Pequeno produtor complementa renda com produção de maracujá em Santa Carmem

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 6. 12. 2021
  • rodução de Santa Carmem (MT) tem mercado garantido para a fruta.
    No município, projeto incentiva a produção da agricultura familiar é feito em parceria com a secretaria municipal de agricultura e a empresa privada.
    Toda a produção de maracujá do município de Santa Carmem, já tem destino certo. Cerca de 80% vai para uma empresa que industrializa o fruto para a venda da polpa e derivados e 20% vai para o comércio local e para a merenda escolar.
    Robson Oliveira que é técnico agrícola e que realiza o suporte técnico aos pequenos produtores através da secretaria municipal de agricultura, explica que todo o trabalho na roça conta com apoio técnico para a garantia de uma boa colheita. “Conseguimos essa parceria com a empresa que começa já na aquisição das mudas que são selecionadas e vendidas ao produtor a preço de custo, contando o auxílio técnico do engenheiro agrônomo desta empresa e ai começamos o trabalho na secretaria de agricultura dando seguimento, dando suporte e auxilio técnico ao produtor, com o objetivo de incentivar o pequeno produtor para que ele atinja um bom nível de produção para obter lucro com a fruta” comentou o técnico da secretaria de agricultura Robson Oliveira da Silva.
    Irineu Fath é feirante e pequeno produtor e foi neste ano que resolveu apostar no cultivo da fruta no município e se diz animado com os primeiros resultados. “Eu tô animado, é trabalhoso mas é compensativo, mas exige muita dedicação” diz.
    Conforme o produtor em uma área de cerca de meio hectare (5 mil metros quadrados), foi possível plantar 415 pés de maracujá irrigado e a produção esperada para a primeira safra é de cerca de 35 quilos da fruta. Conforme o produtor o maracujá produz duas safras por ano e a empresa que garante a compra da produção está ofertando cerca de R$1,75 por quilo da fruta in natura.
    O plantio foi feito em junho deste ano e Irineu espera colher os primeiros frutos no fim deste mês de dezembro. “A produção é boa, ele produz mesmo se fizermos a adubação correta e a polinização, não tem erro, trabalha so eu e a Dona Ivone e o genro que está auxiliando e todos os produtores que quiserem podem vir aqui na propriedade ver”, conta o produtor.
    Informou o Secretário de Agricultura Márcio Luiz Schneider, que a secretaria de agricultura está a disposição de receber produtores que desejam ampliar a renda em sua propriedade. Uma das alternativas é a produção de maracujá, com a compra garantida de empresa de Sinop.
  • Věda a technologie

Komentáře •