Como usar a técnica da repetição nos estudos para aprender melhor

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 12. 2020
  • Qual é a importância da repetição na aprendizagem? Como usar a técnica da repetição nos estudos? O poder da repetição para aprender não deve ser novidade para você, mas COMO usar a repetição nos estudos pode não ser tão simples.
    Algumas pessoas dizem que "a repetição é a mãe da aprendizagem" e até mesmo que "repetição é a mãe de todas as habilidades". Essas afirmações tem um fundo de verdade já que realmente o estudo repetido leva à aprendizagem.
    Você já deve ter observado a importância da repetição na educação infantil, já que quando crianças ficamos repetindo muitas vezes muitas coisas (tabuada, alfabeto etc). Mas ela também é importante na educação de adultos. O cérebro aprende por repetição, dentre outros fatores.
    Mas...quantas vezes preciso repetir para memorizar? Preciso repetir 100 vezes até memorizar o assunto? O processo de ensino-aprendizagem usando repetição pode ser entediante, mas não precisa ser tão chato quanto imaginamos.
    Se você souber como se dá o processo de aprendizagem no cérebro vai evitar a simples repetição mecânica. Nesse vídeo eu te falo como usar a repetição no seu aprendizado, por exemplo, ao estudar usando o método da repetição espaçada, recuperação de memórias, feedback e testes.
    *
    💎 Muito já foi descoberto sobre como nosso cérebro aprende e sobre as melhores técnicas de estudo. Porém, estranhamente, esse conhecimento NÃO é de domínio público.
    Há uma quantidade imensa de conhecimento “escondido”. O objetivo do curso “Hackeando a Aprendizagem” é levar esse conhecimento até você.
    A Ciência tem descobertas incríveis, e vamos usá-las para estudar melhor e aprender de forma mais eficiente. Acesse → universodapsicologia.com/haa
    ***

Komentáře • 9

  • @julianelelesassuncao9599

  • @marcox4868
    @marcox4868 Před 3 lety +1

    Consigo. Algo em torno de 80%

  • @UniversodaPsicologiaTV
    @UniversodaPsicologiaTV  Před 3 lety +3

    💎 Muito já foi descoberto sobre como nosso cérebro aprende e sobre as melhores técnicas de estudo. Porém, estranhamente, esse conhecimento NÃO é de domínio público.
    Há uma quantidade imensa de conhecimento “escondido”. O objetivo do curso “Hackeando a Aprendizagem” é levar esse conhecimento até você.
    A Ciência tem descobertas incríveis, e podemos usá-las para estudar melhor e aprender de forma mais eficiente.
    Acesse → universodapsicologia.com/haa

  • @danielsvn
    @danielsvn Před 3 lety +1

    Voce começou a explicar o porque que a gente esquece mas não explicou. Por que precisamos repetir várias vezes pra memorizarmos? Voce disse que traumas são lembrados apenas por um evento normalmente. Isso acontece pelo forte apelo emocional. Então, eu poderia deduzir que se aprendermos algo que nos traz forte alegria ou surpresa por exemplo ajudaria a memorizar mais fácil ou a memorização rápida acontece apenas em eventos que envolve emoções "ruins"?

    • @UniversodaPsicologiaTV
      @UniversodaPsicologiaTV  Před 3 lety +4

      Boas perguntas.
      O esquecimento é um grande assunto por si só. Um dos fatores fundamentais na formação das memórias é sua base biológica. Neurônios que disparam juntos tendem a disparar juntos novamente. A repetição provoca esses disparos novamente, ou seja, fortalece as conexões neurais.
      Nesse caso, é o inverso do que a gente geralmente pensa: o esquecimento não é perder a memória que "depositamos no cérebro", porque não é assim que ela funciona. Toda vez que evocamos a memória ela é construída. E a qualidade dessa construção depende de uma boa base biológica: os padrões de ativação que foram montados com o disparo conjunto de certos neurônios.
      Melhorou um pouco o entendimento?
      Sobre as emoções: sim, é como você deduziu. As emoções de uma forma geral ajudam na memorização. Mas certas emoções negativas, como o medo, tendem a criar memórias mais fortes. A ideia por trás disso é que esse processo foi favorecido pela evolução da espécie. O medo (e a memória associada a ele) leva à fuga ou proteção, que leva à sobrevivência, que leva à reprodução.
      De forma geral, é uma boa sim associar emoções para reter memórias.
      O foco do vídeo era a técnica de repetição, então não entrei nesses outros assuntos. Mas devo falar deles em vídeos futuros. Obrigado pelas ideias o/

  • @franciscobrito5962
    @franciscobrito5962 Před 3 lety +2

    Mapas mentais ajudam

    • @UniversodaPsicologiaTV
      @UniversodaPsicologiaTV  Před 3 lety +1

      Sim, bem lembrado.

    • @vita4017
      @vita4017 Před 3 lety

      O que seria um mapa mental?

    • @IkaroJesse
      @IkaroJesse Před 2 lety +3

      @@vita4017 É só pesquizar oque é mas vou explicar, é tipo você escrever as coisas mais relacionadas sobre oque tu tá estudando ou fazendo e fazendo varias diferenciais e linhas de derivados que especificam mais e mais essas coisas e cada vez vai se aprofundando mais, mais ou menos assim