CULPA POR COMER CARNE?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 19. 03. 2024
  • SE TORNE MEMBRO E POR APENAS R$7,99 POR MÊS VOCÊ VOCÊ SE TORNA PIRULETE E AINDA NOS AJUDA A MANTER O CANAL DE CORTES SEMPRE ATUALIZADO! :)
    OBRIGADO PIRULETES!!!
    ツ Lucas Basquerotto
    ツ Lucilene vampre
    ツ Vanessa Bonilla
    ツ Paulo Santos
    ツ Diana Amendoeira de Oliveira
    ツ Luan Lisboa
    ツ Sonia Alvarez

Komentáře • 376

  • @gabrielabissinger6263
    @gabrielabissinger6263 Před 4 měsíci +60

    Aqui na Alemanha, tem fazendas Bio (orgânicas) que põem o nome do animal no pacote da carne, tipo: "esta contra-filé era a Astrid", ou "essa carne moida era o Bernd". Isso é feito meio que para "comprovar" que os animais tiveram uma vida digna até o fim. (Só que eu acho isso balela...)

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +8

      Nossa… E isso é algo recente? Tbm parece balela para mim. E fico surpreso de essa medida na verdade nem funcionar. Digo, as pessoas verem o nome é ficarem com pena, sabe?

    • @ssfsergio
      @ssfsergio Před 4 měsíci +17

      É meio esquisito isso, fico imaginando:
      O que teremos de janta hoje?
      Teremos o Hanz!

    • @KaZeMaRu_
      @KaZeMaRu_ Před 4 měsíci +7

      Estranho porque os animais foram mortos da mesma forma, a não ser que eles morreram de velhice ou doença.

    • @jorge_781
      @jorge_781 Před 3 měsíci

      Tinha que haver uma lei para abater o gado quando já tivesse vivido sua expectativa de vida média, mas o povo quer comer sua carne macia que não precisa nem mastigar porque... porque sim.

    • @matheusleal2818
      @matheusleal2818 Před 2 měsíci +10

      Isso deixa mais bizarro kkkkkkkk

  • @Diegostilinskii
    @Diegostilinskii Před 4 měsíci +32

    O Pirula tocando no assunto dessensibilização, eu lembro de como eu ficava assustado e muito triste porque moro na rua de um cemitério e quase todo dia havia enterro, e com o tempo eu naturalizei tanto que até reclamo de haver um carro em frente aos portões de casa

    • @QuietnessClock
      @QuietnessClock Před 4 měsíci

      Isso me lembrou da música Verbatim de Mother Mother. Apesar do tema da música não ter relação nenhuma com isso.

  • @dionatanheckler281
    @dionatanheckler281 Před 4 měsíci +136

    Cresci em meio rural presenciando abates desde que consigo me lembrar (3/4 anos ) e mesmo participando da carneada e até mesmo abatendo alguns eu nunca consegui deixar de sentir empatia, sempre me cortava o coração ver o olhar de desespero dos animais perante a morte iminente, nunca deixei de comer carne, hj em dia moro na zona urbana e pego minha carne no açougue, confesso ser mais fácil de comer assim, mas sempre mantendo extremo respeito por aquele ser que morreu para me alimentar...

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 Před 4 měsíci +1

      Sempre vi abate de porcos e galinhas e vacas foram poucas !🐸🦓

    • @alvarozancanaro4132
      @alvarozancanaro4132 Před 4 měsíci

      simplesmente nobre, meu caro. Eles têm uma função biológica e econômica imensa para nossa existência como sociedade. Estudando agropecuária, tive a curiosidade de pesquisar o abate de suínos e bovinos na agricultura intensiva e na agricultura de subsídio/arcaica. Na intensiva, a morte é indolor, por uma arma de pressão sobre a cabeça do animal, mas, na arcaica, a morte é obtida por técnicas de morte não tão 'confortáveis' ao animal (como facada para tentar encontrar o coração do porco ou martelar objetivamente a cabeça do boi). Com isso, pelo motivo de eu ser da urbe e nunca ter visto sobre isso, senti empatia por esses animais, todavia, logo fiz uma reflexão do quão importante eles são para nós e o quão natural era isso. Não é segredo para ninguém que estamos no topo da cadeia alimentar, logo, por sermos onívoros e esses animais estarem em nossa 'cadeia de alimento', é normal que isso ocorra de modo não tão sensível - ainda mais na agriculta mais arcaica--, pois analisando a 'natureza selvagem', também vemos que não é nada 'bonitinho' o modo como ocorre a caça e a obtenção de alimento pelos animais (vi um vídeo de um jacaré ou crocodilo arrancando a cara de uma zebra e ela ainda continuou grande tempo viva até finalmente ser capturada pelo réptil). São também importantes para economia porque movimentam as relações entre nações pelos produtos que geram para nós ou para a indústria como matéria-prima (carnes, gorduras, sebo, couro, lã, etc), sendo, portanto, fundamental para a existência da sociedade como vivemos (fazendo um exercício mental, se AGORA a pecuária desaparecesse, acredito que haveria crises catastróficas mundiais). Com tudo isso, passo a valorizar mais e a respeitar mais a carne que como, pois aquele indivíduo que a originou com sua morte é responsável de gerar a energia necessária para eu viver.
      Ademais, analisando, desde 2022, cenas da fatídica guerra na Ucrânia, vendo e pesquisando como é esse cenário realmente (pois meu objetivo é tornar-me oficial do Exército), vi o quão animal somos e o quanto nos achamos superiores a ''eles''. Assim como um boi recebe uma pressão no crânio e desmorona na hora, o homem toma uma tiro na cabeça e cai como um prédio; assim como o porco grita no momento de morrer com uma lâmina em seu coração, o homem grita quando é atingido por um explosivo ou toma um tiro no peito. Com isso, penso que a conduta de alguns quererem uma ''justiça'' pelos animais acaba por ser, exclusivamente na minha visão, uma arrogância de se colocarem sobre a nossa natureza e dos outros seres a fim de que seus objetivos e desejos de ideia sejam estabelecidos.
      Todavia, aqueles que torturam os animais na morte devem ser duramente punidos, em minha opinião, pois falta respeito e dignidade para com os animais.
      P.s: não tenho nada contra a veganos ou vegetarianos, assim como não tenho nada contra alguém que segue uma ideologia ou religião. Sou somente veementemente contra o moralismo daqueles que querem 'enfiar' aquilo que consideram como certo na garganta dos outros que não compartilham de sua ideia ou religião.

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +7

      Muito bacana vc compartilhar a sua experiência. Com relação à empatia, parece que vc tem uma conexão a mais com esses animais e já viu muita coisa. Tenta escutar essa empatia que vc tem por eles. Talvez no começo seja difícil, mas te garanto que depois vira automático. Vc acha que não matar um animal acaba por ser mais respeitoso do que pensar nele depois que morreu?

    • @dionatanheckler281
      @dionatanheckler281 Před 4 měsíci +27

      @@henryyokota2460 Não se trata de dar valor a vida mas sim a morte, meu respeito perante a toda forma de vida não vem só depois que já comi, como afirmou vc...Já perdi a conta de quantos animais resgatei, desde incetos a aves de rapina, msm animais considerados " pragas " eu protejo, então, quantos animais teu estilo de vida salvou ? Tu já ajudou um sem teto que por acaso é da msm espécie q tu ? Ou uma criança necessitada ? Antes de querer mudar o mundo tenta mudar tua casa, rua, bairro, começa pelo que é viável, pq parar de comprar carne no açougue não vai salvar nenhuma vida amg te agaranto !

    • @rodiceiarodrigues1147
      @rodiceiarodrigues1147 Před 4 měsíci +3

      Eu creio que qualquer animal sinta isso, tanto que em momentos onde animais não humanos estão relaxados e sem fome, às vezes eles ficam bem perto de outros animais que usualmente seriam suas presas. O ser humano em algum momento parece ter perdido isso (não acho que seja o ser humano em si, mas vou colocar dessa forma)

  • @KaZeMaRu_
    @KaZeMaRu_ Před 4 měsíci +25

    Eu tive a infelicidade de presenciar abate de ovelhas quando estava trabalhando no Censo Agro: na entrada da fazenda, havia várias ovelhas com seus filhotes, uma cena muito linda. Quando fui pra sede atrás dos responsáveis, presenciei essa cena...só de lembrar, já me entristece. Hoje, sou vegetariano.

    • @taisbunioto3677
      @taisbunioto3677 Před 4 měsíci +2

      Que legal, parabéns pela sua atitude

    • @user-ksdienwej-e
      @user-ksdienwej-e Před 4 měsíci +1

      Me tornei vegetariana quando fui visitar o sitio do meu tio na infância

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 Před 2 měsíci

      Que mole tu é, hein, pqp.

    • @danielshinogure5165
      @danielshinogure5165 Před 22 dny

      Mas você fica sensibilizado com a dor de qualquer animal ou depende? por um acaso existe alguma maldade com os animais que você está contra,mas não pode criticar pra ninguém te chamar de algo ruim?

  • @robertoacsor
    @robertoacsor Před 4 měsíci +38

    também acrescento que o veganismo vem da nossa abundância e acesso a alimentos (civilização como um todo), em necessidade isso não seria pauta de discussão.

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +4

      O difícil é que o conceito de necessidade para uns é bem diferente para outros.

    • @professorsilva9388
      @professorsilva9388 Před 4 měsíci +6

      Isso é discussão há milênios... Da filosofia oriental aos antigos gregos. Na Utopia do renascentista Thomas Morus, a sociedade perfeita era vegana. Algumas correntes cristãs, como adventistas e espíritas, pregam o vegetarianismo.

    • @gabrielITI9005
      @gabrielITI9005 Před 4 měsíci +8

      ​@@professorsilva9388o próprio budismo prega o vegetarianismo.

    • @taisbunioto3677
      @taisbunioto3677 Před 4 měsíci +7

      Pelo que eu saiba o veganismo "fala" para quem tem poder de escolha sobre o que vai comer. Ninguém julga as pessoas que não têm poder de escolha, mas convida as pessoas que podem escolher a repensar seus hábitos alimentares.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci +3

      Esse acréscimo não afeta em nada o veganismo enquanto filosofia, o entendimento de que algumas (cada vez menos) pessoas, por N motivos, não conseguem não explorar animais está embutido dentro da definição de veganismo. Eu comeria carne canina em situação de necessidade, mas na ausência dessa necessidade, há um certo problema moral/ético em consumir cachorro. A mesma lógica se aplica a qualquer outro animal.

  • @lucilenevampre6882
    @lucilenevampre6882 Před 4 měsíci +34

    Em minha casa eu cuidava do galinheiro, ñ comia os animais que eram mortos por tristeza, eu tinha cuidado deles.

    • @QuietnessClock
      @QuietnessClock Před 4 měsíci +4

      Minha tia mora no interior. Não sei ao certo se é em Gramado ou uma cidade próxima de Gramado. Só lembro que quando eu era criança eu estava na casa dela com meus pais e vi ela alimentando uma das galinhas que ela criava, como eu era muito novo, a lembrança está muito fragmentada, mas lembro dela degolando uma galinha pela noite, ela havia as alimentado pela manhã do mesmo dia. Ela não tinha nenhuma empatia no olhar. Eu lembro que depois ela a preparou para janta do dia seguinte com ajuda do meu pai. Meus pais tentaram me enganar, mas eu sabia que havia sido feito, eu não chorei, mas eu não consegui comer. Pelo menos meus pais não brigaram comigo, já a minha tia trovejou. Lembro dela falar que meus pais não estavam me educando direito.

    • @lucilenevampre6882
      @lucilenevampre6882 Před 4 měsíci +4

      @@QuietnessClock minha mãe tinha uma galinha de estimação quando pequena 1dia ela voltou para casa e ficou sabendo que minha avó matou e cozinhou a galinha dela até hoje minha mãe fica triste

    • @QuietnessClock
      @QuietnessClock Před 4 měsíci

      @@lucilenevampre6882 Muito triste.

  • @CarlosGarcia-jz6dm
    @CarlosGarcia-jz6dm Před měsícem +5

    Não existe sensibilização, mas existe mais respeito pelo animal e pela morte. Aprendi com os meus avós no sítio que se deve aproveitar todas as partes do animal por que ele não morreu em vão.

    • @wewlf
      @wewlf Před 20 dny

      O que é uma posição no mínimo hipócrita, vamos concordar, né.
      Imagina o cara enfiar uma faca na barriga de uma pessoa de quem vc gosta, ver ela berrando de uma maneira assustadora, implorando pra não morrer, depois cortar os pedaços e comer e dizer que está tudo bem, afinal, ela aproveitou cada parte, o que, segundo ela, é uma forma de respeito. Não dá, né...
      O nome disso é dessensibilização sim, só isso. E sim, eu sei que vc vai dizer que abater uma pessoa é completamente diferente de abater um animal, normal, é isso que a dessensibilização faz, vc enxerga as coisas/pessoas como participantes de grupos, e alguns grupos possuem alguns privilégios, e outros não, quanto a este segundo grupo, vale qualquer desculpa. É óbvio que o nosso tratamento dado a seres humanos vai ser mais protetivo do que o dado a um porco, mas daí a dizer que vc ver um porco ou um boi gritando daquele jeito e simplesmente ignorar pq ele não é humano e pq vc aproveita cada pedaço e isso já seria respeito o suficiente, não dá...

  • @wandersonsalazarsalazar8545
    @wandersonsalazarsalazar8545 Před 4 měsíci +6

    Desde criança eu matava vários animais pra comer , não tenho problemas nem um com isso, aprendi desde pequeno separa animais de estimação de animais de corte, o q eu não gosto é deixar o animal sofrendo por tempo desnecessário

  • @Cynaturaleza
    @Cynaturaleza Před 4 měsíci +15

    Acredito que esse sentimento de culpa tem a ver com o nível de consciência de cada um . Já ouvi relatos de pessoas que trabalharam em abatedouro e não comeram mais um bicho , já tem gente que continua comendo , já ouvi relatos de veterinários que na faculdade foram fazer estágio em fazendas e aí viraram vegetarianos . Particularmente já tentei ser vegana mas meu organismo não reagiu bem, mesmo parando aos poucos e mesmo me sentindo culpada , fui vegetariana por muitos anos e hoje voltei com frango mesmo tem dias que não como pq preciso deixar de comer por questões pessoais mas eu não consigo mais comer mamíferos por ex, então fico no peixe e frango .não sei , não me sinto culpada de comer peixe tanto quanto vaca, ou até mesmo frango é algo de mim não tô aqui ditando regras .✌️✌️✨️

    • @omarr.dasilva9530
      @omarr.dasilva9530 Před 4 měsíci

      Já eu amigos aposentados de frigorífico e nada de remorsos 🐸😶🐄🐖

    • @KaZeMaRu_
      @KaZeMaRu_ Před 4 měsíci

      Já trabalhei em açougue na adolescência e fiquei sem comer carne por meses, mas por puro nojo.

    • @felixVeg
      @felixVeg Před 4 měsíci +2

      Frango e peixe também sentem dor da mesma forma que um boi ou porco! Todos os animais querem viver!

  • @jeremiasmartins5984
    @jeremiasmartins5984 Před 4 měsíci +6

    meus pais criaram 3 porcos quando eu era criança. O último deles eu até coloquei nome. Chamava ela de ANGÉLICA, brincava muito quando criança.
    Mas aí chegou o dia de abater ela aqui no Meu quintal. Chorei muito. Fiquei muito mau.
    Mas foi pra isso que meus pais compraram aquela leitão.
    Mas ver ela tomando uma machadada na cabeça e vela sendo queimada e cortada. Me Deu trauma.
    Hj qualquer coisa que eu ver viva .tipo galinhada caipira peixe. Se eu ver vivo e depois morto. Eu não consigo nem ver ninguém comendo. Já passo mau.

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 Před 4 měsíci +7

    Eu ouvi animais sendo abatidos atravez das musicas do Arch Enemy, q eh uma banda de death metal vegana.

  • @liananara2897
    @liananara2897 Před 4 měsíci +18

    Eu não lembro do fato, mas meu pai contava que, quando eu e meu irmão tínhamos uns 3 a 4 anos, vimos o vovô e meus tios matando um bode, aí abrimos o berreiro, choramos por horas e não quisemos almoçar de jeito nenhum. Sempre fomos ensinados a não ser cruel com os animais e acho que, naquele dia, caiu a ficha de que a carne que a gente comia era de algum animal que já foi vivo. Mais engraçada é a parte final da história, de acordo com as palavras de meu pai "tentamos acalmar vocês de todo jeito e depois matamos uma galinha escondido para vocês comerem, porque não quiseram comer o bode de jeito nenhum!" 😂😂

    • @elienaitamara2978
      @elienaitamara2978 Před 2 měsíci

      Lamentavel! O jeito é evitar comer carne, mas só de pensar nisso me dá vontade de comer 😢

  • @GersonVarges
    @GersonVarges Před 4 měsíci +2

    Parabéns pelo canal de cortes, muito bom

  • @GhulehZombie
    @GhulehZombie Před 4 měsíci +7

    Eu já vi algumas vezes porcos e bovinos sendo abatidos. É realmente terrível, mas o cheirinho da costelinha frita, meu deus... Fico com pena, mas não o suficiente pra mudar minha dieta.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci +2

      Então seu prazer sensorial está acima da vida e sofrimento de animais?

    • @whenyoureadcommentsonyoutu1548
      @whenyoureadcommentsonyoutu1548 Před měsícem

      ​@@jefgir Sim, da mesma forma que a sua necessidade está acima do sofrimento e vida que trabalhadores precarizados que extraíram a matéria prima para fazer o celular e computador que você está usando para comentar nesse vídeo.

    • @brunodesousagomes3868
      @brunodesousagomes3868 Před měsícem +2

      ​@@jefgirseu nível de consciência está acima da minha dieta Biológica?
      Você se acha acima do bem e do mal?

    • @jefgir
      @jefgir Před měsícem

      @@brunodesousagomes3868 Sim e não, respectivamente.

    • @jefgir
      @jefgir Před měsícem

      @@brunodesousagomes3868 Sim para a primeira pergunta pois você está cometendo a falácia naturalista. Não é porque algo é natural (ou biológico, já que foi o termo que você usou) que ele é automaticamente moral ou ético. Se existe uma alternativa viável para algo que é natural mas eticamente questionável, devemos usar a alternativa. Infanticídio é muito natural, já que ocorre frequentemente na natureza, mas ninguém aceitaria essa justificativa de alguém que acabou de matar uma criança, pois é imoral e antiético.
      Não estou acima do bem e do mal (na verdade nem sei direito o que você quis dizer com essa pergunta), sou só um humano que comete erros e tenta consertar, tentando ser uma pessoa melhor. Me recusar a prejudicar animais quando isso não é necessário faz parte dessa filosofia.

  • @rickventura1109
    @rickventura1109 Před 20 dny +1

    Meu vizinho criava pato, as vezes ele cortava a cabeça do pato e o pato saia correndo tentando voar mesmo sem cabeça.

  • @DanielCenciD
    @DanielCenciD Před měsícem +1

    É mais uma questão da forma industrial que consumimos. É terrivel o sofrimento que causamos aos outros seres vivos, mas, além disso, se continuarmos assim vamos acabar nos matando tbm.

  • @franciscoscaramella5603
    @franciscoscaramella5603 Před 16 dny +1

    Os caras que pescam, mesmo por diversão, matam os peixes por afogamento e não estão nem aí. Pescam, jogam do lado em um caixote e os peixes morrem sem poder respira.

  • @Elderanix
    @Elderanix Před 3 měsíci +1

    Não cresci no sítio, mas toda minha família sim. Desde criança eu sabia de onde vinha a carne e como era o abate.

  • @F.Femoralis
    @F.Femoralis Před 4 měsíci +1

    Faz um corte da parte sobre o atraso no desenvolvimento atrasado por doenças é um corte valioso

  • @Dioads
    @Dioads Před měsícem +1

    Vi um video de uma Nutricionista Falando que chipanzés era frutívoros como a maioria dos grandes primatas e logo, nos seriamos tambem. Meu cerebro quase derreteu de tanta burrice que absorvi.

  • @marra5203
    @marra5203 Před měsícem +1

    Quando eu tinha uns 6-7 anos meu pai me levou pra ver o abate de um porco. Lembro da faca sendo enfiada no animal, do grito (a força que o animal fazia para gritar, o pulo que o corpo dava quando ele enchia o pulmão para gritar de novo), lembro do porco urinando depois de morrer... Brutal? Sim. Como porco tranquilamente. Não me acho melhor que os outros nem quem vê isso e depois não consegue comer, fresco.

  • @manassantos5063
    @manassantos5063 Před 4 měsíci +1

    A pessoa pode e deve ter preferências ao se alimentar, faz parte de nossa individualidade e liberdade. Minha sobrinha não consome nada da indústria pecuária já eu adoro churrasco, e quando era pequeno com meus amigos de escola ,nós caçávamos vários passarinhos com estilingue para comer grelhados no espeto,bons tempos aqueles...

  • @MarlonEnglemam
    @MarlonEnglemam Před měsícem +1

    Eu cresci no sítio vendo animais sendo abatidos e até ajudava e mesmo assim sou vegetariano há mais de 10 anos, sempre vi aquelas cenas, mesmo quando criança, com mal olhos, achava brutal e desnecessário.

  • @gsprojects8474
    @gsprojects8474 Před 4 měsíci +1

    Uma breve história: Minha avó não sabia que os carcarejos das galinhas quando arrancam as penas delas (vivas, pra fazer peteca) eram de dor. Realmente, a sociedade molda o pensar dos indíviduos.

  • @SofiaSilva-ot7nx
    @SofiaSilva-ot7nx Před 3 měsíci +1

    Eu cresci numa chácara e odiava quando matavam os bichos: não conseguia comer carne nenhuma. Me tornei vegetariana, meus pais não entendiam e me batiam pra me obrigar a comer. Quando mudei pra cidade aos poucos comecei a comer carne: o distanciamento me desenbilizou😢. Tentei voltar ao vegetarianismo várias vezes, mas sem sucesso

  • @kriever
    @kriever Před 4 měsíci +18

    Me senti muito mal ouvindo este vídeo. É terrível mesmo o abate.

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 4 měsíci

      Hoje em dia já existe abate sem sofrimento. É um shock direito no cérebro, o animal apaga na hora, não há dor. E na maioria dos criadouros os animais tem uma vida boa até o momento do abate

    • @MrKon619
      @MrKon619 Před 4 měsíci

      @@dagobertosantosdeoliveira9546 Sim, e papai noel existe. Primeiro que não é um choque, é uma arma de pressão. Segundo que ela muitas vezes falha e, em vez de matar, apenas desmaia o animal. Terceiro que, também em muitas vezes, eles acabam acordando durante o processo de sangria enquanto estão pendurados de cabeça para baixo com a garganta cortada. E imagem dessa cena é assombrosa, pra dizer o mínino.
      Sobre o ponto de viver bem até o abate, também é uma grande mentira. Galinhas e porcos sofrem uma tortura sem tamanho e totalmente desumana. Vacas leiteiras também. Já o gado de abate realmente tem o destino menos pior, porém isso não justifica o fim para qual damos a esses animais, que são SENCIENTES.

    • @CaminhosdoPensamento.
      @CaminhosdoPensamento. Před 4 měsíci +2

      @@dagobertosantosdeoliveira9546 Basta procurar aqui no YT pra achar vídeos que mostram isso sendo feito com porcos: os bichos sentem o perigo e começam a gritar antes do choque.

    • @rafaelsilva369
      @rafaelsilva369 Před 3 měsíci +1

      Deve ser pelo nível de inteligência deles​@@CaminhosdoPensamento.

    • @diegowashington5926
      @diegowashington5926 Před měsícem

      Tempos fáceis geram homens fracos....

  • @emersongomes8000
    @emersongomes8000 Před měsícem +1

    Legal, nunca tinha visto por esse lado...

  • @antoniomaranganha
    @antoniomaranganha Před 4 měsíci +2

    Povos caçadores coletores têm um profundo respeito pelos seres que eles caçam.

    • @joroc
      @joroc Před 4 měsíci +3

      Você não assistiu o vídeo né

    • @antoniomaranganha
      @antoniomaranganha Před 4 měsíci +1

      @@joroc assisti

    • @diegowashington5926
      @diegowashington5926 Před měsícem +1

      😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @VictorEduardo-yc5yb
      @VictorEduardo-yc5yb Před měsícem +1

      Depende dos povos e de que tipo de respeito você tá imputando.

    • @antoniomaranganha
      @antoniomaranganha Před měsícem +1

      @@VictorEduardo-yc5yb mesmo os citados que muitas vezes até traziam dor ao animal, eles agem com certo respeito. E não por razões espirituais, mas por terem um senso de conexão maior. Às vezes fazem o indivíduo sofrer, mas têm um respeito, ou mesmo uma devoção, pelas espécies caçadas.

  • @Gael_Nairy_Okisa
    @Gael_Nairy_Okisa Před 4 měsíci +1

    O comodismo aliado ao gosto bom das carnes dificulta alimentações mais "empáticas com os animais" como vegetarianismo e veganismo. É difícil deixar de comer algo convivendo com pessoas que se alimentam diariamente com carne ou algum derivado, mas acho super legítimo os questionamentos, reflexões e críticas sobre isso.

  • @izael7000
    @izael7000 Před měsícem +1

    5:32 assim, muiors indivíduos sentem culpa ou pena de fazer isso, mesmo sendo acostumado a ver isso acontecer, eu já vi galinhas sendo abatidss quando era criança, até onde eu me lembro eu não fiquei triste, mas eu crio galinhas e... Me doi vender elas ssbendo que as pessoas vão comprar pra matar e comer.
    Isso em parte é biológico nosso, e existem alguns relatos de que esse comportamento de ter oena ou culpa de matar ou de ger um ser sendo morto ou sofrendo ocorra em outros primatas, e até em outros grupos de Animais como nos elefantes por exemplo, mas não de tem certeza nesse caso.

  • @smarttec8816
    @smarttec8816 Před 4 měsíci +5

    Pra abater qualquer animal sem sofrimento é só com disparo na cabeça de preferência com calibre a cima de 22 outros meios só sofrimento desnecessário.

  • @professorsilva9388
    @professorsilva9388 Před 4 měsíci +33

    Meus avós espíritas e vizinhos adventistas eram agricultores humildes do interior e vegetarianos desde a década de 60. Algumas vertentes cristãs ou a sabedoria milenar da filosofia oriental ensinam comunidades do interior a se relacionarem com a terra sem ser cruéis com os animais há muito tempo. É questão de valores e cultura. Somos facilmente manipulados por normas culturais. A maioria de nós seríamos escravagistas, nazistas, racistas, homofóbicos, exploradores dos animais, etc. apenas pelas circunstâncias.
    Alguns estudos mostram que esse processo de dessensibilização está relacionado a outros fatores como maior agressividade, violência, problemas psicológicos, depressão, etc.
    Como diz Richard Dawkins: aqueles que comem carne estão numa posição moral cada vez mais difícil. Se evoluirmos moralmente, nossos netos irão olhar para nós, que exploramos animais, com o mesmo horror que hoje olhamos para nossos ancestrais que escravizavam outros humanos.

    • @andrebarros1718
      @andrebarros1718 Před 4 měsíci +8

      Minha família criava animais e tinha um açougue... eu cresci vendo animais sendo mortos e convivi com o sangue e o cheiro da morte. Ou a pessoa fica traumatizada ou engole o trauma e fica mais violenta. No caso, fiquei traumatizado, nunca consegui aceitar o que fazem com os animais. O Pirula fala sem conhecimento de causa.

    • @PardoChad
      @PardoChad Před 2 měsíci +1

      Hummm q vontade de comer um churrascão

    • @professorsilva9388
      @professorsilva9388 Před 2 měsíci +1

      @@PardoChad Temos um fato: comer carne implica no sofrimento dos animais. O deboche significa só duas coisas: ou você não quer aceitar ou fato, ou não se importa com o sofrimento dos animais, o que indica uma falha de caráter.

    • @LucianaSantos-jp5jq
      @LucianaSantos-jp5jq Před 2 měsíci +2

      @@andrebarros1718Então a maioria dos Indianos são veganos, mas são tão cruéis com as mulheres, vide os episódios de estupros na Índia a brasileira que sofreu essa violência lá ao lado do marido, vc viu o filme Dauhgther of Índia Filha da Índia ele é muito impactante . Eu discordo dessa premissa eu sou carnívora mas tenho muita empatia com a dor e o sentimento o outro.

    • @andrebarros1718
      @andrebarros1718 Před 2 měsíci +2

      @@LucianaSantos-jp5jq E vc não tem empatia pela dor e sentimento dos animais? E imagina se os indianos fossem ainda mais cruéis com os animais, vc acha que seria melhor ou pior? Defender a crueldade sempre reflete algo ruim no caráter de uma pessoa. É apenas óbvio.

  • @flavius401
    @flavius401 Před 3 měsíci +1

    Não, o porco não "grita que nem gente"....ele guincha

  • @mfneves00
    @mfneves00 Před 21 dnem +1

    Onde o urso vai achar mel em abundância? Onde vai encontrar frutas todo ano em abundância? No supermercado? Kkkk...

    • @wewlf
      @wewlf Před 20 dny

      E onde ele vai encontrar carne em abundância? A carne foge, morde, dá patadas, unhadas, quebra mandíbulas, injeta veneno... Já as frutas e o mel ficam parados (ao contrário das abelhas).
      Acho que vc está confundindo a vida do urso com a sua rotina de ir ao supermercado e achar o filé dentro de uma bandeja refrigerada com data de validade e selo da Anvisa.

    • @mfneves00
      @mfneves00 Před 19 dny

      @@wewlf você bebe? Parece. O urso é caçador. Único inimigo dele são os malditos humanos armados.

  • @rafaelhenriquewenzel7582
    @rafaelhenriquewenzel7582 Před 4 měsíci +1

    E quanto a descensibilização em relação ao sofrimento humano?

  • @felixVeg
    @felixVeg Před 4 měsíci +3

    Quem tem acesso à vegetais, não precisa comer animais!!

  • @MrKon619
    @MrKon619 Před 4 měsíci +2

    Interessante vc comentar sobre o assunto e simplesmente se eximir por completo do impacto que vc tem nele. Fazer aquele último comentário como se não fosse nada é sacanagem, pra não dizer outra coisa.

  • @Oliver_Bréanainn
    @Oliver_Bréanainn Před měsícem +1

    6:13 Pior coisa e ouvir porco gritando

  • @rafaelsilva369
    @rafaelsilva369 Před 3 měsíci +1

    O porco grita que nem gente 😂... Eu nunca vi alguém que gritasse igual um pouco

  • @rdfreitas2
    @rdfreitas2 Před 4 měsíci +5

    Se os floquinhos estão impressionados com o berro do porco, não vejam um carneiro morrendo.

  • @silvanaaparecidabarana9334
    @silvanaaparecidabarana9334 Před 4 měsíci +60

    Depois de saber como funciona a indústria da carne, leite e ovos, prefiro comida vegana. Sou velha, 61 anos, 40 anos sem comer carne e há dez anos vegana. Nunca tive problemas de saúde. E comida vegana é tudo de bom.

    • @justaguy3518
      @justaguy3518 Před 4 měsíci +7

      infelizmente, é tudo de caro também

    • @silvanaaparecidabarana9334
      @silvanaaparecidabarana9334 Před 4 měsíci +16

      @@justaguy3518 Só os produtos industrializados são caros, os leites vegetais por exemplo, porém dá pra fazer em casa, é mais barato e mais saudável. Tem um canal no CZcams "Pensando ao contrário" , somente receitas saudáveis e baratas.

    • @geanborges-xl3yd
      @geanborges-xl3yd Před 4 měsíci +15

      Se vc soubesse quantos bichos são mortos para vc comer um quiabo por exemplo...

    • @ssfsergio
      @ssfsergio Před 4 měsíci +8

      Já experimentei o hambúrguer da Veg&Tal, é horrível e muito gorduroso. Depois de tentar comer (me forcei e nem consegui comer tudo) ainda passei mal de tanta gordura!
      Isso porque ainda fiz na Air frier!
      Acho que para o veganismo funcionar a pessoa precisa do acompanhamento de um nutricionista ou pelo menos ter conhecimento dos nutrientes de cada alimento para não faltar nada, ou seja, não é uma dieta para qualquer classe social.

    • @tonferreira4964
      @tonferreira4964 Před 4 měsíci

      a indústria agricola é tão sinistra quanto, com uso de pesticidas, alteração genética e fora que comemos bem poucos alimentos silvestres a maioria foi modificada ao longo dos anos pela humanidade com métodos que se fossem feito em animais seriam considerados chocantes. Minha avô foi onívora por 92 anos e viveu bem de saúde tbm, chegou ao fim da vida ainda aprendendo a mexer em pc. Nenhuma dieta é melhor que a outra.

  • @canalphi2673
    @canalphi2673 Před 4 měsíci +6

    Eu já pensei muitas vezes nisso, se comer carne é moral ou não, ainda não consegui chegar numa conclusão definitiva, eu só sei que mesmo que for imoral acho difícil de eu parar

    • @Julionp
      @Julionp Před 4 měsíci +2

      Eu pensei durante um tempo tb. No final concluí p mim q eh antiético. Há mtos desafios, mas a maioria deles são sociais. E me incomoda mto a sociedade mandar o q eu tenho q fazer , entao eu cago hahaha. Mas depois de alguns anos sem comer nada d origem animal, hj imossível me ver de volta nisso.

    • @UmHomemMeioSkylab
      @UmHomemMeioSkylab Před 4 měsíci +4

      mano eu vivia comendo churrasco papo de toda semana e eu consegui parar de comer carne e laticinios, serio, alem de vc sentir q ta agindo com mais ética traz varios beneficios para o corpo eh mt bom

    • @tonferreira4964
      @tonferreira4964 Před 4 měsíci

      Não existe moral na natureza, isto eh invenção humana. Faz o q queres, se alimentar eh necessidade, seja de origem animal ou vegetal, TD eh natural. Nenhuma está errada.

    • @andregomesdasilva
      @andregomesdasilva Před 4 měsíci +1

      Eu como carne e acho imoral. Talvez eu mude um dia, mas não sei.

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +1

      @@Julionppara mostrar que nos acostumamos com tudo, não? No começo talvez meio conturbado, mas depois é tranquilo

  • @musicasdeteclado5492
    @musicasdeteclado5492 Před 4 měsíci +1

    mas nos casos dos caçadores ele fazem isso mais por sobrevivência e costume do que prazer como agente nas cidades.

  • @thaiazulmarinho
    @thaiazulmarinho Před 4 měsíci +6

    Eu sou peixivoro. também chamado piscivoro . (peixevorismo ou peixetariano)
    minha alimentação é baseada em ovos e principalmente peixes, só isso. os peixes são cascudos, bagres e jundiás. peixes da ordem Siluriformes.

  • @MihzvolWuriar
    @MihzvolWuriar Před měsícem

    Já vi porco sendo abatido, pior experiência da minha, nunca parei de comer porco, de fato, amo até hoje, só prefiro que o abate não seja na minha frente.
    Outro animal que vi morrer foi uma Galinha D'angola, deve ter sido uma experiência extremamente traumatizante pra mim, porque eu não lembro, mas todos os meus tios e primos contam a história como um momento épico, já que meus avós arrumaram 2 delas por motivos que ninguém sabe, elas começaram a machucar as outras galinhas do sítio, e ninguém nunca consegui pegá-las, eu não só peguei, como as matei, não lembro de nada, mas se todo mundo conta, ri, e me agradece, deve ser verdade...

  • @HectorT_O
    @HectorT_O Před 4 měsíci +1

    Acho que outro fator que também é importante é a forma com que a nossa sociedade lida com a morte. Na nossa cultura ocidental as pessoas frequentemente ficam desconfortavei de falar da morte, tem dificuldade com a finitude da vida. A impressão que eu tenho é que a morte é tratada como algo horrível que não deve ser falado e não parte da vida e esse distanciamento do processo ciclico da vida pode ser parte dessa culpa.
    Não concordo com a forma de produção de carne, acho degradante para muitos dos animais e para os trabalhadores de abatedouros. Acredito que poderíamos ter um consumo bem menor e tratar de forma mais respeitosa os animal ao longo da vida até o dia do abate e fazer este de forma mais indolor possível.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      Bem menor quanto? Que tal zero?

  • @libniferreirarocha3214
    @libniferreirarocha3214 Před měsícem

    Eu já criei galinhas e cuidava desde os pintinhos até virar frango. Depois abatia eles numa boa. Todos nós morremos e ninguém dura para sempre. Todos vamos virar comida de outro ser vivo no final, seja onça ou vermes, você vai ser comido por alguma coisa.

  • @rafaelsamelo
    @rafaelsamelo Před 4 měsíci

    Já vi porco sendo abatido e realmente é chocante, mas você poderia ter ido um passo à frente. Existe o abate com “culpa”, existe o ambivalente e existe também o alegórico: tive a oportunidade de assistir a uma tourada em Sevilla - para nós brasileiros tem aspectos de crueldade, mas para os espanhóis é algo não só tão corriqueiro quanto é para os papuásios, mas sobretudo lúdico.

  • @ateuvegano
    @ateuvegano Před 4 měsíci +19

    A culpa reside naqueles que têm a escolha de não comer carne.
    A culpa está naqueles que comem carne pelo prazer do paladar ao invés da necessidade.
    Você, que vive nas cidades, tem culpa.

    • @andrechapetta
      @andrechapetta Před 4 měsíci

      Tenho culpa nenhuma, camarada. Sentir culpa por consumir proteína animal é privilégio/delírio de burguês safado.

    • @SicarioBaiano
      @SicarioBaiano Před 4 měsíci +1

      Kkkkkkkkkkkkkk 👍

    • @MrKon619
      @MrKon619 Před 4 měsíci +2

      Exato, os exemplos que ele deus dos caçadores é algo completamente diferente de nós.

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 Před 2 měsíci

      Ah, pq os outros alimentos tmb são super necessários.
      É comida igual.

    • @athos9293
      @athos9293 Před měsícem +1

      Carne pelo sabor e pelo valor nutricional irmão

  • @eletrobot_
    @eletrobot_ Před 2 měsíci

    Eu tenho zero culpa de comer carne. Sou vegetariano a mais de um ano e acho que vou ficar assim pra sempre.
    Vai ser mt difícil alguém me convencer que carne é tranquilo de consumir de forma abundante
    Somos onívoros, mas nāo nesse nível!
    Sendo ovolactovegetariano eu consigo controlar o consumo de comidas de origem animal que trazem coisas como B12 que são necessárias. Fora isso não vejo sentido e tenho certeza que faz mt mal a longo prazo.

  • @vitorxander1460
    @vitorxander1460 Před 4 měsíci +3

    quando eu era criança eu achava a coisa mais incrível do mundo cuidar das galinhas da minha vó e matar elas pra comer depois. bons tempos

  • @Pericles_Vicente
    @Pericles_Vicente Před 3 měsíci

    Pirula, meu avô Nico me contava como se castrava um porco na juventude dele na cidade de Pompéia - SP. Quem não estiver preparado, pare de ler por aqui. OK. Vamos lá: Primeiro, ele não sabia como, mas o porco sentia que vinha algo feio e ja começava a gritar, espernear e correr, quando "sabia" que ia ser castrado quando os homens entravam no chiqueiro. Era bem diferente de quando iam pegá-lo para levar a outro chiqueiro, por exemplo. Uma vez imobilizado, cortava-se a bolsa escrotal do porco, o qual além de urrar, defecava de tanta dor. Então as fezes do animal eram recolhidas e esfregadas no lugar onde, antes, estava o escroto, isso, dizia ele, acelerava a cicatrização. Daí esse porco ficava conhecido pelo nome de "cachaço". Era assim, no interior em 1930. Depois que eu soube disso, continuei comendo carne de porco, como fazia antes. Estamos cheios de bactérias nos comendo, lógico, elas são irracionais e não têm consciência do que fazem, mas essa é a lei da vida no ambiente selvagem, carnificina e fornicação, como dizia Darwin. Cabe à civilização se opor a isso, mas não creio que estejamos em condições ainda. Em alguns anos, ou décadas, produziremos bisteca suína sintética em grandes frigoríficos tecnologicamente avançados. É uma questão de "quando", e não de "se". Então não fará mais sentido alguém ser vegano.

    • @Katnip433
      @Katnip433 Před 3 měsíci

      Passar fezes no corte vai causar infecção.
      Antigamente muitas técnicas eram rudimentares e supersticiosas.
      Cara, aqui onde eu moro o povo quando vai colocar veneno pra rato, não falam que é veneno em voz alta, porque se não os ratos escutam.

  • @MrGX200
    @MrGX200 Před 3 měsíci +1

    Quando criança, vi um porco ser abatido de maneira bem violenta na zona rural. Fiquei chocado com a gritaria, e principalmente, ao me dar conta de que aquilo sempre aconteceu daquela maneira.

    • @Katnip433
      @Katnip433 Před 3 měsíci +1

      É só se aperfeiçoar no abate, fazendo de uma forma mais rápida, logo menos dor

    • @jefgir
      @jefgir Před měsícem

      ​@@Katnip433Melhor ainda, é só deixar o bicho em paz e não matá-los quando isso não é necessário.

    • @Katnip433
      @Katnip433 Před měsícem

      @@jefgir
      Ninguém criará porcos sem qualquer finalidade.

    • @jefgir
      @jefgir Před měsícem

      @@Katnip433 E isso é um problema?

    • @Katnip433
      @Katnip433 Před měsícem

      @@jefgir para os porcos sim ué, deixarão de se reproduzir.
      São domésticos, necessitam de nossos cuidados(as raças de porcos mais recentes)
      Assim como as ovelhas, sabia que a ovelha pode morrer se não for tosqueada?

  • @nekotrevoso9295
    @nekotrevoso9295 Před 10 dny

    Pior que eu lembro do meu primo falando de uma vez que um cachorro matou 19 galinhas e uma ovelha na fazenda de um tio meu e o meu tio pediu pra ele matar o cachorro a tiro e o pior é que ele fala com uma tranquilidade que atirou na cabeça do cachorro que dá um misto de raiva e tristeza e o pior que eu não sei se era cachorro do mato ou se era doméstico mas mesmo assim não tinha necessidade, pior ainda é ele falando de como abater os bichos ou como os outros fazem, tipo eu não tenho problema em comer carne ou de quem abate mas do jeito que ele e outros da minha família falam e descrevem parece que eu convivo com assassinos sanguinários que sentem o prazer de ferir os bichos

    • @nekotrevoso9295
      @nekotrevoso9295 Před 10 dny

      Pra terem noção eu lembro dele falando de como abater burro, ele falou que começa cortando o casco e depois tem que degolar o animal e pior é quando mencionam de matar o animal ainda filhote eles falam numa serenidade que eu fico pensando como que eles conseguem cuidar desses bichos com carinho e matar na maior franqueza de todas

  • @tonferreira4964
    @tonferreira4964 Před 4 měsíci +16

    Nao existe questão moral para alimentação, eh necessidade. Ninguém eh melhor por nao comer carne, assim como ninguém eh melhor por comer. Escolha o q te apetece e seja feliz.

    • @Felipetotok
      @Felipetotok Před 4 měsíci +14

      Então não seria imoral comer carne humana. Ai tu vai me dizer que é questão de necessidade, sociedade d neve e blablabla... Ninguém aqui está passando fome pra ser uma questão de necessidade. É uma escolha e como tal tem implicações morais sim!

    • @andregomesdasilva
      @andregomesdasilva Před 4 měsíci +10

      Como carne e discordo. Quem tem condições de deixar um comentário no CZcams provavelmente tem condições de comer muito menos carne ou de sequer comer carne. Muitas vezes é uma opção e não uma necessidade. Existe sim uma questão ética. A pessoa pode ser hipócrita como eu sou, mas não dá pra ignorar o fato

    • @and4905
      @and4905 Před 4 měsíci +10

      ​@@Felipetotokargumento infantil, o veganismo nada mais é q um privilégio burguês, o ato de poder escolher o q quer comer está ligado ao sucesso da produção em larga escala de alimentos pela indústria, por isso vc diz q "ninguém aqui está passando fome". Mas na maioria dos lugares do mundo vc tem q ter sim acesso a proteína animal facilitada, como leite, ovos e carne, nem todo mundo vive em apartamentos próximos a um Atacadão e nem está disposto a viver de soja e suplementos de vitamina b12.

    • @Felipetotok
      @Felipetotok Před 4 měsíci +4

      @@and4905 dado ao ato de escolha, há implicação moral. Qual a parte disso que tu não entendeu? Alimentação é uma necessidade, comer carne não. Até porquê a produção em larga escala de alimentos é destinada em grande parte a ração animal, que reverte em até um sétimo de proteína animal. Não é uma questão de quantidade, o problema é distribuição...

    • @multiverso
      @multiverso Před 4 měsíci +1

      ​@@Felipetotokse é uma escolha , não tente impor a sua aos outros, difícil entender?

  • @romuloeduardo10
    @romuloeduardo10 Před měsícem

    Nossa… eu vi matar muito porco, carneiro, galinha. Tive uma infância rural, onde as pessoas tinham papéis definidos. Eu ajudava a picar os toucinhos, depenar o frango, carregar balde de carne.
    Sentia dó, mas entendia que aquilo iria me alimentar. Buscava-se dar uma morte mais rápida e menos sofrida, mas porco grita hein…
    Acho que a convivência com esse sistema acaba criando uma compreensão, aceitação da morte e respeito pelo animal.
    Acho mais digno do que apenas ver o bicho como uma mercadoria, uma bandeja no mercado.
    Uma coisa que gostaria muito é poder voltar pro sítio e poder consumir carne das próprias criações.

  • @daniloribeiro5372
    @daniloribeiro5372 Před 3 měsíci

    A natureza é cruel esses bichos selvagens morreriam agonizando de qualquer jeito na natureza, o ponto é o modo de produção industrial ( abuso de antibióticos, espaços confinados, desmatamento). Do meu ponto de vista esses fatores são muito mais importantes do que o sofrimento animal na hora da morte.

  • @jardelrexxar6905
    @jardelrexxar6905 Před 4 měsíci +1

    carne é bom de mais, delícia.

  • @eusougomes
    @eusougomes Před 4 měsíci

    Eu já todo tipo de abate. Nasceu em zona rural e ajudava meu pai na cria de galinha, gado, porco e os abates deles. Nunca pensei em parar de comer. É algo natural pra mim. Já vi um boi sendo desossado e achei tranquilo.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      Mas você concorda que não precisa comer carne? Concorda que poderia abdicar desse hábito sem prejudicar sua saúde?

    • @eusougomes
      @eusougomes Před 3 měsíci

      @@jefgir não, pq me prejudicaria ss. Necessitaria comer um volume enorme de proteína vegetal pra suprir minhas necessidades proteicas, já que proteína vegetal tem um valor biológico menor (absorção)

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      @@eusougomes Bom, o método DIAAS (Digestible Indispensable Amino Acid Score) de analisar a qualidade de proteínas tem sido criticado ultimamente por limitações metodológicas que acabam jogando pra baixo o score de proteínas vegetais, mas não vamos entrar nessa seara.
      Digamos que isso seja verdade, porque isso prejudicaria sua saúde, se você mesmo deu a solução para contornar o problema? Se a absorção é menor, coma mais, lembrando que mesmo com as limitações do DIAAS o valor da soja é quase igual ao do frango.
      Alias, o que você quer dizer por "minhas necessidades proteicas"? Quais são elas? São diferentes (maiores) da de um ser humano médio? e se sim, porque?

  • @rodrigosouto9502
    @rodrigosouto9502 Před 4 měsíci

    Eu queria ser carnívoro, mas não tenho dinheiro pra comer apenas carne. Então como vegetais também.
    Além disso, eu gostaria de poder criar os animais que como. Abater e cozinhar. Porém moro em cidade. Meu trabalho é aqui. Fica difícil.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      Mas porque você quer fazer isso?

  • @josemarioalvesfae3642
    @josemarioalvesfae3642 Před 4 měsíci +15

    Quanto mais ignorante formos, menos culpa sentimos. Isso serve para tudo na vida. O sentimento de culpa só surge quando você tem consciência e clareza plena que aquilo que faz é errado. Se você pudesse perguntar para um nazista que trabalhava em um campo de concentração matando judeus, se ele não sentia culpa, ele diria que aquilo era só o trabalho dele, e que não eram humanos, eram só Judeus. Então estava tudo bem. Não havia sentimento de culpa. A mesma coisa fazemos hoje com animais.

    • @multiverso
      @multiverso Před 4 měsíci +2

      isso não tem a ver com ignorância

    • @izaiascatelli7668
      @izaiascatelli7668 Před 4 měsíci +4

      Pergunte para um israelense o que ele acha dos palestinos.

    • @KaZeMaRu_
      @KaZeMaRu_ Před 4 měsíci

      Pois é, tem gente em Israel hoje matando crianças e atirando em pessoas famintas, sem remorso. Na cabeça deles, todos são terroristas.

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 4 měsíci +1

      Vc tá comparando seres humanos com animais?

    • @multiverso
      @multiverso Před 4 měsíci +4

      @@dagobertosantosdeoliveira9546 e humanos não são só mais um animal?

  • @silvialakatos
    @silvialakatos Před měsícem

    Parei de comer bicho aos 13 anos de idade. Eu morava em um lugar horrível e o barulho de animais sendo mortos era aterrador para mim. Tenho 53 agora. Não faço proselitismo vegano, mas, no fundo, bem no fundo, eu sinto mágoa por essa falta de empatia de quem mata e come.

    • @matheusadriano4797
      @matheusadriano4797 Před měsícem

      É necessário consumir vida, somos animais onivoros embora seu alface não grite tbm é um ser vivo

    • @silvialakatos
      @silvialakatos Před měsícem

      @@matheusadriano4797 nossa, que original seu argumento, nunca o ouvi antes. Parabéns, viu?

  • @luizaugusto9421
    @luizaugusto9421 Před 4 měsíci

    Soldado Tarrare comia até gato vivo.

  • @Oliveira4096
    @Oliveira4096 Před 4 měsíci +2

    O abate humanitário não causa dor e sofrimento aos animais em frigoríficos

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      O que ainda assim não justifica a morte deles. Não existe jeito certo de fazer a coisa errada.

    • @wagner9527
      @wagner9527 Před 3 měsíci

      ​@@jefgir Nao é errado matar pra comer

  • @jorgefrbelo254
    @jorgefrbelo254 Před 4 měsíci +7

    Pirulla, a Natureza funcionar assim não quer dizer que está certa eticamente, se tivermos opções, podemos fazer escolhas. Na minha opinião, devemos evitar causar sofrimento aos mais próximos, que são os mamíferos em geral. Os animais estão em condições terríveis antes do abate, e sabem que vão morrer.
    Não comer vacas, cães, porcos, gatos, ovelhas, pessoas, koalas, golfinhos, etc.

    • @multiverso
      @multiverso Před 4 měsíci

      a natureza funciona. (ponto)

    • @jorgefrbelo254
      @jorgefrbelo254 Před 4 měsíci +2

      @@multiverso Como disse, funcionar não significa que seja correto. Também funciona quando o macho fecunda a fêmea sem ela o desejar.

    • @multiverso
      @multiverso Před 4 měsíci

      @@jorgefrbelo254 e quem é vc para dizer se a natureza está ou não correta, a natureza existe. (ponto)

    • @jorgefrbelo254
      @jorgefrbelo254 Před 4 měsíci

      @@multiverso Para terminar, se um teu familiar, ou uma tua familiar, falecerem num assalto, é a Natureza a funcionar.

    • @wmc_wmc
      @wmc_wmc Před 4 měsíci

      ​@@multiverso Então por conta do estup*** existir na natureza não podemos dizer que não é correto? Homicídio também é natural, deveria ser visto como correto?
      Ele está argumentando na base Ética. Reflita um pouco depois de ler um texto.

  • @arzf2009
    @arzf2009 Před 4 měsíci +16

    Sou vegana. Saudável e ativa, me alimento muito bem, meu intestino funciona que é uma maravilha. Só isso já seria suficiente. Mas, o meu motivo é a compaixão pelos animais.

    • @tonferreira4964
      @tonferreira4964 Před 4 měsíci +9

      Sou onívoro, ativo e saudável e meu intestino tbm eh bem regulado. Tenho compaixão por todos os seres, mas isto não impede que eu restrinja minha alimentação. Comer carne eh bem natural, fazemos isto a milhões de anos.

    • @matheuso8686
      @matheuso8686 Před 4 měsíci +3

      Sou onívoro, vivo num sítio onde planto sem agrotóxicos, como todo dia arroz, feijão, legumes e vegetais frescos, como carne bovina, porco, frango, peixe, ovos, ordenho minhas 2 vaquinhas e faço queijo, também como as várias frutas que plantei aqui, além disso tenho uma pequeja colmeia de abelhas onde retiro uma parte do mel para nosso consumo. Dito isso, sou saudável e ativo, até pq o trabalho na roça é pesado. Logo ser saudável nao está relacionado a uma dieta específica.

    • @jcshibayama
      @jcshibayama Před měsícem +1

      Não sou vegano, mas acredito que existe muita crueldade desnecessária com os animais, principalmente por causa das grandes indústrias. Também acredito que a humanidade já tem conhecimento, tecnologia e recursos suficientes para fornecer alimento para todos sem precisar cometer crueldade com os animais. Mas acho que parar de consumir não vai ajudar a derrubar essas grandes empresas. Só vamos conseguir resolver esse problema quando superarmos o capitalismo (se isso um dia acontecer). Todavia admiro muito quem consegue não se alimentar de carne e viver numa boa.

    • @MrVictimMan
      @MrVictimMan Před měsícem +1

      @@tonferreira4964 Argumento naturalista num comentário de um vídeo do Pirulla é algo que eu não esperava. Não é pq é natural que é moral. E não é porque algo é feito há muito tempo que é válido, ngm acha justo justificar a escravidão falando que "escravizamos os outros há milhões de anos".
      "Tenho compaixão por todos os seres", ao menos pelos que você come, não tem.

    • @MickeyMousOfficial
      @MickeyMousOfficial Před měsícem +1

      Ó o bichinho fofinho não foi comido por você ❤❤❤❤❤❤
      mas foi por mim 🐃🐃🪚🪚🪚👍👍

  • @zekrausche
    @zekrausche Před 20 dny

    Geralmente o porco grita por estar sendo segurado - pra ser abatido ou para qualquer outro procedimento - não grita de dor.

    • @wewlf
      @wewlf Před 20 dny

      Não, imagina, a dor é um fator completamente irrelevante. Ele só multiplica o nível de terror dos gritos por um milhão após a primeira enfiada da faca só pra fazer mais drama, rsrsrsrs.

    • @zekrausche
      @zekrausche Před 20 dny

      Se você segurar um porco ele não sente dor - não temos garras que machuquem e nem força nas mãos pra isto - sente só medo @@wewlf. E nem tem como sentir dor depois do coração perfurado - nem um segundo demora.

    • @wewlf
      @wewlf Před 20 dny

      @@zekrausche Olha, eu não sei qual o seu grau de instrução em relação a fisiologia ou biologia, mas sinto dizer que está completamente errado.
      Sim, tem como sentir dor depois do coração ser perfurado, e muito provavelmente é uma dor muito intensa, basta perguntar pra alguém que sobreviveu a um infarto do miocárdio, que normalmente descreve como a pior dor imaginável, imagine então diversas facadas seguidas rasgando o seu coração.
      E não, não dura menos de um segundo, dura muito mais. O coração é somente um órgão que bombeia o sangue pelos vasos sanguíneos para os outros órgãos, o seu rompimento não vai causar morte instantânea (diferentemente do sistema nervoso central, em relação a este sim há uma controvérsia, mas em relação ao coração, eu acho que nem nos tempos mais remotos alguém achou isso que vc está dizendo em pleno 2024). As células permanecem vivas por alguns minutos (ou vários minutos, dependendo da célula) sem o oxigênio e a glicose fornecida pelo sangue, isso também não é difícil de se concluir ao ver um animal sendo abatido e berrando durante dezenas de segundos ou até alguns minutos após a primeira facada. Não é necessário muito esforço pra concluir que aquilo é um processo extremamente doloroso e demorado, basta olhar para o que te aparece e não para o que vc quer enxergar.

    • @zekrausche
      @zekrausche Před 20 dny

      "e muito provavelmente é uma dor muito intensa" - pura conjectura filosófica@@wewlf. Provavelmente surgida pela falta de dessensibilização que ele cita.

    • @zekrausche
      @zekrausche Před 20 dny

      Mas, mesmo que o abate não seja tão limpo e "humano", ainda é melhor que comer o animal vivo @@wewlf​. Você já viu carnívoros devorando sua presa ainda viva, as vezes aos pedaços? Bem, isto não é incomum na natureza...

  • @ANIGAMER23
    @ANIGAMER23 Před 2 měsíci

    parei de comer carne de borde quando mataram uma na minha frente slk

  • @surturiel
    @surturiel Před 3 měsíci

    Nem herbívoros são "veganos" restritos. Aqui vira e mexe tem veado mascando carniça e ossos, ou comendo ovos.

    • @jefgir
      @jefgir Před měsícem +1

      E daí?

    • @surturiel
      @surturiel Před měsícem

      @@jefgir E daí que tem muita gente que acredita na "moralidade" veganista que se aplica inclusive a (outros) animais. Bicho que é herbívoro só é herbívoro porque planta não foge.

  • @gabrielpaiva8909
    @gabrielpaiva8909 Před měsícem

    Eu não como carne a 5 anos, estou melhor assim

  • @ednilsonm
    @ednilsonm Před 4 měsíci

    Vegetal também é ser vivo. Tem sentimentos, sofre, sente estresse etc. Mas não as ouvimos gritarem.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      O que te faz pensar isso?

    • @elienaitamara2978
      @elienaitamara2978 Před 2 měsíci

      Pelo amor de Deus; vegetais não são senscientes.

  • @MariaRegina-vt2hh
    @MariaRegina-vt2hh Před 4 měsíci +6

    Boa noite para todos nós! Que bom que podemos comer carne, tem brasileiros que nem tem o que comer em casa.

    • @jjsouza538
      @jjsouza538 Před 4 měsíci +2

      Se vc tem condições materiais e financeiras pra comer o que quiser, inclusive carne, que é bastante caro, vc deveria no mínimo considerar reduzir significativamente seu consumo, considerando no que implica o consumo de carne. Agora, uma pessoa que não tem o que comer vai comer o que estiver disponível, seja de origem animal ou não, e não podemos julgá-la por isso. Isso é outra história. O consumo de carne, além de desnecessário do ponto de vista nutricional, é o principal motivo da destruição do nosso planeta e do aquecimento global. As pessoas precisam parar.

    • @Henry_Slatyki
      @Henry_Slatyki Před 4 měsíci

      ​@@jjsouza538veganismo é opçao de primeiro mundo amigo.

    • @jjsouza538
      @jjsouza538 Před 4 měsíci +1

      @@Henry_Slatyki Não é bem assim não. Mas não é uma decisão fácil de se cumprir. Não é nem por ser mais caro, porque não é. É pela mudança significativa no estilo de vida em diversos aspectos, pelo impacto na vida social e pessoal da pessoa e pelo tempo gasto preparando e verificando ingredientes e origens das coisas. É um pouco desgastante. Mas é necessário, no mínimo, reduzir significativamente o consumo de alimentos de origem animal. E isso qualquer pessoa de classe média pode fazer.

    • @Henry_Slatyki
      @Henry_Slatyki Před 4 měsíci

      @@jjsouza538 desculpa irmao, acho veganismo mto legal, queria ter a disciplina, mas é questao de primeiro mundo sim, me diga o pobre q tem tempo de ficar fazendo esse preparo?

    • @jjsouza538
      @jjsouza538 Před 4 měsíci

      @@Henry_Slatyki o pobre não ter, em muitos casos, condição de ficar analisando tudo isso e selecionando o que vai comer não faz do veganismo algo de primeiro mundo. É algo possível pra maior parte da classe média urbana brasileira, por exemplo. Ainda é desgastante, mas de novo, a classe média deveria, no mínimo, reduzir drasticamente seu consumo. Depois não adianta reclamar do calor causado pelo efeito estufa, porque a principal causa disso é esse consumo desenfreado de alimentos de origem animal.

  • @briansuzart751
    @briansuzart751 Před 4 měsíci

    Eu ajudava a limpar o porco tinha que lavar depois de morto kkkkk aí o machante q era quem matava raspava com a faca mais amolada do mundo, abria tirava os órgãos sempre achei estranho a divisão do intestino e dos órgãos vitais crianças kkkk aí no almoço já comia aquele sarapatel fresco bom demais ❤❤

  • @franciscoscaramella5603

    Quem come carne, como cadáver.

  • @LazaresStCruz
    @LazaresStCruz Před měsícem

    bomvídeopirulla

  • @Oquadrinheiro
    @Oquadrinheiro Před měsícem

    Eu teria dificuldade de matar os bichos , mas eu continuo comendo carne

  • @wikelous
    @wikelous Před 4 měsíci +5

    Agora fiquei curioso pra saber como que um porco grita, na real eu nunca vi um porco

    • @andregomesdasilva
      @andregomesdasilva Před 4 měsíci +1

      O bicho fica desesperado, é bem intenso😢

    • @MarcosVinicios-og5rg
      @MarcosVinicios-og5rg Před 4 měsíci +1

      o porco agoniza muito, pra quem tipo, se sensibiliza muito fácil é bastante desconfortável. mas muitas vezes quando se abatem a pessoa tem que ter pratica. pois tem que ser um golpe só para não agonizar tanto.
      pois se não....

  • @clodoaldooliveira_FISICO
    @clodoaldooliveira_FISICO Před 4 měsíci +2

    👽🧀☕👍🏽👍🏽

  • @yuriteixeira11
    @yuriteixeira11 Před 4 měsíci

    eu n como carne, mas n sou contra o abate de animais para alimentação. já presenciei animais sendo mortos em fazenda para alimentação e desde mto cedo soube que a carne n vem da bandeja e que o leite n vem da caixinha. eu escolho n comer carne porque vivo na zona urbana e o abastecimento de carne vem por meio da indústria. sou contra tratar animais complexos como vacas e porcos como matéria prima de uma indústria. voltaria a comer carne em pequena quantidade se fosse de bichos que eu sei que não sofreram mals tratos, não viveram confinados em espaços incompatíveis com seu bem estar, mas em condições dignas frente a seus comportamentos naturais. msm assim n sei se voltaria a comer porco por questão de gosto, nunca fui mto fã. Hj em dia, às vezes como peixes selvagens pescados por pescadores quando estou em lugares propícios a isso. já comi tbm meio pedacinho de frango caipira duas ou três vezes do próprio lugar onde estava, pois vi que viviam como imagino que um frango deveria viver msm. n confinado em uma granja c 10 frangos por metro quadrado.

    • @Amandas2jack
      @Amandas2jack Před 4 měsíci

      Cara procure ajuda 😂😂😂

    • @wmc_wmc
      @wmc_wmc Před 4 měsíci

      A morte de um boi na indústria é muito menos cruel do que de um pequeno produtor.

    • @yuriteixeira11
      @yuriteixeira11 Před 4 měsíci

      @@wmc_wmc n tô falando da morte, tô falando da vida msm. O próprio Yurval Harari escreveu em Sapiens q esses animais usados como matéria prima na indústria da carne tem as vidas mais infelizes no planeta. Assim como os q exploramos como força de trabalho. Animais q tem instintos, sentimentos, desenvolvem laços, tem uma série de necessidades para uma vida com qualidade, reduzidos a números em um confinamento. A morte "humanizada" chega a ser um escárnio. A morte por predadores na natureza pode ser extremamente sofrida, mas n acho indigna. E o animal q teve esse fim viveu dignamente tds os dias d sua vida. Então d q vale essa morte humanizada? O sofrimento d alguns segundos poupado, mas uma vida inteira d sofrimento por trás. N tô falando q n é importante amenizar o sofrimento no abate, mas esse é um péssimo argumento.

  • @MrDecardcain
    @MrDecardcain Před 4 měsíci

    A gente podia muito bem ser igual tubarão, caiu um dente cresce outro, acho que foi involução quando passamos a trocar dentição só uma vez, sobre veganismo, é como ter religião, tudo bem cultivar esse hábito pra você, mas querer impor aos outros não, definitivamente não.

  • @nathangiovanni_Vegano
    @nathangiovanni_Vegano Před 4 měsíci +3

    A culpa que já senti de ter comido carne é por justiça aos animais e não porque vi o sofrimento deles e senti pena.
    Aliás, sou bem frio (muuuuito frio!!!) perante o sofrimento do próximo. Ainda assim, não significa que não posso ser justo com o próximo. Por justiça pelos animais, nunca mais quis comer carne, assim como não quero causar dano em qualquer um em minha volta.

    • @thalesalmeida1090
      @thalesalmeida1090 Před 4 měsíci +3

      Suas atitudes são mais importantes que os seus sentimentos.

    • @tonferreira4964
      @tonferreira4964 Před 4 měsíci +1

      Mas o mundo não eh justo, ele eh equilibrado. Justiça eh invenção humana, eh sua vivência num mundo de recursos finitos já causa dano a alguém mesmo indiretamente.

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +2

      ⁠​⁠@@tonferreira4964vc não acha que o fato de haverem injustiças e de o mundo não ser perfeito não é motivo para fazer coisas “erradas”. No mundo existe assassinato, estupro, roubo e nem por isso quero fazer isso. No final das contas, temos um discernimento diferente dos outros animals e temos moral, o que nos permite tomarmos decisões mais “acertadas”.
      E, sim, só o fato de existirmos já afeta uma seria de coisas e pessoas. Mas o fato de existirem consequências indiretas não quer dizer que não podemos alterar as coisas que temos ação direta. O que vc acha?

    • @nathangiovanni_Vegano
      @nathangiovanni_Vegano Před 4 měsíci +1

      @@tonferreira4964 se o mundo for justo ou injusto e se a justiça for natural ou artificial, porque não poderíamos buscar a justiça para balizar várias de nossas ações no sentido de diminuir o sofrimento animal, pelo menos o que estamos causando? Acredito que o mundo ser injusto e ter coisas não naturais não são fatores para deixar de diminuir a dor desnecessária que causamos no outro.
      Sobre os recursos serem finitos, de fato pode causar dano em alguém. Mas porque não podemos diminuir esse dano, ainda mais o dano desnecessário?
      Tratando de animais, podemos comer carne assim como podemos não comer carne e viver bem (nem todos os animais possuem essa condição). Já que temos escolha, porque não escolher a opção que mais diminui o sofrimento, uma vez que de forma geral é desnecessário comer carne?
      Enfim, gosto dessa discussão e desculpe se escrevi demais.

    • @tonferreira4964
      @tonferreira4964 Před 4 měsíci

      @@henryyokota2460 mas comer carne não é errado a espécie humana só chegou até aqui pelo consumo de carne. E moral é abstrato como eu disse é invenção humana, cada cultura tem um tipo de moral qual tá certa?

  • @Pauloii1
    @Pauloii1 Před 4 měsíci

    O pirulão, como o peixe sente dor de ele não cortex?

    • @jjsouza538
      @jjsouza538 Před 4 měsíci +3

      Todo vertebrado sente dor. O grau de encefalização e a existência de terminações nervosas livres são suficientes pra saber que eles são capazes de sentir dor. A existência de córtex não é o que determina isso.

    • @Pauloii1
      @Pauloii1 Před 4 měsíci

      @@jjsouza538 a presença de terminação nervosa diz que ele tem noção de contato mas não necessariamente dor. O cortex é um decodificador da dor, em uma anestesia se vc bloquear ele, o animal fica sem a sensação de dor. Peixe sente algo? Sente mas não a dor como conhecemos

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +1

      @@Pauloii1entendo o que vc quer dizer, mas tbm não dá para afirmar que não é igual a nossa percepção de dor. E nem dá para descartar que talvez sintam ainda mais dor. Existe quem pense que, como animais tem um menor inteligência, talvez a dor seja até mais intensa para que eles entendam a situação mais rápido e aumente as chances de sobrevivência. Seria muito bom sabermos 100% como outros animais sentem o mundo.

    • @Pauloii1
      @Pauloii1 Před 4 měsíci +1

      @@henryyokota2460 Ah parceiro, é uma antromorfização absurda que ocorre nesses papos. Se for assim, precisamos supor que plantas também sentem. E não é necessário sentir uma dor absurda pra reagir. Existe um instinto, que inclusive temos ainda! Tenta ficar sem respirar fora da água até apagar..é impossivel, pois temos um instinto incontrolável de auto preservação e que age acima da nossa consciencia! O mesmo vale pra se "afogar" na água!!

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci +2

      @@Pauloii1 entendo que tem pessoas que realmente antropomorfizam demais os animais. Mas a senciencia dos animais, pelo menos em mamíferos vertebrados, é verificada. Com relação a dor, tbm fazemos estipulações com base em comparação com o nosso próprio sistema nervoso. Os dos animais é muito similar. E também análise comportamental. Acredito que todos aqui já vimos pelo menos um cachorro demonstrando afeto, medo e etc. Nesse caso não acredito que seja antropomorfização, mas mero estudo e observação.
      Mas novamente, não dá para ter certeza absoluta do quão eles sentem, mas sabemos que o fazem.
      Em relação às plantas, quem sabe. Mas até agora não acredito que haja nada que possamos comprovar que plantas sentem dor. E mesmo se sentirem dor, acabamos por matar muito mais plantas para alimentar animais muita grandes que comem muito mais que o ser humano. Então seria menos “cruel” como um todo se não criássemos os animais e alimenta-los.
      Com relação à auto preservação, o que comentei antes é apenas uma hipótese. Concordo com vc no sentido de auto preservação e, sim, em teoria não precisamos sentir uma dor absurda para reagir. Mas acho que a pergunta permanece. Seria possível eles sentirem até mais dor, do que o mínimo necessário para reagir? Aliás, até a nossa percepção de dor é igual para todos os humanos?

  • @lobotomizadoBr
    @lobotomizadoBr Před 4 měsíci +1

    O bicho humano tá ficando cada vez mais fresco.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci +1

      Comer carne é a maior frescura da atualidade.

  • @ladislau.
    @ladislau. Před měsícem

    É difícil admitir que fazemos parte de uma cadeia alimentar. Será que temos a mesma dificuldade (ou soberba) dos criacionistas em admitir que não somos especiais?
    É uma provocação sincera. Eu também tenho dó dos animais que infelizmente temos que comer.
    Acho que o meio-termo nesse dilema ético seria a gente se esforçar para que a criação e abate causem o menor sofrimento possível.

    • @jefgir1097
      @jefgir1097 Před měsícem

      Mas nós não temos que comer animais, pelo menos não mais. Houve um período da história onde comer animais era necessário devido a escassez de alimentos e a falta de conhecimento nutricional para comê-los de maneira a nós providenciar os nutrientes que precisamos. Hoje em dia não há necessidade de comer animais pelo menos isso é o que o consenso científico (da nutrição) diz. Porque fazer algo que prejudica terceiros e não precisamos fazer para garantir nossa saúde e boa nutrição?

    • @ladislau.
      @ladislau. Před měsícem

      @@jefgir1097 dá para manter uma dieta assim com acompanhamento de nutricionistas ganhando o salário médio do trabalhador brasileiro?

    • @jefgir1097
      @jefgir1097 Před měsícem

      @@ladislau. Você está insinuando que uma dieta vegana é mais cara do que uma com carne?

    • @ladislau.
      @ladislau. Před měsícem

      @@jefgir1097 estou perguntando.

    • @jefgir1097
      @jefgir1097 Před měsícem

      @@ladislau. Bom, é uma pergunta em duas partes. Na teoria todo mundo (comendo carne ou não) deveria fazer acompanhamento com nutricionista, mas na prática nem todo mundo tem recursos para fazer isso, é quase um privilégio na nossa sociedade.
      Agora, existe um mito de que a dieta vegetariana estrita (vou usar vegana daqui pra frente, apesar de não ser o termo mais correto) é mais cara (por isso perguntei se foi isso que você quis dizer), o que não se verifica na realidade. A verdade é que qualquer dieta pode ser tão cara ou tão barata quanto você quiser, mas dentro de um limite de razoabilidade (sem esbanjar nem restringir demais a dieta), dietas veganas tendem a ser mais baratas que dietas com produtos de origem animal.
      Então na prática, a dificuldade da dieta vegana é o conhecimento de quais alimentos consumir e em que proporção (dificuldade que quem come carne não tem pois a cultura já fez o trabalho de te dizer o que comer), aí que entra a comodidade do nutricionista.

  • @Amandas2jack
    @Amandas2jack Před 4 měsíci +9

    Qual diferenca entre o porco e teu pet?

    • @rdfreitas2
      @rdfreitas2 Před 4 měsíci +7

      Nenhuma, os dois são deliciosos (sim, contem ironia)

    • @matheuso8686
      @matheuso8686 Před 4 měsíci +8

      Meu pet tem valor sentimental para mim, enquanto a galinha é meu alimento

    • @khauz9304
      @khauz9304 Před 4 měsíci +1

      Nenhuma. Se como um como o outro.

    • @oabominavelpemedio
      @oabominavelpemedio Před 4 měsíci +2

      Meu pet é um gato.

    • @lucasdasilva23
      @lucasdasilva23 Před 4 měsíci +1

      Costume, a única diferença é essa

  • @lisandro3709
    @lisandro3709 Před 4 měsíci

    Morei em sítio e presenciei o abate de diversos tipos de animais ,acho que todos os que tu encontrar no açougue,.

  • @gutoriella7343
    @gutoriella7343 Před 4 měsíci

    Cara, sinceramente? Eu vejo essa questão de choque ao "descobrir" que animais são mortos como hipocrisia, uma coisa é você ser vegetariano ou vegano (absolutamente nada contra, questão pessoal), mas comer carne e se chocar com abate animal?? Eu não gosto de maltratar animais de forma alguma, não importando o animal, já salvei muita caranguejeira e cobra de ser morta por aparecer em ambiente público, por exemplo, e já trabalhei com conscientização para preservação de morcegos... mas matar para comer não tenho problemas, se tivesse já teria há muito tempo deixado de comer carne.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      Matar pra comer não é um problema, desde que exista essa necessidade, ou seja, desde que você precise fazer isso para garantir sua sobrevivência. O problema que veganos apontam é que hoje em dia (para 90% da população) essa necessidade não existe, as pessoas só comem pelo prazer na forma de paladar (algumas pessoas também comem devido a uma crença falsa de que isso é necessário para a a saúde). Na prática, as pessoas comem carne "de maneira recreativa" (ou seja, pelo prazer) e o fato da carne providenciar certos nutrientes é só uma feliz conveniência. Em qualquer outro contexto as pessoas considerariam errado matar e causar sofrimento a um animal desnecessariamente, não há motivos racionais e morais para abrir uma exceção no caso da alimentação.

    • @gutoriella7343
      @gutoriella7343 Před 3 měsíci

      @@jefgir Compreendo que para ti isso é um problema, e respeito, acho que se te causa desconforto ético ou mesmo se tu não gosta, isso é contigo e eu não tenho nada que ver; eu não tenho problema ético em matar para comer pelo paladar e, sinceramente, o fato de ser problemático para os vegetarianos e veganos me diz exatamente isso... que é problemático para eles, não para mim.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      @@gutoriella7343 O problema que eu vejo em quem diz que não vê problema em matar pelo prazer do paladar é uma falta de coerência interna nas convicções, não sei se é seu caso.
      Paladar é um dos mecanismos sensoriais que os humanos possuem, existem outros como visão, audição, tato, olfato, prazeres sexuais, etc.
      A questão é que quem sente prazer é o cérebro, o sentido usado é só um canal de comunicação. Se é moralmente permissível pra você matar um animal para obter prazer através do canal do paladar, você diria que o mesmo vale para os outros canais? É moralmente aceitável matar para obter prazer através do olfato? Ou da visão? Caso não, porque? Lembrando que em todos esses casos, quem tá sentindo prazer é o cérebro, só o que muda é o canal de estímulo.

    • @gutoriella7343
      @gutoriella7343 Před 3 měsíci

      @@jefgir Matamos milhares de flores todos os anos pelo olfato e pela visão... cervos pelo almíscar, etc. Eu uso perfume... Usamos mesas de madeira matando árvores e o computador que você e eu estamos usando foi produzido usando minérios cuja extração causa a morte de animais, plantas e seres humanos... Em resumo: se comer um bife mata um animal, usar um PC ou um celular também... ou seja, todos temos contradições.

    • @jefgir
      @jefgir Před 3 měsíci

      @@gutoriella7343 Então a resposta da minha pergunta é sim? É moralmentente permissível matar para obter prazer olfativo ou visual? Se eu quiser matar um cão apenas pelo prazer visual que isso me causaria (esqueça questões legais aqui, alguns animais são mais protegidos por lei que outros, estamos fazendo uma análise ética/moral), segundo sua visão isso seria moralmente aceitável?

  • @libniteles
    @libniteles Před 4 měsíci +1

    Eu já vi. É feio. E olha, uma vaca pode ser tão emotiva quanto um cachorro. Mas sinceramente, nem só de coisas bonitas a vida é feita. Eu entendo quem escolhe não comer por se sensibilizar. Eu prefiro continar comendo, gosto, mesmo conhecendo o processo.

    • @henryyokota2460
      @henryyokota2460 Před 4 měsíci

      Vc não acha que é fácil pensar assim, pq nós estamos no lado “bom” desse processo que vc conhece? Se vc estiver sendo prejudicado nesse processo, vc acha que tentaria mudá-lo? E entendo que a vida não é feita de coisa boas apenas, mas o fato de existirem coisas ruins não me dá o direito de fazê-las. Muitas pessoas jogam lixo na rua, mas eu não faço pois acho errado. Existir roubo não me permitir roubar. Assassinatos existem, e eu nunca quero matar ninguém. Talvez vc entender que uma vaca é tao emotiva quanto um cachorro já é a sua consciência te dando um toque do que vc realmente acha. O que vc acha?

    • @libniteles
      @libniteles Před 4 měsíci

      @@henryyokota2460 Acontece que você mencionou apenas coisas que nós trazem prejuízo, enquanto que a proteína animal faz parte da nossa alimentação, não atoa, todo vegano precisa de um boa consulta ao nutricionista antes de parar de comer carne, entre outras coisas.

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 Před 4 měsíci

      Concordo mas já existem métodos humanizados de ser fazer o abate. Como por exemplo, a descarga elétrica no cérebro, o animal apaga na hora. Os métodos que geram sofrimento no animal são o que usam ferramentas de corte

  • @IsaacBellini
    @IsaacBellini Před 4 měsíci +2

    Complicado isso aí cara...
    churrasco final de semana?

  • @givaldodecarvalho1676
    @givaldodecarvalho1676 Před 4 měsíci

    .

  • @Rafael_Nicacio
    @Rafael_Nicacio Před 4 měsíci +5

    Uma tribo não tem escolha, nós hoje em dia temos a opção entre matar ou não matar.
    A dieta vegana / vegetariana infelizmente é vista apenas com foco na alimentação, mas o seu real foco é na defesa para com os animais numa sociedade hoje que não necessita matar para sobreviver.
    Comparar o ser humano com um outro animal é rebaixar o ser humano para o primitivo.
    Apesar que acredito que muitos ainda estejam nesse estágio.

    • @matheuso8686
      @matheuso8686 Před 4 měsíci +2

      Sou uma pessoa do campo, vamos continuar nos alimentando conforme nossos antepassados, voces da cidade não vão mudar nossa história e crenças.

    • @HectorT_O
      @HectorT_O Před 4 měsíci +1

      Não acredito que comparar o ser humano com outros animais nos rebaixe, pelo contrário nos coloca em pé de igualdade. A empatia é mais forte quando enxergamos as semelhanças. Colocar o ser humano como superior/ mais elevado nos distância das outras especies o que pode diminuir muito a empatia e o respeito por eles.

  • @coelhoazul
    @coelhoazul Před 4 měsíci +1

    🐻🐻🍒🍒🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈🏳️‍🌈

  • @17MetaRidley
    @17MetaRidley Před 4 měsíci +1

    É o que eu costumo falar: Nós comemos vida
    Quer dizer, supondo que você consiga um processo de criação, pré-abate e abate totalmente humanizado, ou seja, sem dor, medo, sofrimento ou desconforto. Mesmo assim ainda haveria um grande número de pessoas que não comeriam carne , e os motivos seriam os mesmos. Àqueles motivos ligados a economia, por exemplo, não são nem de longe o motivo real e primário para não comerem carne. Ainda haveria a empatia com os animais.
    A questão é que apesar da planta também morrer no processo, como uma batata, nós não temos o mesmo nível de empatia que temos quando se trata de um animal, pois os animais nos lembram a nós mesmos muito mais facilmente do que uma árvore. Sua morte parece mais humana. Então, mesmo sem dor e sofrimento, muitos vegetarianos e veganos não comeriam. E mesmo que consideremos que seus vegetais não estão sofrendo dor, bem, eles ainda estão morrendo.
    Posso até apoiar uma luta por criadouros e abatedouros melhores. Porém, não comer carne pra mim seria o equivalente de não comer um grande número de vegetais.
    Novamente: Nós comemos vida!

  • @izaiascatelli7668
    @izaiascatelli7668 Před 4 měsíci

    Os frigoríficos atuais usam técnicas que reduzem a reação do animal e facilitam o abate. A propaganda utiliza isso pra dizer que é pra reduzir o sofrimento do bicho.

  • @eduardopinh
    @eduardopinh Před 4 měsíci

    VEGANISMO = JESUS_GOIABEIRA

  • @FranciscoSenna
    @FranciscoSenna Před 4 měsíci

    Tudo bem que a pergunta foi sobre culpa, mas acho difícil falar desse assunto sem tocar na questão ética de consumir animais tendo outras opções. Algo que ficou faltando na resposta, que também vem com a urbanização, é o aumento da diversidade de alimentos disponíveis. Não é comparável a caça ou pesca em uma sociedade na qual não existe outra opção com a escolha de produtos num supermercado. E quando levamos em conta o conhecimento científico de que os animais, principalmente os mais consumidos, sentem dor, é impossível deixar de lado essa questão ética. E é exatamente esse o ponto central de ser vegano, não é somente uma sensibilização por conta de ver vídeos de animais sofrendo, ou abatidos.

  • @docebeijodaignorancia6360
    @docebeijodaignorancia6360 Před 4 měsíci +3

    Acabei de comer 4 espetinhos de carne deliciosos, pobre boizinho, em honra a seu sofrimento eu o devorarei com mto prazer.

  • @maicon21212
    @maicon21212 Před 4 měsíci

    Zero culpa! Vou assar uma carne pra comemorar a nossa carnivoria

  • @nelson_alves
    @nelson_alves Před 4 měsíci +1

    Humaniza meu povo ! A saúde só melhora, quando deixamos de devorar cadaveres de outros animais.

  • @aladimneto
    @aladimneto Před 4 měsíci

    Chipanzé não come carne, a não ser que ela esteja cozida. É engraçado, nós também não comemos carne a não ser que ela esteja cozida ou queimada. Quanto aos dentes é melhor comparar os nossos e os de um urso. Você vai notar uma certa "diferença". Chama-se caninos. Nossos caninos são minúsculos se comparado com quem come carne crua, além de frutas. O fogo é a grande diferença, se um animal sabe como fazer então muda tudo. Inclusive a dieta.

    • @wmc_wmc
      @wmc_wmc Před 4 měsíci

      Que? Chimpanzés na natureza comem até macacos. Como não comem carne?