Jacques Fux no

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 1. 07. 2024
  • Jacques Fux
    Temáticas abordadas na palestra:
    Clássicos da Literatura
    Inteligência Artificial
    Linguagens
    Criatividade
    Disciplinas:
    Literatura
    Português
    Objetivos:
    Instigar a criatividade dos estudantes por meio da literatura; Revisitar obras basilares para a sociedade contemporânea.
    Introdução:
    Ler é ter a possibilidade de viajar por tempos e espaços inimagináveis. É a possibilidade de ser outro - outros - muitos! A literatura permite conhecer o que muitos só podem sonhar. Inventamos o passado, surpreendemos o presente, imaginamos e tememos o futuro. E a literatura já tem refletido sobre tudo isso - e isso tudo - desde os seus primórdios! Nesta palestra, vamos pensar nos livros clássicos que deram origem ao passado, ao presente e ao futuro. Vamos explorar livros que fizeram previsões de tecnologias, de jogos e também da surpreendente Inteligência Artificial. Vamos explorar e viajar nas questões de criatividade. E vamos refletir como tudo isso junto, e misturado, pode ser importante para o ensino da língua e das muitas linguagens do mundo.
    Sugestões de leitura:
    "Alice no país das maravilhas", de Lewis Carroll
    Esta é uma obra clássica da literatura infantil. A história segue Alice, uma curiosa menina que, ao perseguir um coelho branco, cai em uma toca de coelho e se vê em um mundo fantástico. Nesse lugar peculiar, o "País das Maravilhas", ela encontra personagens excêntricos como o Chapeleiro Maluco, o Gato de Cheshire e a Rainha de Copas. Ao longo de sua jornada, Alice enfrenta desafios e participa de situações que desafiam constantemente as leis da realidade. A narrativa é uma exploração lúdica da imaginação humana que, desde sua publicação, em 1865, cativa leitores de todas as idades.
    "O Enigma do Infinito", de Jacques Fux
    O enigma do infinito, escrito por Jacques Fux, é um livro quebra-cabeça, cujas peças são pura matemática e literatura. Os capítulos são pílulas independentes, mas possuem um fio condutor. A frase impressa na primeira página do livro dá uma dica ao leitor: “Queria a língua que se falava antes de Babel” (depoimento de Guimarães Rosa). Em diálogo com a literatura, o livro propõe jogos e enigmas abstratos de considerável beleza e interesse para quem se dispõe ao exercício de imaginação. A obra convida os leitores a curiosos percursos entre letras e números, apresentando e explorando palíndromos, lipogramas e paradoxos, discutindo a ideia de infinito, revelando a graça da lógica e muitos outros bonitos mistérios a serem experimentados para além do uso aplicado do conhecimento.

Komentáře •