Il conformista (1970) BernardoBertolucci

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 08. 2023
  • - Um filme com as mais belas imagens Art déco do cinema
    Il conformista recebe um tratamento cinematográfico de excelência estética e de narrativa por Bertolucci, diferente e inovador em comparação a suas obras anteriores. Um cineasta com uma refinada linguagem figurativa esquerdista que sempre mostrou ter um compromisso sério pela busca da verdade, igualdade entre os seres e um correto senso de justiça para sua geração.
    O protagonista de Il conformista é “Marcello Clerici” (Jean-Louis Trintignant), filho de um pai violento e ex fascista que vive assombrado pelas lembranças de um abuso sexual que recebeu na infância. Clerice agora é adulto e ocupa um cargo de alto funcionário no governo de Mussolini. Com os anos tornou-se melindroso, traidor e vingativo, alguém importante que usa da posição que ocupa no governo para fazer vingança com pessoas inconvenientes de seu passado.
    Clerici agindo como uma espécie de espião do governo tem a missão de matar novamente, dessa vez o seu professor de filosofia, o Mestre Quadri (Enzo Tarascio), um dissidente político exilado na França.
    (...) Na cena em que Marcello vai pedir conselhos sobre o que é ser um homem normal, ele o faz a um amigo fascista cego dentro de uma festa de cegos fascistas. Uma metáfora da alienação de uma massa de pessoas que durante os anos de Mussolini estavam cegos com as consequências catastróficas do regime fascista. (CHIOZZOTTO, 2019, p.71).
    Bernardo Bertolucci: 10º cineasta em ordem alfabética do livro FILMES QUE PROJETARAM A IDENTIDADE ITALIANA NO CINEMA - ISBN 9788590776512 de Luiz Chiozzotto - www.imdb.com/name/nm13025821/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_0_nm_6_q_uizchiozzotto
    Em cena Jean-Louis Trintignant e Massimo Sarchielli em Il conformista (1970), Bernardo Bertolucci

Komentáře •