Seu Grito (Aurinha do Coco) • Alessandra Leão, Orito cantora e Jenn del Tambó (ao vivo)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 09. 2024
  • Alessandrão Leão participa do show de Orito Cantora e Jenn del Tambó mesclando ritmos brasileiros e colombianos. Sesc Tanto Amaro / 2018.
    Imagens: Michele Saraiva
    Edição: Tally Campos
    Som: Clayton João e Otávio Correia
    Orito Cantora compõe, canta, toca maracás com exímia habilidade e participa de diversos projetos musicais, entre eles a Red de Tamboreras de Colômbia, fundada no início de 2016 com a percussionista Jenn Del Tambó.
    Neste projeto inovador, as artistas oferecem aulas de ritmos tradicionais colombianos para mulheres, os encontros são gratuitos e acontecem aos domingos em praças e parques públicos de Barranquilla, cidade onde vivem. Hoje a rede conta com a participação regular de pelo menos 20 mulheres, algumas delas vítimas de violências, encontraram acolhimento e saída para situações de vulnerabilidade através dos ritmos de tambor.
    A Rede funciona como uma plataforma de comunicação e de transformação através da música popular, especialmente os ritmos de tambor do Caribe colombiano como Cumbia, Bullerengue, Puya, Chalupa, Merengue, Gaita, Tambor de Lengua entre outros.
    O lema do grupo é: Porque la única piel que debe ser golpeada es la del cuero del Tambor (a única pele que pode ser golpeada é a do couro do tambor) e a motivação para criar o projeto veio da trajetória da Jenn, que em 2011 foi a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor interprete de Tambor Alegre na 28ª edição do Festival Internacional de Gaitas, realizado em Sucre, na Colômbia.
    O instrumento que também é conhecido como tambor hembra (fêmea em espanhol) é praticamente proibido às mulheres, que cantam e fazem coro, mas quase nunca atuam como percussionistas em grupos de musica tradicional.
    Desde os 10 anos de idade Jenn assistia escondida aulas de tambor, que eram permitidas apenas para os homens, e foi com a memória dos ritmos escutados e treinando em um tronco de árvore que Jenn iniciou sua trajetória como percussionista.
    Nos últimos 15 anos as artistas participaram de festivais em países como os Estados Unidos, Marrocos, Costa Rica, Equador, Trinidade Tobago, entre outros, até chegarem ao Brasil em 2016, e par onde retornam anualmente em turnês promovidas pela Avangi Cultural em parceria com a Rede M.A.L.TA (Mulheres da América Latina reunídas pelo tambor), de Belo Horizonte.
    Entre as parcerias musicais realizadas nestas passagens pelo Brasil estão nomes como Alessandra Leão, Grupo Paranapanema, Ilú Obá de Min, Chico César, Coco de Oyá e Guga Santos.

Komentáře •