Lúcio Cardoso: 100 anos de nascimento - De Lá Pra Cá

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 12. 2012
  • No De Lá Pra Cá desta semana, Ancelmo Gois e Vera Barroso relembram o romancista, contista, poeta e dramaturgo Lúcio Cardoso, que foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX.

    Apesar dos 13 livros que publicou, Lúcio só é lembrado pela autoria de Crônica da Casa Assassinada, considerada sua obra-prima. Ele se ressentia disso. Reclamava que não era lido, que não era compreendido pela crítica, que não tinha o devido espaço que sua obra merecia. Ao lado de Clarice Lispector, de quem era muito amigo, Lúcio Cardoso é a principal figura do romance psicológico brasileiro. Além de escritor, Lúcio Cardoso também destacou-se em outras áreas do cenário cultural brasileiro. Ele foi diretor de teatro, roteirista e produtor de cinema, tendo ajudado a criar o Cinema Novo.

    Lúcio Cardoso gostava de desenhar e de pintar e fazia uso disso para compor os cenários e os personagens das histórias que escrevia. Foi através das artes plásticas que ele deu vazão ao gênio criativo, depois de um AVC ter-lhe comprometido a fala e todo lado direto do corpo no final da vida.

    Apesar dos muitos gêneros artísticos em que atuou, a obra de Lúcio Cardoso possui a mesma unidade temática: as dúvidas que angustiam e que atormentam o ser humano. Lúcio Cardoso, vida e obra, no De Lá Pra Cá. Participam deste episódio o cineasta "Bigode" Luiz Carlos Lacerda, a jornalista e autora do livro "Contos da Ilha e do Continente" Valéria Lamego, o autor do livro "Diários" Ésio Macedo Ribeiro e a professora e autora da tese de doutorado "Lúcio Cardoso e a experiência-limite com o corpo e a escrita", Beatriz Damasceno.
    Ver episódio:
    tvbrasil.ebc.com.br/sites/_tvb...
    Ir para o site do De Lá Pra Cá:
    tvbrasil.ebc.com.br/sites/_tvb...
  • Zábava

Komentáře • 16