Banco de tempo e economia solidária feat. Nádia Nádila | feat 008

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 08. 2024

Komentáře • 350

  • @rossetquirino157
    @rossetquirino157 Před 5 lety +147

    Não sabia nada sobre Banco de Tempo, muito obrigado Tese Onze e Nádia Nádila

  • @raquelmorais3844
    @raquelmorais3844 Před 5 lety +34

    A capacidade de criatividade solidária do trabalhador não tem limites. Ele só precisa conhecer o poder que tem. 💖

  • @joeramon6847
    @joeramon6847 Před 5 lety +85

    O trabalhador não sabe o poder que tem !!!!

  • @hugoamatos
    @hugoamatos Před 5 lety +243

    Se pudesse trazer alguém para falar de economia solidária, moedas não capitalistas, bancos de economia solidária seria bacana também...Obrigado, sempre pelo conteúdo que você produz

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +2

      N entendi, como funciona uma economia solidária?
      Nunca ouvi falar

    • @hugoamatos
      @hugoamatos Před 5 lety +2

      @@RodrigoFar14 Euclides André Mance é um d@s principais pensdores desse campo hoje, a meu ver. E super solícito. Fico à disposição. Abraço

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +1

      @@hugoamatos vlw amigo, vô pesquisa sobre ele agr.

    • @paulocastro5391
      @paulocastro5391 Před 5 lety +8

      @@hugoamatos Essas iniciativas são interessantes. O que eu tenho o pé atrás é com esses modelos de organização, tipo cooperativas, onde o trabalhador também é gestor. O grande problema é que, não raro, quando tais entidades vão à falência, o trabalhador tem que arcar com o prejuízo, podendo levá-lo à ruína. Ou seja, muita vezes não tem limitação da sua responsabilidade patrimonial ou essa limitação é insuficiente. Acontece direto, vide Unimed, Sicoob ....

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +2

      @@paulocastro5391 essa é exatamente minha dúvida, tô no segundo ano de economia e essas idéias coletiva me preocupam mto. N consigo entender como pessoal insiste que funciona.

  • @rossetquirino157
    @rossetquirino157 Před 5 lety +84

    Meu deus, Banco de Tempo me fez lembrar "O Preço do Amanhã", aquele filme do Justin Timberlake. Kkkkkkkkkk
    Mas, tipo, tirando isso, depois de ver o vídeo, queria que tivesse um Banco de Tempo em cada Cidade

    • @adonagisele
      @adonagisele Před 5 lety +6

      Fiquei chocada com esse filme. Sim, seria legal um banco de tempo em cada cidade (mas diferente do filme, rs)

    • @luananogueira5931
      @luananogueira5931 Před 5 lety +2

      Lembrei desse filme também!!! Kkk

    • @catiafroehlich6771
      @catiafroehlich6771 Před 5 lety +1

      Eu também

    • @fannyc1201
      @fannyc1201 Před 5 lety

      idemm

    •  Před 3 lety

      Se tudo virasse uma cooperativa mesmo que você pedisse dinheiro emprestado ou liberassem uma quantia na sua conta e você gastar nas cooperativas interligadas , não seria perda de dinheiro 🤔🤔,seria uma movimentação monetária cíclica.

  • @TheDrleob
    @TheDrleob Před 5 lety +110

    Tempo é tempo, de fato um minuto de um médico não vale mais que o minuto de um pedreiro. Finalmente um lugar que coloca as pessoas em pé de igualdade e promove a cooperação solidária, acho a ideia maravilhosa.

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +4

      Uhum até pq se vc colocar um tijolo errado ngm liga, se um médico fizer uma cirurgia errado tbm, sem dúvida os dois merecem ser iguais perante a sociedade.
      Uma hora de advogado com anos de estudo, uma hora de um doutor com experiência em cirurgia e uma moça q leva uma hora pra fazer um enfeite artesanal.
      Gênios da econômia

    • @valentgeo
      @valentgeo Před 5 lety +14

      @@RodrigoFar14 Mas cara uma cirurgia de 1h, salvo engano, envolve bem mais horas multiplicadas pelo número de pessoas envolvidas. Não é só o médico que tá ali. Aí a tua comparação não parede adequada. E a questão do tijolo colocado errado e ninguém percebe? Cara basta ver a importância da estrutura de uma casa, se o predeiro (ainda que não tenha estudado em faculdade pra ser pedreiro) fizer tudo errado, isso pode cair e matar os moradores hahaha.

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +1

      @@valentgeo minha ideia era comparar a RESPONSABILIDADE envolvida em cada tipo de trabalho.
      Como falei, se o pedreiro errar sei lá, na hora de colocar o piso, no máximo a casa fica feia. Já o médico tem que ser preciso no que faz já q ele meche com uma vida e não a espaço pra erro.

    • @liviamartins1805
      @liviamartins1805 Před 5 lety +8

      @@josevitor4518 Sim, é oq a Sabrina começa a falar ali em 9:15 e a pessoa tem que ter boa vontade pra entender tbm né, já chegam com as pedras na mão.
      É claro que oq elas estão propondo é uma lógica diferente da que a sociedade capitalista nos oferece, é para estarmos abertos a solidariedade e tentar pensar outros caminhos para a economia.

    • @RodrigoFar14
      @RodrigoFar14 Před 5 lety +1

      @@liviamartins1805 n entendi oq vc quis dizer. Dá pra ser solidário e pensar nos outros no sistema capitalista, n tem pq criar um novo.
      A não ser que vc queira obrigar os outros a ser solidário, forçar a dar parte do que eles trabalham pra ganhar.

  • @oconfessor78
    @oconfessor78 Před 5 lety +40

    Que fascinante! Por mais bancos de tempo neste país!

  • @shy665
    @shy665 Před 5 lety +45

    Essa ideia é muito boa. Pretendo doar algumas horas do meu tempo com aulas de desenho no banco de tempo. Trocar experiências e solidariedade em um contato mais humano. Coisas que o capitalismo não proporciona.

  • @lmaiabarbara
    @lmaiabarbara Před 5 lety +29

    Sabrina, parabéns pela qualidade do seu canal e do seu trabalho. Se ele já era bom, com essas entrevistas tá cada dia melhor e mostrando ainda mais coisas e pessoas interessantes que todo mundo deveria conhecer.

  • @carlosgustavo7923
    @carlosgustavo7923 Před 5 lety +37

    Eu NUNCA tinha ouvido falar sobre isso. Genteee!!! Eu to apaixonado em uma ideia

  • @alexiaalves3118
    @alexiaalves3118 Před 4 lety +3

    Gente que coisa incrivel, o Brasil todo merece ter isso!

  • @balcambal9769
    @balcambal9769 Před 5 lety +33

    que incrível conhecer Banco de Tempo. Aqui onde moro fazemos é normal fazermos alguns escambos e essas práticas são muito ricas e fortalecedoras.... com organização parece ser uma ferramenta muito forte no processo de emancipação e fortalecimento comunitário. Estou ansioso para ver o futuro canal da Nádia! Abraço

    • @boemioofworld
      @boemioofworld Před 5 lety

      Onde você mora, como assim?

    • @balcambal9769
      @balcambal9769 Před 5 lety +2

      @@boemioofworld eu moro em uma praia do Litoral Pernambucano chamada Maracaípe. Muitos moradores são ex mochileiros ou pessoas prafrentex. Eu sou artesão e minha companheira trabalha com terapias holisticas e já fizemos vários escambos com outros produtores alternativos(tipo trocar massagem por placa de madeira, 1 sessão de reyke por um pote de hambúrgueres veganos, prestar serviço de instalação de móvel por um peixe pescado aqui na praia, etc)
      mas tudo isso mais informal saca. Essa alternativa do Banco de Tempo qualifica e facilita essas práticas em um nível que dá pra virar rotina mesmo.

  • @alinegtcamara
    @alinegtcamara Před 5 lety +74

    Eu preciso fazer a correção da fala da Nádia quando ela diz que “não precisa ter diploma de professor pra dar aula de inglês”, porque precisa sim. Esse tipo de discurso é senso comum e é mto perigoso, ele tem contribuído pra desvalorização do professor de línguas estrangeiras (e até mesmo do português como língua materna), além de justificar a precarização das condições de trabalho e do salário desses professores.
    Ter aulas de inglês com uma pessoa licenciada em Inglês é muito diferente de ter aula com um engenheiro que sabe inglês porque morou 1 ano nos EUA. Falo isso por experiência própria, porque já fui voluntária em curso popular de idiomas e era nítido que os alunos que tinham aula com licenciados em Letras ou Linguistica se desenvolviam muito mais do que os que tinham aula com pessoas formadas em outras áreas.
    O ensino de línguas é uma profissão que exige formação pra ser exercida de maneira correta e honesta.
    Uma pessoa sem formação na área poderia doar horas de conversação na língua estrangeira ou ajudar a pessoa a escrever a ler um texto em língua estrangeira, mas ela não deveria ensinar essa língua.
    Nós, como esquerda, precisamos valorizar não só os professores, mas sobretudo a importância da formação de professores - ainda mais durante o governo Bolsonaro.

    • @cesarchaigneau8752
      @cesarchaigneau8752 Před 5 lety +2

      Pensei o mesmo.

    • @cheioliveira161
      @cheioliveira161 Před 5 lety +14

      Até pq pra se formar como professor de línguas, não é somente "aprender inglês e passar pra frenre", mas também tem pedagogia, metodologia de ensino, sociologia, educação, etc.

    • @brunonar
      @brunonar Před 4 lety +7

      Como ela disse, acho que um dos principais problemas deve ser exatamente a falta de mão de obra especializada que aceite participar desse tipo de economia solidária. Um engenheiro receber o mesmo valor pelo seu serviço que uma faxineira? Sabe? É um tabu que eles estão tentando quebrar.
      Ela disse que não precisa no âmbito do funcionamento do Banco de Tempo. Acredito que ela não tenha tentado desprezar a diferença entre um professor com formação formal e um sem.
      Ai, de forma a viabilizar as operações do banco e disseminar a cultura do bem-viver, eles, pelo menos no início, precisam fazer alguns tipos de concessões, da mesma forma que fizeram com a administração gratuita do banco no tempo de sua fundação.

  • @Genialvendas
    @Genialvendas Před 5 lety +14

    Estava vendo e pensando... Algumas vezes uma empregad@ doméstic@ não tem condições de pagar um@ advogad@ e o advod@ no começo de carreira tb não tem condições de pagar por um serviço doméstico e vc une colocando no mesmo nível.

  • @isadoraalmeida7503
    @isadoraalmeida7503 Před 5 lety +14

    Eu nunca vi alguém tão coerente como vc, Sabrina! Sou muito feliz te acompanhando, aprendo muito!

  • @sl91100
    @sl91100 Před 4 lety +2

    Esse vídeo foi muito importante! Parabéns Nádia por estar fazendo esse trabalho! Parabéns a todos os fundadores.

  • @leleckobarbosa8699
    @leleckobarbosa8699 Před 5 lety +1

    Genteeee amei, preciso disso aqui em Salvador, #BancoDeTempo, seria uma maravilha...

  • @denisearaujo171
    @denisearaujo171 Před 2 lety

    Desde que vi essa entrevista quando ela saiu que não paro de sonhar em trazer o banco de tempo pra Natal RN. Esses valores são sensacionais!

  • @blowingoff
    @blowingoff Před 5 lety +27

    aquele momento que chega notificação do tese onze e vc para tudo que tá fazendo pra ver

  • @regiasouza2114
    @regiasouza2114 Před 5 lety +2

    Amei! Já espalhei essa notícia no meu trabalho. O que + me agradou foi a idéia de equalizar trabalhos diversos e retirar o dinheiro da relação, tornando certos serviços + acessíveis ou acessíveis a + pessoas. Traz uma justiça social e proporciona + possibilidades, o que de outra forma ñ ocorreria, além das causas sociais em que o banco atua. Inteligência a serviço das pessoas👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Parabéns Nadia Nadila👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @alascacatiorenea.2043
    @alascacatiorenea.2043 Před 4 lety +1

    Fiquei apaixonado nessa idéia. Além de ser uma forma de combate à desigualdade, é também uma forma de adquirir experiências que com o dinheiro seria muito difícil.😍

  • @monicamondaini
    @monicamondaini Před 5 lety +12

    Gente!! Que tipo de economia fantástica! Já corri no FB pra seguir o BTB!

  • @IsisRaEgito
    @IsisRaEgito Před 5 lety +7

    É tão importante fazer as aulas em grupo. Em 4 horas de aulas (uma oficina), eu ganho exatamente as 4hs que trabalhei. Os "alunos" (do grupo BT) doam 4. Se forem dez pessoas ( cada um doando 4hs, as restantes vão para a administração do BTB - Banco de Tempo Brasília-, por exemplo). O que fica para o Banco serão horas passadas para os voluntários em ações solidárias! Os projetos sociais, como os mutirões de bioconstrução, são algumas das coisas mais lindas que acontecem no Banto de Tempo. Outra coisa que acontece é que há uma maior possibilidade de você ir esbarrando em pessoas com valores e buscas em afinidades com as suas, justamente por toda significação social que envolve a ideia do BT. O acesso à saúde pelo Banco de Tempo (através das terapias que a Nádia mencionou) também vai de encontro com reconexões com a natureza. Sou apaixonada pelo Banco, pela Nádia e pela Sabrina. Bobona aqui e emocionada! Um xêro!

  • @joaoluizvanzellottimonteir2890

    Que legal. Não conhecia o conceito. Que tenha vida longa e próspera.

  • @MathVas97
    @MathVas97 Před 5 lety +2

    Iniciativa incrível !!! Parabéns! Gostaria muito que tivesse aqui em Curitiba !

  • @romilacarlini970
    @romilacarlini970 Před 5 lety +2

    Essa sua sacada de trazer o banco de tempo foi incrível, Sabrina. Eu mesma não tinha noção de que isso existia. Mas também estou um pouco triste por isso não ter aqui no meu estado, pelo menos pesquisei na internet e não achei nada. Parabéns também a Nádia.

  • @delmir4175
    @delmir4175 Před 5 lety +9

    Engraçado , André Luiz mencionou algo parecido em Nosso Lar , chamado de bônus hora , obra pscografada por Chico Xavier em 1944

    • @diegonexus3082
      @diegonexus3082 Před 5 lety +1

      o conceito de bancos de tempo é do início do século XIX, veio de socialistas e anarquistas

    • @tay_mtc
      @tay_mtc Před 5 lety

      Também lembrei de cara dos bônus-hora!

    • @diegomaia4655
      @diegomaia4655 Před 4 lety

      Exatamente o que pensei quando comecei a pesquisar sobre BT

  • @milenapiccoli8169
    @milenapiccoli8169 Před 5 lety +33

    sou de floripa! já vou procurar conhecer o banco do tempo daqui

  • @Xibiuization
    @Xibiuization Před 5 lety +6

    Vou deixar pra assistir domingo de noite. Pra aliviar a depressão pré-segunda.

  • @carloscesaralmendra1835
    @carloscesaralmendra1835 Před 5 lety +25

    Economia Solidária do Paul Singer repaginado no século XXI...

  • @cleber1868
    @cleber1868 Před 5 lety +7

    Muito legal Sabrina, não conhecia. Ótima divulgação. Parabéns a vc e Nadia. Vou me informar a respeito aqui em SP.

  • @alessandramorais5972
    @alessandramorais5972 Před 3 lety +1

    Nunca tinha ouvido falar sobre isso. Que interessante!

  • @luciofellinitazinaffo9206

    Achei incrível a ideia de banco solidário. Não conhecia ainda. Pena que não tem por perto aqui na região de Foz. Mas é engrandecedor e esperançoso conhecer iniciativas alternativas ao capital.

  • @felipearaujo491
    @felipearaujo491 Před 5 lety

    Muito bonita essa iniciativa. É uma experiência da Dádiva, ou seja, é o dar, receber e retribuir estreitando vínculos sociais. Parabéns pela iniciativa!

  • @juliolimajsp
    @juliolimajsp Před 3 lety +1

    Muito interessante. Formas diferentes de economia.

  • @rafalex22
    @rafalex22 Před 5 lety +1

    Você é demais. Os cirandeiros publicando a propaganda do Banco foi de mais.

  • @juliaejerry100
    @juliaejerry100 Před 5 lety +1

    Pois eu amei demais!!!! Tomara que tenha aqui em Recife pra eu me cadastrar.

  • @claudiapuerta801
    @claudiapuerta801 Před 5 lety +1

    Muito bacana!!! Vou procurar e me inscrever!

  • @plinioamaral6736
    @plinioamaral6736 Před 5 lety +1

    Um bom exercício de humildade.

  • @JoaoMarcos-xv5iy
    @JoaoMarcos-xv5iy Před 5 lety +4

    Muito interessante essa parada do banco de tempo. Nunca tinha ouvido falar.

  • @amm0982
    @amm0982 Před 5 lety +1

    Maravilhosaaasss!!!!

  • @marikoire8794
    @marikoire8794 Před 5 lety +6

    Pessoal, DIA18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Sou estudante do tema e voluntária em ações diretas, e sinto muita falta de histórias que abordem essas questões como esquizofrenia e outros transtornos sem esteriótipos tão complicados. Se vcs tiverem indicações culturais e artísticas (filmes, quadrinhos, séries) para postar no dia ou na véspera, seria demais pro nosso movimento! Isso ampliará demais nossas referências S2 Obg! Um bjooo!

  • @camilafreire8575
    @camilafreire8575 Před 5 lety +2

    Que iniciativa maravilhosa!!! Eu não sabia desse banco, incrível! Parabéns a todos, espero um dia poder participar 😍👏

  • @marinajardimdossantoslopes2672

    Eu tinha ouvido falar de Banco de Tempo há anos atrás, mas não fui atrás e esqueci. Que ótimo relembrar. Agora vou procurar saber mais sobre :)

  • @naty-fy2ec
    @naty-fy2ec Před 5 lety +1

    eu amei essa ideia, n conhecia, q maravilhoso

  • @talitadesousabolonini5518

    Toda ideia sensacional como essa teria muito mais fluidez se todo mundo se submetesse a um trabalho de análise haha! Enquanto esse dia não chega, seguimos na luta 👏🏼👏🏼

  • @ricardao9617
    @ricardao9617 Před 5 lety +1

    Um bom trabalho sempre aqui.

  • @escolabrasileiradepensamen5952

    O escambo mostrou-se ineficiente para dinamizar os mercados, pois a coincidência de desejo não permite a dinamização das economias. O uso de TI - Tecnologia de Informática, de certa forma, aproxima os agentes econômicos permitindo coincidir os desejos com uma simples pesquisa. Parabéns pelo trabalho.

  • @IsisRaEgito
    @IsisRaEgito Před 5 lety +1

    Vocês duas juntas - delícia de ver! Muito amor nesse vídeo!

  • @amaral.e
    @amaral.e Před 5 lety

    Que ideia maravilhosa meu Deus!!! Quebra todos os paradigmas de relação de consumo e prestação de serviço... Quem me dera se tivesse um banco desses aqui na minha cidade! Agora só queria fazer um comentário sobre algo que a Nádia falou sobre certos serviços exigirem uma qualificação no início do vídeo . Na qualidade de professora de inglês, posso afirmar que essa área exige tanta qualificação quanto a área de direito, por exemplo. É esse tipo de pensamento que permite que qualquer um que ache que fala a língua, pode ensiná-la e não é bem assim... Mas enfim, isso é só um detalhe perto da grandiosidade desse vídeo! Obrigada Sabrina, obrigada Nádia! 💕💕💕

    • @nadianadila4006
      @nadianadila4006 Před 5 lety +1

      Não falei nesse sentido. Existe um diferença entre fazer direito e ser advogado. Só pode atuar na advocacia se tiver OAB. O BTB é um grupo de troca, então permite todo tipo de troca de saberes.

  • @LucasSantos-hw9sk
    @LucasSantos-hw9sk Před 5 lety +1

    Ajuda mutua como um fator de evolução

  • @ailtonpinheirosantos4106
    @ailtonpinheirosantos4106 Před 5 lety +1

    Ótimo vídeo. Conhecia o banco comunitário e a moeda social, mas não conhecia o banco de tempo. Obrigado por oportunizar esse conhecimento.

  • @JANEOLIVEIRA2010
    @JANEOLIVEIRA2010 Před 5 lety

    Q iniciativa bacana! Não conhecia. Parabéns e muito sucesso pro projeto!

  • @igomarianafranteodoro5952

    Gostei muito do vídeo, proposta maravilhosa. obrigado.

  • @GlendaRR
    @GlendaRR Před 5 lety +1

    Muito bom.

  • @Roblox_com_mat
    @Roblox_com_mat Před 4 lety

    Muito top!
    Algo prático!

  • @DiogoRamalho1
    @DiogoRamalho1 Před 5 lety +1

    Muito legal!!!!!!!!!

  • @rafaelvasconcellos1269
    @rafaelvasconcellos1269 Před 5 lety +3

    Tem banco de tempo no Rio de Janeiro? Alguém sabe?
    Adorei a ideia!

  • @rg__santos
    @rg__santos Před 5 lety +1

    Um tempo atrás, um amigo me apresentou essa ideia, que por sinal é boa demais, eu lembro que ele me falou isso é baseado em que uns anarquista de Portugal que criaram esse banco de tempo, não lembro como é chamado esse banco em Portugal, só lembro que foram os anarquistas que criaram por lá.

  • @rilaarruda
    @rilaarruda Před 5 lety +1

    Adorei!

  • @wallace7431
    @wallace7431 Před 5 lety +5

    poderia te um no Rio

  • @viniciusrochamoco9841
    @viniciusrochamoco9841 Před 5 lety +1

    Ideia sensacional!

  • @mardenheraclio1744
    @mardenheraclio1744 Před 5 lety +2

    Absurdamente democrático e igualitário... Parabéns... Essas iniciativas me fazer crer que o comum é possível... Mesmo sabendo do grau de dificuldade...

  • @andreanicezio2261
    @andreanicezio2261 Před 5 lety +1

    Nunca tinha ouvido falar de Bancos de Tempo!
    Me fez lembrar dos mutirões que existia (acredito que ainda exista) no interior, onde os pequenos agricultores se juntavam pra colher, plantar, construir. Lembro de que meu avô sempre fez questão de pagar os dias de serviço que devia.

  • @talitadesousabolonini5518

    Que essa ideia traga junto uma mudança de paradigma no sentido de que, no caso de se investirem 2 horas fazendo um bolo e trocar por 1 hora de serviço, a pessoa que preparou entenda que o prazer que ela sentiu fazendo algo que ama não pode ser precificado ou quantificado. E só pode ser compartilhado através do produto final. Não há porquê pensar que cada passo do processo é um investimento sacrificante, isso traria a mesma lógica do capitalismo que se quer superar.

  • @shinhabach201
    @shinhabach201 Před 5 lety +1

    Fantástico

  • @luizalimadematos8292
    @luizalimadematos8292 Před 5 lety +11

    sabrina, quando saem os outros vídeos gravados na Palestina?

  • @lucianomilitao75
    @lucianomilitao75 Před 5 lety +1

    Excelente experiência essa do Banco do Tempo. Vou pesquisar mais sobre o assunto. Obrigado Sabrina!

  • @beatrizkrieger
    @beatrizkrieger Před 5 lety +1

    Ameiiiiii

  • @fernandahalfeld6052
    @fernandahalfeld6052 Před 5 lety +1

    Que massa, moro em Garopaba, já vi o banco do tempo daqui na internet mas nao sabia direito como funcionava, qual a idéia e tal. Vou usar com certeza.

  • @MathVas97
    @MathVas97 Před 5 lety

    Fantástico !!!

  • @jorgewirries9280
    @jorgewirries9280 Před 5 lety +1

    Muito interessante. Pra mim é uma novidade.

  • @wallacegoticula4169
    @wallacegoticula4169 Před 5 lety +1

    Bom dia meu bem. Que bom reve-la! Sempre bom... Bom final de semana!

  • @cigmul
    @cigmul Před 5 lety +4

    Olá Sabrina, gracias por mais esse vídeo. E grata a Nádia também por esclarecer pontos importantes sobre o Banco de Tempo :)
    Uma sugestao: Hoje estava assistindo ao vídeo que "O Historiador Carlitos" fez com a Maria Dantas (a brasileira eleita deputada em Barcelona), e numa determinada parte do vídeo, ela diz que é de linha marxista. Poderias fazer uma colab/entrevista com ela? Um abraço e feliz dia :)

  • @boemioofworld
    @boemioofworld Před 5 lety +1

    Existe algum sistema de banco de dados de horas? Podemos começar a criar um livre para que as pessoas possam replicar para suas cidades.

  • @jrabramo
    @jrabramo Před 5 lety +1

    Lindas. Vcs são muito fofas tanto quanto inteligentes. Cabelo lindo Nádia. Parabéns. O mundo só evolui com solidariedade.

  • @silvianeves746
    @silvianeves746 Před 5 lety +1

    Vamos galera do Rio de Janeiro

  • @raphaeldantona1550
    @raphaeldantona1550 Před 5 lety +1

    Legal, não sabia disso.

  • @RodrigodeOliveiraGRP
    @RodrigodeOliveiraGRP Před 5 lety

    Aqui em Garopaba/SC existe Banco do Tempo. Participar é uma experiência interessante. Mas, a moeda social tradicional da ecosol ainda me parece uma ideia mais forte e mais confiável para quem usa.

  • @Bonneychan
    @Bonneychan Před 5 lety +1

    que coisa linda! vou procurar o banco de sp

  • @danilobucker
    @danilobucker Před 5 lety +1

    A Nádia é LINDA!!!

  • @trikamaluka
    @trikamaluka Před 5 lety +1

    Meu! Que lindo!

  • @pric.3635
    @pric.3635 Před 5 lety +1

    não sabia q existia isso... bem interessante!

  • @vivendoeaprendendo6890
    @vivendoeaprendendo6890 Před 5 lety +1

    Nossa que vídeo legal parabéns eu gostei muito, o banco de tempo é ótimo.

  • @boemioofworld
    @boemioofworld Před 5 lety

    Nossa, mudou minha vida esse vídeo - achei muito legal a ideia

  • @carolinarodrigues2508
    @carolinarodrigues2508 Před 5 lety +1

    Esse sim é um canal inovador!

  • @lumafelic
    @lumafelic Před 5 lety +1

    Sensacional

  • @lapizeira100
    @lapizeira100 Před 4 lety

    Banco de Tempo me fez lembrar salário dos trabalhadores na sociedade distópica do Filme O Preço do Amanhã.

  • @felipevanderson1301
    @felipevanderson1301 Před 5 lety +1

    Iniciativa interessante.

  • @gabrielramos9048
    @gabrielramos9048 Před 5 lety +1

    Quero muito fazer parte de um banco de tempo tb . A primeira vez que tive contato foi num página sobre o ecopolo. Na economia baseada em recurso ( EBR) fala muito sobre essas questão de mudança de valores também.

  • @BrunaWerneck8
    @BrunaWerneck8 Před 5 lety +5

    Gostei muito do assunto e realmente acho extremamente válido que tenhamos esse tipo de informação, pois muita gente realmente não conhece e, em tempos como os nossos, acredito ser fundamental. No entanto, o exemplo de “por exemplo, você dá aula de inglês por talento e aí não precisa de formação” me deixou bastante decepcionada, pois sou docente do idioma e, além da minha graduação em Letras, faço mestrado e me especializo continuamente, trabalhando muito enquanto isso. Esse é o mesmo discurso do empregador que quer me contratar como instrutora ao invés de professora, por exemplo, porque valoriza mais alguém que viajou para fora do que alguém que é capacitado para tal função. Não comento em vídeos normalmente, mas achei necessária essa ponderação. No mais, obrigada por seu trabalho, sempre feito com seriedade, pesquisa e dedicação.

    •  Před 5 lety +3

      Concordo contigo, também sou formada, fico triste pelas contratações serem de pessoas que não tem a formação não somente da língua, mas da didática. Mas talvez a proposta do banco de tempo fosse mais um ato solidário também,eu entendi dessa forma.

    • @BrunaWerneck8
      @BrunaWerneck8 Před 5 lety

      @ Oi, Flávia! Gostei muito do seu comentário. Concordo contigo em relação à intenção do vídeo, que a proposta é mesmo a questão solidária. Eu estou um pouco "reativa" a esses tipos de comentário por conta de uma situação que uma amiga passou recentemente, aí me atingiu no emocional, rs. Mas você tem razão, a proposta é mesmo baseada em solidariedade, foi só o modo como foi falado que me deixou dessa forma. Obrigada por sua colocação!

    •  Před 5 lety

      @@BrunaWerneck8 É,quando a gente vai trabalhar por dinheiro acho que temos que nos unir e exigir um pagamento não tão exploratório ( Se é q essa palavra existe). Mas foi isso mesmo, por nada, eu fico feliz em ter ajudado 💗🙌

    • @nadianadila4006
      @nadianadila4006 Před 5 lety +1

      Cada um oferta no Banco de Tempo aquilo gostaria de oferecer, por isso falamos que cada um oferece aquilo que não é oneroso pra você. O Banco de Tempo é um grupo de troca, a essência dele é solidária. É dar acesso a quem não tem condições. Oferecer uma hora da sua semana muito provavelmente não vai te trazer prejuízos e com essa uma hora vc pode se beneficiar de várias maneiras. O Banco de Tempo opera com o princípio da abundância, de que há sim pra todo mundo, o sistema que não divide de forma igualitária. Partilhar saberes (algo que aprendemos a reter), é isso que o Banco de Tempo nos ensina, assim como esse canal que compartilha conhecimento de forma gratuita. E mais uma coisa, no Banco de Tempo não há exploração, como eu falei, é troca. Se dá e se recebe tempo.

  • @mardenheraclio1744
    @mardenheraclio1744 Před 5 lety +2

    Temos o banco do tempo em São Paulo, capital

  • @zanon18
    @zanon18 Před 5 lety +1

    fant´stico...adorei conhecer.....muito bacana a ideia e ua divulgação, parabéns!!

  • @JJemanuelle
    @JJemanuelle Před 5 lety +1

    Não conhecia essa proposta! Muito legal!

  • @jeffersongomes2264
    @jeffersongomes2264 Před 5 lety +4

    E quem trabalha lento?
    Guanha mais?

  • @TinhaTorrez
    @TinhaTorrez Před 5 lety +1

    Caraaaalho. Que foda isso

  • @telmapontes7565
    @telmapontes7565 Před 5 lety +1

    Essa moça é fantástica, que orgulho!!!!!!!

  • @coronatempo721
    @coronatempo721 Před 5 lety +1

    Excelente como sempre. Ótima iniciativa. Parabéns.

  • @Natlyization
    @Natlyization Před 5 lety +1

    Que pena que não tem no Ceará. :/

  • @acnlelis
    @acnlelis Před 5 lety +3

    Vou mostrar pra minha mãe :O
    Se puder dar aula por hangout, compro o equipamento e ela vai se sentir útil :)