Ossessione (1943) Luchino Visconti

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 09. 2023
  • - Cinema italiano essencial: Luchino Visconti, por Luiz Chiozzotto"
    Havia muitos anos que o regime nazifascista proibira filmes que não fossem de conteúdo controlado pela ideologia de extrema direita. Ao excluir produções francesas, inglesas, norte-americanas. etc, as salas de cinema na península criaram demanda de produções italianas para Cinecittà. Nesse período bélico naturalmente a linguagem cinematográfica evoluiu e diversificou os temas. Mas o avanço do cinema como estrutura produtiva, que não aconteceu somente em Cinecittà, permitiu um tipo de estética muito particular vindo a se configurar após a guerra em uma nova linguagem cinematográfica. Incluía uma luz direta e dura iluminando de baixo para cima homens pusilânimes e mulheres desditosas, seres de moral duvidosa e ávidos por dinheiro. Elas enlouqueciam os homens com sua exuberante beleza e participação social. O "noir", tornou-se então um estilo que fascinava os jovens diretores italianos aprisionados aos ditames do telefone bianco de Cinecittà. Aqueles que primeiro se destacaram nesse período foram Visconti, Lattuada, Fellini, Antonioni etc. No inicio, Visconti fora o mais ousado, com seu Ossessione colocou pela primeira vez, ainda durante o desenrolar da guerra em solo italiano, um homem e uma mulher (Massimo Girotti e Clara Calamai) semi nus deitados juntos na mesma cama escandalizando os moralistas de plantão." Luiz Chiozzotto - www.imdb.com/name/nm13025821/....
    Conheça detalhes do cinema italiano: Luchino Visconti: 96º cineasta em ordem alfabética do livro FILMES QUE PROJETARAM A IDENTIDADE ITALIANA NO CINEMA - ISBN nº 9788590776512, 340p.
    O livro da história do cinema italiano, do Neorrealismo a hoje: 100 biografias de renomados cineastas e 300 resenhas de seus melhores filmes. (Martins Fontes Paulista)

Komentáře •