula, no auge do PT, nunca fez. O Srta Bira trata de ridicularizar eles.
      Outros sugeriram se informar sobre o pós-modernismo, e acho que precisamos mesmo, porque esse discurso é uma venda tecida de derrotismo pra classe trabalhadora. É desmobilizante e desprendido da realidade demais.

    • @tabatamatiasdebarros344
      @tabatamatiasdebarros344 Před měsícem +1

      Perfeita sua colocação!

  • @lailahelenacampossilva1564
    @lailahelenacampossilva1564 Před měsícem +14

    Gente, a srta. Bira levanta questões importantes, pra esquerda radical tomar posição. Se posicionar de maneira mais organizada e unida. Ela sofre de depressão e de borderline. Eu sofro de BIPOLARIDADE e , esse é o jeito de expressar o desespero! Pq é desesperador, o modo como quem está no poder nos oprime intimida.

    • @algumnomeaihehe
      @algumnomeaihehe Před měsícem +2

      presumo que você não tem uma plataforma de comunicação gigantesca pra postar videos desmobilizantes com o do Bira.
      na minha opinião, com essa plataforma vem uma responsabilidade.
      tudo bem estar desanimado, mas postar aquele conteúdo, cheio de termos complexos e sem definir nenhum, namedropping autores como um apelo a autoridade, e extremamente pessimista e desmobilizante, com o alcance que o Bira tem, parece extremamente contraproducente.
      Isso sem adentrar em criticas pontuais, tipo citar o Nazbol do Dugin como quem pauta a geopolítica mundial. pra quem não sabe, passou batido (como o video inteiro) mas é legal dar uma pesquisada.
      para alem disso, neuroatipicidade pode explicar, mas não justifica subir no palanque e gritar aos 4 ventos pra todo mundo desistir.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +1

      Então se ele tem problemas psicossomáticos, então q vai tratar esses problemas e pare de gravar vídeos, pois isso pode gerar gatilhos em outras pessoas q assiste os vídeos dele. É no mínimo irresponsável fazer o vídeo assim

    • @Thiagofanguitar
      @Thiagofanguitar Před měsícem +2

      @@algumnomeaiheheela gritou pra todo mundo cair na real e pros merdas que se dizem intelectuais, cairem na real e entrarem na disputa, pois hoje nem se quer estão. Enquanto essa direita extrema avança, a gente tá entrando em discussões inúteis, discutindo sobre pronome neutro e outras futilidades, enquanto quem luta uma luta séria, é completamente ignorado!

    • @onathaninacio
      @onathaninacio Před měsícem

      @@algumnomeaihehe fala que nem gente, pq tantas palavras rebuscadas.

    • @MsValdenor
      @MsValdenor Před měsícem +1

      ​@@CamaradaRafaconcordo isso é de uma infantilidade muito grande, mas parece que essa galera não tá nem aí para isso

  • @caminhaodelixo2
    @caminhaodelixo2 Před měsícem +12

    O grande talento do Bira é falar as coisas de um jeito que fique aberto pra interpretação pessoal de cada um de seus fãs e possibilite eles falarem:
    "Você não entendeu o que ele quis dizer"

  • @philipemachado3696
    @philipemachado3696 Před měsícem +1

    Amo esse debate!!! Adoro poder pegar meu conhecimento e minhas ideias, ouvir pensadores reais no campo, que nitidamente estão tb amam fazer isso. Esse espírito acadêmico q trás mais dúvidas que certezas, de forma saudável, descordando ou não… Isso é lindo. Fui apresentado à Bira por grande amigo intelectual promotor do MPT. Aprendi com ele a ouvir, entender, ter olhos atentos e tb poder discordar. Depois de um longo período, ele volta com essa pérola preciosa, que tocou tanto nos todos, que provocou todos vcs, mentes incríveis. A partir dessa discussão, passei a conhecer vcs. E estou fascinado com esse debate. Ansioso por outros. Depois de tanta polarização, isso é um bálsamo. Só tem uma coisa q vemos há tempos e bobeamos: somos esquerdas, e as direitas estão perdendo a pluralidade, no sentido de que estão se tornando algo singular. Não vejo outra saída q não o diálogo com sua influência, não na classe política, mas sim na base. A esquerda precisa ser composta pelo trabalhador pobre e não só falar por ele. Não tem como brigar contra Um Deus q se apresenta com o salvação final, já que aqui não tem mais jeito.

  • @luaroliveira3503
    @luaroliveira3503 Před měsícem +5

    Gosto do Bira e de muitos dos seus apontamentos. Mas essa ideia do "Nós não vamos vencer, nós já estamos perdendo" só favorece o neoliberalismo

    • @martaritamacedo
      @martaritamacedo Před měsícem +2

      @@luaroliveira3503 tive dois tipos de professores de educação fisica, um que nos chamava de incompetente por não fazer os exercícios como ele queria, outro que era carinhos nos dizendo que faríamos os exercícios. Qual o melhor? Depende com qual tipo aluno se lida e seu estágio. A esquerda, queira ou não, parece catatônica. Quem sabe um empurrão, um dedo na cara, consiga mexer com o nosso brio?

  • @joaopedrosilvaaraujo9952
    @joaopedrosilvaaraujo9952 Před měsícem +22

    Jones e Gustavo fazem uma simples crítica ao Bira
    Fãs do bira:idealista academista pós modernista não aguentam ouvir a verdade

    • @TheEssuh
      @TheEssuh Před měsícem +6

      Não concordo, todos trazem à luz as diversas formas que devemos enxergar nossa situação, mas é importante o que sua frase traz; nenhum fanatismo é saudável, tanto Bira, quanto Rita, Gaiofato e Jones não devem ser idolatrados, considerando que apenas um tem razão

    • @OMinisterioImaginario
      @OMinisterioImaginario Před měsícem +4

      Inclusive, um completo equívoco do que significa ser academicista. Incrível como nas redes se banalizam termos e empobrecem o debate. O Bira faz isso loucamente ao mesmo tempo que critica.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +2

      Nossa, esses birers não tem o mínimo de senso crítico, não aceita q o mestre deles seja criticado

    • @jonascoelho3856
      @jonascoelho3856 Před měsícem +3

      Minha nossa, que postura ridícula. Até parece que estamos falando de divas pop. Partir pro ataque de quem gosta do Bira, que em boa parte é consumidor também do Gustavo, é contraproducente num nível surreal.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +1

      @@jonascoelho3856 mas é o q está rolando, basta olhar nos comentários do Jones pra vc ver a toxicidade

  • @Kafazollo
    @Kafazollo Před 27 dny

    Não vi nada demais nos teus apontamentos, você é muito respeitoso sempre.

  • @h1x1
    @h1x1 Před měsícem +14

    Vocês estão agindo igual coach, como se otimismo e boa vontade fossem mudar algo.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +6

      O que vai mudar é pessimismo e derrotismo com certeza!!!

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem +1

      @@h1x1 exatamente! Qualquer apontamento vindo da realidade eles chamam de derrotismo 🤣

    • @CrazeeFy
      @CrazeeFy Před měsícem

      O que muda é a luta popular. Gaiofato é militante em organização

    • @frazyfrog
      @frazyfrog Před měsícem +3

      ta bom Tristeza volta pra cabeça da Riley

    • @mortenafloresta
      @mortenafloresta Před měsícem

      ​@@frazyfrog KKKKKKKKKKKK

  • @marcosjoseribeiro9389
    @marcosjoseribeiro9389 Před měsícem +3

    Aí vc assiste o react e entende quando a Senhorita Bira diz não vamos vencer! A maioria dos debates da esquerda não chega nas massas porque???

    • @felipesilva6521
      @felipesilva6521 Před 28 dny

      A direita fala sobre economia segurança pública e outras coisas, a esquerda precisa trazer pautas assim tbm cara,

  • @beatrizpolari9635
    @beatrizpolari9635 Před měsícem +5

    companheiro, excelente análise e vídeo muito elucidativo.

  • @efeemachado
    @efeemachado Před měsícem +2

    SE ORGANIZEM. SE ORGANIZEM. SE ORGANIZEM. SE ORGANIZEM. SE ORGANIZEM.
    O próximo passo é vocês entrarem em alguma organização, movimento ou partido e tocarem tarefas que sejam necessárias. Lá dentro eles vão contar pra vocês como faz uma revolução, mas primeiro vocês tem que se organizar

  • @AiwaLover
    @AiwaLover Před měsícem +22

    Eu acho que por trás de todo sentimento de derrotismo, está motivado por um desespero com pedido de socorro. E uma tentativa de apontar qual o problema que gerou a derrota (mesmo temporária).
    É óbvio que Bira sabe que não houve derrota definitiva porque as contradições e os conflitos que geram a revolta prévia à revolução, permanecem enquanto houver a própria exploração, apropriação e empobrecimento das maiorias pelo capitalismo ou pioradas dentro do capitalismo (que são coisas diferentes, pois existem violências que independem de sistema econômico).
    Lenin era progressista ao tratar literariamente questões de classe e grupo, inclusive étnicas, de mulheres e LGBT ainda naqueles tempos. Questões de mulheres, etnias e sexualidades estavam pululando intensamente na cabeça dele (porque a Rússia também sempre foi e será naturalmente diversa nestas questões biológicas) e ele não deixou de ser revolucionário economicamente.
    Stalin sim era conservador no sentido mais literal e fatal do termo. E sabe-se lá se não fez o que fez por isso mesmo.
    O problema pra mim (que estudo muuuuuito sobre esses temas há anos) é que Bira sempre aponta a causa de minorias como o problema, ao confundi-lo com identitárismo.
    Causas de minorias grupais não são identitarismo. Do contrário, a escravidão e o racismo não teriam se tornado crimes. Inclusive, o fim da escravidão (por mais questionáveis que tenham sidos os fatores internacionaus envolvidos na Lei Áurea), que atingia 100% dos negros, hoje envolve a todos. Ninguém pode mais ser escravizado sem sofrer ações legais.
    Entao grupo e classe estão interligados. Óbvio que só tocar o grupo, não necessariamente acabará com a exploração de classe. Mas está sim contribuindo para uma consciência contra qualquer tipo de exploração e opressão, inclusive a de classe.
    O mesmo aconteceu com os direitos das mulheres, crianças, adolescentes, idosos, deficientes, etc. A gente passa a evocar as leis para conbater violências que o próprio capitalismo gera ou intensifica.
    Identitarismo é outra coisa! São efeitos psicológicos dentro de cabeças ocas como Karolconka e Lumena da vida. Algo que pode ser de direita sim. Ou praticado por pessoas de esquerda e que são parte das minorias mas geralmente por erros cognitivos. MAS ISSO NÃO DESFAZ A VIOLÊNCIA SOFRIDA POR MINORIAS GRUPAIS E A NECESSIDADE DE CONBATE-LAS, mesmo porque muitos indivíduos partes dessas minorias são de esquerda e estamos perdendo essas pessoas, assassinadas ou levadas ao suicídio por sofrerem enquanto grupo e classe. Botar tudo no mesmo pacote é desonesto demais pra passar pano.
    Não adianta dizer que é a favor da revolução de classe e não ser a favor da revolução de grupo buscando igualdade de Direitos (e Deveres) nas duas dimensões. Pra mim isso é discurso de conservador com todas as suas características que levam ao nazifascismo contido ou escrachano.
    Bira nunca critica ou sequer aponta o NAZISMO da DIREITA CONSERVADORA que é capitalista em seu estado mais bestial e primitivo (pois nem a favor de igualdade de grupos ela é).
    Pra mim isso é falso, estranho e suspeito e ela é tão corriqueira nesse discurso, que inevitavelmente eu fui pulando do estranhamento, suspeita e agora estou no ranço. Porque é desinformação e está tentando achar bodes expiatórios entre os oprimidos de grupos, quando nenhum dos oprimidos das classes vai puxar revolução nenhuma.
    Ela mesma disse que sofreu homofobia de uma mulher no metrô. Mas foram apenas risos. Ela não foi agredida ou violentada como tantas pessoas LGBTs e pretas por aí de todas as idades.
    Se ela cresceu como classe média, parece desconhecer a brutalidade dessas violências no cotidiano desses grupos. Coisas que jornal ou novela nenhuma irá retratar. Só se vê em vídeos gore ou posts alternativos das redes sociais.
    Não me desinscrevi ainda porque, apesar desse viés esquisito repetitivo, têm lados positivos. Mas se insistir nisso, não verei alternativa. Ela não é ignorante e alienada a ponto de fingir que causas de minorias são o problema que impede a luta contra o capitalismo e que o capitalismo é só uma questão econômica, e não sexual e étnica, etária, capacitista, etc. Até porque hora e outra ela mesma adora usar aspectos étnicos seus como referência a sofrimentos vívidos.
    Então o que a motiva?
    Enfim, tudo isso me parece insuportavelmente hipócrita!
    Abram os olhos... Existe sim uma esqerda conservadora. Há gente motivada por ódio de grupo,.mesmo estando do lado das classes oprimidas.
    Eu não usarei essas pessoas para revolucionar. Não quero ver o passado fracassado se repetindo... Fiquem atentos e não menosprezem aquela sensação e sentimento de susto e estranhamento quando algumas altitudes te desconfortam. Porque no fundo de muitas delas tem esse ódio contra grupos sim.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +4

      Disse tudo, da a impressão que ela usa desse discurso cheio de senso comum e que é o discurso pautado pela hegemonia justamente pra captar mais público. Assim é muito fácil, muito fácil engajar simplificando discursos que são complexos e só falar o que as pessoas querem ouvir.

    • @mauranivia5464
      @mauranivia5464 Před měsícem +2

      Você disse tudo!

    • @fabriciooo92
      @fabriciooo92 Před měsícem

      E que interessante seria esses grupos também levassem a mensagem da luta de classes, não somente a que lhes interessa. Ter ódio de um sistema porque ele te afeta negativamente em apenas um aspecto e usar todas as suas energias para sanar SOMENTE esse aspecto negativo é puro umbiguismo. Lutar por uma causa específica dentro de um sistema que almeja subjulgar não somente o seu grupo como a toda uma classe pode até ser eficaz até certo ponto, mas JAMAIS será eficiente. Aqui está o nosso radicalismo: destrua o capitalismo e tenha probabilidades maiores de fazer os devidos reparos que dentro do sistema capitalista seriam impossíveis.

    • @laiclaro8763
      @laiclaro8763 Před 29 dny +1

      Exatamente!!

    • @MarinaDestro
      @MarinaDestro Před 23 dny

      "ah mas ela n sofreu violencia....a pessoa so riu dela" é esse o problema, vira uma competição de quem sofre mais, quem apanhou, quem apenas foi xingado...etc. Gente, menos, toda violencia é uma violencia, isso foi o que ela trouxe a tona!!! O resto a gente desconhece!!! E quem disse que ela não aponta o naz1sm0?? Eu me pergunto se as pessoas assistiram os videos....a realidade esta assim, uma merda! E ai? Vamos fazer o que com isso? É isso q ela questiona. Eu ao menos nunca entendi assim como derrotista.

  • @lucascyrne6301
    @lucascyrne6301 Před měsícem +10

    Ah mano, se o pau come eu to na rua mas eu sou derrotista/pessimista pra caralho. Ainda assim, mesmo achando bacana uma ou outra fala por serem falas entaladas na garganta minha e de aparentemente muitos outres, consigo ver que o vídeo do senhorita Bira é repleto de senso comum e falas superficiais que mais expressam suas próprias opiniões em tom de desabafo para dar vazão ao próprio pessimismo do que representam dados, provas materiais de que "é o fim". Se tamo "no fim" de fato é só porque não somos capazes de enxergar o que há além dele. Como diria alguém aí, "é mais fácil enxergar o fim do mundo do que o fim do capitalismo" e sem muito drama, eu enxergo mais minha morte do que deixando de ser peça nesse sistema. Até pra ir pra rua como eu comecei dizendo, requer uma disposição e um preparo que falar é fácil e no passado eu já estive mesmo, mas será que tenho tudo isso para ir hoje em dia de verdade? ficar na frente do computador é tão mais fácil embora esteja acabando comigo... Então essa coisa da inércia pra mim é como um vírus. Vários colega de esquerda tão nessa, perdendo a briga pra depressão e ansiedade. Ás vezes um (principalmente mais novos) se emocionam em alguma pauta e isso começa a disparar gatilhos e a crise existencial bate forte. Já cansei de passar por isso. Não sei se é o fim, sinceramente, infelizmente pouco me importa. Mas conforme o tempo avança, eu que ontem tinha 18 e agora to quase com 30, me sinto mais derrotado e com menos disposição e capacidade de querer revidar. Sim, note (como diz o camarada conterrâneo Jones Manoel) eu sou apenas eu... tem muita resistência por aí (graças a vida) e provavelmente são eles que verão o que está além do fim se sobreviverem, se não forem perseguidos mas aí é devaneio por cima de devaneio.

    • @lucascyrne6301
      @lucascyrne6301 Před měsícem +4

      E sim claro, to bem ciente (até por isso preguiça do meu próprio pessimismo e dessa pauta) que nada acontece do dia pro outro. Sei que tudo o que há agora é fruto de muita luta, sangue e suor. Mas é isso, pra mim isso é mais um motivo pra desanimar. Saber que isso é uma constante guerra, não uma disputa como uma competição regrada, respeitosa, é um lixo pois é um campo de atuação muito nebuloso e as melhores ações, vide o MST não são propagadas como foram as fake news "positivas" do Janone em época de eleição do Lula. Isso, com o perdão do sentimento, é tosco pra mim. Quando eu era criança via e questionava problemas que ainda estão aqui. Quando eu for velho vou ver e questionar problemas que ainda estarão aqui, provavelmente. Quando eu era ativista, voluntariava e participava até da alta cúpula de um movimento local, me reunia com outros dirigentes e tome falatório, "vejo isso", "vejo aquilo", "temos que fazer x, y, z", mas mesmo sendo propositivista e proativo na hora de estruturar soluções, ninguém engajava e eu não culpava pois normalmente vc concilia esse tipo de atividade com outro trabalho e mesmo quando não, é puxado pra caralho, fisicamente, psicologicamente. Dito isso, boa sorte aí pra quem quer disputar a hegemonia, acho do caralho. Pra mim o fim já chegou tal como pro senhorita Bira e só um movimento muito, mas muito forte me tira da inércia. Eu ainda me tornei programador e agora sou refém de uma rotina extremamente lenta e estática em frente ao computador. Novamente, a realidade de muito dos meus colegas e de muitos outres por aí. É foda. Aí vem desemprego, aí vem a pressão social de ser alguém e ainda por cima tem que disputar hegemonia, tem que debater com um monte de direitista, bolsonarista, ignorante zé-ruela por aí? nah po, quero é paz, me deixa em paz, te deixo em paz e já é. É egoísta pra caralho eu sei mas é isso, ninguém pediu pra nascer e agora a gente se fode e sobrevive com o que tem.

    • @patrineduda
      @patrineduda Před měsícem +3

      ​@@lucascyrne6301não o julgo, é compreensível. Só de vc estar no "lado de cá", de uma forma ou de outra (física ou virtualmente) já é esperançoso. Obg pelo o que contribuiu, fique bem na medida do possível. Paz e saúde.

    • @lucascyrne6301
      @lucascyrne6301 Před měsícem +2

      @@patrineduda Pô, valeu pelas palavras e pela gentileza de ver minha fala como contribuição. É óbvio que foi mais um desabafo do que qualquer coisa. Longe de mim querer desanimar mas não vejo como essa minha fala em específico pode contribuir para além disso. Ainda assim, é isso, tamo junto. Paz e saúde pra ti também! Pessimismo à parte, vamos até o fim e, com esperança, para além dele 💪

  • @lailahelenacampossilva1564
    @lailahelenacampossilva1564 Před měsícem +5

    Deus a ajude! Que ela se mantenha viva tá? Muito perigoso o modo como ela está sem posicionando. 😢 Vcs sabem do que estou falando? Sim, né?

    • @kennavilanova5491
      @kennavilanova5491 Před měsícem +3

      É um alerta importante

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +3

      O Bira precisa se tratar, precisa fazer terapia, ele não tá precisando ficar gravando vídeos no momento

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před 29 dny

      @@Lukeplim1 não, não é lúcido, falar pra geral q é pra se juntar aos seus e tentar ser feliz, não é algo lúcido. Se o vídeo não traz respostas, tbm não é lúcido fazer. E sim, o Bira tem q se tratar, e parar de fazer vídeo se não está bem, isso além de desmobilizar, gera gatilhos em outras pessoas q tbm se encontram frágeis no momento

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před 29 dny

      @@Lukeplim1 sim, super lúcido "junte-se aos seus, tente ser feliz, nós não vamos vencer"

  • @frazyfrog
    @frazyfrog Před měsícem +4

    desserviço do Bira . não há chamado para mudança, revolução , destruição do status quo apenas derrotismo, pessimismo e desamparo . bira NÃO É comunista e também parece que já não gosta de alguns do youtube . sinceramente a teoria de que esse vídeo traria debates é falha, está sofrendo apenas críticas e correções. entenda, sou a favor da democratização da informação e comunicação, mas como Comunicador , e principalmente de esquerda, você NÃO tem o privilégio da direita de fazer um vídeo bagunçado baseado em suas opiniões apenas. Quer iniciar debate ? Venha com temas pertinentes da classe trabalhadora e defina sua posição. Bira, assuma o compromisso !

  • @gabri41200
    @gabri41200 Před měsícem +12

    Vejam o video do camarada Pedro Ivo do canal ateuinforma sobre o problema que é o pós-modernismo, e a desmobilização que ela causa na classe trabalhadora

    • @rachel1205
      @rachel1205 Před měsícem

      @@mmaldonadojrcite quais vídeos

    • @Diego_Curcino
      @Diego_Curcino Před měsícem

      @@mmaldonadojr Pode ter sido quinta série com vc , mas não significa que as ideias dele sejam ruins.. É só vc não levar pro coração .. E tbm gostaria de saber quais vídeos, vai que eu concorde com ele ..

    • @Diego_Curcino
      @Diego_Curcino Před měsícem

      Nem me fale de pós modernismo.. Tem uma parte da esquerda que é tarada nesse termo, e vai criticar com muita masturbação filosófica qualquer um que se coloque contra o pós modernismo..

  • @eleonoracarvalho4135
    @eleonoracarvalho4135 Před měsícem +1

    Brabo demais, resumiu de forma concreta oq eu tava pensando

  • @ThiagoSouza1988
    @ThiagoSouza1988 Před měsícem +16

    Putz!!!! Ainda esse papo!!! Botão de quem concorda com a Sra. Bira------>

  • @GleidsonPk12345
    @GleidsonPk12345 Před měsícem +4

    Ah cara; tem dois problemas aí nesse conteúdo da Bira... Ou ela esta se vislumbrando com o neoliberalismo pela falta de visibilidade revolucionária ou ela realmente precisa estudar e se preparar melhor! Desde o mês passado tenho observado o crescimento de influencers ou com discurso limitado ou derrotista.

  • @gabilela1572
    @gabilela1572 Před měsícem

    Muito boas reflexões

  • @LilClapp
    @LilClapp Před měsícem +14

    só gosta desse derrotismo do Bira quem já tá confortável e vai abraçar a direita na primeira oportunidade que tiver

    • @michelrodrigues5686
      @michelrodrigues5686 Před měsícem +8

      Lkkkkjjkkkkkk
      Ainnn vamos vencer?
      Aham
      Cadê o plano?

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem +9

      @@LilClapp qualquer video da direita ta cheio de ideias (absurdas) para o combate de coisas complexas mas da realidade. Enquanto a esquerda só filosofa. Nao reclama da aderência ao povo a direita. Nao tem do que se agarrar na esquerda, todos os trocentos videos sem perspectiva, sem convocação, sem nada. Só teorias..

    • @LilClapp
      @LilClapp Před měsícem +3

      @@michelrodrigues5686 pula pra lá então, comédia, ninguém tá te segurando aqui

    • @LilClapp
      @LilClapp Před měsícem +4

      @@BrunaOliveira-ok5dz sem perspectiva e sem convocação é de doer, o problema é que vocês querem vídeo curtinho com solução pra tudo.
      O Gaiofato, o Jones, o João, o Ian, entre outros já fizeram vários conteúdos pra trazer as pessoas pro nosso lado, tudo com prova de verdade.
      Mas vocês gostam de papinho mole de gente que nunca puxou nem hashtag em rede social e diz que não tem mais jeito, acabou tudo, é o fim da história

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem +1

      @@LilClapp Sim, nesse video mesmo ele explicou que a receita, nao é receita de bolo. Mas a derrotista é a Bira 🤣 Lambe mais a bola dele que ta pouco.

  • @Carta7216
    @Carta7216 Před měsícem +2

    Conheci a Bira graças ao História Cabeluda.

  • @marcelomcastro
    @marcelomcastro Před měsícem

    E se fizesse um vídeo "chutando o balde", como a Senhorita Bira, uma vez por mês? Seria uma ótima maneira de lavar a alma e refletir em voz alta sobre tudo o que está ruim.

  • @Antony-ey7ce
    @Antony-ey7ce Před měsícem +4

    Muito maduro o seu debate Gustavo,pena que o Twitter existe

  • @joaoandrade88
    @joaoandrade88 Před měsícem +1

    Sabe o que um otimista nunca vai ter? Uma grata surpresa.

    • @Leticiapais_
      @Leticiapais_ Před měsícem +1

      Otimismo não é a certeza de que vai ficar tudo bem, é a esperança. O que mais otimostas têm são surpresas.

    • @joaoandrade88
      @joaoandrade88 Před měsícem

      @@Leticiapais_ sentiu.

    • @Leticiapais_
      @Leticiapais_ Před měsícem +1

      @@joaoandrade88 Claro, eu ainda tô viva por dentro também

    • @joaoandrade88
      @joaoandrade88 Před měsícem

      @@Leticiapais_ eu não.

    • @Leticiapais_
      @Leticiapais_ Před měsícem +1

      @@joaoandrade88 Normal, embora seja uma merda. também já não estive.

  • @BrunoSantos_spfc
    @BrunoSantos_spfc Před měsícem +9

    Identidade pra lá, e pra cá, e já tem uns anos de reforma trabalhista, escala 6x1, mas o importante é se um marmanjo quer ser chamado de elu ou dile

    • @euvicgo
      @euvicgo Před měsícem +4

      🙄

    • @jonathansouza9375
      @jonathansouza9375 Před měsícem +4

      Penso o mesmo, eu sou 6x1 tô trampando desde os 14 anos ( regularizado), eu vou morrer de trabalhar, esse pessoal acha mesmo que eu quero lutar pra esse gente, eu quero uma luta pra eu parar de explorado em primeiro e depois o resto

    • @euvicgo
      @euvicgo Před měsícem +3

      @@jonathansouza9375 "essa gente"

    • @contapessoal69
      @contapessoal69 Před měsícem +7

      Meu colega, deixa de ser transfóbico. Desmobilizar a luta do colega não vai ajudar na sua.

    • @frazyfrog
      @frazyfrog Před měsícem +4

      boa focando em pronome , do jeito que o status quo gosta . só não esquece que uma pessoa trans pode salvar sua vida, te ensinar ou ser seu amigo um dia .

  • @ricardoribeiro9894
    @ricardoribeiro9894 Před měsícem +4

    Obrigado por não fazer um vídeo de 2h, Gustavo, obrigado.

  •  Před měsícem +2

    Acho que a gente perdeu, mas não se pode dar por vencido

  • @CarlosEduardoVisentin
    @CarlosEduardoVisentin Před měsícem

    Eu assisti os dois vídeos e não saí com a ideia de que não há mais o que fazer. Mas, que estamos fazendo errado, e, se continuarmos assim, aí sim será o fim. Alguém mais entendeu assim?

  • @witch_erica
    @witch_erica Před měsícem

    Gostei da referência de uma das músicas da Linn da quebrada, Glória Groove e Karol com k ❤ Amei Gustavo!

  • @lailahelenacampossilva1564
    @lailahelenacampossilva1564 Před měsícem +1

    Concordo com vc meu amor! Gaiofato ❤te amo!

  • @tatiespricigo
    @tatiespricigo Před měsícem +2

    Realmente, não mudam. Mas eu percebo que retrocedemos e não foi pouco.

  • @adrianafarias1604
    @adrianafarias1604 Před měsícem +6

    Um pouco decepcionada com o seu vídeo... Na verdade, com a maioria dos vídeos q comentaram/criticaram o desabafo da Senhorita Bira. Parece q se concentraram (falaram por cima) em temas menos óbvios ou menos espinhosos e não falaram sobre o elefante branco, grande e gordo, que está no meio da sala: o identitarismo!
    Falo isso como uma mulher negra, lésbica, nortista morando em Sp. Sim sei q o preconceito existe, pois fui apedrejada por ter abraçado minha namorada em uma praça. Tenho uma cicatriz na testa q não me deixa esquecer.
    Fico decepcionada com a esquerda por ela não ver (ou não se interessar ) o que esse Identitarismo está fazendo conosco... Não está apenas nos dividindo, está nos fazendo lutar uns contra os outros e estamos deixando quem está no poder livres, leves e soltos, pra fazer o que quiserem. Tinha pensado em falar como a sua militância, apesar de eu ser de esquerda, não me representa e não representa a base pobre deste país. Vcs estão falando sobre o que disse e escreveu Marx, Engels, Lenin, Gramsci, Che Guevara, Rosa Luxemburgo etc, mas a realidade é que não lemos esses autores pq eles são complexo demais, pq a maioria de nós não tem capacidade de interpretar texto.
    A realidade é q a grande maioria de nós nem lemos livro nenhum.
    Pra nós, trabalhadores q ganham de R$ 2k pra baixo, vcs falam dificil, usam palavras complicadas.
    Se querem estar e lutar por nós e com nós venham trabalhar a base: Tem gente em insegurança alimentar agora, tem gente sem moradia. O que a esquerda está fazendo pra resolver o primordial?
    Eu, por exemplo, não sei se vou ter o dinheiro pro próximo aluguel.
    Sei que a educação é libertadora e que ler Marx deveria ser obrigatório, mas como vamos pensar em ler Marx, Engels, Lenin e Gramsci se estamos com fome? Se estamos tão cansados da jornada de trabalho e deslocamento (para o dito trabalho)?
    Estamos cansados, com fome, sem saber se teremos um teto sobre nossas cabeças amanhã , mas estamos divididos, discutindo identirarismo... Quando essa esquerda chegar a uma solução, nós, trabalhadores da base, teremos morrido de fome ou de exaustão.
    É só um desabafo.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +3

      Caramba, você foi literalmente apedrejada por abraçar sua namorada e acha que o grande problema da esquerda é o "identitarismo" ? As chamadas "lutas identitárias" existem por que o preconceito existe, e você sentiu isso na pele. As lutas de minorias estão entrelaçadas ao problema maior que é o capitalismo, mas não devem ser deixadas de lado, é uma luta que deve ser feita em conjunto. Esse ataque vindo da própria esquerda contra as questões das minorias apenas abre margem pra que esse problema de violência contra as minorias se perpetuem. Abandonar as causas não vai resolver nenhum problema, a luta das minorias com a luta de classes deve ser feita de forma conjunta , esse discurso todo é muito perigoso. Sim , há muita gente que acaba desviando o foco do problema pra coisas pequenas , mas não devemos levar isso de forma generalista como esse discurso tem feito, tempo que ter senso crítico de separar o joio do trigo.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +4

      Se uma pessoa pobre pode morrer de fome, uma pessoa pobre e LGBT pode morrer não só de fome mas também com a violência por ser LGBT. E isso não é querer separar as pessoas , é somar mais camadas em uma luta que é de todos. Uma coisa não impede a outra.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +3

      Nem vc e nem o Bira sabem diferenciar identitarismo de liberalismo. Identitarismo nd mais é q a compreensão das pautas de identidade. Liberalismo seria a cooptação dessas pautas

    • @Pereira-hc3wl
      @Pereira-hc3wl Před měsícem +1

      Você, vem no vídeo do Gustavo Gaiofato, implorar para a esquerda parar de identitarismo que isso tá destruindo o povo...
      Fica tranquila, que o Gustavo já vai ligar para o banco Itaú, pedir para eles pararem de fazer propaganda com bandeira de arco íris, no mês do orgulho. kkkkkkk

  • @Filipoyr1
    @Filipoyr1 Před měsícem +1

    ótimo video Gaiofato!

  • @BrunoSantos_spfc
    @BrunoSantos_spfc Před měsícem +8

    Queria ver algum canal de esquerda/comunista, de alguem que realmente bate ponto, tem horario pra bater o ponto, uniforme e etc....
    Os caras falam de trabalho, mas é dificil comprar a ideia, os caras cheiram a leite , pela tela do celular slc

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +3

      Puro ad hominem

    • @efeemachado
      @efeemachado Před měsícem +4

      Esse seu comentário não faz sentido algum, todos os canais são feitos por trabalhadores que tem horários, batem ponto e etc

    • @BrunoSantos_spfc
      @BrunoSantos_spfc Před 29 dny

      @@efeemachado bate nada, pelo tanto de besteiras e bandeiras que levantam, duvido que tem oque fazer de relevante na vida kkkkkkkkk vcs perdem mto tempo com discussões inúteis.

    • @efeemachado
      @efeemachado Před 29 dny

      @@BrunoSantos_spfc Batem sim

  •  Před měsícem

    Obrigado pela menção camarada. Só vi esse vídeo ontem porque um inscrito do canal me alertou. Fiz um vídeo comentando sobre esse, quem tiver interesse, fica o convite para ir lá assistir. Sou formado em Filosofia com mestrado e doutorado em Filosofia Política, estudei Foucault em toda a pós-graduação. Quando ouvi falar que Foucault era pós-moderno, procurei saber mais sobre isso e eventualmente acabei aderindo. Com o golpe, bolsonarismo e afins, acabei me radicalizando e me tornando marxista/comunista também. Muita gente acha isso estranho, mas sigo tentando compatibilizar as coisas. E bem legal ver o debate surgindo e novos horizontes se abrindo. Grande abraço.

    •  Před měsícem

      Ahhh o vídeo sai hoje às 19h, esqueci de mencionar. Quem for lá antes disso, não vai ver, hehe.

  • @Xurudoscortes
    @Xurudoscortes Před měsícem +1

    Nós estamos no discurso há muito tempo, claro não vamos nos curvar e nem ignorar o que acontece com as minorias e com diversas outras pautas. Nós estamos inseridos em um sistema que a cada dia consome mais nossas energias, deixando-nos esgotados,no sentido de chegar e se desdobrar pra mobilizar pessoas, instruir e ensinar mesmo. Ora o sistema já minha a gente de propósito e quem tem tempo pra fazer o que muitos não tem, são chamados de comunistas de apartamento. Repare bem, como estamos inseridos em um turbilhão de coisas,assuntos, coisas práticas e diversos assuntos do senso comum que a cada dia nos afasta da revolução. Se eu acredito na revolução? Sim acredito,e estou preparado pra fazê-la. Eu acho q muitas pessoas também estão,mas do jeito que está, eu serei só mais um gritando no deserto e de fato no nordeste. Sou um nordestino destemido,instruído e preparado para tal feito(revolução), venho de uma cidade chamada Campo Maior - PI, onde pessoas com foices,enxadas,martelos e facões lutaram contra as tropas portuguesa,as margens do rio Jenipapo e note naquela época era mesmo só isso luta mesmo, as pessoas eram simples,mas lutaram e expulsaram os portugueses do território piauiense,mostrando que a liberdade poderia ser conquistada l, através do sangue.Tenham fé e coragem e vamos lutar por nossa libertação tbm.

  • @michelrodrigues5686
    @michelrodrigues5686 Před měsícem +9

    "NÃO SE MUDA AS COISAS DA NOITE PARA O DIA"
    OLHE AO REDOR E VEJA! AS COISAS PIORANDO. CADÊ O PLANO?
    QUANDO VAMOS VENCER?
    CHEGA A SER PATÉTICA!

    • @OMinisterioImaginario
      @OMinisterioImaginario Před měsícem +8

      Hum. Vai com alguma etnia indígena organizada ameaçada pelo Marco Temporal e fala pra eles não fazerem nada porque você acha que não tem jeito.
      Mas faz um favor. Filma. Que eu queria muito ver o tamanho da lapada que você vai levar

    • @Carta7216
      @Carta7216 Před měsícem +7

      @@OMinisterioImaginarioo melhor comentário ❤. Se estamos com uma doença grave, fala pra nossa mãe desistir e grava o esculacho que você vai levar.
      Se eu desistisse cada vez que fiquei sem forças eu não teria 51 anos hoje e provavelmente estaria numa desgraça total se estivesse vivo.
      Tudo bem em acordarmos mais uns dias, mas não adianta acordar mau todos o dias.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +3

      Vc literalmente comenta do ponto de desconhecer os movimentos

  • @VIDAUNIVERSOEMAIS
    @VIDAUNIVERSOEMAIS Před měsícem

    Vídeo muito bom. Muito bom mesmo

  • @BrunaOliveira-ok5dz
    @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem +10

    Mas o problema da esquerda é justamente nao sair da intelectualidade e classismo! A Direita fala a lingua do povo de lavada! Enquanto a esquerda fica teorizando. Da trabalho desmentir e apagar incendio, eu concordo! Mas a gente precisa ir alem disso. O trabalhador nao tem tempo de filosofar galera! Por isso a Bira mastiga bastante o que vai falar no canal dela! O Humberto tambem tem uma teorica mais popular. Enquanto todos os demais, complicam muito, teorizam muito, e etc..

    • @hugo-ll5jz
      @hugo-ll5jz Před měsícem +7

      Exato, essa teoria toda é muito util no nucleo, onde tem comunistas profissionais, mas pra fazer propaganda é pessimo, a classe trabalhadora não é exigente com fontes, pesquisas e dados, o que importa mesmo é o sentimento

    • @algumnomeaihehe
      @algumnomeaihehe Před měsícem

      o que o Srta. Bira fez foi citar 30 conceitos e autores e não explicar nada.
      pode me dizer o que foi mastigado?
      ou vc quer dizer que o discurso foi convincente e apelativo ao senso comum? sem ofensa.

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem

      @@algumnomeaiheheEu que te pergunto: se tudo foi complexo no Bira, por que la todos entenderam o recado, e aqui no Jones e Gustavo tem vários falando que nao entendeu NADA? Os que nao reclamaram do Gustavo, foram os da bolha.

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem

      ​@@BrunaOliveira-ok5dzdo Bira não foi complexo, o ponto é exatamente esse. O Bira mencionou sem explicar termos

    • @adilonredangel9198
      @adilonredangel9198 Před měsícem

      A esquerda não sabe usar a língua do povão, não sabe criar memes, não sabe disseminar o discurso por meio de piadas etc. Hoje, a esquerda não é popular. Infelizmente, popular é o nazi-fascismo. Triste!

  • @henriquebayma817
    @henriquebayma817 Před měsícem +2

    FInalmente debates racionais sobre o que acontece

  • @franciscorezende9030
    @franciscorezende9030 Před měsícem +3

    organizem-se camaradas! venham pra algum partido marxista-leninista. ainda há tempo!

  • @melissagarcez5091
    @melissagarcez5091 Před měsícem +2

    tá, mas qual vai ser nosso próximo passo? oq vamos fazer? oq precisamos fazer para começar a revolução? eu vou ser sincera, amo seus videos e mesmo tendo conhecimento do comunismo por um tempo eu não sei como ajudar alem de falar sobre o assunto, eu n sei, quando que vai começar? eu sinto que nunca estamos verdadeiramente evoluindo. explicar a luta de classe, explicar sobre esses assuntos são importantes, mas cade folhetinho pelas ruas? sabe? eu n quero um estado esquerdista, eu quero o fim dele.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +1

      Infelizmente ainda somos poucos perto da quantidade de pessoas necessárias, mas falando por mim, não faz muito tempo que me conscientizei quanto a essa questão de classe, então sim, mais pessoas estão sendo alcançadas. Creio que o primeiro passo seja tentar alcançar uma maioria quanto a essa conscientização.

    • @frazyfrog
      @frazyfrog Před měsícem +3

      antes do fim do estado se deve tomar o estado burguês a força para o Proletariado

    • @oqueotediofazXD
      @oqueotediofazXD Před měsícem +2

      Começa entrando em entidades, tipo partidos, associações de classe…. É o que me ajudou a perceber mais passos concretos, pq eu tava enterrada em desesperança

    • @efeemachado
      @efeemachado Před měsícem

      Poxa, galera, TODOS os comunistas falam isso em TODOS os vídeos: vocês tem que começar se organizando em algum partido, algum coletivo, onde vocês possam tocar tarefas e ajudar no que precisar. É assim que começa. Depois que vocês começarem a fazer isso todo o resto vai se desenrolando no dia a dia

  • @ContaYoutub.e
    @ContaYoutub.e Před měsícem

    Tenho uma discordância... Você disse que a gente não aprende tocar violão em um dia. E disse que é um exemplo de m.... Mas acho que na verdade é um ótimo exemplo.
    Sou professor de música lkk

  • @JCMCALDAS
    @JCMCALDAS Před měsícem

    Reflexões importantes!

  • @brielm2235
    @brielm2235 Před měsícem

    Juro que se nao tiver mais como fazer absolutamente nada... nao teria mais pra que viver. Por isso busco ESPERANCA!!!!!!

  • @user-vy8oc1ge9h
    @user-vy8oc1ge9h Před měsícem +1

    A gente precisa começar o quanto antes, pfv

  • @jorgearnaud4863
    @jorgearnaud4863 Před měsícem +12

    Eu senti que essa noia dele ia ser resolvida com uma semana de trabalho de base e parar de se basear na Internet, tipo esse "morte da verdade" metas narrativas e o carai, bixo tava conversando com um camarada que apoia tudo oque eu falo sobre economia e é bem aberto a discutir paltas "identitárias", mas ele é muito antipetista, pq? Pq o PT é comunista, kkkk o conservadorismo é muito difuso e assim, a classe trabalhadora é diversa então vai ter gente diferente e que acredita em fake news tem gente que não acredita em nada sem ser no pastor, ou gente que tá fds e todo mundo é corrupto, man se fizer um diálogo básico, uma troca de conhecimentos foda, tu vai ver que essas pessoas tão longe ser burras ou muito manipuláveis, o cara acredita em fake news não pq ela é fodamente bem feita, é pq quem tá mandando pra ele é o melhor amigo, o irmão, o pastor que oferece acolhimento e tal. Bixo serião não basem suas opiniões no Twitter, isso fez muito mal pra senhorita bira

    • @oqueotediofazXD
      @oqueotediofazXD Před měsícem +2

      É isso. Por mais gente disposta ao dialogo

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +3

      Sim, ele se baseia no Twitter, o dia q de fato fizer trabalho de base e se organizar, ele toma um choque de realidade

    • @laiclaro8763
      @laiclaro8763 Před 29 dny

      Seu amigo é um exemplo de como é desonesta (ou, no mínimo, ignorante) a parte do vídeo em que o Bira diz que as pessoas conhecem as ideias da esquerda e da direita e com base nisso decidem seu posicionamento. Ele meteu essa e logo em seguida um "você acha que FHC e Paulo Guedes não conhecem Marx?", eu não tankei essa porra

  • @kennavilanova5491
    @kennavilanova5491 Před měsícem +2

    Senhorita Bira fazendo a esquerda se movimentar, vamos retornar a luta de classes.

  • @alimartins6770
    @alimartins6770 Před měsícem +12

    Poxa gaiofato, achei que aprenderia bastante com os comentários do último vídeo, sobre ser um vídeo simplista, com explicações pertinentes, sobre ser fora da "bolha de comunista de apartamento", comparado diversos privilégios (cisgênero, acadêmico, homem, branco, etc) e novamente retalhar todas essas situações, que nós, meras pessoas simples, estamos muito mais próximas do discurso de Bira do que o seu, essa desaproximação do diálogo simples pra um diálogo coloquial e acadêmico, atrapalha muito mais do que favorece, a esquerda precisa se unir, e não se afastar
    meu sentimento é sobre a esquerda gerar atrito contra a própria esquerda por monetização e ego, está bem difícil

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +11

      O problema não é o modo como a Bira se comunica que é sim muito eficiente, é o conteúdo, mais especificamente a conclusão do último vídeo que de forma perigosa propaga um derrotismo e pode desmotivar muitas pessoas. É isso que tá sendo criticado no vídeo, mas qualquer discordância mínima dos vídeos da Bira ficam acusando de academicismo.

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem

      Exatamente. Eles nao saem do alto do pedestal academico! Eles precisam teorizam e filosofar bastante pra poder se diferenciar da massa! Eles precisam disso.. e nao, eles nao vao dar o braco a torcer! A Bira ta certa! E a Direita se apropria de maneira eficiente do discurso, a ponto de abracar muito mais o povo, enquanto a esquerda fica nesse lero lero. A Bira ta certa. Enquanto nao mudar isso, nao vamos avancar!

    • @Mistico_Xama
      @Mistico_Xama Před měsícem +2

      concordo com vc, sou da periferia e vejo pessoas conversando e situações reais do dia a dia e Bira tem toda a razão, a maioria dessa galera de esquerda q não vê isso é pq ou não frequentam ambiente onde realmente esta o povão ou pq os "privilegios" sociais fazem eles verem as coisas com mais otimismo.

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem

      @@brunoalexander657 o derrotismo esta instalado. A galera esta mesmo desanimada! Tudo caro, o governo Lula com quase nada de avanco! Nao temos direitos avancando, e muitos retrocendo! O derrotismo ta ai e vcs filosofando! Enquanto isso a direita de maneira bem simples colocando caraminhola na cabeca do povo. Nao adianta nada reclamar do que a Bira disse, sendo que o que ela disse é um fato! Cade a auto critica que vcs cobravam tanto do Lula? Onde ta?

    • @BrunaOliveira-ok5dz
      @BrunaOliveira-ok5dz Před měsícem +1

      @@brunoalexander657 e apontar o academicismo é uma critica. Todos os videos dele, do Jones, e dos outros sempre tem gente dizendo que nao entendeu nada. Isso nao é considerado? A galera nao entendeu mesmo. A educação básica do brasileiro é uma bosta! A educação publica cada vez mais precarizada, vcs querem que o povo entenda o Gustavo nesse video falando de pos modernismo? Kkkkkkkkkkk Vc acha que o povo vai entender quem? A Bira ou o Gustavo???????????

  • @indigrigri
    @indigrigri Před měsícem +3

    Apesar de ter muito assunto importante o Bira deu uma diminuída na violência sexual contra a mulher, se veste de MULHER, passou uma violência do tipo e falou aquela merda, deu raiva

  • @AeAeAe0w
    @AeAeAe0w Před měsícem +8

    Aguentei até o oitavo minuto e confirmo, o capitalismo venceu. "Ah mas eu sou burro"; pode ser, assim como 99% da galera que tentou entender esse vídeo e não conseguiu. Bem vindo ao BR; aprenda a falar com o trabalhador BR, pois o burguês ja aprendeu há tempos.

    • @CrazeeFy
      @CrazeeFy Před měsícem

      É pra falar soletrando? O trabalhador é burro?

  • @luizamineratto1341
    @luizamineratto1341 Před měsícem

    Mas uma coisa que Bira sempre fez em seus vídeos, foi destacar o intuído dele. Tanto que ele vive citando o seu canal e outros… o trabalho de vocês se complementam. As pessoas se veem perdidas, e vem em busca do que pode ser feito. Pra mim, o trabalho de vocês se completam de forma direta. E é isso que realmente a esquerda precisa fazer.

  • @giaccomoinaciofortini4749
    @giaccomoinaciofortini4749 Před měsícem +2

    Eu conheci a senhorita "cerveja" aqui pelo canal😊

  • @diariodesenhado
    @diariodesenhado Před měsícem +1

    Sensacional

  • @guilhermedovalle8159
    @guilhermedovalle8159 Před měsícem +1

    Camarada fala sobre o filme o jovem karl Max, no prime. Faça uma análise dele de qual viés ele está.

  • @VIDAUNIVERSOEMAIS
    @VIDAUNIVERSOEMAIS Před měsícem +1

    Mas talvez seja necessário "evangelizar" as pessoas, sim. Eles usam esse método pra manter o status quo. Vamos usar as mesmas armas, então

  • @brunosa89
    @brunosa89 Před měsícem

    De acordo com um dos vídeos que vi do Jones Manoel, me parece, e me corrijam caso eu estiver errado é que a melhor época pra ser esquerda é quando o presidente é claramente, abertamente contrário aos direitos da classe trabalhadora. Me parece que é mais fácil ou menos difícil pertencer a movimentos de luta pela classe trabalhadora em tempos de líderes que abertamente querem "descer a porrada"

  • @martaritamacedo
    @martaritamacedo Před měsícem +1

    Se eu chego e lhe digo na cara: chega de frescura, vc vai morrer! Estaria sendo derrotista ou estou lembrando sobre uma lei inexorável da vida que é a nossa morte? A derrota não é o fim em si mesmo, pode ser o começo. Depende como exergamos e reagimos.

  • @dowgllas12
    @dowgllas12 Před měsícem +3

    Queria assistir a reação do vídeo ao vivo.

  • @wemersonsilva8020
    @wemersonsilva8020 Před měsícem

    Estou esperando até o momento vcs fazerem um vídeo falando sobre o vídeo do Thiago Braga falando sobre o vídeo do castanhare. Vcs não podem deixar um vídeo assim a solta como se fosse uma verdade. Não entendi como até agora vcs não fizeram

  • @gabiercolano594
    @gabiercolano594 Před měsícem

    foda!!!!

  • @TheDecoder21
    @TheDecoder21 Před měsícem

    Talvez falte analisar de fato o sentido do discurso do Bira... Aqui temos algumas máximas do que compõe a luta atual da esquerda e principalmente, do que ela tem errado atualmente. Bira não está errado: Ou o sistema morre, ou estaremos dentro da "guerra híbrida", ou estaremos dentro de sua lógica; essa que se tornou praticamente impenetrável aos de fora (no sentido de haverem mudanças). O fato é: dentro do contexto da pós-modernidade, é praticamente impossível existir sequer uma massa considerável com essa visão; imagine visualizar uma revolução tão enorme nesse sentido. Sejamos francos, muito se fala que o discurso de Bira está enraizado no realismo capitalista; mas não há quem possa gerar uma realidade acima dessa sem que ela exista. Se nascemos vendo o mundo que vimos e vivemos nesse mundo até aqui, é pouco provável que possamos sequer imaginar uma realidade fora dele. E isso não é derrotismo, é a realidade; ou o sistema morre, ou lutamos por ele; ou educamos a população acerca dessa realidade como ela é, ou a derrota é certa. Querendo ou não... Sabemos como estamos indo.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem

      Que o mundo sempre foi assim, e a grande massa proletária já nasce perdendo nesse sistema é fato, e nenhum dos canais comunistas negam isso. O que fazer a partir disso, como propagar a conscientização de classe que é o cerne da questão. E o Bira não se propõe a discutir essas questões.

  • @MilaCamila616
    @MilaCamila616 Před měsícem

    fã de Senhorita Bira

  • @femaddu
    @femaddu Před měsícem +1

    Uma piada pra descontrair: só o Marçal consegue aprender uma coisa de 1 dia pro outros. 😊

  • @adilonredangel9198
    @adilonredangel9198 Před měsícem

    Ele disse que não há receita de bolo. Então, porque não usam as mesmas estratégias de comunicação da extrema-direita?

  • @ViniciusXRT
    @ViniciusXRT Před 26 dny

    Irei apenas repetir reproduzir o que seu amigo disse "A esquerda perdeu" -Humberto Matos.

  • @icleareginapereiradasilva2413

    Acorda menino! Bira é verdadeiro!

  • @lucasnalessio5480
    @lucasnalessio5480 Před měsícem +2

    Boa reflexão, acredito que ficou melhor assim, fazendo vídeo ensaio, ao invés de responder ponto a ponto em um react que acaba ficando longo e cansativo de ver, isso faz com que muitos larguem o vídeo bem antes ou não consigam absorver a análise realizada em sua totalidade, até porque, no capitalismo também roubam nosso tempo e nos deixam esgotados, acaba não sendo muito convidativo fazer respostas muito longas, nem todos vão conseguir ver até o final e entender por estarem cansados. E é importante fazer essas análises sem jogar o bebê junto com a água do banho, aproveitemos o que é frutífero, critiquemos com bons argumentos o que é equivocado e acima de tudo, busquemos avançar sem ficar fazendo análises morais do sujeito, o que Bira é ou deixa de ser, segundo a opinião de cada um, não me parece ser produtivo para o debate que deveria manter-se no campo das ideias e não no campo dos sujeitos.

  • @BrunoSantos_spfc
    @BrunoSantos_spfc Před měsícem +7

    Saudades quando a esquerda colocava energia em pautas relevantes, hoje são uma esquerda distante, pessoal não sabe nem oque é de si mesmo, quer ensinar o outro a ser ele

  • @mortenafloresta
    @mortenafloresta Před měsícem

    Comentário pra engajar :)

  • @ulyssesramossilva
    @ulyssesramossilva Před měsícem

    Não é sobre se entregar, mais como vencer sendo minoria, ou mesmo não dando as mãos como os trabalhadores, diante disso não consigo discordar do Bira, estamos vendo fatos, que eu como pobre não tenho mais ânimos de achar melhoria para algo que é sistêmico, eu ouço os direitistas e os esquerdistas e não vejo nada além de pobre brigando por seus viés, e os burgueses tem todos os seus privilégios preservados, eles tem sua bancada como maioria no senado tbm o STF para não ir contra seus interesses e nós?
    Como povo só venceriamos se lutassemos todos juntos, mais como lutar, se os meus iguais são o " Inimigo"
    Todos os que pode continuar comprando, e que tem seu trabalho, não vai deixar para ir para as ruas não, e é claro que não!
    se eu continuo comendo e comprando o que quero mesmo com algumas restrições, vou as ruas luta para que? E quem esta ao meu lado? Qualquer revolta hoje tem mil para o nosso trabalho!então perdemos sim infelizmente, talvez um dia lutares quem sabe quando faltar para a maioria as coisas essênciais só assim lutariamos contra o sistema! mais hoje neste presente não existe essa luta!

  • @evilynsousa2344
    @evilynsousa2344 Před měsícem

    Oiie

  • @matheusvinicius6157
    @matheusvinicius6157 Před měsícem +5

    "as coisas não mudam do dia pra noite"
    Cara, não há uma (01) vitória do movimento, não há uma vitória da esquerda, é sempre mesmo discurso, as mesmas frases de efeito com zero (0) resultado.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +1

      Ué mas realmente as coisas não mudam do dia pra noite, quantos séculos levaram pra que mais pessoas (não todas) pudessem usufruir de direitos trabalhistas por exemplo ? O problema é que todo mundo quer uma resposta fácil pra um problema mega complexo que não existe. Mas analisando a história não tem como negar que houveram avanços, as coisas estarem difíceis não é motivo pra ficar nesse discurso que não tem o que fazer, as coisas sempre estiveram difíceis pra grande maioria, mas com luta conseguimos algum avanço, é cansativo mas não temos opção.

    • @CrazeeFy
      @CrazeeFy Před měsícem +1

      Você está errado, historicamente falando

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem

      @@CrazeeFy Em qual argumento?

    • @CrazeeFy
      @CrazeeFy Před měsícem +1

      @@brunoalexander657 não vc, o colega matheus

    • @CamaradaRafa
      @CamaradaRafa Před měsícem +1

      "Não há uma vitória", sim, até hj crianças trabalham em fábricas, mulheres não tem direito ao voto e trabalhamos 15 horas por dia

  • @TomEjhon
    @TomEjhon Před měsícem +3

    sr bira criou uma legião! cuidado com que vão falar 🤔

  • @davidcunha8668
    @davidcunha8668 Před měsícem +1

    ao contrario do que alguns estão pensando acho que o vídeo da srt bira por mais que toque em certos pontos de forma equivocada, a primeira vista parece um vídeo desmotivador mas pelo o que vejo o sentimento de pessimismo que o vídeo passa, acorda a todos a se atentar que n existe vitória no nosso sistema, n acredito que o vídeo tenha seja uma porta para alguém abraçar a extrema direita de forma alguma, quem concorda com os pontos apresentados por ela também concorda que o problema é o capitalismo.

    • @brunoalexander657
      @brunoalexander657 Před měsícem +2

      É só olhar os comentários, galera sem perspectiva nenhuma só esperando o fim kkkkkkk ajudou muito o vídeo do Bira

  • @evandersantossanches985
    @evandersantossanches985 Před měsícem +1

    Eu cansado de ser atacado por pessoas de esquerda me chamando de macho. Gay branco. E etc. Porra não fiz nada

  • @ThiagoSantos-nj5oj
    @ThiagoSantos-nj5oj Před měsícem

    Eu acredito que o debate da senhorita Bira não é o derrotismos e sim a sensação de que está tudo caminhando bem, sendo que na materialidade da realidade estamos sofrendo, pobre morrendo e direitos sendo perdidos. Nada contra você gaiofato (inclusive adora o canal), mas você tem 3 boneco funko que dá o dobro da grana que eu ganhava fazendo bico e provavelmente tem uma grande parte de pessoas assim. Pra mim o ponto é URGENCIA, claro que nada é feito do dia pra noite, mas vamos tentar fazer algo. Fico indignado pois quando vemos o Ian falar coisas parecidas com o Pirula, poucos comunistas fazem analises igual a essa, causando uma indignação em quem é pobre, pois quem tá sofrendo no fundo do iceberg não tem esperança de nada e vê pessoas letradas falando para der esperança soa indignante. Isso pra mim explica pq o vídeo da senhorita Bira fez tanto sucesso, existe um auto teor de empatia com os semelhantes que sofrem e não tem esperança mais. O Gaiofato fala que não se importa com o que a senhorita Bira pensa, então talvez ele não se importa com o que muita gente pensa e isso é muito preocupante. Gosto do seu canal, mas tente repensar isso, sei que você não é um milionários, mas tem muita gente sofrendo mais do que você na mão do capitalismo e na realidade deles não existe esperança, quem acha que tem tente ajudar e ter empatia, tente implementar a ideologia comunista na favela, bairros pobres, grupo de motoqueiros, grupo de trabalhadoras do sexo, moradores de rua, tente retomar os sindicatos para os trabalhadores e vários outros exemplos.

  • @Thiagofanguitar
    @Thiagofanguitar Před měsícem

    Ela fala basicamente, "volta pra base e vai procurar saber"... só isso, mas os "intelectuais" são incapazes de sair de suas discussões inúteis e futilidades, ignorando completamente a realidade e se limitando a rebater a extrema direita.
    Me tornei comunista graças ao Gaiofato e hoje não consigo ter esperança nenhuma, justamente pela falta de luta séria!

  • @Ursaobr
    @Ursaobr Před měsícem +1

    ❤❤❤❤❤