Harmonia e teoria das cores - Como ter uma assinatura visual e estilo próprio através das cores.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024

Komentáře • 53

  • @gustavobays
    @gustavobays Před 2 dny +1

    Já fiz dois ou três cursos seus, vi incontáveis vídeos, se não todos (muitos anos já) e pra mim até hoje esse foi o vídeo mais enriquecedor de todos. Nunca vi ninguém abordar esse assunto com tantos detalhes, com tantas informações.

  • @Damfotografia
    @Damfotografia Před 2 lety +6

    Vale lembrar que um bom estudo de cores tb enriquece a nossa fotografia em pb, pois aumenta a riqueza dos tons de cinza.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +2

      Com certeza, afinal cada cor virará um cinza, entender contraste de cor abre a porta para entender filtros em pb e assim por diante.

  • @bernardosanmartin04
    @bernardosanmartin04 Před rokem

    show

  • @alannovel
    @alannovel Před 2 lety +6

    Ainda fico receoso em trabalhar cores na fotografia. Num dia acho que cheguei num estilo que me agrada, no outro me puxo pra trás dizendo "tá, mas no dia não estava assim." Então acabo fazendo pequenos ajustes, apenas. Gostaria que ao verem minha fotografia, pudessem perceber a beleza daquele momento, a cor que estava, a iluminação e tudo mais, sem muitos ajustes. Porém, noto que deixar uma fotografia "mais natural", hoje parece algo antigo, no sentido de não caminhar com as tendências da área. Então ainda me sinto dividido. Queria deixar claro aqui, que aprecio bastante o trabalho de cores no audiovisual, fotografia e pintura. Só não achei ainda um ponto de equilíbrio na minha fotografia. Aproveitando o gancho, como você trabalha cores na fotografia comercial, você coloca o seu estilo ou deixa mais natural?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +8

      Acho que é um direito, e uma escolha, de cada um ver a fotografia como um registro do que foi visto, ou ver a realidade vista apenas como matéria prima da criatividade, eu me interesso menos pelo que eu vi, e mais pelo que eu gostaria de ver ali, assim a realidade é matéria prima para outra coisa, e há quem preze por registrar a sua sensação, sua percepção de realidade, esse recorte específico, acho isso normal, são escolhas individuais, se não se sente confortável com mudanças sobre o que foi visto, não mude. 😊👍 Sobre fotografia comercial, depende de cada caso, não acredito em imposição de estilo sobre clientes, fotografia comercial é solucionar problema pro cliente, então é conversar com ele, entender o problema, entender como solucionar o problema e pronto, não existe foto comercial natural, os produtos sempre serão melhorados, os ambientes sempre serão arrumados e melhorados, as comidas ficarão mais apetitosas etc... publicidade (meu campo de atuação) não é natural, nunca foi e provavelmente nunca será, publicidade é sobre idealização, sobre mundos perfeitos, sobre a ideia de que comprando algo sua vida fica melhor, jamais igual, publicidade vende isso então a imagem publicitária é idealizada, é aperfeiçoada, vale para arquitetura, produto, gastronomia etc que são as coisas que clico profissionalmente, então a estética final depende do objetivo do cliente, das sensações que ele precisa passar etc. Mas natural, nunca é nesses casos.

    • @leticiamoraes18
      @leticiamoraes18 Před rokem +1

      Te entendo perfeitamente, Álan! Fico nesse impasse, também.

  • @ThiagoFerreira-jn4td
    @ThiagoFerreira-jn4td Před 2 lety +1

    Essa é uma grande questão pra todos que querem criar um estilo próprio, ansioso para assistir. Valeu Armando!

  • @cleytoncastilhos4172
    @cleytoncastilhos4172 Před rokem

    Muito bom

  • @jussierlourenco
    @jussierlourenco Před 2 lety +1

    Este vídeo é utilidade pública. Obrigado professor 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @trajetoempresarial
    @trajetoempresarial Před 2 lety

    Aula Magna de fotografia. Sensacional sua didática e sensibilidade.

  • @cfbaptista
    @cfbaptista Před 2 lety

    Não, nunca fiz esta análise, mas depois desta aula fiquei tentada a fazer. Obrigada.

  • @danyllofranco
    @danyllofranco Před 2 lety

    Que aula! Muito obrigado, professor Vernaglia.

  • @HugoRila13
    @HugoRila13 Před 2 lety +1

    O mestre sendo o mestre

  • @Nilton41
    @Nilton41 Před 2 lety +2

    Não utilizava o adobe color até ver esse vídeo, certamente fará parte do meu processo agora, vou buscar enriquecer mais o conhecimento . Excelente conteúdo! Abraço!! :^)

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +2

      Obrigado. 😊👍 Uso o Color há um bom tempo, me ajuda a simplificar paletas de cores, por que a gente pode apenas abrir o Photoshop e usar o conta gotas, claro, mas o color, ao ter apenas 5 cores por imagem nessas paletas te força a pensar em cores chaves, principais, contrastes, acaba te ajudando a criar seu esquema de cor, ou entender seus esquemas favoritos, tremenda ferramenta de estudo.

  • @arcticbell2877
    @arcticbell2877 Před 2 lety +1

    Armando, excelente aula. Gratidão 🧠🙏🏼

  • @betogonsalvo
    @betogonsalvo Před 2 lety +1

    Mais um vídeo excelente, daquela playlist importante pra qq pessoa, pois harmonia e teoria das cores é importante em todos os momentos de se ver e aprender.
    Eu tenho o pacote fotografo da adobe e mesmo nele o adobe color é disponível, então vale mto usar.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +1

      Obrigado meu caro, de fato cor é tema fundamental, por isso vou voltar nesse tema mais vezes, e seria bacana mais youtubers falando disso, bora puxar o tema pro teu canal? Manda ver lá e vamos espalhando a informação para mais gente.

    • @betogonsalvo
      @betogonsalvo Před 2 lety

      @@ArmandoVernagliaJunior Meu querido é uma ótima ideia vai entrar na pauta aqui, antes preciso voltar a falar, peguei um virose braba q tirou toda minha voz

  • @luanrobertoroberto7182

    Excelente vídeo caro Armando.. parabéns pelo ótimo trabalho.

  • @RafaelLopes-jy9tt
    @RafaelLopes-jy9tt Před 2 lety +2

    Minhas fotos não conversam nem com a foto tirada no minuto anterior, assim como o meu humor.
    Obrigado pela aula!

    • @messiascarvalho60
      @messiascarvalho60 Před 2 lety +2

      Gostei desta falta de “intimidade” em suas fotos. Jogo no mesmo time kkkkkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +1

      Nada que tempo na edição não possa criar aproximações. 😊👍 Já sobre o humor, aí é outra conversa. 😂

  • @TatiMalkaviAngel
    @TatiMalkaviAngel Před 2 lety

    Fantástico! Me ajudou a editar de um jeito que me agradou uma imagem que tá me incomodando há meses!!!

  • @Luangendary
    @Luangendary Před 2 lety +1

    Otimo video!

  • @potloco0999
    @potloco0999 Před 2 lety

    Não vi no vídeo falar sobre "contraste de cor". Também deixa as fotos coloridas muito bonitas.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +1

      Ainda vou falar mais de teoria de cor no canal e aí entra contraste tonal quando falar de graus de contraste entre cores complementares, cores análogas etc.

  • @messiascarvalho60
    @messiascarvalho60 Před 2 lety +1

    Valeu!

  • @PlinioLeal1
    @PlinioLeal1 Před 2 lety

    Ótimo vídeo

  • @kaiosoares9886
    @kaiosoares9886 Před 2 lety

    Armando parabéns pelos vídeos e conteúdo. Informação sempre bem embasada tecnicamente e de forma leve. Queria tirar uma dúvida: existe adaptador para usar lente com mount ef-m em uma canon RP? Sei que existe para usar ef e ef-s nela, mas pra usar por exemplo uma ef-m da sigma na Canon RP eu nao acho! Obrigado e grande abraço!!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety

      Não tem (e não existe plano ou projeto para que exista), então EF-m nas R não vai acontecer.

  • @eduardojunqueira3273
    @eduardojunqueira3273 Před 2 lety +1

    Entendi, mas você mesmo faz muita foto em P&B, isso quer dizer que, você possui uma assinatura de cores “por cada estilo” que você tem? Por exemplo, fotografia noturna, arquitetura, paisagem… cada um desses pode ter uma tendência diferente?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +2

      Acho que tem vários pontos aí. Primeiro, estilo autoral não precisa ser um só, uma pessoa pode transitar entre 2 ou 3 estilos e seguir sendo autor, vemos isso na música, na literatura, no teatro e não é diferente na fotografia, então eu tenho um estilo de noturna, tenho um estilo de preto e branco, inclusive falei bastante do meu preto e branco nesse vídeo aqui - czcams.com/video/VnlWsxWIzB0/video.html - e tenho meu estilo com paisagens naturais. Um outro ponto, fora do autoral, é o trabalho comercial, pois aí existe a minha ideia, mas existe paralelamente a ideia do cliente, e a necessidade dele, eu não posso por exemplo tonalizar uma sombra de roxo, como faço no autoral, num trabalho comercial de arquitetura pois estarei mudando a cor de um tapete, de um móvel, de um piso ou algo assim, no lado comercial da vida temos que saber quando é hora de abrir mão do nosso estilo em função da necessidade do trabalho, do cliente etc.

  • @teu.mp3
    @teu.mp3 Před 2 lety

    Vernaglia, poderia falar mais sobre fotografia de evento?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety

      Não sei se chegou a ver esse antigo vídeo, receita de bolo para fotografar eventos - czcams.com/video/lHoIXMT_ZTI/video.html - e o 5 dicas para fotografar shows, cujas dicas ajudam em eventos também - czcams.com/video/PFP_YF8ybM0/video.html

  • @potloco0999
    @potloco0999 Před 2 lety

    Assinatura visual...sei não. Sou espírito livre e rebelde por natureza, não gosto de rótulos...francamente odiaria ficar conhecido como o "cara das fotos magenta" Se não cuidar, isso vai te deixar preso a um estilo e a uma paleta de cores, limitando sua criatividade que, quanto mais livre e solta, melhor.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  Před 2 lety +2

      Isso depende de muitos fatores. Eu não vejo problema algum em repetir uma formulação se ela estiver pagando muitas contas. Músicos repetem fórmulas de sucesso, pintores repetem seu traço e sua paleta, fotógrafos repetem sua lente favorita, seu contraste preferido, sua luz etc... criatividade por criatividade apenas não necessariamente é um valor, pode ser se for parte de uma busca, de um objetivo e não pode virar outra armadilha do tipo "preciso fazer diferente pois isso aqui já fiz"... e aí faz o diferente mas ninguém compra, faz o diferente mas ninguém entende, cada coisa tem seu espaço, e cumpre com uma necessidade.

    • @potloco0999
      @potloco0999 Před 2 lety

      @@ArmandoVernagliaJunior Como fui publicitário muitos anos, era "forçado" a criar sempre coisas diferentes a partir da mesma realidade, peguei essa mania por inercia.Acho que a mudança é a minha constante ou assinatura.