Miguel Sousa Tavares - Ninguém entende o acordo ortográfico

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 21. 05. 2012
  • 22.05.2012 SIC Notícias
    Miguel Sousa Tavares - Ninguém entende o Acordo Ortográfico
    www.wikilusa.com a enciclopédia de Portugal
    pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_S...
  • Komedie

Komentáře • 145

  • @andressamartins5036
    @andressamartins5036 Před 4 lety +4

    Exatamente. Sou brasileiro, e acho importante q cada pais tenha sru proprio modo de falar e escrever, mesmo q usando o mesmo idioma. Isso se chama soberania e identidade regional. Acho q esse acordo so ajudou a descaracterizar a escrita de todos os paises de lingua portuguesa, envez de aproxima-los.

  • @willjack2106
    @willjack2106 Před 11 lety +5

    Concordo inteiramente com você, cada região tem uma identidade linguística, gostaria que nunca tivesse existido esse "acordo". Acredito que há interesses econômicos escondidos. Gostaria de saber como está a situação das mudanças no dia-a-dia de Portugal. No Brasil, desde 2009, toda comunicação escrita que vemos foi alterada (jornais, livros, revistas etc)

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 12 lety +4

    O português nunca sofreu alterações para ficar igual ao brasileiro, isto é mais do que certo. Não é preciso unificar a escrita pois os portugueses e os brasileiros são povos diferentes que portanto pronunciam as palavras de um modo diferente e constroem as frases de um modo gramatical diferente.

  • @linguabrasileira7790
    @linguabrasileira7790 Před 7 lety +4

    O certo mesmo é mudarmos o nome do idioma do Brasil para brasileiro.

  • @carloscosta6332
    @carloscosta6332 Před 10 lety +2

    Realmente, este acordo é tão baldio quanto descabido, pois não podera trazer qualquer mudança ou relevância benéficas em termos culturais e linguisticos aos falantes da lingua portuguesa em Africa ou em Portugal! Sou um acérrimo opositor a este acordo reles!

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety +1

    Tem razão no que diz sobre a importância de uma linguagem no mundo se relaciona com a importância do País que a fala. No entanto temos vários exemplos, tanto da linguagem Inglesa como da Espanhola, em são vários os Países que as falam, sem terem que acatar acordos ortográficos para as "unir". Cada qual tem a sua cultura, a sua identidade. Tripnotik25 tem razão sobre o que disse sobre o passado do Brasil, mas você também tem razão. Enfim, se olharmos sempre para atrás, não há futuro...

  • @igulinox
    @igulinox Před 9 lety +8

    Gostaria de convocar todos os lusófonos brasileiros, europeus e africanos à desobediência civil em matéria ortográfica. A língua portuguesa é nosso patrimônio comum e burocracia nenhuma a desfigurará! #HenryDavidThoreau :)

  • @franciscoamaral8278
    @franciscoamaral8278 Před 9 lety +1

    Não deixa de ser curioso que enquanto os dois intervenientes defendem a lingua portuguesa, apareça no texto em baixo, a palavra ato quando se quer dizer acto

  • @iosephantonivs4262
    @iosephantonivs4262 Před 7 lety +1

    Muito bem!

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety +1

    Não, o que os nossos antepassados construíram é motivo de orgulho para nós os seus descendentes que estamos cá neste planeta graças a eles. Se a herdamos, então é nossa, sem apelo nem agravo. Essas "mudanças" que você defende que adoptemos estão muito longe de estarem isentas de defeitos, de vícios, de enganos e portanto pela sua própria lógica não prestam. Não, a identidade é o que dá substancia aos seres humanos, sem ela ficamos reduzidos à condição de robôs sem alma.

  • @erikcarmel5260
    @erikcarmel5260 Před 4 lety +1

    20 VALORES PARA MIGUEL DE SOUSA TAVARES .

  • @tiagorei6538
    @tiagorei6538 Před 2 měsíci

    Escrevo e escreverei sempre tal como aprendi na escola. O português de Portugal, ponto final. Não farei qualquer excepção

  • @pauloamaral360
    @pauloamaral360 Před 12 lety

    Há 100 anos atrás a palavra "tema" escrevia-se "thema", "farmacia" era "pharmacia", e muitas outras diferênças. Sempre houve mudanças ao longo dos anos, se não estariamos a falar e a escrever latim.

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety +1

    Você não me ofendeu, absolutamente! Quando disse aquilo tinha em mente alguns dos seus compatriotas, que nos culpam do AO como se tivéssemos imposto alguma coisa a alguém.

  • @pauloamaral360
    @pauloamaral360 Před 12 lety

    Sempe houve mudanças, mas não concordo que as mudanças sejam feitas à toa, as palavras podem peder o sentido e fazer muita confusão. Isso é algo que deve ser muito bem planeado e com tempo necessario para as pessoas de adaptarem.

  • @iosephantonivs4262
    @iosephantonivs4262 Před 7 lety

    Apoiado!

  • @tiagorei6538
    @tiagorei6538 Před 2 měsíci

    Baptizado, actividades, excepção, facto, mas, correcto, etc etc

  • @herodesviriato
    @herodesviriato Před 9 lety +8

    O acordo é mais uma cagada e serve para mais uns almoços

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    Dos 230 deputados, 30 por cento, 70, são administradores ou gestores de empresas que têm diretamente negócios com o Estado", denunciou Paulo Morais, num debate sobre corrupção organizado pelo grupo cívico-político Porto Laranja, afeto ao PSD.
    Para o professor universitário, o parlamento português "parece mais um verdadeiro escritório de representações, com membros da comissão de obras públicas que trabalham para construtores e da comissão de saúde que trabalham para laboratórios médicos.

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 12 lety +1

    Como o propósito passa por cima das diferenças legítimas culturais que existem entre o povo português e o povo brasileiro, o propósito não é legitimo.

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    "A legislação vem dos grandes escritórios de advogados, principalmente de Lisboa, que também ganham dinheiro com os pareceres que lhes pedem para interpretar essas mesmas leis e ainda ganham a vender às empresas os alçapões que deixaram na lei".Para o vice-presidente da organização não governamental Transparência Internacional em Portugal, "os deputados estão ao serviço de quem os financiou e não de quem os elegeu", sendo a lei do financiamento dos partidos "a lei que mais envergonha Portugal".

  • @PauloBentoPortugal
    @PauloBentoPortugal Před 11 lety

    eu também não entendo mas é la vida. o que interessa é apoiarem a seleção, por favor obrigado

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety

    Não, no mundo de hoje só sobrevive quem protege o que é seu.

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Mas também convém ver que existem muitos fedelhos Brasileiros sem nada para fazer, online, que agem da mesma forma e muitas vezes sem provocação. Isto é de um lado e do outro.

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    Paulo Morais acusou os políticos de criarem "legislação perfeitamente impercetível", com "muitas regras para ninguém perceber nada, muitas exceções para beneficiar os amigos e um ilimitado poder discricionário a quem aplica a lei".

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety +1

    Cara, eu também não gostei do AO. Acho que eliminar o trema foi uma completa insensatez. Mas fazer o quê? Agora é lei! E como estudante de direito sei que tanto aí como aqui mais importante do que o conteúdo de uma norma jurídica é se ela emanou da autoridade competente. O que aconteceu. Ninguém impôs nada a ninguém, o seu país aceitou o AO porque vê vantagens nele. E realmente há!

  • @joaquimtrump43
    @joaquimtrump43 Před 6 lety +5

    VAMOS PROTESTAR NO BRASIL, PORQUE NOSSO IDIOMA DEVE SER OFICIALIZADO DE BRASILEIRO,E AMPLIAR O INGLÊS AQUI

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Só para acrescentar. Preferi responder-lhe a si, porque me pareceu bastante mais informado(a) além de mais sensato(a) do que o Tripnotik25, que respondeu mais devido a sentimentos de possível inferioridade do que sensatez. Continue assim! E agora de volta ao Sake. :D

  • @isabela.ferreira3792
    @isabela.ferreira3792 Před 4 lety +1

    Fala quem sabe.

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    ...foram apenas uns políticos que decidiram isto. Sem consultar ninguém. Mudar completamente a fonética de um País sem ser aprovado pelo País inteiro...é errado. Por favor compreenda, aqui a fonética vai mudar com o tempo, enquanto aí nem tanto. Aí sem o trema, continuam a falar da mesma forma. Em Portugal, dou o exemplo do "facto" vs "fato" além da fonética mudar, a palavra agora será usada para fato e "terno" como usam aí. Vantagens de facto existem, mas admita, são mais para o Brasil...

  • @pauloamaral360
    @pauloamaral360 Před 12 lety

    Eu só concordo com um acordo que sirva para tornar mais fácil a escrita e a tradução do português para outras liguas, e não para modificar o português.

  • @rubenluso5961
    @rubenluso5961 Před 11 lety +1

    "isto foi um ato colonial ao contrário" lol a SIC escolheu uma frase ambígua para culpar os brasileiros do acordo

  • @GuilhermeValentin0
    @GuilhermeValentin0 Před 11 lety

    Puxa mas os caras também fazem tragédia grega sobre isso:
    'Perder sua língua é perder seu povo.'
    A frase é bonito e concorda, mas parece que estamos sendo obrigados a falar todos do mesmo jeito, relaxem e continuem falando como sempre falou:
    Esse acordo não me fez abandonar o trema, como não fará os portugueses abandonarem os C e P mudos.

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety

    O impulso por aprender português está em alta no mundo. Uma importante revista britânica 'Monocle', definiu a nossa língua como a nova língua dos negócios e do poder. Recentemente, o ministro de educação espanhol, disse ser importante aumentar o ensino do português como língua estrangeira. E tudo isso está relacionado ao Brasil, que está em pleno crescimento econômico e como a variante brasileira tem sido a mais escolhida, uma ortografia unificada faz vocês ganharem com isso também.

    • @goncalomeneses5611
      @goncalomeneses5611 Před rokem

      O Brasil está em pleno crescimento económico? Bah ... ah ...

    • @sournois90
      @sournois90 Před rokem

      @@goncalomeneses5611 hahaha, isso foi há 10 anos atrás

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    ...do que para o povo Português. Povo esse ( e comento também com experiência pessoal) nunca teve problemas em compreender a fonética do povo Brasileiro, no entanto o contrário não é bem assim. Além de que várias das mudanças em Portugal também afectam a aprendizagem do Inglês. Outra vez o exemplo do "facto" vs "fact", "acto" vs "act". Bastante palavras em comum, de fácil aprendizagem e entuação agora mudadas. O Português do Brasil será de facto uma força no futuro. Que tal deixar o Português...

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 12 lety

    Nenhuma dessas mudanças foi para escrevermos à moda brasileira.

  • @joaodavid2001
    @joaodavid2001 Před 4 lety +2

    A língua não tem de sofrer facilitismos, era melhor manter a grafia original.

  • @emanuelvalente1526
    @emanuelvalente1526 Před 6 lety +1

    Acordo ortográfico? Uma treta total!

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Completamente corrupto, não. Mesmo o Paulo Morais que você citou, afirma que a maioria dos políticos em Portugal são limpos, mas que o problema é que os corruptos são uma minoria que controla essa maioria, estando em posições de poder com capacidade para tal. Tanto Brasil como Portugal têm problemas de corrupção. Por aí faz-se algo, ou tenta-se. Em Portugal, podem tentar mas não leva a nada ou demora-se anos, décadas até para uma sentença.

  • @jacobyne
    @jacobyne Před 12 lety +1

    Eu sou Português e nao quero este acordo. Não me venham com tretas, isto é um atentado à minha identidade como Português. Não quero escrever igual a outros. Vejam o exemplo do Reino Unido e dos E.U.A., são duas línguas inglesas, com diversas variações e não é por causa disso que não têm boas relações. O que é preciso é uma boa diplomacia e respeito! Portugal e o Brasil só não têm melhores relações por causa de muitos idiotas xenófobos e por causa de muitos preconceitos infundados. AO NÃO!

  • @pauloamaral360
    @pauloamaral360 Před 12 lety

    Bem, mas o acordo ortografico não deve ser feito à toa, tirar certas consoantes pode fazer com que algumas palavras percam mesmo o sentido, por exemplo: substituir pacto por pato, adaptar por adatar, facto por fato, etc..

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety

    Apesar de você não saber do que está falando, a situação passada do País, pertence ao passado. E ao insinuar que dizer que Portugal é um país pobre, de imigrantes e com uma crise populacional preocupante é emitir uma simples opinião e não o constatar de um fato, demonstra que você está consciente de qualquer coisa, menos da realidade!

  • @brunomaia-contactmeforphot1623

    nós brasileiros poderíamos simplesmente escrever as tais consoantes mudas. Não há nenhuma problema em usa facto, palavra que vem do latim utilizada até pelos ingleses. O acordo ortográfico portanto foi ruim, porque manteve grafias duplas. Eu, por exemplo adoro falar facto. Fato aqui no nordeste, inclusive, são as tripas do boi. Acho que poderíamos ter cedido mais para unificar mais a língua formal. Não estou falando de regionalismos e sim da norma culta. Essa querela inútil só ocorre com língua portuguesa.

  • @emanuelvalente1526
    @emanuelvalente1526 Před 6 lety

    O que não admira é que o sr. Cavaco silva tenha assinado o decreto para promulgar o famigerado acordo,as múmias que eu saiba,não têm vida própria...

  • @fodass666
    @fodass666 Před 12 lety

    "diferenças" sem acento circunflexo e "senão" tudo pegado.
    kthnxbye

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Para Portugueses interessados em saber mais e tomar uma acção contra isto, vejam o site - ilcao.cedilha.net
    Divulgem!

  • @capitacronck
    @capitacronck Před 11 lety

    o entrevistado entra em contradição kkkk Ele fala que Portugal não é dono da língua, mas a língua é da pátria portuguesa.

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Ninguém ofendeu ninguém. Pelo menos de minha parte. Se assim pareceu, entendeu mal. Quanto ao Inglês tudo bem, mas isso é apenas algo que será inerente a Portugal, devido ao AO, dado que no Brasil não existiu essa mudança na fonética e escrita. Se culpam o Brasil, bem não tenho culpa disso, e é rídiculo que o façam. Culpa é de quem assinou isto sem consultar o respectivo povo de cada País. Fique bem e tudo bom para você também. :)

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety

    Errado, devido a por-se por exemplo c no actual a palavra lê-se áctual , há portanto um carregamento no A.

  • @fralovagon
    @fralovagon Před 12 lety

    também é engraçado um escritor e comentador tão ilustre e indignado dizer "não se percebe pa qué que serve" Só escrever é que conta? Falar corretamente se não é mais é p tão importante.

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Na verdade, a maioria dos Portugueses não ligam muito ao Brasil. Apenas uns quantos fedelhos que passam o tempo online sem muito para fazer. Tem uma ideia errada. Interessante que fale em corrupção. Tal como apontou existe muita em Portugal. Primeiro exemplo? Antigo Primeiro-Ministro José Sócrates. Comprou o curso, pouco trabalhou antes de entrar na política.enterrou as notícias que davam conta disso, fez com que jornalistas se demitissem, mentiu ao país (provado) e que lhe aconteceu?

  • @CarolineOliveiraHP
    @CarolineOliveiraHP Před 11 lety +1

    Eu também não entendo esse acordo. Queira que as coias voltassem como eram antes. Agora se você faz uma redação no vestibular ou concurso público e não segue o acordo ortográfico atual tiram-lhe vários pontos da prova.

  • @rvacado
    @rvacado Před 12 lety

    O único problema é daqui a alguns anos Angola, Haiti, etc...começarem a falar "brasileiro"...............

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    Digo Brasil tem dinheiro representado por bilhões em reservas.

  • @videosdatreta
    @videosdatreta Před 12 lety

    As trocas da Alemanha têm muito pouco de "ataque ao patriotismo", ao contrário das trocas que "nós" fizemos. O Acordo Ortográfico tem coisas ridículas, incríveis, e não obedecem à lógica da escrita do bom português. Como "Extra", podemos ainda acrescentar o facto (ou o fato; e a gravata talvez...) de muitos povos que falam português, não concordarem na sau maioria com esta medida

  • @GuilhermeValentin0
    @GuilhermeValentin0 Před 11 lety

    Concordo inteiramente com vossas palavras.
    Como bem exemplificou, britânicos por exemplo dizem CENTRE, americanos falam CENTER. Britânicos dizem COLOUR enquanto nos EUA é COLOR.
    Ou seja ambos são falantes do inglês, há diferenças na língua mas nada que impeça a comunicação.
    Nós brasileiros por exemplo dizemos FATO porque não pronunciamos o C, ou seja se não se pronuncia não há necessidade, mas os portugueses pronunciam sim o C portanto ao meu ver tem que continuar sendo FACTO.

    • @sournois90
      @sournois90 Před rokem

      em verdade creio que o argumento principal deles é a tradição: pronunciando ou não o C em "facto", é assim que se escreve há um longo tempo, e retirar tal letra seria um dano à cultura e à identidade, sem contar que confunde muita gente

    • @pliniojr95
      @pliniojr95 Před 4 měsíci

      ​@@sournois90Isso é problema deles.
      Quero este acordo revogado e que as pessoas possam escrever "lingüiça", "pêra", "vôo" de novo.

    • @sournois90
      @sournois90 Před 4 měsíci

      @@pliniojr95 lingüiça é até compreensível, porém o resto que você citou é completamente desnecessário e supéfluo, sempre foi e sempre será errado devido aos padrões de acentuação consistentes na maioria das palavras.

    • @pliniojr95
      @pliniojr95 Před 4 měsíci

      @@sournois90 palavras de duas sílabas cuja a primeira sílaba tem a letra E incorrerá a entonação aberta (como terra, berra, era, vera, fera)
      Nós só sabemos que pera se pronuncia com "ê" porque já estamos acostumados, mas do ponto de vista ortográfico está errado (da mesma forma que fôrma (de cozinha) e forma).
      O ponto é, esse acordo ortográfico foi mera politicagem, não havia arcaísmos para serem removidos, não tinha nada para ser corrigido. Infelizmente esse acordo nunca será revogado, pois não está no interesse de ninguém em debater esse assunto.

  • @magnatalima7858
    @magnatalima7858 Před 9 lety +1

    Sou brasileiro e sou a favor do acordo ortográfico ! Está muito diferente a escrita mas estudei as mudanças e assimilei bem.

    • @MarcosPereira-kf4zx
      @MarcosPereira-kf4zx Před 9 lety +6

      Esse "Acordo" trouxe muitos problemas na escrita. Aqui no Brasil, aumentou muito o número de excessões das regras do emprego de hífens. As causas foram completamente arbitrárias. Agora, determinadas palavras possuem hífen ou não por serem alimentos de sabor doce ou salgado... por favor!
      A remoção dos pouquinhos acentos diferenciais que sobraram que, ao contrário de "êle" ou "tôda" eram de fato importantes e impediam ambigüidades.
      Em Portugal, a coisa foi bem mais séria. Os jornais e revistas não conseguem se adequar às novas regras. Não é porque eles são contra o acordo (a maioria é), é porque as reformas prejudicaram muito as palavras da língua portuguesa. A remoção, por exemplo, das consoantes mudas como o "c" de "facto" ou de "correcto" geraram ambigüidades, pois a supressão de uma consoante muda pode significar outra palavra. Nos meios de comunicação lá, uns escrevem de acordo com a ortografia antiga, outros com a nova, outros com uma mistura das duas... ficou um negócio problemático.
      Essa aberração lingüística deve ser exterminada. Jamais usarei essa reforma e meus filhos menos ainda.
      O que querem fazer depois? Remover o "h" de "hoje"?
      Só um idiota acha que a mudança acelerada da língua é um progresso.
      O que a mudança acelerada do idioma faz é tornar tudo aquilo que foi escrito anterior às mudanças ilegível depois delas.

    • @dean79516
      @dean79516 Před 8 lety

      +Marcos Pereira Concordo contigo. Realmente o acordo ortográfico ficou esquisito para qualquer lado. É claro que a reforma ficou favorecida ao Brasil, mas escrever as palavras sem tremas é extremamento não lúcido. Escrever pára sem acento também é muito estranho. Tirar o h de hoje, em minha concepção, não seria tão grave, o problema seria se tirasse o h de haja e ficar aja. Aja de haver ou aja de agir?
      Finalizando. Acredito que a reforma foi uma boa tentativa, mas não deu certo e sou totalmente contrário as essas mudanças.

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety +1

    Se a língua portuguesa vai perder a sua projecção, então não há nada que possamos fazer para inverter isso pois esse fenómeno não está na mão dos portugueses. E o passado também está cheio de lirismos, e os propósitos desta aberração ortográfica não passam disso mesmo, lirismos.

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    ..de Portugal, Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde e até Goa...em paz? :)
    Sei que estou a ser um pouco simplista e até nacionalista, mas é assim. Além de que não vejo a lógica de uniformizar o Português de vários países, quando eles próprios serão influenciados pela linguagem dos países adjacentes e claro...o Inglês. Portugal neste caso perde mais do que ganha. Enfim. Vou-me. Fique bem e perdoe qualquer erro, estou com um pouco de pressa. Fique bem, cara. ;)

  • @willjack2106
    @willjack2106 Před 11 lety

    Eu acredito que há alguma conspiração nesse acordo. Acredito que há algum interesse financeiro por trás que "patrocinou" os magistrados dos países.

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 12 lety +2

    Não fortifica nada, nem este acordo unifica a língua portuguesa. Os portugueses têm é dificuldade em utilizarem uma ortografia que não é deles, isso sim.

  • @NiceBrazil78
    @NiceBrazil78 Před 12 lety +1

    Brasil não precisa de Portugal!!!

  • @renatoloureiro8875
    @renatoloureiro8875 Před 10 lety +1

    O Brasil falou, tá falado.

  •  Před 10 lety +3

    "Defender a língua", isto revela ignorância. Língua e ortografia são coisas diferentes!

    • @klausantonio9945
      @klausantonio9945 Před 8 lety

      +João Pimentel Ferreira , onde o animal estudou????

    • @paintendo4261
      @paintendo4261 Před 8 lety

      Acho que ele não estudou rs

    • @carlapereira222
      @carlapereira222 Před 5 lety

      Coitados...até metem pena!!! A mãe deste grande jornalista foi uma das maiores poetisas do mundo!!! E um grande escritor!!! O animal...que não estudou...não foi ele!!! Aaahahsh

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    @Onatisula, muito aprecio teus comentários.A latere, afora essa considerações você não acha que Portugal errou ao afastar-se dos países lusófonos, inclusive o Brasil, aliando-se a UE, na esperança de hastear a bandeira de primeiro mundo, porquanto esse micro país era, insofismavelmente considerado subdesenvolvido?. Nos idos de colegial e até chegar na faculdade, ensinavam-nos de que Portugal era um país subdesenvolvido.

    • @goncalomeneses5611
      @goncalomeneses5611 Před rokem

      No mínimo risível um brasileiro falar de outros como país subdesenvolvido ... agoras até te calas com tantos que vieram para cá ... os cães ladram e a caravana passa ... e de facto não aproximar-nos dos Europeus e deixar o Brasil foi a melhor coisa que fizemos.

  • @rvacado
    @rvacado Před 12 lety

    Kauçada ao invés de calçada.

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    Nada. Está em França, vivendo em luxo num grande apartamento e a frequentar um curso de Ciência Política, num instituto onde teve a sua candidatura rejeitada três vezes e depois como por magia, ser aceite. De onde vem o dinheiro? Enfim. Devia ter sido julgado por ter deixado Portugal chegar aonde chegou e pelas mentiras que contou ao povo, ao vivo na televisão, como assim fizeram na Islândia ao PM deles.

  • @camloff
    @camloff Před rokem

    Cavaco e a LINGUA ... ha ha ha

  • @rvacado
    @rvacado Před 12 lety +2

    Começo a achar que Portugal tem complexo de superioridade como todo Europeu tem.
    Mas, hoje os tempos são outros. Portugal sem o Brasil, "não tem saída". Mas eles preferem se ver a distância. Quando se arrependerem será tarde demais...

    • @goncalomeneses5611
      @goncalomeneses5611 Před rokem

      Olhando com o tempo escancarou o que já era ... uma afirmação risível.

  • @andreykovo
    @andreykovo Před 11 lety

    Só queria entender porque ele fala arrotando.

    • @goncalomeneses5611
      @goncalomeneses5611 Před rokem

      Talvez quando houver transplantes cerebrais possas chegar a algum lado tiquinho ...🤣🤣🤣

    • @pliniojr95
      @pliniojr95 Před 4 měsíci

      Fala arrotando💀

  • @Onatisula
    @Onatisula Před 11 lety

    ...tirar lições do passado, tanto dos erros como das glórias, sim...viver nele , não. Tripnotik está errado sobre a população. Portugal em 10 anos, não cresceu populacionalmente substancialmente. Menos de um milhão, o que é pouco. Portugal, de facto tem recursos, capacidade e finalmente ambição mas apenas nestas gerações mais novas que vão directas para o desemprego e imigração. Portugal está a assistir a um novo exôdo aquando da ditadura de Salazar e só tem a perder com isso.

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety

    E a sua obsessão por tudo o que não é português, que chega ao ponto de aceder tudo o que é nacional a favor de um sonho imperialista contrário às especificidades portuguesas para assim se ganhar uma vantagem completamente imaginária é digna de uma epopeia de Cervantes. Isso não interessa para nada pois a identidade nacional é uma herança dos portugueses que não deve ser destruída por causa do relativismo e "modernismos" de alguns.

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    produzindo, vendendo comida. Os portugueses, lamento dizer, não gostam de trabalhar, falou a premier alemã. Abrem uma loja 9 horas e só voltar a funcionar 15 horas. Têm esse hábito de sesta, perdendo tempo e produção.

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety +1

    Valores individuais que não têm nada a ver com a cultura identitária de cada povo, e por isso esse exemplo não pega. Como a unificação da língua não vai acontecer mesmo com esta aberração ortográfica, nem sequer o argumento que atropela as diferenças culturais dos povos chamado unificação da escrita faz algum sentido. O meu discurso é mas é completamente despojado de qualquer lirismo internacionalista destruidor da identidade nacional, isso sim.

  • @videosdatreta
    @videosdatreta Před 12 lety

    Compreendo o que queres dizer. E acho que essa frase (sobre o patriotismo) foi do Einstein. Mas olha, eu nao comecei a disparatar cegamente contra o Acordo só por causa disso. É mesmo por causa de como as palavras ficam , para mim O ACORDO tem coisas que não fazem sentido. Acho que se deve fazer o caminho inverso daquele que tu disseste (de primeiro contestar e depois lá ir buscar argumentos que justifiquem, um bocado ao calhas...)

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety

    Cara, se começarmos a falar de fatos passados, teremos de retroagir até os anos da colonização, que explicam muitos dos atuais problemas do Brasil. Então, é melhor deixarmos isso pra lá. A população do seu país não tem mais perspectivas de futuro, e isso não é eu que estou dizendo, e sim, jornais, noticiários, cidadãos portugueses, ou seja, seus compatriotas! Qual é? Você acordou de um coma há pouco e não se deu conta ainda do que está acontecendo? Acorda, meu!

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety +1

    Não, todas as Nações conservam as suas diferenças culturais ou então deixam de existir. A UE não interfere nas diferenças culturais dos países, nunca nenhum país teve que mudar a sua gastronomia ou a sua língua por causa da UE. São tão acentuadas que mesmo com esta aberração ortográfica, continuarão a existir grandes diferenças linguísticas. Mas qual bem comum? Agora ceder servilmente ao Br é procurar um bem comum? Não me lixes!

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    @Tripnotik25, o ex-vice-presidente da Câmara do Porto Paulo Morais afirmou sexta-feira à noite, no Porto, que "o centro de corrupção em Portugal tem sido a Assembleia da República, pela presença de deputados que são, simultaneamente, administradores de empresas". "Felizmente, este parlamento vai-se embora.

  • @joseribeiro6835
    @joseribeiro6835 Před 7 lety +3

    Só muita conversa, este acordo não faz sentido nenhum só temos de respeitar a língua portuguesa como ela existe e como ela é falada em Portugal e aliás recuemos a 1572 e vamos lá ler os LUSIADAS e ai sim vamos falar a língua de Camões com todo o respeito pelo Brasil mas não pensar em alterar a língua Portuguesa porque não faz sentido algum, Língua Portuguesa só temos uma, o que o Brasil deveria sim corrigir a língua Portuguesa falada e escrita no Brasil.

    • @flaviothomazini4032
      @flaviothomazini4032 Před 7 lety

      vocês alteraram a língua espanhola e agora chegou a nossa vez de alterar um pouco mais a língua para Brasileiro

    • @joseguerreiro7762
      @joseguerreiro7762 Před 7 lety +2

      Você é um ignorante, desde quando o português vem do castelhano? Vá estudar antes de dizer idiotices.

    • @flaviothomazini4032
      @flaviothomazini4032 Před 7 lety

      Nada do que vc argumentar vai fazer diferença o idioma é nosso agora vcs não tem nada nem cú pra cagar

    • @joseguerreiro7762
      @joseguerreiro7762 Před 7 lety +1

      Já você deve tê-lo no sitio errado pois so diz "cagadas".

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety

    Bom, acho que não cabe falarmos do inglês quanto à questão do AO. E tendo em vista que todos os países lusófonos são independentes e soberanos, e nessas condições assinaram o AO, se alguém tem alguma coisa contra que se volte, proteste, reclame junto ao parlamento de seus países, e deixem de nos ofender pois nós brasileiros não temos nada a ver com isso, porque não impusemos nada a ninguém. Tudo de bom pra você, cara!

  • @davide5225
    @davide5225 Před 11 lety

    Uma língua só é importante no mundo se o país que a fala também o for. Portugal está em estado falencial! Por mais que os portugueses lamentem, a sorte da língua portuguesa no mundo está atrelada ao Brasil. É triste, mas Portugal tornou-se um país pobre, de imigrantes e com uma crise populacional preocupante.

  • @Gauchoimperial2
    @Gauchoimperial2 Před 11 lety

    Esses portgueses estão é com medo de não aprender. Daí vem embusteira desculpa de que o acordo é draconiano. Esse acordo vai salvar a nossa língua.

  • @wendrelribeiro4085
    @wendrelribeiro4085 Před 8 lety +1

    o Brásil fala o seu português e .

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 Před 7 lety +3

      Nós falamos brasileiro não português.

    • @Arturest
      @Arturest Před 6 lety

      Cara chato esse "Língua Brasileira". Dá para parar de encher o saco?

    • @pliniojr95
      @pliniojr95 Před 4 měsíci

      ​@@linguabrasileira7790Falamos português, com o dialeto brasileiro.

  • @SuperEnforcer88
    @SuperEnforcer88 Před 11 lety

    O que é que isso interessa? Achas que a língua portuguesa vai desaparecer por causa de Portugal ser periférico e pobre? Não me faças rir!

  • @rvacado
    @rvacado Před 12 lety

    É uma pena, pois...no Brasil o acordo ortografico foi implementado IMEDIATAMENTE...
    Isto afasta cada vez mais vínculo entre o Brasil e Portugal.
    Tudo bem! Portugal não precisa do Brasil, mesmo!

  • @maurovalentinny
    @maurovalentinny Před 8 lety

    Não adianta alguns portugueses serem contra o acordo o fato é que já aconteceu. Quem mais usa essa linguá no mundo são os brasileiros, principalmente para os negócios no mundo a fora, um brasileiro compreende melhor, mas rápido e com clareza a sonoridade de um falante do idioma português africano. já um cidadão de Portugal falando português, é entendido porem com muita dificuldade, a sonoridade de um português falando é horrível, quase trágica. A cultura de Portugal não é um coisa que as pessoas falante de português pelo mundo gostaria de ter ou de saber, Portugal é desinteressante, sem cor, pobre de dinheiro de de espirito é um país preso, sem visão. Já o Brasil, eu nem preciso comentar.

    • @goncalomeneses5611
      @goncalomeneses5611 Před rokem

      Seria tão bom releres o teu comentário hoje, um exemplo perfeito de um asno a falar ... de facto vozes de burro não chegam ao céu. 🤣🤣🤣

  • @Markitikki
    @Markitikki Před 12 lety

    Sou absolutamente A FAVOR DO ACORDO ORTOGRÁFICO.
    Não queiram comparar a posição do inglês com a posição do português. O inglês, devido ao facto de ser a língua franca em todo o mundo, pode dar-se ao luxo, passo a expressão, de comportar imensas variedades linguísticas sem que isso ponha em causa a sua unidade, nomeadamente entre os E.U.A e o Reino Unido.
    As próximas gerações aprenderão a língua com o Acordo. Que morra esta geração e os que virão rir-se-ão de se ter escrito "ação" com dois "c"!

    • @goncalomeneses5611
      @goncalomeneses5611 Před rokem

      Resta saber qual seria a evolução se a tua opção não tivesse ido para a frente ...