O Velho e o Mar (Ernest Hemingway) | Tatiana Feltrin

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 06. 2019
  • TLT - Ligando livros a pessoas
    Onde encontrar os livros:
    - O velho e o mar, de Ernest Hemingway: amzn.to/2KyhEdQ
    - A verdade das mentiras, de Mario Vargas Llosa: amzn.to/2L6XCqo
    - Por que ler os clássicos, de Italo Calvino: amzn.to/2IzdaBG
    - 100 books to read before you die, de James Mustich: amzn.to/2IAscap
    - O livro da literatura: amzn.to/2IyoMEQ
    - Novels and novelists, de Harold Bloom: amzn.to/2KxDOx3
    - Conversando com Mrs Dallaway, de Celia Blue Johnson: amzn.to/2x6rISI
    OBS: Ao adquirir quaisquer itens a partir dos links acima, você ajuda o canal! Muito obrigada! :)
    Leituras de apoio: 17:49
    ***
    Minha lista de desejados da Amazon (wishlist):
    a.co/1V2SSEQ
    Nos Correios:
    Caixa postal:
    2015
    São José dos Campos - SP
    CEP: 12243-970
    Instagram:
    / tatianafeltrin

Komentáře • 513

  • @danvenceslau5818
    @danvenceslau5818 Před 5 lety +761

    Não é sobre um velho. Não é sobre o mar. É sobre todos nós! Nossa vida é permeada de idas e vindas, de perdas e ganhos, de luta, muita luta!! Que livraço!

  • @euclaudioj
    @euclaudioj Před 4 lety +590

    " Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu ? Nada, fui longe demais"

  • @Daniggreco
    @Daniggreco Před 4 lety +321

    Terminei agora e vi um significado bem bonito no livro. Me marcou muito quando o velho falava que agora que os tubarões tinham comido uma parte do peixe, o barco estava mais leve para voltar. Vi que perseguimos com muito afinco algumas coisas (como o peixe), seja para se provar, por orgulho ou por qualquer coisa, mas o que essas coisas fazem é pesar o nosso barco. As dificuldades vem, aquilo que batalhamos tanto pra ter vai embora, e no final voltamos para o que éramos .

  • @teacherjo316
    @teacherjo316 Před 5 lety +399

    Meu marido leu esse livro pra mim qdo eu fiz cirurgia nos olhos. Linda história!

  • @danynneBR
    @danynneBR Před rokem +41

    Pra mim, o significado desse livro é que as nossas lutas são só nossas. Ninguém sentirá o que sentimos. O sentido e o propósito de tudo o que fazemos só pode ser assistido e alimentado por nós mesmos. Podemos até ser admirados, além de admirar outras pessoas, mas a qualia, ou seja, a experiência de vida é única e intransferível.

  • @carlapoppe9941
    @carlapoppe9941 Před 5 lety +192

    Sobre essa concisão do texto de Hemingwaya existe uma historinha muito interessante. Um dia, numa mesa do bistrô, em Paris, alguém o desafiou dizendo que nem mesmo ele poderia contar uma história com menos de 10 palavras. Hemingway então falou: "vende-se sapatinhos de bebê nunca usados."

  • @MariaLima-hs9iw
    @MariaLima-hs9iw Před rokem +21

    Eu chorei porque vi uma metáfora da vida do meu pai. Para mim, o peixe foi a difícil vida de meu pai. Lutou... Lutou, mas chegou ao fim só com o esqueleto do peixe , que simbolizou a sua vida. Chorei.

  • @whozz
    @whozz Před 5 lety +171

    Duvido muito que o Santiago teria virado um herói depois do acontecido. As pessoas se pareceram maravilhadas com a grandiosidade do peixe, e não com a perseverança do senhor. É essencialmente uma história triste, do início ao fim, mas muito muito bonita.

  • @melanymenuzzo
    @melanymenuzzo Před rokem +7

    Meu sentimento quando acabei de ler… nem tudo vale a pena! As vezes a gente luta taaaanto pra alcançar algo que queremos muito, e quando conseguimos não é o que esperávamos, ou é a nossa perdição!

  • @marianaborges7309
    @marianaborges7309 Před 2 lety +14

    Terminei o livro há 40 min e simplesmente estou tentando entender a complexidade dessa obra. Como pode uma pessoa escrever dessa forma? Derramar em palavras de uma forma tão espetacular o que passamos na vida? Não é um livro sobre um velho e o mar, é um livro sobre nós.

  • @elimarcarvalho141
    @elimarcarvalho141 Před 5 lety +68

    Um livro que, mais do que a sobrevivência, diz muito sobre a solidão...

  • @BeatrizPaludetto
    @BeatrizPaludetto Před 4 lety +108

    Eu comecei a ver essa vídeo quando lançou, não tinha lido. Voltei agora que terminei o livro. Eu amei o respeito que ele vai criando com o peixe e começa a chamar de irmão, no começo eu senti que ele era mais alheio, e depois da luta ele já queria trocar de lugar com o peixe e o respeito é tão bonito.

  • @leilaaraujo723
    @leilaaraujo723 Před 5 lety +80

    Li esse livro há 3 anos e nunca mais ele saiu de mim. Na vida lutamos diariamente com nossos tubarões... Igual o velho Santiago.

  • @toninhopiunti
    @toninhopiunti Před 4 lety +32

    O mar é a vida e nós somos os "Santiagos" nessa grande pescaria cheia de desafios e tubarões. Todos temos as nossas lutas diárias repletas e derrotas e vitórias à espera de um reconhecimento futuro.

  • @tatianehannisdal5215
    @tatianehannisdal5215 Před 5 lety +16

    O que mais gosto nesse livro são os diálogos travados entre o personagem e si mesmo. Ao conversar consigo, cultiva sua vida interior, ele processa a si mesmo e o mundo a sua volta de dentro para fora. Por isso tb a conexão c a natureza é tão profunda e tão bonita: é tudo uma coisa só, indistinta. Nós e a natureza. Santiago não é solitário, porque ele sente-se como parte desse infinito.

  • @vivianranquetat2304
    @vivianranquetat2304 Před 5 lety +49

    Esse livro é, para mim, o maior mistério literário já lido. Como pode um livro tão simples em sua essência e forma ser de tamanha complexidade? Você inicia a leitura com um certo ceticismo e arrogância e o termina sem chão. Passa dias e dias pensando em tudo o que o livro fala e representa e chega a conclusão que ele é tudo e ao mesmo tempo nada. Grande livro.

  • @Damasceno23
    @Damasceno23 Před 5 lety +65

    Não sei se ele seria visto como herói após a pescaria! Às vezes as pessoas se admiram e até passam um tempinho maravilhadas com uma situação, mas depois esquecem, se cansam e a vida segue, lançando novamente o velhinho ao relento.

  • @igordalmymoreira
    @igordalmymoreira Před 5 lety +31

    "'A sua escolha inicial fora se esconder nas águas escuras e profundas, para além de todos os laços, armadilhas e traições. A minha escolha fora ir procurá-lo onde jamais alguém ousara ir.' Sim, onde jamais alguém ousara ir. E agora estavam ligados um ao outro e assim se encontravam desde o meio-dia. E não havia ninguém para ajudar nem a um nem a outro".

  • @maria_mapas
    @maria_mapas Před 5 lety +27

    Eu também adorei esse livro.... morri de dó do peixe, morri de dó do Santiango..... Algumas partes são de cortar o coração.

  • @EscritaComPedro
    @EscritaComPedro Před 5 lety +167

    Leiam o texto do Calvino antes de ler o velho e o mar. O autor vai descrever como é a organização dos personagens de Hemingway e isso ajuda muito no entendimento da história.