Transtorno Afetivo Bipolar: o que é; como diagnosticar e tratar?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 30. 04. 2019
  • Dra. Aline Valente
    Médica Psiquiatra
    Membro do Conselho Científico da ABRATA

Komentáře • 1,2K

  • @Rozoboy
    @Rozoboy Před 2 lety +133

    9 meses atrás me enviaram esse vídeo, foi meu tio, ele disse: “assiste isso, tu precisa ir pra um psiquiatra”. Eu assisti e concordei. A primeira psiquiatra que eu fui queria me dar antidepressivos, mas como eu estava bem informado, recusei e fui embora. O segundo também não era bom. A terceira me diagnosticou como bipolar tipo 2, estou em tratamento há alguns meses, estou tentando me acertar com os remédios, mas no geral me sinto melhor e acima de tudo com mais esperança, achei que eu não tinha solução e que minha vida estava perdida. É questão de tempo até tudo se arrumar. Muito obrigado à doutora palestrante e ao canal, não sei se vocês tem noção do serviço que estão prestando.

  • @dirleikeli2805
    @dirleikeli2805 Před 4 lety +39

    QUANDO A PSIQUIATRA ME DIAGNOSTICOU COM BIPOLARIDADE EU FIQUEI EM CHOQUE, DISSE PRA ELA: - EU NÃO SOU MALUCA. ELA SORRIU E DISSE: CALMA VOCÊ VAI FICAR BEM, ! 🌻

  • @geraldoaugustopinto4239
    @geraldoaugustopinto4239 Před 2 lety +36

    Esta é a palestra mais completa que eu já assisti até hoje sobre o tema. E já vi um número razoável delas. É panorâmica, mas bem balizada, sintetiza as diretrizes mais recentes. Não sou portador do TAB, mas tive a oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa que tem o transtorno, e, a partir daí, fui conhecendo melhor a questão e outros casos. Mesmo quem sofre com as consequências como familiares e amigos, sabe o quanto essas pessoas são especiais, únicas na intensidade de sua criatividade e sensibilidade. Portanto, parabéns à Abrata por se esforçar por dar a quem tem o TAB a oportunidade de se conhecer melhor e ter uma vida saudável, e a quem não tem o transtorno, a chance de desfrutar do brilho dessas pessoas no que elas têm de melhor. Não existe perfeição na natureza, é preciso aceitar isso. E, por outro lado, olhar o que cada um/a tem de melhor pra dar, e ajudar naquilo que ele ou ela tem mais dificuldade. Aos/às que trazem consigo o TAB, me permitam, humildemente, lhes pedir: lutem, busquem os tratamentos, não nos deixem sem vocês, porque vocês são lindos/as, brilhantes, sensíveis, e colorem de todos os matizes os nossos dias, seja no trabalho, na família, entre os amigos, em todo lugar.

  • @jeanesantos6692
    @jeanesantos6692 Před dnem

    Falam bastante e não tem nas policlínicas e hospitais públicos para ajudar as pessoas, e parece que ninguém quer realmente não só adgnosticar para tratamento como doença e não como um transtorno como culpa e ser maltrata com toda a sociedade

  • @user-se7jg6ve4b

    Todos os psicólogos deveriam ouvir essa palestra, porque eu tomei antidepressivos por toda a minha vida e nunca melhorei, pelo contrário comecei a ter crises de pânico! E mesmo eu contando o histórico da minha mãe, todos eles me prescreveram o antidepressivos. É muito profissional não preparado no mercado e eu agora perdi tudo! Quem é que vai pagar por esse erro na minha vida?! Somente eu que tenho pagado! Eu busquei por resposta por toda minha vida e Infelizmente encontrei um monte de profissionais incompetentes e hoje não tem mais como melhorar a minha vida, porque estou em metástase.

  • @franciscafernandes1325
    @franciscafernandes1325 Před 3 lety +56

    É bom ouvir alguém falar claramente como essa Dra, porque ajuda a eliminar os sentimentos de culpa, porque Eu mesma me culpo muito por não conseguir acompanhar as outras pessoas, nas decisões, saber que é culpa da doença ajuda

  • @carol53150
    @carol53150 Před 2 lety +11

    Tenho uma mãe bipolar(quadro tipo 1), diagnosticada apenas a uns 4 anos e tratando sendo que ela tem esses "surtos" desde uns 29/30anos de idade e hoje ela tem 62 anos. Até porque sempre tinha o diagnostico de esquizofrenia e minha própria família não aceitava ela ser bipolar (por não conhecer sobre) Eu fui a vários médicos que falavam que ela era depressiva, até passar por 2 medicas que deram o diagnostico de transtorno bipolar e agora aqui estou correndo atrás de sempre saber mais e adquirir conhecimento e poder auxiliar, ajudar a minha mãe da melhor forma possível. Com conhecimento acredito que vamos longe, quero que ela tenha qualidade de vida, até porque antes do diagnostico ela não tinha qualidade de vida, tomava remédios fortes como Haloperidol, vivia mal e eu não aguentava ver aquela situação, tive que completar maior idade e trabalhar para poder ajudar ela. Hoje esta estável e isso me deixa muito mais tranquila, ela não está sozinha, ela tem a mim. E uma dúvida que fiquei é... Eu posso ser bipolar também? Isso é uma certeza? Vou ao psiquiatra e faço psicoterapia para TAG( transtorno de ansiedade generalizado) não sinto nada dos sintomas mencionados, mas me preocupa e me deixa ansiosa em saber se posso ser ou não, para fazer assim como a Dra Aline disse, tratar o mais breve possível. Vídeo muito bom, adorei foram as melhores horas gastas da minha vida!

  • @nikitasp179
    @nikitasp179 Před rokem +1

    Infelizmente, quem assistirá serei eu, e não a família que poderia dar apoio não só financeiro, mas sim de entendimento e respeito. Aí a solidão corre solta.

  • @raqueld.dossantos3043

    Só coisas ruins, pra mulher a bipolaridade é mais difícil, até de ser medicada.

  • @palomaalvessantos16
    @palomaalvessantos16 Před 4 lety +35

    Fui diagnosticada como bipolar há 3 anos! Há dez anos fui diagnosticada com Crohn! Estou com triglicérides alto!! Tenho vício somente do Café!! Minha mãe e bipolar tipo 1 meu irmão e esquizofrênico!! Aceitei o tratamento há 1 ano!!

  • @brunopalacemusic
    @brunopalacemusic Před 3 lety +90

    Fiquei surpreso com o meu psiquiatra me dar diagnóstico de TB, estou sofrendo muito por saber que é algo que me atrapalha na minha vida como trabalho, relacionamento, estudos. Muito bom você ressaltar que é hereditário pois meu pai tem alto nível de TB mas não se cuida, comecei a entender muito sobre os meus comportamentos.

  • @daviarruda2442
    @daviarruda2442 Před 3 lety +15

    Nossa, que palestra maravilhosa. Gente eu estava procurando vídeos para voltar a pensar positivo, como eliminar os pensamentos negativos e melhorar da depressão, mas acabei encontrando esse vídeo maravilhoso com muito conteúdo e além disso, me vi nos sintomas. Por isso hoje mesmo irei buscar ajuda profissional, pois é muito importante a saúde mental. Não sabia o que eu tinha, tanto desânimo, bebendo direto, sem vontade de viver, ao mesmo tempo com esperança para trabalhar, porém esse vídeo trouxe muita explicação para mim. Comecei a assistir ontem, ontem, e hoje consegui concluir. Muito obrigado internet pela oportunidade de ter profissionais de saúde gratuitos, obrigado CZcams e a tod@s vocês que se disponibilam em lançar conteúdos que possam ajudar pessoas, isso é muito gratificante. Obrigado de coração, sinceramente não sabia o que eu estava passando. 🙏🏽❤️🌻🌸

  • @pedrobrunofernandes4306
    @pedrobrunofernandes4306 Před 3 lety +25

    Gente, que aula maravilhosa! Tive um episódio de mania clássica que foi oq me levou a psiquiatra, agradeço demais por ter iniciado o tratamento cedo sem consequências maiores pra minha vida.

  • @nandaoliveira2068
    @nandaoliveira2068 Před 3 lety +32

    Estou em hipótese diagnóstica em transtorno afetivo bipolar e essa explicação foi muito boa e esclarecedora! Parabéns pelo trabalho!

  • @tatianenana4907
    @tatianenana4907 Před 4 lety +37

    Eu fui diagnosticada qdo já estava no limite, pensamentos suicidas, cortes nos braços. A aceitação da doença foi dura. Qdo possível vou a ABRATA me ajudou bastante.

  • @marioluiz8279
    @marioluiz8279 Před 2 lety +8

    Poxa eu nunca escutei uma explicação tão clara sobre a bipolaridade parabéns, D Aline Como tem pessoas tomano medicação de forma errada é lamentavel.

  • @liiansilva8589
    @liiansilva8589 Před 4 lety +32

    Sem palavras para agradecer essa palestra e a quantidade de informação que nunca escutei de nenhum médico da minha mãe que é bipolar, minha mãe toma lítio e venlafaxina há quase 5 anos e não estabiliza, fui hj ao médico e passei as informações sobre a venlafaxina e ele se recusou a trocar a medicação 😔 mesmo vendo q ela continua tendo crises e não estabiliza. Meu próximo passo será marcar uma consulta com vcs, obrigada de coração pelas informações ❤❤🙏

  • @ecletico10
    @ecletico10 Před 2 lety +12

    A melhor aula sobre o assunto que assisti, parabéns!

  • @luanafreitas8662
    @luanafreitas8662 Před 4 lety +22

    Muito obrigada Abrata, que conteúdo útil. 🌟

  • @SaraLima-gw7gu
    @SaraLima-gw7gu Před rokem +6

    Parabéns, pela informação, de qualidade. Essa aula precisa viralizar,p ajudar muita gente com essa doença.