Por que a Igreja Ortodoxa não aceita o Dogma da Imaculada Conceição?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 11. 2022
  • No Podcast de hoje nós exploramos a Heresia do Dogma herético da Imaculada Conceição, visualizando sua raiz e suas consequências, explicitando os motivos para está doutrina ser condenada pela Igreja Ortodoxa.
    Somos uma missão Ortodoxa ligada ao Arcebispado Ortodoxo da Colômbia e toda América Latina Sob S.E.Rev. Arcebispo Pantaleimon, do Santo Sínodo Metropolitano dos Cristãos Ortodoxos Genuínos da Grécia GOX (ΓOX) do Calendário Patrístico

Komentáře • 189

  • @margaretecorrea6542
    @margaretecorrea6542 Před měsícem +4

    Eu encontrei a minha religião a verdadeira em meu conceito!!! Saindo do protestantismo cada dia aprendendo mais ! Seu video mais esclarecedor impossível você fala muito bem, boa dicção com coherencia expõe muito bem seu relato !!!! Amo a igreja ORTODOXA 🙌🙌🙌🙌

  • @lucaspessoa9477
    @lucaspessoa9477 Před 11 měsíci +23

    Sou católico romano e desde que participei da divina liturgia numa paróquia do patriarcado sérvio tenho me aproximado cada vez mais da ortodoxia. Parabéns pelo canal, estou aprendendo bastante com os vídeos

    • @vitorguilherme4106
      @vitorguilherme4106 Před 11 měsíci +2

      Sou protestante e estou no mesmo rumo.

    • @xxCharlesxx1
      @xxCharlesxx1 Před 10 měsíci +2

      ​@@vitorguilherme4106cuidado irmão para não cair nesse mar de tradições, falo isso por que quase me tornei católico Romano... por pouco percebi que é tudo ilusão

    • @LuanSantos-nv4pj
      @LuanSantos-nv4pj Před 8 měsíci

      @lucaspessoa9477se Jesus Cristo não nasceu em Roma por que você é Católico Romano ? Jesus não foi Crucificado em Roma por que você se diz Católico Romano? O que vc entende por Católico Romano? Onde vc viu escrito Católico Romano?

    • @lucaspessoa9477
      @lucaspessoa9477 Před 8 měsíci +1

      @@LuanSantos-nv4pj não tenho comunhão com Roma, inicie no catecumenato ortodoxo. Porém não consigo entender qual seu real questionamento

    • @LuanSantos-nv4pj
      @LuanSantos-nv4pj Před 8 měsíci

      @lucaspessoa9477se Jesus Cristo não nasceu em Roma não foi Crucificado em Roma por que você é Católico Romano? O que vc entende por Católico Romano? Jesus Cristo não fundou nenhuma religião por que você é Católico Romano?

  • @claudiodachi5829
    @claudiodachi5829 Před rokem +13

    Muito obrigado por este Podcast,sou de Santana do Livramento-RS, fronteira com o Uruguai, depois de passar por várias filosofias e religiões estou voltando a estudar e praticar o Cristianismo,fui batizado na Igreja Romana mas discordo de vários dogmas desta igreja, comecei a estudar o Cristianismo Ortodoxo e simplesmente me encontrei pq acredito em tudo que ensina a verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, infelizmente aqui onde moro não tenho onde ir.A Igreja Ortodoxa mais próxima fica a 480km . De coração eu já me sinto um cristão ortodoxo

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +8

      Reze meu caro, infelizmente existem poucos padres e poucas missões ortodoxas no Brasil... Se vc estivesse no nosso estado seria atendido, mas enquanto a distância é grande rezemos para que surjam missões próximas a vc. Deus te salve.

    • @Thauãsantana
      @Thauãsantana Před rokem +1

      Só de dúvida dos dogmas católicos faz de você um não católico,vocês tem que ser confessa com o padre ali ele lhe explicará tudo

    • @leoesdigitais4003
      @leoesdigitais4003 Před rokem +7

      @@Thauãsantana As pessoas tem liberdade para acreditarem no que quiserem, e de viver de acordo com a fé que elas tem. Você não pode forçar seu entendimento e visão aos outros. Se o irmão acima não acredita na Igreja de Roma e quer buscar a Igreja Ortodoxa é um direito dele, assim como é um direito dele se orientar e tirar as dúvidas com quem ele quiser. O tempo da inquisição acabou!
      Se Deus permite que as pessoas sejam livres e sigam falsas religiões não é vc que vai forçar o povo a acreditar no que vc quer, sequestrando a compreensão dos outros.

    • @claudiodachi5829
      @claudiodachi5829 Před rokem +2

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Gratidão 🙏

    • @claudiodachi5829
      @claudiodachi5829 Před rokem +3

      @@leoesdigitais4003 Muito obrigado

  • @cassioalvesdasilva-mw4du

    Bom dia. Sugestão de vídeo: Dormição da Santíssima Virgem Maria.

  • @francis1961
    @francis1961 Před 8 měsíci +11

    A aparição de Nossa Senhora em Lourdes, em 1854, confirmou o dogma católico da Imaculada Conceição.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 8 měsíci +9

      Meu caro, a Igreja de Roma não obrigada seus fiéis a acreditar em NENHUMA aparição, é de escolha de cada fiel... E vc quer que Cristãos Ortodoxos creiam nas suas aparições...
      A Mãe de Deus é parte da Ortodoxia e apareceu a muitos santos Ortodoxos em todos os séculos, e nunca ensinou uma heresia. Ou a aparição é falsa, ou seu conteúdo foi adulterado. Essa é nossa posição.

    • @francis1961
      @francis1961 Před 8 měsíci +2

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 O conteúdo não foi adulterado, essa foi a resposta que Bernadete deu ao delegado que a inquiriu sobre quem seria a bela senhora que ela vira: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 8 měsíci +4

      @@francis1961 Então não era a Mãe de Deus, era o demônio, e a Bernadete estava em estado de prelest(engano espiritual). Nenhuma aparição tem autoridade para contradizer os Santos Padres e a fé conciliar da Igreja.
      Además em nenhuma aparição da Santíssima Virgem aos santos de nossa Igreja, ela ensinou heresia, muito pelo contrário, a Theotokos é Ortodoxa.
      Não reconhecemos nenhuma heresia, especialmente as ditas pelos que estão fora da Igreja.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 8 měsíci +1

      @@francis1961 Você tem o direito e a liberdade para crer no que quiser. Mas nós não reconhecemos nada fora da Igreja Ortodoxa.
      Deus te salve ☦️ e a Theotokos te proteja.

    • @francis1961
      @francis1961 Před 8 měsíci

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Sinto-me mais ortodoxo do que católico, mas isso não me impede de reconhecer os acertos desta última. A Mãe de Jesus não podia ter a mancha do pecado original. E ortodoxos russos, se não sabe, foram muito influenciados pelo catolicismo, porque seguem práticas tipicamente católicas, como a confissão antes da comunhão e as cores litúrgicas. Do verdadeiro catolicismo, é claro, não dessa seita surgida do CV II.

  • @claudineilucas2286
    @claudineilucas2286 Před rokem +4

    Bela explicação

  • @user-rp7kj7sw4v
    @user-rp7kj7sw4v Před 2 měsíci

    Gratidão ✨️☦️🙌

  • @igordelano4613
    @igordelano4613 Před rokem +1

    Olá, poderia falar um pouco sobre a diferenciação entre essência e energia

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +4

      Deus te salve querido, esse tema será abordado no canal sim... Tem outros temas que já estão programados para entrar na frente... Mas ele será abordado sim, um pouco mais a frente.

  • @brunodantasalves4777
    @brunodantasalves4777 Před 5 měsíci +2

    Muito interessante seu video explicativo, estou estudando mais sobre a Ortodoxia, sou protestante, mas tenho me identificado com a doutrina Ortodoxa, porém tenho muitas dúvidas a respeito de algumas questões. Por exemplo, que provas temos a respeito da ressurreição de Maria ? Existe alguma comprovação Bíblica para tal acontecimento ? Quem puder me ajudar nesta dúvida, agradeço. Deus abençoe a todos.☦

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 5 měsíci +4

      Deus te salve ☦️
      Sobre a ressurreição da Santíssima Virgem, você encontra nos escritos de São Dionísio, o Areopagita. S. Dionísio foi um dos Padres e escritores da Igreja primitiva e é citado no NT (Atos 17:34).
      Nem tudo está dentro da Bíblia, muitos escritos da Igreja primitiva não estão na bíblia, e nem por isso deixam de ser escritos importantes na história da Igreja em seus primórdios, tais como: a Didaquê, os escritos de São Dionísio Areopagita, S. Inácio de Antioquia, Tertuliano, Origines, Pastor de Hermas, o cânon dos apóstolos, os escritos de S. Irineu de Lyon, S. Justino de Roma e S. Clemente de Alexandria... Todos esses dos séculos I e II, muito antes da conversão do império sob o imperador S. Constantino, então não tem a desculpa de serem escritos adulterados pelo império.
      O cristianismo não está resumido a Sagrada Escritura, ele é histórico, assim como Cristo é histórico, e confirmamos sua existência não apenas pela Bíblia, mas por escritores romanos e judeos da época, como Flávio Josefo.
      Nos próximas semanas teremos uma série de 5 vídeos no canal falando da Sagrada Escritura, sua formação, cânon, tradução e exegese. Te convido a acompanhar.

    • @brunodantasalves4777
      @brunodantasalves4777 Před 5 měsíci +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Entendi, muito bom seus vídeos, tenho aprendido bastante, aguardando essa série sobre o Canon.

    • @julianajuliana2091
      @julianajuliana2091 Před 3 měsíci

      Por lógica, o Cristo que levou o ladrão que se arrependeu no mesmo dia para o Paraíso não levaria a virtuosíssima mãe que o gerou? Uso o exemplo que até nós que somos filhos imperfeitos, se ganharmos na loteria fariamos tudo por nossos pais, imagina o Filho Perfeito? Hoje li em Daniel 3, no louvor após os jovens sairem da fornalha a mando do rei Nabucodonosor, há dois versículos que dizem "espíritos dos justos e santos louvem o Senhor", como corpos adormecidos seriam invocados assim? Imaginas os pais terrenos? Estão pertinho do Nosso senhor Jesus. Aleluia! Também não nasci ortodoxa mas romana, e nem me encaixo nas intetpretações incorretas evangélicas nem nos dogmas equivocados da romana. Viva Cristo Jesus e um abraço para você​@@brunodantasalves4777

  • @mrv1822
    @mrv1822 Před rokem +7

    Sou Catolico Romano é agradeço pela explicação.

    • @marcosliima6626
      @marcosliima6626 Před rokem +3

      Você é católico romano? Então busque conhecer o que diz a Igreja Católica sobre esse dogma. Não fique em cima do muro

    • @leoesdigitais4003
      @leoesdigitais4003 Před rokem +5

      ​@@marcosliima6626 Entender a Fé dos outros é ficar em cima do muro? Não sou católico romano, mas entendo a visão romana de pecado original e do dogma da imaculada Conceição... Estou em cima do muro porque gosto de me informar e compreender sobre outras doutrinas que não são a minha?
      Qual o problema de entender diferentes doutrinas? Como vc sabe que sua doutrina é verdadeira sem confrontar-lá com outras?

    • @vitor.mglx7
      @vitor.mglx7 Před rokem

      ​@@marcosliima6626 mas isso não é ficar em cima do muro

    • @LuanSantos-nv4pj
      @LuanSantos-nv4pj Před 10 měsíci +1

      @mikaelravy9065os Apóstolos não eram Romanos Pedro foi Crucificado em Jerusalém , não foi em Roma! Por que você se diz Católico Apostólico Romano ?

    • @Mimi-hv5mt
      @Mimi-hv5mt Před 23 dny

      ​@@LuanSantos-nv4pjquais fontes alegam que Pedro foi crucificado em Jerusalém? A própria Patristica menciona que Pedro foi martirizado em Roma.

  • @maykonmarques1885
    @maykonmarques1885 Před 4 měsíci +2

    Padre, sua benção.
    Cresci na igreja papista, hoje aos 30 anos de idade, me identifico com a fé ortodoxa.
    Poderia me passar algumas orações, por gentileza?
    Exemplo: como se reza ave Maria, orações das horas.
    Quero muito aprender.
    Infelizmente na minha cidade NÃO TEM IGREJA não tem igreja ortodoxa, somente a Melquita. Posso congregar nela?
    Se puder me ajudar padre, ficarei imensamente grato.
    Tenho um filho de 2 anos de idade e quero ensinar ele a doutrina reta

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +2

      Deus te salve ☦️
      Sobre as orações www.fatheralexander.org/page26.htm você pode encontrar alguns textos disponíveis aqui.
      Sobre a distância da Igreja Ortodoxa, temos um vídeo no canal onde falamos sobre "o que fazer se não existe Igreja Ortodoxa" na sua região... Dê uma olhada, pode ajudar.

    • @maykonmarques1885
      @maykonmarques1885 Před 4 měsíci +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 muito obrigado padre 🙏☦☦

    • @francielegiacomassi2917
      @francielegiacomassi2917 Před 4 měsíci +2

      Nunca tinha pensado nisso .Esse vídeo tem muita lógica. Interessante

  • @user-ev3le7km6h
    @user-ev3le7km6h Před 4 měsíci +1

    Se não existe pecado original pq então ❤Davi no salmo 51:5, diz que em pecado o concebeu sua mãe?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +1

      Como dito no vídeo, somos herdeiros da natureza ancestral (pecado ancestral) e não da culpa. Nascemos com uma natureza doente, não nascemos com o pecado ou a culpa de nossos pais.

  • @edilbertoefatimapereira3511

    Boa noite. Tudo bem ? Um Cristão Protestante, que já foi batizado e crismado na Igreja de Roma, precisa se rebatizar para se tornar Cristão Ortodoxo ?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před měsícem

      A Igreja Ortodoxa não reconhece nenhum sacramento fora dela, por isso, todos que entram na Igreja passam pelo processo do catecumenato e do santo Batismo. Deus te salve ☦️

  • @marcosliima6626
    @marcosliima6626 Před rokem +5

    Por exemplo, quando Santo Agostinho debatia com Juliano, um herege partidário do Pelagianismo, ele (Santo Agostinho) é acusado de atribuir à Maria a condição de pecadora em razão de sua defesa da universalidade do pecado original. Juliano rejeitava a doutrina do pecado original enquanto que Santo Agostinho a defendia. Juliano argumentava que Santo Agostinho, ao defender a doutrina do pecado original, estava afirmando que Maria era uma pecadora.
    Dizia Juliano: “Tu entregas Maria ao diabo em razão do nascimento", ou seja, se Agostinho afirmava que o pecado original era transmitido pela geração natural, Maria foi súdita do diabo porque, desta maneira, descendia e assim fôra concebida por seus pais, ao que Santo Agostinho discordou, afirmando que ela não fora concebida em pecado, por isso, respondeu:
    “Não concedemos Maria ao pecado pela condição de seu nascimento (esta era a acusação!), mas que (esta era a resposta!) a condição do nascimento foi eliminada pela graça da regeneração” (C. Iul. O. i. 4,122).
    Como vemos, santo Agostinho NUNCA duvidou da imaculada Conceição (como querem comprovar os Hereges protestantes). E Santo Agostinho ainda escreve: “Devemos excluir a Santa Virgem Maria, a respeito da qual eu não gostaria de levantar qualquer questão quando o assunto é pecados, em honra ao Senhor, porque Dele sabemos qual abundância de graça para vencer o pecado em cada detalhe foi conferido a ela que teve o mérito de conceber e suportar aquele que, sem dúvida, não tinha pecado.” (Sobre a natureza e a graça, XXXVI)
    Santo Ambrósio escreve: “Vinde, pois, e descobri vossas ovelhas, não através de vossos servos ou empregados, mas fazei por vós mesmos. Erguei-me corporalmente e na carne, a qual decaiu por Adão. Erguei-me não por Sara, mas por Maria, a Virgem não apenas incorrupta como a Virgem a quem a graça tornou intacta, livre de qualquer mancha do pecado”. (Comentário ao Salmo 118,22-30).
    Não caiamos no laço dos protestantes que ficam fraudando citações dos Pais e até inventando citações para acusar a Imaculada Conceição da Santíssima Mãe de Deus

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +3

      Boa tarde meu caro, como explicado no vídeo, a Igreja Ortodoxa não aceita a doutrina do Pecado Original do Ocidente proposta por Santo Agostinho, doutrina essa que é aceita pela maior parte dos Protestantes. A Igreja Ortodoxa seguindo os Santos Padres do Oriente ensina a doutrina do Pecado Ancestral ao qual está bem explicado no vídeo.
      Você crê na doutrina Ocidental? É direito e liberdade sua. Para nós Ortodoxos essa doutrina ocidental é Herege e abominável.
      vidaortodoxa.blogspot.com/2014/02/pecado-original-ou-ancestral-uma-breve.html?m=1
      👆Nesse artigo do link vc poderá explorar, caso seja de seu interesse, as diferenças teológicas entre essas doutrinas que são antagônicas.
      Deus te salve ☦️

    • @LeonardoMartins-vx6nh
      @LeonardoMartins-vx6nh Před rokem +1

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324Então Santo Agostinho é um herege pra vcs?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +9

      @@LeonardoMartins-vx6nh Cristo Ressuscitou!
      Santo Agostinho é reconhecido como santo pelo Ortodoxos, porém as doutrinas que ele criou, como sua versão de pecado original e predestinação são condenadas como heréticas. Porém o próprio Agostinho abriu mão de algumas posições anteriores por ele defendidas.

    • @kaykykuzan
      @kaykykuzan Před 5 měsíci

      Você que interpretou errado a fala de Ambrósio kkkkk

  • @CarlosSouza-nj8vo
    @CarlosSouza-nj8vo Před rokem +6

    Como conciliar que a Virgem Maria nunca pecou se São Paulo diz que "todos pecaram" (Rm 3,23)?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +16

      Deus te salve ☦️
      Sabemos que texto sem contexto é pretexto... Em Adão "todos somos pecadores" no sentido que todos nós somos herdeiros na natureza pecadora(mortal e doente) de Adão. A Theotokos assim como nós herdou a natureza mortal de Adão, e foi salva pelo Senhor. Quando a sagrada escritura fala do pecado não está falando apenas de atos pecaminosos, mas da própria natureza do homem que se tornou mortal(doente/corruptível) após a queda.
      Portanto, afirmar junto com os Santos Padres que a Theotokos nunca pecou não contradiz a sagrada escritura, pois conhecemos o sentido pleno da revelação Divina.

    • @AsafeNic
      @AsafeNic Před 3 měsíci

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324Então como ela foi corrompida mas sem pecado?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 3 měsíci +4

      @@AsafeNic desculpe minha forma grosseria em responder, não é intencional. Mas você não entendeu o que leu acima?
      Ela não pecou, mas ela nasceu com a natureza doente de Adão.
      Cristo não é nosso salvador apenas por perdoar o pecado e nos redimir, ele também é nosso salvador por curar a natureza humana e uni-lá a Divina, o ser humano não foi apenas ensinado e perdoado, ele foi deificado por Cristo.
      Compreende?
      A queda do homem não está reduzida a pecado e culpa, também é sobre a mortalidade. Pelo pecado o homem se tornou mortal, a mortalidade não é intencional, nascemos com ela. O único a nascer sem mortalidade é Cristo, pois Ele É Deus imortal, na sua encarnação a natureza humana e curada e deificada em Sua Pessoa.

    • @geoatuais
      @geoatuais Před měsícem

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 tá,mas para fazer tal afirmação que Maria não pecou precisa de uma base. Qual é ela?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před měsícem +2

      @@geoatuais A Tradição orgânica de 2000 anos da Igreja. O ensino ininterrupto da Fé de sempre. Deus te salve ☦️

  • @bigbear8718
    @bigbear8718 Před 5 dny

    Existe o lado protestante q defende o lado que o video aborda. Conhecido como arminianismo

  • @anailsoncosta3539
    @anailsoncosta3539 Před 11 měsíci +2

    Só que Nosso Senhor Jesus Cristo também morreu, ele tem uma natureza doente?
    E quando Nossa Senhora morreu a alma foi separada do corpo?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 11 měsíci +5

      O Senhor deu Sua Vida, Ele se entregou e participou da morte por Sua Própria vontade. O Senhor não morreria naturalmente, pois a mortalidade faz parte da natureza ancestral, e sendo o Senhor a Vida, a natureza humana em Sua Pessoa foi Deificada, pois em Cristo a natureza humana foi unida a Divina. Logo o Senhor só morre por Sua vontade. Já a Theotokos morreu de forma natural, como todos os seres humanos, ainda que sem pecados, ela possuía nossa natureza herdeira do pecado ancestral. E o Senhor a ressuscitou dos mortos, comemoramos a Dormição da Theotokos no último domingo.

  • @anailsoncosta3539
    @anailsoncosta3539 Před 11 měsíci +1

    Mais a Igreja Católica também acredita numa soteriologia sinergista

  • @Thauãsantana
    @Thauãsantana Před rokem +7

    O cara chamou santo Agostinho de herege....

    • @Hipodiaconocristovaojose6219
      @Hipodiaconocristovaojose6219 Před rokem +11

      Infelizmente, vejo que vc não entendeu o conteúdo do vídeo. Nele é explicado que Santo Agostinho é venerado como santo na Igreja Ortodoxa, mas algumas de suas Doutrinas são condenadas pois são hereges, ex: Pecado Original e Predestinação que são condenadas pelos Santos Padres e Concílios da Igreja.

    • @Hipodiaconocristovaojose6219
      @Hipodiaconocristovaojose6219 Před rokem

      @@andrey_trad Meu caro, vc se contradiz no próprio comentário. Fala que nós estamos cheios de cismas e faz parte da fraternidade São Pio X, um cisma da Igreja Romana. Meu caro, o objetivo desse canal não é debate, é exposição da Fé Ortodoxa para os buscadores, não gosta do conteúdo e não concorda, então não perca tempo aqui.
      Assim como minha Fé é heresia para vc, a sua é heresia pra mim. Conheço bem o sedevacantismo, e é tão herege como o que renega no pós Vaticano II. Se quiser entender a eclesiologia e doutrina Ortodoxa veja os vídeos do canal, se não tem essa pretensão procure o conteúdo que lhe seja mais agradável, fazemos esse canal para ajudar os buscadores da Ortodoxia e não para perder tempo com debates inúteis com pessoas mais preocupadas em lacrar/mitar do que com a busca pela Verdadeira Fé.
      Deus te salve ☦️.

    • @Sebastianista
      @Sebastianista Před 9 měsíci +2

      ​@@Hipodiaconocristovaojose6219uai. Mas como uma pessoa que ensinou heresias pode ser santo ?

    • @Hipodiaconocristovaojose6219
      @Hipodiaconocristovaojose6219 Před 9 měsíci +2

      @@Sebastianista Deus te salve ☦️
      Quando a Igreja canoniza um santo, não significa que esse santo não tenha cometido erros ou tenha caído em algumas oportunidades.
      O próprio S.Agostinho, em um de seus últimos escritos (Reelaborações) admitiu alguns equívocos.

    • @user-cq4dx1ph1t
      @user-cq4dx1ph1t Před 2 měsíci +1

      ​@@Sebastianista concordo com v!, nao existe meio santo ou meia bondade Agostinho, não pode ser chamado de santo padre

  • @JonScch_74
    @JonScch_74 Před 5 měsíci

    Como é possível um ser humano nunca ter pecado em toda a sua vida sem uma intervenção divina? A própria impecabilidade de Maria crida pela Ortodoxia não pressupõe alguma preservação do pecado dada por Deus, mesmo que essa imaculação não seja referente ao pecado original ou tenha ocorrido na concepção de Maria?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 5 měsíci +2

      É possível pela humildade e obediência da Santíssima Virgem, desde pequena foi criada por pais santos(S.Joaquim e S.Ana), e onde a humildade e a obediência reinam, reina a graça de Deus. Ele foi tentada, como todos nós, mas diferente de nós que somos orgulhosos, ela sempre foi verdadeiramente humildade e obediente a Deus.

  • @richardsorge6196
    @richardsorge6196 Před 3 měsíci

    Uma dúvida séria: se a Ortodoxia rejeita a Imaculada Conceição, isso não comprometeria em certa parte a doutrina da Assunção/Dormição de Nossa Senhora? Uma vez que, com Maria tendo a "natureza doente" como citado no vídeo, isso significaria que ela passaria pela corrupção da morte, assim como todos nós?
    Eu não consegui entender bem essa parte do vídeo

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 3 měsíci +3

      Acredito que você não assistiu o vídeo inteiro, pois no próprio vídeo eu falei que a Santa Mãe de Deus morreu, e que justamente isso aniquila o dogma da imaculada Conceição.
      Como está escrito por São Dionísio Areopagita, Bispo da Igreja que estava junto com os apóstolos no enterro da Santíssima Virgem, ela morreu e todos os apóstolos se reuniram para enterra-lá, durante o enterro Cristo busca sua alma e todos vêem.
      Ao terceiro dia, ao abrirem a tumba não encontraram seu corpo, pois o Senhor a ressuscitou e antecipou nela a ressurreição do último dia. E ela está no céu de corpo e alma. Morreu, mas ressuscitou dos mortos pelo poder de Cristo.
      E ela mesma apareceu a São Tomé, e o entregou seu cinto, sendo São Tomé a primeira testemunha da ressurreição da Mãe de Deus.
      Como participante da natureza de Adão, ela morreu, e como Mãe do Verbo foi ressuscitada por Cristo, seu filho e Deus.
      Tudo isso, todos podem encontrar nos escritos de São Dionísio Areopagita, que foi testemunha ocular.

    • @richardsorge6196
      @richardsorge6196 Před 3 měsíci +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Você tocou num ponto interessante. Na verdade, o catolicismo romano não nega que Maria morreu, a questão é que, no Ocidente, a morte do pecado original descrita em Gênesis 2:16-17 se refere a corrupção do corpo físico, isto é, a separação do corpo da alma.
      No Catolicismo Romano, a morte de Maria é entendida como a sua passagem da vida terrena (finita) para a vida eterna (infinita), do que propriamente uma morte corruptora como nós experimentamos. Então, para o ocidente, Maria experimentou a morte, como parte do projeto de Deus para a sua vida terrena, porém não sofreu a corrupção do corpo e a separação do corpo e da alma e, portanto, foi assunta de corpo e alma aos céus.
      Então a pergunta que eu faço é outra: sem a Imaculada Conceição, qual seria a razão teológica para que Maria fosse assunta aos céus de corpo e alma, e não morresse como qualquer outro santo morreu?
      Se a resposta for plenamente a vontade divina escatológica, o que é justificável, então porque Deus salvou Maria da corrupção da morte somente após ela morrer, e não antes e durante a sua vida, sendo Deus todo-poderoso e totalmente bondoso (Decuit, potuit, ergo fecit)?

    • @richardsorge6196
      @richardsorge6196 Před 3 měsíci +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Outra questão, a fé ortodoxa crê que Maria sofreu dor no parto?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 3 měsíci +3

      @@richardsorge6196 Sobre a primeira pergunta, ela morreu uma morte natural porque tinha a natureza ancestral, ela foi ressuscitada pois seu corpo é a nova arca da aliança, temos um vídeo explicando por que ela é Mãe de Deus, e nesse vídeo falo justamente disso. Pela encarnação do Verbo em seu seio, ela que já era santa, tornou-se mais santa e mais gloriosa que os anjos e todo os céus.
      Porém como todos da humanidade, o corpo mortal morre, porque é mortal. E ela foi ressurreta com um corpo imortal, realidade de todos nós no último dia, a diferença é que essa realidade foi antecipada na vida dela, pois Cristo não deixaria a arca da aliança do novo testamento no túmulo.
      Muitos santos da Igreja, viveram tão unidos a Deus que permanecem com os corpos intactos após a morte. Provavelmente, o corpo da Santíssima Virgem também permaneceria intacto se não fosse ressurreta. Pois se, pela graça e união com Deus, santos como S. Pedro de Cetinje, S. Thikon, e tantos outros permaneceram com os corpos intactos após a morte, o corpo que é o templo do próprio verbo encarnado não sofreria nenhuma decomposição. Você pode pesquisar, existem muitos santos da história da Igreja, que permanecem com os corpos intactos após a morte. E mesmo com os corpos intactos, eles morreram. Falo sobre isso para exemplificar que a morte ancestral é uma consequência para todos nós herdeiros da natureza ancestral. A morte e ressurreição da Mãe de Deus, é comemorada na Festa da Dormissão da Teothokos, a Igreja Ortodoxa preserva essa Tradição desde os apóstolos como é testemunhado por São Dionísio Areopagita.
      A teologia romana, simplesmente faz adaptações para caber suas inovações. A Igreja Ortodoxa segue ensinando o mesmo.
      Sobre a segunda pergunta: não, não houve dor no parto, e ela permaneceu Virgem antes, durante e depois do nascimento de Cristo. Pois não foi um mortal que dela nasceu, mas o Próprio Verbo de Deus.
      Da mesma maneira que o Senhor ressuscitou e saiu do túmulo selado, ele nasceu da Virgem sem desmanchar o selo de sua virgindade.
      Deus te salve ☦️

  • @Thauãsantana
    @Thauãsantana Před rokem +6

    Nosso senhor não poderia emcarna no ceio pecaminoso do pecado original

    • @Hipodiaconocristovaojose6219
      @Hipodiaconocristovaojose6219 Před rokem +12

      Como explicado no vídeo, a doutrina de Pecado Original é diferente na Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.
      Romana: Ensina que a natureza humana é má, depravada, pecaminosa e totalmente corrupta.
      Ortodoxa: Ensina que a natureza humana é boa porém doente, mortal e obscurecida, inclinada ao pecado porém não é pecaminosa.
      No ensino Romano nascemos com uma natureza má e manchada pelo pecado. No ensino Ortodoxo nascemos com uma natureza mortal e doente, porém ninguém nasce com a culpa ou pecado, somos herdeiros da natureza ancestral e não dos pecados ancestrais.
      Vc tem o direito de acreditar no que achar correto, mas saiba diferenciar uma coisa da outra sem forçar seu entendimento aos outros.
      A Mãe de Deus te proteja.

    • @drerygames7678
      @drerygames7678 Před rokem +1

      @@Hipodiaconocristovaojose6219 Boa explicação! 👏👏

    • @melandrach7283
      @melandrach7283 Před 11 měsíci +1

      Pensei nisso também.

    • @variedades4380
      @variedades4380 Před 8 měsíci

      Aprenda a escrever primeiro.

    • @gllauber.oficial
      @gllauber.oficial Před měsícem +1

      ​​@@Hipodiaconocristovaojose6219A questão central está em se a pessoa é capaz ou não de Deus, se não é, então há algo fixado, uma impossibilidade e uma dissociação sem superação por si, o que se chama pecado original, se é capaz mesmo com uma natureza "doente", como se isso fosse diferente, como se diz que Maria o foi, mesmo com inclinação prevaleceu sobre esta, então torna o mistério da encarnação inútil, aproxima-se do pelagianismo só que usando a desculpa da mera "doença" superavel enquanto o plágio usou o do "ensinar o caminho"

  • @marciojose9902
    @marciojose9902 Před 4 měsíci

    Pelo que eu saiba,todas essas aparicoes,sao documentadas e autenticadas pela igreja.Tai,como contradizer tudo isso,me diz ai.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +2

      1° Caso não seja de seu conhecimento, a Igreja Romana não obrigada nenhum de seus fiéis a crer em qualquer aparição, é uma escolha particular de cada fiel, a Igreja de Roma não impõe isso de maneira dogmática. Mas você quer que Ortodoxos creiam em aparições, que a sua igreja não obriga ninguém a crer...
      2° Nenhuma aparição pode ensinar diferente da Fé da Igreja que foi preservada nos concílios ecumênicos. Se ensina heresia não vem de Deus, mas do Diabo, o pai da ilusão. O Diabo tem poder para realizar aparições e milagres, nunca leu isso na vida dos santos? Como Santo Antão no deserto...
      3° A Mãe de Deus possui inúmeras aparições na Igreja Ortodoxa, e em nenhuma ela ensinou heresias.
      4° De fato, o conceito de Prelest(engano espiritual) desapareceu no Ocidente, daí qualquer milagre é visto como legítimo por quem não está enraizado na verdadeira fé, é um prato cheio pro demônio ensinar seu falso caminho.
      5° Budistas, Islâmicos, Protestantes e até Ufólogos possuem aparições que são investigadas e com acontecimentos reais documentados, porém nós sabemos que vem de Satanás, e não de Cristo.
      Como Cristo ensinou, falsas aparições e milagres acompanham o anticristo. Assim se dá em todas as religiões fora da Igreja de Cristo em sua Ortodoxia.

  • @daluz26
    @daluz26 Před 8 měsíci +2

    Qual o problema de Deus pai ter resguardado Maria desse pecado original? Deus pode tudo ou existe limitações? Deus pai tem poder suficiente para gerar Jesus de forma milagrosa mais ele não poderia guardar Maria desse pecado original?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 8 měsíci +4

      Você assistiu o vídeo? A resposta está nele.
      Segundo o ensino dos Santos Padres, como São João Crisóstomo. Ninguém nasce com pecado, não herdamos a culpa de Adão, mas sua natureza doente.
      Porém se a Mãe de Deus tinha uma natureza diferente da nossa, significa que Cristo encarnou numa natureza humana diferente da nossa. E diz Santo Atanásio, o Grande:"Aquilo que ele não assumiu, ele não remiu."
      É exatamente pelo fato da Santíssima Virgem possuir nossa natureza, que Cristo pode assumila e curar nossa natureza em sua encarnação. É na encarnação do Verbo que a natureza humana é deificada em Sua Pessoa, e a Própria Virgem é Santificada.
      Porém, se o dogma Papista estivesse correto, ela não morreria, pois a morte é herança da natureza de Adão caída. E sabemos pela Tradição da Igreja que ele morreu, e que ressuscitou, pois o Senhor antecipou nela a Ressurreição do último dia, e ela mais santa e gloriosa que os anjos, está na glória do Altíssimo com corpo e alma ressuretos.

    • @lucasaguiar8904
      @lucasaguiar8904 Před 18 dny

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 nossa senhora foi preservada do pecado original por dom de Deus e em vista dos méritos de Cristo não vejo onde isso pode ser ruim, sem contar que para a igreja Romana ela também morreu. "Ah, mas como uma pessoa sem pecado pode morrer?" Da mesma forma que Cristo que é Deus mas também morreu.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 18 dny

      @@lucasaguiar8904 É muito difícil entender o que foi escrito acima?
      Outra coisa, Cristo não morreu de maneira natural, Ele foi morto, ele deu Sua Vida. Caso contrário não morreria, a morte é consequência da mortalidade, e Cristo sendo Deus é imortal. Ele permite tirarem Sua vida para entrar na morte e livrar os homens da morte.
      Comparar a morte (sacrifício) de Cristo com a mortalidade humana é herético e abominável.

  • @otonielfelix8677
    @otonielfelix8677 Před 2 měsíci

    Também é heresia dizer que Maria ressurgiu dos mortos, apenas, uma tradição, mas não apostólico.
    Lembrando que muitos escritos como o atribuído a Dinonísio (por isso se chama "pseudo Dionisio") se dá devido a influência do gnosticismo.
    A pergunta: Quem nunca pecou, (Romanos 3:23), logo, Maria também era pecadora.

  • @Thauãsantana
    @Thauãsantana Před rokem +1

    Então Jesus não lavou todos o pecado original?

    • @Hipodiaconocristovaojose6219
      @Hipodiaconocristovaojose6219 Před rokem +1

      A visão de salvação na Igreja Ortodoxa é diferente. A salvação é vista de forma terapêutica, o pecado é visto como uma doença e não como um crime.
      Como explicado no vídeo, Cristo em Sua Pessoa assume a natureza humana, e Ele por Si só é a Cura e a Regeneração do gênero humano.
      A natureza mortal e doente é imortalizada e restaurada na Encarnação do Verbo, pois Cristo é a própria fonte da Imortalidade.
      O pecado é compreendido pelos ortodoxos como uma separação e não como uma dívida ou delito moral, a própria encarnação é o fim da separação entre a natureza humana e Deus, pois o Próprio Deus se fez Homem.
      Compreende? A visão de pecado e salvação é diferente, logo é possível que vc entenda como cremos, entendendo nossa visão. Mas não é possível você forçar sua visão numa doutrina diferente da sua.

  • @ecoandobem7476
    @ecoandobem7476 Před 8 měsíci +2

    Por qual razão dizer papistas de forma pejorativa que obviamente não faz jus a fé ortodoxa que professa o amor. Nada custa chamar católicos romanos que é o nome correto. Acho que faz mais bem a vocês do que aos próprios católicos romanos. Sou catecumeno oeyodoxo

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 8 měsíci +3

      Bem meu caro catecúmeno ainda tem muito a aprender.
      1° Se crê na supremacia e ifanabilidade Papal, é um papista. É hipocrisia crer nisso e não querer ser chamado de Papista. É o mesmo que um cristão ortodoxo se sentir ofendido se for chamado de Patrístico ou apofático.
      2° Não posso chamar católico, quem em essência não é. CATÓLICO significa inteiro/completo/pleno... De acordo com o todo. Os papistas não são católicos, estão separados da Igreja e sua fé não é completa, é adulterada. Católicos são apenas os cristãos ortodoxos.
      3° Amar não é ignorar heresias ou pecado, amor significa chamar ao arrependimento. Não confunda amor com passividade e covardia de dizer a verdade. Vejamos o que São Paulo ensina: Gálatas 1:8 ►
      Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito!
      Será que está faltando amor em São Paulo? Será que quando ele chama os primeiros hereges judaizantes de judaizantes ele está errado?
      Indico que leia os escritos de São Justino Popovich sobre a Igreja e o Papado, e como bônus, leia também os escritos de São Marcos de Efeso.

  • @josepatriciopinto
    @josepatriciopinto Před rokem

    A mulher é o "elo" que liga a Luz com a humanidade! Amai o próximo, pois ele veio do senhor!
    A quem vós pertence! No Calvário tinha três cruzes e todas elas estão vazias, pois pertencem os cruscificados pertencem ao senhor! Canto: O senhor arrebatou o patricio deste mundo! E acolheu-o no teu reino! Todas as dores, sofriemnto e agonias dissiparam! Ante a Vossa Presença! O Senhor fez do patricio Maravilha! Santo é o seu Nome! Ops.
    A carne a vós pertence que saiu do seu corpo "gerou o filho" e o espirito "que deu vida ao corpo" que veio dos céus é do senhor! Antes de abortar ou negar a proteção, o cuidado, pense nisso! Tá na briba da Luz. Somos todos essência "faísca flamejante do fogo" da Luz. Ops.
    Não dai pérolas aos porcos, para que eles não se voltem contra vós! Parábola explicada nos tempos atuais. Não se dá de presente o rosário ou a briba cristã, para aqueles que negam a sagrada família, pois o rosário eles vão achar que são correntes e vão arrebentar e jogar fora e a briba vão rasgar todos os livros que falam das mulheres de Sara, Rute, Ester, Maria, Madalena e ainda irá devolvê-los com muita indignação e ódio! O satanismo alojou nos corações dos infiéis e quando partir deste mundo, terão as suas almas-perdidas nas trevas! Conselhos da briba da Luz! Obs.: se os crentes menosprezam a mãe de Jesus Cristo, quer dizer que eles não amam a suas próprias mães. Afinal quem cagou eles, para estarem aqui neste mundo? Jesus santificou as famílias: Santo Pai, Santa Mãe e Santos Filhos! Ops.

    • @leoesdigitais4003
      @leoesdigitais4003 Před rokem +4

      Falou 100 não entendi nem 10, isso é um poema ou palavras aleatórias postas juntas. Foi tão confuso que me deixou curioso...

  • @canaldomo1528
    @canaldomo1528 Před rokem +2

    O agostianismo não nega que o homem não tenha que tomar uma decisão e vir à Deus em arrependimento , o que o agostianismo ensina e isso de acordo com as Escrituras, é que a vontade do homem tá escrava ao pecado (o bem que quero fazer, não faço - Rm 7.15) e que espiritualmente o homem não é só enfermo, como está morto em delitos e pecados como diz são Paulo (Ef 2 1). Portanto, nesse estado caído, de escravidão e de morte espiritual, o homem é incapaz de se voltar pra Deus. Então é necessário que Deus o traga, o liberte, coloque o desejo nele, pois se o Filho vos libertar, não sereis livres (Jo 8). Jesus disse "ninguem pode vir a mim se o Pai não o trouxer (Jo 6:37). Paulo ainda diz "não depende de quem quer...mas de Deus usar sua misericórdia (Rm 9.16) e em.outro lugar: "porque pela graça sois salvos e isso não vem de vós, é dom de Deus, Ef 2.8. Infelizmente os católicos tanto romanos como ortodoxos dão mais credibilidade para um pai da igreja antiga do que para as Escrituras. O protestantismo reverência a patristica desde que esteja correta com as Escrituras, há contradições na patristica. Se Pedro foi repreendido por Paulo, porque não há possibilidade de teólogos da patristica errarem em certos pontos? O sinérgismo é uma delas. Agostinho estava alinhado com Paulo e mais certo no seu intedimento monergistico. A Escritura diz que não há quem busque a Deus, nem quem entenda, todos se corromperam e se fizeram inúteis (Rm 3). Se não for Deus trazendo o homem, ressuscitando sua vontade, o homem não vem.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +2

      Deus te salve ☦️
      A natureza humana está doente e inclinada as paixões, mas não é incapaz de Deus e totalmente depravada. Sim, por sua própria força o homem não consegue unir-se a Deus, mas para que a Graça tenha efeito no homem é necessário sua busca. A sinergia entre Deus e o homem pode ser vista em textos como:
      "Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.
      Romanos 2:6-11"
      "Escolhi o caminho da fidelidade;
      decidi seguir as tuas ordenanças. Apego-me aos teus testemunhos,
      ó Senhor;
      não permitas que eu fique decepcionado.
      Salmos 119:30-31"
      "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó".
      Deuteronômio 30:19-20
      "Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
      Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente."João 6:67-69
      Em textos como os acima listados, vemos que por mais que o homem esteja doente, e por mais que a própria vontade do homem esteja obscurecida, não significa que a vontade do homem está totalmente escravizada pelo pecado, pelo arrependimento e pela sua própria vontade o homem pode abandonar a escravidão e buscar a Deus através da sinergia, onde Deus socorre o homem com sua graça, pois por si mesmo o homem não é capaz de curar-se, mas para que ele seja curado ele tem que buscar isso, então como podes ver, mesmo doente o homem não é incapaz de procurar sua salvação, mesmo com uma vontade obscurecida o homem deve buscar o arrependimento, pois sem a busca e a vontade do homem ele não será salvo.

    • @canaldomo1528
      @canaldomo1528 Před rokem

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 eu queria entender. Pra vcs da igreja ortodoxa a morte na cruz de Cristo não é suficiente? Não salva totalmente? O que significa Cristo ter morrido na cruz em nosso lugar?? Tem que fazer algo por fora pra garantir a salvação é?? Quer dizer que a morte e ressurreição de Cristo depende das minhas obras pra ser validada em mim??

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +3

      @@canaldomo1528 Nossa compreensão de salvação é diferente da compreensão ocidental (católica/protestante), a visão ocidental de salvação é jurídica, muito legalista. Mas analisemos alguns pontos.
      1°) A salvação não está resumida na Cruz, Cristo não é nosso salvador apenas pela morte na Cruz. Mas toda a vida de Cristo da encarnação até sua ascenção são salvíficos, o homem é salvo por toda a obra de Cristo e não apenas pela morte. Encarnação, ensino, vida, paixão, morte, descida ao Hades, Ressurreição, Ascenção e Pentecostes... Se Cristo não tivesse realizado qualquer que seja desses pontos, a salvação não seria possível. A salvação não está resumida a Cruz.
      2°) A salvação na Igreja Ortodoxa é vista de forma terapêutica e não legalista. Não somos salvos porque nossa dívida foi paga em nosso lugar, mas porque o Senhor assumiu nossa natureza e a deificou. A natureza humana não está apenas perdoada, mas glorificada a direita do Pai. Entende o que significa?
      3°) Continuando a salvação não é apenas ser perdoado pelos pecados, e é mais do que ser purificado dos pecados, a salvação é a união com Deus, pela graça nos tornamos participantes da natureza deificada de Cristo..."pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." II Pedro 1:4
      Como expressou Santo Atanásio, o Grande: "Deus se fez Homem, para que o homem se faça Deus." Em outras palavras, o Senhor Jesus Cristo assumiu nossa natureza doente e a curou, não apenas curou, mas a tornou participante da Glória Divina por meio da Graça. Por isso salvação significa a Deificação do homem. Para além de sermos perdoados e purificados do pecado e da morte, mas nos unirmos a Deus e sermos participantes de sua natureza.
      Por fim, como doentes, só somos curados se nos submetermos ao tratamento. Não basta crer, tem que se tratar, e o remédio e o tratamento estão em cumprir os mandamentos de Deus e de nos tornamos participantes da vida de Cristo através dos santos mistérios (sacramentos) que existem no hospital (a Igreja, o Corpo de Cristo).

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před rokem +2

      @@canaldomo1528 Ontem publicamos uma catequese intitulada " Quem é Cristo? Quem são os Cristãos?" Nela vc poderá compreender um pouco do que escrevi, e entender melhor como nós cremos.
      Deus te abençoe e te proteja ☦️

    • @canaldomo1528
      @canaldomo1528 Před rokem +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 embora em certos detalhes existam diferenças, contudo, compreendo que seja mas de ênfase nas etapas da redenção realizada por Cristo. Também cremos que toda a vida e obra de Cristo são redentivos, não apenas a obra da cruz e que caminhamos para sermos semelhantes a Ele (deificação). Embora o Ocidente dê mais ênfase a cruz, sabemos que é toda a obra da vida de Cristo. Paulo disse, sem ressureição, a morte de Cristo é vã.

  • @user-ev3le7km6h
    @user-ev3le7km6h Před 4 měsíci

    Se Maria nuca pecou, então como explicar Romanos 3:23?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +1

      Como explicado no vídeo, a Mãe de Deus nasceu com nossa mesma natureza doente, essa natureza mortal a qual Cristo é o Único que poderia curar. Pecado não está resumido em moralidade ou ações, também está ligado a natureza, a Santíssima Virgem também foi salva da morte, pois tinha natureza mortal, o Único imortal que venceu a morte foi Cristo, que é o Próprio Deushomem.
      Quando a Igreja expõe que ela nunca pecou, está falando que ela nunca foi escrava das paixões, nunca cometeu nenhum ato de desobediência aos mandamentos, e sempre foi obediente. Ainda que ela não tenha cometido nenhum pecado (ato/paixão/vontade/etc), ainda assim ela era mortal e foi salva da mortalidade por Cristo, seu filho Divinohumano.

    • @geoatuais
      @geoatuais Před 2 dny

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 como alguém ao não ser Deus sabe que ela nunca pecou? Isso foi ensinado pelos santos apóstolos?Na igreja católica diz que nunca pecou por que Deus não poderia nascer em uma mãe pecadora, mas aí a mãe da Maria até Eva deveria ser sem pecado, ou seja além de não fazer sentido, não passa de uma hipótese e hipóteses não são verdades em si mesmas apenas teorias que tanto podem ser verdade ou mentira. não é que eu seja incrédulo, mas não consigo acreditar em algo que não está nas escrituras ou na tradição ensinada pelos apóstolos. Será que alguém tem altoridade de adicionar uma crença que não foi ensinada pelos apóstolos?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před dnem

      @@geoatuais Deus te salve ☦️
      O ensino de que ela não cometeu pecados vem da tradição da Igreja, que está ligada aos santos apóstolos. A Tradição da Igreja Ortodoxa é o ensino vivo e ininterrupto da Fé. Sobre Bíblia e Tradição, temos vídeos no canal.

    • @geoatuais
      @geoatuais Před dnem

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 a tradição não é escrita? Como posso saber a origem desse ensiameto de que Maria não pecou?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před dnem

      @@geoatuais Como disse, temos vídeos sobre a Tradição da Igreja para ajudar na compreensão.
      Porém a Tradição também tem sua natureza escrita, que são os escritos dos santos e Santos Padres que testificam a mesma doutrina ensinada século após século. É necessário estudar a história da Igreja e os escritos dos santos a fundo para conhecer toda a tradição da Igreja.

  • @heliodeoliveirasilva7300

    A igreja ortodoxa acredita no purgatório?

  • @gllauber.oficial
    @gllauber.oficial Před měsícem

    Apesar de agora entender um ponto de divergência, e por isso o vídeo ter sido útil, me entristece ver que é um erro tão crasso dos ortodoxos e uma continuação de pelagio, fabricando uma Maria pelagiana. Achei que católicos e ortodoxos fossem mais próximos que isso. Rezo para que Maria rogue pela correção e retorno da comunhão com a igreja verdadeira que é a católica.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před měsícem +1

      Sua compreensão do tema foi aberrante. Mas deixo a seguir o link de um artigo que pode melhorar sua compreensão do tema, fique a vontade para ler, Deus te salve ☦️
      www.ortodoxia.pt/arquimandrita-vassilios-papavassiliou-o-pecado-original-doutrina-ortodoxa-ou-heresia/

  • @rafaellecavalcanti9446
    @rafaellecavalcanti9446 Před 5 měsíci

    Mas ai Jesus tbm morreu. Ele teria o pecado tbm por isso?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 5 měsíci +2

      Cristo não morreu de forma natural. Cristo foi morto, assassinado por meio de uma crucificação.
      Como o Próprio Cristo ensina:"Dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la” (João 10:17-18)
      Cristo não entrou na morte por ser mortal, Ele entrou na morte para destruí-la, para buscar o ser humano até onde ele estava extraviado. A morte é a separação de Deus, e Cristo é Deus Encarnado, que com Sua morte destruiu a morte. A Mãe de Deus nasceu mortal, e teve uma morte mortal, e foi ressucitada por Cristo.
      A Mãe de Deus é mais Santa que os Anjos e todos os santos, mas ela não é Divina. E isso não a diminui, muito pelo contrário, a exalta, pois sendo ela da mesma natureza que a nossa, tornou-se mais Santa que todos os seres celestes e imateriais.

  • @user-ev3le7km6h
    @user-ev3le7km6h Před 4 měsíci

    Vcs batizam criancinhas como os católicos romanos?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +3

      Sim, a Igreja batiza crianças desde os apóstolos. Ex: São Pedro no livro de Atos batizou mais de três mil pessoas. At 2,41: “Os que aceitaram as palavras de Pedro RECEBERAM O BATISMO. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas”. Dessas três mil pessoas batizadas, será que tinha alguma criança? At 2,39: “Pois a promessa É PARA VÓS E VOSSOS FILHOS”.
      Os apóstolos sempre batizavam a família inteira, o que incluí as crianças.
      (At 16:15)S.Paulo batiza a família inteira de Lídia. Em At 16:33 S.Paulo batiza todos os familiares do carcereiro, E está escrito (1Co 1:16) que também batizou toda a família de Estéfanas.
      O costume de apenas adultos serem batizados é uma invenção Protestante, do século 16(XVI), muito tempo depois, e sem ligação com os apóstolos.
      Assim como as crianças recém nascidas eram circuncidadas pelos judeos, desde o antigo testamento, as crianças no novo testamento (na Igreja) são batizadas.
      Assim como a circuncisão era uma responsabilidade dos pais, o batismo dos filhos também é.

  • @yuridasletras
    @yuridasletras Před 7 měsíci +2

    A visão católica de Pecado Original não é a de Santo Agontinho faz um bons séculos. Tanto que, quando os luteranos utilizam Agostinho para afirmar que o Pecado maculou todas as faculdades humana (o Pecado não maculou a essência do Homem, mas o Pecado age na essência como um acidente), os Católicos rejeitaram, afirmando que a Natureza Humana não está em depravação, mas doente pelo Pecado Original que é removido pelo batismo.
    Como consegues explicar a tamanha maldade, em todas as facetas do Homem, sem a crença de um depravação total? (Visto que não cremos que a essência está corrompida, mas que o Pecado está em "Acidente" na essência, a mesma é boa em si.).

    • @yuridasletras
      @yuridasletras Před 7 měsíci +1

      O fato de vocês crerem que o Homem não carrega a culpa do Pecado Original, mostra, ou, fica envidente que a doutrina de Pelágio não morreu.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 7 měsíci +1

      @@yuridasletras Não vou repetir o que disse no vídeo. A doutrina Ortodoxa do Pecado Ancestral não é pelagiana, é Patrística.
      Uma das principais vozes que preservaram o ensino do pecado Ancestral no Oriente foi São João Crisóstomo, será que ele é pelagiano?
      Em resumo, a natureza humana se tornou mortal e doente após a queda, inclinada ao mal, porém não é depravada ou ruim, e sim doente.
      Não herdamos a culpa, e não nascemos culpados, nascemos mortais e com uma natureza doente, não é depravada.
      Esse é o ensino dos Santos Padres do Oriente, que nada tem haver com Pelágio ou com o estremo Agostiniano.
      Como Santo Irineus coloca: "O afastamento de Deus é morte, afastamento da luz é
      escuridão... e não é a luz que nos pune com a cegueira".
      "A morte", diz São
      Máximo, o confessor, "é principalmente a separação de Deus, da qual segue-se
      necessariamente a morte do corpo. A vida é principalmente Aquele que disse 'Eu sou A
      Vida'".
      E por que a morte sobreveio a toda a humanidade? Por que aqueles que não pecaram
      com Adão morrem como Adão morreu? Eis a resposta de Santo Atanásio, o Sinaíta:
      "Nos tornamos herdeiros da maldição de Adão. Não fomos punidos como se tivéssemos
      desobedecido ao mandamento divino com Adão; mas porque Adão se tornou mortal,
      transmitiu o pecado(Ancestral ) para sua posteridade. Nos tornamos mortais porque nascemos de
      mortais".
      Na Ortodoxia, não existe herança de culpa. Existe a herança da natureza doente/mortal. Compreende?
      Deus te salve ☦️.

    • @PlinioSalgado-mj2gn
      @PlinioSalgado-mj2gn Před 7 měsíci

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324
      Baseado no que dizes, suponho então, que se eu pecar em uma área específica, significa então que minha descendência irá pecar da mesma maneira?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 7 měsíci +3

      @@PlinioSalgado-mj2gn Não, o que herdamos é a natureza e não o pecado.
      Meus filhos terão minha natureza e não meus pecados.
      A natureza é mortal e doente, somos mortais e geramos mortais.
      A natureza mortal é doente e obscurecida, não é ruim, ninguém nasce com pecado e ninguém carrega o pecado de seus pais.
      Se meu avô é alcoólatra, não significa que meu pai será alcoólatra quando nascer. O vício do meu avô pode influenciar meu pai para o mesmo caminho, ou um caminho pior, ou para um caminho melhor e oposto.
      Ex: Seu avô era rico, e você teria nascido num berço de ouro. Mas antes disso seu avô viveu uma vida de vícios e crimes e perdeu tudo, então seu pai e você herdaram uma situação financeira pobre, e são pobres, pois seu avô perdeu tudo antes de vocês nascerem. Entendeu?
      Nesse exemplo, você teria herdado a condição financeira e não os crimes e vícios que levaram seu avô a perder a riqueza.
      Entendeu a diferença de Pecado Ancestral para pecado Original.
      Herdamos a natureza dos nossos ancestrais, não herdamos o pecado ou a culpa deles.

    • @PlinioSalgado-mj2gn
      @PlinioSalgado-mj2gn Před 7 měsíci

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 entendo

  • @user-ev3le7km6h
    @user-ev3le7km6h Před 4 měsíci +2

    Mariolatria é pecado.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +5

      Sim, adorar a Mãe de Deus como Deus é pecado. Atribuir propriedades Divinas a Mãe de Deus é pecado.
      Ter devoções hereticas, como a imaculada Conceição é pecado.
      Porém a veneração a Mãe de Deus, como bendita entre as mulheres e cheia da graça de Deus não é pecado, é uma realidade do verdadeiro Cristianismo. Desonrar a Mãe de Deus é tão grave como adora-lá como deusa.

    • @geoatuais
      @geoatuais Před 3 měsíci +1

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324amigo, que bom ver seu vídeo! Eu sou católico romano e estava aflito aqui por estudando a bíblia muita vezes até por protestantes e cair na real que não tem base alguma os dógmas marianos e isso me machucava muito, pois o padre diz que todos os católicos são obrigados a acreditar neles ,mas eu não poderia me autoenganar. Pensei até em ir para igreja protestante,mas fiquei com medo tb, pois as igrejas protestantes não tem sucessão apostólica e ritos dos primeiros cristãos como a eucarístia. Estou há muito tempo sem ir a missa por conta disso,mas vendo o seu vídeo descobrir que a igreja ortodoxa não adere novos ensinamentos sem base como fé e de fato parece ser a mais próxima do que eu penso, pois quero ser um cristão pautado pela verdade assim como os primeiros cristãos.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 3 měsíci +1

      @@geoatuais Deus te salve ☦️
      Siga conhecendo a doutrina Ortodoxa, e quando puder busque a paróquia mais próxima para que vc possa conhecer a Igreja.

    • @juniorpontes8727
      @juniorpontes8727 Před 2 měsíci

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324Como faço para estudar a teologia ortodoxa?

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 2 měsíci +1

      @@juniorpontes8727 Deus te salve, Cristo Ressuscitou ☦️
      Recomendo que você leia bons artigos em blogs e cites Ortodoxos como:Skemmata, Verdadeira Ortodoxia Brasil e fatheralexander.
      Assista nossas catequeses e de outros canais Ortodoxos legítimos.
      E se possível assista as liturgias da Igreja, se não puder presencialmente no momento, tente ao menos ver online. Cada oração e rito da Igreja é vivenciar a própria teologia.

  • @alexandredecastilho8331
    @alexandredecastilho8331 Před 2 měsíci +1

    MARIA, A MÃE DE DEUS, NASCEU SANTÍSSIMA, IMACULADA, SEM PECADO!!!
    Uma pessoa pode ser salva de duas maneiras. Depois que caiu no poço e antes de cair no poço. Em ambos os casos, aquele que a salvou é o seu "salvador".
    Se uma criança, por exemplo, está na beira do poço, vai cair, mas o pai não a deixa cair, o pai é o "salvador", da mesma maneira que seria o "salvador" se a criança tivesse caído no poço e o pai a salvasse, puxando-a com uma corda, ou através de uma escada.
    Da mesma forma, Deus foi o "salvador" de Maria, pois, havendo escolhido Maria para ser a sua Santíssima Mãe terrena, a "salvou" do pecado original DESDE TODA A ETERNIDADE. Em hipótese nenhuma, Deus Santíssimo se encarnaria no ventre de uma pecadora! Isto seria algo incompossível, como incompossível é a existência de um círculo quadrado.
    Santo Afonso de Ligório pergunta: “Como Jesus poderia ser separado do pecado se Maria fosse uma pecadora?! O diabo iria caçoar de Jesus, dizendo: “Veja, você tomou o seu corpo de uma criatura que estava sob o meu domínio”!
    PORTANTO, MARIA NASCEU SEM PECADO, NASCEU SANTÍSSIMA! SÓ DESTA MANEIRA, SENDO SANTÍSSIMA, SEM PECADO, PODERIA RECEBER EM SEU VENTRE O DEUS SANTÍSSIMO!

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 2 měsíci +1

      Você não assistiu o vídeo? Não dizemos que a Mãe de Deus tinha pecados, mas que ela tinha nossa natureza mortal, herdada de Adão. No vídeo fica evidente que a doutrina da Igreja Ortodoxa é a doutrina do pecado ancestral que é diferente da doutrina do pecado original da sua igreja. Logo sua lógica não tem nenhum sentido para nós.
      1°Mas agora, vou indagar conforme a SUA doutrina de Pecado Original, se ela nasceu sem pecado para Cristo poder encarnar, então Santa Ana também não tinha pecado? Pois se para nascer sem pecado, a mãe não pode ter pecado, então a Mãe na Santíssima Virgem também não poderia ter pecado.
      2° Se ela nasceu sem o pecado original, por que ela morreu? A morte é consequência da natureza herdada de Adão. A igreja romana assim como a Igreja Ortodoxa celebra a morte e ressurreição da Mãe de Deus. Na Igreja Ortodoxa é a festa da Dormição, na sua igreja é a festa da Assunção.
      3° Ela nasceu sem participar da natureza de Adão, como Cristo é nosso Salvador? Pois ensinam os Santos Padres como ensinou Santo Atanásio: "Aquilo que Ele não assumiu Ele não remiu."
      Cristo é nosso Salvador por ter assumido e deificado Nele a natureza humana, revestindo nossa mortalidade com Sua Imortalidade, curando a consequência da queda no gênero humano.
      Se a Mãe de Deus não tinha nossa natureza, ela tinha uma natureza diferente da nossa, "preservada", isso significa que Cristo não assumiu nossa natureza, mas uma diferente. E agora?

    • @alexandredecastilho8331
      @alexandredecastilho8331 Před 2 měsíci

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Respondendo às suas dúvidas:
      1) Santa Ana, mesmo tendo sido uma pessoa virtuosa, nasceu com o pecado original. Ela não foi isenta do pecado original, pois não seria dela que nasceria o Salvador do mundo, o próprio Deus encarnado! Maria, sim, teria obrigatoriamente de ser a exceção, pois em seu ventre nasceria o Deus encarnado.
      2) A Igreja Católica nunca disse que Maria morreu! A Igreja Católica nunca falou em “ressurreição” da Mãe de Deus!
      A Igreja Católica faz uma distinção entre a ressurreição de Cristo e a subida ao Céu de Nossa Senhora. Para isso, usa duas palavras diferentes: "ascensão", para Cristo e "assunção", para Nossa Senhora.
      Ascensão significa "subir pelas próprias forças", ou seja, "ressuscitar". A ascensão, portanto, é uma palavra usada, pela Igreja Católica, apenas em relação a Cristo. Cristo, sendo Deus, "ascendeu", subiu aos Céus, pelo seu próprio poder, pelas suas próprias forças, sendo ele o próprio Deus Encarnado.
      Para Maria Santíssima, a Mãe de Jesus, a Igreja Católica utiliza a palavra "assunção", ou seja, ela "foi levada", foi "elevada aos Céus", pelos Anjos. Aqui é bom esclarecer que Maria foi elevada aos Céus em corpo e alma. Não o corpo material, mas o corpo glorioso, o corpo espiritualizado.
      Se todos soubessem latim, saberiam facilmente a diferença de significado entre "ascensão" e "assunção", pela etimologia da palavra. O verbo "ascendere", em latim, significa "subir", "elevar-se". E o verbo “assumere”, “tomar”, “levar”.
      3) Neste terceiro item, você entra em contradição com você mesmo. Primeiro, você pergunta: “Ela nasceu sem participar da natureza de Adão, como Cristo é nosso Salvador?” E logo em seguida, você diz: “Cristo é nosso Salvador por ter assumido e deificado Nele a natureza humana”.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 2 měsíci +1

      @@alexandredecastilho8331 1° Sua igreja e vc se contradizem na própria doutrina de Pecado Original. Para o Cristo imortal( sem pecado/mortalidade) nascer, sua Mãe teria que ter nascido sem o Pecado Original (mortalidade) da natureza de Adão.
      Mas não era necessário para ela ter uma mãe igualmente preservada.
      2° Não nasci Ortodoxo, cresci e ensinei história da igreja na sua igreja. Inclusive tenho um exemplar de catecismo romano do século XX que diz que a Mãe de Deus morreu, pena que não é possível enviar foto por comentários do CZcams.
      A doutrina da igreja de Roma não nega a morte da Virgem Santa, onde vc arrumou essa? Essa tradição da morte e ressurreição da Mãe de Deus vem do século I, dos escritos de São Dionísio, o Areopagita, que foi testemunha ocular e que esteve presente no sepultamento junto com os apóstolos. E junto com eles testemunhou a ressurreição. Essa tradição está viva e guardada sem alteração na Igreja Ortodoxa, e também é guardada pela igreja romana.
      Sua tentativa não é apenas de justificar o injustificável, é de mudar a própria história do cristianismo para satisfazer seu equívoco.
      3° não houve contradição de minha parte, só houve falta de conhecimento teológico de sua parte, não digo para ofender, apenas afim de ensinar a verdade.
      a) Adão pelo pecado tornou-se mortal, a mortalidade é consequência da separação de Deus que atingiu o homem pela queda. Sendo a morte a consumação da separação entre a natureza humana e seu Criador. Adão e Eva pelo pecado se tornaram mortais, e seus descendentes herdaram sua natureza mortal(pecado ancestral).
      b)O milagre da encarnação é o início de nossa salvação, pois Deus assumiu a natureza de Adão, curando-a com a própria encarnação. Quando Deus imortal assume a natureza mortal, ele põe fim a mortalidade da natureza, unindo a humanidade em sua Divindade.
      Logo a salvação está justamente em Deus assumir nossa natureza doente, regenerando-a em Sua encarnação. O que não seria possível se Ele assumisse uma natureza diferente na Sua Mãe Santíssima.
      Deu para entender o 3° ponto agora? Aquilo que ele não assumiu ele não remiu... A maravilha da encarnação está justamente em Cristo ter assumido a natureza mortal de Adão, sendo Ele mesmo a cura da mortalidade, pois Ele é Deus. Cristo é a cura da natureza de Adão, e Ele cura porque encarna na natureza de Adão, se Ele tivesse encarnado em outra natureza, isso não seria possível. Por isso a Mãe de Deus tinha nossa natureza, e não outra diferente.

    • @gllauber.oficial
      @gllauber.oficial Před měsícem

      ​@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 A doutrina ortodoxa por você proclamada é pelagianismo, apenas troca jesus ser "exemplo" para ser um leve "remédio" para uma doença não-fatal.
      Conhecendo a igreja como diz, sabe que o afastar o pecado original pelo batismo vem da graça e virtude de Jesus. Se é possível afastar depois de tocado por algo também é possível antes de ser tocado. Maria potencialmente poderia ter sido tocada por participar da natureza de Adão é por isso que dizemos que foi preservada, só se preserva de algo a que se pode estar sujeito. Então não cabe, é uma falácia lógica, pensar em mãe, avó ou ascendência de Maria ter necessidade do mesmo privilégio para que ela o tenha.

    • @gllauber.oficial
      @gllauber.oficial Před měsícem +1

      A pergunta é se essa "natureza mortal" necessita da encarnação de Cristo, caso em que há algo de fixo nela impossibilitando voltar a comunhão com Deus (pecado original) ou se pode ter esse acesso de volta a comunhão com Deus sem Jesus (pelagianismo). Infelizmente apesar dos muitos termos diferentes serem usados só há esses dois caminhos. Feliz de agostinho que percebeu isso. Triste aquele ortodoxo que não se apercebe. Se Maria pode confrontar a inclinação ao mal, tendo acesso à Deus, e assim não estaria definitivamente presa a natureza mortal, pecado ancestral, ela não precisa de jesus, essa Maria é uma Maria pelagiana, inventada. E se Jesus veio apenas para matar a morte (natureza mortal) por que Maria morreu, como é afirmado? Infelizmente há toda uma falta de coerência, que com essas perguntas simples é denunciada

  • @heptafonex9346
    @heptafonex9346 Před 4 měsíci

    Só acho que para explicar a doutrina ortodoxa, você não precisa ofender todo o resto do mundo de "herege", romanos, protestantes, carismáticos etc. Basta explica o que os ortodoxos pensam, não precisa contrapor com ofensas.

    • @genuinosortodoxosnoBrasil9324
      @genuinosortodoxosnoBrasil9324  Před 4 měsíci +3

      Todo "cristianismo" fora da Igreja Ortodoxa é herege, isso não é ofensa, é crença. Juridicamente falando, opinião teológica não é crime.
      Você é um ecumenista/modernista que acredita que não existe heresia e que tudo vem de Deus... Herege.
      Papistas e Protestantes sérios concordam que só existe uma Igreja, mas diferem em qual é essa Igreja. Papistas acreditam na de Roma, e Protestantes em suas denominações, e Ortodoxos.... Pois é, na Igreja Ortodoxa.
      No Credo confessamos CREIO NA IGREJA UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA. Da mesma maneira que confessamos a Trindade, confessamos a Igreja que é o Corpo de Cristo, e tudo que está fora do Corpo de Cristo é heresia e engano.
      Ter seriedade com a própria fé é ofensivo apenas para pessoas que não tem solidez na própria crença.

    • @fabiotavolaro6623
      @fabiotavolaro6623 Před 3 měsíci +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324quem inventou vcs foi Miguel Cerulario, um herege puxa saco do imperador Bizantino!!!
      Vcs são filhos de Focio e Cerulario…
      Seus fracos e heréticos patriarcados (Constantinopla, que virou Istambul, Alexandria, Antioquia e Jerusalém) são MUÇULMANOS!!!!
      E chamam a Santa Igreja Católica, cuja primazia da Se de Roma é Declarada pelos Padres da Igreja, de herética!!!
      Com essa fé morta, não é a toa que Hagia Sophia virou uma MESQUITA…..

    • @fabiotavolaro6623
      @fabiotavolaro6623 Před 3 měsíci +1

      @@genuinosortodoxosnoBrasil9324a Igreja cismática e herética do Focio e do Cerulario não é a Santa, Una, Apostólica e Católica Igreja….
      Seus patriarcados são hoje cidades islâmicas…. E vcs são simplesmente a Igreja Estatal da Rússia, Ucrânia e outros países ateus, comunistas e muçulmanos……

    • @AdeptusMechanicusBellator7WT51
      @AdeptusMechanicusBellator7WT51 Před 2 měsíci

      Poxa, não sou ortodoxo, mas agora o cara falar que quem não concorda está errado é crime? É ofensa? Pq se for assim o cara não pode falar que os terraplanista está errado ou que uma ideologia está errada, e é justamente por esse relativismo q hoje existem pessoas loucas se vestindo de cachorro e todo mundo achando normal