Erica Toledo no

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 1. 07. 2024
  • Érica Toledo
    Temáticas abordadas na palestra:
    Pedagogia
    Imaginação
    Realidade
    Sociedade
    Disciplinas:
    Literatura
    Língua Portuguesa
    Filosofia
    Sociologia
    Objetivos:
    Incentivar a leitura e pensar em formas pedagógicas de como essa proposta pode ser implementada, desenvolver o pensamento crítico do estudante, refletir sobre a realidade, fomentar a imaginação.
    Introdução:
    Nesta palestra, Érica Toledo propõe abordar a leitura e a literatura como formas de contestação e de prazer, e não como regras de ortografia, classificações de gramática ou enredos para decorar e códigos para interpretar na forma culta da língua. A autora sugere pensar numa leitura afetuosa ou numa educação romântica, em que o prazer importa mais do que o saber, mostrando que é possível se apaixonar pela leitura além de regras gramaticais. É preciso se aproximar, experimentar, ser seduzido pelo texto.
    Sugestões de leitura:
    "Interpretar é compreender", de Rubem Alves
    Rubem Alves esclarece como a interpretação se revela necessária para salvar o texto da "incompetência" linguística do autor. Felizmente, com o uso dos recursos das ciências da linguagem, é possível salvar o autor de sua confusão e o fazer dizer o que ele realmente queria dizer. Nesta obra, o escritor mergulha na essência da interpretação do texto e do "se fazer entender".
    "Como ensinar o prazer de ler", de Rubem Alves
    Nesta obra, Rubem Alves descreve como uma mulher leu um poema de Fernando Pessoa sem ritmo e musicalidade, mostrando que ler é uma arte como tocar instrumentos musicais. Ele explica que alguns nascem com a música dentro de si, enquanto outros precisam trabalhar duro para dominar a técnica. Alves sugere que as escolas promovam "concertos de leitura" para seduzir os ouvintes à beleza da leitura, como forma de ensinar a arte da leitura.
    "A importância do ato de ler", de Paulo Freire
    Esta é uma obra de teor acadêmico que apresenta a questão da leitura e da escrita encaradas sob o ângulo da luta política com a compreensão científica do tema. O autor ressalta que o hábito da leitura sempre foi essencial, e que em seu caso surgiu a partir de uma curiosidade que tinha de saber mais das coisas e observar muito bem o mundo ao seu redor. Freira também ressalta que a ajuda de seus pais foi fundamental para conseguir ter essa compreensão. (A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. - São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).

Komentáře •