AS MAIS-VALIAS QUASE ME ESTRAGARAM A VIDA | A MINHA PRIMEIRA REMODELAÇÃO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 08. 2024
  • Olá Pessoal!
    Sejam Bem-vindos de volta ao canal! O meu nome é Moisés.
    Gostaria muito que o título deste video fosse apenas uma estrategia falida de clickbait, mas infelizmente, não é... Quando decidi vender o meu 1º imóvel, busquei a ajuda de uma contabilista para perceber como iria impactar os impostos do ano seguinte.
    Ora bem, não pude ter escolhido pior aconselhamento, basicamente todas as indicações que recebi por parte da técnica, iam contra a prática corrente e legal das finanças... Inclusive, foi ela que submeteu a minha declaração de IRS, tendo aberto o caminho para os piores três meses da minha vida! Reuniões, cartas, telefonemas, noites mal dormidas e muito desespero à mistura.
    Apesar de ainda ser um assunto recente, acho que consigo finalmente partilhar todo este processo, na expectativa de que vocês não tenham de passar pelo mesmo!
    Espero que gostem! E acima de tudo, que vós sirva de lição!
    Muito obrigado por estarem desse lado! E até para a semana!
    Para mais conteúdo, não se esqueçam de seguir através:
    Facebook: Engenheiro de Obras Feitas
    Instagram: @engenheirodeobrasfeitas
    Twitter: @engobrasfeitas

Komentáře • 14

  • @rubensilva5906
    @rubensilva5906 Před rokem +5

    Não consigo sequer imaginar o valor traduzido em euros que este vídeo vale. O meu sincero obrigado pela partilha da experiência.

    • @engenheirodeobrasfeitas
      @engenheirodeobrasfeitas  Před rokem +1

      Muito obrigado pelas tuas palavras e por teres assistido o video ! Quando criei o canal o objetivo era mesmo este !! Não deixes de seguir e apoiar ;)

  • @CarlaGaspar_CG
    @CarlaGaspar_CG Před rokem +1

    Sim, de facto também já tive dissabores com contabilistas que não colocavam um visto no englobar das rendas com o meu rendimento, dá logo uma diferença astronómica.
    Não sabia que não é fácil parcelar o pagamento às finanças, este ano também tenho que pagar mais valias, estou feita.
    Em relação á morada do imóvel nas facturas, cuidado, mesmo nós dizendo que tem de constar a morada do imóvel da obra, eles nunca colocam, tenho que quase sempre, recusar a factura e exigir a retificação, porque "esquecem" sempre de colocar.
    Enfim, sempre grandes stresses e anos de vida, devido ao mau profissionalismo.
    Obrigada Moisés pelo teu testemunho, força aí, respira e não desanimes, no fim, da tudo sempre certo.

    • @engenheirodeobrasfeitas
      @engenheirodeobrasfeitas  Před rokem +1

      Muito obrigado por estares desse lado e teres assistido o video! Realmente pagarmos pelo mau profissionalismo de outra pessoa é lixado… mas tudo se resolve e efetivamente há sempre uma forma de conseguirmos as coisas, por muito que custe.
      E obrigado pelas palavras de apoio 💪🏻

  • @eduardomfdealmeida
    @eduardomfdealmeida Před rokem

    Obrigado por esta partilha Moisés! De facto ando no processo de avaliação de comprar casa para fazer umas obras e valorização do imovel e vender daqui a 1/2 anos., ou seja, uma situação semelhante à que apresentas Já tinha andado aqui a ver qual o valor de mais valias que potencialmente pagaria para estimar o lucro potencial. O esclarecimento que fazes aqui é bastante util.
    Um abraço e obrigado!

    • @engenheirodeobrasfeitas
      @engenheirodeobrasfeitas  Před rokem +1

      Muito obrigado Eduardo por assistires e por deixares o teu feedback! É muito importante saber que os videos ajudam de alguma forma as pessoas !! Abraço!

  • @PedroTalaia
    @PedroTalaia Před rokem +1

    Obrigado por partilhares este exemplo. Incrível e assustador.

  • @hugocasco6051
    @hugocasco6051 Před 2 lety +1

    Auch! Fiquei surpreso pela AT ter aceite a justificação. Obrigado pela transparência de valores.

    • @engenheirodeobrasfeitas
      @engenheirodeobrasfeitas  Před 2 lety

      até eu fiquei surpreendido com a aceitação, mas não foi de todo um processo fácil, foi resultado de muita insistência e reuniões presenciais.
      Obrigado por estares desse lado ;)

  • @eduardobras390
    @eduardobras390 Před 2 lety +2

    A questão da morada realmente foi erro teu. Agora isso dos contabilistas, a minha experiência é que eu sei mais que a maioria deles. E basta 5 minutos de conversa para fazer a triagem. E tive de aprender tudo sozinho na net. Já na altura do IRS Jovem, todos os contabilistas que falei (4) diziam que não tinha direito e eu dizia que sim e no fim ainda bem que fiz o meu IRS sozinho sem qualquer ajuda de um contabilista. É uma tristeza, mas não é algo novo em Portugal.

    • @engenheirodeobrasfeitas
      @engenheirodeobrasfeitas  Před 2 lety +1

      infelizmente sim, os erros da morada e da escolha do contabilista foram meus... e foi isso que mais me frustrou, o sentimento de ter feito asneira e ser o único culpado! É triste existirem profissionais que cobram serviços sem terem as capacidades necessárias para desempenharem a função, devia existir humildade e ética para reconhecer quando não temos capacidades para desempenhar algo ou dar certa resposta... enfim. Obrigado por teres assistido ;)

    • @eduardobras390
      @eduardobras390 Před 2 lety +2

      @@engenheirodeobrasfeitas existe muito a vergonha de dizer "não sei". Mas eu digo isso muitas vezes no meu trabalho mas sempre disposto a que me expliquem ou que me digam onde posso aprender. Depois dá nisso. Apesar de tudo, acho que continuaste a fazer um excelente negócio nesse apartamento.

    • @engenheirodeobrasfeitas
      @engenheirodeobrasfeitas  Před 2 lety +1

      @@eduardobras390 é verdade, a vergonha de assumir a falta de conhecimento está muito marcada nas pessoas, apesar de ninguém ter nascido entendido em todas as áreas... E sim, o negócio continuou a ser muito bom, o que me revoltou é ter ficado agora numa posição muito frágil... por não estar a contar com esta pancada!