Como discussão sobre linguagem neutra virou guerra cultural no Brasil

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 18. 09. 2023
  • Neste vídeo, o repórter da BBC News Brasil em São Paulo João Fellet trata da disputa em torno da chamada "linguagem neutra" ou "linguagem não binária".
    Por essa proposta de mudança da língua, certas palavras ganham versões com gênero neutro, como "todes", "bem-vindes" e "amigues".
    A proposta, segundo seus defensores, busca contemplar pessoas não binárias (que não se identificam como homens nem mulheres) e reduzir o uso de termos masculinos genéricos como "todos", "bem-vindos" e "amigos".
    O movimento, no entanto, gerou uma contra-ofensiva.
    Nos últimos anos, dezenas de projetos de lei foram propostos no Congresso para proibir a linguagem neutra em escolas e concursos públicos.
    Alguns dos maiores adversários da causa são políticos bolsonaristas que tiveram fortes votações na última eleição.
    A reação tem levado alguns a questionar se o ativismo pró-linguagem neutra não poderia estar fortalecendo o campo político oposto.
    Assista e confira.
    O vídeo se baseia em um episódio do podcast Brasil Partido. Ouça aqui o podcast - • Brasil Partido: Como d...
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
    #bbcnewsbrasil #brasilpartido #linguagemnneutra #guerracultural #lingüística

Komentáře • 3K

  • @professorsilva9388
    @professorsilva9388 Před 9 měsíci +2025

    Sou de esquerda, defendo direitos LGBTs, mas como profissional das Letras, não posso defender a linguagem neutra. Esta não possui nenhum embasamento histórico, sociológico e nem linguístico. Não tem embasamento linguístico porque a forma neutra e a masculina se fundiram nas línguas latinas por razões morfológicas e fonéticas, e não como fruto de uma sociedade machista. Não há embasamento sociológico: há várias línguas naturalmente neutras no mundo, na África, Ásia, Oriente Médio... e mesmo assim, estão entre as sociedades mais machistas e homofóbicas. A tese de que uma linguagem neutra significaria inclusão não tem base em NADA. Como disse Caetano Veloso: a esquerda brasileira tem que parar de importar dos EUA essas lutas contra moinhos de vento. Essas lutas tiram o foco de coisas importantes e servem mais como pólvora pra direita. Vejam a célebre entrevista entre Richard Dawkins e Helen Joyce: esse movimento tem uma constante necessidade de fazer experimentos com crianças "pra ver o que acontece", como ela mesma assumiu 14:40. Isso é realmente antiético e inaceitável.

    • @ramon12952
      @ramon12952 Před 9 měsíci +116

      já tem meu respeito

    • @marciohmacedo
      @marciohmacedo Před 9 měsíci +80

      Concordo com tudo 👏🏿👏🏿👏🏿

    • @adrianosilvadeoliveira3717
      @adrianosilvadeoliveira3717 Před 9 měsíci +36

      Acertou tudo so errou na parte da asia eles são sim um tanto conservadores mas em geral respeitam os lgbt muito mais que no ocidente.

    • @lucasalvim9749
      @lucasalvim9749 Před 9 měsíci +141

      Cara não conheço ninguém de esquerda que apoia linguagem neutra, nem sei de onde surgiu isto e como virou pauta.

    • @adrianosilvadeoliveira3717
      @adrianosilvadeoliveira3717 Před 9 měsíci +40

      @@lucasalvim9749 Simples os opositores colocaram um rotulo ao seu inimigo e inimigo usou o rotulo por despeito.

  • @MarcoSilva-gf1mr
    @MarcoSilva-gf1mr Před 9 měsíci +889

    Eu fui professor por 15 anos…. Chegava na classe e sempre falava : boa tarde pessoal ou bom dia minha gente. Não tem necessidade de inventar isso não, só usar as palavras de origem neutro dentro da língua portuguesa.

    • @marcelocatedrastico
      @marcelocatedrastico Před 9 měsíci +4

      Tem gente que não se identifica como ser humano. Então o "pessoal" e "gente", não se aplica a eles.

    • @user-rv9um5xc3r
      @user-rv9um5xc3r Před 9 měsíci +91

      Não é? Um "bom dia a todos" é para todos os presentes, sem exceção.
      A verdade é que essa discussão tomou proporções muito maiores do que precisava...

    • @0123MGR
      @0123MGR Před 9 měsíci +35

      @@user-rv9um5xc3r não precisa do “todos”, é só falar “Bom dia”

    • @user-rv9um5xc3r
      @user-rv9um5xc3r Před 9 měsíci +17

      @@0123MGR Que seja.

    • @alexcosta1880
      @alexcosta1880 Před 9 měsíci +17

      Eu concordo que usar a linguagem neutra sem modificar palavras é uma solução que não incomoda. Mas eu tenho que concordar com Pri Bertucci: se não sair da zona de conforto, nós, não-bináries, continuaremos na zona de penumbra, no abismo da existência.

  • @carlosdiniz6999
    @carlosdiniz6999 Před 9 měsíci +268

    Se as escolas não conseguem nem mesmo ensinar o emprego correto da concordância verbal e da concordância em gênero, número e grau na linguagem coloquial, acho muito difícil que consiga implementar o uso do neutro ou da linguagem não binária. Como disse o autor: é o povo que escolhe como vai falar. Não se consegue impor um modo único. O gerundismo se infiltrou na linguagem como um vício, sem necessidade de nenhuma imposição. A moda alastrou e, apesar das tentativas de erradicá-lo ainda resiste bravamente.

    • @sanjaysatya
      @sanjaysatya Před 9 měsíci +10

      Gerundismo é ridículo. "Você poderia estar me falando o seu telefone para eu estar anotando para estar te ligando e resolvendo, quando eu estiver decidindo se vou estar aceitando a sua proposta?" As pessoas que têm este hábito não sabem porque fazem isso. Mas isto expressa um estado mental de alguém que sempre está fazendo e fazendo e nunca chegando em lugar nenhum. Além disso remete a algo num futuro breve e indefinido. Gera um estado de indefinição, informalidade, falta de compromisso e confusão.

    • @carlosdiniz6999
      @carlosdiniz6999 Před 9 měsíci +3

      @@sanjaysatya Concordo plenamente com você. Além das suas explicações, posso ajuntar: há também uma transferência de responsabilidade indefinida para outro alguém sem precisar definir nem data nem dia nem hora. "Vou estar transferindo sua reclamação para nosso supervisor que vai estar te comunicando assim que as coisas estiverem sendo resolvidas."' É claro que, quando um modismo linguístico cai no gosto popular, é porque ele atende razões que os locutores nem sempre podem entender. Acho que a tradução literal do inglês também ajudou: uso de um auxiliar mais um gerúndio. Facilita a conjugação. Só se aprende a conjugar o verbo auxiliar.

    • @HelioBike-br6te
      @HelioBike-br6te Před 9 měsíci +1

      Eu estudo Letras e é verdade isso que vc falou

    • @camilaalmeida6814
      @camilaalmeida6814 Před 9 měsíci +2

      Temos mas problema com a alfabetização e escrita acredito que isso não precisa ser ensinado nas escolas . Mas coloquial tudo bem . Já tem tanta girias e palavrões que as pessoas usam que é pior uma linguagem neutra não acho nada demais mas ensinado na escola acredito que não é necessário

    • @carlosdiniz6999
      @carlosdiniz6999 Před 9 měsíci

      @@camilaalmeida6814 Também acho. Penso que algumas palavras vão cair no agrado do público, outras não. O que sou contra é a obrigatoriedade de todos terem que usar a linguagem que um grupo inventa e quer impor aos outros. Seria o mesmo se os médicos, por exemplo, obrigassem os leigos a só falarem a linguagem científica utilizada por eles.

  • @nitrofurano_
    @nitrofurano_ Před 9 měsíci +160

    o problema não é a binaridade ou neutralidade, mas sim à demasiada importância que muita gente dá a isso

    • @d3ivis
      @d3ivis Před 9 měsíci +6

      Também acho. É só começarem a usar e uma hora, século ou milênio, talvez todo mundo use também. Nada impede do pronome neutro ser usado na língua falada.

    • @baltazar2685
      @baltazar2685 Před 8 měsíci +6

      Veja quanto sofisma é necessário para empurrar uma ideia que não se sustenta.
      Respeito a vontade das pessoas, cada um faz o que quer com seu corpo e tudo o que for consensual entre duas pessoas adultas e em plena sanidade deve ser respeitado e estar absolutamente fora de qualquer juízo de valor, mas esse tipo de discussão, essas forçação de barra homossexual e/ou femista (que é oposto ao feminismo) vem me causando uma aversão que eu já não tinha. O ser humano é xy e xx, o resto é interferência do mercado, disfunção hormonal, cultura, resquício ou fruto de revolta adolescente, e quando muito raramente, algum tipo deformidade biológica mutante maior ou menor, como pessoas que, por exemplo, nascem sem os dentes do siso.
      A principal característica do ser humano é ter escolha, eu me nego a crer que a pessoa nasce com um sexo biológico, mas por dentro é outra coisa, é mais um jeito de querer se diferenciar, dizer que é diferente ou aparecer, uma revolta adolescente, como o sujeito que, numa exposição de tatuagem, disse que tatuou "a cara pra ser diferente", eu vi aquilo e pensei, "caramba, ele podia ter estudado e ter se tornado diferente por ter conhecimentos, valores, e por sua contribuição para a humanidade, mas não, quis ser diferente com uma tatuagem na cara".
      Passamos por muitas fases durante nosso desenvolvimento até a fase adulta, e mesmo nela ainda estamos sujeitos a uma série de eventos que podem nos modificar, ainda assim será sempre uma escolha, como ser vegano ou carnívoro. Quanto a linguagem, ela é viva, e querer impor algo assim é bem típico dessa geração atual, que acha que pode modificar tudo atravéz de um "bisturi", seja ele material ou ideológico.
      Nosso país sofrendo por falta de emprego, salários baixos, professores desvalorizados, saúde decadente, distribuição de renda inexistente, e tem um bando de desocupados, alimentados ou não com dinheiro público, preocupados com problemas que não existem.

    • @frank2901
      @frank2901 Před 7 měsíci +1

      Principalmente a esquerda... Acabou de sair o resultado do PISA, OCDE. Advinha o resultado do país do todes!!!

    • @AnyelleGuimaraes
      @AnyelleGuimaraes Před 6 měsíci

      O problema é sim a binariedade e a neutralidade isso não tem sentido nenhum além de dificultar a comunicação para pessoas que possuem certos tipos de deficiência.

    • @l.msoroca6436
      @l.msoroca6436 Před 4 měsíci

      @@frank2901 com conservadores junto, ajudou muito a perde tudo isso

  • @SprigPlantar8934
    @SprigPlantar8934 Před 9 měsíci +592

    Pelo amor de Deus
    Nosso país tem problemas mais sérios do que essa história de “linguagem neutra”
    Nós vivemos em um país onde 50% da população não possui acesso a saneamento básico
    E tem gente que está preocupado em ser chamado de um determinado “pronome”

    • @ramon12952
      @ramon12952 Před 9 měsíci

      então e isso que eu penso igual, nem temos saneamento básico querem usar essa palhaçada como cortina de fumaça tão idiota, que eu fico impressionado como e imbecilidade humana e capaz de se superar pra pior

    • @ramon12952
      @ramon12952 Před 9 měsíci +43

      @@FelipeSilvaVesuvio falta de uma palavra... que nem vou falar, que dá esse argumento medíocre

    • @huckellholanda1713
      @huckellholanda1713 Před 9 měsíci +11

      Exatamente POR ISSO que não deveriam focar tanto em ir contra isso. Não eh por nada não, mas quem eh a favor dessa “história de linguagem neutra” sabe quao rápido isso seria resolvido através de educação e reformulações ortográficas (que já foram aderidas por sistemas mais antigos que o nosso, como o de língua inglesa). Mas a galerinha que não quer respeitar transforma isso em palco. E não foca em outras coisas que são literalmente um problema. Entao quem ta errado? Quem vive pra ajudar em algo ou quem só existe pra atrapalhar?

    • @victoriavenus27
      @victoriavenus27 Před 9 měsíci +7

      Agora você se preocupa? Olha só a hipocrisia.

    • @victoriavenus27
      @victoriavenus27 Před 9 měsíci +5

      ​@@huckellholanda1713EXATAMENTE.
      Isso é coisa da LINGUAGEM e até mesmo inclusão das pessoas.
      Nós usamos inúmeras palavras de diversos países. E vale dizer, o Japão tem palavras "neutras" ( eu não lembro o nome que se dá ). E até outros países tem pronomes neutros para as pessoas.

  • @hendersonhenry4510
    @hendersonhenry4510 Před 9 měsíci +475

    Caramba, não é possível que em pleno século XXI, com a tecnologia roubando empregos e estamos perdendo tempo com pronome neutro.

    • @reinaldosilva7788
      @reinaldosilva7788 Před 9 měsíci +20

      PERFEITO.

    • @eduardoadriano8185
      @eduardoadriano8185 Před 9 měsíci +21

      Não amigo, a tecnologia não rouba emprego, as máquinas fazem o que é das máquinas, humanos pelo menos deveriam fazer o que é dos humanos.

    • @talseijatachi
      @talseijatachi Před 9 měsíci +45

      @@eduardoadriano8185 Pulou a aula de história da revolução industrial, tá ai...!

    • @Vitor-pt3jk
      @Vitor-pt3jk Před 9 měsíci +23

      o problema nao é falar da forma que quiser, eu nao sou contra a pessoa falar xingando ou usando giria. mas querer usar isso como normal culta que é errado

    • @replek
      @replek Před 9 měsíci +4

      Exatamente.

  • @TheFranthonl
    @TheFranthonl Před 9 měsíci +86

    Reportagem muito bem feita, mostrando os argumentos dos dois lados e estimulando o espectador a tirar suas proprias conclusões e opiniões. Gostei bastante, me inscrevi.

    • @gugamoraes8846
      @gugamoraes8846 Před 8 měsíci

      A linguagem neutra pode não estar institucionalizada, porém ja é uma caminho sem volta. eu trabalho com crianças através do teatro, e todas, todos e TODES se comunicam no gênero neutro. ISSO PORQUE EU MORO NO MT, em uma idade que quem é de esquerda corre o risco de vida, que na eleição os bolsonarista ameaçou de morte quem saissem na rua com cores do PT, e mesmo assim o gênero neutro ja esta "empreguinado" nas crianças.

    • @luiscosta7271
      @luiscosta7271 Před 7 měsíci +3

      Pro padrão BBC tá bem feita não, tá mostrando os dois lados sim mas tendenciosa a mostrar que a linguagem neutra é benéfica 🤣
      Um país onde grande parte da população não tem acesso a saneamento básico a preocupação de pessoas é se fala todos , todas ou todes

  • @HerculesProducoes
    @HerculesProducoes Před 9 měsíci +40

    Como é importante e satisfatório um bom trabalho jornalístico! Isso muda tudo! Muito obrigado!

  • @WilsonSanz
    @WilsonSanz Před 9 měsíci +587

    De fato essa galerinha que quer revolucionar a linguagem, nem elas mesmas conseguem usar isso numa simples conversa, pois é uma loucura que desgasta qualquer pessoa no raciocínio.

  • @jonathannunes8424
    @jonathannunes8424 Před 9 měsíci +223

    Muitos brasileiros não sabem ler, interpretar um texto ou escrever direito e querem que aprendam linguagem neutra? kkkk O que mais me assusta mesmo é a importância dada a isso, temos problemas muito maiores e que exigem mais atenção 😪

    • @mrclmnzs
      @mrclmnzs Před 9 měsíci +14

      pra você ver: tem deputado mais preocupado em redigir projeto de lei proibindo o uso da linguagem neutra nas escolas etc que preocupado em melhorar saúde, educação, moradia, alimentação etc da população, vide o número de projetos na câmara federal em detrimento de outras áreas sociais.

    • @lucapellari5985
      @lucapellari5985 Před 9 měsíci +5

      ​@@mrclmnzs O que eu acho engraçado é que aí as pessoas vão morar em países onde já se usa e as crianças tem nomes sem gênero nas escolas, e ficam quietinhas.

    • @vinifran
      @vinifran Před 9 měsíci +2

      Excelente comentário!

    • @msg4alexandre
      @msg4alexandre Před 9 měsíci +1

      ​@@mrclmnzspra você ver como tem político capitalizando com essa lacração de linguagem neutra.

    • @victorhugodasilva7285
      @victorhugodasilva7285 Před 9 měsíci

      Você sabe que não existe só o Brasil no mundo, né? Vá se informar!

  • @vitorgmedicina
    @vitorgmedicina Před 9 měsíci +7

    Esses assuntos não eram para ser relevantes, eles deveriam lutar para acabar com a miséria e a fome no Brasil, lutar contra a criminalidade e falta de educação de qualidade nas escolas. Em relação a isso, acho desnecessário fazer essa mudança.

  •  Před 9 měsíci +7

    Existem muitas palavras terminadas em "A" teoricamente femininas pra se referir de forma neutra, DentistA, MassagistA, jornalistA... e aí? Vai mudar? Ou o problema é só com as supostas palavras "masculinas"? E qual a lógica de pôr o "e" no final? Por que "e" é neutro? Quem definiu (ou impôs) isso?

  • @fabianoopadeiro5210
    @fabianoopadeiro5210 Před 9 měsíci +49

    *O comediante Mussum gostou da ideia!*
    Brasileiris!! Tudis!!

  • @geanmateus6573
    @geanmateus6573 Před 9 měsíci +344

    Sou professor de Português e não admito esse tipo de linguagem na minha sala, temos muitas pautas mais sérias a serem discutidas. Afinal, que redundância falar todos, todas e todes. Sou de esquerda, mas jamais concordarei com tal pensamento.

    • @desconocidom
      @desconocidom Před 9 měsíci +15

      👏

    • @Leafault
      @Leafault Před 9 měsíci +19

      No mínimo deveria saber que a língua não é imutável, nós não falamos vossa mercê justamente porque começaram a falar vosmecê. E que pauta seria se teria em aula de português? Quando coloca acento nas palavras?

    • @marcobarreto9630
      @marcobarreto9630 Před 9 měsíci +3

      👏👏👏

    • @felipeoliveira3414
      @felipeoliveira3414 Před 9 měsíci +50

      ​@@Leafaultuma coisa é a palavra vossa mercê, ao longos de muitos anos, ter sido reduzida para você.
      Outra muito diferente é você criar uma nova regra linguística e mudar a estrutura da língua com novos pronomes.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      Logo vc será obrigado, isso será inevitável no futuro próximo, a esquerda de vdd vindo, vai acabar com os direitistas e bolsonaristas, vcs serão literalmente obrigados a ensinar, na vdd vcs não vão existir, quem vai ensinar serão os esquerdistas, pq a direita será eliminada.

  • @brazilchem
    @brazilchem Před 9 měsíci +5

    Pessoal, recusem isso. Parem de abraçar qualquer idiotice vindo dos EUA.

  • @V1C.T0R
    @V1C.T0R Před 6 dny +1

    _Ele pegou o livro de história infantil e olhou para o retrato do Grande Irmão na capa. Os olhos hipnóticos olhavam para os seus. Era como se alguma força enorme estivesse pressionando você - algo que penetrava dentro de seu crânio, batendo contra seu cérebro, assustando você de suas crenças, persuadindo-o, quase, a negar a evidência de seus sentidos. No final, o Partido anunciaria que dois mais dois são cinco, e você teria que acreditar nisso. Era inevitável que eles fizessem essa afirmação mais cedo ou mais tarde: a lógica de sua posição o exigia._
    ....
    _"A liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro. Se isso for garantido, tudo o mais vem em seguida."_
    1984

  • @joseexpedito6325
    @joseexpedito6325 Před 9 měsíci +87

    Eu que acordo todo dia as 5h chego em casa as 20h, estou muito preocupado com isso kkkk

    • @aosilva1032
      @aosilva1032 Před 9 měsíci +3

      Sim... Mas está se falando indiretamente de misoginia, homofobia...

    • @fabioalbertobordin8636
      @fabioalbertobordin8636 Před 9 měsíci +20

      VC TEM OCUPAÇÃO SÉRIA!! E ESSA GENTE NÃO TEM O QUE FAZER , EIS A GRANDE DIFERENÇA!!

    • @jhonatasabreu8954
      @jhonatasabreu8954 Před 9 měsíci +3

      Se eu tivesse filho, eu ficaria

    • @brunojabami9841
      @brunojabami9841 Před 9 měsíci +2

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @guilhermerodriguez1796
      @guilhermerodriguez1796 Před 9 měsíci +5

      @@aosilva1032 Sim, nossa língua é misógina, homofóbica, fascista, taxista, malabarista, equilibrista.... kkkkk

  • @Danilo-O
    @Danilo-O Před 9 měsíci +184

    Eu já fui defensor dessa ideia, mas me dei conta que eu só queria provar pra mim e pro mundo que eu era super mente aberta e progressista. Acho que se a língua não oferece um suporte natural ao pronome neutro, criar ele da forma como é pensada hoje não é viável.

    • @merciaboaventurasantos
      @merciaboaventurasantos Před 9 měsíci +20

      Tem muita coisa que não faz sentido mesmo. 👍🏼 O pessoal demonstra total desconhecimento do idioma, Danilo. _"Todos"_ já abrange todos os seres. _"Todas"_ já inclui todas as pessoas. O povo tem umas viagens, viu? 🤦🏻‍♀️😖

    • @leonardensen
      @leonardensen Před 9 měsíci +6

      @@merciaboaventurasantosperfeito. A língua já tem uma forma neutra, portanto essa conversa não passa de birra de grupinhos que querem poder e usam questões ideológicas para isso.

    • @traco.nicholas8115
      @traco.nicholas8115 Před 9 měsíci

      Eu até sou contra, mas tbm acho inadmissível que tenha tanta gente engajada na luta contra essa ideia. Até pq se for pra mudar a língua muda, como mudou tantas vezes antes, queremos nós ou não

    • @Najain
      @Najain Před 9 měsíci

      ​@@traco.nicholas8115não tem nada que mudar pra esta porcaria de engajamenro político. Vou ser contra severamente.

    • @Najain
      @Najain Před 9 měsíci

      ​@@traco.nicholas8115dememtes 😂

  • @floraeflora
    @floraeflora Před 5 měsíci +3

    “Vamos implementar isso numa escola e ver o que acontece!” 🤡

  • @guilhermeacr
    @guilhermeacr Před 4 měsíci +4

    Linguagem neutra não é inclusão, e sim exclusão. Benefício de um grupo minoritário acima de todos os outros. Nosso idioma é muito rico e ele já abrange todos os públicos, TODOS.

  • @matteeusspacheco666
    @matteeusspacheco666 Před 9 měsíci +322

    Enquanto muitos sofrem com a falta de comida, outros perdem tempo com algo inútil

    • @DarlyaFaroeste
      @DarlyaFaroeste Před 9 měsíci

      Geração nutella não tem nada o que fazer.

    • @tarcisiorm
      @tarcisiorm Před 9 měsíci +12

      Queria que esse mesmo argumento fossem usados por vocês pra coisas que geralmente não lhes convém, como o atual projeto pra proibir casamentos homoafetivos. Pra isso a maioria vai achar que pode dedicar "tempo" pra esse tipo de coisa.

    • @msg4alexandre
      @msg4alexandre Před 9 měsíci +10

      ​@@tarcisiormcasamento homoafetivo é questão de segurança jurídica, e não de alimentar egos.

    • @marcelosousadasilva6650
      @marcelosousadasilva6650 Před 9 měsíci +7

      mas ele tá falando do vídeo que fala da linguagem neutra e não de casamento homoafetivo@@msg4alexandre

    • @euatraidotudodebom2324
      @euatraidotudodebom2324 Před 9 měsíci +6

      ​@@tarcisiormsempre com os seus vitimismo.

  • @kainlucard
    @kainlucard Před 9 měsíci +99

    Até a pessoa que é a favor da linguagem neutra não consegue falar assim o tempo todo, ai ela diz, "que todos precisaremos nos reeducar", pra que todo esse trabalho, se fosse algo fluido como a língua isso mudaria naturalmente, sem forçar a barra.

    • @lucam.3111
      @lucam.3111 Před 9 měsíci +14

      Ninguém faz negócios com as nações vizinhas, a China, a Europa ou os EUA falando ilis, dilies e tilis. Eu apenas acredito que os esforços para mudar a linguagem de um país inteiro deveriam ser realocados para o aprendizado e fluência de uma segunda ou terceira língua estrangeira.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci +1

      A linguagem neutra é uma mudança com o tempo, tem que se acostumar a nova linguagem.

    • @kainlucard
      @kainlucard Před 9 měsíci +11

      @@a7a3lr5m6 é preciso que a maioria dos falantes da língua adotem esse tipo de linguagem, acho praticamente impossível disso vingar aqui no Brasil, e se vier a acontecer vai levar muito tempo.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci +1

      @@kainlucard isso não demora muito, antigamente pouquíssimas pessoas tinham TV em casa, hoje todo mundo tem, antigamente quase ninguém ou ninguém tinha celular, hoje maioria ou todos tem, antigamente o meio de locomoção era por carroça ou a pé, hoje existe os mais variados tipos de locomoção, e não foi tão demorado não, então com a linguagem neutra será a mesma coisa, senão até mais rápida ainda com o avanço tecnológico e difusão de informações com mais rapidez e agilidade, acredito que bem antes de 2100 a linguagem neutra esteja incorporada a língua de forma natural, cotidiana e as pessoas falando sem nem perceber, igual falam o português "normal" (sem linguagem neutra).

    • @kainlucard
      @kainlucard Před 9 měsíci +17

      @@a7a3lr5m6 cara vc esta comparando coisas totalmente diferentes, uma coisa é popularização de bens de consumo outra é a forma das pessoas falarem, ainda mais uma forma impopular como essa.

  • @gustavochaves1338
    @gustavochaves1338 Před 9 měsíci +1

    Adoro o trabalho de vocês! Sempre trazendo pautas relevantes e dissiminando informação. Por essa razão, gostaria de dar uma sugestação de algo que poderia ter sido incrementado. Como vocês mesmos terminaram dizendo, são os falantes que decidem o que será adotado na língua. Logo, creio que seria interessante ter tido um recorte da perspectiva da população sobre o assunto. Claro que a maioria dos cidadãos não possuem muito conhecimento sobre a temática, justificando a necessidade do envolvimento daqueles que o têm, mas acredito que contribuíria para o debate.

  • @valberm
    @valberm Před 9 měsíci +3

    O Mussum estava à frente do seu tempo. Gênio.

  • @voskiastudios1936
    @voskiastudios1936 Před 9 měsíci +114

    Se a própria pessoa que defende o uso não consegue se adaptar, deve ser porque nem eles mesmo consideram a pauta relevante

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 Před 9 měsíci +259

    Não costumo usar gírias, abreviações e etc. Acho muito bonito quem fala e escreve corretamente a nossa língua. Sei que a língua não é algo morto, está sempre se renovando, mas essas palavras " neutras" , ao meu ver , não tem nada de neutras. Elas tem um caráter político.
    Não gosto, e não usarei, pois isso acentua ainda mais essa nossa polarização.
    Para mim, TODOS atende a todos.

    • @ClaudiaSilva-hr3cc
      @ClaudiaSilva-hr3cc Před 9 měsíci +16

      Concordo plenamente.

    • @fabio.lous_
      @fabio.lous_ Před 9 měsíci +3

      E etc é o que? Kkkkkkkkk

    • @priscillastephanie3312
      @priscillastephanie3312 Před 9 měsíci +18

      Todos=homens,mulheres e demais gêneros

    • @wesley4762
      @wesley4762 Před 9 měsíci +12

      Tudo tem um caráter político, até essa sua opinião.

    • @brenoaugusto7299
      @brenoaugusto7299 Před 9 měsíci +20

      ​@@wesley4762Lacrou Wesley, não anula o argumento do cara, ele está inteiramente certo.

  • @andt.92
    @andt.92 Před 9 měsíci +11

    Nunca pensei que em pleno século 21 o ser humano estaria discutindo questões idiotas como essa em vez de se preocupar com temas realmente importantes: violencia, drogas, pobreza, corrupção, etc...

    • @n9it
      @n9it Před 5 měsíci

      É falta de atenção paterna vinda dessa EXTREMA MINORIA mesquinha que infelizmente faz esse tipo de assunto besta ter que ser discutido e subvertido, porque há uma ampliação por parte de políticos deficientes mentais e gente que não deveria ter direito de fala.

    • @arthuroliveira88
      @arthuroliveira88 Před měsícem

      Cara os idiotas vão dominar o mundo mas não por sua força e sim pela quantidade

  • @Linnik_Gameplays
    @Linnik_Gameplays Před 9 měsíci +2

    Essa é uma discussão absolutamente imbecil. Pode ver que isso foi importado dos EUA.

  • @Fabio-d3fe
    @Fabio-d3fe Před 9 měsíci +172

    Se a linguagem neutra abrange somente as pessoas tidas como não binárias, não parece razoável reestruturar toda a linguagem e toda a sociedade ter que se readequar em função de uma minoria da minoria da minoria. Essas pessoas que usem tal dialeto entre elas mesmas.

    • @pedrohfpar
      @pedrohfpar Před 9 měsíci +5

      Já deixando muito claro: não sou a favor da linguagem neutra. Mas a linguagem neutra não abrange apenas as pessoas tidas como não-binárias. Muito pelo contrário, ela abrange os dois sexos biológicos e as pessoas não-binárias.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      Agora "a minoria da minoria da minoria" tem voz, e vcs devem aceitar, já deu da direita ter espaço e querer usar seus preconceitos contra as minorias sociais, a sociedade inteira terá que se curvar perante as pautas esquerdistas e progressistas, pro terror da direitalha.

    • @geovanagomesbarros2416
      @geovanagomesbarros2416 Před 9 měsíci +47

      ​@@pedrohfparIsso Não seria necessário,pq "todos" já abrange homens e mulheres. Não tenho problema nenhum se alguém quiser usar isso de maneira coloquial,agora colocar na norma culta da língua portuguesa eu Não concordo

    • @pedrohfpar
      @pedrohfpar Před 9 měsíci +7

      @@geovanagomesbarros2416 Uma das coisas que mais me motivam a não apoiar a essa causa é que não há a necessidade de tantos vocábulos com uma versão neutra, sabe? Eu até gosto da ideia de acrescentar um pronome pessoal à língua (desde que ele seja acrescentado em função do uso da população, afinal, não se pode fazer alterações na gramática do nada) que é o "Elu", e os pronomes relacionados a ele (como os pronomes possessivos), visto que, ao menos ao meu ver, pessoas não-binárias existem (creio que intersexuais são um bom exemplo). Mas, com a exceção do "Elu" etc., não há mais nada que justifique a existência dessa linguagem. Os adjetivos não precisam terminar em "-e(s)".

    • @paulopinheiro6730
      @paulopinheiro6730 Před 9 měsíci +1

      Correto

  • @edlopes4283
    @edlopes4283 Před 9 měsíci +80

    Nunca ouvi alguém falar alguma frase usando a linguagem neutra.
    Só começam com "todes" e param ali mesmo. Na maioria das vezes é um deboche.
    Eu gostaria de ouvir alguém que defende a linguagem neutra elaborando argumentos aplicando as regras da linguagem neutra.

    • @billy_urubu
      @billy_urubu Před 9 měsíci +19

      Ksksksk, gostaria de ver um usuário de linguagem neutra debatendo com um usuário de linguagem formal, seria uma loucura kkk

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      Chega da direitalha como vc ter espaço, apoio a linguagem neutra e quero o fim de quem é contra, já deu dessas pragas de direita ter espaço, se chorar pedindo democracia e fazerem deboches vão sofrer mais ainda.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci +1

      Não tem nada de deboche meu neném, a linguagem neutra é inevitável na língua, o começo já está vindo e vcs de direita perdendo mais espaço e mais voz como deve ser.

    • @RR-ds4sd
      @RR-ds4sd Před 9 měsíci

      ​@@a7a3lr5m6kkkkkkkkk, mas o que você está esperando para usar a linguagem neutra? Aqui e em outros comentários, você está usando a linguagem convencional. Não será porque seu cérebro não consegue se expressar nessa novilingua?

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      @@RR-ds4sd um time de futebol não é feito de um só jogador, meu nenenzinho!

  • @portoda_via
    @portoda_via Před 2 měsíci +1

    É como já dizia o Pica-Pau: "Essa gente inventa cada coisa."
    O mundo se acabando em guerras, pessoas morrendo de fome, problemas climáticos etc, e alguns grupos de pessoas se preocupando com linguagem neutra. O futuro da humanidade é sombrio.😳

  • @bibisadecor
    @bibisadecor Před 9 měsíci

    Ótima entrevistas. Obrigadxs

  • @zack-ku5jp
    @zack-ku5jp Před 9 měsíci +30

    Se nenhum de voces riram durante a produção disso eu sou uma geladeira

  • @MovieCibernet
    @MovieCibernet Před 9 měsíci +13

    Pra mim “todos” abrange todos! E ponto!

  • @LionelRS
    @LionelRS Před 2 měsíci +1

    "Elo, bem-vindes, AMIGUES ou amigxs" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
    Essa gente tem que ser colocado numa camisa de força.

  • @Elizabeth-ri2nq
    @Elizabeth-ri2nq Před 9 měsíci +2

    Pelo amor, ninguém quer ajudar nós disléxicos com essa coisa de linguagem neutra, meu cérebro buga!!!!

  • @lgg461
    @lgg461 Před 9 měsíci +65

    Não tem nem o que debater sobre esse assunto, pois o nosso idioma já inclui "todos" como homens e mulheres. Querem falar e escrever errado? Falem e escrevam errado, mas não obrigue ninguém a entrar nessa histeria minoritária sem sentido.

    • @jlpedron
      @jlpedron Před 9 měsíci +2

      quem està obrigando?

    • @guilhermerodriguez1796
      @guilhermerodriguez1796 Před 9 měsíci

      @@jlpedron Vc não viu a militante no vídeo querendo um teste de cobaias com crianças pra saber se vai funcionar ou não?

    • @Paula-rw5jj
      @Paula-rw5jj Před 9 měsíci +4

      @@jlpedron Aconteceu uma situação com minha madrasta quando ela foi dar uma aula. Ela começou "boa tarde a todos", e alguém gritou "todas e todes". Então, se a gente não dialogar sobre isso, as pessoas vão, sim, se sentir no direito de obrigar os outros a usarem essa linguagem.

    • @jlpedron
      @jlpedron Před 9 měsíci

      @@Paula-rw5jj entre obrigar e se sentir no direito de obrigar a diferença é enorme. Ainda nao ha nenhuma lei obrigando o uso, pelo contrario so ha leis tentando proibir o uso de algo que nao existe. Dialogar sempre, por que a pessoa gritou "todas e todes" deixaram ela explicar seu ponto de vista?

  • @patriciavieira9335
    @patriciavieira9335 Před 9 měsíci +18

    Que bizzares 😂

  • @reboucus
    @reboucus Před 9 měsíci +1

    "There are people dy1ng" - Kardashian Kourtney.

  • @felipebatistacavalcante7335
    @felipebatistacavalcante7335 Před 9 měsíci

    Muito esclarecedor. Obrigado.

  • @moreira4699
    @moreira4699 Před 9 měsíci +118

    Na minha opinião o Brasil tem assuntos bem mais necessários pra ser tratado com essa atenção toda que esses deputados tem dado a esse tema. Varias pessoas vivendo na miséria, passando fome enquanto esses deputados se delícia com o dinheiro público. E as leis do Brasil? Uma piada, o Brasil é uma piada

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci +1

      Se continuar deixando deixando, nunca vai abordar, então que aborde a linguagem neutra agora, essa linguagem será cotidiana cedo ou tarde.

    • @delfinadesantana5789
      @delfinadesantana5789 Před 9 měsíci +10

      ​@@a7a3lr5m6A ideia disso de linguagem neutra é vicia os mais vulneráveis em chama a atenção pois vicia em chama atenção da mais dinheiro no sistema capitalista !

    • @trumpboladao
      @trumpboladao Před 9 měsíci +6

      Todes estamos ferradis com esses deputades.

    • @luizgonzaga8598
      @luizgonzaga8598 Před 9 měsíci +13

      ​@@a7a3lr5m6não existe linguagem neutra.
      Ideologia não tem que ser currículo de aula.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      @@delfinadesantana5789 capitalismo é lixo, o objetivo não é dinheiro até pq isso logo não vai mais existir quando o socialismo vim e eliminar o capitalismo e seus apoiadores, o objetivo da linguagem neutra é inclusão social, especialmente grupos vulneráveis!

  • @Carolina_youtube
    @Carolina_youtube Před 9 měsíci +131

    Gente
    Socorrooo
    E o povo é obrigado, em meio a tantos problemas, aprender a falar porque esses chatos querem

    • @fernandomota7296
      @fernandomota7296 Před 9 měsíci +4

      Eu prefiro falar a linguagem dos terrivelmente evangeliCUs ódio, intolerância e desrespeito a dignidade humana!! Mas claro tudo sempre em nome de "deus" $$$

    • @marcosfernando4472
      @marcosfernando4472 Před 9 měsíci

      ​@@fernandomota7296kkkk q ameba.,Pois fale a linguagem dos católicos e dos ateus que falam normal igual gnt.Mas nao fale rodes pfv kkk

    • @Carolina_youtube
      @Carolina_youtube Před 9 měsíci +21

      @@fernandomota7296 Irmão, cada um faz da vida o que quiser, só não me obrigue a mudar a minha porque o OUTRO é limitado| Fiquem todes a vontade, não me perturbando, tá perfeito!

    • @fernandomota7296
      @fernandomota7296 Před 9 měsíci

      @@Carolina_youtube a única limitada aqui, extremista, retrógrada, intolerância e que não consegue respeitar a dignidade humana das pessoas e você é sua cabecinha do século passado, minha querida ninguém vai mais viver na clandestina ou voltar pro armário pq você não consegue conviver em sociedade com o diferente e nem consegue respeitar as escolhas individuais!! Tem um ditado antigo "os incomodados que se mudem" acho melhor você pegar sua família e se isolar do mundo do século 21!! Só isso sua opinião é sua não interessa a ninguém!!

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci +3

      Se é chato pra vcs, então está no caminho certo da esquerda, chega da direita ter voz e espaço, tem que perder mais e mais.

  • @taylaperfeitoanelli2321
    @taylaperfeitoanelli2321 Před 9 měsíci +1

    Enquanto ficam discutindo linguagem neutra deixam de discutir outras pautas q realmente importam e fazem a diferença para a população em geral.

  • @brunoeloy8961
    @brunoeloy8961 Před 9 měsíci

    Excelente vídeo! Mostrou os dois lados de forma ampla!

  • @oliverfa08
    @oliverfa08 Před 9 měsíci +26

    Quero vê na hora do Enem ou concurso público ná redação alguém usar um desses pronomes "neutres" aí

    • @ramon12952
      @ramon12952 Před 9 měsíci +13

      toma um zere kkkkk

    • @patricioandres8252
      @patricioandres8252 Před 9 měsíci +7

      A risada agora é "kekekekeke"

    • @lgg461
      @lgg461 Před 9 měsíci +1

      @@ramon12952 kkkkkkkkkk

    • @RafaelaAlves895
      @RafaelaAlves895 Před 9 měsíci +4

      Pior que vão pra justiça e alegar que estão sofrendo preconceito.

    • @Nalvo9
      @Nalvo9 Před 9 měsíci +3

      Casildes😂😂😂

  • @ainzbelmont5510
    @ainzbelmont5510 Před 9 měsíci +39

    A corrupção, desgualdade, fome e violência nunca serão amenizadas.

  • @Carta7216
    @Carta7216 Před 8 měsíci

    Excelente reportagem ❤

  • @tiagosilva2339
    @tiagosilva2339 Před 9 měsíci +2

    O apresentador do vídeo já escolheu o lado dele... Não existe imparcialidade.

  • @jefersonfelizardodasilva7144
    @jefersonfelizardodasilva7144 Před 9 měsíci +59

    A língua não é imutável. Ela é viva e se transforma. Mas organicamente não de maneira imposta....

    • @wil0083
      @wil0083 Před 9 měsíci

      Que feie o que você disse amigue

    • @jefersonfelizardodasilva7144
      @jefersonfelizardodasilva7144 Před 9 měsíci +6

      @@wil0083 oi, também não gosto da linguagem neutra e nunca vou usa-la. O que quis dizer que a língua se transforma. Por exemplo:hoje usamos a palavra você, antes se usava vossa mercê. E essas mudanças são orgânicas,e não forçadas como o caso da linguagem neutra ,que é claramente uma tentativa forçada de implementação de uma agenda "progressista"

    • @guilhermerodriguez1796
      @guilhermerodriguez1796 Před 9 měsíci +2

      @@jefersonfelizardodasilva7144 Eu conheço uma galera progressista que não tá abraçando essa causa aí não, cara.

    • @jefersonfelizardodasilva7144
      @jefersonfelizardodasilva7144 Před 9 měsíci +3

      @@guilhermerodriguez1796 pois é, eu também.

  • @user-tj9vj7yq7g
    @user-tj9vj7yq7g Před 9 měsíci +12

    Eu me considero um minério de carvão

  • @maru_shio
    @maru_shio Před 9 měsíci +1

    Cara é simples, no momento que alguém quiser que eu use linguagem neutra, a conversa acaba e eu me retiro, sem briga e sem discussão.

  • @esdras00
    @esdras00 Před 9 měsíci

    Excelente reportagem! Parabéns ao jornalista! Estudou bastante o assunto!

  • @cauemonteiro-io
    @cauemonteiro-io Před 9 měsíci +195

    Parabéns pela reportagem. Acredito que temos problemas mais importantes para resolver.

    • @Caio3
      @Caio3 Před 9 měsíci +9

      Exato, linguagem neutra ainda é uma discussão de uma “bolha” com outra “bolha”, são necessárias décadas de amadurecimento dessa forma da linguagem no cotidiano para que a pauta seja levada à esfera política e que haja debates acerca da alteração da língua. Esse debate na política HOJE é muita perca de tempo e desvio dos reais focos. Se houver quaisquer mudanças na língua, esta deve vir de dentro para fora. Cabe, então, aos ativistas da causa, fortalecer essa ideia na sociedade para que possam dar mais um passo!

    • @col.billkilgore4341
      @col.billkilgore4341 Před 9 měsíci +8

      Essa reportagem é um "Desserviçe" à todos que tenham mais de 2 neurônios.

    • @vitorgmedicina
      @vitorgmedicina Před 9 měsíci

      Concordo, assuntos como a educação nas escolas que está péssima e a desigualdade social que prejudica a qualidade de vida de milhões de brasileiros.

    • @baltazar2685
      @baltazar2685 Před 8 měsíci +1

      Veja quanto sofisma é necessário para empurrar uma ideia que não se sustenta.
      Respeito a vontade das pessoas, cada um faz o que quer com seu corpo e tudo o que for consensual entre duas pessoas adultas e em plena sanidade deve ser respeitado e estar absolutamente fora de qualquer juízo de valor, mas esse tipo de discussão, essas forçação de barra homossexual e/ou femista (que é oposto ao feminismo) vem me causando uma aversão que eu já não tinha. O ser humano é xy e xx, o resto é interferência do mercado, disfunção hormonal, cultura, resquício ou fruto de revolta adolescente, e quando muito raramente, algum tipo deformidade biológica mutante maior ou menor, como pessoas que, por exemplo, nascem sem os dentes do siso.
      A principal característica do ser humano é ter escolha, eu me nego a crer que a pessoa nasce com um sexo biológico, mas por dentro é outra coisa, é mais um jeito de querer se diferenciar, dizer que é diferente ou aparecer, uma revolta adolescente, como o sujeito que, numa exposição de tatuagem, disse que tatuou "a cara pra ser diferente", eu vi aquilo e pensei, "caramba, ele podia ter estudado e ter se tornado diferente por ter conhecimentos, valores, e por sua contribuição para a humanidade, mas não, quis ser diferente com uma tatuagem na cara".
      Passamos por muitas fases durante nosso desenvolvimento até a fase adulta, e mesmo nela ainda estamos sujeitos a uma série de eventos que podem nos modificar, ainda assim será sempre uma escolha, como ser vegano ou carnívoro. Quanto a linguagem, ela é viva, e querer impor algo assim é bem típico dessa geração atual, que acha que pode modificar tudo atravéz de um "bisturi", seja ele material ou ideológico.
      Nosso país sofrendo por falta de emprego, salários baixos, professores desvalorizados, saúde decadente, distribuição de renda inexistente, e tem um bando de desocupados, alimentados ou não com dinheiro público, preocupados com problemas que não existem.

    • @annaribeiro7141
      @annaribeiro7141 Před 8 měsíci

      ​@@col.billkilgore4341tu tas brincando né?

  • @cavaleirosemlicenca3894
    @cavaleirosemlicenca3894 Před 9 měsíci +112

    toda vez que ouço "todes" me dá um ataque de pânico. É insuportável ouvir alguém falando assim 😂😂😂

    • @priscillastephanie3312
      @priscillastephanie3312 Před 9 měsíci +11

      😂 me dá vontade de rir.Não achei que ninguém fosse levar a sério mas to vendo em um monte de lugar.Vendo avon e no site tá assim😂😂assim

    • @adrianosilvadeoliveira3717
      @adrianosilvadeoliveira3717 Před 9 měsíci +2

      Eu to concordando com um crente inacreditavel

    • @MarceloBsb2010
      @MarceloBsb2010 Před 9 měsíci +2

      Tanta coisa mais importante para "gastar" um ataque de pânico.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      É pq é o som da mudança, que a dicotomia e as falas de vcs estão ficando no passado, por isso vcs não gostam. Igual era a religião no passado, vcs não suportavam a ciência e o avanço científico, isso foi inevitável e agora existe as tecnologias atuais e suas crenças perdendo tanto espaço que os únicos lugares que sobraram pra vcs de direita adorar a Deus foi as igrejas, logo nem isso vcs vão ter mais.

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      Fim da direitalha e dos conservadores se aproxima, já deu de liberdade pra essa turminha.

  • @user-od4vw9tp5j
    @user-od4vw9tp5j Před 9 měsíci +1

    Essa pouca vergonha mas como cristão devo seguir os princípios contra esse sistema maligno nesse país

  • @sapienciaesutileza
    @sapienciaesutileza Před 19 dny +1

    Eu não acho que todos devem se identificar com seu sexo de nascença. Eles até podem não se identificar e isso é muito bem aceito na nossa língua. "Todos" já os inclui. Inclui homens, mulheres e a todos os que assim não se sentem. Todos! Portanto, sejam todos aceitos e felizes.

  • @viniciuslago.1310
    @viniciuslago.1310 Před 9 měsíci +10

    Parece o Mussum falando... Cacildes....😅😅😂😂

  • @waldeckjunior3646
    @waldeckjunior3646 Před 9 měsíci +20

    Excelente matéria, embora tenha faltado uma pesquisa para descobrir a opinião dos falantes, ou seja, da população.
    Sou educador e estudante de linguística. As mudanças que acontecem na língua não se dão por meio da arbitrariedade, elas acontecem ao longo dos anos de modo convencional.
    Quando termos, vão caindo em desuso e sendo naturalmente substituídos por outros. Não é o caso da "linguagem Neutra", portanto se os falantes quiserem aderir, isso acontecerá no decorrer dos anos e pronto, caso não, os ativistas devem estar dispostos a aceitar a normalidade do processo de evolução linguístico.

  • @Slimb_
    @Slimb_ Před měsícem +1

    A ultima mulher da reportagem disse tudo, o objetivo é causar bagunça social, pois nem ela consegue falar de forma nao binaria o tempo todo

  • @ronykur2635
    @ronykur2635 Před 9 měsíci +40

    Será que esqueceram que a palavra TODOS por si é neutra, e não está se referindo ao sexo masculino das pessoas; mesmo porque UMA PESSOA do sexo masculino é referido no feminino 'UMA PESSOA' ?! ... Não há problema algum. Toda tribo, ou grupo, tem suas gírias, e dialetos próprios. Cabe à todos (neutro) usarem livremente conforme seus grupos. Obrigado pelo conteúdo e sucesso à todos.

    • @M4QU1AV3L1C0
      @M4QU1AV3L1C0 Před 6 měsíci

      Linguagem neutra me causa repulsa. Na minha concepção, isso nem deveria ser motivo de debate. Essa liberdade toda está se tornando libertinação.

    • @EduRochaaa
      @EduRochaaa Před 14 dny

      não há crase em "cabe à todos".

    • @ronykur2635
      @ronykur2635 Před 13 dny

      @@EduRochaaa Opa! É verdade, antes de palavra masculina não usa-se crase, assim como TODES escreve-se TODOS. Obrigade, sucesse à todes de sue famílie.

  • @BrunoMontanhez
    @BrunoMontanhez Před 9 měsíci +78

    A língua se muda organicamente. Hoje falamos você e um dia foi vossa mercê. É uma segmentação desnecessária a linguagem neutra, até porque é um grupo plural - se a pessoa se sentir mulher e pedir para ser tratada por "ela" vai se sentir ofendido se alguém a chamar de "elo" ou "ili".
    Ademais, se naturalmente todos falassem de tal forma, isso seria incorporado naturalmente, assim como usamos "deletar" ou outros termos que não tinham sentido até o fenômeno da computação. Mas a imposição é o erro. Eu, homem hetero cis nunca me senti atacado por ser chamado de "umA" pessoa - não é necessário que chamem de um pessoa ou um pessoe, enfim. Numa bolha social, ou no seu particular, ninguém é proibido. Mas impor é proibir ou causar constrangimento ao falante que simplesmente fala como foi alfabetizado...

    • @saitamaallmigthy8442
      @saitamaallmigthy8442 Před 9 měsíci +2

      Qual é o artigo definido de todes?

    • @maiarabarreto
      @maiarabarreto Před 9 měsíci +1

      Da mesma forma, estabelecer algum tipo de proibição ao debate nas escolas contraria o movimento linguístico natural que é necessário para a aprendizagem. Digo isso como professora de português, inclusive.

    • @reginaribeiro2227
      @reginaribeiro2227 Před 9 měsíci

      Verdade. Você não fala em todes mas o "todes" se impõe pouco a pouco e sempre quer queiram cristãos, famílias, pessoas de direita e esquerda. Simples assim.

    • @reginaribeiro2227
      @reginaribeiro2227 Před 9 měsíci

      O todes se impõe quer queiram ou não os "cristãos", "os de bem", todo tempo.

    • @mrclmnzs
      @mrclmnzs Před 9 měsíci +3

      realmente, o problema social brasileiro é muito mais grave, a pessoa não sabe o mínimo de concordância nominal, não sabe sequer que “pessoa” é um substantivo feminino, logo, pede-se um artigo (in)definido também no feminino, já que ele se torna um adjunto adnominal. a galera quer comentar sobre TUDO e TODOS, mas não sabe o básico de gramática 🤣🤣🤣

  • @GabrielDorcino
    @GabrielDorcino Před 9 měsíci +172

    Cada um é livre pra falar o dialeto que quiser, da tribo que quiser. É assim em dúzias de países, na Africa, Asia e etc. Mas, a língua oficial de Estado é UMA SÓ. E a instabilidade social começa quando alguma tribo se acha no direito de acreditar que seu próprio dialeto tem mais valor que o de outros, a ponto de precisar entrar como parte da língua oficial de uma nação.
    Já pensou se os diversos dialetos indianos e chineses começassem a intervir na língua oficial daqueles países?

    • @akirausp
      @akirausp Před 9 měsíci +1

      Sim. É o que acontece na China.
      Usam o mandarim como padrão. Mas há regiões que não abrem a mão do cantonês, por exemplo.

    • @annie.araujo
      @annie.araujo Před 9 měsíci +8

      A língua é viva e só o que eles querem é uma forma mais inclusiva dessa língua se referir a essas pessoas

    • @dangerous_0015
      @dangerous_0015 Před 9 měsíci +8

      Realmente 👏👏👏👏. Essa tribo chamada LGTV acha que tem valor kkkkkkkkkkkkkkkkk 🙈🙈🙈🙈🙈.

    • @renanzach
      @renanzach Před 9 měsíci +6

      vosmecê não sabe que a língua é viva? Português é cheio de coisas que dá pra simplificar.

    • @GabrielDorcino
      @GabrielDorcino Před 9 měsíci +17

      ​@@renanzacha língua coloquial é viva e você pode falar as gírias que quiser (inclusive ao ponto de se tornar quase incompreensível para quem não é da sua tribo). Já a língua oficial não é assim: ela é rígida e padronizada de modo que todos consigam interpreta-las de um mesmo modo em qualquer canto que se fale aquele idioma. Só assim é possível fazer negócios grandes, criar contratos e manter um segurança jurídica ao compreender/interpretar jurisprudências de uma forma idêntica e planificada.

  • @Tooooop15
    @Tooooop15 Před 9 měsíci

    Pix era uma palavra que ninguém nunca existiu e quando brotou todo mundo pegou

  • @user-jk5ft6ru6q
    @user-jk5ft6ru6q Před 4 měsíci +1

    Na dura realidade dos brasileiros que sofrem com a fome, não têm acesso a atendimento médico adequado e enfrentam a ausência de amparo social, esta discussão é irrelevante. Em outras palavras, estamos talvez perdendo tempo com algo que deveria ser decidido pelos estudiosos em linguística.

  • @GamerKlans
    @GamerKlans Před 9 měsíci +50

    O masculino é equivalente aos nomes neutros nas línguas latinas

    • @jlpedron
      @jlpedron Před 9 měsíci +6

      isso também foi uma invençao, uma regra criada um dia por alguém.

    • @alexcosta1880
      @alexcosta1880 Před 9 měsíci

      Voce consegue entender que historicamente o masculino se perpetuou como "neutro" porque eram apenas os homens que tinham voz na sociedade?

    • @carloscarneiro7226
      @carloscarneiro7226 Před 9 měsíci

      ​@@jlpedron
      Porém surgiu "naturalmente" na língua entre seus falantes e não foi criado artificialmente por uma elite intelectual movida por ideologia com o intuito de usar a língua pra moldar as mentes pra sejam alinhadas com uma determinada visão de mundo.

    • @nanimokun
      @nanimokun Před 9 měsíci

      ​@@jlpedronninguém "cria" regra na língua. Um viking no século 3 não decidiu aleatoriamente que o nórdico antigo teria gênero neutro e as demais línguas "filhas" dela (dinamarquês, islandês, norueguês etc.) também o teriam. Aliás, gênero linguístico não tem relação necessariamente com gênero social.

    • @jlpedron
      @jlpedron Před 9 měsíci

      @@nanimokun de vikings e nordico antigo nao entendo nada, mas de latim e linguas latinas, é comigo mesmo. E posso afirmar que um grupo de homens no século XVII inventou a regra do "gênero nobre" segundo a qual " o gênero masculino é o gênero nobre porque na natureza, o macho é superior à fêmea". Seguem citaçoes e fontes, caso vc queira pesquisar:
      A gramatica da linguagem portuguesa do ano de 1659 diz que (mantive a grafia da época, como no exempla original, preservado no museu da lingua portuguesa):
      “ o adjectivo do plurar ſegue o mais nobre genero. O genero maſculino he mais nobre que o feminino, e neutro... (pagina 56) “Diz que o genero neutro é mais nobre que o feminino... “ (pagina 56).
      En 1647, Claude Fabre de Vaugelas é o primeiro gramatico francês a afirmar que « le masculin est le genre le plus noble », que ele repete 4 vezes ao longo da obra "Remarques sur la langue française".
      A mesma afirmaçao tinha sido proclamada en 1612,pelo gramatico inglês John Brinsley (« Le substantif du genre masculin est plus noble que le substantif du genre féminin ») assim como o fora antes por dois outros autores (William Lily et John Colet, 1549).
      No que tange as regras da gramatica latina : « Varios substantivos no singular devem ter um adjetivo no plural, o qual deverá concordar com o substantivo do gênero mais nobre »
      Sabia que a mulher que contestou essa regra foi guilhotinada pelos companheiros de revoluçāo em 1792, depois que ela escreveu a declaração da mulher e da cidadã ? Desde então ninguém mais ousou questionar a regra do "masculino genérico".
      Existe gênero gramatical para coisas e gênero gramatical para pessoas. O que se questiona é o gênero gramatical para pessoas da espécie Sapiens do gênero Homo.

  • @yesbrasilandworld1064
    @yesbrasilandworld1064 Před 9 měsíci +103

    O órgão equivalente a Secretária de Educação da Cidade de Buenos Aires está corretíssimo . Professor tem que falar sem cometer erro de espanhol em sala de aula na Argentina e sem cometer erros de português em sala de aula no Brasil e em países de língua portuguesa .

    • @blyth_e
      @blyth_e Před 9 měsíci

      o senhor/senhora tem noção de que isso impede de que adolescentes se identifiquem como ''fora da linha'', sendo isso podendo causar problemas de identidade futuramente.

    • @maiquephrancisco6371
      @maiquephrancisco6371 Před 9 měsíci +2

      Pois é, pior foi que os pessoal com uma crise econômica gigantesca, catando comida em lixões a céu aberto, e os caras com essa pauta de linguagem neutra. Tomaram no KU bem certinho.

    • @blyth_e
      @blyth_e Před 9 měsíci +2

      @@maiquephrancisco6371 cara, toda pauta de diversidade é tão importante quanto os problemas sociais e ambientais que o mundo está passando.
      isso não justifica que um é mais importante que o outro, além de que isso aumenta desinformação e a homofobia.

    • @maiquephrancisco6371
      @maiquephrancisco6371 Před 9 měsíci +2

      @@blyth_e eu não quis desrespeitar pautas, porém em contexto de lugar subdesenvolvido, com língua romanica, fica difícil ESTAS pauta terem respaldos.

    • @andersonluna7551
      @andersonluna7551 Před 9 měsíci +3

      ​@@blyth_edesculpa, mas pauta social e econômica é muito mais importante que pauta sexual, falo isso como homem gay que, na infância, já passou fome. Prefiro muito mais matar a fome, ter teto digno e educação doq discurso de gênero.

  • @leticiajankavski6557
    @leticiajankavski6557 Před 9 měsíci

    Que reportagem sensacional 👏🏻

  • @ma5nusz21
    @ma5nusz21 Před 8 měsíci +1

    Brasil, por favor... Eu sou analfabeta funcional, quase todos da minha geração são.
    Não quero nem falar sobre a educação das novas gerações...
    Governo, foque na causa correta, por favor. A escola pública como é, só ajuda a emburrecer os pobres 😢😢😢

  • @cleberrobertomourabenincas879
    @cleberrobertomourabenincas879 Před 9 měsíci +19

    Que palhaçada!
    Enquanto isso o povo sem segurança e passando fome!

    • @gwxtav
      @gwxtav Před 9 měsíci

      e tu vindo aqui comentar num vídeo sobre linguagem neutra ao invés de ir cobrar dos políticos né

    • @JonathaFarias-hz5pc
      @JonathaFarias-hz5pc Před 9 měsíci

      @@FelipeSilvaVesuviooque ganhou com maior número de votos de todos os tempos?

    • @cleberrobertomourabenincas879
      @cleberrobertomourabenincas879 Před 9 měsíci

      ​@@gwxtav
      Vim comentar o absurdo de se priorizar uma pauta dessas num país em que é premente a solução de problemas infinitamente mais importantes!
      Além de ser um atentado brutal a ortografia da língua portuguesa!

    • @gwxtav
      @gwxtav Před 9 měsíci

      @@cleberrobertomourabenincas879 não, não é atentado nenhum. a língua é viva, reflexo da comunicação social. se for necessário, quando necessário. mudanças hão de ser feitas.

  • @Nas675
    @Nas675 Před 9 měsíci +18

    Faltou o principal: entrevistar pais que tem filhos pequenos com distúrbios de aprendizado, falharam em não colocar nada sobre isso

    • @wil0083
      @wil0083 Před 9 měsíci +1

      Que feie

    • @atentadacemporcento9853
      @atentadacemporcento9853 Před 9 měsíci

      @@wil0083 usou de forma errada a linguagem, talvez, por ironia ou burrice, uma vez que não é um termo para situações, objetos, etc. Estaria correto o "feie" se for para chamar alguém de feio ou feia. Na verdade, a complicação está na má vontade das pessoas, mas, certamente, há mais burrice que compreensão do conceito ou empatia por quem necessita. Então, o uso da linguagem neutra ainda não pode ser uma realidade natural no país devido a seus altos índices de analfabetismo funcional.

    • @wil0083
      @wil0083 Před 9 měsíci

      @@atentadacemporcento9853 caro amigue, eu estou em processo de aprendizade... posso errar , mas vou me adaptar ao neutre

    • @jlpedron
      @jlpedron Před 9 měsíci

      pessoas com dificuldades de aprendizado aprendem melhor se nao houver gênero, como ja é o caso da linguagem dos surdos-mudos e dos cegos, sao linguagens que nao tem gênero, todas as palavras sao neutras.

    • @Nas675
      @Nas675 Před 9 měsíci

      @@jlpedron e vc acha que a cabeça dessa criança vai ficar como quando ela tiver que usar linguagem neutra na escola e linguagem normal em casa e no dia-a-dia?

  • @marcelokeke5647
    @marcelokeke5647 Před 9 měsíci

    Tive pouco interesse pelo título da matéria, mas confesso que esse jornalista deu um show.
    Parabéns por tornar o assunto tão interessante.

  • @dijoseh
    @dijoseh Před 9 měsíci

    Excelente matéria. Parabéns

  • @marciothome3071
    @marciothome3071 Před 9 měsíci +16

    O Brasil e foda 😂sempre alguns passo ao abismo.

  • @alanquelton6610
    @alanquelton6610 Před 9 měsíci +35

    Um adolescente falar todes é até entendível, agora um adulto falar todes é um absurdo. Ainda mais um político.

    • @ammyself
      @ammyself Před 9 měsíci

      Isto tudo é pra conseguir votos de uns debil mental de 16 anos. Isto q da qql um poder votar, ainda mais com 16 anos q n sabe ainda as merdas q tão fazendo.

    • @col.billkilgore4341
      @col.billkilgore4341 Před 9 měsíci +5

      Em qualquer idade, cargo ou posição, dizer "Todes" é um atestado de 1dio... ce

  •  Před 9 měsíci

    O Brasil precisa de ação, políticas públicas, emprego, educação. Esse uso bizarro da linguagem, além de degradá-la, não muda em nada a realidade social.

  • @user-gn2jw7fk3g
    @user-gn2jw7fk3g Před 2 dny

    O Brasil, um pais que mal consegue dar educação básica aos alunos, onde nossos jovens terminam o Ensino Médio sem saber compreender um texto, e completamente deficientes em matérias de exatas, perder tempo com uma discussão dessas sobre linguagem neutra é o fim. É dificultar ainda mais o que já está difícil.

  • @claudiasanches2267
    @claudiasanches2267 Před 9 měsíci +7

    Dei muitas risadas aqui com os comentários.
    Só nos resta rir pra não chorar.
    Inacreditável como estão levando esse assunto a sério.
    Ou seria a "series". 😂😂😂

  • @suzygodinhofurtado2091
    @suzygodinhofurtado2091 Před 9 měsíci +15

    O Enem vai abraçar isto? Se sim, será necessário refazer todo o ensino no país, que já é meia boca. E combinar antes com Portugal. Ridículo isso. 😡 não concordo e não vou usar! Todo idioma, linguagem tem origem, tem história. Não é assim que se faz para mudar não. E nem é neologismo para se incluir. Coloquialmente, concordo. Quem se identificar pode usar como quiser, aliás já usam. Mas, não como linguagem oficial escrita. Jamais.

    • @heitoramos
      @heitoramos Před 9 měsíci +1

      É só não usar e respeitar quem usa.

    • @nando6278
      @nando6278 Před 9 měsíci +1

      Não são só o Brasil e Portugal q falam português. Teríamos q combinar com outros países falantes de português, como Moçambique, Angola, etc., também

    • @suzygodinhofurtado2091
      @suzygodinhofurtado2091 Před 9 měsíci +1

      Falei Portugal porque foi de lá que se originou e a partir dele teria que mudar em todas as suas ex dominações. A língua mater é de lá.

    • @suzygodinhofurtado2091
      @suzygodinhofurtado2091 Před 9 měsíci +1

      Graças a Deus não tive que lidar com ninguém assim. Sou profissional e tenho sim que usar o português formal e oficial. Sem gírias. Sem coloquialismo.

    • @suzygodinhofurtado2091
      @suzygodinhofurtado2091 Před 9 měsíci +1

      @@heitoramos não há desrespeito da minha parte.

  • @MrAlefesti
    @MrAlefesti Před 9 měsíci

    Excelente reportagem.

  • @reauguimo
    @reauguimo Před 8 měsíci

    É incrivel a quantidade de comentários "há problemas mais serios".

  • @anyuwu2860
    @anyuwu2860 Před 9 měsíci +84

    😮 Mas que absurdo!!!
    Fui uma aluna e professora que sempre amou a Língua Portuguesa! Inclusive a parte gramatical, cheia de regras e exceções, um verdadeiro desafio. Mas gratificante para quem gostava de uma boa leitura e identificar algum pequeno erro. 😂
    Agora, estão me dizendo que devo sair dessa "zona de conforto"? Onde conforto?!
    Vão procurar algo mais sólido, consistente e humano pra desenvolver! Tem muita gente precisando de cuidados, animais e meio ambiente que demandam proteção e por aí vai.
    Que o Bom Deus nos guarde sempre! 🙏

    • @joaohenriquepivaboeira2303
      @joaohenriquepivaboeira2303 Před 9 měsíci +3

      Linguagem neutra também é cuidado com uma parte da população. Seu argumento é tão patético que eu posso devolver tudo o que você falou, quer ver? "Olha esse povinho preocupado que se vai ter que aprender uma palavra nova. Porque ao invés de se alimentarem esse discurso preconceituoso não vão se preocupar com pessoas que precisam de ajuda, a natureza e os animais?"

    • @yatosatte1084
      @yatosatte1084 Před 9 měsíci

      ​@@joaohenriquepivaboeira2303Já aprendeu linguagem de sinais?

    • @yatosatte1084
      @yatosatte1084 Před 9 měsíci

      ​@@joaohenriquepivaboeira2303 Ps: português já possui o Neutro , a palavra "todos", "professores" , "eles" "médicos", "Bem vindos". Podem ser usados no neutro. Não existe isso de falta de inclusão. LITERALMENTE, O A LÍNGUA PORTUGUESA, tudo aquilo que se refere a palavras " masculinas" possui dois significados , o masculino e o neutro. De nada, e de novo lhe ofereço um oportunidade, aprenda linguagem de sinais, pessoas mudas agradecem, elas não estão incluídas na sociedade pois a maioria atualmente pelo visto estão brigando com pronomes do que jogando este problemas às claras.

    • @joaohenriquepivaboeira2303
      @joaohenriquepivaboeira2303 Před 9 měsíci

      @@yatosatte1084 compilar coletivo em um masculino não é neutralidade. Inclusive agradeço a sugestão, mas já tenho curso de libras. E sabe o que mais? Em libras não fazemos a distinção de gênero igual no português falado :) quer mais inclusão que isso? Eu sugiro VOCÊ ir estudar. E com boa vontade, inclusive estude os inúmeros exemplos linguísticos de idiomas que não fazem esse tipo de demarcação de gênero na gramática. Porque chega a ser cômico esse papo de "ai, eu não quero estudar para estruturar uma linguagem mais inclusiva, vai estudar você outra coisa porque eu quero desviar o foco do meu preconceito".

    • @yatosatte1084
      @yatosatte1084 Před 9 měsíci +1

      @@joaohenriquepivaboeira2303 Ahhh. Irmão, não estou afim de te dar um minicurso de português. Mas bora lá.
      Conceito linguístico de palavras iguais, sons iguais mas com significados diferente. Exemplo na palavra " Obrigado"
      "Sua mãe te ordenou, você é obrigado a fazer isso"
      "Muito obrigado pela ajuda".
      Deu pra entender, né? Mesma palavra, significados diferentes.
      Agora , bora para a palavra " pais"
      "Hoje é dia dos pais, vamos dar um presente para o nosso pai" - Nesse caso, a palavra "pais" indica claramente os homens e somente os homens que são pais.
      " Os pais da criança a levaram para o hospital" - A palavra "pais", nesse contexto, está no neutro, ela engloba todos que atuam como responsáveis de uma criança.
      Entendeu? Não importa se a palavra é masculina ou feminina, pq palavras não possuem sexo ou gênero, eu falei masculina como modo de falar, oq importa de fato são os significados das palavras. E como eu falei, a língua portuguesa, também é neutra.

  • @srkpeneloux1025
    @srkpeneloux1025 Před 9 měsíci +54

    Isso é vergonhoso. Como ficam defendendo o uso de uma linguagem não aceita pela nossa gramática???

    • @ramon12952
      @ramon12952 Před 9 měsíci

      que brasileiro médio, que não sabe nem o português direito, imagina essa língua imbecil? nossa e pra caba...

    • @gustavol2977
      @gustavol2977 Před 9 měsíci +8

      Mas diariamente fugimos da gramática. Esse não é o melhor argumento.

    • @replek
      @replek Před 9 měsíci +1

      Sem contar que já iniciaram estudos mostrando que a linguagem neutra, torna-se difícil para quem é dislexico.

    • @QiSuperiorATodos
      @QiSuperiorATodos Před 9 měsíci +1

      É uma linguagem informal, dita por pessoas que querem incluir. Se não gosta, é só não usar.

    • @guitvr4
      @guitvr4 Před 9 měsíci +1

      É o q se chama linguagem informal, ou coloquial. Se não quiser é só não usar. Assim como ninguém te obriga a falar biscoito ou bolacha, piá, moleque ou mano, mexerica, bergamota, tangerina ou poncã. Prefere falar você ou Vossa Mercê? Apesar de "cê" não estar no dicionário, é muito comum usá-lo no lugar de "você".

  • @Vikingll
    @Vikingll Před 8 měsíci +1

    Se a questão não é de lingua portuguesa e sim justiça social, devemos introduzir mais linguagem indígena e Afro nas escolas.

  • @aquilessempre
    @aquilessempre Před 9 měsíci

    Parabéns pelo trabalho de reportagem

  • @pauloferreirasilvajunior494
    @pauloferreirasilvajunior494 Před 9 měsíci +13

    A questão não é a discussão, mas a imposição. Querem impor uma minoria sobre a maioria.

  • @gabrieldasilvasousa5793
    @gabrieldasilvasousa5793 Před 9 měsíci +7

    Eu Só Tenho Uma Coisa Prá Dizer,Todes são Meus Zoves 😅😂😂😂

  • @eduardodasilva126
    @eduardodasilva126 Před 9 měsíci +2

    cara isso alem de ridículo e desnecessário é super inútil e como que eu vou aprender a falar assim kkkkkkkk fora que "todes" não faz sentido porque "todos" ja é neutro o povo nem sabe portugues como quer ensinar

  • @jorgedeassis
    @jorgedeassis Před 9 měsíci

    Esse video é luz! Parabéns aos envolvidos 👏🏻

  • @user-rc3xs8sq6f
    @user-rc3xs8sq6f Před 9 měsíci +5

    Eu já acho que a linguagem neutra deveria substituir o R pelo L. Ex: flango flito.

  • @Max_August
    @Max_August Před 9 měsíci +7

    Quem ensina essa questão de linguagem neutra seriam os primeiros a reprovarem nas aulas de gramática de linguagem neutra. Ora usam um padrão, ora outro padrão gramatical, não se entendem, uma bagunça

    • @a_random_guy_V
      @a_random_guy_V Před 9 měsíci

      GRITA, aqui mesmo achei um desses que escreveu, "es pessoes"," o povo como um tode" kkkkkkkkk

  • @prof.marcinho1137
    @prof.marcinho1137 Před 9 měsíci

    Ótima matéria, parabéns aos envolvidos, infelizmente na maioria dos debates em que vejo no final sempre colocam crenças criacionistas no meio e acabam matando o debate antes mesmo dele começar, gostei da ativista falar em se basear em dados e não em opinionismo e achologia

  • @deusdetecosta9622
    @deusdetecosta9622 Před 4 měsíci +1

    Essa linguagem neutra é pra pessoas que não tem o que fazer na vida, e deseja bagunçar a vida de quem tem responsabilidade, e deseja uma vida solidária, humana em todas as sociedades,

  • @Cachorro1hn
    @Cachorro1hn Před 9 měsíci +6

    Belíssima reportagem, edição muito boa

  • @francisco-penha
    @francisco-penha Před 9 měsíci +4

    16:00 a gente tira as pessoas da zona de conforto capinando um lote

  • @RaposaVermelhaOff
    @RaposaVermelhaOff Před 9 měsíci +1

    O certo é falar: TODOS. Bom dia, boa tarde e boa noite.

  • @dherbert1986
    @dherbert1986 Před 9 měsíci

    Amei essa matéria. Excelente pauta.❤

  • @hellerlopes
    @hellerlopes Před 9 měsíci +42

    Muito boa, a reportagem. Deu espaço e oportunidade para ambos os lados e conduziu as conversas em tom respeitoso e sereno. Em tempos atuais, causa até um certo estranhamento, essa civilidade.

    • @pugnatorr
      @pugnatorr Před 9 měsíci +6

      parece que vc n percebeu como o jornaliste tenta desqualificar as falas dos que defendem a língua portuguesa sem alterações bizarras para agradar alguma minoria

    • @thalesdreams1458
      @thalesdreams1458 Před 9 měsíci +1

      Concordo! Gostei mt dessa reportagem!

    • @Najain
      @Najain Před 9 měsíci

      ​@@pugnatorrpercebi

    • @Canalgaby.
      @Canalgaby. Před 9 měsíci

      ​@@pugnatorr🙄🤌🤌

  • @denisematias4793
    @denisematias4793 Před 9 měsíci +53

    -Vc é a favor da linguagem neutra ?
    - Sim! Quero que mude!
    - Mas vc se comunica atraves dela o tempo inteiro ?
    - Nao, é muito difícil, minha intenção é apenas bagunçar
    Kkkkkkkkkkk

    • @a7a3lr5m6
      @a7a3lr5m6 Před 9 měsíci

      Mudança leva tempo, mas com relação a linguagem neutra, não ser muito.

    • @alexandretimossi960
      @alexandretimossi960 Před 9 měsíci

      Povo maluco

    • @RR-ds4sd
      @RR-ds4sd Před 9 měsíci

      ​@@a7a3lr5m6ajuda a gente a acreditar, conta uma história usando a linguagem, fala alguma coisa mais longa que um todes.

    • @delfinadesantana5789
      @delfinadesantana5789 Před 9 měsíci

      ​@@a7a3lr5m6eu concordo infelizmente a ideia no tempo de hoje é vicia as massa em chama a atenção e a ideia disso de linguagem neutra e outra ciosa que a esquerda defende é vicia as massa em chama a atenção pois essa loucura agrada a extrema esquerda !

  • @danielcarlosmacedo3234
    @danielcarlosmacedo3234 Před 9 měsíci +1

    Recebi um e-mail oficial da secretaria de extensão da Unicamp escrito: "alune"
    Lamentável...

    • @pedromartins4827
      @pedromartins4827 Před 9 měsíci

      metade dos brasileiros vive em insegurança alimentar, mas oq te revolta é uma linguagem mais inclusiva

    • @danielcarlosmacedo3234
      @danielcarlosmacedo3234 Před 9 měsíci +2

      @@pedromartins4827 o que me revolta é o Governo roubando meu salário todo dia. Toda via, é esperado que uma instituição de ensino "renomada" use o português corretamente... Além disso, ao empregar unicamente o termo "alune" excluem as pessoas que não se identificam como "não binários"...
      E mais uma coisa, os brasileiros em insegurança alimentar, nesse momento, provavelmente estão cagando para essa pauta! 😆

  • @baltazar2685
    @baltazar2685 Před 9 měsíci +1

    Veja quanto sofisma é necessário para empurrar uma ideia que não se sustenta.
    Respeito a vontade das pessoas, cada um faz o que quer com seu corpo e tudo o que for consensual entre duas pessoas adultas e em plena sanidade deve ser respeitado e estar absolutamente fora de qualquer juízo de valor, mas esse tipo de discussão, essas forçação de barra homossexual e/ou femista (que é oposto ao feminismo) vem me causando uma aversão que eu já não tinha. O ser humano é xy e xx, o resto é interferência do mercado, disfunção hormonal, cultura, resquício ou fruto de revolta adolescente, e quando muito raramente, algum tipo deformidade biológica mutante maior ou menor, como pessoas que, por exemplo, nascem sem os dentes do siso.
    A principal característica do ser humano é ter escolha, eu me nego a crer que a pessoa nasce com um sexo biológico, mas por dentro é outra coisa, é mais um jeito de querer se diferenciar, dizer que é diferente ou aparecer, uma revolta adolescente, como o sujeito que, numa exposição de tatuagem, disse que tatuou "a cara pra ser diferente", eu vi aquilo e pensei, "caramba, ele podia ter estudado e ter se tornado diferente por ter conhecimentos, valores, e por sua contribuição para a humanidade, mas não, quis ser diferente com uma tatuagem na cara".
    Passamos por muitas fases durante nosso desenvolvimento até a fase adulta, e mesmo nela ainda estamos sujeitos a uma série de eventos que podem nos modificar, ainda assim será sempre uma escolha, como ser vegano ou carnívoro. Quanto a linguagem, ela é viva, e querer impor algo assim é bem típico dessa geração atual, que acha que pode modificar tudo atravéz de um "bisturi", seja ele material ou ideológico.
    Nosso país sofrendo por falta de emprego, salários baixos, professores desvalorizados, saúde decadente, distribuição de renda inexistente, e tem um bando de desocupados, alimentados ou não com dinheiro público, preocupados com problemas que não existem.